Catalogo QEnergia 2012

download Catalogo QEnergia 2012

of 76

description

Catálogo Qenergia 2012

Transcript of Catalogo QEnergia 2012

  • CATLOGO QENERGIA

    Grupo INFOCONTROL

    SISTEMAS DE PROTEO CONTRA DESCARGAS ATMOSFRICAS

    2012-1

    SISTEMAS DE TERRA

  • CATLOGO QENERGIA

    SISTEMAS DE PROTEO CONTRA DESCARGAS ATMOSFRICAS

    SISTEMAS DE TERRA

  • 01. Captores

    02. Fixaes e Acessrios

    03. Condutores

    04. Redes de Terra

    05. Soldaduras Aluminotrmicas

    A QEnergia nasceu a partir da empresa Infocontrol, fundada em 1984 e especialista na comercializao de componentes e de sistemas nas reas da automao industrial, da segurana e dos sistemas para edifcios. A atividade exercida nesta rea permitiu-nos desenvolver conhecimentos tcnicos em sistemas de proteo contra descargas atmosfricas, sistemas de proteo contra sobretenses e redes de terra, tornando-nos especialistas neste segmento e lderes de mercado.

    A QEnergia uma empresa diferenciadora em Portugal. Apresenta solues completas para todos os modelos de proteo, garantindo os mais elevados padres de qualidade, inovao e segurana. Neste contexto, a QEnergia tornou-se conhecida na comunidade eletrotcnica nacional, para a qual realizou seminrios tcnicos onde j participaram milhares profissionais de empresas instaladoras, organismos de certificao, universidades e empresas ligadas ao projeto eltrico e engenharia.

    No domnio dos clientes industriais, a QEnergia adquiriu competncias na anlise, verificao das condies de segurana das instalaes eltricas , diagnstico de problemas e dimensionamento de solues com medidas corretivas adequadas.

    Na constante procura de introduo de novas solues, tecnologias e servios, a QEnergia oferece na rea da proteo:

    - Solues em pra-raios com avano ignio Ioniflash

    - Solues para construo de Gaiolas de Faraday

    - Solues para constituio e verificao dos sistemas de terra

    - Solues em proteo contra sobretenses

    - Auditoria e inspeo a SPDA

    - Avaliao das condies de segurana e funcionamento de instalaes eltricas utilizando os mais avanados mtodos e equipamentos de medida

    - Recolha de pra-raios radioativos

    - Formao

    A QEnergia convida-o a descobrir este novo catlogo de 2012, onde apresentamos os materiais, tecnologias, mtodos e solues de verificao para a proteo efetiva contra descargas atmosfricas, proteo contra sobretenses e construo de sistemas de redes de terra.

    Estamos certos de que esta informao permitir ajudar todos os nossos parceiros a encontrar a melhor forma de implementar as medidas e solues para proteo das instalaes.

    Histria

    Atividade

    Solues e Servios

    ndice06. Proteo contra Sobretenses

    07. Sinalizao e Balizagem

    08. Medida Eltrica

    Exemplos de Aplicao

  • 01. Captores

  • 6Cap

    tore

    s

    O Ioniflash Mach um pra-raios inovador cujo elemento diferenciador e fundamental a sua geometria que permite melhorar significativamente o tempo de avano ignio. Isto significa que o IONIFLASH Mach tem a capacidade de antecipar a emisso do traador ascendente na presena de um campo eltrico que precede uma descarga, permitindo assim a formao de um canal ionizado e um caminho para essa descarga. Chama-se a esta capacidade o tempo de avano ignio T, sendo um dos principais parmetros que determinam o raio de proteo.

    O IONIFLASH Mach est testado em laboratrio com um T=135 s.

    Todos os sistemas de proteo contra descargas atmosfricas baseiam-se nas caractersticas eltricas da formao do raio. Na eminncia de uma descarga atmosfrica criado um elevado campo eltrico na periferia dos condutores ligados terra, originando o efeito coroa. Da nuvem parte um traador descendente que se propaga em direo ao solo. Este transporta cargas eltricas que vo ser responsveis pelo aumento do campo eltrico. De acordo com o modelo eletrogeomtrico, interessa que seja o pra-raios o primeiro elemento a entrar em contacto com a esfera de influncia do traador descendente (raio desta esfera D). Neste caso desenvolve-se um traador ascendente que vai criar um canal ionizado por onde se fecha a corrente de descarga. Quanto mais cedo o pra-raios emitir esse traador ascendente, maior ser o raio de proteo proporcionado pelo pra-raios. Este o princpio de funcionamento dos pra-raios com avano ignio, tambm denominados de pra-raios ionizantes.

    A figura ilustra o modelo eletrogeomtrico aplicado a um pra-raios de avano ignio. Em torno do pra-raios existe uma esfera fictcia com raio L. Quando esta esfera fictcia encontra a esfera de raio D (do traador descendente), estabelecem-se as condies para criar o canal ionizado e um caminho para a descarga atmosfrica. A dimenso do raio D determinado de acordo com o nvel de proteo adotado. O nvel de proteo determinado atravs de um estudo que permite quantificar os riscos associados a uma descarga atmosfrica direta na estrutura. A NF C 17-102 (1995) foi a primeira norma que estabeleceu este princpio, quantificando o raio de proteo associado a um pra-raios ionizante. Atualmente j existe um documento normativo portugus neste mbito, a NP 4426.

    A NP 4426 estabelece o raio de proteo obtido com um pra-raios com avano ignio.

    Em que:

    L=v(m/s) T(s)

    O IONIFLASH Mach um pra-raios testado em laboratrio com T = 135 s.

    v=1m/s um valor praticamente constante . Este mede a velocidade mdia do traador ascendente e descendente.

    IONIFLASH Mach Um pra-raios ionizante inovador

    Avano ignio Princpio de funcionamento

    Clculo do raio de proteo

    ver esta frmulaRp = h(2Dh)+L (2D+L)

  • 7Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    Em 2009 foi efetuada uma Adenda NP4426 que limita o clculo do raio de proteo com um tempo mximo de avano ignio de T = 60 s. O raio de proteo do IONIFLASH Mach, de acordo com a NP4426, apresentado no quadro seguinte.

    O exemplo que se junta pode esclarecer eventuais dvidas:

    O ponto mais elevado deste edifcio o pra-raios IONIFLASH Mach. O primeiro elemento a proteger a antena, colocada a 2 metros da ponta do pra-raios. Neste nvel o raio de proteo de 32, 34, 40 ou 44 metros, consoante o nvel de proteo. Ao nvel da cobertura (a 4 metros da ponta do pra-raios) o raio de proteo de 65, 68, 78 ou 86 metros. Ao nvel do piso intermdio (a 10 metros da extremidade do pra-raios) o raio de proteo de 79, 88, 99 ou 109 metros.

    2 19 32 32 34 40 44

    3 29 48 48 52 59 65

    4 39 65 65 68 78 86

    5 47 79 79 86 97 107

    6 47 79 79 87 97 107

    8 47 79 79 87 98 108

    10 48 79 79 88 99 109

    20 48 80 80 89 102 113

    40 46 77 77 89 105 118

    60 42 69 69 85 104 120

    RAIO DE PROTEO ASSEGURADO PELO IONIFLASH

    Rp (m)

    ALTURA DA PONTA DO PRA RAIOS

    Nvel I++ Nvel I+ Nvel I Nvel II Nvel III Nvel IV D=20 D=20 D=20 D=30 D=45 D=60

    h (m)

  • 8Cap

    tore

    s

    A proteo contra descargas atmosfricas sempre dimensionada e calculada em funo do risco. O objetivo de um bom sistema alcanar um nvel de proteo estatisticamente satisfatrio, no podendo, contudo, assegurar-se em absoluto que a ocorrncia de circunstncias excecionais no possa vir a causar danos no interior do volume protegido. (Guia tcnico de Pra-raios, DGE, 4 edio, Julho 2000).

    a avaliao do risco que permite dimensionar um sistema de proteo eficaz. O dimensionamento faz-se em funo da probabilidade de existir uma descarga atmosfrica num determinado local, em funo do valor patrimonial do sistema protegido e em funo do risco de perda de vidas humanas.

    A anlise de risco efetuada de acordo com a norma EN 62305-2 Risk Management. Devido elevada complexidade no clculo desta anlise, a QEnergia desenvolveu um software que permite determinar de uma forma rpida e intuitiva as medidas de proteo adequadas para cada estrutura.

    Notas:

    O nvel I+ considera medidas de proteo complementares na equipotencializao das baixadas naturais.

    O nvel I++ considera as medidas de proteo adotadas no nvel I+ e a reduo do raio de proteo em 40%.

    Corrente de pico da esfera fictcia, I(kA) 3 3 3 5 10 16

    Raio da esfera fictcia, D(m) 20 20 20 30 45 60

    Corrente mxima de pico, (kA) 200 200 200 150 100 100

    Corrente mnima de pico, (kA) 3 3 3 5 10 16

    Eficcia da proteo, (%) 99,9 99 98 95 90 80

    NVEIS DE PROTEO

    Nvel I++ Nvel I+ Nvel I Nvel II Nvel III Nvel IV

    Avaliao do Risco - Clculo de dimetro de esfera fictcia D

    A Gaiola de Faraday composta por um emalhado de condutores que envolvem toda a estrutura a proteger, complementada com vrios captores e mltiplas baixadas que se interligam com a rede de terra. A Gaiola apresenta apenas elementos passivos, ou seja, sem qualquer elemento com avano ignio.

    O dimensionamento realizado de acordo com a EN 62305, que adota o Modelo Eletrogeomtrico, tambm conhecido como modelo da esfera rolante, esfera fictcia ou mtodo da bola. O modelo consiste em fazer rolar uma esfera fictcia sobre a estrutura, em todos os sentidos, determinando assim os locais com maior probabilidade de serem atingidos por uma descarga atmosfrica, determinando assim quais so os locais com potencialidade de gerar traadores ascendentes que devero precipitar-se ao encontro do traador descendente.

    As solues da QEnergia garantem o cumprimento dos elevados padres internacionais de qualidade e facilidade de montagem, permitindo a reduo do tempo de instalao. A equipa multidisciplinar da empresa presta todo o apoio necessrio durante o desenvolvimento do projeto e acompanhamento em obra.

    Gaiola de Faraday

  • 9Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    Pra-raios IONIFLASH Mach

    Pontas de Franklin

    Mastros de extenso

    Ref. Material Descrio Peso

    1001C Ao Inox316L

    2,200KgPra-raios IONIFLASH Mach 135s

    Em conformidade com as normas NP4426, NFC17-102e UNE21186. Compatvel com os mastros 1003D e 1003E.

    Ref. Material Descrio Peso

    1002A Ao Inox

    0,550KgPonta de Franklin

    Compatvel com os mastros 1003D e 1003E.

    Ref. Material Descrio Peso

    1002C Ao Inox

    0,600KgPonta de Franklin com coroa de potncia

    Compatvel com os mastros 1003D e 1003E.

    Altura total obtida atravs da combinao com o mastro base, mastros de extenso anteriores e IONIFLASH Mach.

    1003A

    1003B

    1003C

    Ao Inox

    Ao Inox

    Ao Inox

    2,950Kg

    6,000Kg

    6,550Kg

    Mastro de extenso - 1 Troo Altura total = 4,00m

    Mastro de extenso - 2 Troo Altura total = 5,80m

    Mastro de extenso - 3 Troo Altura total = 7,60m

    1= 24 2= 34

    1= 29 2= 42

    1= 35 2= 48

    Ref. Material Descrio Peso

    1003D acoplvel com mastro de extenso 1003A.

    Ref. Material Descrio L Peso

    1003D

    1003E

    Ao Inox

    Ao Inox

    3,800Kg

    5,700Kg

    2 m

    3 m

    Mastro base acoplvel

    Mastro base no acoplvel

  • Cap

    tore

    s

    10

    Ligador a mastro

    Fixao mural

    Ref. Material Descrio Peso

    Ref. Material Descrio Peso

    Ref. Material Descrio Peso

    Ref. Material Descrio Peso

    1003L

    1004A

    1004B

    1004C

    1003M

    1004D

    Cobre Estanhado

    Ao Galvanizado

    Ao Zincado

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Ao Inox

    0,450Kg

    1,300Kg

    0,150Kg

    1,100Kg

    0,400Kg

    1,300Kg

    Fixao do condutor plano ou redondo ao mastro

    Fixao do condutor plano ou redondo ao mastro

    Fixao mural para mastro com afastamento de 150mm

    Fixao mural para mastro com afastamento de 150mm

    Bucha e parafuso para fixao mural

    Fixao mural para mastro sem afastamento

    Ref. Material Descrio Peso

    1004G

    1004F

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    2,300Kg

    2,400Kg

    Fixao mural para mastro com afastamento de 600mm

    Fixao mural para mastro com afastamento de 600mm

    Fixaes com outras medidas sob consulta.

  • Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    11

    Fixao de encastrar

    Ref. Material Descrio Peso

    Ref. Material Descrio Peso

    Ref. Material Descrio Peso

    Ref. Material Descrio Peso

    1005A

    1006A

    1006D

    1006B

    1005B

    1006C

    1006F

    1006E

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    1,250Kg

    1,300Kg

    1,050Kg

    1,250Kg

    1,350Kg

    1,400Kg

    1,100Kg

    1,350Kg

    Fixao de encastrar para mastro

    Fixao de encastrar para mastro

    Fixao tubular para mastro com afastamento

    Fixao tubular para mastro com afastamento

    Fixao para mastro com rosca

    Fixao para mastro com rosca

    Fixao tubular para mastro sem afastamento

    Fixao tubular para mastro sem afastamento

    Fixao tubular

    Fixao roscada

  • 12

    Cap

    tore

    s

    12

    Trip e base de suporte

    Ornamentos

    Ref. Material Descrio

    1009F Bronze Pontos cardeais

    Ref. Material Descrio Peso

    1008B

    1008E

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Base de suporte para fixao do mastro

    Base de suporte para fixao do mastro

    8,650Kg

    7,300Kg

    12,150Kg

    13,800Kg

    Compatvel com as fixaes 1011A e 1011B.

    Pontas captoras para Gaiola de Faraday (tipo A)

    Ref. Material Descrio L Peso

    1010A

    1010B

    Ao Inox

    Ao Inox

    0,500Kg300mm

    0,900Kg500mm

    Ponta captora para Gaiola de Faraday

    Ponta captora para Gaiola de Faraday

    Ref. Material Descrio Peso

    1008A

    1008D

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Trip para fixao do mastro de extenso

    Trip para fixao do mastro de extenso

    Ref. Material Descrio Peso

    1007A

    1007B

    Ao Zincado

    Ao Zincado

    1,850Kg

    5,650Kg

    Ferramenta para fixao por cintas

    Cintas

    Fixao por cintas

  • 13

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    Compatvel com as bases de cimento (1011D e 1011E) e com as fixaes murais (1011F e 1011G).

    Pontas captoras para Gaiola de Faraday (tipo B)

    Ref. Material Descrio L Peso

    1010C

    1010D

    1010F

    1010G

    1010I

    1010J

    1010K

    1010L

    1010M

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Alumnio

    Alumnio

    Alumnio

    Alumnio

    Alumnio

    1,550Kg

    0,550Kg

    1,100Kg

    2,350Kg

    1,250Kg

    2,150Kg

    0,820Kg

    0,800Kg

    1,100Kg

    1,300Kg

    1,500Kg

    1,370Kg

    1,620Kg

    Haste captora roscada 1000mm

    Haste captora roscada 1500mm

    Haste captora roscada 1000mm

    Haste captora roscada 1500mm

    Haste captora roscada 1000mm

    Haste captora roscada 1500mm

    Haste captora roscada 2000mm

    Haste captora roscada 2500mm

    Haste captora roscada 3000mm

    Pontas captoras especiais

    Ref. Material Descrio Peso

    1010O Alumnio e Ao Inox

    1,100KgHaste captora para telhado inclinado com fixao em ao inox

    Ref. Material Descrio Peso

    1010N Alumnio e Ao Inox

    0,550KgHaste captora com fixao cumeeira em ao inox

    Base de fixao em ao inox ajustvel a vrios dimetros de cumeeira atravs de um varo roscado.

    Inclinao ajustvel.Aperto mecnico ao varo atravs de acessrio tipo Vario.

    Pontas captoras para Gaiola de Faraday (tipo C)

    Compatvel com a base em cimento 1011H e com as fixaes murais (1011F e 1011G).

    Ref. Material Descrio L Peso

    1010Q

    1010R

    1010S

    1010T

    Alumnio

    Alumnio

    Alumnio

    Alumnio

    Haste captora em alumnio 1500mm

    Haste captora em alumnio 2000mm

    Haste captora em alumnio 2500mm

    Haste captora em alumnio 3000mm

  • 14

    Cap

    tore

    s

    Base para pontas (tipo A)

    Base para pontas captoras

    Ref. Material Descrio Peso

    1011A Cobre e Ao Inox

    0,400KgFixao para ponta captora por bucha e parafuso

    Ref. Material Descrio Peso

    1011C Beto e Plstico

    1,000KgSuporte para ponta captora

    Ref. Material Descrio Peso

    1011B Cobre e Ao Inox

    0,400KgFixao para ponta captora para encastrar

    Para suporte das hastes 1010A ou 1010B.

    Bloco em cimento com revestimento plstico resistente geada.Para suporte das hastes 1010A ou 1010B.

    Para suporte das hastes 1010A ou 1010B.

    Aperto mecnico ao varo atravs de acessrio tipo 2006Hpara hastes tipo B.

    Inclui acessrio em ao inox para aperto do varo 8mm haste. Pode ser instalado em superfcies com inclinao. Para hastes tipo C.

    Ref. Material Descrio Peso

    1011H Beto 16,00KgBase resistente geada

    Ref. Material Descrio D L Peso

    1011D

    1011E

    Beto

    Beto

    12,00Kg

    16,00Kg

    Base resistente geada

    Base resistente geada

    1 = 140 mm2 = 380mm

    L1 = 40 L2 = 80

    L1 = 50 L2 = 87

    1 = 140 mm2 = 370mm

  • 15

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    Ref. Material Descrio Peso

    1013A Ao Inox

    0,200Kg

    0,050Kg

    0,150Kg

    Anel de espias para mastro at 35mm

    Ref. Material Descrio Peso

    1015A Silicone

    0,070KgCone de rejeio de gua

    Para mastros at 45mm.Fixao cobertura por tela.

    Fixao mural para pontas captoras (tipo B e tipo C)

    Anel de espias para mastro

    Ponta captora

    Cone de rejeio de gua

    Ref. Material Descrio Peso

    1011F

    1011G

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    0,050Kg

    0,080Kg

    Fixao mural para haste captora

    Fixao mural para haste captora

    1014A

    1014B

    Alumnio

    Ao Cobreado

    Ponta para extremidade dos condutores

    Ponta para extremidade dos condutores

    Ref. Material Descrio Peso

  • 02. Fixaes e Acessrios

  • 18

    A escolha dos acessrios essencial para o correto funcionamento das baixadas dos pra-raios ou Gaiolas de Faraday.

    Esta escolha deve ter em conta inmeros aspetos como as condies ambientais ou a posio de montagem. Aspetos funcionais ou estticos devem tambm ser tidos em conta.

    A QEnergia tem disponvel a mais vasta e completa gama para todo o tipo de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas. Estas solues englobam mltiplos materiais como o ao, plstico, cobre ou alumnio.

    Uma novidade neste catlogo a nova gama de acessrios para ligaes bimetlicas. As ligaes entre materiais diferentes representaram uma das maiores dificuldades neste tipo de sistemas pois o risco de formao de pares galvnicos muito elevado. As ligaes mais problemticas so as de cobre-alumnio e cobre-zinco. No entanto, outras podem tambm apresentar algum risco de corroso.

    Nas situaes em que ocorre corroso galvnica devem utilizar-se ligadores bimetlicos ou soldaduras aluminotrmicas.

    Compatibilidade na juno de diferentes materiais

    Cobre Alumnio Ao Inox Zinco / Ferro / Ao Galvanizado

    Soluo ideal Aceitvel Corroso galvnica

    Cobre

    Alumnio

    Ao Inox

    Zinco / Ferro / Ao Galvanizado

    Fixa

    es

    e A

    cess

    rio

    s

  • 19

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    Fixao para condutor plano ou redondo

    Grampos para condutor plano

    Fixao para condutor plano

    Ref. Material Descrio Peso

    2003A

    2003B

    Cobre Estanhado

    Ao Inox

    0,050Kg

    0,050Kg

    Ref. Material Descrio Peso

    2001A Plstico 0,020KgFixao para condutor redondo 5-11mm ou fl. 30mm

    Fixao para condutor plano 30x2mm

    Fixao para condutor plano 30x2mm

    Ref. Material Descrio Peso

    2001B Ao inox 0,050KgFixao para condutor 8mm ou fl. 30mm

    Aperto ao condutor feito por 2 parafusos.Com rosca interior M6 para fixao fachada.

    Ref. Material Descrio Peso

    2002A Ao Galvanizado

    0,018KgGrampo

    Utilizao com a bucha 2002B.Para condutor plano at 30x3,5mm e espessura de 3,5mm.

    Ref. Material Descrio Peso

    2002B Ao Zincado

    0,020KgBucha para grampo 2002A

    Aperto ao condutor feito por 2 parafusos em ao inox.Com rosca interior M8 para fixao fachada.

  • 20

    Fixa

    es

    e A

    cess

    rio

    s

    Clips para fixao de condutor plano

    Clips para fixao de condutor redondo

    Ref. Material Descrio Peso

    Ref. Material Descrio Peso

    2004A

    2004B

    Ao Inox

    Ao Inox

    0,025Kg

    0,060Kg

    Fixao para condutor fl. 30mm

    Fixao para condutor fl. 30mm

    Com furo M6 para fixao fachada.

    Ref. Material Descrio Peso

    2005A

    2005B

    Plstico

    Plstico

    0,015Kg

    0,015Kg

    Clip para fixao de condutor redondo 8mm

    Clip para fixao de condutor redondo 10mm

    Com furo M6 para fixao fachada.

    Ref. Material Descrio Peso

    2005C

    2005D

    Ao Inox

    Ao Inox

    0,020Kg

    0,020Kg

    Clip para fixao de condutor redondo 8mm

    Clip para fixao de condutor redondo 10mm

  • 21

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    Clips para fixao de condutor redondo

    0,085Kg

    0,114Kg

    0,129Kg

    0,124Kg

    0,086Kg

    0,118Kg

    0,129Kg

    0,124Kg

    Fixao para condutor a haste captora do tipo B

    Ref. Material Descrio Peso

    Ref. Material Descrio Peso

    Ref. Material Descrio Peso

    Ref. Material Descrio Peso

    2006A

    2006C

    2006E

    2006G

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Abraadeira para fixao do condutor 8-10mm haste captora com 16mm

    Abraadeira para fixao do condutor 8-10mm haste captora com 16mm

    Abraadeira para fixao do condutor 8-10mm haste captora com 16mm

    Abraadeira para fixao do condutor 8-10mm haste captora com 16mm

    Abraadeira para fixao do condutor 8-10mm haste captora com 16mm

    Abraadeira para fixao do condutor 8-10mm haste captora com 16mm

    Abraadeira para fixao do condutor 8-10mm haste captora com 16mm

    Abraadeira para fixao do condutor 8-10mm haste captora com 16mm

    2006B

    2006D

    2006F

    2006H

    Ao Inox

    Ao Inox

    Ao Inox

    Ao Inox

    2005E Ao Inox Clip para fixao de condutor redondo 8mm

    Ref. Material Descrio Peso

    0,110Kg

  • 22

    Fixa

    es

    e A

    cess

    rio

    s

    Fixao tubular

    2007E com suporte para condutor redondo e utilizao com 2007D.

    Tubos em ao ou cobre.

    Tubos em ao ou cobre. Utilizao com o rolo de fita 2007F.

    Ref. Material Descrio Peso

    2007A

    2007C Ao Inox

    Ao Inox

    Ferramenta de aplicao Fixoband

    Fita Fixoband 20x0,7mm Rolo de 50m

    5,650Kg

    1,900Kg

    Ref. Material Descrio Peso

    2007D

    2007E

    Ao Inox

    Ao Inox

    Rolo de fita para fixao tubular 15x0,4mm (25m)

    Grampo para fixao tubular

    1,800Kg

    0,024Kg

    Ref. Material Descrio Peso

    2007F

    2007I

    Ao Inox

    Ao Inox

    Rolo de fita para fixao tubular 22x0,4mm (25m)

    Braadeira para fixao de condutor redondo, mx: 8mm

    1,800Kg

    0,150Kg

    Ref. Material Descrio Peso

    2007G

    2007H

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Braadeira para fixao tubular 5-8mm

    Braadeira para fixao tubular 5-8mm

    0,160Kg

    0,150Kg

    Utilizao com fita 2007A e ferramenta de aplicao 2007C.

    Ref. Material Descrio Peso

    2007B Ao Inox 0,085KgGrampo Fixoband

  • 23

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    Fixao de tela

    Bloco de suporte para condutor plano ou redondo

    Suporte com revestimento plstico para aplicao em superfcie horizontal onde no possvel a perfurao. Inclui abraadeira para condutor redondo mx. 10mm e condutor plano mx. 30x3.5mm. Dever aplicar-se 2 blocos por metro. A fixao poder ser reforada por meio da aplicao de uma cola adequada.

    2009A

    2009D

    Beto

    Plstico

    Bloco de suporte para condutor redondo 8mm ou plano 30x2mm

    Bloco de suporte para condutor redondo 8mm ou plano 30x2mm

    Ref. Material Descrio Peso

    1,000Kg

    0,200Kg

    Para fixao de condutor plano ou redondo a superfcies horizontais onde no possvel a perfurao. Aplicao a quente.

    2008A Tela Fixao por tela isolante

    Ref. Material Descrio Peso

    0,028Kg

    Suporte em beto com suporte plstico. Para aplicao em telhados planos onde no possvel a perfurao. A fixao poder ser reforada por meio da aplicao de uma cola adequada.

    2009C Beto Bloco de suporte para condutor redondo 8mm

    Ref. Material Descrio Peso

    1,000Kg

    Aplicao em telhados planos. Fixao para embeber em beto.

    2009B Poliamida Suporte para condutor redondo 8mm com clip em ao inox

    Ref. Material Descrio Peso

    0,100Kg

  • 24

    Fixa

    es

    e A

    cess

    rio

    s

    Unio de condutores redondos

    Fixao para cumeeira

    Fixao para telhas

    Com furo 6mm para fixao das abraadeiras de condutor redondo ou plano.

    A fixao feita dobrando as extremidades medida necessria.

    A fixao feita dobrando a extremidade medida necessria.

    Ref. Material Descrio Peso

    2010A

    2010B

    2010C

    Ao Inox

    Cobre

    Ao Galvanizado

    Unio para condutores redondos 8mm

    Unio para condutores redondos 8mm

    Unio para condutores redondos 8mm

    2011A Ao Inox Fixao para cumeeira ajustvel a vrios dimetros de telha

    Ref. Material Descrio Peso

    0,100Kg

    0,064Kg

    0,060Kg

    0,062Kg

    2012A Cobre Fixao para telhas

    Ref. Material Descrio Peso

    0,550Kg

    0,550Kg2012B Cobre Estanhado

    Fixao para telhas. Abraadeira para fixao de condutor plano a telha lusa

    Ref. Material Descrio Peso

    0,550Kg2012C Ao Inox Suporte com encaixe em telha lusa e furo 6mm para fixao das abraadeiras de condutor redondo ou plano

    Ref. Material Descrio Peso

  • 25

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    Ref. Material Descrio Peso

    2013D

    2013E

    2013F

    Cobre

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Ligador para estrutura metlica; 2x 8-10mm

    Ligador para estrutura metlica; 2x 8-10mm

    Ligador para estrutura metlica; 2x 8-10mm

    0,146Kg

    0,143Kg

    0,147Kg

    Ref. Material Descrio Peso

    2014F

    2014G

    2014H

    Cobre

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Fixao de condutor redondo

    Fixao de condutor redondo

    Fixao de condutor redondo

    0,148Kg

    0,100Kg

    0,140Kg

    Ligadores para estruturas metlicas

    Ligadores de condutor redondo a viga

    Ref. Material Descrio Peso

    2013A

    2013B

    2013C

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Cobre

    Ligador para estrutura metlica; 2x 8-10mm

    Ligador para estrutura metlica; 2x 8-10mm

    Ligador para estrutura metlica; 2x 8-10mm

    0,156Kg

    0,150Kg

    0,157Kg

    Garante uma superfcie de contacto de 10cm2.

    Ref. Material Descrio Peso

    2014A Ao Galvanizado

    Abraadeira para fixao de condutor redondo.

    0,106Kg

    Aperto estrutura por dois parafusos em ao inox. De 8-10mm a estruturas metlicas, mx.: 11mm.

    Com placa de contacto e aperto estrutura por dois parafusos em ao inox. De 8-10mm a estrutura metlica com espessura mx. 10mm.

  • 26

    Fixa

    es

    e A

    cess

    rio

    s

    Ligadores de condutor redondo a goteira

    Ligadores para estruturas metlicas

    Ref. Material Descrio Peso

    Ref. Material Descrio L Peso

    Ref. Material Descrio Peso

    2014B

    2014I

    2014J

    2014K

    2014L

    2014D

    2014C

    2014E

    Ao Inox

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Abraadeira para fixao de condutor redondo 8-10mm a goteira 15-20mm

    Abraadeira para fixao de condutor redondo 8-10mm a goteira at 20mm

    Abraadeira para fixao de condutor redondo 8-10mm a goteira 15-20mm

    Fixao de condutor redondo 8-10mm a estrutura metlica

    Fixao de condutor redondo 8-10mm a estrutura metlica

    Fixao de condutor redondo 8-10mm a estrutura metlica

    Fixao de condutor redondo 8-10mm a estrutura metlica

    Abraadeira para fixao de condutor redondo 8-10mm a goteira at 20mm

    5-18mm 0,274Kg

    0,287Kg

    0,226Kg

    0,255Kg

    0,193Kg

    0,090Kg

    0,150Kg

    0,080Kg

    Ref. Material Descrio L Peso

    2015A

    2015B

    2015C

    2015D

    2015E

    2015F

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Ao Inox

    Ao Inox

    Ligador de aperto para estruturas de ao

    Ligador de aperto para estruturas de ao

    Ligador de aperto para estruturas de ao

    Ligador de aperto para estruturas de ao

    Ligador de aperto para estruturas de ao

    Ligador de aperto para estruturas de ao

    0,309Kg

    0,357Kg

    0,365Kg

    0,301Kg

    0,349Kg

    0,358Kg

    5-19mm

    19-36mm

    19-36mm

    36-52mm

    36-52mm

    5-19mm

    18-35mm

    5-18mm

    18-35mm

    Com furo de 10mm para ligao de um terminal.

  • 27

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    Ligaes de 8-10mm, fl.30mm /16mm.

    2016A

    2016C

    2016B

    Cobre Estanhado

    Cobre

    Cobre Estanhado

    Ligador de condutor fl. - fl. 30x2mm

    Ligador de condutor fl. - fl. 30x2mm

    Ligador de condutor fl. de 30x2mm a condutor redondo 8mm

    Ligadores de condutores planos e redondos

    Ligadores multiusos

    Ref. Material Descrio Peso

    Ref. Material Descrio Peso

    0,300Kg

    0,300Kg

    Ligaes de 8-10mm, fl. 30mm /8-10mm, fl. 30mm.

    2017A

    2017B

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Ligador multiusos

    Ligador multiusos

    Ref. Material Descrio Peso

    0,200Kg

    0,235Kg

    Ligaes de 8-10mm, fl. 30mm /8-10mm, fl. 30mm.

    2017C

    2017D

    2017E

    Ao Inox

    Bimetlico

    Ao Galvanizado

    Ligador multiusos com placa intermdia

    Ligador multiusos com placa intermdia

    Ligador multiusos com placa intermdia

    Ref. Material Descrio Peso

    0,325Kg

    0,350Kg

    0,340Kg

    2017Q

    2017R Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Ligador multiusos

    Ligador multiusos

    Ref. Material Descrio Peso

    0,200Kg

    0,235Kg

    0,350Kg

  • 28

    Fixa

    es

    e A

    cess

    rio

    s

    Ligadores em linha

    2017E

    2017F

    2017G

    Ao Inox

    Cobre

    Ao Galvanizado

    Ligador em linha

    Ligador em linha

    Ligador em linha

    Ref. Material Descrio Peso

    0,150Kg

    0,179Kg

    0,143Kg

    Ligaes de 8-10mm, fl.30mm /8-10mm, fl.30mm.

    2017H

    2017I

    2017J

    Ao Inox

    Cobre

    Ao Galvanizado

    Ligador em linha com placa intermdia

    Ligador em linha com placa intermdia

    Ligador em linha com placa intermdia

    Ref. Material Descrio Peso

    0,200Kg

    0,180Kg

    0,220Kg

    Ligaes de 8-10mm, fl.30mm /8-10mm, fl.30mm.

    2017K

    2017L

    2017M

    Ao Inox

    Cobre

    Ao Galvanizado

    Ligador em linha

    Ligador em linha

    Ligador em linha

    Ref. Material Descrio Peso

    0,150Kg

    0,169Kg

    0,170Kg

    Ligaes de 8-10mm, fl.30mm /16mm.

    2017N

    2017O

    2017P

    Ao Inox

    Cobre

    Ao Galvanizado

    Ligador em linha com placa intermdia

    Ligador em linha com placa intermdia

    Ligador em linha com placa intermdia

    Ref. Material Descrio Peso

    0,192Kg

    0,188Kg

    0,193Kg

    Ligaes de 8-10mm, fl.30mm /estruturas com 16mm.

  • 29

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    Ligadores em cunha

    Ligadores para condutor redondo

    0,100Kg2017S Ao Galvanizado

    Ligador em cunha

    Ref. Material Descrio Peso

    Ligaes de 8-10mm, fl.30mm /8-10mm, fl.30mm.

    0,080Kg2018A Lato Ligador em linha

    Ref. Material Descrio Peso

    Ligaes de 8mm.

    2018C Lato Ligador em olhal 0,040Kg

    Ref. Material Descrio Peso

    Ligaes de 8mm.

    2018B Lato Ligador em T 0,100Kg

    Ref. Material Descrio Peso

    Ligaes de 8mm / 8mm.

  • 30

    Fixa

    es

    e A

    cess

    rio

    s

    Ligadores condutor redondo Vario

    Ligador amovvel

    2018H

    2018I Cobre

    Ao Inox Ligador Vario

    Ligador Vario

    Ref. Material Descrio Peso

    0,046Kg

    0,050Kg

    Para ligaes em T, cruzeta ou em paralelo. Ligaes de 6-8mm/6-8mm.

    2018D

    2018E

    2018F

    Ao Inox

    Cobre

    Ao Galvanizado

    Ligador Vario

    Ligador Vario

    Ligador Vario

    Ref. Material Descrio Peso

    0,100Kg

    0,930Kg

    0,106Kg

    Ligaes de 8-10mm/8-10mm.

    2019A

    2019B

    2019C

    Cobre

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Ligador Vario com placa Intermdia

    Ligador Vario com placa Intermdia

    Ligador Vario com placa Intermdia

    Ref. Material Descrio Peso

    0,200Kg

    0,182Kg

    0,184Kg

    Ligaes de 8-10mm/16mm.

    2022A Ao Inox Ligador amovvel com placa sinalizadora

    Ref. Material Descrio Peso

    0,400Kg

    Para instalao em baixadas de pra-raios. Inclui placa sinalizadora em polietileno resistente aos raios UV com campos para registo da data de instalao e manuteno.Ligaes de 8-10mm/ fl.30mm.

  • 31

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    2023A

    2023B Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Proteo mecnica da baixada.

    Proteo mecnica da baixada.

    Ref. Material Descrio Peso

    1,000Kg

    1,000Kg

    Com entreferro de 9mm. Inclui acessrios para fixao. Ligaes de 8-10mm/ fl.30mm.

    2021A

    2021B

    Contador de descargas digital

    Contador de descargas mecnico

    Ref. Descrio Peso

    0,200Kg

    0,200Kg

    Contador de descargas digital com sensibilidade a correntes iguais ou superiores a 0.3KA (8/20s). C30x3.5mm.Com placa de aperto para condutores redondos 8-10mm e planos 30mm.

    Suporte para conetores

    Contador de descargas

    Proteo mecnica de baixada

    Terminal para ligao de condutores redondos ou planos a estruturas metlicas. Adequado tambm para pontos de terra.

    0,053Kg

    0,050Kg

    2020A

    2020B

    Cobre

    Ao Inox

    Terminal para ligao a estruturas

    Terminal para ligao a estruturas

    Ref. Material Descrio Peso

    Terminal para ligao de condutores redondos ou planos a estruturas metlicas. Adequado tambm para pontos de terra.

    0,054Kg

    0,050Kg

    2020C

    2020D

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Terminal para ligao a estruturas

    Terminal para ligao a estruturas

    Ref. Material Descrio Peso

  • 32

    Fixa

    es

    e A

    cess

    rio

    s

    Conetores

    Ligadores bimetlicos

    2025A Cobre/Ao Galvanizado

    Ligador Vario bimetlico

    Ref. Material Descrio Peso

    0,100Kg

    Para ligaes em T, cruzeta ou em paralelo. Com placa intermdia bimetlica. Ligaes de 8-10mm/8-10mm.

    2024A

    2024B

    2024C

    Cobre

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Conetor KS

    Conetor KS

    Conetor KS

    Ref. Material Descrio Peso

    0,050Kg

    0,048Kg

    0,050Kg

    Ligaes de 6-10mm.

    2024D

    2024E Ao Inox

    Cobre Conetor KS duplo

    Conetor KS duplo

    Ref. Material Descrio Peso

    0,108Kg

    0,101Kg

    Ligaes de 6-10mm.

    2025B Cobre/Ao Galvanizado

    Ligador em linha bimetlico

    Ref. Material Descrio Peso

    0,100Kg

    Ligaes de 8-10mm/fl. 30mm.

  • 33

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    Ligadores bimetlicos

    Cruzeta universal

    2025C Cobre/Ao Galvanizado

    Ligador em linha bimetlico

    Ref. Material Descrio Peso

    0,200Kg

    Ligaes de dimetro 8-10mm/16mm e fl. 30mm.

    2025E Cobre/Ao Galvanizado

    Ligador em linha bimetlico

    Ref. Material Descrio Peso

    0,200Kg

    Ligaes de 8-10mm/ 8-10mm e fl. 30mm.

    2026A

    2026B

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Cruzeta universal

    Cruzeta universal

    Ref. Material Descrio Peso

    0,130Kg

    0,127Kg

    Ligaes de 8-10mm, fl. 30mm/ 8-10mm, fl. 30mm.

    2025D Cobre/Ao Galvanizado

    Manga curvada bimetlica

    Ref. Material Descrio Peso

    0,020Kg

    Ligaes de 8-10mm.

  • 34

    Fixa

    es

    e A

    cess

    rio

    s

    Pea de aperto

    Garra para heliao

    Ligadores paralelos bimetlicos; alumniocobre

    Ligadores do tipo Lngua de Gato

    2029A

    2029B

    2029C

    2029D

    2029E

    2029G

    Lato Niquelado

    Lato Niquelado

    Lato Niquelado

    Lato Niquelado

    Lato Niquelado

    Lato Niquelado

    Lngua de gato - Longitudinal

    Lngua de gato - Unio

    Lngua de gato - Derivao em T

    Lngua de gato - Transversal

    Lngua de gato - Unio paralela

    Lngua de gato - Cruzeta tripla

    Ref. Material Descrio Peso

    a) (Al:16-70 mm2; Cu: 6-50mm2 ). b) (Al:16-120 mm2; Cu: 10-95mm2 ).

    0,100Kg

    2030A

    2030B Alumnio/Cobre

    Alumnio/Cobre

    Ligador paralelo bimetlico a)

    Ligador paralelo bimetlico b)

    Ref. Material Descrio A B C Peso

    47mm

    35mm

    50mm

    40mm

    26mm

    20mm

    0,185Kg

    0,115Kg

    0,120Kg

    0,150Kg

    0,130Kg

    0,100Kg

    0,160Kg

    Ligaes de 8-10mm, fl. 30mm/ 8-10mm, fl. 30mm.

    2027A

    2027B Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Pea por aperto

    Pea por aperto

    Ref. Material Descrio Peso

    0,176Kg

    0,169Kg

    Ligaes de fl. 30x3,5mm / 10-20mm.

    2028A

    2028B Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Ligador garra para heliao

    Ligador garra para heliao

    Ref. Material Descrio Peso

    0,186Kg

    0,180Kg

  • 35

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicao

    Proteo contraS

    obretenses

    2031A

    2032A

    2032B

    2033A

    2033C

    2033B

    2031B

    2031C

    2031D

    2031E

    Lato

    Lato

    Lato

    Lato

    Lato

    Lato

    Lato

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Serra cabos. Ligaes de 4-16 mm2

    Conetor paralelo. Ligaes de

    10-50mm2

    Conetor paralelo. Ligaes de

    16-95mm2

    Braadeira para tubo

    Braadeira para tubo

    Braadeira para tubo

    Serra cabos. Ligaes de 10-50 mm2

    Serra cabos. Ligaes de 25-95 mm2

    Serra cabos. Ligaes de 35-120 mm2

    Serra cabos. Ligaes de 50-150 mm2

    Ref. Material Descrio A B C D Peso

    Ref. Material Descrio Larg. Peso

    12mm

    35mm

    47mm

    15mm

    17mm

    20mm

    23mm

    22mm

    40mm

    50mm

    29mm

    32mm

    54mm

    57mm

    24mm

    20mm

    26mm

    30mm

    38mm

    57mm

    60mm

    2xM6X20 0,160Kg

    0,185Kg

    0,228Kg

    0,280Kg

    0,360Kg

    0,115Kg

    0,185Kg

    0,250Kg

    0,350Kg

    0,300Kg

    125

    155

    133

    1

    2

    1

    2xM6X27

    2xM8X35

    2xM8X40

    2xM8X40

    2xM8X25

    2xM8X30

    Conetores de garra

    Conetores paralelos compactos

    Braadeiras para tubo

    Ref. Material Descrio A B C D Peso

  • 03. Condutores

  • 38

    Con

    duto

    res

    Os condutores assumem um papel vital na proteo das instalaes eltricas. Nos sistemas de proteo contra descargas atmosfricas a escolha dos condutores depende da metodologia adotada. Nos sistemas de proteo contra descargas atmosfricas mediante pra-raios ionizantes, a NP4426 recomenda solues em cobre estanhado devido elevada resistncia corroso e condutividade. J para sistemas de Gaiola de Faraday e redes de terras, a abrangncia muito maior, sendo o ao cobreado a opo mais equilibrada.

    A tabela representa as principais caractersticas de cada material:

    As normas NP4426 e EN62305 determinam o material, seces mnimas e a forma dos condutores a adotar nas baixadas e redes de terra.

    Os condutores em fita so sempre preferenciais nas baixadas e redes de terra porque para a mesma seco apresentam uma superfcie superior quando comparada com a forma circular. Uma superfcie superior proporciona uma melhor condutividade eltrica, face s altas frequncias da descarga eltrica. Isto deve-se ao fenmeno denominado efeito pelicular.

    Em relao s seces mnimas admissveis nas baixadas, todas as normas so unnimes na determinao dos 50mm2 independentemente do material. Por outro lado, nas redes de terra so recomendadas seces mnimas de 35mm2 para condutores em cobre, e 90mm2 ou 100 mm2 para condutores em ao.

    A instalao do ao galvanizado nas redes de terra dever apenas ocorrer quando no existe contacto direto com o solo (ex: embutido no beto) para evitar a corroso galvnica que reduz substancialmente a longevidade da instalao. Nos casos em que o condutor do eltrodo de terra instalado diretamente no solo, devero ser adotados os condutores em cobre, ao cobreado ou ao inox.

    A QEnergia pioneira no desenvolvimento de novas solues para redes de terra que vo ao encontro das necessidades de cada instalao. O ao cobreado foi lanado h cerca de 2 anos e neste momento amplamente implementado nas mais diversas instalaes, sendo este novo material considerado uma revoluo nas redes de terra. O sucesso do ao cobreado deve-se ao facto de ter caractersticas tcnicas muito prximas dos condutores de cobre, sendo simultaneamente uma

    Cobre estanhado

    Cobre

    Ao Cobreado

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Facilidade Resistncia Condutibilidade Ligaes Custo de instalao corroso bimetlicas

    De timo ( ) a pssimo ( )

    Ao cobreado - Revoluo nas redes de terras

  • 39

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicaoP

    roteo contraS

    obretenses

    soluo economicamente mais equilibrada. Atualmente encontra-se nas principais normas de referncia a nvel internacional, como disso exemplo a EN62305:2011.

    Para determinar as principais caractersticas dos condutores foram realizados estudos cientficos que comparam o ao galvanizado com o ao cobreado, nomeadamente: Resistncia corroso da fita e varo em ao cobreado e Resistncia corroso da fita e ao galvanizado de acordo com a EN50164-2 na prestigiada WARSAW UNIVERSITY OF TECHNOLOGY INSTITUTE OF MATERIAL ENGINEERING.

    Nos teste de corroso as amostras foram expostas a uma soluo de cloreto de clcio (CaCl2) e sulfato de sdio Na2SO4 com o objetivo de simular a corroso ao longo dos anos. A anlise de espetroscopia revelou os nveis de resistncia corroso e permitiu classificar numa escala de 1 a 10 de acordo com a PN-78/H-04608. O estudos demonstram que em condies normais o ao galvanizado apresenta uma longevidade entre 5 e 20 anos, enquanto que o ao cobreado nas mesmas condies apresenta uma longevidade superior a 30 anos. Comparando ambos os resultados, o ao cobreado apresenta uma resistncia corroso 6 a 10 vezes superior do ao galvanizado.

  • 40

    Con

    duto

    res

    Vares de cobre

    Fitas de cobre

    Vares de ao

    3004A

    3004B

    3004C

    3004D

    3004E

    3004F

    Ao Galvanizado

    Ao Cobreado 70

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Ao Inox

    Ao Cobreado 70

    Varo

    Varo

    Varo

    Varo

    Varo

    Varo

    Ref. Material Descrio D Kg/m

    0,400

    0,450

    0,500

    0,400

    0,620

    0,650

    8 mm

    8 mm

    10 mm

    8 mm

    10 mm

    10 mm

    100m

    100m

    80m

    100m

    100m

    100m

    3002A

    3002B

    3002C

    Cobre Estanhado

    Cobre

    Cobre

    Varo

    Varo

    Varo

    Ref. Material Descrio D Kg/m

    0,450

    0,450

    0,550

    8 mm

    8mm

    10mm

    5m

    5m

    5m

    = fornecido em mltiplos de 5m.

    3003A

    3003B

    Cobre Estanhado

    Cobre

    Fita

    Fita

    Ref. Material Descrio A B Kg/m

    0,530

    0,530

    30 mm

    2 mm

    30mm

    2mm

    5m

    5m

    = fornecido em mltiplos de 5m.

    = fornecido em mltiplos de 100m.

  • 41

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicaoP

    roteo contraS

    obretenses

    Fitas de ao

    Condutores de equipotencializao

    3006A

    3006B

    Cobre Estanhado

    Cobre

    Trana de equipotencializao 30x3mm

    Trana de equipotencializao 30x3,5mm

    Ref. Material Descrio L (mm) Peso

    Ref. Material Descrio L (mm) Peso

    0,300Kg500

    180 0,200Kg

    3006C Cobre/ Alumnio

    Condutor de equipotencializao

    Ref. Material Descrio L (mm) Peso

    0,300Kg400

    Cabo altamente flexvel S16mm2, em cobre com revestimento plstico preto. Com terminais em alumnio para ligao a estruturas metlicas ou como elemento de expanso.

    3005A

    3005B

    3005C

    3005D

    3005E

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Ao Cobreado 70m

    Ao Inox

    Ao Cobreado 70m

    Fita

    Fita

    Fita

    Fita

    Fita

    Ref. Material Descrio A B Kg/m

    0,840

    0,500

    0,860

    0,830

    0,780

    30 mm

    3,5 mm

    30mm

    30mm

    30mm

    30mm

    2,0mm

    3,5mm

    3,5 mm

    3,0mm

    30m

    40m

    30m

    60m

    30m

    = fornecido em mltiplos de 30m, 40m e 60m.

  • 42

    Con

    duto

    res

    Cotovelos em fita pr-fabricada

    Elementos de expanso

    Cabos

    3009A

    3009B

    3009D

    3009G

    3009C

    3009F

    3009E

    3009H

    3009I

    3009J

    Cobre

    Cobre

    Cobre

    Cobre

    Cobre

    Cobre

    Cobre

    Cobre

    Cobre

    Cobre

    Cabo multifilar sem isolamento S=10mm2

    Cabo multifilar sem isolamento S=16mm2

    Cabo multifilar sem isolamento S=35mm2

    Cabo multifilar sem isolamento S=95mm2

    Cabo multifilar sem isolamento S=25mm2

    Cabo multifilar sem isolamento S=70mm2

    Cabo multifilar sem isolamento S=50mm2

    Cabo multifilar sem isolamento S=120mm2

    Cabo multifilar sem isolamento S=150mm2

    Cabo multifilar sem isolamento S=185mm2

    7x1,35

    7x1,70

    7x2,52

    19x2,52

    7x2,14

    19x2,14

    7x3,02

    37x2,03

    37x2,25

    37x2,52

    Ref. Material Descrio Composio nfios x mm Kg/m

    0,0935m

    0,1445m

    0,3155m

    0,8555m

    0,2255m

    0,6305m

    0,4505m

    1,0805m

    1,0805m

    1,6605m

    3007A Cobre Estanhado

    Cotovelos em fita pr-fabricados

    Ref. Material Descrio Peso

    0,310Kg

    Cotovelo pr-fabricado para baixada do pra-raios. Ideal para realizao de curvas em fita 30x2mm. Aperto feito por dois ligadores do tipo 2016A.

    Extenso para compensar a dilatao e contrao dos condutores de captao devido s variaes das temperaturas. Recomenda-se a instalao de uma extenso em cada 20 metros de condutor.

    3008A

    3008B

    Alumnio

    Cobre

    Elemento de expanso com 8mm

    Elemento de expanso com 8mm

    Ref. Material Descrio L (mm) Peso

    600 0,300Kg

    0,500Kg600

    = fornecido em mltiplos de 5m.

  • 04. Redes de Terra

  • 44

    Red

    es d

    e Te

    rra

    A QEnergia foi responsvel pelo lanamento de inmeras solues inovadoras para redes de terra, deste os condutores em ao cobreado, material de melhoramento de terra GEM, acessrios bimetlicos e eltrodos de grafite com elevada performance.

    Neste contexto, um dos produtos mais comuns e de maior relevncia so os eltrodos de terra em vareta, sendo os mais usuais as varetas em ao cobreado. Esto disponveis em diversas dimenses, mas uma das principais caractersticas a espessura do revestimento do cobre. A larga maioria das normas internacionais exige uma espessura mnima de 250m. Este parmetro extremamente importante porque garante uma tima condutividade e uma boa resistncia corroso.

    Os eltrodos de grafite de elevada performance so um produto que tem sido largamente instalado, modernizando os tradicionais sistemas de redes de terra. A tecnologia do eltrodo de grafite foi desenvolvida para apresentar uma relao de custo e eficincia equilibrada, proporcionar uma fcil instalao e promover a utilizao de materiais amigos do ambiente.

    Os minerais adotados reduzem as flutuaes do valor de resistncia de terra, garantindo uma elevada longevidade e uma tima condutibilidade devido sua composio com materiais inertes e propriedades higroscpicas. Comparado com as tradicionais varetas em ao cobreado, o eltrodo de grafite apresenta uma vida til dez vezes superior. Em torno da grafite ainda aplicado um ativador composto por sais minerais que vai originar uma reao qumica que acelera o processo de adaptao ao solo. Assim, a prpria natureza do eltrodo, as suas dimenses e o condutor envolvente quase no

    necessitam de qualquer tipo de manuteno, quando em comparao com os sistemas comuns.

    Esta soluo particularmente utilizada em terrenos com nveis de corroso superiores ao normal ou em zonas com elevado valor de resistividade do solo.

    As redes de terra assumem um papel fundamental no funcionamento eficiente dos sistemas de proteo de pessoas e bens, razo pela qual devem ser objeto de um dimensionamento e execuo com o mximo rigor. Cada instalao implica a interveno do projetista eletrotcnico nos trabalhos de conceo do edifcio e a interveno do instalador no estado inicial da realizao dos trabalhos de construo civil. O valor da resistncia de terra deve satisfazer os requisitos estabelecidos pela lei em vigor. Contudo, a minimizao do valor de resistncia de terra no deve ser conseguida a todo o custo. Condutores inapropriados ao tipo de solo e a adoo de materiais para o melhoramento de terra inadequados, podem provocar o aumento significativo da corroso dos metais, levando a uma reduo da longevidade da instalao eltrica e por consequncia ao aumento do valor de resistncia de terra para valores inaceitveis.

    ELTRODO DE LIGAO TERRA COM REVESTIMENTODE COBRE

    ELTRODO DE LIGAO TERRA GALVANIZADO

    Preo de compramais baixo - no to eficaz de custos como os eltrodos de ligao terraligao com revestimento de cobre

    Revestimento galvanizado: Durabilidade de funcionamentorelativamente curta Pode partir se o mastro dobrar

    Ncleo e ponta de ao: Maior resistncia trao Capacidade decolocao emprofundidade

    Eficcia de custos por longa durabilidade de funcionamento

    Revestimento de cobre: Ligao molecularpermanente Desempenho de baixa resistncia Grande capacidade de falha de corrente (IEE Std80) No descola nem rasga quando colocada No parte se o mastro dobrar

    Ncleo e ponta de ao de carbono: Maior resistncia trao Capacidade de colocao em profundidade

  • 45

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicaoP

    roteo contraS

    obretenses

    4001H

    4001I

    Ao Inox

    Ao Inox

    Eltrodo em piquet

    Eltrodo em piquet

    Ref. Material Descrio D L Peso (mm) (mm)

    2,100Kg

    2,800Kg

    15 1500

    15 2000

    Chapas de terra

    Eltrodos em ao inox

    Eltrodos em grafite

    4001J Grafite Eltrodo de grafite

    Ref. Material Descrio Peso

    8,600Kg

    Eltrodo em grafite de alta condutividade para reduzir o valor da resistncia de terra.Composto no interior por uma vareta com 5/8 e espessura de 250mm. Ligao rede de terra por soldadura ou aperto mecnico.

    Com 4 furos de 12mm. Utilizar com o conetor Ks 2024A, 2024B ou 2024C.

    4001A

    4001B

    4001C

    4001E

    Ao Cobreado

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Cobre

    Chapa de terra

    Chapa de terra

    Chapa de terra

    Chapa de terra

    Ref. Material Descrio Dimenses Kg/m (mm)

    30,00

    26,00

    27,00

    27,00

    1000x1000x3

    1000x1000x3

    1000x1000x3

    1000x1000x3

  • 46

    Red

    es d

    e Te

    rra

    Eltrodos em ao galvanizado

    Eltrodos em Ao Galvanizado a quente segundo DIN48 852. Revestimento de zinco mn. 60m.

    4018E

    4018F

    4018G

    4018H

    4018I

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Eltrodo cruciforme

    Eltrodo cruciforme

    Eltrodo cruciforme

    Eltrodo cruciforme

    Eltrodo cruciforme

    Ref. Material Descrio Perfil Peso (mm)

    2,470Kg

    3,800Kg

    5,200Kg

    6,600Kg

    7,000Kg

    1000

    1500

    2000

    2500

    3000

    Eltrodos em ao galvanizado a quente segundo DIN48 852. Revestimento de zinco mn. 60m

    4018A

    4018B

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Eltrodo em piquet - Sistema BP

    Eltrodo em piquet - Sistema BP

    Ref. Material Descrio D Peso (mm)

    3,650Kg

    4,100Kg

    20

    25

    Eltrodos em ao galvanizado a quente segundo DIN48 852. Revestimento de zinco mn. 60m

    4018C

    4018D

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Eltrodo em piquet - Sistema OMEX

    Eltrodo em piquet - Sistema OMEX

    Ref. Material Descrio D Peso (mm)

    4,500Kg

    3,650Kg20

    25

    Eltrodos - 250m

    4001P

    4001Q

    Ao Cobreado 250m

    Ao Cobreado 250m

    Eltrodo em piquet

    Eltrodo em piquet

    Ref. Material Descrio D L Peso (mm)

    1,900Kg

    2,500Kg

    5/8 1500

    5/8 2000

  • 47

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicaoP

    roteo contraS

    obretenses

    4003B

    4002F

    4003D

    4002D

    Ao Temperado

    Lato

    Ao Temperado

    Ao Inox

    Batente para eltrodo

    Unio para eltrodo roscado

    Batente para eltrodo

    Unio para eltrodo

    Ref. Material Descrio D Peso

    Ref. Material Descrio D Peso

    5/8 0,435Kg

    5/8 0,098Kg

    0,095Kg

    15mm 0,170Kg

    15mm

    Unies para eltrodos de terra

    Batentes para eltrodos

    Ligadores de condutor a eltrodo

    Ligador ao condutor de fita fl.30 a eltrodo de 15mm ou 5/8.a) M10x25 b) M8x20

    4004A

    4004F

    Bronze

    Lato

    Ligador condutor plano a eltrodo

    Ligador condutor plano a eltrodo

    Ref. Material Descrio Ligaes A Peso (mm)

    30 a) 0,150Kg

    30 b) 0,100Kg

    Ligador a condutor com seco mxima de 70mm2 a eltrodode 15mm ou 5/8.c) M10x25 d) M8x20

    4004B

    4004G

    Bronze

    Lato

    Ligador condutor redondo a eltrodo

    Ligador condutor redondo a eltrodo

    Ref. Material Descrio Ligaes A Peso (mm)

    8-100,073Kg

    8-100,051Kg

    c)

    d)

  • 48

    Red

    es d

    e Te

    rra

    Ligadores de condutor a eltrodo

    4004D

    4004E

    4004H

    4004I

    Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Ao Inox

    Abraadeira para eltrodo

    Abraadeira para eltrodo

    Abraadeira para eltrodo

    Abraadeira para eltrodo

    Ref. Material Descrio D Peso (mm)

    0,304Kg

    0,354Kg

    0,290Kg

    0,341Kg

    25

    20

    20

    25

    Eltrodos 20 ou 25mm a fl. 30mm/ 8-10mm.

    4004L

    4004J

    4004K

    Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Ligador condutor redondo a eltrodo

    Ligador condutor redondo a eltrodo

    Ligador condutor redondo a eltrodo

    Ref. Material Descrio A Peso (mm)

    0,039Kg

    0,047Kg

    0,050Kg

    20

    20

    14,2

    Para ligaes de 8-10mm a eltrodos de 5/8 ou 20mm.

    4004M

    4004N Ao Inox

    Ao Galvanizado

    Ligador condutor plano a eltrodo

    Ligador condutor plano a eltrodo

    Ref. Material Descrio Peso

    0,286Kg

    0,276Kg

    Para ligaes de fl. 30mm a eltrodos com 25mm.

    4004O Bronze Ligador condutor redondo a eltrodo

    Ref. Material Descrio Peso

    0,390Kg

    Para ligaes de 70-185mm2 / 10mm, 7-17,6mm a eltrodo 1/2, 5/8 e 3/4.

  • 49

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicaoP

    roteo contraS

    obretenses

    4004R Bronze Abraadeira em U para eltrodo roscado

    Ref. Material Descrio Peso

    0,340Kg

    Para ligaes a eltrodos de 5/8.

    Ideal para ligao de condutores em ao galvanizado a eltrodos em ao cobreado. Para ligaes a fl. 30mm ou 8 mm.

    4004S

    4004T

    Ao Inox

    Cobre/Ao Galvanizado

    Abraadeira para eltrodo

    Abraadeira para eltrodo bimetlico

    Ref. Material Descrio Peso

    0,426Kg

    0,297Kg

    Afastamento de 18 mm.

    4006A

    4006B Cobre

    Ao Galvanizado

    Suporte lateral para barra

    Suporte lateral para barra

    Ref. Material Descrio Peso 0,200Kg

    0,240Kg

    Componentes para montagem de barras equipotenciais

    Para eltrodo 4018A e 4018B.

    4007A

    4007B Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ponteira para eltrodo em piquet - Sistema BP

    Ponteira para eltrodo em piquet - Sistema BP

    Ref. Material Descrio Peso (mm)

    0,039Kg

    0,073Kg25

    20

    Ponteiras

    Para eltrodo 4018C e 4018D.

    4007C

    4007D Ao Galvanizado

    Ao Galvanizado

    Ponteira para eltrodo em piquet - Sistema Omex

    Ponteira para eltrodo em piquet - Sistema Omex

    Ref. Material Descrio Peso (mm)

    0,043Kg

    0,078Kg25

    20

  • 50

    Red

    es d

    e Te

    rra

    Ponto de terra

    Ponto fixo de terra com placa de contato em ao inox 316. Para ligao de condutores e ferro do pilar rede de terras.

    4010A

    4010B Ao Inox

    Ao Inox Ponto fixo de terra

    Ponto fixo de terra

    Ref. Material Descrio D Peso (mm)

    M12

    M10 0,224Kg

    0,224Kg

    Ponto fixo de terra com placa de contato em ao inox 316 e anel de plstico. Para ligao de condutores e ferro do pilar rede de terras.

    4010C Ao Inox Ponto fixo de terra com placa de contacto e anel de plstico

    Ref. Material Descrio Peso

    0,224Kg

    4023A

    4023B

    4023C

    Bronze

    Bronze

    Bronze

    Ponto de terra com 2 furos

    Ponto de terra com 4 furos

    Ponto de terra com 4 furos

    Ref. Material Descrio Peso

    Ref. Material Descrio A B C D Peso (mm) (mm) (mm) (mm)

    Ligador para conexo do condutor plano 30x3,5mm ou redondo 8-10mm a um ponto de terra com furo M12 (4010B / 4010C)

    4010E Ao Galvanizado

    Ponto de derivao

    Ref. Material Descrio Peso

    0,200Kg

    0,290Kg

    0,375Kg

    0,605Kg

    63

    84

    58

    84

    32

    45

    26

    45

  • 51

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicaoP

    roteo contraS

    obretenses

    4008A Ao Inox Ligador pata de galo com placa intermdia

    Ref. Material Descrio Peso

    0,600Kg

    Ligador pata de galo

    4009A Ao Galvanizado

    Espaador

    Ref. Material Descrio Peso

    0,115Kg

    Suporte para condutor plano, mx. 30mm ou redondo 8-10mm da rede de terras embebida nas fundaes.

    Caixas de visita

    Caixa em plstico inquebrvel com ligador amovvel no interior. Embebidas na alvenaria. Para montagem embutida na parede. Com cabo flexvel isolado e tampa em ao inox.

    4013A Plstico Caixa de teste com ligador amovvel

    Ref. Material Descrio Peso

    0,390Kg

    Caixa de visita com encaixe para barra coletora (25x5x200mm). Oferece uma proteo elevada graas fechadura na tampa. Esta fechadura s pode ser aberta usando a chave de segurana fornecida no conjunto. Resistente a uma presso superior a 5 toneladas.

    4005A Plstico Caixa de visita

    Ref. Material Descrio Peso

    1,350Kg

  • 52

    Red

    es d

    e Te

    rra

    Caixas de visita

    Com barras coletoras 25x6mm e ligador amovvel desmontvel por meio de ferramenta e parafuso de segurana. Verso EXT para aplicao saliente com reforo da resistncia mecnica. 1 Entrada (M8) 16 a 70mm2; 2 Entradas (M10) 16-90mm2; 5 Sadas (M8) 16-70mm2.

    Ligador amovvel em cobre (20x2mm) no interior. Com 1 entrada (25mm2) e 1 sada (25mm2).

    4013E Plstico/Cobre

    Caixa de medio de terra (1E+1S)

    Ref. Material Descrio Peso

    0,360Kg

    Ligador amovvel em cobre (20x2mm) no interior. Com 1 entrada (25mm2) e 5 sadas (1x25mm2 e 4x16mm2).

    4013F Plstico/Cobre

    Caixa de medio de terra (1E+5S)

    Ref. Material Descrio Peso

    0,425Kg

    Caixa de medio em ferro fundido com ligador amovvel. Para instalao no solo. Permite a ligao de condutores planos fl. mx. 30mm, ou condutor redondo 8-10mm.

    4013C Ferro Fundido

    Caixa de visita com ligador amovvel em ao inox

    Ref. Material Descrio Peso

    6,800Kg

    Ligador amovvel em cobre (20x2mm) no interior. Com 1 entrada (25mm2) e 5 sadas (1x25mm2 e 4x16mm2).

    4013D Plstico/Cobre

    Caixa metlica para medio da resistncia de terra

    Ref. Material Descrio Peso

    2,250Kg

    4013G

    4013H

    Plstico/Cobre

    Plstico/Cobre

    Caixa terminal principal de terra

    Caixa terminal principal de terra EXT

    Ref. Material Descrio Peso

    3,150Kg

    3,050Kg

  • 53

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicaoP

    roteo contraS

    obretenses

    Barras coletoras

    4011A Plstico e Lato Niquelado

    Barra equipotencial standard

    Ref. Material Descrio Peso 0,250Kg

    Barra equipotencial com tampa plstica para interior. Suporta correntes at 100A. Permite as ligaes: 1 condutor plano 30x3.5mm ou redondo 8-10mm, 1 condutor redondo 8-12mm, 7 cabos at 25mm2 ou tranas at 16mm2.

    4024B Cobre Barra coletora com ligador amovvel com 6 ligaes

    Ref. Material Descrio Dimenses Peso (mm)

    4024A Cobre Ligador amovvel com 2 ligaes

    Ref. Material Descrio Dimenses Peso (mm)

    130x50x6 0,640Kg

    3,000Kg575x50x6

    4011B

    4011C Cobre

    Cobre Barra coletora com ligaes 6 furos

    Barra coletora com ligaes 10 furos

    Ref. Material Descrio L Peso (mm)

    0,800Kg

    0,180Kg445

    295

    Outras medidas sob consulta.

    4011D

    4011E

    4011F

    Cobre

    Cobre

    Cobre Barra coletora com ligaes 5 furos

    Barra coletora com ligaes 8 furos

    Barra coletora com ligaes 12 furos

    Ref. Material Descrio L Peso (mm)

    0,706Kg

    0,923Kg

    1,308Kg

    310

    430

    220

    4024C Cobre Barra coletora com 2 ligadores amovveis com 6 ligaes

    Ref. Material Descrio Dimenses Peso (mm)

    655x50x6 3,550Kg

  • 54

    Red

    es d

    e Te

    rra

    Portinhola

    Portinhola para inspeo ou desconexo de ligadores amovveis. Para montagem embutida na parede. Com caixilho e presilhas de fixao. Ideal para baixadas embebidas na alvenaria.

    Fornecida com anilhas e parafusos.

    4011G Ao Inox Barra coletora com ligaes 2x6 furos

    Ref. Material Descrio L Peso (mm)

    385 1,500Kg

    Recomendado para aplicaes em ferrovias.

    4012A Alumnio 5757 Barra coletora com ligaes 9 furos M10,5

    Ref. Material Descrio L Peso (mm)

    490 1,600Kg

    4024D Cobre Barra coletora com 6 ligaes

    Ref. Material Descrio Dimenses Peso (mm)

    2,650Kg525x50x6

    4014A

    4014B

    Ao Galvanizado

    Ao Inox

    Portinhola

    Portinhola

    Ref. Material Descrio Dimenses Peso (mm)

    155x205

    155x205

    Recomendado para aplicaes em ferrovias.

    4012B Alumnio 5757 Barra coletora com ligaes 7 furos M10,5

    Ref. Material Descrio L Peso (mm)

    360 0,565Kg

    0,450Kg

    0,400Kg

    Barras coletoras

  • 55

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicaoP

    roteo contraS

    obretenses

    Explosor

    Mquina para endireitar varo

    Fita Denso

    Melhoramento de terras

    4015A Explosor - 25KA

    Ref. Descrio Peso

    0,150Kg

    Material condutivo, de qualidade superior, para melhoramento da ligao terra. Utilizado em locais de baixa condutividade (reas rochosas, reas com variao de humidade, solos arenosos).

    4020A Material de melhoramento de terras

    Ref. Descrio Peso

    25Kg

    4016A Ao Temperado Mquina para endireitar varo ou fita

    Ref. Material Descrio

    Mquina para desenrolar e esticar condutores de terra. Composta por 4 braos em alumnio 60x60x5x600 e 10 roldanas em ao temperado. Roldanas ajustveis em 2 nveis, conforme a rigidez do condutor e adaptvel a vrios dimetros de rolo. Estica e desenrola condutor redondo 8mm e 10mm, desenrola condutor plano 30x3.5mm.

    4019A Fita Denso 5mm

    Ref. Descrio

    10m

    Fita para proteo dos ligadores enterrados contra a corroso.

    = fornecido em mltiplos de 10m.

  • 05. Soldaduras Aluminotrmicas

  • Sol

    dadu

    ras

    Alu

    min

    otr

    mic

    as

    58

    As soldaduras aluminotrmicas so a soluo indicada para obter ligaes com qualidade superior em redes de terras. Excedem os requisitos da norma IEEE Std 837Std e permitem fazer todo o tipo de ligaes entre cobre, ferro, ao, bronze e lato. A capacidade de conduo igual ou superior dos condutores e permite obter uma ligao molecular que no quebra nem corri, tendo uma durao superior da instalao.

    Cadweld Plus o ltimo avano em soldaduras aluminotrmicas. Este sistema revolucionrio permite suprimir o anterior sistema de ignio, visto que a ignio do metal de soldadura feita eletronicamente. Este sistema permite ligaes entre cobre, ao, ferro, bronze, lato, em todas as combinaes possveis.

    - Sistema de execuo simplificado, no requer treino nem experincia anterior;

    - Limpeza do material simplificada;

    - Reduz os riscos de m aplicao;

    - Ignio fcil e segura;

    - Aumenta a flexibilidade e produtividade em reas de difcil trabalho;

    - Sem necessidade de fonte eltrica ou de calor externa;

    - Tempo de execuo reduzido em 20%.

    O sistema Cadweld Multi Plus simplifica o processo de soldaduras aluminotrmicas. Permite fazer mais de 30 tipos de soldaduras diferentes com um nico molde universal, mantendo todas as vantagem dos j conhecidos sistemas Cadweld clssicos.

    Todo o conjunto facilmente transportvel numa mala compacta, no sendo necessrio qualquer tipo de fonte de energia externa. O sistema Cadweld Multi Plus simples e no requer nenhum tipo de treino especfico.

    Mais de 30 tipos diferentes de soldaduras com um nico molde universal!

    Soldaduras aluminotrmicas

    Cadweld Plus - A revoluo em soldaduras aluminotrmicas

    As vantagens Cadweld Plus

    O sistema Cadweld Multi Plus

  • 59

    Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicaoP

    roteo contraS

    obretenses

    As vantagens Cadweld Multi Plus

    - Molde verstil que permite efetuar um nmero ilimitado de ligaes;

    - Sistema patenteado que evita fugas de metal de solda;

    - Estrutura compacta que permite o fcil alinhamento dos condutores;

    - Kit completo com todos os acessrios para realizao de soldaduras, em caixa de transporte leve e confortvel;

    - Sistema simples que efetua praticamente qualquer soldadura em segundos;

    - De acordo com a norma: IEC 1025 - 1 (ENV 61024-1), IEEE 837-1987, IEEE 80-2000.

    Para mais informaes, por favor consulte o Catlogo Erico - Proteco Elctrica de Instalaes.

  • Sol

    dadu

    ras

    Alu

    min

    otr

    mic

    as

  • 06. Proteo contra Sobretenses

  • Sob

    rete

    nse

    s

    62

    Atualmente existem inmeras tecnologias na proteo contra sobretenses devido a descargas atmosfricas ou manobras da rede de distribuio eltrica, atravs de dispositivos que limitam a diferena de potencial aos terminais da carga, denominados descarregadores de sobretenso. De acordo com as normas em vigor existem 3 tipos de descarregadores: Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3. Os descarregadores Tipo 1 so denominados de Proteo Grossa que limita a propagao da onda de sobretenso 10/350s ao longo da instalao. Os descarregadores Tipo 2 so denominados de Proteo Mdia e limitam a propagao da onda induzida 8/20s, apresentando uma tenso residual inferior ao do Tipo 1. Os descarregadores Tipo 3 so denominados de Proteo Fina e so instalados prximo das cargas devido reduzida tenso residual.

    Os descarregadores Tipo 1 so os mais robustos e onde existe uma maior diversidade de tecnologias. Atualmente as mais comuns so:

    - Spark gap + Trig (sistema a gs + sistema de disparo do Spark gap)

    - Multi-MOV (mltiplos varstores)

    - Multi-MOV + Gas tube (mltiplos varstores + tubo de gs pesado)

    A QEnergia representa os descarregadores da CITEL com tecnologia Multi-MOV e Multi-MOV + Gas tube, tambm denominados por VG Technology.

    Tecnologia VG Excelente nvel de proteo (Up) e corrente de impulso (Iimp) num nico mdulo.O elevado desempenho dos descarregadores com tecnologia VG garante tenses residuais reduzidas e elevada capacidade. Os modelos VG da CITEL so caracterizados como dispositivos Tipo 1 e Tipo 2 (Tipo 1+2) ou Tipo 2 e Tipo 3 (Tipo 2+3), de acordo com a EN 61643.

    Sem correntes de acompanhamentoA tecnologia VG no cria correntes de acompanhamento. Comparada com a tecnologia Spark Gap a tecnologia VG reduz o risco de disparo inadvertido dos dispositivos de proteo. A implementao destes dispositivos ideal para Sistemas AC.

    Elevada robustezOs descarregadores de sobretenses VG foram dimensionados para suportar correntes de impulso de 10/350 s com amplitude de 15 ou 25 KA. Contrariamente, a tecnologia Spark gap + trigger apresenta uma robustez deficiente devido aos componente existentes no trigger.

    Indicador de estadoA tecnologia VG inclui um mecanismo para indicao de falhas que pode ser utilizado para sinalizao remota. As tecnologia baseadas em sistemas trigger Spark gap + trigger so pouco fiveis porque utilizam o sinal do trigger para indicao de falhas. Em caso de anomalia do sistema de trigger este processo de sinalizao indireta no funciona.

    Proteo contra sobretenso

    VG Technology - tecnologia inovadora de elevado desempenho Multi-MOV + Gas tube

  • Captores

    Condutores

    Fixaese A

    cessriosR

    edes de Terra

    Soldaduras

    Alum

    inotrmicas

    Sinalizao

    e Balizagem

    63

    Medida

    EltricaExem

    plos de A

    plicaoP

    roteo contraS

    obretenses

    Sobretenso para sistemas fotovoltaicos

    Tubo de gs pesadoA tecnologia VG inclui um tubo de gs pesado exclusivamente produzido pela CITEL. Comparado com o Spark Gap, o tubo de gs pesado imune s variaes de humidade ou presso atmosfrica. O tubo de gs pesado apresenta uma maior fiabilidade quando comparado com os restantes sistemas.

    Varstores sem STRESSA tecnologia VG adota um tubo de gs pesado e varstores conetados em srie. Aos terminais dos varstores nunca ser aplicada uma tenso, excepto quando ocorre uma sobretenso. Nas tecnologias baseadas apenas em varstores, estes esto permanentemente ligados tenso da rede, reduzindo a longevidade do dispositivo.

    A QEnergia dispe tambm de uma gama diversificada de descarregadores Tipo 1 e Tipo 2 na proteo contra sobretenses para sistemas fotovoltaicos em conformidade com as normas europeias.

  • 07. Sinalizao e Balizagem

  • 66

    Sin

    aliz

    ao

    e

    Bal

    izag

    em

    Standards de referncia

    Sinalizao de obstculos segundo o ICAO

    Para mais informaes, por favor consulte o Catlogo Clampco Sistemi e o Catlogo Carmanah.

    A QEnergia tem uma completa gama de balizagem area de obstculos por LEDs. Esta soluo apresenta-se como uma alternativa aos tradicionais sistemas incandescentes e fluorescentes compactos.

    Esta gama compreende solues com alimentao externa, bem como as inovadoras solues Carmanah, caracterizadas por serem autnomas, graas a um pequeno painel solar integrado.

    A soluo a LEDs tem inmeras vantagens, como:

    - Baixo consumo

    - Dispensa a redundncia

    - Livre de manuteno: elimina custos associados manuteno

    - tima relao qualidade/ preo

    Os sistemas de luzes de sinalizao da Clampco Sistemi e Carmanah so desenhados e construdos para garantir a mxima fiabilidade de acordo com as normas e regulamentos internacionais (ICAO Anexo 14, captulo 6 Visual aids for denoting obstacles e FAA Ad. Cir. 150/5345-43E Specification for Obstruction Lightning Equipment).

    Ambas as gamas so concebidas e fabricadas de forma a responderem s necessidades de sinalizao de obstculos de grandes dimenses, como o caso de chamins, edifcios, torres de telecomunicaes, etc.

  • 08. Medida Eltrica

  • 68

    Med

    ida

    Elt

    rica

    Existem muitas razes pelas quais se deve realizar a ligao terra; a mais importante prende-se com a proteo das pessoas. As organizaes em seguida referidas so responsveis pela elaborao de normas sobre a ligao terra, que visam garantir a proteo das pessoas: Verband Deutscher Elektrotechniker - VDE (Associao Alem de Electrotecnia), sterreichischer Verband fr Elektrotechnik - VE (Associao Austraca de Eletrotecnia), Comisso Eletrotcnica Internacional (IEC), Comit Europeu para a Normalizao Eletrotcnica (CENELEC), Underwriters Laboratories (UL), American National Standards Institute (ANSI), Telecommunications Industry Standard (TIA), entre muitas outras.

    Uma ligao terra de qualidade no protege apenas as pessoas, mas tambm os equipamentos e as instalaes. Um sistema de ligao terra eficaz aumenta a fiabilidade dos equipamentos e reduz o perigo de danos causados por descargas atmosfricas ou correntes de fuga. Mas para perceber que sistema de terra temos e qual o seu estado necessrio MEDIR. Abaixo descrevemos dois dos principais mtodos utilizados pelas equipas de tcnicos da QEnergia.

    O mtodo de 3 plos utilizado para medir a resistncia de eltrodos individuais, sistemas de ligao terra colocados em malha, sistemas de ligao terra nas fundaes e outros sistemas de ligao terra. A diferena de potencial medida com um voltmetro e a corrente injetada por um ampermetro interno do equipamento de medida. Ambos esto integrados no Fluke 1653.

    Segundo a Lei de Ohm: R = U/I ; R calculado pelo aparelho.

    Ligue o aparelho conforme ilustrado na figura ao lado. Prima o boto START e efetue a leitura direta da resistncia de terra do eltrodo medido. Se este eltrodo estiver ligado em paralelo ou em srie a outros eltrodos, obter o valor resultante para todos os eltrodos (resistncia de ligao terra total).

    A colocao de sondas nas medies da ligao terra frequentemente perturbada ou impossibilitada por correntes de interferncia e respetivas harmnicas. Os equipamentos de medida de terra que comercializamos utilizam o mtodo AFC (Automatic Frequency Control - Controlo automtico de Frequncia), o qual seleciona automaticamente a frequncia de medio em que ocorre o mnimo de interferncias possvel, assegurando resultados perfeitos e reproduzveis.

    Este mtodo nico foi desenvolvido pela LEM NORMA para medir a resistncia de terra de eltrodos individuais, em sistemas de ligao terra complexos com estruturas de ligao terra em malha ou em grelha, utilizados maioritariamente em postos de seccionamento, postos de transformao, em postes de alta tenso com cabos de terra e sistemas comerciais com mltiplos condutores. Atravs da medio da corrente de um eltrodo individual com uma pina amperimtrica especial possvel eliminar a influncia de eltrodos ligados em paralelo. Um processo de avaliao especial realiza o isolamento ou filtragem digital de outras correntes, de modo a permitir a mxima preciso possvel.

    Para a colocao de sondas em sistemas de ligao terra simples ou complexos aplicam-se as mesmas regras que no mtodo de medida de terra a 3 plos.No necessrio colocar a instalao eltrica fora de servio!

    Porqu realizar a ligao terra?

    Mtodo de medida de terra a 3 plos

    Mtodo de medida de terra seletiva

    Nota: O eltrodo a ser medido precisa de ser desligado! necessrio colocar a instalao fora de servio.

    Nota: O eltrodo a ser medido no precisa de ser desligado! No necessrio