Catalogo vindima 2015

35

description

 

Transcript of Catalogo vindima 2015

Page 1: Catalogo vindima 2015
Page 2: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

1

VINDIMANOVAS FERRAMENTAS PARA UMA

DIFERENCIAÇÃO E REVELAÇÃO DO

POTENCIAL DAS SUAS UVAS COM A MÍNIMA

INTERVENÇÃO E MÁXIMO RENDIMENTO.

PENSANDO DE UMA MANEIRA PRECOCE E

GLOBAL, A VINIFICAÇÃO PERMITE-NOS:

. EXPRIMIR O POTENCIAL DAS UVAS;

. MELHORAR A EFICIÊNCIA DAS

INTERVENÇÕES ENOLÓGICAS;

. REDUZIR SULFITOS;

. LIMITAR AS PERDAS ORGANOLÉPTICAS:

COR, AROMAS E SABOR.

NOVIDADES

ENZIMAS

FLOTAÇÃO

LEVEDURAS NSAC

LEVEDURAS

FERMENTAÇÃO MALOLÁCTICA

INOVAÇÃO

NUTRIÇÃO SUSTENTÁVEL

CLARIFICAÇÃO: GAMA NATUR

ESTABILIZAÇÃO AROMÁTICA

CLARIFICAÇÃO: GAMA GREENFINE

TANINOS

MADEIRAS

COLAGEM

REGULADORES DE PH

CONSERVAÇÃO

AUTORIZADOS BIO

ÍNDICE

Page 3: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

2

NOVIDADES!!!

VINIFLORA® NoVA™É uma estirpe de Lactobacillus plantarum para a FML em mostossem sulfitos!

OENOBOIS® 3D

EXCELLENCE DS®

Nova levedura selecionada para produção de vinhos tintos de alta qualidade, com notas de fruta fresca, redondos e persistentes.Boa compatibilidade com as bactérias lácticas em co-inoculação.

GREENFINE MUST L®

Preparação líquida de gelatina de ervilha, para uso em flotação.

FERMENTAN BERRY®

Tanino para fermentação de vinho tinto e rosados realçando notas de frutos vermelhos, com uma forteação na estabilização da cor.

FERMENTAN LEMON®

Mistura de taninos enológicos para vinhos brancos e rosados, que aumenta o aroma frutado e a proteção antioxidante do mosto.

Page 4: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

3

ENZIMAS

VINOZYM VINTAGE FCE É A MELHOR ENZIMA DE MACERAÇÃO. Aumenta a intensidade corante;. Aumenta a concentração em polissacáridos úteis;. Aumenta a concentração de polifenóis IPT;. Facilita as interações polifenóis-polissacáridos;. Melhora a estabilidade da cor, dos aromas e dos taninos.

As enzimas ajudam os produtores de vinho a melhorar a qualidade dos seus vinhos e a eficiência dos seus processos de produção, aumentando assim os lucros.

VINOZYM PROCESSEm tintos melhora a cor e a extração de taninos, em brancos a extração de aromas. Maximiza o rendimento e os processos de extração para vinhos de ciclo curto.

VINOCRUSH CLASSICEnzima líquida de maceração que melhora a qualidade geral do vinho e o processo de produção.

VINOZYM VINTAGE FCEEnzima purificada de excelência para maximizar o rendimento e a extração de uvas tintas. Para macerações pré-fermentativas a frio.

Page 5: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

4

ENZIMAS

VINOZYM FCEMaximiza a libertação de aromas, melhora a capacidade de prensagem e o volume de vinho de lágrima para vinhos de ciclo longo.

NOVOCLAIR SPEEDMaximiza a velocidade de clarificação e sedimentação de borras.Potencia a estabilidade aromáticaproduzindo vinhos mais frutados.

VINOZYM ULTRA FCEPreparação enzimática líquida purificada e concentrada, utilizada em maceração e clarificação de vinhos brancos e rosados.

VINOCLEAR CLASSICEnzima líquida que melhora a clarifi- cação e sedimentação do mosto. Aumenta a produção de mosto.

Page 6: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

5

BATÔNNAGE

OBJETIVO DO USO DE ENZIMASPÓS-FERMENTAÇÃO. Estabilidade corante e aromática.. Preservar os aromas jovens da uvae da fermentação.. Aumento do volume de bocae redondez.. Aumento da eficiência da colageme filtrabilidade dos vinhos.. Favorecer o equilíbrio geral de uma forma estável no tempo.

OENOZYM FWRealça os aromas dos seus vinhos brancos, tornando-os mais ricos e frutados.

VANTAGENS. Realça os aromas - aumenta até 40% os aromas terpénicos no vinho branco depois da fermentação, cortando os seus precursores ligados a açúcares.. Consegue-se vinhos mais ricos e frutados - O vinho torna-se mais rico, frutado e floral.

VINOTASTE® PROObtenha uma maturação mais rápida e vinho de melhor qualidade!Uso em Batônnage: destaca os aromas

e aumenta a redondez do vinho graças às suas atividades exclusivas, aumentando a clarificação dos vinhos jovens. DOSAGEM: 6 a 10 g/hL

VANTAGENS. Rápida clarificação de vinhos jovenspor cortar os polissacáridos de

maiores dimensões.. Reduz o tempo de estágio em 20% estabilizando a cor e melhorando a qualidade global do vinho.. Elimina riscos de sabores desagradá-veis devido à sua purificação FCE.. Melhora o perfil aromático do vinho.. Filtrabilidade natural até 200%.

Page 7: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

6

NOVOZYMES VINOFLOW® MAXFiltre o seu vinho, não os seus benefícios! Esta é a última solução desenvolvida especificamente para a fase de filtração, que garante a eficácia e a fiabilidade do processo sem alterar a qualidade do vinho. Combinação única de duas tecnologias de fermentação, esta mistura de pectinases e betaglucanases permite alcançar um novo nível de eficácia em enologia. DOSAGEM: 11 a 15 mL/hL.

AÇÃO. Elimina colóides colmatantes (ex. Glucanos de Botrytis).

VANTAGENS. Melhora flotação em mostos difíceis. Reduz os consumíveis de filtração - obtenha até 2,5 L mais de vinho porcada Kg de Kieselguhr.. Aumenta o caudal - entre 30 a 60% consequentemente afeta menos a core o corpo do seu vinho.. Filtração mais sustentável

APLICAÇÃO. Antes da Prensagem.. Decantação / Flotação.. Antes de colagem.. Antes de filtração.

FILTRABILIDADE

FIG.1 Estabilidade do índice de colmatagem

durante o tempo em vinhos tratados com

Novozymes Vinoflow® Max.

FIG.2 Turbidez (NTU) e índice de filtrabilidade

(CFLA) medidos em diferentes tipos de vinho

tratados com Novozymes Vinoflow® Max

(merlot, bordeaux blend, sauvignon blanc).

FIG.1

FIG.2

Page 8: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

7

FLOTADOR KSKVANTAGENS. Muito simples de trabalhar.. Prático e eficaz.. Não entope.. O caudal é sempre constante durante o processo.. Não obriga a ter uma pessoa permanente junto à bomba.

FLOTAÇÃO: CLARIFICAÇÃO RÁPIDA E EFICAZ

Page 9: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

8

ANTIOXIDANTESExcelente clarificação e compactação de borras.ST AROM: 10 a 20 g/hL. Preparação em pó de metabissulfito de potássio, tanino gálico e ácido ascórbico.. Clarificação, estabilização proteica, antioxidante.TANIN GALLIQUE À L’ÁLCOOL:2 a 10 g/hL. Tanino da galha de carvalho extraído ao álcool.. Clarificação, estabilização proteica, antioxidante.GALLO TANIN B®: 5 a 15 g/hL. Tanino gálico.. Clarificação, estabilização proteica, antioxidante.PRO TANIN R®: 20 a 60 g/hL. Tanino proantocianidínico. Clarificação, estabilização proteicae cor (rosé), antioxidante.

ENZIMAS PURIFICADASNOVOCLAIR SPEED®: 0.5 a 2 g/hL. Organismos produtores: Aspergillus Niger, A. Aculeatus.. Atividade 10 000 pgnu/g. < 0.5 cinu/1 000 pgnVINOCLEAR CLASSIC®: 3 a 4 mL/hL. Organismos produtores: Aspergillus Niger, A. Aculeatus.. Atividade 4 600 pgnu/g. 0.5 < cinu/5.0 pgnuVINOZYM ULTRA®: 3 a 4 mL/hL. Organismos produtores: Aspergillus Niger, A. Aculeatus.. Atividade 6 000 pgnu/g. < 0.5 cinu/1 000 pgn

BENTONITESEstabilização proteica.ADJUVANTE E2F: 70 a 100 mL/hL. Preparação líquida de bentonitee alginato.. Permite uma excelente clarificaçãoe compactação de borras.PENTAGEL®: 10 a 20 g/hL. Bentonite sódica ativada.BENTOSOL® PROTECT: 20 a 50 g/hL. Preparação em pó de bentonite sódica natural.VOLCLAY®: 40 a 100 g/hL. Bentonite sódica natural.

CLARIFICANTES SELECIONADOSGREENFINE® MUST WINE:10 a 20 g/hL. Preparação em pó de proteína vegetal extraída de ervilha / com tanino.. Ação clarificante e antioxidante.. Diminuição ácidos fenólicos e amargor / vegetal.CLARFLOT®: 20 a 40 g/hL. Preparação em pó de pvpp e bentonite sódica natural.. Clarificação, estabilização proteica, antioxidante.SUPRAMIX®: 40 a 100 g/hLPreparação em pó de bentonite sódica natural e caseína solúvel.. Clarificação, estabilização proteica, antioxidante.GELFLOT®: 10 a 30 mL/hL. Gelatina líquida de origem 100% suína. . Gelatina líquida muito pura e muito pouco hidrolisada.. Permite uma excelente clarificação e compactação de borras.

GELFLOTGELFLOT®: 10 a 30 mL/hL. Gelatina líquida de origem 100% suína. . Gelatina líquida muito pura e muito pouco hidrolisada.. Permite uma excelente clarificação. . Muito boa compactação de borras. . Baixa viscosidade e turbidez.. Permite aumentar o diâmetro das partículas (facilita flotação).. Aumenta a velocidade de flotação dos mostos.. Baixa turbidez final do mosto. . Aumenta a diferença de densidade entre as partículas e o líquido (flutuae compacta melhor).. Diminuição do tempo de espera para passar a limpo.

GEL DE SÍLICABLANKASIT®: 20 a 30 mL/hL. Solução coloidal ácida de dióxidode silício (30%). . Facilita floculação.. Forte poder eletroestático e relatividade devido ao seu pH.GEL DE SILICE®: 20 a 30 mL/hL. Solução coloidal alcalina de dióxido de silício (30%) . Claificação de mostos/vinhos ricos em colóides colmatantesXILES 40®: 15 a 30 mL/hL. Solução coloidal alcalina de dióxido de silício (40%).. Nos mostos: remoção de elevada quantidade de leveduras em suspensão, polifenóis, enzimas oxidásicas e pectinas. . Elevada área superficial (130÷180 g/m2) floculação quase imediata.

FLOTAÇÃO: GAMAS DE SOLUÇÕES

Page 10: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

9

Leveduras não saccharomyces - são a nova fronteira em leveduras de vinho. Explore um novo mundo de possibilidades para diferenciar os seus vinhos!

DE MARKETING RESEARCH A PRODUTOS INOVADORESImpacto das leveduras não saccharomyces:. Potencial aromático da uva.. Intensidade de sabor. . Sensação em boca.. Diminuição do teor em sulfitosIntrodução de leveduras não saccharomyces . Representam um primeiro passo claro rumo a uma “nova era” na vinificação.

. São a solução completa para obter os benefícios da fermentação espontânea natural… sem riscos!. Dominam o arranque da fermentação alcoólica.. Permitem a redução de sulfitos comestabilidade microbiológica.

VINIFLORA® CONCERTO™. 100% Kluyveromyces thermotolerans.. Presente até 9% (v/v) de etanol.. Aumenta caráter floral/frutado.. Produz ácidos orgânicos (ácido láctico).. Confere frescura e suavidadeem boca.. Aumenta a sensação de acidez.. Favorece produção de terpenose norisoprenóides.. Muito baixa produção de ácidoacético, acetaldeído, SO2 e H2S.

VINIFLORA® MELODY™. Saccharomyces cerevisiae (60%).. Kluyveromyces thermotolerans (20%).. Torulaspora delbrueckii (20%).. Potencia expressão aromática.

. Aumenta o volume de boca,o equilíbrio e a complexidade.. Ótima compatibilidade combactérias em co-inoculaçãoe inoculação sequencial.. Baixa produção de SO2 e de ácidos gordos (C6, C8, C10, C12).

VINIFLORA® PRELUDE™. 100% torulaspora delbrueckii.. Presente até 9% (v/v) de etanol. . Aumenta caráter floral/frutado.. Elevada resistência ao stress osmótico.. Ideal para macerações a frio e co-inoculação.. Muito baixa produção de ácidos gordos (C6, C8, C10, C12).. Elevada produção de manoproteínas e glicerol.. Elevada produção de esteres.. Favorece a sensação em boca. . Muito baixa produção de ácido acético, acetaldeído, SO2 e H2S.

LEVEDURASNÃO-SACCHAROMYCES

Page 11: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

10

Potencie o sabor frutado com a primeira levedura de INOCULAÇÃO DIRETA! Uma cultura 100% pura de pichia kluyveri para vinhos tintos, brancos e rosados.

VINIFLORA® FROOTZEN™. Estirpe de pichia kluyversi selecionada pela universidade de Auckland, Nova Zelandia.. Produz grande quantidade de tióis e esteres: - 3 mh (3-mercaptohexan-1-ol aroma frutado. - 3 mha (acetato-3- mercaptohexyl) aroma tropical.. Presente até 5% (v/v) de etanol.. Elevada conversão de precursores aromáticos. . A inoculação sequencial favorece muito a “explosão” aromática.. Aumenta o caráter frutado e as notas tropicais.. Aumento da longevidade e complexidade aromática.. Aumento do volume de boca.

LEVEDURASNÃO-SACCHAROMYCES

LEVEDURASSACCHAROMYCES

VINIFLORA® MERIT™. Saccharomyces cerevisiae (100%).. Resiste a 17.7% (vol.).. Conversão de 17.7g de açúcar para 1% de etanol.. Excelente cinética fermentativa.. Ótima compatibilidade com bactérias em co-inoculação e inoculação sequencial.. Baixa produção de H2S e AV.. Baixa produção de SO2 e de ácidos gordos (C6, C8, C10, C12).

Page 12: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

11

LEVEDURAS

LEVEDURAS - SEGURANÇA E GARANTIA DE QUALIDADE

EXCELLENCE XR“Vinho Tinto de Guarda”. Produz vinhos tintos de alta qualidade.. Perfeitamente adaptada à co-inoculação.. Forte autólise da parede celular no final da FA.. Resistente a teor alcoólico elevado (>16%).. Respeita a Casta e o Terroir.. Boa capacidade fermentativa.. Arranque rápido e cinética regular.. Forte produção de polissacáridos por autólise rápida.. Favorece a estabilização da cor.. Complexo polissacárido / antociana.. Revestimento dos taninos, conferindo redondez.

. Na prova confere muito volume de boca e redondez. . Boa produção de glicerol (8 a 9 g/L).. Favorece o revestimento dos taninos, dando redondez.. Favorece o arranque da FML. . Co-Inoculação e Inoculação sequencial. . Baixa produção de ácidos gordos de cadeia curta. . Baixa produção de acidez volátil (<01 g/L H2SO4).. Baixa produção de SO2 e de H2S.

NEW! EXCELLENCE DS. Produz vinhos tintos de alta qualidade.. Produção de aromas de fruta fresca.. Boa persistência e longevidade em boca.. Vinhos redondos e carnudos.

EXCELLENCE SP. Vinhos tintos frutados, notas de especiarias e aveludados.. Baixa produção de acidez volátil.. Bem adaptada a todas as castas.

EXCELLENCE FR. Vinhos tintos modernos.. Produção de aromas fermentativos.

Page 13: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

12

LA IBERICAÉ ideal para a produção de vinhos tintos aromáticos, redondos e estruturados. A sua capacidade de implantação permite o rápido desenvolvimento e uma fermentação alcoólica completa. Resistência elevada a teor alcoólico muito alto (> 16%).

LA PMEsta levedura tem excelentes performances a baixas temperaturas, e é ideal para produzir vinhos brancos limpos, bem como para a segunda fermentação de vinhos espumantes em garrafa ou usando o processo Charmat.Também é adequada para reiniciar paragens de fermentação.

LEVEDURAS

LA BJLEstirpe selecionada pela sua aptidão para revelar aromas de frutos vermelhos, como groselha e framboesa. Graças às suas características, LA BJL melhora a complexidade aromática dos vinhos tintos e rosé. Esta levedura é ideal para a produção de vinhos jovens, frescos e frutados.

LA BAYANUSSelecionada pela sua excelente resistência ao álcool (> 16% v/v) e temperatura. Utilizada em refermentações e em situações críticas até aos 15º álcool/vol. Intervalo de temperaturas de fermentação: 14 a 32º.

LA CEREVISIAESelecionada para o arranque rápido da fermentação de vinhos tinto e branco. Fermentação regular e completa, produz bons vinhos, respeitando as características varietais.

LA L13Em branco, “avoluma” a sensação em boca pela sua produção de polissacáridos. Em tinto, pela sua valorização do complexo polifenóis / antocianas / polissacáridos, favorece a estrutura e a redondez. Resistência elevada a teor alcoólico muito alto(> 16%).

Page 14: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

13

EXCELLENCE STRFruity EstersEsta estirpe tem uma excelente capacidade fermentativa, para mostos com baixa turbidez e elevado potencial alcoólico. Produz vinhos brancos e rosés aromáticos e frescos devido à elevada produção de esteres e tióis. Predominância de aromas a citrinos, banana e flores brancas.

LEVEDURAS

EXCELLENCE FWFruity WhitePossui uma excecional capacidade de revelação de ésteres e tióis. Origina vinhos frescos e minerais, com aromas predominantes de pêssego, frutas exóticas e citrinas.

EXCELLENCE FTHFruity ThiolPossui uma excecional capacidade de revelação de tióis voláteis. Origina vinhos redondos e persistentes, com aromas predominantes de toranja, maracujá e buxo.

EXCELLENCE TXLTypicity ExaltLevedura obtida por breeding-dirigido, dotada de excelentes capacidades fermentativas destinada à elaboração de vinhos brancos secos e rosés aromáticos e redondos.

Esta estirpe é POF (-), URE2 (-), LP (+) para se obter vinhos extremamente limpos mantendo a tipicidade do terroir, a mineralidadee realçando as características varietais de todas as castas.

Page 15: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

14

LA AROMLevedura seca ativa selecionada pela sua produção de vinhos brancos e rosés, frescos, frutados e elegantes.É adequada para fermentações a baixas temperaturas, aumenta o potencial aromático de um vinho graças às grandes quantidades de esteres que produz.A sua excelente relação qualidade/preço, favorece a sua eleição como levedura ideal para vinhos de entrada de gama.

EXCELLENCE E2F. Saccharomyces cerevisiae galactose (ex- bayanus).. Levedura selecionada para elaboração de vinhos espumantes e para paragens de fermentação.. Excelente capacidade fermentativa (frutófila).. Elevada resistência ao álcool (17%).. Excelente capacidade de adaptação e de resistência a meio hostil: - pH, temperatura e yan baixos. . “Finesse” aromática.

LEVEDURAS

. Baixa produção de compostos secundários indesejáveis: - H2S, SO2 e AV.

Page 16: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

15

CASO: FA / FMLFML ESPONTÂNEO E BRETTANOMYCES

. 54 dias antes da estabilização microbiológica.

. 20 dias “zona perigosa” enquanto cresce a bactéria indígena até >10e6 cfu/mL.

CASO: FA / FMLFML COM VINIFLORA®

. Não existe “zona perigosa”, a FML inicia com a inoculação.. 31 dias antes da estabilização microbiológica.

BACTÉRIAS LÁTICASPorquê promover a fermentação malolática? Não corra riscos!

REDUÇÃO DE CUSTOSTempo; Energia; Otimização de operação; Mão-de-obra.

AUMENTO DA QUALIDADECulturas selecionadas; Reduzir a volátil; Consistência no perfil; Evitar contaminação.

SEGURANÇA ALIMENTARRastreabilidade; Evitar aminas biogénicas; Garantir 100% de inoculação; Uso de produtos certificados.

FERMENTAÇÃO MALOLÁTICA

CONTROLO DE AMINAS BIOGÉNICAS NA FMLAminoácidos (ex. histadina) + Micróbios com enzimas descarboxilase (ex. lactobacillus com enzima HDC) = Aminas biogénicas (ex. histamina).

Aminoácidos (ex. histadina) + Bactérias CHR. HANSEN (ex. sem enzimas HDC) = Ausência de aminas biogénicas (ex. histamina).

CONTROLO DA MICROFLORA DO VINHO:. Prática aconselhada.. Traz outras vantagens (rapidez da FML, controlo de contaminações ex. brett.). Funciona para todo o tipo de vinhos.

BACTÉRIAS CHR. HANSENGARANTIA DE QUALIDADE E SEGURANÇA

PORQUÊ ESCOLHER AS BACTÉRIAS CHR. HANSEN?. Viniflora®: qualidade elevada e consistência!. Unicamente Oenoccocus oeni (cultura 100% pura).. O número mágico - 106 células/mL de vinho (cfu/mL).. Unicamente células ativas e viáveis.. Tecnologia de inoculação direta: fácil aplicação!. Assumir o controlo e gestão da FML. Impacto no aroma e na boca!. Sem produção de aminas biogénicas. Direciona o produto para a exportação e prepara para o futuro!. Melhor retorno do investimento.

Page 17: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

16

VINIFLORA® CH11Selecionada pela sua capacidade de conduzir a FML em vinhos tintos e brancos a valores de pH muito baixos (3,0) e a baixas temperaturas (14ºC).

VINIFLORA® CH35A Viniflora CH35 foi selecionada pela sua capacidade de promover a FML em vinhos difíceis.Esta estirpe tem excelente tolerância a baixos pH e a níveis elevados de SO2.

VINIFLORA® OENOSA Viniflora® Oenos foi selecionada pelas suas fantásticas performances, protagoniza uma FML rápida e limpa dos vinhos.

VINIFLORA® Freasy 50HLFormato disponível para conservar no seu congelador a –15ºC.

VINIFLORA® EXPERTA sua escolha para os grandes volumes, económica e preparada para todos os tipos de congelador!

VANTAGENS EXPERT. Inoculação direta no vinho.. Elevado número de células viáveis.. Rápido início de fermentação.. Elevado nível de pureza microbiológica.. Baixa produção de acidez volátil.. Excelente tolerância ao pH e SO2.

CARACTERÍSTICAS EXPERT. Embalagem: 2 500 hL (10 x 250hL). Formulação: freezedried.. Conservação: -18º a 0ºC.

FERMENTAÇÃO MALOLÁTICA

Page 18: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

17

VINIFLORA® CINE™The fruit keeperÚnica estirpe comercial disponível no mercado, selecionada com metabolismo citrato negativo, não degrada o ácido cítrico, não aumenta a acidez volátil, não produz aromas típicos de fermentação malolática (ex: diacetilo), realça caráter Floral/Frutado, mantém a frescura. Ideal para vinhos tintos, brancos e rosados. Representa uma Inovação no processo de fabrico de vinhos com perfil fresco e frutado.

CINE™ EFEITOS E BENEFÍCIOSCINE™ produz ácido lático.CINE™ não produz:. Amanteigado / lático / vegetal diacetilo, butanodiol...).. Aminas biogénicas (histamina...).. Ácido acético (a partir de ácido cítrico).CINE™ confere aos enólogos novas oportunidades:. Mais suavidade.. Estável com menos sulfitos.. Mais fresco e mais frutado.. Criação de melhores vinhos.

VINIFLORA® CH16Estirpe especialmente selecionada pela sua incrível capacidade de completar a FML em vinhos de elevado teor alcoólico (16 vol. %) com pH superior a 3.4. Ideal para vinhos tintos de regiões quentes.

BACTIV AID®

Nutriente específico selecionadopara facilitar a fermentação malolática. Ajuda fundamentalem FML Sequencial.

FERMENTAÇÃO MALOLÁTICA

Page 19: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

18

NEW! VINIFLORA® NoVA™Esta é uma estirpe de lactobacillus plantarum é capaz de completar a FML sem produzir ácido acético. É homofermentativo em mosto/vinho. Protege o seu mosto mesmo com baixas quantidades de sulfuroso < 15ppm. Revela intensos aromas florais/frutados devido à atividade Esterease e ß-glucosidase.

FIG.1 CHARDONNAYMais fruta e menos manteiga:. Ananás, maçã verde, frutos tropicais. . Corresponde muito bem com mais ésteres etílicos.FIG.2 MERLOTMais fruta e suavidade:

INOVAÇÃO

. Frutos pretos, morango, doçura frutada, iogurte.. Corresponde muito bem com mais ésteres etílicos.

VINIFLORA® SPARTA™A estirpe para condições extremas. Em zonas de climas frios os mostos/vinho base tem os seguintes parâmetros:. Baixo pH < 3.2.. Nível de SO2 elevado (> 50ppm).. Baixo nível de nutrientes. (especialmente YAN).. Baixas temperaturas de fermentação (< 18°C).A estirpe para realizar a FML em condições de stress elevadas para oO. Oeni!

FIG.1

FIG.2

Projecto SPARTA™ - A ligação que faltava na gama bactérias Viniflora®

A nossa gama actual de bactérias Viniflora:

Sabor MLF Clássico: Viniflora® Oenos para todos os tipos de vinho, espumantes e brandy, Viniflora® CH16 para tintos e rosés, Viniflora® CH11 e Viniflora® CH35 para vinhos brancos, espumante e brandy.

Nova era sem sabor FML: Viniflora® CiNe para vinhos tintos, brancos, rosé e espumante.

Page 20: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

19

Segurança e garantia de qualidade!A nutrição azotada das leveduras é um ponto-chave na gestão da fermentação alcoólica.Para assegurar uma F.A completa e impedir a ocorrência de desvios organolépticos, é essencial contrariar as deficiências em fatores de crescimento e sobrevivência.

OENOSTIMEste é um ativador da segunda geração. Combina micronutrientes, como vitaminas, minerais, ácidos gordos e esteróis facilmente assimiláveis pelas leveduras diretamente na fase de reidratação, que limita os riscos de fermentação.A utilização de Oenostim permite uma melhor expressão de qualidade das uvas. DOSAGEM: 30 g/hL.

Nutrição Sustentável:1. Reidratação da levedura: Oenostim® Fatores de sobrevivência e crescimento para implantação e cinética fermentativa regular. 2. Implantação e suporte da levedura: Vitactif®, Vitaferment®, Granucel®

NUTRIÇÃO SUSTENTÁVEL

Azoto mineral e tiamina para multiplicação da flora selecionada. Celulose para correção da turbidez (mostos muito clarificados/desencuba precoce tintos).3. Nutrição orgânica da levedura: Optiflore® Aminoácidos essenciais para melhorar o metabolismo e a performance da levedura4. Desintoxicação do meio: Actibiol®, Biofix® Paredes de levedura para desintoxicação do meio/fatores de sobrevivência e suporte.

Page 21: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

20

EFEITO 1: Melhorar o metabolismo da levedura (N orga + aminoácidos, vitaminas, minerais & oligo-elementos) = nutrição “duradoura” da levedura.Vantagens:. Sem excesso de produção de biomassa.. Mantém um estado fisiológico ótimo.

NUTRIÇÃO SUSTENTÁVEL

EFEITO 2: Desintoxicação do meio: absorção de inibidores (ác. gordos de cadeia curta, resíduos fitossanitários).Vantagens:. Mantém a viabilidade celular das leveduras. . Favorece o crescimento bacteriano.

EFEITO 3: Aporte de micro nutrientes indispensáveis para as bactérias (aminoácidos).Vantagens:. Estimula o arranque e desenvolvimento da FML.

TRIPLA AÇÃO OPTIFLORE®

Page 22: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

21

NATUR SOFTÉ uma preparação específica de parede celular de levedura rica em polissacáridos dedicada a vinhos tintos. É um produto 100% natural utilizado na fermentação para aumentar a estabilidade de compostos fenólicos, diminuir a perceção de notas de adstringência, amargor e vegetal, e revelar a fruta e conferir volume de boca. DOSAGEM: 30 g/hL. DOSE MÁXIMA LEGAL: 40 g/hL.

ESTABILIZAÇÃO/CLARIFICAÇÃO GAMA NATUR

POLIMIX NATURÉ uma associação específica de bentonite, PVPP e paredes de leveduras, para o tratamento preventivo ou curativo da oxidação dos mostos e dos vinhos. Polimix Natur melhora a cor, o aroma e o sabor dos vinhos brancos e rosados.DOSAGEM:Tratamento preventivo: 15 a 30 g/hL.Tratamento curativo: até 100 g/hL.DOSE MÁXIMA LEGAL: 160.

ADJUVANTE E2F. Adjuvante líquido de clarificação.. À base de bentonite e alginato. . Adjuvante de tiragem. . Permite otimizar as operações de remuage.. Neutra do ponto de vista organolético.. Forma um depósito compacto e antiaderente e fácil de remover.. As leveduras são envolvidas e não aderem às paredes da garrafa.

Page 23: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

22

AROMA T’N’TA explosão aromática!É uma preparação que associa leveduras inertes ricas em GSH (glutatião) e enzima ß-glicosidase. Para uma valorização aromática de vinhos brancos e rosados, com o desenvolvimento de terpenos e norisoprenóides-C13, protegendo os aromas libertados. Poderá ser usado desde início da FA até durante o estágio. DOSAGEM: 20 a 40 g/hL.VANTAGENS. Identidade varietal muito forte: - Forte expressão aromática. - Forte proteção da tipicidade varietal.. Revelação aromática: - Ação de enzimas ß-glucosidade.. Conservação aromática por açãode G-SH: - Proteção dos aromas. - Controlo da oxidação.. Previne desvios aromáticos.. Vinho mais frutado: - Aumento da produção de aromas varietais.

ESTABILIZAÇÃOAROMÁTICA

AROMA PROTECTA proteção aromática!Este produto é composto por levedura inativa naturalmente rica em aminoácidos sulfurados (cisteína, NAC, glutationa). É um ativador da segunda geração. Ajuda a proteger os aromasdos vinhos brancos e rosés.DOSAGEM: 30 g/hL.VANTAGENS. Muito forte poder redutor (6%).. Protege os aromas: - Forte proteção da tipicidade varietal. - Controlo da oxidação.. Bioproduto rico em ácidos aminados: - Glutationa. - Glicina. - Glicina-cisteína. - Cisteína. - Homo-cisteína.. Aplicação na FA. - Pré-fermentativo – produzir aromas. - 1/3 FA + Optiflore® – otimização fermentativa. - Fim FA (d~1 000) – proteção aromática.

Page 24: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

23

GREENFINE PRESSAssociação de uma proteína de ervilha bentonite cálcica e paredes de levedura particularmente adaptada à colagem de vinhos de prensa, melhorando substancialmente as suas características organolépticas.DOSAGEM: 20 a 100 g/hL.

ESTABILIZAÇÃO/CLARIFICAÇÃO GAMA GREENFINE

GREENFINE WINEAssociação de uma proteína de ervilha particularmente reativa com os taninos mais adstringentes, associada a tanino gálico. É uma alternativa a todas as proteínas de origem animal para

clarificação e melhoramento das propriedades organolépticas de vinhos de guarda.DOSAGEM: 5 a 30 g/hL.

Page 25: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

24

ESTABILIZAÇÃO/CLARIFICAÇÃO

GREENFINE® MUSTPreparação em pó de gelatina vegetal (ervilha) para a clarificação, estabilização e melhoramento das características organolépticas de vinhos brancos, tintos ou rosés. Particularmente eficiente sobre os compostos responsáveis pela oxidação. DOSAGEM: 5 a 20 g/hL.

INTERESSE ENOLÓGICO. Proteína vegetal sem alérgenos.. Muito boa dissolução.. Rapidez de sedimentação.. Excelente compactação de borras.. Eficácia antioxidante.. Elevado poder clarificante.

INTERESSE ORGANOLÉPTICO. Diminuição de oxidação.. Eliminação de quinonas cor.. Eliminação de quinonas ligadasa aromas.. Diminuição de amargor/vegetal.

NEW! GREENFINE® MUST LIQUIDO!. Formulação 10% de proteína de ervilha.. Solução estável.. GFM líquido tem um efeito importante sobre a redução da core da turbidez.. É observada uma melhor eficiência com GFM sob a nova fórmula liquida comparativamente ao produto em pó - melhor hidratação.

Page 26: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

25

ESTABILIZAÇÃO/CLARIFICAÇÃO

NEW! PK SOL MAgente clarificante e estabilizante.. À base de derivados de quitina proveniente de uma estirpe específica de Aspergillus Niger Sp.. PVPP.. Cola de peixe.. Protege a cor, o aroma e reduz amargor.

INTERESSE ENOLÓGICO. Descoloração de mostos brancos oxidados.. Ação protetora do PVPP sobre monómeros.. Rápido e eficaz nas frações polifenól e oxidável.. Ação protectora do quitosano sobre polifenóis facilmente oxidáveis: - Elevada afinidade com flavnoides. - Reduzem o escurecimento do vinho. - Reduzem a formação de taninos-proteínas.. Cola de peixe: - Promove a floculação e a rápida sedimentação ou flotação.

NEW! PK SOL M4Agente clarificante e estabilizante.. À base de derivados de quitina proveniente de uma estirpe específica de Aspergillus Niger Sp.. Proteína vegetal.. Sílica.

ANTI-REDOX REDEliminação de aroma e sabor reduzidos.. Afinamento organolético.. Paredes de levedura com cobre: - Elimina H25.. Tanino específico para eliminação mercaptanos.

ANTI-REDOX WHITEEliminação de aroma e sabor reduzidos.. Afinamento organolético.. Paredes de levedura com cobre: - Elimina H25.. Tanino específico para eliminação mercaptanos.. PVPP.

Page 27: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

26

TANINOS DE VINIFICAÇÃO

Taninos de dissolução instantânea.Os taninos em enologia são de suma importância protegendo os vinhos da oxidação e preservando as suas características.

SOFTAN VTaninos naturais ligados a polissacáridos vegetais. Destina-se à estabilização da cor criando ligações estáveis com as antocianas.DOSAGEM: 10 a 60 g/hL.

TANINOS DE VINIFICAÇÃOPRO TANIN R

NEW! FERMENTAN BERRY®

Tanino para fermentação de vinho tinto e rosados realçando notas de frutos vermelhos, com uma forteação na estabilização da cor.

Mistura de taninos condensados extraídos de cerejeira.. Interesse enológico: - Aumenta o sabor frutado de mostos tintos e rosés. - Forte ação de estabilização da cor. - Previne oxidação dos aromas primários.DOSAGEM:. Mosto rosé: 2 a 15 g/hL.. Mosto tinto: 5 a 20 g/hL.

NEW! FERMENTAN LEMON®

Mistura de taninos enológicos para vinhos brancos e rosados, que aumenta o aroma frutado e a proteção antioxidante do mosto.

Mistura de taninos condensados extraídos de limoeiro e taninos gálicos extraído de carvalho.. Interesse enológico: - Aumenta o aroma frutado de mostos brancos e rosés. - Proteção antioxidante.DOSAGEM:. Mosto branco: 2 a 20 g/hL. . Mosto rosé: 5 a 20 g/hL.

Page 28: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

27

SOFTAN FINAL TOUCHTanino de carvalho associado a polissacáridos, destinado à utilização durante o estágio. Confere aos vinhos tintos, brancos ou rosados estrutura, redondez e complexidade aromática.DOSAGEM:. Vinho tinto: 5 a 20 g/hL.. Vinho branco/ rosado: 2 a 10 g/hL.. Vinho tinto com defeito: 20 a 60 g/hL

TANINOS DE ESTÁGIO

GAMA OPERAOPERA NO-REDUCTION Tanino de carvalho não tostado.. Capaz de quelar mercaptamos e retirar notas de redução.. Aumenta a estrutura.. Pode ser usado em colagem.. Para tintos brancos e rosados.DOSAGEM: 0.5 a 20 g/hL.

OPERA NO-GREEN Tanino extraído de madeira exótica.. Capaz de cobrir e reduzir a sensação de vegetal.. Aumenta a doçura.. Pode ser usado em colagem.. Para tintos, brancos e rosados.DOSAGEM: 1 a 20 g/hL.

OPERA FRUITY Tanino de cerejeira.. Aumenta as notas de frutos vermelhos.. Aumenta a doçura em boca.. Pode ser usado em colagem.. Para tintos e rosados.DOSAGEM: 1 a 20 g/hL..

OPERA REFRESH Mistura de taninos condensados.. Aumenta as notas balsâmicas.. Aumenta a frescura, “dá vida” a vinhos velhos e oxidados.. Pode ser usado em colagem e antes do engarrafamento.. Principalmente para vinhos brancos, e em tintos e rosados.DOSAGEM: 1 a 20 g/hL.

Page 29: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

28

OENOBOIS OAK INSIDEEsferas de carvalho para utilização em vinhos brancos, rosados e tintos durante as fermentações ou em estágio. Madeira originária de florestas francesas (carvalho francês) e dos EUA (carvalho americano). Estas florestas são cultivadas naturalmente, sem produtos de tratamento. As madeiras são armazenadas 24 meses ao ar livre, antes da sua transformação, não sendo utilizado qualquer produto químico ao longo das diferentes etapas. A madeira é transformada em esferas e depois tostada num forno de convecção.

OENOBOIS STICKProduto único criado e desenvolvido em 2007, com o objetivo de imitar o efeito da barrica. Devido à sua forma única, permite a extração progressiva de compostos aromáticos e de elagitaninos.

OENOBOIS STICK HIGHLIGHT:. Extração progressiva.. Vinhos de estágio tradicional. . Fruta madura e complexidade. . Estrutura e suavidade. . Vinhos brancos de estágio.. Vinhos tintos.

APARAS OENOBOISUm know-how único.Para alcançar os produtos finais desta marca toda a madeira de carvalho é selecionada rigorosamente e adquirida diretamente aos produtores de Carvalho. Existe um diário de produção rigoroso de forma a controlar a qualidade e rastreabilidade até à parcela de floresta. A transformação e torrefação do carvalho faz-se em fábrica própria, não existindo qualquer intermediário.

MADEIRAS

Page 30: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

29

GAMA OENOBLENDVinho Branco e Rosé: 0.5 a 2 g/LVinho Tinto: 1 a 4 g/L

OENOBLEND® CHICEspeciarias estrutura e redondez.

OENOBLEND® FUNFrutado sucrosidade e redondez.

OENOBLEND® PURE. Extração rápida.. Vinhos de rotação rápida. . Fruta pura e crocante. . Suavidade.. Vinhos brancos e rosados. . Vinhos tintos frescos.

NEWMADEIRAS

OENOBOIS 3DDelicadeza dos perfis.

Densidade da matéria.Diminuição do tempo de estágio.

Page 31: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

30

COLAGEM

Page 32: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

31

REGULADORES pH

PURAC VINSolução concentrada (88%) de ácido láctico. A utilização de Purac Vin nos vinhos evita formação de precipitados devido à sua elevada solubilidade, representa uma maior estabilidade contra ataques microbianos passíveis de provocar alterações nos vinhos, e proporciona uma maior suavidade e persistência no paladar. O Purac Vin contribui para a estabilidade química do vinho, e o teor em ácido láctico não diminui após estabilização pelo frio, não precipitando por causa das combi-nações iónicas. O nível de potássio não aumenta quando se adiciona Purac Vin. DOSAGEM: 1 g/L de ácido tartárico equivale a 1.4 mL/L de Purac Vin.

ÁCIDO TARTÁRICOAcidificação química de mostos e vinhos. 1 g/L ácido tartárico aumenta a acidez total titulável, expressa em ácido tartárico, em 1 g/L.A adição de ácido tartárico não pode fazer aumentar a acidez total inicial mais do que 4 g/L expressos em ácido tartárico.

BICARBONATO DE POTÁSSIODesacidificação química de mostos e vinhos 1 g/L KHCO3 reduz a acidez total titulável, expressa em ácido tartárico, em 1.5 g/L.

ÁCIDO ASCÓRBICO - VITAMINA CAção antioxidante, fixa rapidamente o oxigénio dissolvido no meio líquido, podendo impedir, por exemplo, a oxidação do ferro e, por consequência, a casse férrica. Influência de modo positivo o aroma e o gosto do vinho. DOSAGEM: 50 a 100 mg/L.

ÁCIDO CÍTRICOAcidificação química de mostos e vinhos. Solubiliza o ferro instável pela formação do citrato de ferro solúvel (este ácido reserva-se para vinhos com pouca tendência para a casse férrica, teor em ferro <15 ppm, onde um tratamento com 20 a 30 g/hL é muitas vezes suficiente).Teor final máximo em vinho: 1 g/L.

ÁCIDO MÁLICOAcidificação química de mostos e vinhos. A adição de ácido málico não pode fazer aumentar a acidez total inicial mais do que 4 g/L expressos em ácido tartárico.

CONSERVAÇÃO

PENNY FUSTYPastilha flutuante impregnada de cera puríssima com 17% de alil isocianato.DOSAGEM: 1 pastilha para volumes até 10 000 L de 15 em 15 dias.

PENNY VASHEPastilha flutuante impregnada de cera puríssima com 20% de alil isocianato.DOSAGEM: 1 pastilha para volumes até 50 000 L de 15 em 15 dias.

Page 33: Catalogo vindima 2015

CATÁLOGO DE ENOLOGIA | VINDIMA

32

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

CONSERVAÇÃO

ST AROMProduto à base de metabissulfito de potássio, ácido ascórbico e tanino gálico. Apresenta as ações típicas do sulfuroso, combinadas com a ação antioxidante do ácido ascórbico; O reduzidíssimo potencial redox evita fortemente a oxidação dos compostos da uva, compostos terpénicos incluídos. DOSAGEM: 20 g/100 Kg adicionam:. 5 g/hL de SO2;. 10 g/hL de ácido ascórbico.. 2 g/hL de tanino gálico.

SOLUÇÃO STERILIS 15Solução de bissulfito de potássio a 15% ([SO2 total] = 150 g/L). Ação antioxidante, ação antioxidásica, ação antimicrobiana; ação solubilizante, ação clarificante.

SOLUÇÃO SULFUROSA 6Solução de anidrido sulfuroso a 6% ([SO2 total] = 60 g/L). Ação antioxi-dante, ação antioxidásica, ação anti-microbiana; ação solubilizante, ação clarificante.

COEFF 2 / COEFF 5Pastilhas efervescentes (brancas, sólidas e inodoras) de metabissulfito de potássio:. Uma pastilha de COEF 2 liberta 20 mg/L SO2 total.. Uma pastilha de COEF 5 liberta 50 mg/L SO2 total.

FERMENTICIDE VINOGALLICINEMetabissulfito de potássio alcalino (92%) e tanino gálico. Ações típicas do sulfuroso, sendo que a sua ação an-tioxidásica sobre a polifenoloxidase la-case é mais efetiva devido à presença de galotaninos; O conteúdo em tanino gálico previne possíveis problemas de sulfídrico; 10 g/hL adicionam:. 4.6 g/hL de SO2 puro.. 1.6 g/hL de tanino gálico.A sua aplicação antes do engarrafa-mento permite alargar a juventude dos vinhos em garrafa.

ANIDRIDO SULFUROSO GASOSOAção antioxidante, ação antioxidásica, ação antimicrobiana; ação solubilizan-te, ação clarificante.

SORBENOLO sorbato de potássio é um conser-vante utilizado para vinhos adamados. A sua ação fungiástica previne possí-veis refermentações em garrafa. Deve ser aplicado antes do engarrafamento ao vinho com um teor de sulfuroso livre de 40 ppm.DOSAGEM MÁXIMA LEGAL: 20 g/hL.

METABISSULFITO DE POTÁSSIOProduto a 100%. Ação antioxidante, ação antioxidásica, ação antimicrobiana; ação solubilizante, ação clarificante.

Page 34: Catalogo vindima 2015

ÂNGELO COIMBRA & CA., LDA.

33

PONTO DE INFORMAÇÃO: A nova regulamentação europeia de vinificação BIO - Adoção do regulamento sobre a vinificação bio de 8 de fevereiro de 2012. Para a lista completa e condições de aplicação de todos os produtos e práticas enológicas, referem-se ao regulamento (EU) Nº203/2012 da comissão de 8 março de 2012. As gomas arábicas, albumina de ovo, gelatinas alimentares são autorizadas pelo regulamento. Estes produtos estão disponíveis no mercado.

AUTORIZADOS

Page 35: Catalogo vindima 2015