Catástrofes naturais

16
Trabalho realizado por: Nelson Silva nº 13 Tânia Bastos nº 15 CATÁSTROFES NATURAIS

description

Este trabalho foi feito no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa.

Transcript of Catástrofes naturais

Page 1: Catástrofes naturais

Trabalho realizado por:Nelson Silva nº 13Tânia Bastos nº 15

CATÁSTROFES NATURAIS

Page 2: Catástrofes naturais

O QUE É UMA CATÁSTROFE NATURAL?

São acontecimentos de origem natural, que são muitas vezes imprevisíveis que provocam vítimas

e danos materiais. Estas catástrofes naturais afetam gravemente a segurança das pessoas, as

suas condições de vida e a estrutura socioeconómica de um país. Isto tudo é devido a processos de rutura entre o ambiente natural e o

sistema social.

Page 3: Catástrofes naturais

TIPOS DE CATÁSTROFES NATURAIS

Tsunamis; Vulcões; Erupções Vulcânicas Terramoto ou sismos; Tempestades; Furação ou Tufão Ciclones; Tornados; Cheias; Secas; Avalanches; Fogos Florestais.

Page 4: Catástrofes naturais

TSUNAMISSão um resultado dos sismos. Estes Tsunamis não tem origem no vento, mas sim na atividade sísmica submarina. São provocados por abalos de terra e por erupções vulcânicas.

Page 5: Catástrofes naturais

VULCÕESÉ uma abertura da crosta terreste pela qual projetam gases, material elástico e magma que vem dentro da terra. Ocorre tanto nas regiões continentais como nas submarinas.

Page 6: Catástrofes naturais

ERUPÇÕES VULCÂNICAS

São uma das manifestações mais grandiosas e espetaculares da crosta terreste. São a emissão de materiais do interior da terra, no estado líquido e em fogo. Estas erupções tem lugar perto do mar.

Page 7: Catástrofes naturais

TERRAMOTO OU SISMO

É o fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da terra, é resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas da atividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da terra, principalmente o metano. O movimento é causado pela libertação rápida de energia na forma de ondas sísmicas.

Page 8: Catástrofes naturais

TEMPESTADES

Tempestades tropicais- o vento mais violento ocorre sempre nestas tempestades. Desenvolve-se sobre o mar, mas podem ser levados para a terra. São frequentes em 3 regiões do mundo: Mar das Caraíbas, parte sul do oceano indico e Atlântico norte.

Page 9: Catástrofes naturais

FURACÃO OU TUFÃO

É um fenómeno muito devastador embora tenha intensidades diferentes, também assume em diferentes lugares do Mundo o nome de:

Tempestade;

Ciclone Tropical.

Page 10: Catástrofes naturais

CICLONES

Os ciclones ou depressões são áreas de pressão baixa em torna das quais o vento sopra no sentido contrário dos ponteiros do rélogio no hemisfério Norte e no sentido do movimento dos ponteiros do rélogio no hemisfério Sul. Este tipo de depressões pode atingir alguns milhares de quilómetros de diâmetro e serem tão profundas quanto a troposfera (é a camada mais baixa da atmosfera com cerca de 10 Km de espessura. Este fenómeno apresenta uma circulação ciclónica dai a origem do nome.

Page 11: Catástrofes naturais

TORNADO

Consiste numa violenta coluna de ar, móvel e rotativa que pode ou não entrar em contacto com o solo. A palavra tornado é de origem castelhana e pretende transmitir a noção de movimentos circulares em torno o que caracteriza o movimento do ar neste fenómeno.

Page 12: Catástrofes naturais

CHEIAS

São fenómenos naturais tempórarios, provocados por percipitações moderadas e permanentes. Este escesso de percipitação faz aumentar o caudal dos cursos de água, o que origina uma inundação das margens.

Page 13: Catástrofes naturais

SECAS

É um fenómeno climático causado pela insuficiência de chuva numa determinada região e por um período de tempo muito grande. Este fenómeno provoca muitos desequilíbrios.

Page 14: Catástrofes naturais

AVALANCHES

Nas regiões montanhosas com glaciares ou neve é muito frequente que ocorram avalanches, que são provocadas por deslocamentos de grandes massas de neve e gelo e que se desprendem de uma zona alta e descem para os locais mais baixos. Arrasta consigo tudo o que esteja no seu caminho como por exemplo: vegetação, material rochoso, casas, etc.

Page 15: Catástrofes naturais

FOGOS FLORESTAIS

Podem ser provocados por fenómenos naturais com por exmplo: trovoadas ou por humanos. Os impactos dos fogos florestais são muito elevados tanto a nível ambiental: destruição de ecossistemas , com económico: destruição de casas e fábricas, entre outros.

Page 16: Catástrofes naturais

Fim