Catástrofes naturais

13
CATÁSTROFES NATURAIS Trabalho realizado por: João Paulo Nº15

description

trabalho de aluno joão paulo

Transcript of Catástrofes naturais

CATÁSTROFES NATURAIS

Trabalho realizado por: João Paulo Nº15

Catástrofes naturais

Acontecimentos súbitos de origem natural, muitas vezes imprevisíveis, provocam vítimas e danos materiais avultados. As catástrofes naturais afetam gravemente a segurança das pessoas, as condições de vida das populações e a estrutura socioeconómica de um país, devido a processos de rutura entre o ambiente natural e o sistema social.Durante muitos séculos, as causas das catástrofes limitaram-se a ser exclusivamente fenómenos de origem natural (sismos, erupção de vulcões, furacões, cheias), mas a intervenção humana e a evolução tecnológica provocaram o aumento da frequência de acontecimentos catastróficos súbitos e não planeados.

Exemplos de catástrofes naturais com maior n.º de vítimas (valores aproximados):

Afundamentoe Terramotos

Eventos causados pela acomodação natural do terreno. Essa acomodação pode causar pequenos tremores de terra, afundamento do solo e, caso existam edificações sobre o local, podem ocasionar o colapso das estruturas.

Ciclones, furacões ou tufões

Ciclone, furacão ou tufão, são diferentes denominações para um mesmo fenômeno: trata-se de uma região de baixa pressão atmosférica, onde o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. Por isso, tempo chuvoso e nublado, chuva e vento forte estão sempre associados a esses centros de baixas pressões.

Ciclones, furacões ou tufões

O furacão Katrina em 2005. Katrina foi o ciclone tropical que provocou os maiores danos e prejuízos econômicos da história

O tufão Tip em 1979. O maior e mais intenso ciclone tropical já registrado

Deslizamento ou escorregamento de terra

Um deslizamento ou escorregamento de terra é um fenômeno de ordem geológica e climatológica que inclui um largo espectro de movimentos do solo, tais como quedas de rochas, falência de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos.

Inundações

Uma inundação pode ser o resultado de uma chuva que não foi suficientemente absorvida pelo solo e outras formas de escoamento, causando transbordamentos. Também pode ser provocada de forma induzida pelo homem através da construção de barragens e pela abertura ou rompimento de comportas de represas.

As inundações podem também ocorrer em função do derretimento da neve acumulada durante o inverno em locais com invernos frios e húmidos, tais como regiões montanhosas.

Tornados

Um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície da Terra como com uma nuvem ou, excecionalmente, com a base de uma nuvem , Sendo um dos fenômenos atmosféricos mais intensos que se conhece, os tornados se apresentam sob várias formas e tamanhos, mas geralmente possuem um formato, cuja extremidade mais fina toca o solo e normalmente está rodeada por uma nuvem de pó e outras partículas. A maioria dos tornados conta com ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 quilômetros por hora, mede aproximadamente 75 metros de altura e translada-se por vários metros, senão quilômetros, antes de desaparecer. Os mais extremos podem ter ventos com velocidades superiores à 480 km/h, medir até 1,5 km de altura e permanecer no solo, percorrendo mais de 100 km de distância.

Tornado atingindo o estado americano de Illinois.

Vulcões

Os vulcões costumam encontrar-se em áreas geográficas que coincidem com aquelas onde se dá uma maior frequência de terramotos, ou seja, onde a catividade interna é mais elevada.

O comportamento dos vulcões depende dos materiais que formam o magma e do tipo de material da crosta terrestre. Quando há uma erupção, isto é, uma saída de grandes quantidades de materiais (fumos, cinzas, bombas, etc.) pela cratera do vulcão, esta produzira alguns efeitos ou outros.

FIM