Catedral em Notícias 2ª edição

4
Medalha de Nossa Senhora Tel: (92) 3234-7821 Endereço: Praça Osvaldo Cruz, s/n, Centro Manaus - Amazonas www.catedralnsconceicao.org [email protected] www.facebook.com/catedraldemanaus Catedral em No ícias Ed. 02 - Jan/Fev14 Testemunho Vocacional O testemunho de um jovem da nossa comunidade que aceitou o chamado de Deus 03 Anos de Dedi- cação na Catedral “A gratidão de quem recebe um benefício é bem menor que o praz- er daquele de quem o faz” (Machado de Assis) Nossos Sincesos Agradecimentos Um abraço apertado para nos- sa nossa Agente de Pastoral que se despede da comuni- dade.

description

 

Transcript of Catedral em Notícias 2ª edição

Page 1: Catedral em Notícias 2ª edição

Medalha de Nossa Senhora

Tel: (92) 3234-7821

Endereço: Praça Osvaldo Cruz, s/n, Centro

Manaus - Amazonas

www.catedralnsconceicao.org

[email protected]

www.facebook.com/catedraldemanaus

Catedral em No íciasEd. 02 - Jan/Fev14

Testemunho Vocacional

O testemunho de um jovem da nossa comunidade que aceitou o chamado de Deus

03 Anos de Dedi-cação na Catedral

“A gratidão de quem recebe um benefício é bem menor que o praz-er daquele de quem o faz” (Machado de Assis)

Nossos Sincesos Agradecimentos

Um abraço apertado para nos-sa nossa Agente de Pastoral que se despede da comuni-dade.

Page 2: Catedral em Notícias 2ª edição

A abertura da semana missionária em Manaus aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Conceição na terça-feira (16/07), que trouxe peregrinos de vários países como Ar-gentina, Etiópia, Espanha, Malásia, México, Polônia, e Vietnã.

Os peregrinos entraram em procissão no inicio da celebração com bandeira de seus respectivos países. Junto com os visitantes entrou também a réplica da cruz peregrina, trazida por jovens brasileiros.

A missa foi uma celebração conjunta do arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani juntamente com padres de outros países. O objetivo da semana missionária era prepa-rar a todos os peregrinos que iriam se encontrar com o papa. Todos absorveram bem o espirito da J.M.J..

Todos procuram unir os povos para interagir num só objetivo: evangelizar quem pre-cisa, tocar no fundo dos seus corações e introduzir assim uma nova linguagem: a da não violência, do não apego e principalmente do amor ao próximo.

Dina - Pascom

Pág 02

EDITORIALEd. 02 - Jan/Fev14

generosidade e coragem, uma atitude de escuta. Escutá-lo no cotidiano de nossas vidas, com seus obstáculos e desafios, e deixar-se conduzir pelos meios e pessoas que Ele nos indica. Há 03 anos, o Senhor me chamou para assumir um serviço de grande responsabilidade em sua messe: ser páro-co da Catedral Metropolitana de Manaus. Atendendo a um pe-dido do Arcebispo e do Conselho Presbiteral, deixei a queri-da paróquia de São Francisco de Assis (no bairro de mesmo nome) e com alegria e com temor coloquei-me à disposição da Igreja, afinal de contas sou padre diocesano! E como pres-bítero, acredito que Deus revela-se deste modo, sempre nos desafiando, nos convidando a segui-Lo, nos consolando nas horas difíceis, nos reerguendo nas quedas, nos fortalecendo na fé e na esperança. A verdade que se revela é que em todas as ocasiões que obedecemos a este chamado, podemos experimentar mui-tas alegrias, realizações, vitórias. A Obra é do Senhor e somos apenas seus servidores. Servos inúteis. Inúteis e infinitamente amados por Cristo. Ama-nos tanto ao ponto de nos convidar a sermos seus discípulos. E o discípulo sabe que o Mestre estará sempre ao seu lado, sempre lhe ensinando e lhe ajudando a vencer desafios. No início deste novo ano, irei vivenciar uma nova etapa em minha vida presbiteral, pois retornarei à Equipe dos Formadores do Seminário São José (situado na Maromba, bairro da Chapada). No período de 1998 a 2010, pude colabo-rar na formação dos futuros padres para a Igreja na Amazônia, além de fazer parte da coordenação do Serviço de Animação Vocacional (SAV). Foi um tempo de crescimento e aprendizado em todos os sentidos. A consciência das minhas fragilidades e imperfeições não me impede em dizer SIM, pois “sei em quem pus a minha confiança” (2Tm 1,12). Agradeço imensamente a todos que estiveram ao meu lado nestes últimos anos. Louvo ao Senhor por todos os cris-tãos leigos e leigas que encontrei nesta jornada, em particular todos os agentes de pastoral que testemunharam, com dedi-cação e entusiasmo, o amor à Igreja. Exalto a fé do povo sim-ples e humilde que frequenta a Igreja da Matriz, demonstrando que a devoção a Nossa Senhora da Conceição faz parte da história da nossa cidade e que merece todo o respeito e recon-hecimento de nossa parte. Rezo para que o nosso querido Pa-dre Charles Cunha, seja amado e acolhido da mesma forma que fui nesta breve passagem na Catedral de Manaus.

Pe. José Albuquerque

“A gratidão de quem recebe um benefício é bem menor que o prazer daquele de quem o faz” (Machado de Assis) A experiência da vida en-sinou-me que se quisermos conhecer a vontade de Deus será necessário assumir, com

O integrante do grupo de liturgia Bruno Bandeira falou sobre o projeto da Catedral de Nossa Sen-hora da Conceição que visa ensinar crianças a tocar violão: “Eu vejo o aprendizado do instru-mento como uma coisa positiva e uma terapia também[...]”. O projeto já tem 1 ano de vida, é totalmente gratuito e é voltado para crianças a partir de 12 anos (é necessário que tragam vi-olão). Tem como objetivo maior trazer os alunos para o convívio da liturgia nas celebrações. As aulas são ministradas na manhã pelo professor Bruno no horário de 10:00 às 11:00 e a tarde pelo professor Jânio Amaral no horário de 16:00 as 17:00 durante os sábados. As inscrições para quem estiver interessado podem ser feitas na secretaria da paróquia deixando somente o contato.

Aulas de Violão

Fieis Celebram Nossa Senhora da Conceição

A procissão em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, realizada no dia 08 de dezem-bro de 2013, reuniu mais de 100 mil devotos. O Arcebispo de Manaus, D. Sergio falou sobre suas impressões acerca da procissão: “Eu te- nho duas grandes impressões: a primeira é que a Igreja está viva! [...]Depois, a confirmação que a igreja é uma igreja mariana. Uma igreja que tem devoção à Nossa Senhora, e onde ela ocu-pa um lugar especial por causa do seu papel no Evangelho e na historia da Salvação.” Tam-bém deixou uma mensagem a todos os jovens da arquidiocese: “A devoção por Nossa Senhora é uma devoção muito comprometedora. Quan-do somos devotos de Maria não é só de ir, só de rezar, interceder, mas é um compromisso de vida, de imitar Maria, viver como ela viveu, deix-ar que os valores que ela viveu se tornem nos-sos valores. deixar-se evangelizar por Maria, a estrela da evangelização.”

Page 3: Catedral em Notícias 2ª edição

Ed. 02 - Jan/Fev14

Pág 03

Juventude e Vocação

sua primeira catequista, ensinou-o a seguir os caminhos de Deus. Em 25 de Julho de 2010, recebeu o Sacramento do Crisma pelas mãos de Dom Luiz Soares Viera, na Cat-edral Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e percebeu o chamado de Deus para doar sua vida, como sacerdote mas o medo impediu. Desde aí atuou como agente de pas-toral por mais de 3 anos, até dizer “Sim” ao chamado que havia sido dado. Sempre com o intuito de conhecer melhor a Deus, procurou saber sobre as vocações compatíveis com o seu carisma. Hoje, o irmão de comunidade faz a vontade de Deus, sendo residente do Seminário Redentorista Copiosa Redenção, onde faz forte aprofundamento na sua Fé e a viv-er em comunidade.

DESTAQUES DO MÊSConfraternização dos

AgentesNo dia 13 de dezembro de 2013, a catedral metropo lita-na de manaus realizou uma confraternização entre seus agentes de pastorais e funcionários, coordenada pelo Padre José Albuquerque. Na ocasião foram apresentados os fun-cionários da igreja, que são apoio para todas as pastorais e manutenção do prédio. O pároco expressou a gratidão aos agentes que ele classificou como “pedras vivas” e ressaltou que sem a doação de todos 2013 não teria sido tão pro-dutivo. O evento foi marcado pela simplicidade e pelo real significado do natal. Foi exibida a retrospectiva dos eventos de 2013, sorteio de brindes seguido do jantar de confrater-nização. Josefa Souza -

Adriano Zeferino Ramos nasceu em 05 de julho de 1994. Filho único, criado em uma família católica fervorosa, sua mãe sendo

A Igreja Católica celebrou no último dia 05 de janeiro a Festa da Epifania do Senhor, conhe-cida também como Festa de Reis. A peregrinação dos três magos do Oriente até o encontro com o Messias, que acabara de nascer, foi mais uma vez relembrada e nos trouxe alguns questiona-mentos: O que queriam aqueles magos? O que almejavam aqueles três homens guiados por uma estrela? Os magos do Oriente nos mostram que é preciso deixar para trás tudo aquilo que é engano-so e ilusório. Eles buscavam uma direção que vai muito além da apresentação de um caminho liter-al, mas espiritual. Para os magos, a estrela rep-resentava uma esperança, que nos rege até hoje, entretanto para alguns como o rei Herodes que cultivava a maldade em seu coração, aquele sinal representava uma ameaça para a sua vaidade. Quando viram o Menino Jesus deitado, numa manjedoura, os magos prostraram-se diante D’Ele e o adoraram, ou seja, todo o conhecimen-to científico deles, naquele momento, encontrou seu sentido pleno no ato de adoração ao Messias. Adorar significa reconhecer a grandeza de Deus e a nossa pequenez. Por isso, nós precisamos ser adoradores somente do Senhor e reconhecer que Ele é o centro de nossas vidas. Adorado, glorificado e exaltado seja o Sen-hor nosso Deus! Adorado seja o Menino Jesus! Aquele que nasceu para ser o nosso Salvador! O Salvador de toda humanidade.

Davison Santos - Pascom

Epifania do Senhor

Page 4: Catedral em Notícias 2ª edição

CONHEÇA NOSSAS PASTORAIS

Domingo: 07:30 - 10:00 - 18:00 - Santa MissaSegunda-feira: 18:00 - Ofício DivinoTerça-feira: 12:00 - Santa Missa 15:00 - Terço da Divina Misericórdia 17:30 - Novena de Nossa Senhora 18:00 - Santa MissaQuarta-feira: 12:00 - Santa Missa 18:00 - Santa Missa (Comunidade Hallel)

Expediente:Editor: Ana CristhinaRepórteres: Davison Santos Josefa Souza (Josy)Revisores: Bruno Bandeira e Sidnéia Lira

Pároco: Pe. José AlbuquerqueFotografos: Francisco Amaral Neto Dina Benitah Sheysiane Oliveira

SEJA BEM VINDO PADRE CHARLES CUNHA!

Pastoral do Dízimo

Ed. 02 - Jan/Fev14

A Pastoral do Dízimo tem como objetivo convencer e converter os fiéis para a importância de devolver um pouco de tudo o que Deus nos dá para ser usado na construção e manutenção do seu Reino. “O Dízimo tem que nascer primeiro no coração e na mente; só depois nasce no bolso”. O dízimo é usado para diversas finalidades, tais como: 10% é en-viado a Arquidiocese de Manaus para que ela prossiga com seus proje-tos nas demais áreas em que atua; também é usado para a manutenção do prédio da Catedral e seus custos (como água, luz, pagamentos de funcionários, limpeza); para fins sociais (ajuda a pessoas carentes com doação de cesta básicas, despacha receitas médicas e outros atendi-mentos quando se fazem necessários). Em suma, a Pastoral do Dízimoé o carro chefe de todas as pastorais, pois financia suas despesas e necessidades. A Pastoral do Dízimo tem como meta implantar a Pastoral do Dízimo Mirim com as crianças da Catequese, cujo objetivo é ensiná-las o valor da partilha, o valor de ser grato (a) a Deus por tudo o que recebem e assim torna-se-ão cristãos conscientes e cumpridores de seus direitos e deveres para com a igreja. A Pastoral conta com uma equipe responsável e cuidadosa, que não mede esforços para que a pastoral seja organizada e creditada pela comunidade. Atualmente, contem apenas oito integrantes trabalhando na pastoral, contam também com o Frei Sebastião que é o assessor do Dízimo no Setor 1. DESPEDIDA Um abraço apertado para nossos agentes Sidneia Lira (coordenadora da Pastoral do Dízimo) e ao Raimun-do Lira (Da Irmandade do Santíssimo Sacramento) que se despedem de nossa comunidade.

É com grande alegria acolhemos o nosso novo pároco PADRE CHARLES CUNHA!!!

Agradecemos ao Senhor por vos colocar à frente da Catedral Metropolitana de Manaus, e continuar a anunciar a

Boa Nova do Evangelho.Bem vindo!!! Nossa Senhora da Conceição, o abençõe e o proteja nesta nova missão.

Quinta-feira: 12:00 - Santa Missa 18:00 - Adoração ao Santíssimo SacramentoSexta-feira: 12:00 - Oficio Divino (Hora Média) 17:30 - Hora Santa Vocacional 18:00 - Santa MissaSabado: 18:00 - Ofício da Imaculada Conceição 18:30 - Santa Missa (Liturgia Dominical)

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES