Causas de amnésia Diagnóstico e tratamento

3
Diagnóstico e Tratamento O diagnóstico normalmente é necessário se existiram traumas ou enfermidades na região do cérebro recentemente e, caso tenha ocorrido, é recomendável consultar um médico para diagnosticar a doença; o tratamento depende da causa e do tipo de amnésia , geralmente sendo tratamentos que auxiliem o paciente a lidar os distúrbios na memória. A amnésia global transitória pode ser apenas temporárias não havendo seqüelas ou perda permanente de memória, mas outros tipos de amnésia (causadas por graves traumas cerebrais e etc.), podem ser permanentes. Prevenção A prevenção da amnésia é, basicamente, evitar traumas na região do cérebro. Algumas dicas para prevenção da amnésia : Usar capacete ao andar de moto, usar cinto de segurança ao dirigir automóveis (evitando traumas físicos) Evitar beber bebidas alcoólicas e não usar drogas Tratar rapidamente enfermidades cerebrais para amenizar danos. Antes e Depois: Amnésia Retrógrada e Amnésia Anterógrada Pode ser difícil reconhecer as causas e os efeitos da amnésia . Para uma pessoa, ela pode apagar alguns minutos de memória. Para outra, uma vida inteira pode desaparecer. Dessa forma, além de definir a amnésia pela causa – lesão cerebral ou trauma psicológico – os médicos caracterizam a amnésia pelo tipo das memórias perdidas.

Transcript of Causas de amnésia Diagnóstico e tratamento

Page 1: Causas de amnésia Diagnóstico e tratamento

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico normalmente é necessário se existiram traumas ou enfermidadesna região do cérebro recentemente e, caso tenha ocorrido, é recomendável consultarum médico para diagnosticar a doença; o tratamento depende da causa e do tipode amnésia, geralmente sendo tratamentos que auxiliem o paciente a lidar osdistúrbios na memória. A amnésia global transitória pode ser apenas temporáriasnão havendo seqüelas ou perda permanente de memória, mas outros tipos de amnésia(causadas por graves traumas cerebrais e etc.), podem ser permanentes.

Prevenção

A prevenção da amnésia é, basicamente, evitar traumas na região do cérebro.

Algumas dicas para prevenção da amnésia:

Usar capacete ao andar de moto, usar cinto de segurança ao dirigir automóveis(evitando traumas físicos)

Evitar beber bebidas alcoólicas e não usar drogas

Tratar rapidamente enfermidades cerebrais para amenizar danos.

Antes e Depois: Amnésia Retrógrada e Amnésia Anterógrada

Pode ser difícil reconhecer as causas e os efeitos da amnésia. Para umapessoa, ela pode apagar alguns minutos de memória. Para outra, uma vida inteirapode desaparecer. Dessa forma, além de definir a amnésia pela causa – lesãocerebral ou trauma psicológico – os médicos caracterizam a amnésia pelo tipodas memórias perdidas.

A Amnésia Retrógrada é a incapacidade de se lembrar do passado. A AmnésiaAnterógrada é a perda da habilidade de criar novas memórias e absorver novasinformações.

A amnésia anterógrada, a mais comum das duas, está associada à lesão nohipocampo. Com ela, não é possível transformar novas informações sensitivasem memórias de longo prazo. Por exemplo, a perda de consciência induzida peloálcool é um tipo de amnésia anterógrada neurológica. O excesso de álcool impedeque as vias neurais no cérebro formem novas memórias enquanto estão intoxicadas.As pessoas que sofrem de perda de consciência podem falar e interagir normalmente,mas na manhã seguinte não se lembrarão de nada.

A amnésia retrógrada ataca primeiro as memórias mais recentes. Quanto maisgrave o caso, maior a extensão da perda de memória. Esse padrão de destruiçãodas memórias mais novas antes das antigas é chamado de lei de Ribot. Issoacontece porque as vias neurais das memórias mais novas não são tão fortesquanto as mais antigas, fortalecidas por anos de recuperação.

Page 2: Causas de amnésia Diagnóstico e tratamento

A amnésia retrógrada geralmente segue uma lesão nas áreas do cérebro alémdo hipocampo, pois as memórias de longo prazo são armazenadas nas sinapsesde diferentes regiões cerebrais.

Por exemplo, a lesão na área de Broca, que armazena as informações da linguagem,provavelmente causaria perda de memória relacionada à linguagem.

Com as amnésias retrógrada e anterógrada, é importante entender que a memóriadas pessoas que normalmente é perdida é a memória explícita, ou episódica.Os pacientes com amnésia mantêm sua personalidade e identidade, além de suamemória implícita, ou processual. Isso porque sua coordenação motora e suasmemórias físicas instintivas – como andar de bicicleta – são armazenadas separadamentede suas memórias episódicas. O hipocampo processa inicialmente os dois tipos,mas as memórias episódicas seguem para o córtex, enquanto as memórias processuaisvão para o cerebelo.