CCJ | Junho 2016

32
Junho 2016 Programação ccj.art.br | [email protected]

description

Programação do CCJ - Centro Cultural da Juventude

Transcript of CCJ | Junho 2016

Page 1: CCJ | Junho 2016

Junho2016

Programação

ccj.art.br | [email protected]

Page 2: CCJ | Junho 2016

A Arte da Capa de Junho é do “Escritor de Rua: Só”: jovem de 20 anos, repre-sentante ativo do Hip-Hop, carrega os nomes EstiloLixo® e É O TERROR. Nas-cido em algum lugar da Zona Norte de São Paulo, descreve o ato de fazer gra-ffiti como um tipo de distúrbio mental, físico e espiritual.Com a ilustração sem nome, homena-geia as festividades Juninas, seu Orixá e a Ocupação Casarão Cultural, futura Casa de Cultura da Vila Guilherme, Praça Oscar Silva, 110.Instagram: @estilolixoriginalEmail: [email protected]

O CCJ abre espaço para artistas em começo de carreira com o Projeto Arte da Capa. Basta enviar uma imagem que poderá ser utilizada na capa do Guia Mensal.Pode ser foto, desenho, graffiti, colagem, etc. Para participar, é só enviar uma arte própria, cujo tema seja um dos que ire-mos trabalhar no mês. Mais informa-ções em www.artedacapa.ccj.art.br ou pessoalmente com a equipe de comuni-cação do CCJ.

Para homenagear o mês da Diver-sidade, em junho, o CCJ traz uma programação múltipla e intensa, com o tradicional Drag Contest CCJ, em sua nona edição, o concurso mais purpurinado de São Paulo faz brilhar público e participantes. Completam as ações desse importante tema diversas atividades formativas (ofici-nas, rodas de conversa, etc).Vai rolar também a Festa Junina, que busca valorizar as relações entre as culturas interioranas e a metrópole.Para os festejos juninos, além das comidas, bebidas e brincadeiras tí-picas receberemos grandes atrações como: Renato Teixeira, Trio Macaíba e Banda Capim Novo. No dia da gran-de festa, as novidades estarão por conta de intervenções artísticas e instalações pelo espaço numa refe-rência à influência da cultura serta-neja e caipira diversa.Outro destaque é o Festival Afeaka que dá espaço a diferentes interpre-tações da África, envolvendo suas histórias e culturas.Outros destaques, são as atividades continuadas e toda a proposta de agendamento e ocupação de espaço do CCJ. Seja para participar de uma oficina de Dança, Circo ou da Cozi-nha Experimental, seja para usar a Internet Livre ou fazer algum curso no Fab Lab, o CCJ disponibiliza além de arte, integração e aprendizado.Todo espaço é um convite à convivên-cia e debates que contribuem para construção e melhoria da cidadania e participação.

ARTE DA CAPA

ENVIE SUA ARTE

EDIToRIAl

Page 3: CCJ | Junho 2016

04pág.

06pág.

13pág.

07pág.

14pág.

08pág.

19pág.

18pág.

23pág.

25pág.

29pág.

30pág.

21pág.

25pág.

26pág.

24pág.

DESTAQUES

ESPECIAL DIVERSIDADE

9º DRAG CONTEST

ESPECIAL FESTA JUNINA

RENATO TEIXEIRA

LÍRIOS 13

FESTIVAL AFREAKA NO CCJ

BOOMSENSE

FACE NEGRA

EXPERIMENTA LITERATURA

LEI 10.639 | PROJETO MUNTU

CCJ VISITA | ROLÊ FOTOGRÁFICO EM PARANAPIACABA

FAB LAB LIVRE SP

A CURA DA INTUIÇÃO FEMININA

OFICINA DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE ARCADE

OFICINA DE CARATÊ

ESTÁ ROLANDO...

20pág.

Page 4: CCJ | Junho 2016

4 Programação CCJ | Junho 2016

RoDA DE CoNVERSA SoBRE lGBT EM SITUAÇÃo DE RUA

EXPoSIÇÃo FoToGRÁFICA ColETIVA GRUPo VAlÉRIA

DIVERSIDADE

Mia Hämäläinen é doutoranda do programa de pós graduação em Filosofia da FFLCH USP. Pesquisadora colaboradora do Suomen Queer-tutkimuksen seura (Sociedade de Estudos Queer da Finlândia).Alexandre Saadeh é graduado em Medicina pela USP. Tem experiência na área de Psiquiatria e Psicologia, atuando nos temas: sexualidade, comportamento humano, psicote-rapia, psicodrama, transexualidade e adolescência.

O projeto fotográfico do Grupo Valé-ria (LGBTT) apresenta imagens que revelam situações vividas dentro e fora do Zaki Narchi, um dos maio-res centros de acolhimento deste público.Venha prestigiar essa exposição e conhecer um pouco da vida dessas mulheres.

Em junho, mês da diversidade, o CCJ realiza mais uma edição do Drag Contest CCJ. O concurso mais purpurinado de São Paulo conta desta vez com a apresen-tação da Tchaka Drag. Com o ob-

Dia 04/06, sábado, 19h. Espaço Sarau.

Dia 18/06, sábado, 17h. Espaço Sarau.Visitação: de 19/06 a 26/06, durante o horário de funcionamento do CCJ.

Não recomendado para menores de 14 anos. 50 lugares. Inscrições a partir de 17/05, somente na recep-ção do CCJ.

Livre para todos os públicos.L

DIVE

RSID

ADE

jetivo de divulgar a cultura Drag e incentivar novos talentos para despontar na cena paulista e com-bater o preconceito.

14

Page 5: CCJ | Junho 2016

5Programação CCJ | Junho 2016

oFICINA DE MAQUIAGEM

RoDA DE CoNVERSA CoM MARCIA PANTERA

Adão Lima é maquiador há 20 anos, tendo trabalhado 7 anos em Produtora da Programação da TV SENAC. Atuou na área de Publi-cidade, contribuindo na produção de diversos filmes publicitários, capas de revista, tutorial de bele-za e moda.Claudinei Hidalgo, vencedor do Prêmio Avon de Maquiagem como Melhor Maquiador em Artes Cêni-cas do Brasil. É autodidata, desen-volveu suas habilidades artísticas desde criança, direcionou então o talento aos suaves e delicados pincéis da maquiagem. Em sua trajetória profissional, trabalhou durante dez anos consecutivos dedicados exclusivamente à tele-visão, assinando o visagisme de novelas e programas televisivos. Mais tarde, ao adentrar o uni-verso das artes cênicas, criou a identidade visual e expressiva de personagens para teatro, óperas e musicais.

A pioneira no mercado das Dra-gs Queens nacional, criadora do estilo do Bate Cabelo e musa do estilista Alexandre Herchcovitch, vem ao CCJ para compartilhar com o público um pouco da sua vida pessoal e de seu trabalho como Drag Queen.

Dia 11/06, sábado, 17h. Camarim.

Dia 12/6, domingo, 17h.Espaço Sarau.

Não recomendado para menores de 14 anos. 50 vagas. Inscrições a par-tir de 17/05, somente na recepção do CCJ.Não recomendado para menores de

14 anos. 20 vagas. Inscrições a par-tir de 17/05, somente na recepção do CCJ.

DIVE

RSID

ADE

14

14

Page 6: CCJ | Junho 2016

6 Programação CCJ | Junho 2016

DRAG CoNTESTEm sua 9ª edição, o Drag Contest figura-se como um evento que objetiva divulgar a cultura Drag e incentivar novos talentos para des-pontar na cena paulista, além de chamar a atenção ao preconceito vivido por estas pessoas.O concurso mais purpurinado de São Paulo conta, neste ano, com a apresentação da Tchaka Drag Rainha, uma drag babadeira, a Madrinha do Gay Day no Hopi Hari.Evento oficial da maior Parada do

Dia 18/06, sábado, 19h. Anfiteatro.

Não recomendado para menores de 16 anos. 120 minutos. Não é neces-sário retirar ingresso.

Inscrições abertas para apre-sentação a partir do dia 17/05 na recepção do CCJ e online em www.inscricoes.ccj.art.br. Menores de 18 anos, necessário autorização dos pais ou responsáveis. Para se apresentar é necessário participar em pelo menos uma das atividades preparatórias.

DIVE

RSID

ADE

16

Orgulho LGBT de São Paulo, foi a primeira drag queen no Brasil a li-cenciar uma marca de sandálias, a Pin Up Calçados de Jaú.

Page 7: CCJ | Junho 2016

7Programação CCJ | Junho 2016

FESTA JUNINA

JoNGo Do SAMBAQUI

FEST

A JU

NINA

Em junho, mês tradicional das festas juninas, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) apresenta uma programação especial que se estende pelos dias 23, 24 e 25/06, quinta, sexta e sábado.A proposta da festa deste ano é trazer elementos e conceitos dacultura tradicional caipira e ser-taneja, presente nos interiores diversos, fugindo do caricato e a personificação das tradições. A ideia é dialogar contos, len-das tradições e elementos da

O grupo realiza pesquisas e vivên-cias em torno de manifestações da cultura tradicional afro-brasilei-ra do Sudeste. Apresenta o jongo prática cultural dos negros que tra-balhavam nas fazendas de café,

Dia 23, 24 e 25/06, quinta, sexta e sábado.

Dia 25/06, sábado, 13h30. Calça-dão Douglas Rodrigues

Livre para todos os públicos.

Não é necessário retirar ingresso.

Livre para todos os públicos.

Não é necessário retirar ingresso.

L

L

cultura caipira. E dessa forma, além de muita música boa, apre-sentações de teatro e danças, quadrilha, brincadeiras, comidas e bebidas típicas, propor intera-ções diversas, como a Cadeia do Sentidos e a Prosa Performá-tica.

principalmente na região do Vale do Paraíba. Expressão de lazer e religiosidade, ele é composto por “pontos” (músicas que são can-tadas nas rodas) e muita dança. As letras contém, frequentemente, mensagens cifradas, que propõem desafios para os cantadores.

Page 8: CCJ | Junho 2016

8 Programação CCJ | Junho 2016

Com versões acústicas e delica-das, Renato junto ao seu filho Chi-co Teixeira (voz e violão de doze cordas) e Natan Marques (guitar-ra) se unem no palco e apresen-tam novas roupagens para clás-sicos como “Tocando Em Frente”, “Romaria”, “Amanheceu, Peguei a

Dia 24/06, sexta, 20h. Arena.Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

Viola”, “Cuitelinho”, entre muitas outras. “Mais do que um show, esta apresentação é uma verda-deira reunião familiar. As músicas sairão de forma improvisada, tudo dependerá da forma que o público vai corresponder ao encontro.

12

FEST

A JU

NINA

Crédito: Eduardo Galeno

RENATo TEIXEIRA

Page 9: CCJ | Junho 2016

9Programação CCJ | Junho 2016

Livre para todos os públicosL

5ª INDEPENDENTEFoRRÓ DE MUIÉ

SoBRE o PRoJETo

O grupo propõe o encontro de ge-rações. O público entra em conta-to com canções de várias persona-lidades da nossa Música Popular Brasileira, trazidos para o universo do xaxado e do rastapé.O titulo “Di Muié” sugere a quebra de padrões, onde qualquer um pode vestir uma saia e comparti-lhar risos enquanto dança.

O 5ª Independente seleciona ban-das ou artistas solos que estejam lançando seu primeiro disco, clip ou EP. Durante apresentação, o grupo é convidado a contar um pouco de como eles viabilizaram a gravação. Para participar envie um pequeno histórico do grupo ou artista, com uma música ou clip (pode ser links para páginas da internet como youtube ou sound-cloud) para o e-mail:[email protected] 23/06, quinta, 20h. Calçadão

Douglas Rodrigues.

FEST

A JU

NINA

5ªIndependenteS u a c h a n c e d e b r i l h a r

Page 10: CCJ | Junho 2016

10 Programação CCJ | Junho 2016

FEST

A JU

NINA

L

A banda Capim Novo preza pela cultura nordestina e popular, com a proposta de divulgar as diversas vertentes da música nordestina resgatando raízes e apresentando as belezas descritas nas canções, compostas por grandes poetas da cultura brasileira. Os músicos ex-ploram as variações do forró: Xote, Xaxado, Baião, Rastapé, Côco e Embolada, criando um verdadeiro clima do sertão.A banda é composta por quatro in-tegrantes: Nivalmir e Val Santana, irmãos, já tocam há muitos anos, Nanda Guedes cantora e sanfonei-ra e Fábio Maganha multi instru-mentista.

CAPIM NoVo

Dia 25/06, sábado, 16h30. Calça-dão Douglas Rodrigues.

Livre para todos os públicos.

Não é necessário retirar ingressos.

Livre para todos os públicos.

Não é necessário retirar ingressos.L

FlÁVIABITTENCoURT

A cantora maranhense Flávia Bit-tencourt apresenta o show do seu segundo trabalho “Todo Domin-gos”, com releituras despojadas de clássicos e raridades da obra de Dominguinhos. Trará ao palco “No Movimento”, composição sua que dá o nome do seu novo CD e “Um Instante” que a cantora compôs com Ferreira Goulart, e que estão no seu novo trabalho.Programação integrante do Circui-to Municipal de Cultura.

Dia 25/06, sábado, 20h. Calçadão Douglas Rodrigues.

Page 11: CCJ | Junho 2016

11Programação CCJ | Junho 2016

L

O trabalho do Trio Macaíba possui canções autorais e interpretações de músicas de Luiz Gonzaga, Jack-son do Pandeiro e também Gilber-to Gil e Djavan.Formado no ano 2000, na região de Sorocaba, o Trio Macaíba tem

TRIo MACAÍBA

Dia 25/06, sábado, 17h30. Calça-dão Douglas Rodrigues

Livre para todos os públicos.

Não é necessário retirar ingressos.

FEST

A JU

NINA

origens diversas e conta com: Beto Corrêa (sanfona e voz); Cléber Al-meida (zabumba e voz); e Ramon Vieira (triângulo e voz)Na apresentação muito Xote, Baião, Xaxado, Côco, Quadrilha, Rojão e Calango que prometem fa-zer a poeira levantar.

Page 12: CCJ | Junho 2016

12 Programação CCJ | Junho 2016

AUTo DA ANUNCIAÇÃo

A Cia. Cênica traz às ruas um Auto que celebra nossa cultura popular: o sertanejo, o retirante, o andari-lho, o sem-teto, o povo em si. Com estrutura de musical e utilizando-se da linguagem melodramática, o espetáculo é ambientado em um universo regionalista.Circulando desde 2009 por vários

Dia 25/06, sábado, 18h30. Calçadão Douglas Rodrigues.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

L

FEST

A JU

NINA

Estados brasileiros, o espetáculo é sucesso de crítica e público e foi visto por mais de 90.000 pesso-as. Concebido para rua, apresenta canções que compõem a memória da cultura paulista, como Meu pri-meiro amor, Ave Maria do Sertão, Sertaneja, Cuitelinho e Flor do Ca-fezal, entre tantas outras.

Page 13: CCJ | Junho 2016

13Programação CCJ | Junho 2016

Livre para todos os públicos. 50 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

Inspirado no livro “Amor Líquido” de Zygmunt Bauman, e com relei-tura da “Novo Corpo Cia de Dan-ça” o espetáculo encena tipos de relacionamentos vividos no nosso cotidiano. “Lírios” investiga as relações humanas tornadas mais “flexíveis” na pós-modernidade, gerando inseguranças maiores. Uma vez que as relações podem ser tecidas ou desmanchadas com facilidade, não sabemos mais manter laços em longo prazo. Será essa uma máxima ou apenas uma

lÍRIoS

Dia 12/06, domingo, 14h.Anfiteatro.

L

DANÇ

A

tendência passageira?Lírios” traz a pesquisa de movi-mentos, gestos e ações em cone-xão individual e coletiva, presente nos diferentes corpos dos intér-pretes-criadores e da população. O objetivo é apresentar as rela-ções humanas e suas fragilidades, tratadas na obra por “Laços”, em diferentes espaços que ampliam a acessibilidade do espectador, com a linguagem da dança contempo-rânea, mostrando e observando a sutileza desses laços.

Page 14: CCJ | Junho 2016

14 Programação CCJ | Junho 2016

O Festival Afreaka é inspirado na proposta do Coletivo Afreaka, que se apresenta como uma plataforma de mídia, educação e produção cultural para desenvol-ver e quebrar velhos pensamen-tos estereotipados acerca da

Uma mistura entre músicas afro-contemporâneas, rap e estilos afro-latinos, o Senzala High Tech opta pela produção musical como forma de expressar críti-cas sociais, falar de tecnologia e temas relacionados com o movimento afro-futurista. O som do High Tech se caracteriza por uma mistura de diversos estilos, como o jongo, coco, maracatu, salsa, dub, funk, música árabe e samba.

O Manifesto Crespo faz uso da educação para exaltar a africa-nidade presente em todos nós. Coletivo de mulheres negras por uma nova relação com o cabelo, propõe uma discussão que pas-sa pela estética afro e a impor-tância do cabelo como identida-de e ferramenta empoderadora. Para conscientizar as crianças, o coletivo oferece vivências, oficinas e exemplos de persona-gens protagonistas da história negra. Com isso, o “Manifesto” descontrói este pensamento, fortalecendo a autoestima de homens e mulheres dos cabelos enrolados.

FESTIVAl AFREAKA No CCJ

SENZAlA HIGHTECH

Dia 04/06, sábado, 18h.Calçadão Douglas Rodrigues.

Dias 08 e 09/06, quarta e quinta, 14h. Área de Convivência.

FEST

IVAL

AFR

EAKE

Dias 04, 08, 09, 14, 15 e 22/06.Programação completa:afreaka.com.br/festival

África e tudo que envolve suas histórias e culturas.

MANIFESTo CRESPo: CABElo CoMo IDENTIDADEE FERRAMENTA DoEMPoDERAMENTo INFANTIl

Page 15: CCJ | Junho 2016

15Programação CCJ | Junho 2016

A internet se transformou em uma plataforma rica para a expansão do ativismo negro, como é o caso do “Preta e Acadêmica”, que com seu protagonismo utiliza a web como espaço para a discussão do empoderamento da mulher negra. Com isso, o coletivo inclui e incen-tiva outras mulheres negras a se organizarem para que possam re-clamar seu lugar de destaque na educação acadêmica.

WEBATIVISMo AFRo-BRASIlEIRo: INTERNET E TRANSFoRMAÇÃo SoCIAl

Dia 14/05, terça, 20h. HQteca.

Hilda Twongyeirwe é referência quando se trata do movimento fe-minista em Uganda. Com mais de 20 anos dedicados a produção li-terária, acumula cerca de 35 livros publicados para promover e inspi-rar as mulheres do país localizado na Bacia do Nilo.Com trabalho reconhecido dentro e fora do continente africano, a au-tora está desde 1995 no comando da FMRITE, organização que revo-lucionou o espaço ocupado pela mulher ugandense na sociedade ao transformar a produção literá-ria em ferramenta para empode-ramento pessoal e comunitário. Com tais ações, Hilda pretende contribuir para uma mudança de mentalidade para que cada vez mais mulheres se tornem indepen-dentes de protagonistas de suas próprias histórias.

PAlESTRA FEMINISMoNEGRo CoMHIlDA TWoNGYEIRWE (UGANDA)

Dia 15/06, quarta, às 20h. Área de Convivência.

Dia 22/06, quarta, 19h. Área de Convivência.

FEST

IVAL

AFR

EAKE

PERFoRMANCE DE KHANYISIlE:o CoRPo NEGRo No ESPAÇoNascida na Cidade do Cabo na África do Sul, a artista performá-tica Khanyisile Mbongwa é uma das vozes dissonantes que fazem ecoar o protagonismo feminismo no seu país. Intitulado “O espaço do ato”, as performances desse processo, criaram comoções e in-terações inéditas para discutir os temas da África do Sul.

Page 16: CCJ | Junho 2016

PIA, 10h e 13hCirco, 14hVocacional | Música, 15h e 18h30 | Dança, 18h30Curso de Comunicação, 17hOficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h30Oficina de Caratê, 20h30

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hFab Lab: Introdução à Marce-naria, 14hManifesto Crespo, 14hPIA, 10h e 14hOficina de Dança, 17h30

PIA, 10h e 14hManifesto Crespo, 14hCirco,14hOficina de Teatro Físico, 14hOficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h305ª | Xtreme Blues Dog, 20hOficina de Caratê, 20h30

PIA, 10h e 13hFab Lab: Introdução à Programa-ção de Jogos com Scratch, 14hCirco, 14hVocacional | Música, 15h e 18h30 | Dança, 18h30Curso de Comunicação, 17hOficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h30Webativismo Afro-Brasileiro, 20hOficina de Caratê, 20h30

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hPIA, 10h e 14hOficina de Dança, 17h30Palestra Feminismo Negro com Hilda Twongyeirwe, 20h

PIA, 10h e 14hFab Lab: Eletrônica Básica, 14hCirco, 14hOficina de Teatro Físico, 14hLei 10.639 | Projeto Muntu, 18h30Oficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h30Oficina de Caratê, 20h30

PIA, 10h e 13hCirco, 14hVocacional | Música, 15h e 18h30 | Dança, 18h30Curso de Comunicação, 17hOficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h30Oficina de Caratê, 20h30

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hPIA, 10h e 14h Fab Lab: Introdução à Modela-gem e Impressão 3D, 14hOficina de Dança, 17h30Performance de Khanyisile, 19h

PIA, 10h e 14hFab Lab: Eletrônica com Arduíno, 14hCirco, 14hOficina de Teatro Físico, 14hOficina de Naked Cake, 15hOficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h305ª | Forró de Muié, 20hOficina de Caratê, 20h30

PIA, 10h e 13hCirco, 14hFab Lab: Programação de Jogos, 14hVocacional | Música, 15h e 18h30 | Dança, 18h30Curso de Comunicação, 17hOficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h30Oficina de Caratê, 20h30

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hPIA, 10h e 14h Oficina de Dança, 17h30

PIA, 10h e 14hCirco, 14hOficina de Teatro Físico, 14hLei 10.639 | Projeto Muntu, 18h30Oficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h30Oficina de Caratê, 20h30

TER QUA QUI01 02

07 08 09

1614 15

2221 23

2928 30

CAlENDÁRIo CCJ | JUNHo 2016

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hPIA, 10h e 14hOficina de Dança, 17h30

PIA, 10h e 14hFab Lab: Marcenaria, 14hCirco, 14hOficina de Teatro Físico, 14hOficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h30Oficina de Caratê, 20h30

Page 17: CCJ | Junho 2016

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hFab Lab: Introdução à Modelagem e Impressão 3D, 14hOficina de Dança, 17h30

Fab Lab: Introdução à Modela-gem e Impressão 3D, 10hExperimenta Literatura, 10h Oficina de Dança, 10hVocacional | Dança, 10hPIA, 11hA Cura da Intuição Feminina, 15hOficina de Maquiagem, 17h

Oficina de Musicalização, 11hLírios, 14hOficina de Dança Africana, 15hRoda de Conversa com Marcia Pantera, 17h

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hFab Lab: Introdução ao Projeto de Moveis, 14hOficina de Dança, 17h30

Fab Lab: Introdução à Modela-gem e Impressão 3D, 10hExperimenta Literatura, 10h Lei 10.639 | Projeto Muntu, 10hOficina de Dança, 10h | PIA, 11hOficina de Fotografia, 14hOficina Construção de Arcade, 15hHoje é Dia de Erê com Dudu Badé, 15hAbertura: Exposição Fotográfica Grupo Valéria, 17h9º Drag Contest CCJ, 19h

Oficina de Musicalização, 11hOficina de Construção deArcade, 13h Boomsense Hip Hop, 14hOficina de Dança Africana, 15h

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hOficina de Dança, 17h30Renato Teixeira, 20h

CCJ Visita | Paranapiacaba, 8h30Fab Lab: Introdução à Marce-naria, 10hExperimenta Literatura, 10hOficina de Dança, 10hVocacional | Dança, 10hPIA, 11hFesta Junina, a partir das 12hJongo do Sambaqui, 13h30Oficina de Fotografia, 14hCapim Novo, 16h30Trio Macaíba, 17h30Auto da Anunciação,18h30Flávia Bittencourt, 20h

Oficina de Musicalização, 11hGrupo Face Negra, 14hOficina de Dança Africana, 15hPrettos, 17h

SEX SÁB DoM03 04 05

10 11 12

17 18 19

24 25 26

CAlENDÁRIo CCJ | JUNHo 2016

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hFab Lab: Introdução à Modelagem e Impressão 3D, 14hOficina de Dança, 17h30

Fab Lab: Eletrônica Básica, 10hExperimenta Literatura, 10hVocacional | Dança, 10h Oficina de Dança, 10h | PIA,11hSenzala Hightech, 18hRoda de Conversa Sobre LGBT erm Situação de Rua, 19h

Oficina de Musicalização, 11hInscrições CCJ Visita | Paranapia-caba, 11hLírios, 14hOficina de Dança Africana, 15h

Page 18: CCJ | Junho 2016

18 Programação CCJ | Junho 2016

MÚS

ICA

L

5ª INDEPENDENTEXTREME BlUES DoG

BooMSENSEHIP HoP

Xtreme Blues Dog se define como Blues-Punk-Trash-Garage-Rock, tocando diversos instrumentos e cantando ao mesmo tempo, a monobanda de São Paulo traz sua leitura suja do blues misturado com rock n’ roll. Com 4 álbuns gra-vados, desde 2009, a monobanda esteve em 9 turnês, passando pela América Latina e Europa.

O projeto Boomsense é um espa-ço para construção de novos sen-tidos de linguagem e traz novas estéticas para o cenário do RAP, principalmente o TRAP, mas incor-porando também outros formatos experimentais. Ensinando a fazer rimas e RAP, entender as mensa-gens que os “instrumentais” pas-sam e traduzir em palavras; como passar a mensagem a ser interpre-tada e também aulas de produção de beats, o nascimento da música passando por toda a sua forma-ção, com começo meio e fim. O projeto envolve artistas e grupos de São Paulo.

Dia 09/06, quinta, 20h. Calçadão Douglas Rodrigues.

Dia 19/06, domingo, 14h.Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingressos.

Livre para todos os públicos. 240 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

L

5ªIndependenteS u a c h a n c e d e b r i l h a r

Page 19: CCJ | Junho 2016

19Programação CCJ | Junho 2016

Livre para todos os públicos. 240 minutos. Não é necessário retirar ingresso. Livre para todos os públicos. 90

minutos. Não é necessário retirar ingresso.

A interação com a cultura Hip Hop surgiu em meio às vivências socioculturais que norteavam a vida de Ivo Ice. O Rapper fundou o “Face Negra”, cuja proposta e é cantar com acidez e muita crí-tica as “realidades”. A geração era parte de um grupo de for-madores de opinião que acen-deram para várias vertentes do Hip Hop. Desta fase, como Face Negra, surgiram diversas opor-tunidades como participações em shows do Racionais MC’s, e outros. Também compuseram 2 coletâneas e 2 cds.

Os irmãos Magnu Sousá e Mau-rílio de Oliveira, que integram a dupla Prettos, são também funda-dores da Comunidade Samba da Vela e do premiado grupo Quinteto em Branco e Preto, apresentam o espetáculo “Pelo telefone...na li-nha do tempo do samba”.O espetáculo viaja na linha do tem-po, até os dias atuais, celebrando os “100 anos de Samba”, com re-pertório que visita a obra de gran-des bambas, como: Geraldo Filme, Adoniran Barbosa, Ataulfo Alves, Silas de Oliveira, Benito di Paula, Ary Barroso, Noel Rosa, Cartola e entre outros.

FACE NEGRA PRETToS

Dia 26/06, domingo, 14h. Anfiteatro.

Dia 26/06, domingo, 17h.Calçadão Douglas Rodrigues.L

L

PÁG.7 volte à

Festa Junina

PARA +PROGRAMAÇÃO

MUSICAL

MÚS

ICA

Page 20: CCJ | Junho 2016

20 Programação CCJ | Junho 2016

A partir de narrações orais, jogos, oficinas, encontros com autores, rodas de leitura e discussões, o público será convidado a remexer e revirar em suas memórias histó-rias de dar medo, da ficção e da re-alidade. A literatura e os livros do acervo da biblioteca do CCJ serão os grandes companheiros nessa

Qual é seu medo? Onde ele habi-ta? Venha ouvir histórias de dar medo e contar as suas. Com os contadores e artistas Heidi Mo-nezzi e Magno Farias, vamos via-jar pelo universo assustador das histórias horripilantes e criar uma toca do medo, para guardarmos eles lá dentro durante nosso per-curso.

Dia 18/06 | JoGo “oS TENE-BRoSoS DEVoRADoRES DE ACERVo”Você sabia que nossos medos vi-vem também dentro de livros? “Os tenebrosos devoradores de acer-vo” é um jogo para descobrirmos os livros mais horrendos e assus-tadores que vivem nas prateleiras da biblioteca do CCJ. Quem tem coragem de vir com a gente?

Dia 11/06 | oFICINA “MoNS-TRoS MEDoNHoS E MEDoS MoNSTRUoSoS”

Dia 25/6 | ENCoNTRo CoM A AUToRA MoNSTRUoSA RoSANA RIoSA escritora Rosana Rios tem mais de 100 livros publicados e uma fascinação por histórias horripilan-tes. Já publicou “O monstro mons-truoso da caverna cavernosa”, “Medonho”, “Contos de Horror”, “Sangue de Lobo” e outros. Ve-nha bater um papo com a autora e conhecer seus medos e histórias assustadoras.

EXPERIMENTA lITERATURA

Dias 04, 11, 18/06, sábados, às 10h. Bosque da Leitura.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário reti-rar ingresso.

L

LITE

RATU

RA

aventura “medonha” e o Espaço de leitura, o ambiente ideal para essa viagem.

Vamos fazer monstros medonhos e medos monstruosos? Com a artista Heidi Monezzi, vamos colo-car as mãos na massa e construir nossos medos mais assustadores para habitar a toca dos medos. Tudo isso com muitos livros e his-tórias de arrepiar os cabelos.

Dia 04/06 | QUE HISTÓRIA TEM UM MEDo?

Page 21: CCJ | Junho 2016

21Programação CCJ | Junho 2016

DIA 16/06 | PAlESTRA:ÁFRICA No CoNTINENTE E NADIÁSPoRA: CoNHECENDo ASINFlUÊNCIAS DAS CUlTURASAFRICANAS PElo MUNDo

DIA 18/06 | RoDA DE CoNVERSA: RAÍZES AFRICANAS PRESENTES NA CAPoEIRA, No CoNGADo, No MoÇAMBIQUE E No JoNGo: A FAlA DoS MESTRES E A TRoCA DE SABERES

DIA 30/06 | PAlESTRA: PAR-TICIPAÇÃo DoS PoVoS AFRI-CANoS No CoNHECIMENTo CIENTÍFICo E TECNolÓGICo UNIVERSAl

Livre para todos os públicos.L

Deivison Nkosi é professor adjun-to da Universidade Federal de São

Com os mestres José Ferreira e João Batista do Terno de Congada Chapéus de Fitas; Mestre Paizinho da Cia. de Moçambique - Unidos a São Benedito de Taubaté; Alessan-dra Ribeiro da Comunidade Jongo Dito Ribeiro; Mestre Zelão do Mu-tungo Capoeira Angola; Moderação com Tatiane Souza.

Com Carlos Eduardo Dias Ma-chado (Gyasi Kweisi): Mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-bolsista do Pro-grama Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Pro-gram - IFP-USA).

CIDA

DANI

A CU

LTUR

AL

O Projeto Muntu abordará, em módulos, o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, buscando construir reflexões e práticas educativas mais equâni-mes, diversas e anti-discriminató-rias a partir do diálogo com a atua-ção pessoal e profissional de cada pessoa que participará.O módulo 3: “Áfricas: do conti-nente à diáspora – permanências africanas e seus territórios – pes-quisa de Tatiane Souza”.Com carga horária total de 40 ho-ras com certificação para aqueles que frequentarem 75% das ativi-dades, mas também certificação avulsa com carga horária de 3h para cada atividade frequentada. Com Étnica Cultural.

lEI 10.639 | PRoJETo MUNTU

Dias 16, 18 e 30/06, 14, 16, 28 e 30/07, quintas, das 18h30 às 21h30.Espaço Sarau.Sábado, das 10h às 13h. Anfiteatro.

Necessário fazer inscrição na recepção do CCJ ou online emwww.inscricoes.ccj.art.br

Paulo - Campus Baixada Santista.Dedica-se à pesquisa, ensino e ex-tensão de temas como: racismo e racismo institucional, saúde da po-pulação negra, educação das rela-ções étnico-raciais e africanidades.

Page 22: CCJ | Junho 2016

22 Programação CCJ | Junho 2016

O projeto “Hoje é Dia de Erê com Dudu Badé”, visa trazer a cultu-ra africana e afro-brasileira para crianças e adolescentes de 5 a 16 anos de idade, por meio de ofici-nas brincantes.Neste mês, haverá uma oficina de alimentação interativa que possi-

HoJE É DIA DE ERÊ CoM DUDU BADÉ

CIDA

DANI

A CU

LTUR

AL

Dia 18/06, sábado, 15h. Área de Convivência.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

L

bilita a criação de relacionamento com o alimento e aproximação com o continente africano através dos sabores. Com “Dudu Badé”, formado por: Amanda Cristina da Silva de Jesus, Ana Caroline da Sil-va, Diego Matheus e Odara Dellê.

Page 23: CCJ | Junho 2016

23Programação CCJ | Junho 2016

Tragam suas máquinas fotográfi-cas antigas ou novas, celulares para contemplarmos as paisagens de Paranapiacaba.Paranapiacaba, ou em tupi-gua-rani “de onde se avista o mar”, é município que se encontra em Santo André (SP). Uma vila de arquitetura inglesa que já se can-didatou a Patrimônio Mundial da Humanidade e foi testemunha de uma importante fase de expansão da tecnologia ferroviária no Brasil, na segunda metade do século XIX. Há muita história para contar além das paisagens misturadas com a serração e do bom clima frio, pro-pício para muitas fotos.

A partir do dia 7 de junho, estarão abertas as inscrições para quem quiser exibir produções naMostra de Curtas-Metragens do CCJ,que ocorrerá em setembro de 2016, com o tema “O Audiovisual Popular Independente está Vivo”.Você que produziu ou está em processo de produção de alguma obra, profissional ou não, conhece ou participa de coletivos atuantes na cena independente do audio-visual e tem interesse em exibir seus trabalhos aqui no CCJ está convidado a participar!

CCJ VISITA | RolÊ FoToGRÁFICo EM PARANAPIACABA

MoSTRA DECURTAS - METRAGENSDo CCJ CI

DADA

NIA

CULT

URAL

Dia 25/06, sábado, 8h30.Hall de Entrada.Inscrições: a partir de 05/06,domingo, 11h.

Livre para todos os públicos.Necessário fazer inscrição na recepção do CCJ ou online emwww.inscricoes.ccj.art.brde 07/06 à 12/07.

Livre para todos os públicos. 40 vagas. As vagas serão disponibi-

LL

lizadas da seguinte forma: 20 vagas para inscrições na recepção do CCJ e 20 vagas para inscrições online em www.inscricoes.ccj.art.br. Máximo de 3 inscrições por pessoa. Menores de 16 anos apenas acompanhados pelos pais ou responsáveis, entre 16 e 18 anos é necessário carta de auto-rização (retirar na recepção).

Page 24: CCJ | Junho 2016

24 Programação CCJ | Junho 2016

DANÇ

ACU

LTUR

A DI

GITA

L

Neste ambiente destinado ao exercício da imaginação é pos-sível criar “quase tudo”: Desde brinquedos até próteses para deficientes físicos.A ideia de Fab Lab, surgiu no MIT (Massachusetts Institute of Te-chnology), EUA, uma das mais conceituadas universidades ame-ricanas no desenvolvimento de novas tecnologias. A rede com 12 laboratórios oferece cursos de ca-pacitação profissional, utilização de equipamentos, palestras e ofi-cinas totalmente gratuitas.As instalações contam com máqui-nas de altíssima tecnologia e de última geração, como impressora 3D, plotter de recorte, fresadoras, cortadora a laser, osciloscópio di-gital, além de computadores para elaboração de projetos, que estão à disposição de toda a população.Todos os cursos tem duração de 4 horas. Inscrições na unidade no CCJ ou pelo e-mail [email protected].

Funcionamento: terça a sexta, das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 14h.

Cursos oferecidos durante o mês de maio:

INTRoDUÇÃo Ao PRoJEToDE MoVEISDia 17/06, sexta, 14h.

INTRoDUÇÃo À PRoGRAMAÇÃo DE JoGoS CoM SCRATCHDia 14/06, terça, 14h.Dia 28/06, terça, 14h.

PRoJEToS DE ElETRÔNICAUTIlIZANDo ARDUÍNoDia 23/06, quinta, 14h.

FAB lAB lIVRE SP:FAÇA VoCÊ MESMo

ElETRÔNICA BÁSICADia 04/06, sábado, 10h.Dia 16/06, quinta, 14h.

INTRoDUÇÃo À MARCENARIADia 02/06, quinta, 14h.Dia 08/06, quarta, 14h.Dia 25/06, sábado, 10h.

INTRoDUÇÃo À MoDElAGEME IMPRESSÃo 3DDia 03/06, sexta, 14h.Dia 10/06, sexta, 14h.Dia 11/06, sábado, 10h.Dia 18/06, sábado, 10h.Dia 22/06, quarta, 14h.

Page 25: CCJ | Junho 2016

25Programação CCJ | Junho 2016

CULT

URA

DIGI

TAL

Qual é o cenário da cultura digi-tal em São Paulo? Quem são os atores envolvidos? Quais são as ações? A que lugar suas ideias podem nos levar? São perguntas como essas que o projeto São Paulo Território Digital busca responder. Fruto de um convênio entre o Ministério da Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o CCJ, em parce-ria com a Equipe da São Paulo Aberta, e com coletivos e pe-sandores diversos de cultura di-gital da cidade vai promover 12 encontros para debater temas transversais à cultura digital. São eles: mídia livre; ocupação dos espaços públicos; arte e política; genocídio da juventude negra; feminismo na era digital; hackerativismo e ciberativismo; transformações no mercado de trabalho e iniciativa privada; e uma vida de qualidade.

SÃo PAUlo TERRITÓRIo DIGITAl

16

Nesse mês de Junho o Núcleo de Multimeios do CCJ recebe a oficina de construção de Arcade.Você que gosta dos tradicionais jogos de fliperama, pode participar do projeto da construção de duas máquinas que ficarão disponíveis para a galera jogar durante o perí-odo de férias escolares.Na oficina serão abordados con-ceitos básicos de programação, eletrônica, marcenaria e também sobre o divertido mundo dos jogos de Arcade.Oficineiro: Alvaro Pontes.

Dias 18 e 19/06, sábado, das 15h às 19h, domingo, das 13h às 18h. Sala de Projetos.

oFICINA DECoNSTRUÇÃoDE ARCADE

Não recomendado para menores

de 16 anos. 12 vagas. Inscrições do

dia 07/06 ao dia 15/06. Critérios:

Estar dentro da classificação etária,

seguindo ordem de inscrição a partir

de 10h do dia 7 de junho.Dias 03, 07, 14, 21, 25, 28/06, ter-ças, 19h, sábados, 15h.Espaço públicos da cidade.

L Livre para todos os públicos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:www.spterritoriodigital.com.br

Page 26: CCJ | Junho 2016

26 Programação CCJ | Junho 2016

16

16

CIDA

DANI

A CU

LTUR

AL

A CURA DA INTUIÇÃo FEMININADe tanto deixarmos de dar atenção à voz da intuição dentro de nós, fi-camos perdidas diante dos dilemas da vida. O encontro indica formas de reconhecê-la e alimentá-la.O que são histórias curativas?Voltados exclusivamente para mu-lheres, os “Encontros de Histórias Curativas” trabalham contos te-rapêuticos tirados de livros como “Mulheres que correm com os lobos”, da psicanalista junguiana Clarissa Pinkola Estés. São cerca de seis horas de vivência, numa

Dia 11/06, sábado, 15h. Foyer

Não recomendado para menores de 16 anos. 8 vagas.Inscrições a partir do dia21/05 na recepção e online emwww.inscricoes.ccj.art.br.

oFICINA DENAKED CAKE

Dia 23/06, quinta, 15h. Cozinha Experimental.

Não recomendado para menores de 16 anos. 12 vagas. Inscrições do dia 07/06 ao dia 15/06. Critérios: Estar dentro da classificação etária, seguindo ordem de inscrição a partir de 10h do dia 7 de junho.

oFICINA DE INICIAÇÃoÀ FoToGRAFIAA oficina abordará a história da fo-tografia, diferenças de câmeras, recursos das câmeras fotográficas (diafragma, obturador, ISSO, Flash), dicas e técnicas de composição, e prática fotográfica.

Dias 18, 25/06, 02, 09 e 16/07, sábados, das 14h às 18h. Ateliê.

Não recomendado para meno-res de 14 anos. 30 vagas.Inscrições a partir do dia21/05 na recepção e online emwww.inscricoes.ccj.art.br.

14

Bolo com recheio aparente ou bolo pelado. O naked cake vem sem mar-shmallows, ganache, chantilis, confei-tos ou qualquer frufru, mas mesmo assim brilha nas grandes festas. O bolo é servido a decoração que reveste a massa assada. No lugar da cobertura, o naked cake recebe frutas, açúcar pol-vilhado… E uma boa dose de recheio. Venha aprender a confeitar.

roda de mulheres, na qual os contos servem de mote para que cada uma trace paralelos entre as histórias e suas próprias experiências de vida. Marianna Portela propõe atividades desenvolvidas exclusivamente para o tema abordado, usando técnicas de dança e arteterapia focadas nas necessidades individuais.

Page 27: CCJ | Junho 2016

27Programação CCJ | Junho 2016

14

14

O curso de teatro físico é extre-mamente prático, objetivo e com foco criativo. Cenas serão criadas a partir de regras pré-determina-das, estando previsto como prepa-ração inicial um intenso trabalho corporal para o treinamento das técnicas da mímica (clássica, mo-derna), do teatro físico e da dança contemporânea.A oficina tem como objetivo per-mitir que sejamos donos do nos-so próprio trabalho. Formas já pré-condicionadas, como textos e roteiros já escritos, não serão usados neste momento, pois an-tes destes elementos aparecerem é necessário saber primeiro quais são nossas vontades, emoções e inquietações, para posteriormente escolhê-los, ou até escrevê-los. Criar um artista-criador!Com Natália Cohen.

oFICINA DE TEATRo FÍSICo

CIDA

DANI

A CU

LTUR

AL

De 07/04 a 30/06, quintas, 14h. Espaço Sarau.

De 16/03 a 31/08, quarta e sexta, 17h30 e sábados, 10h.Espaço Sarau.

Não recomendado para meno-res de 14 anos. 180 minutos por oficina. Não é necessário fazer inscrições.

Não recomendado para meno-res de 14 anos. 270 minutos por dia.Inscrições a partir do dia01/03 na recepção e online emwww.inscricoes.ccj.art.br.

oFICINA DE DANÇA

A oficina de dança com Carlos Eduardo de Oliveira Pinto, dança-rino de break dance há 15 anos, conhecido como bboy Dudu, bus-ca reunir os praticantes e não praticantes de dança no intuito de resgatar o respeito de uma cultura híbrida, e de todos seus elementos. Dudu trabalha com uma ideologia de dança única, sem variações de etnias, códigos, gêneros e pré-disposições.Este projeto foi eleito pela comu-nidade durante a segunda edição do Orçamento Participativo da Programação implantado pelo CCJ em 2015.

Page 28: CCJ | Junho 2016

28 Programação CCJ | Junho 2016

Zumba não é mais um estilo musi-cal passageiro que vem de algum lugar paradisíaco. Com ritmos lati-no-americanos como Rumba e Me-rengue, a Zumba se disseminou pelo mundo afora e trouxe outras influências com suas característi-cas. E é neste clima que o Centro cultural da Juventude (CCJ) con-vida a todos e todas para entrar nessa dança.Com professor Zin Luiz Cândido.Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário fazer inscrição.

A oficina de capoeira se apropria do acervo cultural advindo dos povos africanos e desenvolve no CCJ elementos técnicos básicos da capoeira, exercícios físicos preparatórios e princípios como: respeito, disciplina, autonomia, solidariedade, amizade, coopera-ção, honestidade e justiça. Além de oficinas de musicalidade com ritmos afro-brasileiros.Com grupo Afroartnativa sob su-pervisão do Grão Mestre Miguel, projeto “Capoeira Como Arte e Educação”.Instrutores: Luiz Felipe Alves (Ín-dio), José Cicero e Thiago Urso.

CAPOEIRATodas as quartas e sextas, das 10h às 11h30 ou das 15h às 16h30. Espaço Sarau.

MUSICALIZAÇÃOTodos os domingos, das 11h às 13h. Estúdio.

oFICINA DE ZUMBA lIVRE

oFICINA DE CAPoEIRA E MUSICAlIZAÇÃoAR

TES

VISU

AIS

CIDA

DANI

A CU

LTUR

AL

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário fazer inscrição.

Livre para todos os públicos. Inscrições na recepção do CCJ.

L

L

Todas as terças e quintas, 18h30. Arena.

Page 29: CCJ | Junho 2016

29Programação CCJ | Junho 2016

O projeto que iniciou no CCJ como um agendamento de espa-ço, foi contratado devido ao su-cesso e a grande procura pelos frequentadores.Coordenado pelo professor Evan-dro Luiz de Oliveira além do trei-namento físico, a oficina foca na disciplina proporcionada por essa arte marcial. Também serão abor-

oFICINA DE CARATÊ

12

CIDA

DANI

A C

ULTU

RAL

Menores de 12 anos somente acompanhado dos pais ou responsáveis. 60 minutos.Não é necessário efetuar inscrição.

Todas as terças e quintas, 20h30. Espaço Sarau.

dados técnicas de defesa pesso-al, kata (luta imaginária), kumite (a luta propriamente dita), teoria, história e fundamentos do Caratê.Evandro Luiz de Oliveira e Danilo das Neves Bejas são integrantes da associação sem fins lucrativos Projeto Bushido Karatê Shotokan, filiada a FPKI – Federação Paulista de Karatê Interestilos.

Page 30: CCJ | Junho 2016

30 Programação CCJ | Junho 2016

SoBRE o GUIA

ESTÁ RolANDo...

PROGRAMA VOCACIONALDANçA

Terça, das 18h30 às 21h30. Foyer.Sábados, das 10h às 13h. Foyer.

PROGRAMA VOCACIONALMúsICA

Terças, das 15h às 18h. Estúdio.Terças, das 18h30 às 21h30. Estúdio.

CURSO INICIANTE DE COMUNICAÇÃO

Dias 07, 14, 21, 28/06 e 05/07, terças, das 17h às 20h. Espaço Sarau.

OFICINA DE DANÇADE SALÃO

Terças e quintas, 19h30. Arena.

Consulte os ícones de linguagem em nossa página online.O CCJ. preza pelo uso não sexista da linguagem. para tanto. baseia-se no “Manual para o Uso Não Sexista da Linguagem - O Que Bem Se Diz Bem Se Entende” como fonte bibliográfica. Caso perceba algum erro. comunique-nos. *Programação sujeita a alterações, confirme em nossa página online.

Direção Geral: Ricardo ScardoelliDireção de Programas e Projetos: Murilo Pace VernierEquipe de ComunicaçãoGestão: Rogério FonsecaAssistente: Shayanny de Sá

Prefeitura de São PauloSecretaria Municipal de CulturaCentro Cultural da Juventude “Ruth Cardoso”Endereço: Avenida Deputado Emí-lio Carlos, 3641 - Vila Nova Ca-choeirinha - CEP 02721-200 - São Paulo - SPContato: (11) [email protected] | ccj.art.br

EXPEDIENTE:

Page 31: CCJ | Junho 2016

31Programação CCJ | Junho 2016

Subprefeiturada Brasilândia/Freguesia do Ó

CemitérioCachoeirinha

TerminalCachoeirinha

Hab

ib’s

Av. Pompéia Ponte do Limão

Ponte do Piqueri

Av. Inajar de Souza

Av. Deputado Emilio CarlosAv. Parada PInto

Mar

gina

l Tie

têM

argi

nal T

ietê

Av. Ita

bera

baAv

. Im

irim

Av. M

arqu

ês d

e S

ão V

ince

nte

Ponte da Freguesia do Ó

HORÁRIO DE ATENDIMENTOInternet Livre e o serviço de empréstimo da Biblioteca Jayme Cortez de terça a sábado, das 10h às 21h30domingos e feriados, das 10h às 17h45.Brinquedoteca, sexta e domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Pirituba8199/10 - Cemitério CachoeirinhaCohab Nova Brasilândia9009 - Terminal CachoeirinhaDamasceno9032 - Terminal CachoeirinhaJardim Peri128Y/10 - LapaJardim Antartica148L - Lapa

Tucuruvi | Jaçanã1722 - Jardim MarinaMetrô Santana971X - Terminal Cachoeirinha971R - Estação JaraguáMetrô Barra Funda978A - Terminal Cachoeirinha9191/21 - Jd. Elisa MariaCentro | largo do Paissandu9501/10 - Terminal Cachoeirinha9653/10 - Pedra Branca

lINHAS DE ÔNIBUS PARA VIR Ao CCJ

TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITASHORÁRIO DE FUNCIONAMENTOTerça a sábado, das 10h às 22he domingos e feriados, das 10h às 18h.

Page 32: CCJ | Junho 2016

Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641Vila Nova Cachoeirinha - CEP 02721-200

São Paulo - SP - (11) [email protected] | ccj.art.br

twitter.com/CCJuventude

facebook.com/CCJuventude