CCJ Programação de Julho 2016

32
Julho 2016 ccj.art.br | [email protected] Programação Programação Gratuita Julho_2016_impressão.indd 1 29/06/2016 17:48:57

description

 

Transcript of CCJ Programação de Julho 2016

Julho2016

ccj.art.br | [email protected]

Programação

Programação Gratuita

Julho_2016_impressão.indd 1 29/06/2016 17:48:57

Queren Leticia, 20 anos, moradora Jar-dim Angela, zona Sul de São Paulo, in-tegrante do Coletivo SPClan. Graffitei-ra, negra e feminista usa a arte como empoderamento, reproduzindo nos muros a militância cotidiana de mulhe-res negras. “Esse graffite fiz pensan-do sobre a atual conjuntura política no Brasil, graffite é o que chamo de Graf-fite Colaborativo (risos), estava em um evento de hip hop no Jardim Angela com o tema ‘Juventude tem direito a cidade’, saí pedindo para as pessoas que me dissessem a primeira palavra que vinha em mente quando pensam na atual situação politica do Brasil, e foi esse o resultado”.

O CCJ abre espaço para artistas em começo de carreira com o Projeto Arte da Capa. Basta enviar uma imagem que poderá ser utilizada na capa do Guia Mensal.Pode ser foto, desenho, graffiti, colagem, etc. Para participar, é só enviar uma arte própria, cujo tema seja um dos que ire-mos trabalhar no mês. Mais informa-ções em www.artedacapa.ccj.art.br ou pessoalmente com a equipe de comuni-cação do CCJ.

Você sabia que o CCJ é um espa-ço aberto à população, e que ofe-rece diversas atividades e servi-ços gratuitos, como biblioteca, sala de projetos e internet livre? Os projetos que alimentam a programação do espaço também contam com a participação e o diálogo constante com o públi-co. Por exemplo, você conhece alguém que tem uma banda ou é artista solo? O projeto 5ª Inde-pendente seleciona artistas que estejam lançando seu primeiro disco, clip ou LP, ajudando mú-sicos em começo de carreira. Você tem algo que gostaria que o CCJ trouxesse para o espaço? Através do Orçamento Participati-vo da Programação (OP) do CCJ, você pode apresentar propostas e também votar nos projetos com os quais mais se identifica e que gostaria que fosse realizado. As atividades continuadas, como oficinas de dança, caratê, contação de histórias e toda a proposta de agendamento e ocupação de espaço continuam no mês de julho. Venha para usar a internet, para fazer um projeto no Fab Lab, dançar, estudar, conhecer sobre outras culturas ou aprender a co-zinhar. O CCJ está sempre de por-tas abertas e convida à população para a convivência e o debate, que contribuem com a construção de uma cidade melhor. E o melhor de tudo, gratuito e coletivo.

ARTE DA CAPA

ENVIE SUA ARTE

EDITORIAL

Julho_2016_impressão.indd 2 29/06/2016 17:48:58

04pág.

08pág.

07pág.

05pág.

05pág.

15pág.

11pág.

09pág.

13pág.

12pág.

14pág.

14pág.

18pág.

20pág.

DESTAQUES

FESTIVAL DO REGGAE COM SHOW DE ENCERRAMENTO DO WALKING LIONS: TRIBUTO A BOB MARLEY

EMPODERAMENTO FEMININO PELA MÚSICA

BANDA KAOLL

5ª INDEPENDENTE| BANDA INDAÍZ E YZALÚ

BONS TEMPOS VEM E VÃO

“SALVE NZINGA” SEMANA DA MULHER NEGRA LARINO AMERICANA E CARIBENHA

LEI 10.639 | PROJETO MUNTU

HOJE É DIA DE ERÊ COM DUDU BADÉ

CCJ VISITA | ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES

OFICINA DE CROISSANT

OFICINA DE LAMBE LITERÁRIO – IDENTIDADES

OFICINA DE DANÇA | VIVÊNCIAS TRADICIONAIS AFROPAULISTANAS

SÃO PAULO TERRITÓRIO DIGITAL

FAB LAB LIVRE SP: FAÇA VOCÊ MESMO

Julho_2016_impressão.indd 3 29/06/2016 17:49:02

4 Programação CCJ | Julho 2016

WALKING LIONS: TRIBUTO A BOB MARLEY

FESTIVAL DO REGGAE

Encerrando o dia nacional do Reg-gae, o CCJ conta com o show dos Os Walking Lions. Banda Pioneira do Reggae Paulista, os Walking Lions oficializaram seu reinado em 1996 com o álbum Vitrine – uma parceria com o selo Eldorado, dis-tribuído pela Sony Music. Em 2012 concluíram o seu quarto álbum, Re-ggae Ecológico, mantendo a marca de pioneirismo e inovação no Re-ggae, e ressaltando a necessida-de do despertar de cada pessoa, na percepção de si mesmo como agente transformador.

Para celebrar o dia nacional do Re-ggae, o CCJ conta com uma progra-mação para todos os públicos, re-pleta de atividades. Além de oficina de grafite, gincanas para crianças de 05 a 10 anos e apresentação de Djs,como Dj Magrão, DjHumber-to Djhumba , Reggae Roots, Dance Hall, Ragga Muffin, Rockesteady, Dub, Clássicos de Bob Marley e The Wailers. O evento também receberá feira de artesanatos e alimentos, feira de produtos orgâ-nicos (frutas, legumes e verduras), e um show de encerramento com Walking Lions Tributo a Bob Marley, Jam Session Cover Bob Marley e The Wailers. Tudo isso no calçadão Douglas Rodrifgues, em uma ener-gia muito positiva que promete con-tagiar toda a região.

Dia 02/07, sábado 18h,Calçadão Douglas Rodrigues.

Dia 02/07, sábado, das 12h às 20h. Calçadão Douglas Rodrigues.

Livre para todos os públicos.

90 minutos. Não é necessário

retirar ingresso.

Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

L

DEST

AQUE

L

Julho_2016_impressão.indd 4 29/06/2016 17:49:03

5Programação CCJ | Julho 2016

EMPODERAMENTO FEMININO PELA MÚSICA

BANDA KAOLL

A revista Hi Hat Girls Magazine em parceria com o Centro Cultural da Juventude promove o primeiro encontro de bateristas mulheres: “Garotas do Hi Hat”.A revista foi criada em 2012, por bateristas do país inteiro, sendo a primeira e única revista sobre mulheres bateristas da América Latina. As edições são gratuitas e online, produzida por e para as bateristas mulheres, e com a preocupação de difundir a men-sagem de que as mulheres po-dem estar em qualquer espaço e tocar quaisquer instrumentos. “Não há lugar onde não possamos estar. Não há instrumento que não possamos tocar”O evento envolve oficinas de conhecimentos básicos de ba-teria com Gabi Silvestri; Pocket-workshop com Paula Padovani; Bate papo; Jam Session; Ex-posição; Sorteio de brindes, e muito mais. Você que é mulher, toca bateria, ou tem curiosidade de conhecer o instrumento, não pode perder esse oportunidade!

Após intenso período de divulga-ção do álbum “Auto-Hipnose” em parceria com o ícone da guitarra brasileira “Lanny Gordin”, o quar-teto de música instrumental “Ka-oll” apresenta sua nova incursão sonora: uma interpretação cro-nológica da obra de “Pink Floyd”. Através de arranjos inovadores, o Kaoll apresenta uma visão única da discografia do grupo britânico que tem influência direta em suas composições. E dessa forma, bus-cam ressaltar aspectos conceitu-ais do legado progressivo e psico-délico deixado na arte.

Dia 16/07, das 14h às 19h. Anfi-teatro.

Dia 10/07, domingo, 15h.Calçadão Douglas Rodrigues.

Somente para mulheres. Todas as Idades. Não é necessário fa-zer inscrição.

Livre para todos os públicos.

120 minutos. Não é necessário

retirar ingresso.

MÚS

ICA

L

Julho_2016_impressão.indd 5 29/06/2016 17:49:06

5ª INDEPENDENTE| BANDA INDAÍZ“Indaíz”, a junção de duas pala-vras (Indomável Raiz) que deter-mina a tradição e a essência do indomável, é o nome dado a Ban-da de Reggae formada nos gue-tos da Zona Oeste de São Paulo, e que possui influencias de Bob Marley, Raul Seixas, Edson Go-mes entre outras. Em suas letras relatam a realidade resumindo o sentimento vivido na favela. Ini-ciada em 2009, a banda lançou seu primeiro álbum “FAVELA” com 7 faixas autorais, gravadas no es-túdio “Lamparina” produzido por “Guto Gonzales”, e masterizado por “Daniel Brita”.

Dia 14/07, quinta, 20h. Calçadão Douglas Rodrigues.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

L

SOBRE O PROJETO

O 5ª Independente seleciona ban-das ou artistas solos que estejam lançando seu primeiro disco, clip ou EP. Durante apresentação, o grupo é convidado a contar um pouco de como eles viabilizaram a gravação. Para participar envie um pequeno histórico do grupo ou artista, com uma música ou clip (pode ser links para páginas da internet como youtube ou sound-cloud) para o e-mail:[email protected].

5ªIndependenteS u a c h a n c e d e b r i l h a r

MÚS

ICA

6 Programação CCJ | Julho 2016

Julho_2016_impressão.indd 6 29/06/2016 17:49:07

5ª INDEPENDENTE | YZALÚO 5ª Independente desse mês, em homenagem ao dia da Mulher Negra na América Latina e Caribe, recebe a cantora Yzalú. Em 2012, ao interpretar a música “Mulheres Negras”, composta pelo Eduardo Ex-Facção Central, Yzalú teve a sua importância no cenário da mú-sica independente reconhecida. No ano seguinte, lançou seu pri-meiro videoclipe da música “Cabe-ça de Nego” do rapper Sabotage,

Dia 28/07, quinta, 20h. Calçadão Douglas Rodrigues.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

L

produzida no Estúdio 1DaSul no Capão Redondo pelo DJ Dree.Hoje, Yzalú está envolvida na gra-vação do seu primeiro CD intitula-do “Minha Bossa é Treta”. Em sua recente música (single) #ÉoRap-Tio, que contou com a participação de Gustavo Dalua (Percussionista da Nação Zumbi), Yzalú surpreen-de mais uma vez na suavidade de sua voz e na força de sua poesia.

MÚS

ICA

7Programação CCJ | Julho 2016

Julho_2016_impressão.indd 7 29/06/2016 17:49:09

8 Programação CCJ | Julho 2016

A peça Bons Tempos Bons! É uma comédia que vai celebrar a memó-ria viva das periferias! Com muito swing o texto inspirado nas histórias de frequentadores de bailes black dos anos 80, pretende mostrar as riquezas, as belezas, e as peculia-ridades existentes nas festas que agitavam a época.O trabalho é apresentado pela cia

Dia 31/07, sábado, 18h. Anfiteatro.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

L

TEAT

RO

BONS TEMPOS VEM E VÃOTeatral Sama Elyon, que propõe além da peça, também o debate: Bons Tempos, vem e vão. O Debate vai tratar de forma mais profunda, com arquivos, depoimentos, e levan-tamentos históricos sobre a história e a memória dos bailes, e contará com a presença de historiadores e de pessoas ligadas ativamente aos movimentos da época.

SOBRE O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO CCJCom o objetivo de aumentar cada vez mais a participação da comuni-dade no cotidiano do equipamento, em 2015, o CCJ criou o Orçamento Participativo da Programação.Com o OP (Orçamento Partici-pativo), a comunidade vota nos projetos com os quais mais se

identifica e que gostaria que fos-sem realizados no CCJ, e os mais votados são contratados.A 2ª edição do OP, aprovado em 2015 (para as propostas a serem realizadas em 2016) prevê a desti-nação de R$ 129.000,00 (cento e vinte e nove mil reais) em 16 pro-jetos.

Julho_2016_impressão.indd 8 29/06/2016 17:49:10

9Programação CCJ | Julho 2016

Livre para todos os públicos.L

“SALVE NZINGA” SEMANA DA MULHER NEGRALATINO AMERICANA E CARIBENHA

As mulheres negras sempre re-presentaram papel fundamental em suas sociedades. Neste ano saudamos a ancestral africana Rainha Nzinga Mbandi Ngola, líder da resistência angolana contra a invasão portuguesa, atuou prin-cipalmente na negociação de de-volução de territórios ocupados e na resistência contra a ocupação de territórios no interior do país. Ordenou a morte de líderes que

Dia 25 à 30/07, às 19h.Biblioteca.

CIDA

DANI

A CU

LTUR

AL

se submeteram aos portugueses, incluído seu irmão. Lutou durante anos ao lado dos guerreiros mais temidos de África, os Jargas, orga-nizando e comandando quilombos africanos. Nada de recato, muito de luta e de beleza. Uma semana de atividades para conhecermos a luta, produção intelectual e artísti-ca de mulheres negras. Do dia 25 ao dia 30 de Julho. Confira nossa programação no site.

Julho_2016_impressão.indd 9 29/06/2016 17:49:11

10 Programação CCJ | Julho 2016

LITE

RATU

RA

L

A partir de narrações orais, jogos, oficinas, encontros com autores, rodas de leitura e conversas, o público será convidado a desven-dar histórias de magias e encan-tamentos. A literatura e os livros

EXPERIMENTA LITERATURA

Dias 09 e 23/07, sábados, 10h. Bosque da Leitura.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

Qual é seu medo? Onde ele habi-ta? Venha ouvir histórias de dar medo e contar as suas. Com os contadores e artistas Heidi Mone-zzi e Magno Farias, vamos viajar pelo universo assustador das his-tórias horripilantes e criar uma toca do medo, para guardarmos eles lá dentro durante nosso percurso.

Você sabia que existem magia, po-ções assustadoras e objetos voa-dores dentro dos livros do Bosque de leitura do CCJ? Venha descobrir as histórias que moram nesses li-vros em um jogo mágico bem diver-tido, e se descobrir um bruxo, um mago ou uma feiticeira.

Dia 09/07 | PODERES E POÇÕES MÁGICAS

Dia 23/07 | JOGO TUDO OU NADA É MÁGICO?

do acervo da biblioteca do CCJ serão os grandes companheiros nessa aventura que nos convida a descobrir os superpoderes dos livros e fazer poções mágicas de arrepiar!

Julho_2016_impressão.indd 10 29/06/2016 17:49:12

11Programação CCJ | Julho 2016

CIDA

DANI

A CU

LTUR

AL

Livre para todos os públicos. 180 minutos.

L

LEI 10.639 | PROJETO MUNTU

De 14,16,28 e 30/07, quintas e sábados, 19h. Biblieoteca.

Necessário fazer inscrição na recepção do CCJ ou online emwww.inscricoes.ccj.art.br

Aliando teoria à prática, o Pro-jeto Muntu, cujo nome significa “pessoa” no idioma kikongo, pro-põe uma formação pedagógica para contribuir com a implemen-tação da LDB alterada pela Lei 10.639/2003. O projeto abordará em módulos o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, buscando construir reflexões e prá-ticas educativas mais equânimes, diversas e anti-discriminatórias, a partir do diálogo com a atuação

pessoal e profissional .Com carga horária total de 40 ho-ras com certificação para aqueles que frequentarem 75% das ativida-des e também haverá certificação avulsa com carga horária de 3h para cada atividade frequentada.Com Étnica Cultural.

Julho_2016_impressão.indd 11 29/06/2016 17:49:17

12 Programação CCJ | Julho 2016

HOJE É DIA DE ERÊ COM DUDU BADÉ

MOSTRA DE CURTAS-METRAGENS DO CCJ

O projeto “Hoje é Dia de Erê com Dudu Badé”, onde “Dudú”, de cor preta e “Badé”, caçar em grupo, ambos em Yorubá, dão nome a proposta que visa trazer a cultu-ra africana e afro-brasileira para crianças de 5 a 16 anos de ida-

As inscrições estão abertas, des-de de junho, para quem quiser exibir produções na Mostra de Cur-tas-Metragens do CCJ, que ocorre-rá em setembro de 2016, com o tema “O Audiovisual Popular Inde-pendente está Vivo”.

Dia 16/07, sábado, 15h. Área de Convivência.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

LL

CIDA

DANI

A C

ULTU

RAL

de, através de oficinas brincantes. Passeando pelas palavras e histó-rias, pelas escutas, pelos olhares, pelas vozes e movimento teremos uma contação de histórias sempre ligando as relações Brasil e África.

Você já produziu ou está em pro-cesso de produção de alguma obra, profissional ou não, conhece ou participa de coletivos atuantes na cena independente do audio-visual e tem interesse em exibir seus trabalhos? Aqui no CCJ está convidado a participar!

Livre para todos os públicos.L

Necessário fazer inscrição na recepção do CCJ ou online emwww.inscricoes.ccj.art.br de 07/06 à 12/07.

Julho_2016_impressão.indd 12 29/06/2016 17:49:18

13Programação CCJ | Julho 2016

CCJ VISITA | ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES

Neste mês, o CCJ visita convida à todos a conhecer a Escola Nacio-nal Florestan Fernandes (ENFF), fundada pelo Movimento dos Tra-balhadores Sem Terra (MST). A escola, localizada na cidade de Guararema (SP)oferece cursos alternativos destinados a grupos organizados da sociedade, como os próprios militantes do MST, os indígenas e também estrangeiros vindos de toda a América Latina e da África.O projeto arquitetônico da Esco-la Nacional Florestan Fernandes, inaugurada no ano de 2005, foi pensado no sentido de reduzir as agressões ao meio ambiente. Sen-do assim, a construção de todos os espaços do equipamento, foi feita com tijolo ecológico, produzi-do pela própria escola. Esse tijolo, além de ser mais resistente, reduz a quantidade de ferro, cimento e aço utilizados nas construções.Os prédios da escola também possuem painéis de captação de energia solar para o aquecimen-de água e a utilização de energia elétrica. Além disso, a escola tem em seu campus uma central para o tratamento de toda a água utili-zada em suas dependências.Os alimentos produzidos na hor-

Dia 30/07, sábado, 09h.Hall de Entrada.

L

ta da escola também seguem a linha ecologicamente correta. As verduras cultivadas ali não utili-zam agrotóxicos ou transgênicos, favorecendo o meio ambiente e a saúde humana.

CIDA

DANI

A C

ULTU

RAL

Inscrições poderão ser efetu-adas na recepção do CCJ ou online em:www.inscricoes.ccj.art.br, a partir de 09/07, sábado, 11h. Máximo de 3 inscrições por pes-soa. Menores de 16 anos ape-nas acompanhados pelos pais ou responsáveis, entre 16 e 18 anos é necessário carta de au-torização (retirar na recepção).

Julho_2016_impressão.indd 13 29/06/2016 17:49:19

14 Programação CCJ | Julho 2016

12

CIDA

DANI

A CU

RTUR

AL

Não recomendado para menores de 12 anos. 120 minutos. Não é neces-sário inscrição.

Dia 21/07, quinta, das 15h às 17h. Cozinha Experimental.

L

OFICINA DE CROISSANT

OFICINA DE LAMBE LITERÁRIO – IDENTIDADES

Croissant é um bolo de massa folha-da em formato de meia lua feito de farinha, açúcar, sal, leite, fermento e ovo para pincelar. Sua origem é atri-buída aos padeiros de Viena. Maria Antonieta, originária de Viena, intro-duziu e popularizou o croissant na França, a partir de 1770, onde hoje é um elemento tradicional do café da manhã. Elabore as suas mais delicio-sas versões doces ou salgadas.

Conhecido pelo seu uso como meio de difusão de propagandas, o lambe lambe também é usado para compartilhar ideias, arte es-crita ou desenhada e protestos. Durante a oficina discutiremos o machismo, racismo e a lesbo/bifobia presente em nosso dia a dia, os estereótipos expostos pela mídia e a (des)construção do femi-nino, para fazermos os lambes e espalhar nossos recados, usare-mos o lambe como uma ferramen-ta para ser nos fazermos ouvidas e vistas.A oficina será ministrada por Victória Sales, recém-formada em bibliote-conomia, é poetisa, percursionista, e iniciante em sua caminhada nas urbanas, militante feminista e LGBT independente.

De 10 a 31/07, domingos, às 15h. Biblioteca Jayme Cortez. Não recomendado para menores de

12 anos. 20 vagas. Inscrições a partir

do dia 01/07 na recepção e online em

www.inscricoes.ccj.art.br.

Julho_2016_impressão.indd 14 29/06/2016 17:49:19

15Programação CCJ | Julho 2016

Livre para todos os públicos. 120 mi-nutos. 30 vagas. Inscrições a partir de 01/07 na recepção do CCJ.

L

DANÇ

A

OFICINA DE DANÇA | VIVÊNCIAS TRADICIONAIS AFROPAULISTANASDando continuidade às oficinas de dança de origem africana, a partir deste mês, o CCJ traz para as tar-des de domingo vivências tradicio-nais Afro-paulistanas. Tradições de ritmos tipicamente Afropaulistas o Jongo, Samba de Bumbo, Samba de Umbigada e Moçambique de Bastões são ma-nifestações tão ricas e intensas quanto outras da região sudeste, mas muitas vezes, pouco explo-radas devido ao grande apelo à

De 03/07 a 27/11, domingos, 15h30. Arena.

modernidade. Os encontros pro-postos nesta vivência irão explorar principalmente a cultura do inte-rior paulista presente em cidades como Tiête e Piratininga, trazendo muita dança, cantos e toques de tambores desses locais. A mes-tra Rosangela Macedo, do Grupo Sambaqui, irá conduzir os encon-tros ao lado de Helene e Mariana, promovendo o conhecimento des-sas manifestações culturais afro-brasileiras

Julho_2016_impressão.indd 15 29/06/2016 17:49:20

Piá, 10h e 13hOficina de Dança, 14hOficina de Zumba Livre, 18h30Vocacional | Música, 15h e 18h30 | Dança, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h30Oficina de Caratê, 20h30

Oficina de Capoeira, 10h e 15hCirco, 10h, 14h, 17h e 19h15 PIA, 10h e 14hFabLab: Introdução à modelagem e impressão 3D, 14hOficina de Dança, 17h30

PIA, 10h e 14hCirco,14hFabLab: Ateliê de Marcenaria I: Introdução, 14hOficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h30Oficina de Caratê, 20h30

PIA, 10h e 13hCirco, 14hFabLab: Yes, nós podemos fazer jogos (Scratch): 14hVocacional: Música, 15h e 8h30 | Dança, 18h30Oficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h30Oficina de Caratê, 20h30

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hPIA, 10h e 14hFabLab: Introdução à modelagem e impressão 3D, 14hOficina de Dança, 17h30

PIA, 10h e 14hOficina de Zumba Livre, 18h30Projeto Muntu, 19hOficina de Dança de Salão, 19h305ª Independente| Banda Indaíz, 20hOficina de Caratê, 20h30

PIA, 10h e 13hCirco, 14hVocacional | Música, 15h e 18h30 | Dança, 18h30Oficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h30Oficina de Caratê, 20h30

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hPIA, 10h e 14h FabLab: Introdução à modelagem e impressão 3D, 14h.Oficina de Dança, 17h30

PIA, 10h e 14hCirco, 14hFabLab: Ateliê de Marcenaria I: Introdução, 14h.Oficina de Croissant, 15hOficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h30Oficina de Caratê, 20h30

PIA, 10h e 13hCirco, 14hFabLab: Introdução à modelagem e impressão 3D, 14h.Vocacional | Música, 15h e 18h30 | Dança, 18h30Oficina de Zumba Livre, 18h30Oficina de Dança de Salão, 19h30Oficina de Caratê, 20h30Semana da Mulher NegraLatino Americana e Caribenha, 19h

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hPIA, 10h e 14h FabLab: Projeto de eletrônica utilizando Arduíno,14hSemana da Mulher NegraLatino Americana e Caribenha, 19hOficina de Dança, 17h30

PIA, 10h e 14hCirco, 14hOficina de Zumba Livre, 18h30Projeto Muntu, 19hSemana da Mulher NegraLatino Americana e Caribenha, 19hOficina de Dança de Salão, 19h305ª Independente | Yzalú, 20hOficina de Caratê, 20h30

TER QUA QUI

05 06 07

1412 13

2019 21

2726 28

CALENDÁRIO CCJ | JULHO 2016

Julho_2016_impressão.indd 16 29/06/2016 17:49:20

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 FabLab: Eletrônia Básica, 14h.Oficina de Capoeira, 10h e 15hOficina de Dança, 17h30

Oficina de Musicalização, 11hBanda Kaoll, 15hOficina de Lambe Literário – Iden-tidades, 15hOficina de Dança Tradicionais, 15h

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hFabLab: Mobiliário I: Introdução ao projeto de móveis, 14hOficina de Dança, 17h30

Oficina de Dança, 10hFabLab: Projeto de eletrônica utilizando Arduíno,10hPIA, 11hOficina de Fotografia, 14hEmpoderamento Feminino Pela Música, 14hHoje É Dia de Erê com Dudu Badé, 15hProjeto Muntu, 19h

Oficina de Musicalização, 11hOficina de Lambe Literário – Iden-tidades, 15hOficina de Dança Tradicionais, 15h

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hOficina de Dança, 17h30

Circo, 10h, 14h, 17h e 19h15 Oficina de Capoeira, 10h e 15hOficina de Dança, 17h30Projeto Muntu, 19hSemana da Mulher NegraLatino Americana e Caribenha, 19h

Oficina de Dança, 10hVocacional | Dança, 10hExperimenta Literatura, 10hPIA, 11hFabLab: Eletrônia Básica, 10h.

CCJ VISITA | Escola Nacional Florestan Fernandes, 09hOficina de Dança, 10hVocacional | Dança, 10hPIA, 11hFabLab: Mobiliário I: Introdução ao projeto de móveis, 10hBons Tempos Vem e Vão, 18hProjeto Muntu, 19hSemana da Mulher NegraLatino Americana e Caribenha, 19h

Oficina de Musicalização, 11hOficina de Lambe Literário – Iden-tidades, 15hOficina de Dança Tradicionais, 15h

Oficina de Musicalização, 11hOficina de Lambe Literário Identidades, 15hOficina de Dança Tradicionais, 15h

SEX SÁB DOM01 02 03

08 09 10

15 16 17

22 23 24

29 30 31

CALENDÁRIO CCJ | JULHO 2016

Ocicina de Musicalização, 11hOficina de Dança Tradicionais, 15h

Circo, 10h, 14h, 17h, 19h, 19h15Oficina de Capoeira, 10h e 15hOficina de Dança, 17h30Agendamento - Curso de produção de Audiovisual e Vídeo, 19h

FabLab: Introdução à modelagem e impressão 3D, 10h.Contação de Histórias e Mediação de Leitura, 10hVocacional Dança, 10h | PIA, 11hOficina de Dança, 10hFestival do Reggea, 12h

Experimenta Literatura, 10hVocacional Dança, 10h | PIA, 11hOficina de Dança, 10hOficina de Iniciação à Fotografia, 14h

Julho_2016_impressão.indd 17 29/06/2016 17:49:20

18 Programação CCJ | Julho 2016

Qual é o cenário da cultura digi-tal em São Paulo? Quem são os atores envolvidos? Quais são as ações? A que lugar suas ideias podem nos levar? São pergun-tas como essas que o projeto São Paulo Território Digital bus-ca responder. Fruto de um con-vênio entre o Ministério da Cul-tura e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o CCJ, em parceria com a Equipe da São Paulo Aberta, e com Coletivos e Pensadores diversos de Cultura

SÃO PAULO TERRITÓRIO DIGITAL

CULT

URA

DIGI

TAL

Digital da Cidade, vai promo-ver 12 encontros para debater temas transversais à cultura digital, sendo 08 temáticos e 04 regionais com temas livres. São eles: mídia livre, ocupação dos espaços públicos, arte e política, genocídio da juventude negra, feminismo na era digital, hackerativismo e ciberativismo, transformações no mercado de trabalho e iniciativa privada e uma vida de qualidade.

Julho_2016_impressão.indd 18 29/06/2016 17:49:22

19Programação CCJ | Julho 2016

De 05/07 a 03/08 terças, 19h e sábados, 15h. Espaços Públicos di-versos na cidade de São Paulo.

CULT

URA

DIGI

TAL

Livre para todos os públicos. 240 minutos. Não é necessário inscrição. Mais informações em www.spterritoriodigital.com.br

L

Julho_2016_impressão.indd 19 29/06/2016 17:49:24

20 Programação CCJ | Julho 2016

Neste ambiente destinado ao exercício da imaginação é pos-sível criar “quase tudo”: Desde brinquedos até próteses para deficientes físicos.A ideia de Fab Lab, surgiu no MIT (Massachusetts Institute of Te-chnology), EUA, uma das mais conceituadas universidades ame-ricanas no desenvolvimento de novas tecnologias. A rede com 12 laboratórios oferece cursos de ca-pacitação profissional, utilização de equipamentos, palestras e ofi-cinas totalmente gratuitas.As instalações contam com máqui-nas de altíssima tecnologia e de última geração, como impressora 3D, plotter de recorte, fresadoras, cortadora a laser, osciloscópio di-gital, além de computadores para elaboração de projetos, que estão à disposição de toda a população.Todos os cursos têm duração de 4 horas, e não são continuados. A cada dia acontece um novo curso. Inscrições na unidade no CCJ ou pelo site www.fablablivresp.art.br.

Funcionamento: terça a sexta, das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 14h.

FAB LAB LIVRE SP: FAÇAVOCÊ MESMO

ATELIÊ DE MARCENARIA I:INTRODUÇÃODia 07/07, quinta, 14h.Dia 21/07, quinta, 14h.

INTRODUÇÃO À MODELAGEM E IMPRESSÃO 3DDia 02/07, sábado, 10h.Dia 06/07, quarta, 14h.Dia 13/07, quarta, 14h.Dia 20/07, quarta, 14h.Dia 26/07, terça, 14h.

CULT

URA

DIGI

TAL

Os cursos oferecidos durante o mês de julho:

Julho_2016_impressão.indd 20 29/06/2016 17:49:29

21Programação CCJ | Julho 2016

CULT

URA

DIGI

TAL

MOBILIÁRIO I: INTRODUÇÃO AO PROJETO DE MÓVEISDia 15/07, sexta, 14h.Dia 30/07, sábado, 10h

PROJETOS DE ELETRÔNICAUTILIZANDO ARDUÍNODia 16/07, sábado, 10h.Dia 27/07, quarta, 14h.

ELETRÔNICA BÁSICADia 08/07, sexta, 14h.Dia 23/07, sábado, 10h

YES, NÓS PODEMOS FA-ZER JOGOS (SCRATCH)Dia 12/07, terça, 14h.

Julho_2016_impressão.indd 21 29/06/2016 17:49:34

22 Programação CCJ | Julho 2016

14

VOCACIONAL | DANÇACOM A ARTISTA ORIENTADO-RA RITA TATIANA CAVASSANA.

VOCACIONAL | MÚSICACOM O ARTISTA ORIENTADOR RICARDO VALVERDE.

CIDA

DANI

A CU

LTUR

AL

Dança? Música?Qual sua preferência?E se desse para ser tudo junto?Venha se envolver em uma ex-periência artística diferente de tudo que você viveu até aqui.O Programa Vocacional é um programa da Secretaria Munici-pal de Cultura de São Paulo.De 03/05 a 30/11.

PROGRAMAVOCACIONAL 2016

Não recomendado para menores de 14 anos. Inscrições permanentes a partir do dia 19/04, na recepção do CCJ.

Terça, das 18h30 às 21h30. Foyer.Sábados, das 10h às 13h. Foyer.

Terças, das 15h às 18h. Estúdio.Terças, das 18h30 às 21h30.Estúdio.

HORÁRIO DAS AULAS:

Julho_2016_impressão.indd 22 29/06/2016 17:49:35

23Programação CCJ | Julho 2016

DE 05 A 07 ANOS.

DE 8 A 10 ANOS.

DE 11 A 14 ANOS.

Crianças acompanhadas de uma dupla de professores em um montão de atividades.Imagina no que isso vai dar?No PIÁ você vai iniciar e desper-tar o interesse pelas artes visu-ais, dança, fotografia, literatura, música, performance e teatro.O PIÁ é um programa da Secre-taria Municipal de Cultura de São Paulo.As inscrições devem ser feitas na recepção do CCJ, durante o horário de funcionamento do CCJ.

PIA | PROGRAMA DE

INICIAÇÃO ARTÍSTICA 2016

Terça, das 18h30 às 21h30. Foyer.Sábados, das 10h às 13h. Foyer.

Quarta, das 10h às 13h. Ateliê. Quarta, das 14h às 17h. Ateliê. Quintas, das 10h às 13h. Ateliê.Sábado, das 11h às 14h. Ateliê.

Quintas, das 14h às 17h. Ateliê. Terças, das 13h às 16h. Ateliê.

CIDA

DANI

A CU

LTUR

AL

Julho_2016_impressão.indd 23 29/06/2016 17:49:36

24 Programação CCJ | Julho 2016

14 Não recomendado para me-nores de 14 anos. 270 minu-tos por oficina. Inscrições a partir de 01/03 na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br

CIDA

DANI

A CU

LTUR

AL

A oficina de dança com Carlos Eduardo de Oliveira Pinto, dança-rino de break dance há 15 anos, conhecido como bboy Dudu, busca reunir os praticantes e não prati-cantes de dança no intuito de res-gatar o respeito de uma cultura hí-brida, e de todos seus elementos. Dudu trabalha com uma ideologia de dança única, sem variações de etnias, códigos, gêneros e pré-dis-posições.Este projeto foi eleito pela comu-nidade durante a segunda edição do Orçamento Participativo da Pro-gramação implantado pelo CCJ em 2015.

OFICINA DE DANÇA

De 16/03 a 31/08, quarta e sexta, 17h30 e sábados, 10h. Espaço Sarau.

Julho_2016_impressão.indd 24 29/06/2016 17:49:41

25Programação CCJ | Julho 2016

L Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário fazer inscrição.

CIDA

DANI

A CU

LTUR

AL

Zumba não é mais um estilo musi-cal passageiro que vem de algum lugar paradisíaco. Com ritmos lati-no-americanos como Rumba e Me-rengue, a Zumba se disseminou pelo mundo afora e trouxe outras influências com suas característi-cas. E é neste clima que o Centro Cultural da Juventude (CCJ) con-vida a todos e todas para entrar nessa dança.Com professor Zin Luiz Cândido.

OFICINA DE ZUMBA LIVRE

Todas as terças e quintas,18h30.Arena.

Julho_2016_impressão.indd 25 29/06/2016 17:49:44

26 Programação CCJ | Julho 2016

CIDA

DANI

A CU

LTUR

AL

L Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessá-rio fazer inscrição.

Para iniciantes e iniciados, as au-las de dança de salão embalam as noites do CCJ. A atividade se propõe a interagir com jovens de todas as idades que buscam o prazer e a alegria de viver, além de fortalecer hábitos saudáveis através do dançar. A oficina en-volve passos dos ritmos de forró, samba de gafieira, rock soltinho, “anos 60”, mesclando música, po-esia, filosofia e outras linguagens

OFICINA DE DANÇA DE SALÃO

Todas as terças e quintas, 19h30. Arena.

Todas as quartas, 19h30. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215.

PARTICIPE TAMBÉM DA AULA NA “CASA DE CULTURA SALVADOR LIGABUE”

Julho_2016_impressão.indd 26 29/06/2016 17:49:48

27Programação CCJ | Julho 2016

CIDA

DANI

A CU

LTUR

AL

L Livre para todos os públi-cos. Inscrições na recepção do CCJ.

A oficina de capoeira se apropria do acervo cultural advindo dos povos africanos e desenvolve no CCJ elementos técnicos básicos da capoeira, exercícios físicos preparatórios e princípios como: respeito, disciplina, autonomia, solidariedade, amizade, coopera-ção, honestidade e justiça. Além de oficinas de musicalidade com ritmos afro-brasileiros.Com grupo Afroartnativa sob su-pervisão do Grão Mestre Miguel, projeto “Capoeira Como Arte e Educação”.Instrutores: Luiz Felipe Alves (Ín-dio), José Cicero e Thiago Urso.

OFICINA DE CAPOEIRA E MUSICALIZAÇÃO

CAPOEIRA

MUSICALIZAÇÃO

Todas as quartas e sextas, das 10h às 11h30 ou das 15h às 16h30. Espaço Sarau.

Todos os domingos, das 11h às 13h. Estúdio.

Julho_2016_impressão.indd 27 29/06/2016 17:49:50

28 Programação CCJ | Julho 2016

ARTE

S VI

SUAI

SCI

DADA

NIA

CULT

URAL

O projeto que iniciou no CCJ como um agendamento de espaço, foi con-tratado devido ao sucesso e à gran-de procura pelos frequentadores.Coordenado pelo professor Evan-dro Luiz de Oliveira além do trei-namento físico, a oficina foca na disciplina proporcionada por essa arte marcial. Também serão abor-dados técnicas de defesa pesso-al, kata (luta imaginária), kumite (a luta propriamente dita), teoria, história e fundamentos do Caratê.Evandro Luiz de Oliveira e Danilo das Neves Bejas são integrantes da associação sem fins lucrativos Projeto Bushido Karatê Shotokan, filiada a FPKI – Federação Paulista de Karatê Interestilos.

OFICINA DE CARATÊ

Julho_2016_impressão.indd 28 29/06/2016 17:49:55

29Programação CCJ | Julho 2016

CIDA

DANI

A C

ULTU

RAL

L Menores de 12 anos somente acompanhado dos pais ou res-ponsáveis. 60 minutos. Não é necessário efetuar inscrição.

Todas as terças e quintas, 20h30. Espaço Sarau.

Julho_2016_impressão.indd 29 29/06/2016 17:49:58

30 Programação CCJ | Julho 2016

SOBRE O GUIA

ESTÁ ROLANDO...

I FESTIVAL MUNICIPALDE CULTURA DIGITALNA CIDADE

Todas as Terças e Sábados em diversas regiões e equipamen-tos da cidade.

Consulte os ícones de lingua-gem em nossa página online.O CCJ. preza pelo uso não sexis-ta da linguagem. para tanto. ba-seia-se no “Manual para o Uso Não Sexista da Linguagem - O Que Bem Se Diz Bem Se Enten-de” como fonte bibliográfica. Caso perceba algum erro. comu-nique-nos. *Programação sujeita a altera-ções, confirme em nossa página online.

Direção Geral: Ricardo ScardoelliDireção de Programas e Projetos: Murilo Pace VernierEquipe de ComunicaçãoGestão: Rogério FonsecaAssistente: Shayanny de Sá

Prefeitura de São PauloSecretaria Municipal de CulturaCentro Cultural da JuventudeEndereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha - CEP 02721-200 - São Paulo - SPContato: (11) [email protected] | ccj.art.br

EXPEDIENTE:

Julho_2016_impressão.indd 30 29/06/2016 17:49:59

31Programação CCJ | Julho 2016

Subprefeiturada Brasilândia/Freguesia do Ó

CemitérioCachoeirinha

TerminalCachoeirinha

Hab

ib’s

Av. Pompéia Ponte do Limão

Ponte do Piqueri

Av. Inajar de Souza

Av. Deputado Emilio CarlosAv. Parada PInto

Mar

gina

l Tie

têM

argi

nal T

ietê

Av. Ita

bera

baAv

. Im

irim

Av. M

arqu

ês d

e S

ão V

ince

nte

Ponte da Freguesia do Ó

HORÁRIO DE ATENDIMENTOInternet Livre e o serviço de empréstimo da Biblioteca Jayme Cortez de terça a sábado, das 10h às 21h30domingos e feriados, das 10h às 17h45.Brinquedoteca, sexta e domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Pirituba8199/10 - Cemitério CachoeirinhaCohab Nova Brasilândia9009 - Terminal CachoeirinhaDamasceno9032 - Terminal CachoeirinhaJardim Peri128Y/10 - LapaJardim Antartica148L - Lapa

Tucuruvi | Jaçanã1722 - Jardim MarinaMetrô Santana971X - Terminal Cachoeirinha971R - Estação JaraguáMetrô Barra Funda978A - Terminal Cachoeirinha9191/21 - Jd. Elisa MariaCentro | Largo do Paissandu9501/10 - Terminal Cachoeirinha9653/10 - Pedra Branca

LINHAS DE ÔNIBUS PARA VIR AO CCJ

TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITASHORÁRIO DE FUNCIONAMENTOTerça a sábado, das 10h às 22he domingos e feriados, das 10h às 18h.

Julho_2016_impressão.indd 31 29/06/2016 17:50:00

Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641Vila Nova Cachoeirinha - CEP 02721-200

São Paulo - SP - (11) [email protected] | ccj.art.br

twitter.com/CCJuventude

facebook.com/CCJuventude

Julho_2016_impressão.indd 32 29/06/2016 17:50:01