cei - koinonia.org.br filetarão abertos, no Rio de Janeiro, para encontro, me ... CARTAS — Sou...

8
cei Semana de Orações Pela Unidade Cristã: de 23 a 30 de maio. 50 templos, de 10 diferentes confissões, es- tarão abertos, no Rio de Janeiro, para encontro, me- ditação e orações em tõrno da unidade. 28 pastores e leigos protestantes, 20 padres e leigos católicos e 2 sacerdotes ortodoxos estarão, em intercâmbio de púlpito, visitando a comunidade irmã. A foto abaixo mostra a possibilidade magnifica dêsse encontro, quando Paulo VI, em Genebra, visita o C.M.I.

Transcript of cei - koinonia.org.br filetarão abertos, no Rio de Janeiro, para encontro, me ... CARTAS — Sou...

cei

Semana de Orações Pela Unidade Cristã: de 23 a 30 de maio. 50 templos, de 10 diferentes confissões, es­tarão abertos, no Rio de Janeiro, para encontro, me­ditação e orações em tõrno da unidade. 28 pastores e leigos protestantes, 20 padres e leigos católicos e 2 sacerdotes ortodoxos estarão, em intercâmbio de púlpito, visitando a comunidade irmã.A foto abaixo mostra a possibilidade magnifica dêsse encontro, quando Paulo VI, em Genebra, visita o C.M.I.

C 6 1 centro ecumênico de informação

CEI estará circulando dentro da Semana de Orações pela Unidade Cristã. Cremos ser êste, pelo menos* no Rio de Janeiro, o mais efetivo movimento de aproxima­ção e diólogo entre os cristãos. Cinqüenta templos de dez diferentes confissões estarão abertos para a medi­tação e orações comuns a favor da unidade. Os púlpitos serão trocados entre 28 pastores protestantes, 20 padres católicos e 2 sacerdotes ortodoxos. Convém acentuar que, nessa permuta de púlpitos, estarão incluídos alguns pre­gadores leigos, envolvidos no movimento ecumênico, como por exemplo, o Vice-governador da Guanabara (presbiteriano) e o Deputado Fedêral Eurlpedes Cardoso de Menezes (católico). O CEI sente a satisfação do seu pionerismo ao ver, assim, intensificado o movimento ecumênico.

Os leitores encontrarão nesta edição os dois suple­mentos: “A Bíblia Hoje” , com a análise da Parábola do rico e Lázaro, comumente tomada em sentido exclusiva­mente escatológico, vista, aqui, como mensagem para hoje e agora. O documento, sôbre Pedagogia de Comuni­cação, procede de alguém que estêve presente nos pri­meiros “choques” Igreja e Juventude, que geraram as crises sucessivas, dentro das quais ainda se debate hoje a comunidade cristã. É análise imparcial, quase auto­crítica, e a busca insistente do diálogo que tem sido evitado.

Da correspondência, algumas expressões de aprecia­ção e solidariedade, que nos estimulam -a prosseguir. Escrevain sempre. Analisem, critiquem, e, especialmente, divulguem o CEI,

C A R T A S— Sou aluno do 2.° ciclo do Seihinário Teológico Êpiscopa] de S. Paplo, casa que todos os alunos amam pela liberdade acadêmica, camaradagem, serie­dade de trabalho ,espírito ecumê­nico. Sou candidato ao ministério pelo Presbitério Leste de Minas. Meus colegas e eu gostamos do CEI porque vemos nêle ‘ grande veículo da união dè todos os Cristãos. Acho que nenhum pas­tor, seminarista ou mesmo leigo devè deixar de ler o CEI, sob pena de ignorarem o desenvol­vimento da Igreja- de Cristo c

o que se faz no mundo pela unidade. Que Deus continue abençoando esta obra tão impor­tante.

— Venho acusar o recebimento de mais um n.° do Boletim CEI e, ao mesmo tempo, apresentar nosso agradecimento e grande in­teresse. Atenciosamente,

Irmã Ângela O .S .B . Belo Horizonte, MG

— Tenho o prazer de entregar- lhes o cheque do Banco do Bra­

sil, cuja importância se destina ao pagamento de dez assinatu­ras para as pessoas que rela­cionarei ao pé desta. Mando-lhes, também, a transcrição de uma nota que escrevi em uma de minhas seções no bisemanário local. Valho-me da oportunidade para enviar-lhes as minhas sau­dações cristãs.

Sílvio (Bi) Moreira Lavras, Minas Gerais

C E IÇEI ê a sigla do Centro

Ecumênico de Informações. Tra­ta-se de um jornalzinho, que, mensalmente, em estilo ultra- condensado, traz um resumo do que ocorre no mundo ecumênico, bem no estilo do programa de J. Silvestre. No miolo do jornal, em, separata, um estudo sôbre temas religiosos e sociais feito, alternadamente, por teólogos e pensadores católicos e protestan­tes.

A assinatura anual custa ape- penas Cr$ 10,00. Como já tenho algumas para mandar, estou pronto a incluir * outros nomes na lista. A quem não conhece o CEI e deseja conhecê-lo, posso emprestar números anteriores pa­ra que se verifique que se tra­ta. realmente, de uma publicação útil e interessante, que nos põe em contato com o mundo, íra- zendo-nos, selecionados e conden­sados, os fatos que estão ocor­rendo no campo religioso e so­cial. /(Transcrito da Tribuna de La­vras - LAVRAS. MG, de 14 de fevereiro de 1971.

— Agradecemos de todo o co­ração ao Sr. Sílvio Moreira o seu voluntário esforço para a divulgação do CEI e esperamos que o seu exemplo frutifique em outras cidades brasileiras.

Lineu. Faria São Paulo, SP

GEI Centro Ecumênico de Informação — Publicação da Editora Tempo e Presença Ltda. Assinatura anual: Cr$ 10,00. Remessas em cheque pagável no Rio, para Editora Tempo e Presença

Caixa Postal 16.082, GB.v 1* v-, ■ .

Diretor: Domício Pereira' de Mattos

9

PARTICIPAÇÃO E PRESENÇA ECUMÊNICA

Dois bispos protestantes, Edmundo Sherrill (Episco­pal) e Almir dos Santos (Metodista) e três pastores pres­biterianos, Revs. Benjamin Moraes, Luiz Boaventura e Domicio Pereira de Mattos (Diretor do CEI), receberam convites especiais e compareceram à cerimônia de posse do nôvo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Eugênio Sales, na Catedral Metropolitana, realizada a 24 de abril último. O Bispo Sherrill saudou o nôvo Arcebispo ecume- nicamente, em nome dos cristãos não católicos. Estava presente também o presbítero Dr. Erasmo Martins Pedro, Vice-governador do Estado da Guanabara.

CARTAS. . .— Através dêsse noticioso te­nho acompanhado as atividades do CEI, bem como das Igrejas Cristãs espalhadas pelo mundo, o que tem sido fator de estímulo no meu trabalho. Renovando os agradecimentos, queira aceitar os protestos de estima e elevada consideração.

Tibor SulikRio de Janeiro, GB

— . . . sou pastor da I . P . I . de Vila Talarico e quero agradecer a gentileza da remessa da re­vista CEI, para mim muito im­portante. Contem comigo se de alguma forma puder ser útil.

Rev. Ezequias dos Santos São Paulo, SP

— Impossibilitado de ler e es­crever, por motivo de enfermi­dade dos olhos, peco-lhe suspen­der por ora o “ CEI” . Espero ser operado em breve e peço-lhe as orações a meu favor. Muito grato e desejando-lhe as mais ricas bênçãos de Deus,

Rev. Júlio Camarao Nogueira Rio de Janeiro, GB

— ...su a revista, cuja leitura no ano passado muito apreciei. Gostaria de oferecer uma assi­natura também ao meu colega católico local. Remeto para isso cheque. . . Muito grato subscre­vo-me atenciosamente,

Rev. Cláudio Molz Estância Velha, RS

ECUMENISMO ABERTO AOS NÂO CRISTÃOS

Frei Raymundo Cintra, dominicano, foi convidado e participou das comemo ­rações do Dia Mundial de Buda, no Rio de Janeiro, a 11 de maio. Pronunciou a sua palestra no templo budista, estando presentes os embaixadores da índia, Ceilão e Tailândia,

MIGUEZ BONINO VISITA O BRASIL

O teólogo José Miguez Bonino, reitor do Seminá­rio Teológico Unido de Buenos Aires, um dos ob ­servadores protestantes no Concilio Vaticano II, fêz duas conferências na Pon­tifícia Universidade Cató­lica do Rio de Janeiro, so­bre os temas, Teologia e Tecnologia e Uni d a d e Cristã no Contexto Latino Americano. Essas confe­rências foram patrocina­das pelo Centro de Ecume­nismo do Rio de Janeiro, que procura envolver o ambiente universitário no processo de maior abertu­ra ecumênica. No mesmo sentido estão programa­das mais duas conferên­cias por teólogos de fama internacional. As confe­rências de Bonino serão n u b l i c a d a s como do­cumentos especiais do CEI.

SAO OS “VERDADEIROS CATÓLICOS”CONTRÁRIOS AO DIALOGO?

Entre os comentários acêrca da visita do Marechal Tito ao Vaticano, destacamos editorial do “Jornal do Comércio” , de Recife, de 31-3-71, que saúda com entusiasmo “ a reação dos católicos ita­lianos à visita de Tito” . Depois os classifica de “verdadeiros cató­licos” . Vê-se, assim, que as antigas acusações de intolerância da Igreja são substituídas pelas críticas à sua abertura para um diálogo com o mundo, sem accepções e sem exceções. Esta é uma posição, clara e indiscutível, da Igreja nestes tempos do Vaticano II. — Es­boça-se uma reação de católicos italianos. Terá o editorialista apurado quais são êsses grupos? Qual a sua linha e a sua conduta diante do Concílio, ato do Magistério Supremo da Igreja, sem dúvida com a inspiração do Espírito Santo ? E são “os verdadeiros católicos” , o que, implicitamente, equivale a dizer que o Papa e a atitude da Igreja estão fora do verdadeiro catolicismo. — Quanto à recepção de pessoas, no aVticano, se houvesse um critério rigoroso, haveria muitas surprêsas. Surpreende-nos o ponto de vista de certos católicos que, no seu afã de fidelidade ao passado, (o que é justo, com certo limite) relembramos, de passagem, a figura do joralista Gustavo Ccr- çã o ,— se mostram irreverentes com o próprio Papa, com- a Santa Sé, com a hierarquia, com o CNBB. Parece-nos incoerência e falta de reflexão para a descoberta mais feliz da maneira dè ser fiel à igreja, em Cristo e no Evangelho. (B .A .)

MAIO 71 - CEI 3

MENSAGEM DE ESPERANÇA PARA UM MUNDO O SACERDÓCIO NOCONTURBADO MUNDO DE HOJE

Paulo VI, em mensagem proferida na Semana Santa, disse que a humanidade tem “grande necessidade de es­perança, que é como a necessidade de respirar. Sem vida, não há esperança. Nós (acrescentou) estamos em condições de poder dizer que a causa do homem não só não está perdida, mas também assegurada. Os gran­des ideais que são as luzes que guiam o mundo moderno não serão esquecidos. Será conseguida a unidade domundo quando fôr cumprida a mensagem da Ressurreição. A dignidade da pessoa humana será reconhecida, não só formal como materialmente. A inviolabilidade da vida, desde o ventre materno até a idade madura, terá apoio geral e efetivo” .

Dentro das linhas de uma Teologia de Esperança, afirmou ainda o Papa: “ Sob a nova ordem que será imposta na Terra por Jesus, serão superadas ?.s desigualdades sociais. As rela­ções entre os povos serão pa­cíficas, razoáveis e fraternais. Nem o egoismo, a arrogância, a pobreza, a licneciosidade, a ig-

IGREJA E DIVÓRCIOMesmo as áreas mais progres­

sistas da Igreja Católica con­tinuam fechadas ao problema do divórcio. É o que se deprende da reação nessas áreas ao pro­jeto do Senador Nelson Carneiro, sobre anulação de casamentos. A C . N . B . B . pronunciou-se sôbre o assunto, lembrando D. Ivo Lorscheiter que êste projeto é uma forma camuflada de intro­dução do divórcio. D. Lucas Ne­ves, Assistente Eclesiástico Na­cional do Movimento Familiar Cristão, mostrou, em documento divulgado pela Imprensa, que esta nova tentativa de anulação de casamento em nada difere dos projetos anteriores. E assim, onondo-se intransigentemente ao divórcio, continua a Igreja a realizar casamentos “ indissolú­veis” que em 60% acabam no desquite.

norância, nem as muitas defici­ências que caracterizam e afii gem a moderna sociedade evi­tarão o estabelecimento de uma ordem verdadeiarmente humana, um bem comum e uma nova ci­vilização” .

Após o sermão em que pro­feriu essas palavras, o chefe da Igreja Católica pronunciou suas felicitações de Páscoa em 16 idiomas, entre êles o russo e o árabe. (B .A .)

VALOR DO HOMEM NÂO SE MEDE PELO SEU RENDIMENTO

Nantes, França — O bispo de Nantes, D. Míchel Vial, e mais de cem assistentes eclesiásticos de Ação Católica operária da mesma diocese, publicaram de­claração, anoiando as solicitações dos trabalhadores. Partindo de algumas controvérsias surgidas na região, o bispo e os sacerdotes de Nantes reafirmaram o valor do homem, que não se mede pelo seu rendimento ou categoria.

Genebra — Padres de tôda a Europa reuniram-se em Gene­bra, trabalhando na elaboração de documento sôbre o minis­tério sacerdotal, que será envia­do ao Vaticano e servirá para os trabalhos do Sínodo Episco­pal, que se realiazrá em Roma, a partir de 30 de setembro. Um dos temas principais do Sínodo é o sacerdócio no' mundo de hoje. O Papa, em recente comu­nicado aos bispos do mundo to­do, pediu que apreciassem com os padres de suas dioceses os problemas do sacerdócio para o Sínodo.

BARREIRAS À JUSTIÇA E À AUTO-REALIZAÇÃO

Em recente mensagem diri­gida ao Secretário Geral das Nações Unidas, U. Thant, o presidente da Comissão Pontifí­cia Justiça e Paz, Cardeal Mau- rice Roy, afirma, mencionando uma série de instituições que entorpecem a participação e au­to-realização : “ Os sistemas lati­fundiários, as classes ricas que não pagam imnostos e não eco­nomizam, a indústria sem salá- ,ãos seguros, sem oportunidade de promoção nem ampla parti- cfnacão nos lucros ou na nro- priedade; a educarão confinada a uma minoria selecionada e n aceitação do analfabetismo das

CELIBATO E CASAMENTO: PADRES ESPERAM LIVRE OPÇÃO

Baltimore, USA — Através do documento “Decla­ração de Renovação” a Federação Nacional de Conselhos de Sacerdotes católicos, dos Estados Unidos, recomenda o fim do celibato obrigatório. O documento propõe e solicha “que seta permitida a escolha entre celibato e matrimônio, mesmo para os padres atuais” . Deseja que se aceitem homens casados, como candidatos ao sacerdócio, e que voltem ao ministério os padres que se afastaram para se casar.

4 MAIO 71 - CEI

ECUMENISMO PROTESTANTE ALARGA FRONTEIRAS

Delegados de mais de 100 igrejas protestantes, angli­canas e ortodoxas reuniram-se em Nyborg, na Dinamar­ca, na Conferência das Igrejas Cristãs da Europa, entre 27 de abril e 4 de maio.

Segundo os participantes o resultado foi positivo. As resoluções deixaram claro que as Igreja não devem sub­meter-se a uma política ou um sistema social, mas pre­cisam tomar parte na luta para renovar as estruturas, com o objetivo de chegar a um mundo mais justo.

Além de insistir na necessida­de de agir pela paz, pelo de­sarmamento e pela não prolife­ração de armamentos nucleares, a assembléia propôs a colabora­ção com as organizações inter­nacionais para que se realize uma Conferência de Segurança Européia. Como os representan­tes da Europa Ocidental eram majoritários, os delegados russos negaram-se a votar certas reso­luções que, segundo êles, não

COMPLETA-SE O COLÉGIO EPISCOPAL DA IGREJA METODISTA DO BRASIL

De acordo com o resolvido no último Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil que esta­beleceu que os seus bispos fos­sem eleitos pelas próprias dio­ceses, a 4.a região eclesiástica (Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo) elegeu 0 Rev. Ornar Dai- bert como seu bispo, a 5.a região (norte de São Paulo) reelegeu o Bispo Oswaldo Dias da Silva e a 6 a região também reelegeu o Bispo Wilbur K. Smith. Com ós bispos já anteriormente eleir tos Almir dos Santos ( I a re­gião), Sady Machado I2.a re­gião) e Alípio da Silva Lavoura ( 3 a região) completou-se o Co­légio Episcopal. Foi eleito pre­sidente do Colégio o Bispo Almir dos Santos e Secretário o Bispo Alípio da Silva Lavoura.

refletiam o pensamento da Eu­ropa Oriental.

No entanto, houve unanimi­dade quanto a um dos pontos mais importantes da Conferência — as relações com a Igreja Ca­tólica. Foi pedido o estreitamen­to das relações da Conferência das Igrejas Cristãs com o Con­selho das Conferências Episco1- pais Européias, cujo presidente eleito, monsenhor Etchegaray, assistiu aos debates.

MISSÃOPRESBITERIANA DO BRASIL CENTRAL RETIRA-SE DE DUAS ENTIDADES DA I.P.B.

Afim de dar maior liberdade de ação e autonomia de traba­lho à Igreja Presbiteriana do Brasil a Missão Presbiteriana do Brasil Central (que congrega os missionários da United Pres­byterian Church, fundadora do trabalho presbiteriano no Brasil em 1859) retirou-se da sociedade civil Casa Editora Presbiteriana e da Junta de Missões Nacio­nais da I .P .B .

IGREJAPRESBITERIANA ESTUDA O SUPLEMENTO DO CEI E PUBLICAÇÃO DO CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS

A Igreja Presbiteriana de Ipa­nema (Rio de Janeiro) resolveu que o suplemento de Abril do CEI — “ A fé cristã e o mun­do” , de autoria do Rev. João Parahyba, fôsse estudado em conjunto pela sua congregação, dada a importância do tema. Resolveu também fazer uma sé­rie de estudos baseados na pu­blicação do W .C .C . “ Uma Igreja voltada para o mundo” que foi traduzido pelo Rev. João Maraschim.

TAMBÉM NA ÁSIA: MÚSICA POPULAR NA LITURGIA

Tainan — Formosa — O pas­tor I-to Loh, professor de músi­ca do Seminário Teológico Pres ­biteriano de Tainan, está reco­lhendo, nos países do Sudeste asiático, cantos populares que possam ser utilizados nos fins litúrgicos, especialmente as can­ções populares que tenham como preocupação a situação social do homem. O pastor Loh está aju­dando as paróquias rurais na adaptação de textos novos às ve­lhas melodias populares que já vão assim sendo usadas no cul­to. Atualmente está no Vietnam. gravando músicas, como já fêz na Tailândia, Ceilão e índia.

QUAL O CAMPO DO ECUMENISMO?Entre Protestantes somente 6%Entre Protestantes e Católicos 24%Deve incluir não cristãos 70%Contra qualquer Ecumenismo 00%

Esta pesquisa sociológica foi feita entre membros da Comunidade Presbiteriana <le Ipanema, no Rio de Janeiro.

MAIO 71 - CEI 5

MISSIONÁRIO DEVE SER ORTODOXO

Com êsse título o órgão ofi­cial da Ig. Presbiteriana publicou resolução do Supremo Concílio que enquadra o missionário den­tro das linhas conservadoras da denominação, determinando aos concílios que “devem verificar se o missionário subscreve a Con­fissão de Fé e os Catecismos de nossa Igreja e se se compromete a cumprir a Constituição da Igreja e acatar as decisões dos Concílios em sua área de com­petência” .

PROTESTANTES BELGAS BUSCAM UNIDADE

Duas Igrejas da Bélgica, mebmros da Aliança Mun­dial Reformada, buscam u n i r - s e organicamente numa só comunidade e já se puseram de acordo so­bre os planos dessa união. Trata-se da Igreja Protes­tante da Bélgica e da Igreia Reformada. A pri­meira, de língua flamen­ga, com algumas paró­quias inglesas e alemãs, tem 15.000 membros e a segunda, de língua fran­cesa tem 12.000 membros.

cttlto e música jovem

Na capela da Igreja Presbi­teriana da Praia de Botafogo foi realizado a 17 de abril, culto especial para a mocidade, diri­gido pelo Rev. Zwinglio Mota Dias e todo êle elabo-rado pelos próorios jovens da Igreja da Penha de que é pastor. Constava de música de Gilberto Gil, Ro­berto Carlos, outras composições modernas e a mensagem apresen­tada através de um jogral. Após o culto houve debate entre os participantes, terminados c o m aprovação unânime da liturgia dos moços.

AUTORIDADE CATÓLICA ELOGIA TAMBÉM O REGIME CHILENO

Já divulgamos declarações do Presidente da Igreja Presbite­riana e do Bispo Metodista do Chile, elogiando o regime chi­leno, chefiado pelo marxista Sal­vador Allende. Também o Car­deal Raul Silva Henriquez, Ar­cebispo de Santiago, salientou que “os chilenos vivem atual­mente uma experiência inédita em sua história” . Esclareceu que “ seu trabalho tem dado impor­tância especial na solução das incompreensões e desentendi­mentos para que o país possa ca­minhar sem tropeços rumo ao de­senvolvimento econômico e uma plena justiça social entre todos os cidadãos” .

CRESCE NO CHILE O ESPÍRITO ECUMÉNICO

Santiago — O ecumenismo está tomando forma e crescendo no Chile, como resultado de uma série de serviços ecumênicos rea­lizados em abril e que tomarão forma definitiva. “ Nós cristãos temos que estar unidos e dar testemunho do nosso coprometi- mento no Evangelho, com o Se­nhor, que nos fala através do Evangelho, e com os nossos ir­mãos” , disso o Rev. Samuel Val- lette, pastor metodista e presi­dente do Movimento Paz e Reconciliação, que deu cober­tura a o s referidos serviços ecumênicos.

O movimento ecumênico no Chile tomou forma e deu grande passo a partir de novembro pas­sado, quando um grande serviço vindas ao Presidente eleito, Sal­vador Allende. Além das auto- ecumênico foi realizado na Ca­tedral do Chile, para dar as boas- ridades católicas compareceram 50 ministros e rabinos.

GOVÊRNO SUL-AFRICANO: OPERAÇÃO “LIMPEZA” NA IGREJA

Joannesburg — O pastor Theo Kotze, diretor regional do Ins­tituto Cristão da África Austral protestou enèrigacente contra re­centes visitas da polícia, efetua­das nos domicílios de vários membros da Igreja e nos locais de funcionamento das organiza­ções eclesiásticas de Johanes- burg, Durban, Port Elizabeth e cidade do Cabo. Nenhum insti­tuto cristão, nem mesmo o Con­selho Regional da Igreja Crsitã, escapou a estas pesquisas poli­ciais. Documentos e informações financeiras, bem como fichas pessoais, foram aprendidos. O pastor Kotze acusou o chefe de polícia de “ violação da intimi­dade familiar” .

V A R I A S# Com a morte do Cardeal

D. Jaime Câmara, o Sacro Co­légio dos Cardeais ficou reduzido a 123 membros, dos quais 77 são europeus, 15 latinó'-americanos, 13 norte-americanos, 9 asiáticos, 7 africanos e 2 da Austrália e Nova Zelândia. Dêstes, 25 já ultrapassaram a idade de 80 anos, não tendo mais direito a participar do conclave para a eleição do Papa.

# Ainda que o número de pastores tenha aumentado, na Igreja Unida de Cristo (Kyo- dan) do Japão, as estatísticas mostram que o número de mem­bros ativos e a frequência aos cultos diminuiu sensivelmente no curso do ano passado.

Tenha Mensalmente Uma Visão da Igreja

U n i v e r s a l ASSINE CEI

6 MAIO 71 - CEI

V Á R I A S

0 Dom Eugênio Sales, o nôvo Arcebispo do Rio de Ja­neiro ,quando ainda na Bahia, manifestou-se surprêso com a sentença contra menor da pena de morte e disse que “desde quando a adoção da pena de morte foi regulamentada no Bra­sil eu me manifestei contra essa medida. Agora só me resta es­perar que ela nunca seja posta em prática” . (CIC)

0 Foi criada na República Federal Alemã uma comissão de católicos e luteranos para pro­gramarem as iniciativas religosas por ocasião dós Jogos Olímpicos em Munique, no próximo ano.

0 De acordo com instruções do Concílio Vaticano II e da Santa Sé, será celebrado a 23 de maio o Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social. O povo cristão será convidado a refletir sôbre a importância da­queles meios na formação e informação da opinião pública e o seu aproveitamento para um esforço de evangelização e de educação da fé.

0 “ A opinião pública naIgreja” será o tema do IX Con­gresso Mundial de União Cató­lica Internacional de Imprensa, que será realizado. no mês de maio em Luxemburgo.

0 Sete pastores cubanos par­ticiparam de brigada de traba­lho, durante a última colheita de cana de açúcar, em Cuba, e declararam que o faziam volun­tariamente como comprometimen­to de instaurar uma ordem social justa por meio do trabalho co­operativo. Citando palavras de um sacerdote disseram : “ Não é o momento de discutir se a alma é imortal ou não; há uma rea­lidade concreta que devemos compreender: que o homem é mortal” . (SPR)

0 As Igrejas Luteranas, Re­formada e Unida da Europa, promoverão um encontro em se­tembro próximo, na Suiça, para . buscarem uma posição em que essas Igrejas possam declarar que celebram umas com as ou­tras a comunhão e estão com­prometidas tanto no púlpito co­mo no culto.

G E N T E

0 Bispo J. A. T. Robison, conhecido autor dos livros “ Pes­quisa em Tôrno de Deus” e “ Uma Nova Reforma” estará no Brasil, a camniho de Buenos Aires, nos dias 28 de Junho a 4 de Julho. Fará conferências no Rio e em S. Paulo, patro­cinadas pelo Centro de Ecume­nismo e ASTE.

0 Rev. Galdino Moreira, co­memorou o seu 50.° aniversário de ordenação em culto solene realizado na Igreja Presbiteriana de Riachuelo, GB, a 13 de maio.

0 Dr. Erasmo Martins Pe­dro, presbítero e vice-governador da Guanabara, fará o sermão de abertura da Semana de Orações pela Unidade Cristã, a 22 de maio, na Igreja Nossa Senhora de Copacabana, onde é pároco o Bispo Auxiliar do Rio de Ja­neiro, D. Castro Pinto.

0 Deputado Lisànias Maciel — declarou na Câmara Federal que o projeto que tira do Juiz de Menores o poder de censura “ é uma das medidas que, por via oblíquia, visam a centralizar nas mãos do Executivo todos os dispositivos de controle do pen­samento político, científico-reli­gioso e estético do país” ( J . B . )

0 Rev. Haroldo Cook, mi­nistro presbiteriano, aos 93 anos de idade, será um dos pregado­res da Semana de Oração pela Unidade Cristã, na 4.a-feira, 26 de maio, no Santuário N. S. da Providência, à Rua do Catete, 113, Guanabara.

MANCHETES(Conclusão)

mente participou de um progra­ma de televisão no' Rio, respon­dendo tudo sôbre a Bíblia. O pastor chegou, ontem, a Belo Horizonte, para iniciar hoje, na Secretaria de Saúde, o Encontro dos Cristãos, que termina do­mingo.

O pastor disse ao DIÁRIO DE MINAS que “ná confusa Babel de nossa vida é preciso desarmar os espíritos e falar­mos a mesma linguagem que Cristo falou: a linguagem da compreensão, da tolerância e do amor” .

— As divisões' e os entraves colocados para torpedear a ação ecumênica são frutos do perso­nalismo decadente de alguns poucos líderes míopes que apenas com ... isto acrescentam mais 'es­pinho à coroa sangrenta de Cris­to, mostrando-se insensíveis às marteladas com seus gestos que dão para sustentar o filho de Deus no Calvário” .

PASTOR BRASILEIRO NA «MARCHA DA VITÓRIA”— Jorrai do Brasil 29-4-71 —

Recife — O presidente da Aliança Latino-Americana d e Igrejas Cristãs, reverendo Is­rael Gueiros, viajou ontem para os Estados Unidos a fim de par­ticipar da Marcha da Vitória, no dia 8 de maio, quando milhares de veteranos de guerra e reli­giosos pedirão ao Presidente Ní- xon “uma solução honrosa para a guerra dó Vietname.”

O reverendo Gueiros, que via­ja como convidado especial dos organizadores da marcha, disse ao embarcar que “não é mais possível que a mocidade de um naís democrático continue sacri­ficada na guerra, enquanto os Estados Unidos possuem poderio* militar suficiente para acabar com o inimigo no menor espáço de tempo possível.”

MAIO 71 - CEI 7

c ei CAIXA POSTAL 16.082 Rio de Janeiro, maio de 1071 N.n 54

M A N C H E T E S

PROGRESSO PENTECOSTAL NO NORDESTE— O Jornal, 25-4-71 — (Rachel de Queiroz)

Por falar em crente — anda uma onda forte de gente se pas­sando para crente, aqui. Vem um pastor com um bando de com panheiros, chega nas casas, prega, lê a Bíblia, cantam. O povo gosta das cantigas, e tem andado tão desamparado da palavra de Deus! Os padres são poucos e vivem preocupados com muitos outros pro­blemas. Padre hoje é como autoridade, êles não podem atender pessoalmente ao povo miúdo, estão absorvidos por altos estudos na cionais e internacionais. Mal dão conta da parte burocrática do culto. Então êsses crentes, que pertencem a uma seita muito popular, muito pouco intelectual, dizendo palavras simples, falando muito no nome de Jesus, cantando hinos que vêm substituir os velhos benditos, — ora, os crentes medram. Exigem -— e obtêm — uma surpreendente disciplina: proibem fumo, chachaça, forró. Pela proibição à cachaça estou eu, que é a praga maior do sertão. E curioso, agora, ver dois' caboclos se encontrarem: não dão mais bom dia, tocam no ombro um do outro e salvam: “ A paz do Senhor! Também não se tratam de compadre e comadre; entre um crente e outro só se chamam “ Irmão” .

UM NÔVO PADRE-NOSSO

Tristão de Athayde - Jornal do Brasil 8-5-71 -

Um dos sintomas mais lamentáveis d o s nossos tempos é o contraste entre o progresso material, tec­nológico e cientifico, e o retrocesso moral dos cos­tumes. A reintrodução in- confessada da tortura, nos processos criminais, e a explícita resturação da pena de morte em países como o nosso çiue há um século o Império nunca mais aplicara e a Repú­blica suprimiu, ao que parecia, de modo definiti­vo, é seguramente um dos mais tristes sinais da de­cadência moral dos nossos

costumes e dos nossos sen­timentos neste fim de sé­culo.

Aparentemente, porém, ainda há católicos que se rejubilam com ela e gos­tariam de ver, no Padre- Nosso, isto é, na Oração que o próprio Senhor nos ensinou, a substituição das palavras: “Perdoai as nos­sas ofensas como nós per­doámos a quem nos teni ofendido”, pelas palavras, mais eficientes segundo o “catecismo da Segurança Nacional” : Castigai ásnossas ofensas, assim co­mo nós castigamos a quem nos tem ofendido.. .

ASSINE ÇEI 71 OFEREÇA-O

A UM AMIGO

EPISCOPADO PARAGUAIO ADVERTE STROESSNER

- Jornal do Brasil 9-5-71 -

Assunção (AP-JB) — A Conferência Episcopal do Paraguai enviou ontem ao Presidente Alfredo Stro- essner uma carta aberta na qual rejeita enègica- mente declarações oficiais de que a Igreja Católica “contribui para a pertur­bação da paz social no país”, e adverte que a “in- tranqüilidade não é gera­da apenas pela subversão, mas também pelos que abusam do poder.”

O documento dirigido ao Ministro d a Educação, Raul Pena ,afirma que “ a paz social não é destruída apenas por baixo, por obra e graça da subversão ir­responsável que se propõe a desencadear sangrentas guerras fraticidas, m as também por cima, pelo abuso das funções gover­namentais. pelo autorita­rismo e nela repressão ar­bitrária.”PASTOR DA BÍBLIA CONDENA RADICALISMO DE CÚPULA RELIGIOSA— Diário de Minas 23-4-71.—

— “ Nenhuma religião detém o monopólio da salvação e não há diálogo ecumênico sem a Cruz de Cristo ou à revelia dos Evan­gelhos. Esta, uma das principais, declarações do pastor Nehémias Marien, o homem . que r.ecenfe-

(Continua na pág. 7)