Celesc de Seguridade Social  · Setembro 2019 / n° 263 Diretora-Presidente: Vanessa Evangelista...

4
Novos membros do Conselho Deliberativo da CELOS são eleitos Os novos membros do Conselho Deliberativo da CELOS foram eleitos pelos participantes no dia 19 de setembro. Com 2.044 votos, Geraldo Prus e seu suplente Bruno Anacleto É com muita satisfação que comemoramos a chegada dos 46 anos da Fundação Celesc de Seguridade Social - CELOS. Ao longo deste tempo, construímos uma instituição sólida focada em aprimorar os serviços e oferecer o melhor aos Participantes. Este trabalho envolveu novas estratégias com investimentos mais seguros, além da ampliação dos planos de saúde próprios, garantindo uma melhor cobertura nestes atendimentos a um preço justo. Informativo da Fundação Celesc de Seguridade Social Setembro 2019 / n° 263 www.celos.com.br Diretora-Presidente: Vanessa Evangelista Ramos Rothermel Diretor de Seguridade: Paulo César da Silveira Diretor Administrativo-Financeiro: Henri Machado Claudino Hoje somos mais de 8 mil famílias protegidas em Previdência Privada e 23 mil beneficiários em planos de saúde, números que demonstram a confiança que os celesquianos têm na CELOS. O reconhecimento é o principal incentivo para dar continuidade neste trabalho de aperfeiçoar nossos serviços, tendo consciência da responsabilidade que temos em administrar a Fundação de uma maneira sustentável e cuidando da sua saúde financeira para completar muito mais anos de história. lideraram a votação. Compõem também o novo conselho João Roberto Maciel e o suplente Alei Vargas Machado, contabilizando 1.985 votos. Os novos membros assumirão os cargos a partir de janeiro de 2020 e cumprirão um mandato de quatro anos, atuando na definição da política geral da administração e dos planos de benefícios. No Portal de Eleições da CELOS, os participantes puderam acessar os currículos e propostas de trabalho de cada chapa concorrente antes da eleição. No site da Fundação, agora está disponível o resultado da votação geral, além de como foram os votos por agências e os índices de abstenção.

Transcript of Celesc de Seguridade Social  · Setembro 2019 / n° 263 Diretora-Presidente: Vanessa Evangelista...

Page 1: Celesc de Seguridade Social  · Setembro 2019 / n° 263 Diretora-Presidente: Vanessa Evangelista Ramos Rothermel Diretor de Seguridade: Paulo César da Silveira Diretor Administrativo-Financeiro:

Novos membros do Conselho Deliberativo da CELOS são eleitos

Os novos membros do Conselho Deliberativo da CELOS foram eleitos pelos participantes no dia 19 de setembro. Com 2.044 votos, Geraldo Prus e seu suplente Bruno Anacleto

É com muita satisfação que comemoramos a chegada dos 46 anos da Fundação Celesc de Seguridade Social - CELOS. Ao longo deste tempo, construímos uma instituição sólida focada em aprimorar os serviços e oferecer o melhor aos Participantes.

Este trabalho envolveu novas estratégias com investimentos mais seguros, além da ampliação dos planos de saúde próprios, garantindo uma melhor cobertura nestes atendimentos a um preço justo.

Informativo da Fundação Celesc de Seguridade Social Setembro 2019 / n° 263www.celos.com.br

Diretora-Presidente: Vanessa Evangelista Ramos RothermelDiretor de Seguridade: Paulo César da SilveiraDiretor Administrativo-Financeiro: Henri Machado Claudino

Hoje somos mais de 8 mil famílias protegidas em Previdência Privada e 23 mil beneficiários em planos de saúde, números que demonstram a confiança que os celesquianos têm na CELOS.

O reconhecimento é o principal incentivo para dar continuidade neste trabalho de aperfeiçoar nossos serviços, tendo consciência da responsabilidade que temos em administrar a Fundação de uma maneira sustentável e cuidando da sua saúde financeira para completar muito mais anos de história.

lideraram a votação. Compõem também o novo conselho João Roberto Maciel e o suplente Alei Vargas Machado, contabilizando 1.985 votos. Os novos membros assumirão os cargos a partir de janeiro de 2020 e cumprirão um mandato de quatro anos, atuando na definição da política geral da administração e dos planos de benefícios.

No Portal de Eleições da CELOS, os participantes puderam acessar os currículos e propostas de trabalho de cada chapa concorrente antes da eleição. No site da Fundação, agora está disponível o resultado da votação geral, além de como foram os votos por agências e os índices de abstenção.

Page 2: Celesc de Seguridade Social  · Setembro 2019 / n° 263 Diretora-Presidente: Vanessa Evangelista Ramos Rothermel Diretor de Seguridade: Paulo César da Silveira Diretor Administrativo-Financeiro:

Entenda o quemudou na emissão de boletos da CELOS

A CELOS investiu em um novo sistema de emissão de boletos. A ferramenta ASAAS facilitará o controle dos pagamentos pelos participantes.

Vale reforçar que os boletos continuarão sendo emitidos pelo site da CELOS ou enviados pelos Correios. A única mudança para os participantes está no recebimento de alertas. O ASAAS envia mensagens de texto (SMS) para o celular e e-mail assim que o boleto for emitido, lembra a data de vencimento e, caso não seja quitado até este dia, avisa sobre o atraso.

Inadimplênciana farmácia podebloquear benefício

O objetivo da CELOS é tornar a comunicação mais ágil, direta e com o menor custo.

Serão emitidos pelos ASAAS os boletos de agregados, agregados odontológico e autopatrocinados. Os pagamentos continuam a critério dos participantes, podendo ser feitos em agências bancárias e lotéricas.

O mês de outubro é de conscientização para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Por isso, a CELOS atuará por meio de atendimentos com profissionais de enfermagem para mulheres (atendimento individual para orientações de cuidados relacionados à saúde), além do Circuito Multiprofissional de Saúde para Elas e a palestra “Saúde da Mulher, Câncer e Excesso de Peso, O que eu Preciso Saber?”.

As ações do Outubro Rosa fazem parte do programa Sua Saúde, que anualmente promove a triagem dos beneficiários que fazem parte dos grupos de risco de acordo com os protocolos da OMS e Ministério da Saúde.

CELOS promove ações do

OUTUBRO ROSAOs beneficiários precisam ficar atentos à inadimplência no uso da farmácia. Este recurso é uma das conquistas da CELOS para melhorar a qualidade de vida de todos, no entanto, precisa ser usado com cautela.

O não pagamento pode gerar o bloqueio do serviço, o que impede a compra de medicamentos com desconto na folha de pagamento. Há diferentes estágios da inadimplência. Na primeira vez que o beneficiário deixa de pagar, ocorre o bloqueio que é revertido após o débito ser quitado. Na segunda, o benefício fica bloqueado por 30 dias após a quitação. Caso ocorra mais uma vez, o bloqueio ocorre por 180 dias.

O débito em aberto na farmácia acaba se revertendo em custo, uma vez que a CELOS paga a despesa integralmente à farmácia onde a compra foi realizada e fica com a cobrança do beneficiário em aberto.

Page 3: Celesc de Seguridade Social  · Setembro 2019 / n° 263 Diretora-Presidente: Vanessa Evangelista Ramos Rothermel Diretor de Seguridade: Paulo César da Silveira Diretor Administrativo-Financeiro:

Saiba como melhorar o valor do benefício de aposentadoriaParticipantes interessados em aumentar o valor do benefício de aposentadoria podem proceder de duas formas: aumentar o valor da contribuição previdenciária ou fazer contribuições voluntárias. O primeiro está disponível para todo participante ativo que ainda não estiver no teto contributivo. O segundo pode ser feito por todos os Participantes ativos, autopatrocinados ou remidos. A diferença é que o aumento de percentual contributivo possui a paridade da patrocinadora, pode ser de até 10,74% do Salário Real de Contribuição e será descontado mensalmente, lembrando as regras do aumento de 1% ao ano e de carência no primeiro ano. A contribuição voluntária pode ser realizada em qualquer valor e esporadicamente. Em ambos os casos, as contribuições podem ser

Como aposentado e assistido da CELOS quero repassar uma mensagem: aposentadoria não significa o fim, mas o início de um novo ciclo de vida. Ao final de uma jornada de trabalho,

filhos criados e vida mais estável, podemos nos dedicar às coisas de que gostamos. Ingressei na Celesc em 1968, me aposentei

em 1995 e me desliguei em 1997. Durante 27 anos exerci a função de Despachante na Divisão de Operação do Sistema. Não

tive nenhuma preparação para essa nova fase da vida, no entanto, resolvi estudar e buscar novos conhecimentos. Fiz

curso de manutenção e montagem de microcomputadores e capacitação profissional em sistemas. Também cursei óptica

oftálmica e me tornei técnico em optometria. Conclui graduação em Direito, cuja colação de grau foi em 16 de março deste ano e

continuo fazendo planos. Creio que, enquanto há vida, há objetivos a serem alcançados.

utilizadas para abatimento do Imposto de Renda, até o limite de 12% da Renda Bruta Anual.

O aumento do percentual contributivo pode ser feito pelo site da CELOS, sempre no mês de outubro, valendo a partir de janeiro. Para isso, basta acessar “Autoatendimento > Previdenciário > Alteração de percentual de contribuição” entre 1º a 31 de outubro de 2019. É possível alterar este percentual a cada mês de outubro. A contribuição voluntária pode ser feita em “Autoatendimento > Previdenciário > Formulários > Contribuição > Plano Misto – Contribuição Voluntária para CIAP”. Informamos que nos boletos emitidos o banco cedente é o Santander e o favorecido é "ASAAS GESTÃO FINANCEIRA S.A, com o CNPJ 19.540.550/0001-21.

nossagente

Pedro Jacinto Pedro,São José.

Page 4: Celesc de Seguridade Social  · Setembro 2019 / n° 263 Diretora-Presidente: Vanessa Evangelista Ramos Rothermel Diretor de Seguridade: Paulo César da Silveira Diretor Administrativo-Financeiro:

O atual foco da carteira de investimentos da CELOS está nos Fundos de Investimentos Abertos, conforme exposto nas últimas edições, porém, a parcela com maior representatividade permanece em Títulos Públicos Federais. No Plano Misto, por exemplo, supera 50% da carteira.

A maior parte dos títulos públicos da carteira da CELOS são os chamados NTN-B, que remuneram a uma taxa fixa mais a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O restante dos títulos da carteira são os NTN-C, que remuneram a uma taxa fixa mais a variação do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). A definição para qual título comprar ou vender considera a projeção das obrigações dos Planos e é realizada através de estudos técnicos.

Quanto à rentabilidade, pode variar dependendo se o título está marcado na curva ou a mercado. Basicamente, os títulos marcados na curva consideram que o resgate será feito somente na data do vencimento, assim, a legislação permite manter estática a taxa de juros preestabelecida no momento da compra do título. O resultado é um investimento com uma maior previsibilidade e menor

Títulos Públicos Federais:entenda mais sobre

oscilação, cabendo apenas a oscilação da inflação, porém, o Plano possui limite para essa estratégia. Por outro lado, os títulos marcados a mercado refletem o preço atual do título, ou seja, o valor de mercado do dia, semelhante a uma ação de renda variável. É como ocorre no Tesouro Direto. Por consequência, se tiverem mais investidores vendendo do que comprando, a rentabilidade desse título será prejudicada, o que chamamos de “abertura na taxa de juros”. O inverso também é verdadeiro, se houver mais investidores comprando do que vendendo, a rentabilidade desse título aumentará, o que chamamos de “fechamento na taxa de juros”. Essas flutuações impactam na rentabilidade dos títulos da carteira.

Todo o processo de compra e venda de títulos públicos é documentado, com a utilização de sistemas que permitem maior transparência e melhores resultados, além de checados pelo Compliance. Atualmente na carteira do Plano Misto 83% dos títulos são marcados na curva e 17% são marcados a mercado. A taxa média dos títulos marcados na curva é de 6,43% ao ano mais a inflação do período, ou seja, superior à meta atuarial.

ObituárioALCIOMAR SALLES19/10/1939 - 05/09/2019FLORIANÓPOLIS - SC

RODOBARDO C DE MORAES02/03/1943 - 15/09/2019RIO DO SUL - SC

CARLOS ALBERTO BARZAN04/11/1936 - 22/09/2019FLORIANÓPOLIS - SC

INÁCIO ZANDONAI10/01/1930 - 10/09/2019LONTRAS - SC

ADÃO ALVES DE OLIVEIRA14/08/1944 - 21/09/2019MAFRA - SC

ALADIO JOSÉ FELIPE14/04/1952 - 21/09/2019PALHOÇA - SC

AURINO IGNACIO DOS SANTOS18/06/1937 - 30/08/2019JOINVILLE - SC

NORBERTO HOPPE28/06/1941 - 06/09/2019JOINVILLE - SC

FELICIANO JOÃO DA SILVA6/10/1940 - 24/08/2019PALHOÇA - SC

EMILIO SCHNEIDER23/01/1943 - 06/09/2019FLORIANÓPOLIS - SC

ESOLETE TEREZA SILVEIRA13/11/1950 - 19/08/2019FLORIANÓPOLIS - SC

JOÃO EDMUNDO FERREIRA05/04/1939 - 03/09/2019FLORIANÓPOLIS - SC

JOSÉ COSTA DE ANDRADE02/07/1941 - 13/09/2019ITAJAÍ - SC

ALCIONE PEREIRA13/05/1947 - 09/09/2019LAGES - SC

OSNI XAVIER DA SILVA16/05/1938 - 19/08/2019JARAGUÁ DO SUL - SC

ERIKA BOEHME06/07/1920 - 10/09/2019BLUMENAU - SC

EDITH LUCIA FERREIRA05/04/1928 - 09/09/2019FLORIANÓPOLIS - SC

JORGE NATALICIO PINTO14/05/1966 - 31/08/2019CAMBORIÚ - SC

EDITE ADRIANO02/05/1946 - 23/09/2019BLUMENAU - SC

JUYCE L D CANTALE01/04/1945 - 18/08/2019GUARULHOS - SP