CELOS-jornal-junho-web · 2020. 7. 8. · Title: CELOS-jornal-junho-web Created Date: 7/6/2020...

4
Com a finalidade de aumentar a diversificação da atual carteira de investimentos e, assim, proporcionar melhor relação risco x retorno aos participantes, a CELOS vem, desde o ano passado, realizando análise para alocação gradual em Investimento no Exterior. Esse movimento de “internacionalização” é relevante em boa parte dos países e é crescente no Brasil. A atual Política de Investimentos da CELOS permite uma alocação de até 5% nesta modalidade, porém, observando último estudo de ALM, realizado em março/2020, a alocação deverá ser de até 0,61% do Patrimônio do Plano Misto e 0,73% do Plano Transitório. Foram analisadas as diversas alternativas para a realização de Investimento no Exterior, observando a legislação inerente a Entidades de Previdência, como fundos de investimento de renda fixa, multimercado ou ações e ETF (Exchange Traded Funds), bem como se o investimento possui ou não hedge cambial, ou seja, se sua rentabilidade é impactada ou não pela oscilação do câmbio. Após discussões, observando questões como formas de controle, tamanho, custos e efeito da diversificação, a CELOS optou em iniciar sua alocação via ETF. Conhecidos como fundos de índice, os ETFs buscam obter o retorno com base em determinado índice de ações, com suas cotas negociadas em bolsa. Na prática, representam uma fração ideal da carteira da qual farão parte – ou seja, representam todas as ações que compõem a carteira teórica do índice usado como referência, além de outros ativos, em menor proporção. O ETF que passou no filtro da CELOS é o IVVB11, da BlackRock (maior gestora mundial), que replica o índice S&P 500. Este índice é uma carteira teórica das 500 ações mais representativas e negociadas na NYSE (Bolsa de Nova Iorque - EUA) e na NASDAQ. Este índice é dolarizado, sem hedge, ou seja, está também sujeito a variações cambiais, o que gera maior diversificação frente a carteira de Renda Variável da CELOS. Para aplicar neste índice é necessário estar vinculado a uma corretora e, no momento, a CELOS já finalizou o processo de escolha da corretora e apenas aguarda trâmites finais do cadastro para realizar a aplicação. Assim, em breve contará com uma carteira mais diversificada e, consequentemente, diminuirá seu risco e volatilidade, de forma consciente e gradativa. Informativo da Fundação Celesc de Seguridade Social Junho 2020 / n° 273 www.celos.com.br CELOS projeta investimentos no Exterior

Transcript of CELOS-jornal-junho-web · 2020. 7. 8. · Title: CELOS-jornal-junho-web Created Date: 7/6/2020...

Page 1: CELOS-jornal-junho-web · 2020. 7. 8. · Title: CELOS-jornal-junho-web Created Date: 7/6/2020 6:08:26 PM

Com a finalidade de aumentar a diversificação da atual carteira de investimentos e, assim, proporcionar melhor relação risco x retorno aos participantes, a CELOS vem, desde o ano passado, realizando análise para alocação gradual em Investimento no Exterior. Esse movimento de “internacionalização” é relevante em boa parte dos países e é crescente no Brasil. A atual Política de Investimentos da CELOS permite uma alocação de até 5% nesta modalidade, porém, observando último estudo de ALM, realizado em março/2020, a alocação deverá ser de até 0,61% do Patrimônio do Plano Misto e 0,73% do Plano Transitório.

Foram analisadas as diversas alternativas para a realização de Investimento no Exterior, observando a legislação inerente a Entidades de Previdência, como fundos de investimento de renda fixa, multimercado ou ações e ETF (Exchange Traded Funds), bem como se o investimento possui ou não hedge cambial, ou seja, se sua rentabilidade é impactada ou não pela oscilação do câmbio. Após discussões, observando questões como formas de controle, tamanho, custos e efeito da diversificação, a CELOS optou em iniciar sua alocação via ETF. Conhecidos como fundos de índice, os ETFs buscam obter o retorno com base em determinado índice de ações, com suas cotas negociadas em bolsa. Na prática, representam uma fração ideal da carteira da qual farão parte – ou seja, representam todas as ações que compõem a carteira teórica do índice usado como referência, além de outros ativos, em menor proporção.

O ETF que passou no filtro da CELOS é o IVVB11, da BlackRock (maior gestora mundial), que replica o índice S&P 500. Este índice é uma carteira teórica das 500 ações mais representativas e negociadas na NYSE (Bolsa de Nova Iorque - EUA) e na NASDAQ. Este índice é dolarizado, sem hedge, ou seja, está também sujeito a variações cambiais, o que gera maior diversificação frente a carteira de Renda Variável da CELOS.

Para aplicar neste índice é necessário estar vinculado a uma corretora e, no momento, a CELOS já finalizou o processo de escolha da corretora e apenas aguarda trâmites finais do cadastro para realizar a aplicação. Assim, em breve contará com uma carteira mais diversificada e, consequentemente, diminuirá seu risco e volatilidade, de forma consciente e gradativa.

Informativo da Fundação Celesc de Seguridade Social Junho 2020 / n° 273www.celos.com.br

CELOS projetainvestimentos no Exterior

Page 2: CELOS-jornal-junho-web · 2020. 7. 8. · Title: CELOS-jornal-junho-web Created Date: 7/6/2020 6:08:26 PM

Rede Médica Credenciada está emtodas as regiõesA Rede Médica credenciada da CELOS já está presente em todas as regiões de SC. Para ser atendido, o beneficiário deve apresentar o cartão Celos Saúde, acompanhado de documento de identidade e assinar a guia de atendimento. Para encontrar um prestador credenciado, basta acessar www.celos.com.br > Saúde. Conheça abaixo alguns dos nossos principais prestadores já credenciados:

Vale a pena tirar os recursos da CELOS?Após rescindirem com a empresa Celesc, os participantes têm a prerrogativa de Resgatar seus recursos ou, no caso de possuir Benefício Saldado (BS), sacar 100% da CIAP (apenas para a 1ª migração) e se aposentar somente com o BS. Mas vale a pena? Para ajudar nessa decisão, a CELOS fez uma live e apresentou comparações dos benefícios da Fundação Celesc com outros investimentos.Por exemplo, para a comparação com outra forma de renda, o participante deve ter em mente que o capital de partida para o novo investimento já terá redução, pois incidirá sobre o Saque/Resgate o IR. Ou seja, o esforço e o risco para obter o mesmo valor de benefício/renda terá de ser maior.

Além disso, ficam alguns questionamentos importantes, como:

1- O participante pretende continuar trabalhando ou gozar de um benefício de aposentadoria?

2- Qual a vivência com esse novo empreendimento (já administrou negócios ou tem experiência em investimentos na Bolsa de Valores)?

3- Daqui a 10 anos ainda terá energia para administrar esses recursos/negócio?

Saiba mais no vídeo “Opções no momento da Aposentadoria”, no Canal TV CELOS no Youtube. Esse tema é abordado a partir de 1:03:04.

Plano Previdenciáriopara Família

Investir em previdência privada é um bom negócio para quem deseja realizar sonhos ou dar mais segurança aos familiares. O objetivo de um Plano Previdenciário é formar uma reserva financeira para o futuro, que pode ser usada em situações inesperadas ou mesmo programadas. Afinal, qualidade de vida é fundamental, assim como realizar sonhos e poder oferecer boa educação aos filhos, por exemplo.

Pensando nisso, a CELOS divulgará informações sobre a importância de um plano de previdência privada para a família. Pensar no futuro financeiro familiar também é uma forma de amor. Saiba mais nas nossas redes sociais. #PlanoCelosFamilia.

Page 3: CELOS-jornal-junho-web · 2020. 7. 8. · Title: CELOS-jornal-junho-web Created Date: 7/6/2020 6:08:26 PM

Reajuste dos Planos Celos Saúde Agregados e Odonto AgregadosEm julho acontece o reajuste da contribuição mensal dos Planos Agregados. O reajuste de 11,03% será aplicado nas contribuições do Plano Celos Saúde Agregados. Já o percentual de 7,31% será aplicado no Plano Odonto Agregado. A avaliação atuarial e apuração desses índices decorrem de estudo do período de jan/2018 a dez/2019. A vigência será de 1/7/2020 a 30/6/2021. A aplicação do reajuste é definida por meio de estudo anual de avaliação atuarial dos planos, conforme o Artigo nº 59 do Regulamento do Plano CELOS Saúde Agregados e Odonto Agregados. Ainda, segue as resoluções normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Cabe ressaltar que a Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS) é destaque no ranking nacional das operadoras com melhor prestação de serviços e estrutura, conforme o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) ano base 2018.

A avaliação feita pela ANS foi finalizada em março. No parâmetro Estadual, a CELOS obteve o 2° lugar em seu grupo: autogestão de planos ambulatoriais, hospitalares e odontológicos, 20 mil a 99.999 beneficiários. Ainda, das 143 operadoras de Autogestão avaliadas no âmbito Nacional, foi classificada em 9º lugar.

CONFIRA A NOVA TABELAA tabela de reajuste está disponível no menu Celos > Celos Saúde Agregados > Informações sobre o Plano > Tabela de Contribuição Mensal. A vigência é de 1/7/2020 a 30/6/2021.

Vejas as novas tabelas de contribuições:

Como enviar seusdocumentos Com a pandemia, surgiram novas formas de relações entre clientes e empresas, e com a CELOS não foi diferente. Em relação ao envio de documentos, o participante passou a usar a internet para enviar Requerimentos, Formulários, Notas Fiscais (NF), Cupons Fiscais, Recibos e Laudos médicos. Faça fotos legíveis (de preferência em alta resolução), acesse www.celos.com.br, clique em Fale Conosco, selecione o tipo de Beneficiário

(Titular, Dependente/Agregado), informe sua Matrícula ou CPF. Registre os demais campos conforme sua necessidade. No Campo Descrição, registre sua solicitação. Clique em Salvar. Para anexar os arquivos, selecione a opção Anexar.

Atenção: é obrigatório que os Requerimentos e Formulários assinados (originais) sejam enviados à CELOS assim que possível pelo correio. Apenas Notas Fiscais (NF), Recibos e Laudos médicos não precisam ter a via original enviada.

Saiba como acessar o Fale Conosco, por meio do Video instrutivo disponível no canal TV CELOS, no youtube.

Page 4: CELOS-jornal-junho-web · 2020. 7. 8. · Title: CELOS-jornal-junho-web Created Date: 7/6/2020 6:08:26 PM

ANTONIO VIEIRA24/08/1968 - 24/03/2020SÃO BENTO DO SUL - SC

O Conselho Deliberativo (COD) aprovou o novo organograma da CELOS, uma representação gráfica que garante mais transparência à divisão de atribuições administrativas. Para visualizar, acesse o site www.celos.com.br > A CELOS > Estrutura > Organograma. Por exemplo, a representação mostra uma comissão (CTIR) ligada ao Diretor Administrativo Financeiro (DAF) para o suporte decisório/analítico. Assim, há redução de riscos de conflito de interesse, com subordinação de auditoria interna e comitê de ética ao COD, que é o órgão máximo da empresa. Ainda, a disposição hierárquica clareia quais são os comitês subordinados à Diretoria Executiva (DEX), pois estão listados no organograma, demonstrando robustez na governança. Há também melhor segregação de áreas competentes de cada diretoria, com foco na governança: ouvidoria, área estratégica e de compliance ligadas diretamente à presidência da empresa.

Conheça a estruturaorganizacional da CELOS

Você segue nossas redes sociais?

ObituárioONORINO CHIAPINOTTO11/04/1933 - 18/06/2020FLORIANÓPOLIS - SC

GENEROSA HECK DA SILVA24/05/1935 - 19/05/2020SÃO JOSÉ - SC

VILMAR ESMERALDINO29/01/1946 - 26/05/2020TUBARÃO - SC

ANITA WAHLDICK09/03/1930 - 30/05/2020ITAJAÍ - SC

FRANCISCO BAPTISTA05/05/1929 - 20/05/2020SÃO JOSÉ - SC

ALICE ISENSEE SCHRAMM13/12/1938 - 19/05/2020GASPAR - SC

TEOVALDO CAPRESTANA MUNIZ20/09/1932 - 01/06/2020BLUMENAU - SC

ESTEVÃO HEINZEN26/12/1948- 03/06/2020LAGES - SC

CLAITON SAORIM09/12/1969 - 29/05/2020VIDEIRA - SC

Além do atendimento presencial, por telefone e por e-mail, a CELOS mantém canais digitais para comunicação. O site www.celos.com.br dá acesso ao Portal da Transparência e ao Jornal Digital, com todas as informações das operações realizadas, serviços e pesquisas, além do participante acessar as suas informações dos Planos, por meio do Autoatendimento. Para manter-se ainda mais próxima dos participantes, a CELOS também mantém uma página no Facebook e, desde maio, tem perfil no Instagram. Basta procurar por “fccelos”.

Ainda, há o Canal TV CELOS criado no YouTube, por onde já foram realizadas lives com participação ao vivo. Essas transmissões ficam salvas para consulta a qualquer momento. Além das lives, você também poderá acessar outros vídeos. Acesse, siga e curta os canais digitais da CELOS e fique sabendo tudo que é feito na Fundação, tire dúvidas e sugira novos conteúdos.

Posse suplente

Ainda falando em estrutura, tomou posse um novo suplente no COD, em decorrência da renúncia do conselheiro Hilario Tadeu da Fonseca. Após deliberação da Celesc com a indicação de Mery Alessandra Martinenghi, a posse ocorreu em sessão extraordinária virtual do COD em 25/6/20.