Cenario Cultural Ed 37

64
João Pessoa, 20 de agosto até 16 de setembro de 2010 ANO II - n. 37 META O PÉ NA ESTRADA E FIQUE POR DENTRO DOS PRINCIPAIS FESTIVAIS QUE ROLAM NO PAÍS softcomtecnologia.com.br

description

Nova edição da revista mensal Cenário Cultural

Transcript of Cenario Cultural Ed 37

Page 1: Cenario Cultural Ed 37

João Pessoa, 20 de agosto até 16 de setembro de 2010

ANO II - n. 37

Sun Rock Sun Rock Music Festival Music Festival Saiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do NordesteSaiba tudo sobre um dos maiores eventos de rock do Nordeste

META O PÉ NA ESTRADA E FIQUE POR DENTRO DOS PRINCIPAIS FESTIVAIS QUE ROLAM NO PAÍS

softcomtecnologia.com.br

Page 2: Cenario Cultural Ed 37
Page 3: Cenario Cultural Ed 37
Page 4: Cenario Cultural Ed 37
Page 5: Cenario Cultural Ed 37
Page 6: Cenario Cultural Ed 37

12Cinema

16Teatro

20Música

38Destino

46Gastronomia

52Exposições

58Moda&cultura

60Em cena

62Entrevista

Sole rockO Sun Rock Festival vem aí pra se juntar ao Festival

Mundo e ao Aumenta Que É Rock e inserir João Pessoa defi nitivamente na rota dos grandes festivais de música do Brasil. Com muitos decibéis e uma boa dose de atitude, anunciamos a vinda dos Scorpions e preparamos esta edição especialmente pra você, que tem um pé no rock e outro na estrada. É ela que vai te levar pro interior do estado pra curtir o Caminhos do Frio 2010, cuja programação pode ser conferida no segundo encarte publicado numa parceria Sebrae e Cenário Cultural. Pensando em todos os públicos, a Cenário também fechou uma promoção com a Companhia Brasileira de Ópera, que vem à Paraíba apresentar o espetáculo “O Barbeiro de Sevilha”: assi-nantes do nosso clube têm 20% de desconto no valor do ingresso. Então prepare o gogó e, no teatro, no campo ou na beira do palco, faça valer as dicas da sua Cenário Cultural.

Equipe do Cenário Cultural.

Editor executivoLeonardo Uchôa (0xx83) [email protected]

EditoresSarah Falcão

[email protected] Germano

[email protected]

Jornalista responsávelSarah Falcão (DRT:2962)

Projeto Gráfi co e editoração Cícero Félix

[email protected]

Rua Alice Azevedo, 149 - Centro - João Pessoa (Paraíba)

3045.1274 www.cenariocultural.com.br / [email protected] / www.twitter.com/cenariocultpb

Os roteiros de cinema, agenda de música, teatro e exposições não são publicitários. Para ser incorporada ao Guia Cenário Cultural, qualquer informação deverá ser enviada com até 7 dias úteis de antecedência. As opiniões assinadas não são de responsabilidade da revista. Também não nos responsabilizamos pelas modifi cações de última hora ou pelas informações e conteúdo dos anúncios publicitários. Todos os direitos reservados. Reprodução proibida sem a autorização por escrito do Guia Cenário Cultural.

!

ESTACIONAMENTO

MÚSICA AO VIVO

ACESSIBILIDADE

AR-CONDICIONADO

WIRELESS

0000 0000 0000 000Nome Nome

ACEITA CARTÕES

ESPAÇO PARA NÃO-FUMANTE

CENÁRIO CLUBE(

Departamento FinanceiroManuela Montenegro (0xx83) 8866.2180

fi [email protected]

ComercialWaldemir Ribeiro (0xx83) 8853.5716

[email protected]

Colaboraram nesta ediçãoAgda Aquino, Ana Felippe, Amanda Carvalho, Carol Morena, Inaê Teles,

Jô Oliveira, Ricardo Oliveira e Sandra Vasconcelos

RevisãoErika Araújo

[email protected]

EstagiáriaCandy Ferraz

[email protected]

Cenário ClubeShermilla Lucas

[email protected]

CapaThiago Trapo

[email protected]

DistribuiçãoCenário LOG (8851-2536 / 88662164)

ImpressãoGráfi ca JB (Tiragem: 10.000 exemplares)

Para anunciar ligue: (0xx83) 8866.2164 (Claro)

JOÃO PESSOA, 20 DE AGOSTO ATÉ 16 DE SETEMBRO | EDIÇÃO 37 | ANO II

PRODUTORES!Divulguem seus eventos gratuitamente.

Nossas ideias são recicláveis.Passe adiante!

EDITORIAL ÍNDICE

softcomtecnologia.com.br

Edição com patrocínio de

Page 7: Cenario Cultural Ed 37
Page 8: Cenario Cultural Ed 37

PÚBLICO [email protected]

twitter.com/cenariocultpb

#TromboneNando Reis de graça? Que nada! A espera é o pagamento. E pra quem acorda cedo pra trabalhar custa caro, muito caro. Vacilo da Prefeitura de João Pessoa (@pmjponline). Maria Tereza Falcão, @tecafalcaoA Funjope esclarece que não houve atraso em relação ao show de Nando Reis, ocorrido na segunda-feira (02 de agosto), dentro da programação cultural da Festa das Neves 2010. A Funjope, atendendo a pedidos da população, decidiu iniciar o último show do Palco da Música Popular, instalado no Ponto de Cem Réis a partir da meia noite, como ocorreu durante todo festejo. Durante todas as noites da Festa das Neves, as atrações iniciaram suas apre-sentações às 18h, como previsto na programação divulgada antecipadamente, começando pelas apresentações dos folguedos folclóricos. Salientamos que as solicitações de horário por parte da população aconteceram durante os festejos juninos deste ano.

Tuit@r@mAdorei as novidades que vi na revista do mês passado: mais interativa e informativa . Pena que a agenda fi ca sempre comprometida por não ter atualização frequente, como

A exposição “Eu: Metade de Dois”, publicada como dica na editoria de exposições da edição passada, fi cou em cartaz até 8 de agosto e não 25 de julho, conforme foi publicado. No convite enviado pela assessoria da Usina Cultural Energisa constava a primeira data.

ERRAMOS!

Enviem fotos, críticas e mensagens

para nós através do Twitter da Cenário

Cultural ou através do nosso site

cenariocultural.com.br.

www.fl ickr.com/photos/[email protected]! CONTATOS

tinha quando a periodicidade era semanal, mas tá valendo a sobrevivência da Cenário, que nos enche de orgulho.Tatiana Domiciano (diretora de marketing da Prefeitura Municipal de João Pessoa)

Vim aqui elogiar a maneira como vocês trabalham, com tanta dedicação e responsabilidade naquilo que fazem. Tenho certeza que vocês logo serão líderes de mercado, pois tamanha dedicação tem que ser reconhecida. Vocês estão mudando conceitos, mais uma vez parabéns pelo desempenho.Marilza Silva (Jardim Miriam, São Paulo/SP)

Galera da Cenário Cultural, valeu pela cortesia do show de Ivete. Beijos a todos e estamos juntos!Gardênia Azevedo (@gardeniaazevedo)

Se eu fosse você assinaria a Cenário Cultural, ganharia um mói de desconto por aí e iria de graça pros shows! Silvia Peralta (@srtaperalta)

BARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUALBARULHO VISUAL

ALINEBEUTTENMÜLLER

por Sarah Falcão

Geralmente, é na infância que as aspirações às artes surgem nas

pessoas. Desenhar em todos os cantos, pintar o rosto, cantar, imitar aquele ator da TV, fazer teatrinhos... Não foi diferente com Aline Beuttenmüller, a autora da capa da última edição da Cenário Cultural. Ela sempre teve lápis e papel em mãos e tornou isso um hábito. Formada em Design de Moda pela Funetec-PB e estudando Design de Interiores no IFPB, a capa da Cenário foi seu primeiro trabalho com ilustração. Seus traços puderam

ser vistos durante o mês de julho na exposição individual “Meia xícara de café e dois dedos de nanquim”, onde mostrou fotografi as com intervenções de desenhos. No fl ickr /dearchaos ela mostra seus desenhos, as ilustrações que faz em camisetas e ainda o projeto “What I Wore Today”, onde ilustra as roupas que usou durante o dia. A preferência pela moda é explicada através de suas referências visuais, que passam por artistas como Audrey Kawasaki, Geraldine Georges e Laura Laine. “Sou apaixonada por croquis e rascunhos de todos os tipos, desde os de moda até croquis arquitetônicos. Acho que as idéias iniciais e rabiscadas podem até não ser as mais perfeitas, mas tem mais vida, mais charme.”, afi rmou Aline.

Page 9: Cenario Cultural Ed 37
Page 10: Cenario Cultural Ed 37

EU FUIE

nv

ie s

ua

fo

to!

“O E

u F

ui é

um

a se

ção

qu

e m

ost

ra c

lics

das

pes

soas

no

s ev

ento

s q

ue

aco

nte

cera

m

pel

a ci

dad

e. Q

uer

mo

stra

r su

a fo

to, s

ua

turm

a? É

man

dar

po

r e-

mai

l par

a

red

aca@

cen

ario

cult

ura

l.co

m.b

r

Can’t buy me love – Mônica Ramalho e Rieg Wasa no show do Beatles Abbey Road

Os publicitários Igor Tadeu, Hamilton Coelho e Bob Ferrazna Festa das Neves

Luana Neiva e Krysna Nóbrega no Ciclo das Quartas,no Espaço Mundo

Roberto Sette no Maior Show do Mundo

Beatles Abbey Road

Page 11: Cenario Cultural Ed 37

11CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

Marcus Paulo e Preta Gil no camarote da Noite Preta

Guilherme Garcia, Rafael Moura, Tiago Grisi e Tiago Saldanha no show da banda Beatles Abbey Road

Tony, Angelica, Carol e Gardêniano Maior Show do Mundo

Catherine e Otávio Lucas no showdo Beatles Abbey Road

Page 12: Cenario Cultural Ed 37

12

por Ricardo Oliveira

O Cine Banguê não viveu as boas exibições que esperávamos no retorno à programação de

qualidade dos seus últimos meses. Os problemas de som permaneceram, ainda que a curadoria de fi lmes tivesse um teor cuidadoso em fugir dos rumos comerciais. A solução encontrada pela Fu-nesc foi proporcionar sessões melhores (mesmo perdendo temporariamente a película) ao público, agora acontecendo no novo Espaço Cine Digital, onde “Lemon Tree” está em cartaz. O fi lme é bas-tante direto e prático em sua proposta: narra-nos a história de Salma Zidane, uma palestina que vive de uma plantação de limão próxima à fronteira que divide Israel da Cisjordânia. Acontece que o

por Tiago Germano

“Cinema-independente-paraibano-de-curta-

metragem-digital-sem-orçamento”. É isto o que faz de Diego Benevides o que hoje ele é: um dos mais jovens e talentosos realizadores do audiovisual no estado. Com um currículo de produções do qual se destaca o documentário “O Guardador” (vencedor de três prêmios do Cine PE e que ainda hoje integra a programação do Canal Brasil), Diego fundou sua

própria produtora de curta-metragens com amigos e tem viajado o país com sua nova produção: “Família Vidal” (um dos títulos vencedores da mostra competitiva do Fenart 2010).

CinemaD

ivul

gaçã

o12

CRÍTICA

TREELEMON

CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

ministro da defesa de Israel muda-se para um condomínio ao lado e os limoeiros de Salma são considerados uma ameaça à segurança do político. Mesmo pisando num território bastante previsível em seu roteiro, o fi lme de Eran Riklis se sustenta muito nas atuações, como da bela Hiam Abbass (Salma), que foi indicada ao European Movie Awar-ds. Pequenos lampejos poéticos e a oportunidade de conhecer o olhar de um israelense defendendo palestinos valem o ingresso.LEMON TREE Espaço Cine Digital. De 27 a 29 de ago e de 3 a 5 de set, 18h30 e 20h30. R$4 (inteira) e R$2 (meia).

*Ricardo Oliveira Não tem tempo ruim para ver fi lmes e insiste em acreditar que Shyamalan é um dos melhores destes tempos. É mestrando em comunicação na UFPB, onde estuda convergência de mídias e Twitter. É editor do site Diversitá. Defi nitivamente, não gosta de feijão e só anda de All Star. [[email protected]]

D

iego Benevid

es

rAIO

Filmes como diretorTem que Pagar pra Ver (2006), O Guardador (2007) e Família Vidal (2010)Na videotecaCinema independente brasileiro, Os Goonies (1985) e Babel (2006).Contatotwitter.com/[email protected]

! SERVIÇO

Arquivo

pesso

al

Page 13: Cenario Cultural Ed 37
Page 14: Cenario Cultural Ed 37

14

➜ALTERNATIVOA COR PÚRPURA

(The Color Purple/Drama/EUA/1985/156 min/Dir.: Steven Spiel-berg/Com: Danny Glover, Whoopi Goldberg e Margaret Avery)

Em uma pequena cidade da Georgia, uma jovem que foi violentada pelo pai se torna mãe de duas

crianças. Ela compartilha sua solidão através de cartas para sua irmã.Zarinha Centro de Cultura. 31 de ago. 17h30. R$10 (inteira) e R$5 (meia e assinantes do Cenário Clube).

BALZAC E A COSTUREIRINHA CHINESA(Balzac et la Petite Taileuse Chinoise/Drama/FRA/CHI/2002/116 min/Dir.: Dai Sijie/Com: Zhou Xun, Chen Kun e Liu Ye)

Dois jovens são encaminhados para um “campo de reeducação” onde conhecem uma costureiri-

nha por quem ambos se apaixonam. Zarinha Centro de Cultura. 24 de ago. 17h30. R$10 (inteira) e R$5 (meia e assinantes do Cenário Clube).

BEM-VINDO(Welcome/Drama/FRA/2009/110 min/Dir.: Phillippe Lioret/Com: Vincent Lindon, Firat Ayverdi e Audrey Dana)

Para impressionar e reconquistar a sua mulher, Simon se coloca em risco e ajuda um refugiado

curdo a atravessar o Canal da Mancha.Zarinha Centro de Cultura. 21 de ago. 17h. R$10 (inteira) e R$5 (meia e assinantes do Cenário Clube).

DESENCANTO(Brief Encounter/Drama/ING/1945/86 min/Dir.: David Lean/Com: Celia Johnson, Trevor Howard e Stanley Holloway)

Em um café de uma estação de trem, um médi-co e uma dona de casa, ambos casados, encon-

tram-se e vivem, aos poucos, um amor impossível.Zarinha Centro de Cultura. 4 de set. 17h. R$20 (inteira) e R$15 (meia e assinantes do Cenário Clube).

ECLIPSE DE UMA PAIXÃO(Total Eclipse/Drama/ING/FRA/ITA/1995/111 min/Dir.: Agnieszka Holland/Com: Leonardo DiCaprio, David Thewlis e Romane Bohringer)

O fi lme narra episódios da vida do poeta Arthur Rimbaud.

Zarinha Centro de Cultura. 14 de set. 17h30. R$10 (inteira) e R$5 R$5 (meia e assinantes do Cenário Clube).

ESTADO DE SÍTIO(État de Siège/Drama/FRA/ALE/ITA/1973/120 min/Dir.: Costa-Gravas/Com: Yves Montand, Renato Salvatori e Jacques Weber)

O corpo de um colaborador dos regimes milita-res da América do Sul é encontrado em um car-

ro. O fi lme narra, em fl ashback, a história desta morte.Zarinha Centro de Cultura. 28 de ago. 17h. R$10 (inteira) e R$5 R$5 (meia e assinantes do Cenário Clube).

INFÂNCIA ROUBADA(Tsotsi/Drama/ING/AFS/2005/94 min/Dir.: Gavin Hood/Com: Pres-ley Chweneyagae, Terry Pheto e Keneth Nkosi)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o longa narra seis dias de vida de um líder de

uma gangue de Johanesburgo.Zarinha Centro de Cultura. 7 de set. 17h30. R$10 (inteira) e R$5 R$5 (meia e assinantes do Cenário Clube).

MULHERES NO ROCKLançamento do projeto experimental dirigido por Tathyana Martins do Nascimento sob a orientação de Lúcio Vilar. O documentário mostra a cena do rock feminino paraibano, com imagens de bandas como Bárbara, Blue Sheep e Violet.Espaço Cine Digital. 2 de set. 19h. Grátis (DVD opcional: R$10).

MISSÃO DEMISSÃO(Violences des Échanges en Milieu Tempéré/Comédia/FRA/2004/99 min/Dir.: Jean-Marc Moutout/Com: Jérémie Rénier, Laurent Lucas e Cylia Malki)

Jovem de 25 anos chega de uma pequena cidade para trabalhar em Paris, conhece uma jovem mãe solteira, e tenta convencer a todos de sua competência.Estação Ciência Cabo Branco. 16 de set. 19h. Grátis.

NOSSA MÚSICA(Nostre Musique/Drama/FRA/SUE/2004/80 min/Dir.: Jean-Luc Godard/Com: Sarah Adler, Nade Dieu e Rony Kramer)

Dividido em três partes (inferno, purgatório e paraíso), o fi lme exibe imagens de guerras. Uma jovem, persona-gem do “purgatório”, busca a paz numa praia resguar-dada pela marinha americana.Espaço Cine Digital. 20 a 22 de ago. 18h30 e 20h30. R$4 (inteira) e R$2 (meia).

NOITES DE ÓPERA EM TAMBAÚ Uma seleção das melhores óperas em DVD apre-sentadas por Didier Guingue e Ibaney Chasin. As

exibições ocorrerão sempre nas segundas quintas-fei-ras do mês. Em agosto, a ópera será “Orfeo”, de Mon-teverdi; em setembro, “Orfeo Ed Euridice”, de Glück.Zarinha Centro de Cultura. 12 de ago e 09 de set. 19h. R$20 (inteira) e R$15 (meia e assinantes do Cenário Clube).

OS BRUTOS TAMBÉM AMAM(Shane/Drama/EUA/1953/118 min/Dir.: George Stevens/Com: Alan Ladd, Jean Arthur e Van Hefl in)

Shane, personagem misterioso, encontra-se com a família Starrett, colonos que para seu autosus-

tento convida-o a trabalhar com eles.Zarinha Centro de Cultura. 11 de set. 17h. R$20 (inteira) e R$15 (meia e assinantes do Cenário Clube).

Cinema CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 201014

ENDEREÇOS

Estação Ciência Cabo Branco. Parque do Cabo Branco, s/n (Altiplano) 3214.8303.

Espaço Cine Digital. Av. Abdias Gomes de Almeida, 800 (Tam-bauzinho). 3211.6296

Zarinha Centro de Cultura. Av. Nego, 140 (Tambaú). 4009.1111

Page 15: Cenario Cultural Ed 37
Page 16: Cenario Cultural Ed 37

Teatro CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

DICA

FIGARO!

16

divu

lgaç

ão

Page 17: Cenario Cultural Ed 37

TeatroCENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

por Tiago Germano

Primeira empreitada do maestro John Neschling após o desliga-

mento da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a turnê

da ópera “O Barbeiro de Sevi-lha” é uma das mais ambiciosas

já realizadas no país nos últimos tempos. Tendo como sétima parada a cidade de João Pessoa, o projeto orçado em mais de R$10 milhões tem 70 artistas e técnicos envolvidos e, na Paraíba, apresentará seis récitas: cinco adultas (com duas horas e meia de duração) e uma infantil (com 50 minutos). Neschling cederá a batuta a Abel Rocha, regente residente da Cia. Brasileira de Ópera junto com Victor Hugo Toro. No palco, cenários e personagens desenhados pelo car-

tunista ítalo-americano Joshua Held e concebidos pelo diretor italiano Pier Francesco Maestrini irão inte-ragir com artistas que interpretarão a famosa ópera-bufa de Rossini. As apresentações, que tiveram início junho, marcam a estreia da primeira companhia brasileira do gênero, que segundo Neschiling pretende “atingir grandes públicos e oferecer aos pro-fi ssionais uma possibilidade digna de sobreviver com sua arte”.O BARBEIRO DE SEVILHA Teatro Santa Roza. Récitas adultas: de 25 a 28 de ago. 20h. 29 de ago. 19h. R$30. Récita infantil: 29 de ago. 16h. R$20. Assinante do Cenário Clube tem 20% de desconto.

*Tiago Germano. Jornalista, foi editor de um guia cultural da capital paulista antes de colaborar para a Cenário Cultural. É editor do site da Cenário Cultural e matava as aulas do mestrado para ir ao teatro, apesar de ter trauma da primeira vez que pisou num palco. [[email protected]]

17

Page 18: Cenario Cultural Ed 37

18

O REI LEÃOClássico infantil das telas é levado aos teatros através deste musical com fi gurinos e cenários fi eis à animação.Teatro Paulo Pontes. 27 de ago. 14h. R$15 (preço com transporte para escolas).

POR SI SÓEspetáculo solo de dança de Helder Vasconcelos com direção de Armando Menicacci. “Por Si Só” foi um dos selecionados na Mostra Rumos 2007 do Itaú Cultural, em São Paulo.Teatro Ariano Suassuna. 21 de ago. 20h. R$3 (preço único).

SACI NO MEIO AMBIENTETeatro de bonecos abordando questões da preservação ambiental utilizando o folclore.Teatro Ednaldo Egypto. 21, 22, 28 e 29 de ago. 17h. R$10 (inteira) e R$5 (meia).

WETUDO DESESPERANDO GODOTO novo espetáculo do Grupo de Arte Global Phila 7 estabelece um diálogo com os personagens de “Esperando Godot”, de Beckett, a partir de uma dramaturgia que revisa e expande as visões do autor através dos paradigmas do homem contemporâneo.Teatro Ariano Suassuna. 20 de ago. 20h. R$3 (preço único).

Teatro CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

➜EM CARTAZAS TRÊS IRMÃS

Espetáculo da Paralelo Cia. de Dança baseado

na obra de Tchekhov é apresentado no “Teatro à Boca da Noite”, projeto mensal do Sesc que tem o objetivo de levar ao

comerciário e público em geral espetáculos teatrais a preços acessíveis. Teatro Santa Roza. 31 de ago. 20h. R$10 (inteira), R$5 (meia), grátis para comerciários e assinantes do Cenário Clube.

DÉJÀ VUInspirados em dez clássicos da dramaturgia mundial, atores do Grupo Graxa discutem o cotidiano a partir da visão de três autores diferentes. A peça comemora os cinco anos do grupo.Estação Ferroviária CBTU. 27 de ago. 20h. Grátis.

ENCONTRO AGOSTOPromovido por jovens presbiterianos de João Pessoa, o encontro terá apresentações dos grupos de teatro e pantomima Shekinah, Baruc e Corpo e Luz.Teatro de Arena. 21 de ago. 21h30. R$5.

ENTRE 4 PAREDESComemorando seus cinco anos, o Grupo Graxa reapresenta sua peça que faz uma releitura da ideia sartriana do inferno.Estação Ciência Cabo Branco. 20 de ago. 19h. Grátis.Estação Ferroviária CBTU. 28 de ago. 20h. Grátis.

FAZ DE CONTABô e Neco seguem de praça em praça contando histórias e brincando com os mais famosos contos clássicos infantis. A apresentação comemora os cinco anos do Grupo Graxa.Estação Ciência Cabo Branco. 20 de ago. 16h. Grátis.

NICOLAU TINHA UMA IDEIANos tempos das cavernas, quando o frio até as ideias congelava, Nicolau parte em busca do sol.Teatro Santa Roza. 21 e 22 de ago. 17h. R$20 (inteira) e R$10 (meia).

PASTORIL PROFANO - VOLTA ÀS AULASConcluindo o Agosto Bem Mais Comédia, a

turma do Pastoril Profano apresenta o

espetáculo Volta às Aulas, peça de dois atos de puro riso e descontração”.Sala de Cultura do Shopping Sul. 21 e 22 de ago. 20h. R$20 (inteira) e R$10 (meia e assinante do Cenário Clube).

ENDEREÇOS

Estação Ciência Cabo Branco. Av. João Cirillo da Silva, s/n (Altiplano) 3214.8303

Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. Pça. Dr. Napoleão Laureano, s/n (Centro). 3241.6388 Sala de Cultura do Shopping Sul. Rua Bancário Sérgio Guerra, 900 (Bancários). 3235.1039 Teatro Ariano Suassuna. Pça. da Independência, 150 (Centro). 4009.2710 Teatro Ednaldo Egypto. Av. Maria Rosa, 284 (Manaíra). 3214.8021

Teatro Lima Penante. Av. João Machado, 67 (Centro). 3221.5855 Teatro de Arena e Paulo Pontes - Espaço Cultural José Lins do Rego. Av. Abdias G. de Almeida, 800 (Tambauzinho) 3211.6222.

Teatro Santa Roza. Praça Pedro Américo, s/n (Centro) 3218.4383

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO FORNECIDAS PELOS PRODUTORES E PODEM SOFRER ALTERAÇÕES. É RECO-MENDADO CONFIRMAR POR TELEFONE ANTES DE SAIR DE CASA.

!

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 19: Cenario Cultural Ed 37
Page 20: Cenario Cultural Ed 37

20 Música CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

DJ MEGA JONHSONTanabata. 18h às 0h. Entrada Franca.

FERNANDO VIEIRATambiá Shopping. 18h às 21h. Entrada Franca.

TONY LEONCanoa dos Camarões. 19h30 às 22h30. R$ 2.

FORRO DO TURISTAFellini. 21h. R$ 10.

DJ MEGA JONHSONTanabata. 18h às 0h. Entrada Franca.

MARKEL FUZARITambiá Shopping. 18h às 21h. Entrada Franca.

ROLANDO E STEFANY Canoa dos Camarões. 19h30 às 22h30. R$ 2.

FORRÓ PSIUJohn People. 22h. Valor não divulgado.

DJ MEGA JONHSONTanabata. 18h às 0h. Entrada Franca.

JÚLIO CÉSARTambiá Shopping. 18h às 21h. Entrada Franca.

TONY LEONCanoa dos Camarões. 19h30 às 22h30. R$ 2.

TREM DAS ONZEVinil Retrô. 21h30. R$ 5.

PAULO SÉRGIO E DANIELZodíaco. 22h. R$ 20.

ZAU BAHIAJohn People. 22h. Valor não divulgado.

DJ VILARINTanabata. 18h a 1h. Entrada Franca.

CRISTIANO SOBREIRATambiá Shopping. 18h às 21h. Entrada Franca.

FERNANDO JRCanoa dos Camarões. 19h30 às 22h30. R$ 2.

QUINTA DO JAZZ - FÁBIO TORRESVilla São Paulo. 20h30. R$ 4.

FORRÓ PBFellini. 21h. R$ 10.

RICARDO BRITOParis Délice. 21h. R$ 7.

FORRÓ DA MULHERADABosque Bar. 22h. R$ 15.

MR. JOHNJohn People. 22h. Valor não divulgado.

Jacaré GrillPraia do Jacaré

Cabedelo0000 0000 0000 000Nome Nome

TanabataRua José

Domingues Sá Filho, 321 (Bessa). 3246 6008

0000 0000 0000 000Nome Nome

Bar do TustaR. Francisco Brandão, 150

(Manaíra) 3247.0802

Shopping TambiáAv. Odon Bezerra, 184 (Tambiá) 3214.4000

0000 0000 0000 000Nome Nome

Pagode da TorreAv. Júlia Freire, 651 (Torre)

9135.4190

FelliniRestaurante

Av. Cabo Branco, 1780 (Cabo

Branco) 3247.2846

0000 0000 0000 000Nome Nome

TerraçoBrasil

Av. Cabo Branco, 1870 (Cabo Branco) 3247.5030

0000 0000 0000 000Nome Nome

Dona BrancaAv. Argemiro de Figueiredo, 1223

(Bessa). 3214.9595

0000 0000 0000 000Nome Nome

Caiçara Shopping 3246.7444

Boteco Tia Maria 3246.4782

R. Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, 180

(Bessa)0000 0000 0000 000Nome Nome

KS BarAv. Coração de Jesus, 50

(Tambaú)0000 0000 0000 000Nome Nome

Villa TijuanaR. Antº Lira, 86

(Tambaú) 9983.6042

0000 0000 0000 000Nome Nome

Picuí PraiaAv. João Maurício, 1395 (Manaíra) 3246.3377

0000 0000 0000 000Nome Nome

Villa São PauloAv. Gov. Arg. Fig., 1029 (Bessa) 3246.2826

0000 0000 0000 000Nome Nome

Canoa dos Camarões

Av. João Maurício, 121 (Tambaú) 3247.2055

0000 0000 0000 000Nome Nome

Zelig Circus BarR. Fer. L. H. dos

Santos, 458 (Bessa) 3512 5600

0000 0000 0000 000Nome Nome

Mr. CaipiraAv. João Maurício,

1533 (Manaíra) 3246.7597

0000 0000 0000 000Nome Nome

Rua Cândido Pessoa

Av. D

uarte

da Si

lveira

Pça. da Independência

Estrada Pôr-do-Sol Jacaré

R. Francisco

Brandão

Av. São

Gonçalo

Av. E

pitá

cio

Pess

oa

Av. G

. Flá

vio

Rib.

Cou

t.

Av. Campos SalesR. Sev. N.

de Melo

Av. S

en. R

ui Ca

rneir

o

Av. J

úlia

Frei

re

LAGOA(Parque Solon de Lucena)

MATA DA AMÉM

Paris DéliceRua Alberto Leal, 100

(Brisamar). 3244.83270000 0000 0000 000Nome Nome

Av. Fer. Luiz Henrique dos Santos

Av. Cabo Branco

Av. João Maurício

Av. Gov. Argemiro de Figueiredo

JOÃO PESSOA

CABEDELO

| | | |

➜Segunda ➜Quarta ➜Quinta➜Terça

T O D A S E M A N A Confi ra a programação fi xa dos bares na cidade

Page 21: Cenario Cultural Ed 37

21MúsicaCENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

DJ VILARINTanabata. 18h a 1h. Entrada Franca.

ALEXANDRE MELOTambiá Shopping. 18h às 21h. Entrada Franca.

FERNANDO JRCanoa dos Camarões. 19h30 às 22h30. R$ 2.

KALINA KELLI E BABIPicuí Praia. 20h. R$ 4.

FÁBIO TORRESVilla São Paulo. 21h. R$ 4.

MARCOS TONIOLOParis Délice. 21h. R$ 7.

JAISONCanoa dos Camarões. 12h30 às 15h30. R$ 2.

RODA DE SAMBAPicuí Praia. 13h. R$ 4.

SAMBA DA ELITEVilla São Paulo. 16h30 às 19h. R$ 6.

DJ VILARINTanabata. 18h a 1h. Entrada Franca.

AMARALTambiá Shopping. 18h às 21h. Entrada Franca.

TONY LEONCanoa dos Camarões. 19h30 às 22h30. R$ 2.

FÁBIO TORRESVilla São Paulo. 21h. R$ 4.

VAL DONATO E OS CABEÇASVinil Retrô. 21h30. R$ 5.

MAURO E LETINHO (VIOLINO E VIOLÃO)Paris Délice. 22h. R$ 7.

RICARDO BRITOParis Délice. 12h. R$ 7.

ALISSON SEVEROTambiá Shopping. 17h às 20h. Entrada Franca.

DJ MEGA JONHSONTanabata. 18h às 0h. Entrada Franca.

| | | |

➜Sexta ➜Sábado ➜Domingo

Page 22: Cenario Cultural Ed 37

João Pessoa vai tremer ao som de Scorpions, Sepultura, Angra e muito maispor Inaê Teles

Durante os dias 11 e 12 de setembro, nossa pacata Capital sediará um dos maiores

eventos de rock do Nordeste, o Sun Rock Music Festival. A legendária banda alemã Scorpions está entre as atrações principais, junto com Se-pultura, Angra e Matanza que também integram a programação com mais 10 atrações.

Serão mais de 15 horas de muito rock’n’roll no estádio José Américo de Almeida (Almeidão), que está de cara nova para receber os fãs do metal. De acordo com a Qualitech Produções, organizadora do festival, a reforma no local vai benefi ciar diversas áreas (banheiro, acesso do público, parte elétrica, segurança).

Os portões do Almeidão serão abertos às 15h e a platéia vai poder conferir atrações nos palcos secundário e principal. No primeiro dia a banda Sonzera Band (RN) sobe ao palco a partir das

CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

16h30. Ás 17h45 é a vez do grupo paraibano Uni-dade Móvel mostrar seus hits. Logo em seguida, às 19h, mais uma banda paraibana se apresenta, a Shock, que toca o melhor do heavy-metal. As apresentações acontecem no palco secundário.

Já no palco principal a banda gaúcha Cachor-ro Grande se apresenta às 20h. O encerramento do primeiro dia do festival fi ca por conta da ve-terana Scorpions, com 45 anos de carreira, que toca os seus maiores sucessos a partir das 22h. No domingo, Terra Prima (PE) e Children of the Beast (SP) se apresentam no palco secundário a partir das 16h30. Já no palco principal o rock fi ca por conta da banda paulista Angra (SP), da carioca Matanza (RJ) e de Sepultura (MG). Confi ra ao lado uma breve apresentação das bandas participantes do evento e os horários.

A produção do evento estima um público de 60 mil pessoas durante os dias do festival. “João Pessoa é a primeira capital do Nordeste a ter um festival de rock dessa magnitude em um estádio de futebol”, afi rma João Paulo Sette,um dos orga-nizadores do evento. Participe do festival e tenha muitas lembranças boas para contar para os seus fi lhos, netos, bisnetos...

*Inaê Teles. É concluinte do curso de Jornalismo na UFPB. Atual-mente se atreve a fazer pães e bolos integrais e ainda a nadar e ma-lhar para queimar todas as calorias extras. [[email protected]]

22 Música

MUSIC

FESTIV

AL

SUN

ROCK

Page 23: Cenario Cultural Ed 37

23MúsicaCENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

SÁBADO (11/09)16h30 Sonzera Band (RN) - Palco 217h45 Unidade Móvel (PB) - Palco 219h Shock (PB) - Palco 220h Cachorro Grande (RS) - Palco Principal22h Scorpions (Alemanha) - Palco Principal

DOMINGO (12/09)16h30 Terra Prima (PE) – Palco 2 17h45 Matanza (RJ) – Palco principal19h30 Children of the Beast (SP) – Palco 220h30 Angra (SP) – Palco principal23h Sepultura (MG) – Palco principal

Page 24: Cenario Cultural Ed 37

24

SP

PB

PE

RN

Música CENÁRIO CULTURALCENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

por Sarah Falcão

Nos anos 50 e 60, surgiu nos Estados Unidos um movimento cultural anti-materialista chamado

Beatnik. Num contexto onde os jovens se encon-travam inconformados muitas questões políticas e sociais, o anti-materialismo infl uenciou para que muita gente botasse seus pés na estrada. Foi o livro On The Road (1948), de Jack Kerouac, o pontapé inicial para esse movimento.

Nesse contexto surgiram os festivais de música em ranchos e fazendas pelo interior dos Estados Unidos. As pessoas que frequentavam eram viajan-tes que queriam se reunir para ouvir boa música – e para isso, precisariam da mínima estrutura possível (normalmente um espaço para acampar). O mais conhecido dessa época foi o de Woodstock (em 1969).

Os festivais nunca deixaram de existir – pelo contrário, eles se proliferaram pelo mundo inteiro. Hoje, o Coachella, o Lollapalooza (ambos nos Esta-dos Unidos) e Glanstonburry (Inglaterra) são consi-derados os principais – todos com o velho espírito de encarar vários dias de música sob um sol (ou chuva) de verão. Os de fora do Brasil ainda possuem espaço para acampamentos (mas claro, tudo com uma estrutura bacana e segurança), o que só au-menta o gostinho de anos 60 desses eventos.

Aqui no Brasil tem acontecido uma verdadeira febre de festivais, alguns com bandas independen-tes e outros com atrações do mainstream. Se você faz parte da turma que também quer botar o pé na estrada (mas sem sair do país), selecionamos alguns dos principais que irão acontecer na segunda me-tade desse ano.

*Sarah Falcão. jornalista formada pela UFPB, viciada em música, moda e artes visuais. Desenha croquis, acha o mundo lindo, acha que sabe tocar violino e guitarra (apenas acha) e edita a Cenário Cultural. Queria viver com o pé na estrada, mas é uma workaholic assumida. [[email protected]]

PÉNAESTRADA

MADAAcontece em Natal (RN) há 11 anos e é um dos principais da cena independente do país. A programação e datas da edição 2010 ainda não foram divulgadas.

DO SOLTambém de Natal (RN), acontecerá de 06 a 15 de novembro e terá como atração principal Marky Ramone (ex-Ramones). Confi rmadas estão Móveis Coloniais de Acaju, Orquestra Contemnporânea de Olinda, Black Drawinhg Chalks, Wado, Claustrofobia, The Tormentos e Camarones Orquestra Guitarristica, entre outras.

FESTIVAL MUNDOFestival de música independente que acontece há 6 anos em João Pessoa. Será dias 13 e 14 de novembro e tem confi rmados os Reis da Cocada Preta, Dalva Suada, Wado, Cabruêra, Sex onthe beach e Gigante Animal.

COQUETEL MOLOTOVAcontece em Recife (PE) desde 2004 envolvendo artes visuais, palestras e debates. Nesse ano, os shows acontecerão dias 23 e 24. As primeiras atrações divulgadas são Soko (FRA), Taken by Trees, Taxi Taxi (ambas da Suecia), Emicida e Otto, entre outras.

STARS WITH YOUO “Woodstock brasileiro” acontecerá em Itu (SP), dias 9, 10 e 11 de outubro. No line-up Dave Matthews Band, Pixies, Incubus, Linkin Park, DJs Sharam e Erol Alkan, Sublime e Kings of Leon.

PLANETA TERRA Um dos festivais mais “cool” do país. Será dia 20 de novembro no Playcenter de São Paulo (SP). Confi rmadas as bandas Smashing Pumpkins, Phoenix, Passion Pit, Pavement, Hot Chip, Of Montreal, Girl Talk 3rd Band e Yeasayer.

NATURA NÓS ABOUT USAcontecerá na Chácara do Jóquei (São Paulo capital) dias 16, 17 e 18 de outubro. O line up os excelentes Air, Jamiroquai, Céu, Cidadão Instigado, Móveis Coloniais de Acaju, Bajofondo, Pato Fu e Snow Patrol, entre outros.

Page 25: Cenario Cultural Ed 37

25

➜Sexta-feira, 20/08ANNE RAELLY

MPB e regional.Terraço Brasil. 21h. R$5.

FELIPPE FRANCIS E DÉBORA MALACAR

Show de samba rock.Vinil Retrô. 21h30. R$5.

ALA URSAShow de axé e pagode.Zodíaco. 22h. R$25.

FORROKISSÓ E COISA DE SAMBAShows de forró e samba.La Espanhola. 22h. R$10.

ELETROHITSRemixes clássicos do rock discotecados pelo DJ Geraldo Sodré.Mbox. 22h. R$20.

IMPULSOPop rock.John People. 22h. Valor não divulgado.

SEXTA UNIVERSITÁRIA FREEShow com as bandas Som Balanço e Forró Morena Levada. Performance de Veronica Pires (cover da Madonna) e discotecagem do DJ Richards.Vogue. 22h. R$10.

➜Sábado, 21/08BATALHA CIC PB

Evento de hip hop com Graffi ti, DJ, MC’s e BreakCentro Interativo de Circo. 16h. Grátis.

MARKEL FUSARIMPB e pop rock.Terraço Brasil. 21h. R$5.

VAL DONATO E OS CABEÇASShow de pop rock com abertura de Junior Legião (voz e violão)

Vinil Retrô. 21h30. R$5. Cenário Clube R$2,50

BANDA PINK’N BLUE E TETÊ PESSOA & BANDA

Shows e discotecagem dos DJs Thiago Costa e Richards.Vogue. 22h. R$12.

CHICLETE COM BANANAShow de uma das maiores bandas de axé do país. Domus Hall. 22h. Pista: R$80 inteira, R$40 meia.

MúsicaCENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

Div

ulga

ção

IMPULSOShow de pop rock.Zodíaco. 22h. R$20.

QUINTETO DO SAMBASamba. John People. 22h. Valor não divulgado.

LEROLOVE E FORROZÃO CICLONEShow com bandas de forró.La Espanhola. 22h. R$10.

OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITEFesta com os DJs Ricardo Ramos (CE) e Du Farias.Mbox. 22h. R$10.

➜Domingo, 22/08III GRAFITE SOUND SYSTEM

Festival de grafi te que terá exposição (e feirinha de troca) de arte, skate, exibições de curtas e animações e ainda shows com Abiarap, SDS, Tribo Rás e uma batalha de MCs.Porto do Capim. 14h. Grátis.

MARI NA CHINA

Show benefi cente onde grandes nomes da música paraibana se reunirão em prol da

campanha Mari Na China, que visa angariar fundos para que a garota Marina Calaço possa realizar um tratamento com células-tronco na China. Irão se apresentar os músicos Chico César, Adeildo Vieira, Leo Meira Quarteto, Escurinho, Eleonora Falcone, Unidade Móvel, Mira Maya, Jaguaribe Carne, Xisto Medeiros, Zé Filho, Paulinho Di Tarso, Grupo OdeCasa, Quarteto Vocal “É o que homi?!” e João Linhares.QUINTA-FEIRA, 26/08 Teatro Paulo Pontes – Espaço Cultural José Lins do Rego. Quinta-feira, 26/08, às 20h30. R$20 inteira, R$10 meia.

Page 26: Cenario Cultural Ed 37

BANDA VINIL VERMELHO E FORRÓ ZOAR

Show com bandas de pop e forró. Discotecagem do DJ Richards e performance da drag Takashi.Vogue. 10h30. R$7.

➜Quinta-feira, 26/08SANDRA LEMOS

MPB.Terraço Brasil. 21h. R$5.

FORRÓ BAKANA E BANDA CHAMAShow com bandas de forró.La Espanhola. 22h. R$10.

FORRÓ DA XETAForró.Zodíaco. 22h. R$20.

TONNY LEON E OS KOROARock nacional e internacional.Vinil Retrô. 22h. R$5. Cenário Clube R$2,50

➜Sexta-feira, 27/08ROMERO E ANA

Apresentação especial com repertório de Roberto Carlos.Terraço Brasil. 21h. R$5.

FORROKISSÓ E COISA DE SAMBAShow com bandas de forró e samba.La Espanhola. 22h. R$10.

GABRIEL CAMINHA E IN THE MOODShow com banda de blues. Vinil Retrô. 22h. R$5. Cenário Clube R$2,50

IN THE NETFesta com os DJs Iceberg (PE) e Du Farias.Mbox. 22h. R$15.

REBEKKA MARTINS & BANDA E FORROZÃO PELE MORENA

Show com bandas de forró e discotecagem dos DJs Carlos Waitt e Richards.Vogue. 22h. R$10.

SAMBA DE ELITESamba.Zodíaco. 22h. R$20.

VANDIX E GLAUCOPop rock.John People. 22h. Valor não divulgado.

Page 27: Cenario Cultural Ed 37

27MúsicaCENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

➜Sábado, 28/08TRAVOLTA

Pop rock anos 80.Terraço Brasil. 21h. R$5.

ANA CAROLINAAna Carolina é uma das mais festejadas cantoras na MPB da atualidade. Em João Pessoa, ela apresentará o show da turnê do seu último disco, Nove, que foi lançado em 2009. Domus Hall. 22h. Pista: R$60 inteira, R$30 estudante.

BANDA BLACKOUT E FORRÓ MONTIFF

Show com bandas de rock e forró, além de discotecagem dos DJs Electra e Richards.Vogue. 22h. R$12.

CELEBRATIONShow com a banda Cadillac Rock tocando rock retrô.Mbox. 22h. R$10

FORROZÃO LEROLOVE E FORRÓ DE PRIMEIRA

Show com bandas de forró.La Espanhola. 22h. R$10.

PAULO SÉRGIO E DANIELSertanejo universitário.Zodíaco. 22h. R$25.

SAMBA DE ELITESamba.John People. 22h. Valor não divulgado.

VAL DONATO E OS CABEÇASShow de pop rock com abertura por Gabriel Caminha no voz e violão.

Vinil Retrô. 22h. R$5. Cenário Clube R$2,50

➜Domingo, 29/08NATHALIE DE LIMA E BANDA FRISSON

Show com bandas de pop rock e forró. Discotecagem com DJ Richards e performance com Magali Mel e Diet & Light.Vogue. 19h30. R$7.

➜Quinta-feira, 02/09CADILLAC ROCK

Show em tributo a Elvis Presley.Vinil Retrô. 22h. R$5. Cenário Clube R$2,50

Page 28: Cenario Cultural Ed 37

28

➜Sexta-feira, 03/09CALOURADA UNIFICADA IESP

Show com as bandas Saia Rodada, Cavaleiros do Forró e Forró da Pegação.Jacaré Pop. 22h. Valor não divulgado.

BANDA IMPULSOShow de pop rock anos 80 com abertura por Gabriel Caminha no voz e violão.

Vinil Retrô. 22h. R$7. Cenário Clube R$2,50

➜Sábado, 04/09CHORISSO

Concerto de música instrumental. Atração integrante da Mostra de Internacional de Música de Olinda.Igreja de São Pedro Gonçalves. 19h. Grátis.

ZÉ TROVÃOShow de lançamento do CD “Vale a pena vir do ovo – música para chocar” do poeta e cantor pernambucano Zé Trovão.Teatro Santa Roza. 20h30. R$10.

DUOFELConcerto integrante da Mostra de Internacional de Música de Olinda. Duo paulista de violões que acaba de fazer um álbum com repertório

dos Beatles - o que rendeu convite para tocar na Europa. Abertura pela Camerata Mulher (PB).Igreja de São Pedro Gonçalves. 21h. Grátis.

SEM HORAS E IN THE MOODShow de rock e blues com bandas autorais.Espaço Mundo. 22h. R$5.

VAL DONATO E OS CABEÇASShow de pop rock com abertura por Gabriel Caminha no voz e violão.

Vinil Retrô. 22h. R$7. Cenário Clube R$2,50

Música CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

BOOMBOX

Festa de música eletrônica com os DJs Audrey (SP), Marcio S (SP), Nando Du B

(PE), Rodrigo Cabral (PB), Dany Andrade (AL) e Miss Angel (PB). A DJ Audrey atualmente

é um dos principais nomes da cena de house no país, tendo executado

seus sets em eventos de grande relevância como o camarote Marlboro/Ferrari da Fórmula 1 e no São Paulo Fashion Week. O seu estilo é um tech house dançante, aliando uma mixagem agressiva a uma apresentação carismática.SEXTA-FEIRA, 03/09 Solar das Águas. 22h. R$25 antecipado, R$35 porta. Cenário Clube: R$20 antecipado, R$25 porta.

Foto

s: D

ovul

gaçã

o

Page 29: Cenario Cultural Ed 37
Page 30: Cenario Cultural Ed 37

➜Domingo, 05/09EGBERTO GISMONTE E ORQUESTRA DE SOPROS DA PRO ARTE

Concerto de música instrumental. Atração integrante da Mostra de Internacional de Música de Olinda.Basílica de Nossa Senhora das Neves. 19h30. Grátis.

PARAIBONESConcerto de música instrumental. Atração integrante da Mostra de Internacional de Música de Olinda.Basílica de Nossa Senhora das Neves. 21h. Grátis.

➜Segunda-feira, 06/09CAMERATA ARTE MULHER

Concerto de música instrumental. Atração integrante da Mostra de Internacional de Música de Olinda.Convento de São Francisco. 19h30. Grátis.

Div

ulga

ção

SELMER #607

Grupo formado por jovens com idade entre 23 e 30 anos que é verdadeira sensação na

França. São filhos de ciganos que deram origem à atual onda gipsy na Europa. A formação instrumental do grupo é 5 violões e um contrabaixo. A atração local é o grupo Chouriço Igreja de São Francisco. 21h. Grátis.

AUTOPISTAShow de disco music dos anos 70. Abertura por Joe Schotenhauer no voz e violão.

Vinil Retrô. 21h30. R$7. Cenário Clube R$2,50

Page 31: Cenario Cultural Ed 37
Page 32: Cenario Cultural Ed 37
Page 33: Cenario Cultural Ed 37
Page 34: Cenario Cultural Ed 37

34 Música CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO FORNECIDAS PELOS PRODUTORES E PODEM SOFRER ALTERAÇÕES. É RECO-MENDADO CONFIRMAR POR TELEFONE ANTES DE SAIR DE CASA.

!

➜Terça-feira, 07/09CRISTINA BRAGA E DADO VILLA-LOBOS

Encontro inusitado entre a harpista e o roqueiro

ex-Legião Urbana. Depois de gravarem um disco juntos surgiu a ideia de levar o trabalho ao palco. Eles tocam (ela, harpa tradicional e elétrica; ele, guitarra) e cantam. Logo após, se apresenta a Orquestra Sanhauá, natural de João Pessoa.Igreja da Misericórdia. 19h30. Grátis.

TONNY LEONVoz e violão.Vinil Retrô. 22h. R$5. Cenário Clube R$2,50

➜Quinta-feira, 09/09ROBERTO CARLOS

Considerado o rei do romantismo, do “iê-

iê-iê” e da MPB, Roberto Carlos se apresentará mais uma vez em João Pessoa.

Seu sucesso teve início na década de 1960, junto com Wanderléa e Erasmo Carlos. Inúmeros discos, fi lmes e DVDs depois, ele é amado e celebrado por pessoas de todas as idades, religiões e cores no Brasil, sendo considerado um dos maiores artistas do país. Domus Hall. 22h. Pista: R$100 inteira, R$50 meia.

IZZA E GABRIELPop rock e reggae. Vinil Retrô. 22h. R$5. Cenário Clube R$2,50

➜Sexta-feira, 10/09BANDA DELITO

Rock anos 70 e 80, com abertura de voz e violão por Gabriel Caminha.

Vinil Retrô. 21h30. R$5. Cenário Clube R$2,50

➜Sábado, 11/09VAL DONATO E OS CABEÇAS

Show de pop rock com abertura por Gabriel Caminha no voz e violão.

Vinil Retrô. 22h. R$7. Cenário Clube R$3,50

➜Quinta-feira, 16/09AMANDI CORTEZ

Pop rock.Vinil Retrô. 22h. R$5. Cenário Clube R$2,50

ENDEREÇOS

Basílica de Nossa Senhora das Neves. Av. Odom Bezerra, s/n (Tambiá). Centro Interativo de Circo. Rua Paulino Santos Coelho, 11 (Bancários). 8743.7091Domus Hall. Av. Flavio Ribeiro Coutinho, s/n (Manaíra). 3621.8383 0000 0000 0000 000Nome Nome

Espaço Cultural José Lins do Rego. Av. Abdias Gomes de Almeida, 800 (Tambauzinho). 3211.6296

Igreja de São Francisco. Pça. São Francisco, s/n (Tambiá). Igreja de São Pedro Gonçalves. Largo de São Pedro Gonçalves, s/n (Varadouro). John People. Av. Olinda, 57 (Tambaú). 0000 0000 0000 000Nome Nome

Mbox. Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, s/n (Bessa). 9977.7477 0000 0000 0000 000Nome Nome

Solar das Águas. Rua Projetada, s/n (Jacaré). 3248.3192 0000 0000 0000 000Nome Nome

Teatro Santa Roza. Pça. Pedro Américo, s/n (Centro). 3218.4383

Terraço Brasil. Av. Cabo Branco, 1870 (Cabo Branco) 3247.5030. 0000 0000 0000 000Nome Nome

Vinil Retrô.R. Isidro Gomes, 75 (Tambaú). 3512.7882 0000 0000 0000 000Nome Nome

Vogue. Pça. Dom Adauto, s/n (CentrO) 3221.3711 0000 0000 0000 000Nome Nome

Zodíaco. Rua Isidro Gomes, 63 (Tambaú)3247.4711 0000 0000 0000 000Nome Nome

QUARTETO EM CY

Quatro vozes femininas cujos nomes começam com “Cy” - Cybele, Cylene,

Cynara e Cyva. Elas já tocaram com Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Dorival Caymmi

e Chico Buarque e formam um dos grupos mais importantes da MPB.

Suas vozes estão imortalizadas em discos clássicos da música popular brasileira – vê-las se apresentarem em João Pessoa será, defi nitivamente, uma oportunidade única. QUARTA-FEIRA, 09/09 Teatro de Arena – Espaço Cultural José Lins do Rego. 18h30. R$20. Cenário Clube: R$10.

Foto

s: D

ovul

gaçã

o

Page 35: Cenario Cultural Ed 37
Page 36: Cenario Cultural Ed 37
Page 37: Cenario Cultural Ed 37
Page 38: Cenario Cultural Ed 37

38

boboboboboboJukJukJukJukJuk

por Carol Morena

Fazer canções sozinho e gravar em casa não é exatamente

uma novidade hoje em dia. O americano Daniel Johnston e os pernambucanos Zeca Viana, Victor

Toscano e D Mingus já fi zeram isso, por exemplo. A grande questão desse modelo de produção é qua-lidade técnica e artística, que nem sempre agradam tanto. É fácil gravar, é fácil compor, mas essa facilidade acaba fazendo com que qualquer um se arrisque por esse ramo.

Um americano que mora na capital paraibana desde 2005 e que já tocou em bandas locais como Star 61 (lembram? Que saudade!) e Madalena Moog (na qual toca até hoje), decidiu mostrar ao público o que pro-duzia em casa. Em 2009 lançou o CD chamado What We Call Home, gravado em seu próprio home studio.

O clima folk e pop feito em casa dá um charme especial às canções - e aquele perigo da má qualidade artística que falei no início não é um risco que Rieg corre. Ele compõe desde os 15 anos de idade, e este processo, hoje, para ele é natural. As canções, todas em inglês (sua primeira língua), falam sobre mulheres, situações cotidianas, conversas reais e até comida. Acompanhado geralmente de violão, gaita, baixo e um órgão analógico (super vintage, que ele comprou numa feira na Alemanha por apenas 20 Euros), ouvir suas músicas é entrar num universo só dele, cheio de sensações.

Rieg esta ensaiando no ultimo mês com Daniel Jesi, Nildo Gonzales e Felipe Augusto, três músicos integrantes de projetos bem distintos ao dele (Bur-ro Morto, Dalva Suada e Sonora Samba Groove), se preparando para fazer shows em breve. Será uma oportunidade de vê-lo com um suporte de banda e melodias mais trabalhas, enriquecendo o trabalho já desenvolvido. Rieg também planeja um disco novo, com equipamentos que foi adquirindo no último ano: o velho órgão, sintetizador, guitarra, baixo, violão, ka-zoo, ukulele, gaita, kaoss pad, sampler e violino.

*Carol Morena. É produtora cultural, produz o Festival Mundo (que vai acontecer em novembro) e está de malas prontas para morar em Salvador. Adora o Cabo Branco na maré baixa e ainda não sabe como vai administrar a saudade da terrinha. [[email protected]]

Música CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

RIEGWASA

Foto

s: S

arah

Fal

cão

Page 39: Cenario Cultural Ed 37
Page 40: Cenario Cultural Ed 37

40

20/0820h Abertura do Festival de Música, Arte e

Gastronomia com a Orquestra Sinfônica do Cariri; Salão de Artesanato; Praça Gastronômica Regional e Festival de Gastronomia.O Moraesão.

22h Sussa de Monteiro e Grupo Chapeu de Palha. O Moraesão.

21/087h Saída para trilha na Cachoeira da Boa Vista.

Igreja Matriz de Santa Ana. 10h Praça Gastronômica Regional e Salão de

Artesanato.O Moraesão.

11h Forró da Moenda e Banda Chapéu de Palha.Engenho Serra Preta.

12h Forró Pé de Serra.O Moraesão.

19h Cavalo Marinho da Paraíba.O Moraesão.

22h Forró da Mãe Joana e Três do Nordeste.O Moraesão.

22/089h Saída para a trilha da Barragem de Camará.

Igreja Matriz de Santa Ana. 10h Festival de Tilápia e Forró Pé de Serra.

Sítio São Tomé.19h Praça Gastronômica Regional; Salão de

Artesanato Marielza; Forró Pé de Serra e As Bastianas e Trio de Forró.O Moraesão.

ALAGOA NOVA

Palco de um dos episódios mais memoráveis da nossa história, a Revolta dos Quebra-Quilos,

Alagoa Nova é banhada pelas águas dos Rios Mamanguape e Riachão, que proporcionam ao visitante a oportunidade de deleitar-se à beira do rio ouvindo causos e admirando a paisagem.

Destino CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

Se a chuva e o vento no litoral levaram embora suas tardes de descanso na praia, é hora de mudar de bandas e cruzar o frio nos caminhos que o brejo

preparou para você. Confi ra a programação cultural dos Caminhos do Frio do fi nalzinho de agosto a início de setembro, e aproveite para conhecer cidades onde o clima ameno é uma atração a mais para o turista.

CAMINHOS DO

Dan

Que

iroz

Den

ise

Lore

naM

arce

lo P

eret

oLu

iz B

onfi m

Page 41: Cenario Cultural Ed 37

41

23/088h Mototrilhas “Caminhos dos Engenhos”.

CAIC. 19h Filarmônica Cônego Firmino Cavalcante.

Teatro Santa Ignêz.20h Abertura dos Caminhos do Frio 2010.

Teatro Santa Ignêz.20h30 Coral CAIC Musicart.

Teatro Santa Ignêz. 22h30 Peça “Os Pecados de Eva”, do grupo Jutag.

Teatro Santa Ignêz.

24/088h Abertura da III Mostra Municipal de Teatro e

Dança.Teatro Santa Ignêz.

14h Apresentação cênica das escolas do município.Teatro Santa Ignêz.

20h “Narciso”, Cia. Korpus.Teatro Santa Ignêz.

20h40 “As Bruxinhas da Poluição”, Grupo Os Outros. Teatro Santa Ignêz.

25/088h Apresentação cênica do Peti e Projovem.

Teatro Santa Ignêz.14h Apresentação cênica das escolas do município.

Teatro Santa Ignêz.20h Palestra musical com Edvan Lima.

Teatro Santa Ignêz.20h40 “Esquentai Vossos Pandeiros”, Teatro Voluntário.

Teatro Santa Ignêz.26/088h Apresentação cênica do Peti e Projovem.

Teatro Santa Ignêz.

14h Apresentação cênica das escolas do município. Teatro Santa Ignêz.

20h “Baby Boy”, Grupo Os Outros.Teatro Santa Ignêz.

20h40 “Vocês Viram o Meu Cachorro?”, Grupo Jutag. Teatro Santa Ignêz.

27/0814h Resultado das ofi cinas: fi lme com Marcélia

Cartaxo. Teatro Santa Ignêz.

20h Grupo Rei do Ritmo. Teatro Santa Ignêz.

20h40 “O Casamento de Carol”, Grupo Gameleira. Teatro Santa Ignêz.

28/088h Cine-debate, Festival de Curtas e Roda de

Conversas. Teatro Santa Ignêz.

14h Edvan Lima e artistas da terra.Teatro Santa Ignêz.

20h Quinteto Violado.Teatro Santa Ignêz.

20h40 Banda Forró Cultura.Teatro Santa Ignêz.

ATIVIDADE PARALELAI Mostra de Cinema nas Escolas, de 23 a 27/08; II Salão do Artesanato e das Artes Plásticas, de 23 a 29/08; IV Encontro de Dança de Rua de Alagoa Grande, 24 a 29/08.

ALAGOA GRANDE

O calor do pandeiro de Jackson é um dos grandes legados de Alagoa Grande para a cultura paraibana. Hoje esse ícone da música popular é lembrado na cidade através de um memorial que leva o seu nome. Alagoa

Grande também abriga a Caiana dos Crioulos, uma das principais comunidades quilombolas da Paraíba, e tem construídos em seu centro belos casarões de azulejos que testemunham sua riqueza histórica.

DestinoCENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

João PessoaBayeux

JuarezTávora

Arara

Sapé

Mari

Guarabira

PirpiritubaSolânea

Alagoa Grande

Bananeiras

Serraria

Areia

Pilões

Alagoa Nova

BR230

< 111 km>

< 14

km

>

< 17

km

>

< 40

km

>

< 11 km>

< 18 km>

PB079

PB105

PB097

BR230

PB055

DISTÂNCIASDA CAPITAL• 111km para Alagoa Grande• 129km para Areia• 140km para Pilões• 143km para Alagoa Nova• 169km para Bananeiras• 186km para Serraria

FRIO

Page 42: Cenario Cultural Ed 37

INFORME PUBLICITÁRIO

Um happy hour charmoso, com atendimento rápi-do, ambiente descontraído e cozinha rica em novida-des e variedades. Para completar, a infalível fórmula ‘um banquinho, um violão’. Um lugar onde tudo com-bina com chopp gelado. Este é o Chopp Time Street, localizado no Bessa.

A casa, que funciona há oito meses em João Pessoa, trata-se de uma franquia da marca que teve origem na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, conhecida como a ‘meca do chopp’, de onde se origina a fama, o mito e o glamour do ‘néctar da cevada’. Aspectos como a armazenagem e a forma como é retirada são fundamentais para garantir a qualidade da bebida. Conservado a uma temperatu-ra de dois graus negativos, o chopp chega à tulipa com uma camada de creme que garante o seu sabor ideal.

No local, há cinco maneiras diferentes de se ex-perimentar a bebida que, por sua vez, combina com tudo: chopp claro, escuro, ferrugem (50% de claro e 50% de escuro), fantástico e o pingado (só uma gota do preto no branco). Para os fãs da cevada, ainda há variedade em marcas importadas e a cerveja de tri-go que, aos poucos, vem conquistando sua clientela cativa.

Com várias TVs espalhadas pelo salão, a choppe-ria oferece ao público a transmissão dos principais jogos de campeonatos nacionais e internacionais.

Para agradar ao público de diferentes faixas etárias, a casa oferece música ao vivo a partir das quintas-feiras. Aos sábados, também há atrações musicais a partir das 13h. Shows intimistas de voz e violão com repertório MPB, pop, rock nacional e internacional fazem parte da trilha sonora do Chopp Time Street.

Cardápio que faz sucessoNão é apenas o chopp que faz sucesso na casa.

É um dos poucos lugares na cidade que oferece op-

SERVIÇOSEnd. Av. Governador Argemiro Figueiredo, 3835 (Bessa) 3245 9907.Funcionamento: Terça a quinta, a partir das 17h; sexta, sábado e domingo, a partir das 12h. Aceita cartões Visa e Master, tem Wi-fi , acessibilidade, ar-condicionado e estacionamento.

UM BARZINHO, UM VIOLÃO E CHOPP GELADO. BEM GELADO MESMO!

Chopp Time

ções de pratos com carne de cordeiro. A especialida-de é o que atrai o público nas sextas-feiras, quando o bar/restaurante dispõe do ‘festival de cordeiro’, com vários pratos diferentes usando esse tipo de carne como base.

Aos sábados, é a feijoada que atrai a clientela. Aos domingos, o cardápio é aberto no almoço ou jantar. Mas o carro-chefe é mesmo o ‘fi llet à chopp time’, que foi escolhido para representar a casa na última edi-ção do festival “Brasil Sabor”, promovido pela Abrasel.

HistóricoHá oito meses instalado em João Pessoa, o bar e

restaurante Chopp Time Street é um dos mais novos franqueados da marca que teve origem em Ribeirão Preto (interior de São Paulo). Sob o comando de Fá-tima Barros, Linton Barros e Elano Tavares, a casa chega à capital paraibana com a responsabilidade de manter a tradição que conta com mais de 70 anos de história, técnica, tecnologia, muita arte e especial cuidado no armazenamento e extração do chopp, en-contrando a temperatura e cremosidade ideais.

Instalado em uma casa ampla, o local segue o for-mato ‘street’, com design assinado pelo arquiteto Léo Maia, sob supervisão da rede de franquias.

Foto

s: J

ulio

Mar

inho

UM BARZINHO, UM VIOLÃO E CHOPP

Page 43: Cenario Cultural Ed 37
Page 44: Cenario Cultural Ed 37

44 Gastronomia CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

*Sandra Vasconcelos. É jornalista formada pela Faculdades Integra-das Rio Branco, em São Paulo. Indicada para o troféu Câmara Municipal “SP Capital Mundial da Gastronomia – Melhor Reportagem em Revista” pela edição do anuário Panorama da Alimentação (food service). Fez pós graduação no Centro Superior de Hotelaria y Turismo de Valência, na Espanha. É certifi cada como Barista e em Planejamento de Bares e Restaurantes pelo Senac-SP. É co-autora do livro “Festa”, da Sociedade Vegetariana Brasileira. Apesar disso, não tem tempo para cozinhar, adora carne e ainda não provou ora-pro-nobis. [[email protected]]

Cardápio escolhidoBuchadinha de galinha (acompanhadas de paçoca e molho à vinagrete) R$ 6,00 (4 unids)Cerveja R$ 2,80Jarra de suco R$ 3,00Curiosidade: Vinagrete é apenas a emulsão do azeite em vinagre. O que chamamos de “molho à vinagrete”, em gastronomia é denominado “molho à campanha” (ou campana).

End. Quadramares, 2, Estrada da Penha. Próximo ao Distrito Industrial de Mangabeira. 8680.9273/8700.0907 Funcionamento. diariamente, das 11h às 15h.

INFORMAÇÕES!

NOSSOS CRÍTICOS FAZEM VISITA-SURPRESA,NÃO SE IDENTIFICAM E PAGAM A CONTA.(

por Sandra Vasconcelos

Ingredientes locais, acessíveis e básicos podem render pratos inéditos. Em Brisamar, Chicão se

inspirou em um clássico para criar a “Buchadinha de Galinha”, prato de destaque na casa. A iguaria surpreendeu pela apresentação e criatividade.

Na versão do Chicão, os rins, sangue, fígado, língua e coração de bode - envolvidos pelo próprio estômago do animal -, são substituídos com primazia pelos miúdos do frango (moela, coração, fígado e sangue), moídos e envolvidos com a pele da ave.

A sugestão poderia ser um petisco, não fos-sem os acompanhamentos que transformaram a porção em uma refeição completa: paçoca e molho à vinagrete.

Vale destacar o acréscimo de um oveiro (ou oveira). Estes ovos são os que estavam em de-senvolvimento, dentro da galinha, antes dela ir pra panela. Pela raridade e sabor único, estes ovos são considerados uma iguaria - não se encontram para vender nem costumam render para toda a família (o amigo que me levou à casa comentou que, na sua infância, os ovos eram disputadíssimos nos almoços de família).

Para chegar lá, tive que vencer obstáculos. O primeiro foi garantir uma carona com alguém que sabia como chegar ao local. O segundo foi encontrar um caixa eletrônico nas imediações (não aceita cartão de crédito ou débito). O ter-ceiro foi conseguir uma mesa. O lugar é cheio nos fi nais de semana. Vá e escreva pra nós ava-liando este prato.

GASTRONÔMIC

Aavaliação

GASTRONÔMIC

Aavaliação

avaliação

avaliação

GASTRONÔMIC

Aavaliação

avaliação

avaliação

GASTRONÔMIC

Aavaliação

avaliação

avaliação

Fotos: Sandra Vasconcelos

A BUCHADINHA TEM PRODUÇÃO LIMITADA.

PARA GARANTIR A SUA PORÇÃO, CHEGUE CEDO.

DICA

Simples e criativo

PALHOÇADO CHICÃO

Page 45: Cenario Cultural Ed 37
Page 46: Cenario Cultural Ed 37

46 Gastronomia CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

A Cenário Cultural selecionou alguns lugares em Campina Grande e João Pessoa para quem quer fazer um simples

lanche de férias ou ter aquele jantar especial em dias de frio. Bom apetite!

GASTRONÔMICoroteiro

DONA EMPADITAEspecialidade: salgados.Prato principal: empadinha.Funcionamento. dom a 5ª, das 17h às 23h; 6ª e sáb, das 17h à 0h.End. Av. Manoel Tavares, 754 (Alto Branco). 3322.4048

0000 0000 0000 000Nome Nome

CHAPÉU DE COUROEspecialidade: cozinha regional.Prato principal: carne de sol.Funcionamento. 2ª a sáb, das 6h à 0h; dom, das 6h às 23h.End.: Av. Almirante de Tamandaré, 612 (Tambaú). 3247.4351

0000 0000 0000 000Nome Nome

PITTSBURGEspecialidade: fast food.Prato principal: hambúrguer.Funcionamento. dom a 5ª, das 17h à 0h; 6ª e sáb, das 17h às 5h.End. Av. Manoel Tavares, 455 (Alto Branco). 3341.5001

0000 0000 0000 000Nome Nome

GRÃO ESPRESSOEspecialidade: cafés.Prato principal: café espresso.Funcionamento. diariamente, das 12h às 22h.End.: R. Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, 180 (Bessa). 3246.8958

0000 0000 0000 000Nome Nome

RESTAURANTEPICANHA 200

Especialidade: grelhados.Prato Principal: picanha argentina.Funcionamento. diariamente, das 11h30 ao último cliente.End.: Av. Manoel Tavares, 200 (Alto Branco). 3322.4555 0000 0000 0000 000Nome Nome

CITRONEspecialidade: cozinha internacional.Prato principal: Atum Citron.Funcionamento. diariamente, das 12h às 15h; e das 19h às 22h.End.: Av. João Maurício, 255 (Manaíra). 3044.0000

0000 0000 0000 000Nome Nome

➜➜

➜➜

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

CAMPINA GRANDE

JOÃO PESSOA

Page 47: Cenario Cultural Ed 37
Page 48: Cenario Cultural Ed 37

48 Exposições CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 201048

Divulgação

DICA

por Amanda Carvalho

Agosto é o mês que o Japão invade, literalmente, a capital paraibana. Trata-se da exposição itine-

rante Parallel Nippon – Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006, que está aberta para o público até o próximo dia 22, na Usina Cultural Energisa. Di-vidida em quatro ciclos distintos, Cidade – o centro e a periferia, Vida – do nascimento ao funeral, Cultura – o meio ambiente, a informação e as artes, e Mora-dia – adaptação ou afastamento?, a exposição visa apresentar um registro fi el da arquitetura e design japoneses através de fotos, maquetes e origamis arquitetônicos.

A exposição tem a realização da Fundação Japão e do Escritório Consular do Japão no Recife e conta com o apoio da Energisa, Associação Cultural Brasil-Japão e da Associação Brasileira de Cultura Pop Japo-nesa – NIPPOP.

Paralelamente à exposição, a NIPPOP promove, durante os sábados e domingos do mês, a Mostra Japonesa de Cinema e Animação, na Sala Digital da Usina Cultural Energisa, com exibições de fi lmes, ani-mes, videoclipes e documentários acerca da cultura pop japonesa atual. Na ocasião, também, acontecem encontros de Moda japonesa, especifi camente do estilo Gothic Lolita (um mix entre meigo do estilo Lo-lita, com traços soturnos do gótico), muito popular nas ruas do Japão.PARALLEL NIPPON – ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA JAPONESA 1996-2006 Usina Cultural Energisa. Ter. a dom., das 14h às 20h. Até 22 de agosto. MOSTRA JAPONESA DE CINEMA E ANIMAÇÃO Usina Cultural Energisa. 14 e 15, 21 e 22, 28 e 29 de outubro. 15h. Grátis.

*Amanda Carvalho. Jornalista, trabalha numa revista que faz cobertura das festas do society paraibano e tenta ser blogueira. Ama gatos (e os outros animais também), adora fazer sobremesas, bolos, cupacakes, tudo com muito chocolate e não vive sem esmalte e aquela make básica. [[email protected]]

O MÊS DODICA

O MÊS DODICA

NA PARAÍBAJAPÃO

➜ESTREIARESIDÊNCIAS EM FLUXO,IZIDORO CAVALCANTI

Izidoro Cavalcanti é um artista visual de Recife (PE) cuja arte é feita através de performances. Em João Pessoa, ele estará realizando uma residência na Usina Cultural Energisa aberta ao público, onde mostrará performances no período de tempo em que estiver em residência. O projeto de residências artísticas envolve artistas de Pernambuco, do Ceará e da Paraíba, fazendo-os circular pelos três estados mostrando sua arte e executando pesquisas. Usina Cultural Energisa. Ter. a dom., das 14h às 20h. 25 de ago. a 19 de set. Grátis.

Page 49: Cenario Cultural Ed 37
Page 50: Cenario Cultural Ed 37

50PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO – MEMÓRIAS

A exposição pretende mostrar ao público a história da Praça a partir do seu surgimento (entre os séculos 16 e 17), as inúmeras feições e intervenções pelas quais passou, os prédios históricos, acontecimentos marcantes e outras memórias. Também estarão em exposição, vestígios e artefatos arqueológicos encontrados e tratados no decorrer das obras.Casa do Patrimônio em João Pessoa. Seg. a sex., das 9h às 12h; das 14h às 17h30. Até 16 de setembro. Grátis.

ENDEREÇOSAliança Francesa. Av. Gal. Bento da Gama, 396 (Torre) 3222.6565

Casa do Patrimônio em João Pessoa. Pça. Rio Branco, s/n (Centro). 3241.2896 Centro Cultural São Francisco. Pça. São Francisco, s/n (Va-radouro). 3218.4505

Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. Pça. Dr. Napoleão Laureano, s/n (Centro). 3241.6388 Estação Ciência Cabo Branco. Av. João Cirillo da Silva, s/n (Altiplano) 3214.8303

Galeria de Arte Archidy Picado. Espaço Cultural José Lins do Rego. Av. Abdias G. de Almeida, 800 (Tambauzinho) 3261.3200

Galeria Gamela. Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756 (Tambaú). 3226.1436

0000 0000 0000 000Nome Nome

Usina Cultural Energisa. Rua Juarez Távora, 243 (Torre). 3221.6343

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO FORNECIDAS PELOS PRODUTORES E PODEM SOFRER ALTERAÇÕES. É RECO-MENDADO CONFIRMAR POR TELEFONE ANTES DE SAIR DE CASA.

!

➜CONTINUAÇÕESAMOR E SOLIDARIEDADE,ABELARDO DA HORA

Exposição em comemoração aos 60 anos de atividades do artista plástico pernambucano Abelardo da Hora. São 130 obras, entre esculturas, gravuras, desenhos e cerâmicas deste artista que, aos 85 anos, é um dos poucos escultores expressionistas de vulto em plena atividade no Brasil. Estação Ciência Cabo Branco. Ter. a sex., das 9h às 21h. Sáb. e dom., das 10h às 21h. Até 29 de agosto. Grátis.

CLAUDIO TOZZIExposição individual do artista plástico paulista Claudio Tozzi. Pintor, desenhista e programador visual, sua obra utiliza como temas o mundo urbanos e os confl itos sociais. Seus trabalhos vão do pop

ao conceitual, sendo considerado um artista pós-moderno. Galeria Gamela. Seg. a sáb., 9h às 19h. Até 26 de agosto. Grátis.

HOMENS AGOSTO IIIExposição coletiva com os artistas plásticos Dadá Venceslau, Cremilson Soares, Eliakim Queiroz, Hector Molina, José Otávio, Percy Fragoso e Wilson Figueiredo.Centro Cultural São Francisco. Diariamente, das 8h às 12h, das 14h às 17h. Até 30 de agosto. R$2 meia, R$4 inteira.

LAMBE-LAMBEExposição coletiva de novos fotógrafos paraibanos sob curadoria de Ricardo Peixoto, da Agência Ensaio. Estarão expondo os fotógrafos Deyse

Eusébio, Bruno Oliveira, Rafael Passos, Roberto Martins, Leandro Cunha, Rafaela Tabosa, Lu Maia, Helder Oliveira, Felipe Gesteira, Darcy Lima, Frido Claudino, Juliana Soares, Rafael Freire, Monalisa de Andrade, Maria José, Salomé Sarmento e Tiba Magalhães. Galeria Archidy Picado. Até 19 de set. Seg. a qui., das 12h às 18h. Sex., das 8h às 12h. Grátis. Até 29 de set.

PAREDE POÉTICAMais de 20 artistas paraibanos tem suas poesias expostas em banners. A curadoria é do jornalista, escritor e teatrólogo Astier Basílio, que reuniu poetas de várias vertentes da literatura paraibana numa só exposição. Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. Diariamente, das 8h às 18h. Grátis. Até 20 de agosto.

UM POUCO DISSO TUDO,DANIEL VINCENT

Estudante de publicidade, designer gráfi co, webdesigner e, antes de mais nada, artista – assim pode ser defi nido o artista Daniel Vincent. Seu trabalho é composto por desenhos de traços, linhas e formas exuberantes e sinuosas, feitos sem planejamento prévio, usando nanquim, grafi te e ecoline, além de algumas intervenções digitais. Aliança Francesa. Até 15 de setembro. Seg. a sex., das 8h30 às 19h30. Grátis.

Adriano Franco

Repr

oduç

ãoRa

fael

Pas

sos

Exposições CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

Page 51: Cenario Cultural Ed 37

gráfica JB

Page 52: Cenario Cultural Ed 37
Page 53: Cenario Cultural Ed 37
Page 54: Cenario Cultural Ed 37
Page 55: Cenario Cultural Ed 37
Page 56: Cenario Cultural Ed 37

Ofertas válidas até 16/09 mediante apresentação do cartão do Clube

Page 57: Cenario Cultural Ed 37
Page 58: Cenario Cultural Ed 37

58 Moda&cultura CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

por Agda Aquino

A moda é um dos setores que mais crescem no Brasil. Segundo dados do

Instituto Brasileiro de Moda, o setor gera 50 bilhões de dólares por ano e 1,65 bilhão de empregos ao país. Mas o que seria dessa verdadeira indústria fashion se não fossem os criadores? São os estilistas, fi gurinistas e designers que transformam sonhos, desejos e fantasias em peças de roupas e acessórios.

O Nordeste brasileiro está repleto de nomes que despontam no mundo da moda, e na Paraíba não é diferente. Hoje, há espaço para todos os tipos de trabalhos, desde os mais tradicionais àqueles que escolhem uma estética mais vanguardista. A Cenário Cul-tural traz hoje dois nomes importantes da cena contemporânea da moda no estado: Larissa Uchôa e Tainá Macedo. Duas verten-tes, dois trabalhos, dois estilos que ainda vão dar muito no que falar.

EM QUEMVOCÊ APOSTAPARA O PRÓXIMO VERÃO

Uma série de matérias mostrando nossas apostas de estilistas nordestinos que prometem brilhar na moda nacional

Fotos: arquivo pessoal

Larissa UchôaEm 1996, Larissa se apaixonou pela arte de fazer acessórios manualmente e nunca mais parou. Depois de perceber que suas peças delicadamente pensadas e elaboradas faziam sucesso, resolveu investir em cursos e com o tempo melhorou os produtos. Te-cidos, fi os, fi bras, madeiras, pedras e metais compõem os colares, pulseiras e afi ns ex-clusivos. Hoje também dedicada a repassar o que conhece como professora, Larissa encanta com sua forma única de fazer as peças. Ficou curioso? Dá só uma olhadinha na página www.larissauchoa.com.br para ver se isso tudo não é verdade.

Tainá MacedoEla já esteve presente nas páginas da Cenário Cultural. No auge da juventude, Tainá já teve seu talento reconhecido como fi gurinista e assumiu o desafi o de fazer as peças para o espetáculo da Paixão de Cristo da prefeitura de João Pessoa este ano, uma das maiores produções teatrais do estado. O foco prin-cipal do trabalho de Tainá é o fi gurino para teatro. Quem quiser conhecer de perto seu trabalho como fi gurinista tem essa opor-tunidade no espetáculo Ponto de Vista, do grupo A Cena, que está em cartaz no Centro Cultural Piollin. Pode também conferir o blog www.tainamacedo.com.br.

*Agda Aquino. Jornalista e colunista de moda e estilo do portal Paraíba1. É professora da UFPB, pesquisa a moda do telejornalista e mantém um blog sobre o mesmo assunto, o Blog T.e.V.i. [[email protected]]

Page 59: Cenario Cultural Ed 37
Page 60: Cenario Cultural Ed 37

60 Em cena

por Jô Oliveira

Apesar da TV ter revolucionado o mundo, hoje a invenção gera amor, ódio e dependência.

Há quem não viva sem ela, quem dela dependa profi ssionalmente, quem fuja dela, por vários motivos e há ainda os seguidores da “nova TV” – leia-se YouTube, Ustream, Twitcam... Sobre um tema tão vasto, polêmico e pertinente, difícil foi fi ltrar as adversas opiniões sobre a televisão – in-vento cinquentenário que, no Brasil, é lembrado ofi cialmente no dia 11 de agosto.

*Jô Oliveira. Jornalista formado pela UFPB , desde 2002. Já fez teatro e morou em Brasília, trabalhando com assessoria e produção. Hoje, além de colaborar com o GCC , é editor de um portal de socie-dade e colabora com projetos culturais de vários segmentos. Não vivesem carnaval, música, gmail, moda, cinema, viagens e tudo que lhe faça rir muito. [[email protected]]

POLEMICAMENTETV

Foto

s: a

rqui

vo p

esso

al

“No Brasil, a TV ainda atua como orientador – costumes, moda, opinião pública – mesmo que ainda dite e manipule. Salvo algumas exceções, os jornais ainda são importantes pra manter as pessoas informadas, e a partir disso, poderem emitir opinião e se integrar aos fatos. São eles que ainda podemos resguardar na programação oferecida.”Anderson GeorgeDesigner de Moda

“O novo modelo de TV já é o meu presente. É ideal para quem sabe exatamente o que quer assistir e tem pouco tempo disponível para dedicar à TV. Hoje, praticamente deixei de assistir a TV. O que ainda vejo, vez ou outra, são programas de entrevista. E, quando os horários desses programas não permitem, recorro ao YouTube.”Bruno MonteiroAdvogado

“Um dos maiores motivos de eu ter perdido o encanto pela TV é a maneira como emissoras manipulam e apelam na programação, pra prender a atenção do público. Acho também que o YouTube e afi ns não substituirão a televisão por completo, mas são um interessante meio de buscar e fi ltrar informação e vários ângulos do mesmo assunto.”Sara MeloPublicitária

“‘A vida como ela é’ geralmente superdimensiona ‘a vida como não deveria ser’. Há bons jornalísticos que nos dão a chance de refl etir além do cômodo estado de aceitar argumentos como fatos. Gostava muito do CQC, mas hoje meu horário nobre da TV aberta é dividido entre A Liga e Profi ssão:Repórter. Já me viram assistindo a Dança dos Famosos, no Faustão, mas NEGO com a força da bandeira da Paraíba.Daniel LorenzoPublicitário

“Difícil falar da qualidade na TV aberta no Brasil. Talvez por isso TVs a cabo tenham crescido tanto. Tenho visto poucas coisas como jornais, CQC e futebol. E acho fantástico nos atualizarmos via Web TV, que também é uma forma gratuita de divulgar trabalhos de artistas sem espaço na grande mídia, como, por exemplo, no You Tube.”Élcio Hilan LucenaJornalista

CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010João Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010João Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

Page 61: Cenario Cultural Ed 37
Page 62: Cenario Cultural Ed 37

62 Entrevista

RAIMUNDOCARREROE A BUSCA PELO HUMANO

CENÁRIO CULTURALJoão Pessoa, 20 de ago. até 16 de set. de 2010

Divulga

ção

por Tiago Germano

Grande vencedor dos prêmios São Paulo de Li-teratura e Machado de Assis, um dos escritores

cotados para participar do “Agosto das Letras” em João Pessoa, o pernambucano Raimundo Carrero há anos ministra ofi cinas de literatura, onde tenta desvendar “Os Segredos da Ficção”, título de um dos seus livros. Na entrevista, o autor fala de suas últimas realizações, de sua obsessão por guardar chaves e de como tem tentado compreender o espírito humano com sua escrita.

O senhor já teve a oportunidade de percorrer o Brasil ministrando ofi cinas de literatura. Que tipo de inquietações expressam escritores e aspirantes a escritores hoje?A literatura parece coisa de bruxo, não é? E as pes-soas querem entrar nessa bruxaria. Todos desejam escrever. Organizar um romance, uma novela, um conto; no mínimo, uma história. A maioria nem se preocupa com vendas, mas com prazer. Então as ofi cinas fazem sucesso porque oferecem um campo de realização pessoal. Como o senhor se relaciona às novas mídias e como estima o impacto que elas trouxeram à literatura? Ah, me relaciono muito bem. Facilitam os contatos, as conversas, os diálogos. Acho muito bom.Lembro-me de sua obsessão por carregar cha-ves no bolso. Que tipo de porta o senhor espera abrir?(Risos.) Estou tentando abrir a porta da grande literatura. É para isso que escrevo. E é para isso que guardo essa chave no meu sangue.

A que o senhor atribui o êxito de sua obra nos últimos prêmios literários nacionais?Bem, nesse caso tenho que ser um pouco vaidoso: estou escrevendo, e escrevendo da melhor forma possível. Já não digo apenas na palavra ou na frase, mas escrevo para compreender o espírito humano, a vida, os confl itos, as soluções. Sinceramente, acho que essa busca me ajuda a ganhar os prêmios. O que lê e com que frequência lê Raimundo Carrero? Como a leitura se relaciona com o seu fazer literário?Nos últimos meses tenho me debruçado sobre um grande livro: “A Educação Sentimental”, de Flaubert, não só porque alimenta o meu espírito criador, como também porque é estudado nas minhas ofi cinas aqui no Recife, que é formada por quatro turmas. Mas costumo ler muito, desde os clássicos aos mais novos. Não faço restrições. Leio tudo.

Page 63: Cenario Cultural Ed 37
Page 64: Cenario Cultural Ed 37