CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA … · O objetivo é fazer com que os educandos possam...

59
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS CEEBJA GUARAPUAVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE – PTD ANO: 2013 DISCIPLINA:PORTUGUÊS ENSINO: FUNDAMENTAL ( x ) MÉDIO ( ) PROFESSOR: BERNARDINA MORGADO ARAGÃO CEEBJA: ( x ) SEDE APED ( ) CARGA HORÁRIA: 336 H/A Nº DE ENCONTROS: 84 Nº DE REGISTROS: 06 ORGANIZAÇÃO: ( x ) INDIVIDUAL ( ) COLETIVO

Transcript of CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA … · O objetivo é fazer com que os educandos possam...

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOSCEEBJA GUARAPUAVA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE – PTDANO: 2013

DISCIPLINA:PORTUGUÊS

ENSINO: FUNDAMENTAL ( x ) MÉDIO ( )

PROFESSOR: BERNARDINA MORGADO ARAGÃO CEEBJA: ( x ) SEDE APED ( )

CARGA HORÁRIA: 336 H/A Nº DE ENCONTROS: 84

Nº DE REGISTROS: 06 ORGANIZAÇÃO: ( x ) INDIVIDUAL ( ) COLETIVO

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL – 2013

O ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa visa aprimorar os conhecimentos linguísticos e discursivos dos alunos, para que eles possam compreender os discursos que os cercam e terem condições de interagir com esses discursos.

Para isso, é relevante que a língua seja percebida como uma arena em que diversas vozes sociais se defrontam, manifestando diferentes opiniões. Propiciando ao educando a prática, a discussão,a leitura de textos das diferentes esferas sociais (jornalística, literária,publicitária, digital, etc).

As práticas discursivas abrangem, além dos textos escritos e falados, a integração da linguagem verbal com outras linguagens (multiletramentos).

O texto sempre se estabelece como uma atitude responsiva a outros textos, desse modo,estabelece relações dialógicas. Na vi -são de Bakhtin (1992, p. 354), “mesmo enunciados separados um do outro no tempo e no espaço e que nada sabem um do outro, se confrontados no plano de sentido,revelarão relações dialógicas.

Os gêneros do discurso abordados são práticas sociais e orientam a ação pedagógica com a língua. Os gêneros são formas comunicativas que não são adquiridas em manuais,mas sim nos processos interativos” (MACHADO, 2005, p. 157) A sociedade é composta de várias esferas de atuação humana. Cada uma dessas esferas produz enunciados, textos orais e escritos relativamen-te estáveis;Não há como aprender e compreender o texto dissociado de suas esferas de atuação.

De acordo com Bakhtin, os gêneros primários são aqueles utilizados em nossa atividade comunicativa mais urgente, ou seja, o domínio privado, a esfera familiar, os gêneros da vida cotidiana;Exemplos: conversas cotidianas,bilhete de geladeira, bate-papo,et -c.Os gêneros secundários são os gêneros reelaborados a partir dos gêneros primários;Os atos de conversar dos gêneros primá -rios são tomados pelos secundários e revestidos para cumprir funções mais complexas. Assim, a conversa cotidiana, dentro de um romance adquire outras tonalidades.

Quando se aborda um gênero é preciso considerar o lugar social da interação;os interlocutores e seus lugares sociais (relações hierárquicas,relações interpessoais, relações de poder e dominação, etc.)finalidades da interação (convencer, negar, vender, men-tir, informar,instruir, ironizar, etc).

Na EJA (Educação de Jovens e Adultos) o educando é um sujeito com diferentes experiências de vida e que em algum mo-mento afastou-se da escola devido a fatores sociais, econômicos, políticos e/ou culturais. Entre esses fatores, destaca-se o ingres-so prematuro no mundo do trabalho, a evasão ou a repetência escolar.

Os programas socioeducacionais bem como as Leis obrigatórias farão parte dos conteúdos básicos e específicos de Língua Portuguesa por meio da leitura de textos dos diversos gêneros, a sua interpretação, bem como a recepção destes temas na prática da oralidade (troca de experiências e debate) e escrita (textos argumentativos, descritivos, narrativos e poéticos).

O objetivo é fazer com que os educandos possam compreendê-los como parte de sua realidade concreta, de formas a explicitar e explicar os fatos sociais neles contidos por meio de suas experiências e práticas vividas. Especificamente quanto a Legislação Vigente que refere-se aos conteúdos obrigatórios do Currículo Escolar da Rede Pública Estadual de Ensino, encontra-se a HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA (Lei nº10.639/03), CULTURA INDÍGENA (Lei nº 11.645/08), MEIO AMBIENTE ( Lei nº 9.795/99 ), DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Lei n° 11.525/07) – o ESTATUTO DO IDOSO (Lei no 10.741 de 10/10/2003), a abordagem da HISTÓRIA DO PARANÁ (Lei nº 13.381, de 18/12/2001), a EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO (Lei nº 9.503 de 23/09/97), EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA E FISCAL (Lei nº 1.143/99)

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA

- Empregar a língua oral em diferentes situações de uso, saber adequá-la a cada contexto e interlocutor.- Reconhecer as intenções implícitas nos discursos do cotidiano.- Empregar a língua escrita em situações discursivas considerando seus interlocutores, objetivos, assunto e contexto de

produção.- Analisar textos produzidos, lidos e/ou ouvidos considerando as informações lingüístico-discursivas.- Aprimorar conhecimentos lingüísticos para adequação da linguagem aos diversos contextos sociais.- Conhecer os usos dos registros orais e escritos, socialmente valorizados, como, a exemplo, a norma culta.- Reconhecer nas regras gramaticais, a oportunidade de utilizar melhor a língua materna.- Reconhecer efeitos de sentido das palavras, vinculados aos contextos da linguagem.- Compreender os gêneros discursivos como processos sócio-interativos.- Aprofundar, por meio da leitura literária, a capacidade de crítica e sensibilidade estética.- Reconhecer a característica lúdica da oralidade, leitura e escrita.- Perceber a organização e os elementos de construção dos diferentes gêneros textuais, reconhecendo a finalidade, as

características visando a produção de textos.- Valorizar a diversidade cultural brasileira respeitando as diferenças de gênero e credo, fomentando atitudes de não-

discriminação. - Exercitar sua autonomia pessoal, com responsabilidade, aperfeiçoamento nos diferentes espaços sociais.

- Entender os diferentes discursos valorizando a Língua como um meio de transformação social e profissional.

1º REGISTRO - LINGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL II

Conteúdos Estruturantes: DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL (*)

Conteúdos Básicos

CRITÉRIOS Recursos Didáticos e Tecnológicos

Avaliação

LEITURA

− Identificação do tema.

-Interpretação textual, observando:conteúdo temático; interlocutores; fonte;intertextualidade; informatividade; intencionalidade; marcas lingüísticas.

− Ler textos de diferentes gêneros de relato observando o conteúdo temático, os interlocutores e a fonte bem como a informatividade e a intencionalidade.

− Ler estabelecendo relações textuais entre as idéias do texto e argumentos básicos expressos pelo texto e ilustração, explorando dos elementos de linguagem, explicitação das idéias implícitas.

- Perceber idéias básicas do texto estabelecendo relações entre textos e entre estes e o contexto.

− Práticas de leitura de textos dos gêneros sugeridos em roda de leituras;

− Seminários.− Debate onde aluno emita sua

opinião sobre o texto lido.− Leitura textos de diferentes

gêneros estabelecendo inferências.

Instrumentos de avaliação

− Roda de leitores− Contação de histórias− Debates− Dramatização− Exposição de opinião− Relato de notícias

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais de

relatos ;− Apresenta relatos orais;− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia

presente no texto;

ORALIDADE

− Adequação ao gênero: conteúdo temático;

− Identificar nos gêneros trabalhados o conteúdo

− Práticas de leitura de textos dos gêneros sugeridos em roda de leituras;

− Seminários.

Instrumentos de avaliação

− Roda de leitores− Contação de histórias

elementos composicionais; marcas lingüísticas.

− Variedades lingüísticas.

− Intencionalidade do texto.

− Papel do locutor e do interlocutor: participação e cooperação.

− Particularidades de pronúncia de algumas palavras.

- Elementos extralingüísticos: entonação, pausas, gestos.

temático.

- Expor, a partir da leitura, os elementos composicionais inerentes aos diferentes gêneros textuais (função, seqüência, personagens, marcadores temporais,ponto de vista do narrador, marcas lingüísticas e formais, vozes, etc.).- Atribuir sentidos, coordenando texto e contexto. - Identificar informações já lidas em textos de diferentes, comparando-as. - Perceber a intencionalidade do locutor do texto. − Relacionar o texto que está

sendo lido a outros textos, ampliando e enriquecendo a compreensão.

− Reconhecer o significado contextual e complementar que os elementos extralingüísticos conferem aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação).

− Utilizar a linguagem oral em

− Debate onde aluno emita sua opinião sobre o texto lido.− Leitura textos de diferentes

gênerosestabelecendo inferências.

− Debates− Dramatização− Exposição de opinião− Relato de notícias

Segundo os critérios de avaliação, o aluno:

− Identifica o discurso de acordo com a situação de produção (formal, informal).

− Possui clareza de idéias ao se colocar diante dos colegas.

− Debate e emite sua opinião.

− Relata noticias ouvidas na mídia ou lidas em jornais.

− Participa e coopera com o locutor e interlocutor do texto.

- Reconhece e respeita variações lingüísticas.

situações de intercâmbio que requeiram ouvir com atenção.

− Intervir oralmente sem se distanciar do assunto tratado, formulando perguntas e respondendo, explicando, argumentando.

− Manifestar experiências, sentimentos, idéias, opiniões de forma clara e ordenada.

- Observar a pronúncia de certas palavras de em situação de uso e formal e informal.

ESCRITA

Adequação ao gênero: - conteúdo temático;- elementos composicionais - marcas lingüísticas- Argumentação- Paragrafação- Clareza de idéias- Refacção textual

- Produzir textos autobiográficos, histórias de vida.- Elaborar relatos de experiências vividas alegres, cômicas, tristes, informativas, formativas entre outras.- Escrever textos apresentando os fatos de forma cronológica, relatos jornalísticos.- Apresentar um relato esportivo dando enfoque aos elementos composicionais.- Identificar parágrafos narrativos que contemplem uma seqüência de fatos (começo,

-− Práticas de escrita de textos

dos gêneros sugeridos em roda de leituras;

− Anotação nos seminários.− Debate onde aluno emita sua

opinião sobre o texto lido.− Leitura e escrita textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências.

Instrumentos de avaliação− Roda de leitores− Contação de histórias− Debates− Dramatização− Exposição de opinião− Relato de notícias

− Segundo os critérios de avaliação, o aluno:

- Produz textos do gênero trabalhado.- Emprego os elementos

meio e fim);- Elaborar Curriculum vitae reconhecendo a importância da fidelidade das informações. - Identificar os elementos que compõem as crônicas sociais e esportivas.- Produzir relato histórico combinando fatos e impressões pessoais.- Criar perfil biográfico de um membro familiar a partir de roteiro elaborado.- Elaborar biografias a partir de informações pesquisadas.

composicionais dos textos de forma coerente e coesa. - Produz textos atendendo as circunstâncias de produção proposta (gênero, interlocutor, finalidade...)

ANÁLISE LINGUISTICA

A análise lingüística perpassará as práticas de leitura, escrita e oralidade:- Coesão e coerência do texto;- Expressividade dos substantivos e sua função referencial no texto- Função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- A pontuação e seus efeitos de sentido no texto- Recursos gráficos: aspas,

- Reescrever os textos produzidos, segundo os gêneros sugeridos na prática escrita, considerando a coesão e coerência. - Reconhecer a expressividade e a função dos substantivos.- Reconhecer a função referencial do substantivo no texto.- Reconhecer a função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- Identificar situações de comunicação denotativa e

- Gêneros selecionados para leitura, compreensão e interpretação:

- de textos produzidos pelos alunos.- das dificuldades apresentadas pela turma.- da presença na composição lingüística dos textos trabalhados.- do levantamento dos elementos denotativos e conotativos dos textos.- recursos gráficos presentes nos textos.

Instrumentos de avaliação− Roda de leitores− Contação de histórias− Debates− Dramatização− Exposição de opinião− Relato de notícias

Segundo os critérios de avaliação, o aluno:

- Analisa os efeitos de sentido dos recursos lingüístico-discursivos.- Utiliza adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras

travessão, negrito, hífen, itálico,- acentuação gráfica- Processo de formação de palavras.- Gírias- Algumas figuras de pensamento (prosopopéia, ironia ...)- Alguns procedimentos de concordância verbal e nominal- Particularidades de grafia de algumas palavras

conotativa que porventura apareçam no texto.- Analisar diferentes variantes lingüísticas a partir dos textos de diferentes gêneros.- Identificar o uso da pontuação e seus efeitos de sentido nos gêneros trabalhados.- Utilizar o dicionário como alicerce na produção de texto quanto à acentuação e separação de sílabas.- Identificar os usos corretos e incorretos da acentuação em textos de âmbito escolar e no âmbito social.- Perceber os efeitos de sentido dos recursos gráficos apresentados nos gêneros trabalhados.- Inferir o significado de uma palavra a partir do texto.- Analisar parágrafos simples e complexos observando os elementos coesivos.- Analisar os processos de derivação prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria em situações de uso e seus sentidos. - Refletir sobre o emprego da concordância entre número e

- das variantes lingüísticas nos textos trabalhados.- do emprego da pontuação. - do uso do dicionário.- dos efeitos da acentuação empregada nos textos.- do significado das palavras no contexto do texto.- da análise dos elementos de coesão.- dos processos de formação de palavras utilizados pelo locutor.- dos efeitos de sentido provocados pela concordância entre artigo, substantivo, da análise parágrafos simples e complexos observando os elementos coesivos.- dos processos de derivação prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria em situações de uso e seus sentidos. - da concordância de entre número e pessoa, entre verbo e sujeito.- da relação de concordância entre adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- do significado das palavras em

categorias como elementos do texto como recurso expressivo em função da intencionalidade do conteúdo textual.- Reconhece a função discursivo-textual das palavras no texto.- Identifica diferentes processos de formação de palavras e seus efeitos de sentido no textos.- Emprega figuras de linguagem, bem como a seus efeitos estilísticos nos gêneros estudados.- Utiliza a linguagem formal e informal exigidos pelos elementos composicionais dos gêneros

- Analisa, infere, identifica, compara, justifica, relaciona os elementos.

pessoa, entre verbo e sujeito.- Refletir sobre a relação de concordância entre adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- Inferir o significado das palavras em situação de uso textual, observando as particularidades da grafia. - Identificar nos gêneros trabalhados e/ou em situações cotidianas de usos da linguagem escrita e falada a presença das figuras de linguagem: metáfora, comparação, antítese, hipérbole, elipse, pleonasmo, prosopopéia, metonímia, eufemismo entre outras.

situação de uso textual, observando as particularidades da grafia. - de situações cotidianas de usos da linguagem escrita e falada a presença das figuras de linguagem: metáfora, comparação, antítese, hipérbole, elipse, pleonasmo, prosopopéia, metonímia, eufemismo entre outras.

LITERATURA ENSINO FUNDAMENTAL II

Biografia literáriasTestemunhos literários.Reportagem literária.*Autobiografia literária (poesia)*

- Identificar efeitos de sentidos provocados pelos recursos estilísticos dos gêneros trabalhados.- Perceber a plurissignificação da linguagem literária: denotação e conotação.- Reconhecer nos textos literários um instrumento de comunicação e interação social.- Identificar a intertextualidade

Estudo dos textos literários a partir:- dos efeitos de sentidos provocados pelos recursos estilísticos dos gêneros trabalhados.- da plurissignificação da linguagem literária: denotação e conotação.- de estudos que apontem o texto literário como instrumento

Instrumentos de avaliação− Roda de leitores− Contação de histórias− Debates− Dramatização− Exposição de opinião− Relato de notícias

Segundo os critérios de avaliação, o aluno:

como recurso de estilo.- Reconhecer os elementos composicionais do texto literários estudados.

de comunicação e interação social.- da intertextualidade como recurso de estilo.- dos elementos composicionais do texto literários estudados.- do contexto de produção.- das relações dialógicas com outras áreas de conhecimentos.

- Relaciona dialogicamente leitor, texto e autor, de diferentes épocas.- Reconhece o envolvimento de subjetividades que se expressam pela tríade obra/autor/leitor, por meio de uma interação que esta presente no ato de ler.

2º REGISTRO - LINGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO ESTRUTURANTE: DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL (*)

Conteúdos Básicos

CRITÉRIOS Encaminhamento Metodológico

Avaliação

Identificação do tema.Interpretação textual, observando:- conteúdo temático;- interlocutores;- fonte;- intertextualidade;- informatividade;- intencionalidade;- marcas lingüísticasIdentificação do argumento principal e dos argumentos

- Ler textos narrativos observando o conteúdo temático, os interlocutores e a fonte bem como a informatividade e a intencionalidade.- Ler estabelecendo relações textuais entre as idéias do texto e argumentos básicos expressos pelo texto e ilustração, explorando dos elementos de linguagem, explicitação das idéias implícitas.

Práticas de leitura de textos dos gêneros sugeridos (em voz alta, silenciosa,individual, em grupo, jogralizada) explorando:

- as relações textuais; - as idéias do texto e os argumentos básicos expressos pelo texto; - as ilustração, explorando dos elementos de linguagem, explicitação das idéias implícitas;

Instrumentos de avaliação− Roda de leitores− Contação de histórias− Debates− Dramatização− Leitura de narrativas− Testemunhos de fatos;

Segundo os critérios de avaliação, o aluno:

- Lê textos em voz alta, silenciosa, individual, em grupo,

secundários.- Inferências.- As particularidades (lexicais, sintáticas e textuais) do texto em registro formal e informal.- Texto verbal e não- verbal

- Perceber idéias básicas do texto estabelecendo relações entre textos e entre estes e o contexto.- Ler estabelecendo relações entre o argumento principal e os secundários.- Ler estabelecendo relações contextuais, análise do texto com relação ao contexto em que texto e leitor se inserem.- Ler estabelecendo relações intertextuais, estabelecidas com outras leituras do conhecimento do leitor.- Ler percebendo as ideologias presentes no texto, apropriar-se da significação profunda do texto, e por fim, posicionamento crítico do leitor perante a leitura realizada. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências lógicas. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências informativas. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências avaliativas.- Ler percebendo as inferências conectivas.

- as relações contextuais, análise do texto com relação ao contexto em que texto e leitor se inserem;- relações intertextuais, estabelecidas com outras leituras do conhecimento do leitor; - as ideologias presentes no texto; - a significação profunda do texto, e por fim, posicionamento crítico do leitor perante a leitura realizada. Leitura textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências:lógicas , respondendo a pergunta à pergunta “Por quê?” buscando explicitar as causas e as conseqüências dos fatos, eventos e emoções presentes no texto. informativas, buscando estabelecer as referências do texto e o contexto espaço-temporal dos eventos, respondendo as perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando?avaliativas, baseadas nas crenças e valores dos sujeitos, respondendo às questões do

jogralizada. - Tem leitura compreensiva do texto, absorvendo o todo do texto extraindo e atribuindo significado ao texto.- Localiza informações explícitas e implícitas no texto- Emite opiniões a respeito do que leu.- Analisa o texto e as relações de contexto, leitor, intertextuais, idéias básicas, argumentos, − Amplia o horizonte de

expectativas.- Analisa os efeitos de sentido dos recursos lingüístico-discursivos.- Utiliza adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto como recurso expressivo em função da intencionalidade do conteúdo textual.- Reconhece a função discursivo-textual das palavras no texto.- Identificação diferentes processos de formação de palavras e seus efeitos de sentido no textos.- Emprega figuras de linguagem, bem como a seus efeitos estilísticos nos gêneros

- Ler estabelecendo inferências elaborativas. - Ler com fluência, expressividade e compreensão diferentes gêneros textuais.

tipo: a personagem agiu certo ou errado? Fez bem ou mal? Qual seu estado emocional (estava alegre, triste, com medo...)?conectivas necessárias à compreensão, porque ligam partes do texto, sem as quais o texto torna-se ininteligível ou sem sentido. elaborativas usando seu conhecimento sobre o tópico em discussão para preencher detalhes adicionais não mencionados no texto.

estudados.- Utiliza a linguagem formal e informal exigidos pelos elementos composicionais dos gêneros − Analisa, infere, identifica,

compara, justifica, relaciona os elementos.

ORALIDADE

Adequação ao gênero: - conteúdo temático; - elementos composicionais; - marcas lingüísticas.Variedades lingüísticas. Intencionalidade do texto.- Papel do locutor e do interlocutor:- participação e cooperação.- Particularidades de pronúncia de algumas palavras.- Elementos extralingüísticos: entonação, pausas, gestos.

- Identificar nos gêneros trabalhados o conteúdo temático.- Expor , a partir da leitura, os elementos composicionais inerentes aos diferentes gêneros textuais (função, seqüência, personagens, marcadores temporais,ponto de vista do narrador, marcas lingüísticas e formais, vozes, etc.).- Atribuir sentidos, coordenando texto e contexto. - Identificar informações já lidas em textos de diferentes, comparando-as. - Perceber a intencionalidade do

A partir dos objetivos, propor atividades que contemplem:

- discussões acerca dos temas dos textos.- Narração de Conto maravilhoso / Conto de fadas / Fábula / Lenda / Narrativa de aventura / Narrativa de ficção científica / Narrativa de enigma / Narrativa mítica / Sketch ou história engraçada/ Biografia romanceada / Novela fantástica /Conto / Crônica Literária / Adivinha / Piada. - as diferentes vozes dos textos orais, piadas, anedotas, causos.

Roda de leitores− Contação de histórias− Debates− Dramatização− Exposição de opinião− Leitura de narrativas- Testemunhos de fatos;

Segundo os critérios de avaliação, o aluno: - Discursa de acordo com a situação de produção (formal, informal). - Coloca suas idéias com clareza ao se colocar diante dos colegas. - Emite sua opinião.

locutor do texto. - Relacionar o texto que está sendo lido a outros textos, ampliando e enriquecendo a compreensão.- Reconhecer o significado contextual e complementar que os elementos extralingüísticos conferem aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação). - Utilizar a linguagem oral em situações de intercâmbio que requeiram ouvir com atenção.- Intervir oralmente sem se distanciar do assunto tratado, formulando perguntas e respondendo, explicando, argumentando.- Manifestar experiências, sentimentos, idéias, opiniões de forma clara e ordenada.- Observar a pronúncia de certas palavras de em situação de uso e formal e informal.

- as relações de sentido entre texto apresentado oralmente e contexto de produção. - os elementos composicionais inerentes aos diferentes gêneros textuais (função, seqüência, personagens, marcadores temporais,ponto de vista do narrador, marcas lingüísticas e formais, vozes, etc.).informações já lidas em textos de diferentes, comparando-as. - relações entre o texto que está sendo apresentado oralmente a outros textos, ampliando e enriquecendo a compreensão. - os elementos extralingüísticos conferem aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação). - a linguagem oral em situações de intercâmbio que requeiram ouvir com atenção.- a exposição oral sem se distanciar do assunto tratado, formulando perguntas e respondendo, explicando, argumentando.- a exposição orla experiências, sentimentos, idéias, opiniões de forma clara e ordenada.

- Participa e coopera diante do locutor e interlocutor do texto.- Apresenta narrativas.

ESCRITA

Adequação ao gênero: - conteúdo temático.- elementos composicionais. - marcas lingüísticas.- Linguagem formal e informal- Coerencia e coesão textual- Argumentação- Paragrafação- Clareza de idéias- Refacção textual- Organização das idéias/parágrafos- Finalidade do texto

- Produzir textos narrativos, conforme os gêneros da categoria estudada neste registro.- Narrar experiências vividas alegres, cômicas, tristes, informativas, formativas entre outras.- Escrever textos apresentando os fatos de forma cronológica.- Identificar parágrafos narrativos que contemplem uma seqüência de fatos (começo, meio e fim); - Identificar os elementos que compõem as narrativas.

- Leitura de uma coletânea de textos que alicercem a produção solicitada.- Apresentação dos elementos inerentes a cada texto apresentado.- Discussão sobre o tema do gênero a ser produzido.- Seleção dos gêneros, finalidade, intencionalidades, interlocutores.- Orientação sobre o contexto social de uso do gênero a ser trabalhado e produzido.- Observar os efeitos de sentido provocados pelos elementos de coesão.- Produção textual observando a paragrafação.- Revisão textual refletindo sobre a clareza das idéias.- Reestrutura e reescrita textual.

Instrumentos de avaliação

− Produção de textos narrativos

Segundo os critérios de avaliação, o aluno: - Discursa de acordo com a situação de produção (formal, informal). - Coloca suas idéias com clareza ao se colocar diante dos colegas. - Emite sua opinião.- Participa e coopera diante do locutor e interlocutor do texto.- Apresenta narrativas.- Pesquisa sobre o gênero textual trabalhado.- Lê e interpreta textos dos gêneros trabalhados. - Produz textos do gênero trabalhado.-Emprega elementos composicionais dos textos de forma coerente e coesa. - Produz textos atendendo as circunstâncias de produção proposta (gênero, interlocutor, finalidade...)

ANÁLISE LINGUISTICA

A analise lingüística deve perpassar as práticas de leitura, escrita e oralidade:- Coesão e coerência do texto lido ou produzido pelo aluno.- Expressividade dos substantivos e sua função referencial no texto- Função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- A pontuação e seus efeitos de sentido no texto- Recursos gráficos: aspas, travessão, negrito, hífen, itálico, acentuação gráfica- Processo de formação de palavras.- Gírias- Algumas figuras de pensamento (prosopopéia, ironia ...)- Alguns procedimentos de concordância verbal e nominal- Particularidades de grafia de algumas palavras- Discurso direto, indireto e indireto livre na manifestação das vozes que falam no texto

- Reescrever os textos produzidos, segundo os gêneros sugeridos na prática escrita, considerando a coesão e coerência. - Reconhecer a expressividade e a função dos substantivos.- Reconhecer a função referencial do substantivo no texto.- Reconhecer a função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- Identificar situações de comunicação denotativa e conotativa que porventura apareçam no texto.- Analisar diferentes variantes lingüísticas a partir dos textos de diferentes gêneros.- Identificar o uso da pontuação e seus efeitos de sentido nos gêneros trabalhados.- Utilizar o dicionário como alicerce na produção de texto quanto à acentuação e separação de sílabas.- Identificar os usos corretos e incorretos da acentuação em textos de âmbito escolar e no âmbito social.

Estudo dos conhecimentos lingüísticos a partir:

- de gêneros selecionados para leitura, compreensão e interpretação.- de textos produzidos pelos alunos.- das dificuldades apresentadas pela turma.- da presença na composição lingüística dos textos trabalhados.- do levantamento dos elementos denotativos e conotativos dos textos.- recursos gráficos presentes nos textos.- das variantes lingüísticas nos textos trabalhados.- do emprego da pontuação. - do uso do dicionário.- dos efeitos da acentuação empregada nos textos.- do significado das palavras no contexto do texto.- da análise dos elementos de coesão.- dos processos de formação de palavras utilizados pelo locutor.- dos efeitos de sentido provocados pela concordância

Instrumentos de avaliação− Produção de narrativas.

Segundo os critérios de avaliação, o aluno:

Analisa os efeitos de sentido dos recursos lingüístico-discursivos.- Utiliza adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto como recurso expressivo em função da intencionalidade do conteúdo textual.- Reconhece a função discursivo-textual das palavras no texto.- Identificação diferentes processos de formação de palavras e seus efeitos de sentido no textos.- Emprega figuras de linguagem, bem como a seus efeitos estilísticos nos gêneros estudados.- Utiliza a linguagem formal e informal exigidos pelos elementos composicionais dos gêneros

- Analisa, infere, identifica, compara, justifica, relaciona os elementos

- Função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto- A pontuação e seus efeitos de sentido no texto- Recursos gráficos: aspas, travessão, negrito, itálico, parênteses, hífen- Acentuação gráficaValor sintático e estilístico dos modos e tempos verbais- A representação do sujeito no texto (expressivo/elíptico; determinado/indeterminado; ativo/passivo)- Neologismo- Figuras de pensamento (hipérbole, ironia, eufemismo, antítese).- Alguns procedimentos de concordância verbal e nominal- Linguagem digital- Semântica

- Perceber os efeitos de sentido dos recursos gráficos apresentados nos gêneros trabalhados.- Inferir o significado de uma palavra a partir do texto.- Analisar parágrafos simples e complexos observando os elementos coesivos.- Analisar os processos de derivação prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria em situações de uso e seus sentidos. - Refletir sobre o emprego da concordância entre número e pessoa, entre verbo e sujeito.- Refletir sobre a relação de concordância entre adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- Inferir o significado das palavras em situação de uso textual, observando as particularidades da grafia. - Identificar nos gêneros trabalhados e/ou em situações cotidianas de usos da linguagem escrita e falada a presença das figuras de linguagem: metáfora, comparação, antítese, hipérbole,

entre artigo, substantivo, da análise parágrafos simples e complexos observando os elementos coesivos.- dos processos de derivação prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria em situações de uso e seus sentidos. - da concordância de entre número e pessoa, entre verbo e sujeito.- da relação de concordância entre adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- do significado das palavras em situação de uso textual, observando as particularidades da grafia. - de situações cotidianas de usos da linguagem escrita e falada a presença das figuras de linguagem: metáfora, comparação, antítese, hipérbole, elipse, pleonasmo, prosopopéia, metonímia, eufemismo entre outras.

elipse, pleonasmo, prosopopéia, metonímia, eufemismo entre outras.

LITERATURA ENSINO FUNDAMENTAL II

ContosCrõnicas *

(*) Sugestões de gêneros discursivos para 2º registro do EF o agrupamento abaixo foi efetuada segundo Schneuwly e Dolz (2004:57-61). Cultura literária ficcional = NARRAR = Mimese da ação através da criação da intriga no domínio verossímil: Conto/Narrativa de ficção científica/ Narrativa de aventura / Fábulas/Lendas/Crônica Literária/Piada.

3º REGISTRO - LINGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO ESTRUTURANTE: DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL (*)

Conteúdos Básicos

CRITÉRIOS Recursos Didáticos e Tecnológicos

Avaliação

LEITURAIdentificação do tema.Interpretação textual, observando:- conteúdo temático;- interlocutores;-fonte;- intertextualidade;- informatividade;- intencionalidade;- marcas lingüísticas.

- Ler textos descritivos observado o conteúdo temático, os interlocutores e a fonte bem como a informatividade e a intencionalidade.- Ler estabelecendo relações textuais entre as idéias do texto e argumentos básicos expressos pelo texto e ilustração, explorando dos elementos de linguagem, explicitação das idéias implícitas.- Perceber idéias básicas do texto estabelecendo relações entre textos e entre estes e o contexto.

Práticas de leitura de textos dos gêneros sugeridos(em voz alta, silenciosa,individual, em grupo jogralizada) explorando:

- as relações textuais; - as idéias do texto e os argumentos básicos expressos pelo texto;

Instrumentos de avaliação

− Roda de leitores− Contação de histórias− Dramatização− Leitura descritiva.

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais

Identificação do argumento principal e dos argumentos secundários.Inferências.

- Ler estabelecendo relações entre o argumento principal e os secundários.- Ler estabelecendo relações contextuais, análise do texto com relação ao contexto em que texto e leitor se inserem.- Ler estabelecendo relações intertextuais, estabelecidas com outras leituras do conhecimento do leitor.- Ler percebendo as ideologias presentes no texto, apropriar-se da significação profunda do texto, e por fim, posicionamento crítico do leitor perante a leitura realizada. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências lógicas. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências informativas. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências avaliativas.- Ler percebendo as inferências conectivas. - Ler estabelecendo inferências elaborativas. - Ler com fluência, expressividade e compreensão diferentes gêneros textuais.

- as ilustração, explorando dos elementos de linguagem, explicitação das idéias implícitas;- as relações contextuais, análise do texto com relação ao contexto em que texto e leitor se inserem;- relações intertextuais, estabelecidas com outras leituras do conhecimento do leitor; - as ideologias presentes no texto; - a significação profunda do texto, e por fim, posicionamento crítico do leitor perante a leitura realizada. Leitura textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências:lógicas , respondendo a pergunta à pergunta “Por quê?” buscando explicitar as causas e as conseqüências dos fatos, eventos e emoções presentes no

de relatos ;− Apresenta relatos

orais;− Identifica o tema do

texto;− Reconhece a

ideologia presente no texto;

texto. informativas, buscando estabelecer as referências do texto e o contexto espaço-temporal dos eventos, respondendo as perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando?avaliativas, baseadas nas crenças e valores dos sujeitos, respondendo às questões do tipo: a personagem agiu certo ou errado? Fez bem ou mal? Qual seu estado emocional (estava alegre, triste, com medo...)?conectivas necessárias à compreensão, porque ligam partes do texto, sem as quais o texto torna-se ininteligível ou sem sentido. elaborativas usando seu conhecimento sobre o tópico em discussão para preencher detalhes adicionais não mencionados no texto.

ORALIDADEAdequação ao gênero: - conteúdo temático; - elementos composicionais; - marcas lingüísticas.- Variedades lingüísticas.- Intencionalidade do texto.Papel do locutor e do interlocutor:- participação e cooperação- Particularidades de pronúncia de algumas palavras.- Elementos extralingüísticos: entonação, pausas, gestos.- Finalidade do texto oral.

Identificar nos gêneros trabalhados o conteúdo temático.- Expor, a partir da leitura, os elementos composicionais inerentes aos diferentes gêneros textuais (função, seqüência, personagens, marcadores temporais,ponto de vista do narrador, marcas lingüísticas e formais, vozes, etc.).- Atribuir sentidos, coordenando texto e contexto. - Identificar informações já lidas em textos de diferentes, comparando-as. - Perceber a intencionalidade do locutor do texto. - Relacionar o texto que está sendo lido a outros textos, ampliando e enriquecendo a compreensão.- Reconhecer o significado contextual e complementar que os elementos extralingüísticos conferem aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação). - Utilizar a linguagem oral em situações de intercâmbio que requeiram ouvir com atenção.- Intervir oralmente sem se distanciar do assunto tratado, formulando perguntas e respondendo, explicando, argumentando.- Manifestar experiências, sentimentos, idéias, opiniões de forma clara e ordenada.- Observar a pronúncia de certas palavras de em situação de uso e formal e informal.

A partir dos objetivos, propor atividades que contemplem:

- Textos de opinião / Diálogo argumentativo / Carta de Leitor / Carta de reclamação / Carta de solicitação / Deliberação informal / Debate regrado / Assembléia / Discurso de defesa (Advocacia) /Discurso de acusação (Advocacia) Resenha crítica / Artigos de opinião ou assinados /Editorial / Ensaio.- discussões acerca dos temas dos textos.- apresentação de diaĺogos dramatizados.- Júris simulados.- Performances dramaticas de leituras das diversos tipos de cartas trabalhados.- as relações de sentido entre texto apresentado oralmente e contexto de produção.

Instrumentos de avaliação

− Roda de leitores− Contação de histórias− Dramatização− Relato de casos com

descrição da cena;− Apresentação de

regras de jogos ou regulamentos;

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais

de relatos ;− Apresenta relatos

orais;− Identifica o tema do

texto;− Reconhece a

ideologia presente no texto;

- os elementos composicionais inerentes aos diferentes gêneros textuais (função, seqüência,personagens,marcadores temporais, ponto de vista do narrador, marcas lingüísticas e formais, vozes, etc.).informações já lidas em textos de diferentes, comparando-as. - relações entre o texto que está sendo apresentado oralmente a outros textos, ampliando e enriquecendo a compreensão. - os elementos extralingüísticos conferem aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação). - a linguagem oral em situações de intercâmbio que requeiram ouvir com

atenção.- a exposição oral sem se distanciar do assunto tratado, formulando perguntas e respondendo, explicando, argumentando.a exposição oral de experiências, sentimentos, idéias, opiniões de forma clara e ordenada.

ANÁLISE LINGUISTICA

A analise lingüística deve perpassar as práticas de leitura, escrita e oralidade:- Semelhanças e diferenças entre o discurso escrito e oral- Conotação e denotação- A função das conjunções na conexão de sentido do texto.- Progressão referencial (locuções adjetivas, pronomes, substantivos...)- Função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- A pontuação e seus efeitos de

- Reescrever os textos produzidos, segundo os gêneros sugeridos na prática escrita, considerando a coesão e coerência. - Reconhecer a expressividade e a função dos substantivos.- Reconhecer a função referencial do substantivo no texto.- Reconhecer a função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- Identificar situações de comunicação denotativa e conotativa que porventura apareçam no texto.- Analisar diferentes variantes lingüísticas a partir dos textos de diferentes gêneros.- Identificar o uso da pontuação e seus efeitos de sentido nos gêneros trabalhados.- Utilizar o dicionário como alicerce na produção

Estudo dos conhecimentos lingüísticos a partir:

- de gêneros selecionados para leitura, compreensão e interpretação.- de textos produzidos pelos alunos. - das dificuldades apresentadas pela turma.- da presença na composição lingüística dos textos trabalhados.- do levantamento dos elementos denotativos e

Instrumentos de avaliação- Produção de cenas descritivas.− Produção de textos

Dramáticos e de regulamentos ou ações.

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais

de relatos ;− Apresenta relatos

orais;− Identifica o tema do

texto;

sentido no texto.- Recursos gráficos: aspas, travessão, negrito, hífen, itálico- Acentuação gráfica- Figuras de linguagem - Procedimentos de concordância verbal e nominal.- A elipse na seqüência do texto- Estrangeirismos- As irregularidades e regularidades da conjugação verbal- A função do advérbio: modificador e circunstanciador- Complementação do verbo e de outras palavras- Coesão e coerência do texto lido ou produzido pelo aluno.- Expressividade dos substantivos e sua função referencial no texto- Função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- A pontuação e seus efeitos de sentido no texto- Recursos gráficos: aspas, travessão, negrito, hífen, itálico,- acentuação gráfica- Processo de formação de palavras.

de texto quanto à acentuação e separação de sílabas.- Identificar os usos corretos e incorretos da acentuação em textos de âmbito escolar e no âmbito social.- Perceber os efeitos de sentido dos recursos gráficos apresentados nos gêneros trabalhados.- Inferir o significado de uma palavra a partir do texto.- Analisar parágrafos simples e complexos observando os elementos coesivos.- Analisar os processos de derivação prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria em situações de uso e seus sentidos. - Refletir sobre o emprego da concordância entre número e pessoa, entre verbo e sujeito.- Refletir sobre a relação de concordância entre adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- Inferir o significado das palavras em situação de uso textual, observando as particularidades da grafia. - Identificar nos gêneros trabalhados e/ou em situações cotidianas de usos da linguagem escrita e falada a presença das figuras de linguagem: metáfora, comparação, antítese, hipérbole, elipse, pleonasmo, prosopopéia, metonímia, eufemismo entre outras.

conotativos dos textos.- recursos gráficos presentes nos textos.das variantes lingüísticas nos textos trabalhados.- do emprego da pontuação. - do uso do dicionário.- dos efeitos da acentuação empregada nos textos.- do significado das palavras no contexto do texto.- da análise dos elementos de coesão.- dos processos de formação de palavras utilizados pelo locutor.- dos efeitos de sentido provocados pela concordância entre artigo, substantivo, - da análise parágrafos simples e complexos observando os elementos coesivos.- dos processos de derivação prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria

− Reconhece a ideologia presente no texto;

- Gírias- Algumas figuras de pensamento (prosopopéia, ironia ...)- Alguns procedimentos de concordância verbal e nominal- Particularidades de grafia de algumas palavras

em situações de uso e seus sentidos. - da concordância de entre número e pessoa, entre verbo e sujeito.- da relação de concordância entre adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- do significado das palavras em situação de uso textual, observando as particularidades da grafia. - de situações cotidianas de usos da linguagem escrita e falada a presença das figuras de linguagem: metáfora, comparação, antítese, hipérbole, elipse, pleonasmo, prosopopéia, metonímia, eufemismo entre outras.

LITERATURA ENSINO FUNDAMENTAL II

ContosFábulas

- Identificar efeitos de sentidos provocados pelos recursos estilísticos dos gêneros trabalhados.

Estudo dos textos literários a partir:

Instrumentos de avaliação

Textoteca – rodízio.

LendasCrônicas *

- Perceber a plurissignificação da linguagem literária: denotação e conotação.- Reconhecer nos textos literários um instrumento de comunicação e interação social.- Identificar a intertextualidade como recurso de estilo.- Reconhecer os elementos composicionais do texto literários estudados.

- dos efeitos de sentidos provocados pelos recursos estilísticos dos gêneros trabalhados.- da plurissignificação da linguagem literária: denotação e conotação.- de estudos que apontem o texto literário como instrumento de comunicação e interação social.- da intertextualidade como recurso de estilo.- dos elementos composicionais do texto literários estudados.- do contexto de produção.- das relações dialógicas com outras áreas de conhecimentos.

- Leitura dirigida.- Oficinas de leitura.-- Educação literária- Áudio-books.

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais

de descrição ;− Apresenta relatos

orais descritivos;− Identifica o tema do

texto;− Reconhece a

ideologia presente no texto;

Textoteca – rodízio.- Leitura dirigida.- Oficinas de leitura.-- Educação literária- Áudio-books.

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais

de descrição ;− Apresenta relatos

orais descritivos;− Identifica o tema do

texto;− Reconhece a

ideologia presente no texto;

-

(*) Sugestões de gêneros discursivos para 3º registro do EF ,o agrupamento abaixo foi efetuada segundo Schneuwly e Dolz (2004:57-61). Instruções e prescrições = DESCREVER AÇÕES = Regulação mútua de comportamento: Regulamento / Instruções de uso / Textos prescritivos.

4º REGISTRO - LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO ESTRUTURANTE: DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL (*)

Conteúdos Básicos

Objetivos Específicos

Recursos Didáticos e Tecnológicos

Avaliação

LEITURA

- Identificação do tema. Interpretação textual,

- Ler textos de diferentes gêneros do argumentar observado o conteúdo temático, os interlocutores e a fonte bem como a informatividade e a intencionalidade.- Ler estabelecendo relações textuais

Práticas de leitura de textos dos gêneros sugeridos(em voz alta, silenciosa,individual, em grupo jogralizada) explorando:

- as relações textuais;

Instrumentos de avaliação

− Roda de leitores− Debates− Exposição de opinião− Relato de notícias tecendo

observando:- conteúdo temático;- interlocutores;- fonte;- intertextualidade;- informatividade;- intencionalidade;- marcas lingüísticas- Identificação do argumento principal e dos argumentos secundários.- Inferências.- As vozes sociais presentes no texto- Estética do texto literário

entre as idéias do texto e argumentos básicos expressos pelo texto e ilustração, explorando dos elementos de linguagem, explicitação das idéias implícitas.- Perceber idéias básicas do texto estabelecendo relações entre textos e entre estes e o contexto.- Ler estabelecendo relações entre o argumento principal e os secundários.- Ler estabelecendo relações contextuais, análise do texto com relação ao contexto em que texto e leitor se inserem.- Ler estabelecendo relações intertextuais, estabelecidas com outras leituras do conhecimento do leitor.- Ler percebendo as ideologias presentes no texto, apropriar-se da significação profunda do texto, e por fim, posicionamento crítico do leitor perante a leitura realizada. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências lógicas. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências informativas. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências avaliativas.- Ler percebendo as inferências conectivas. - Ler estabelecendo inferências elaborativas.

- as idéias do texto e os argumentos básicos expressos pelo texto; - as ilustração, explorando dos elementos de linguagem, explicitação das idéias implícitas;- as relações contextuais, análise do texto com relação ao contexto em que texto e leitor se inserem;- relações intertextuais, estabelecidas com outras leituras do conhecimento do leitor; - as ideologias presentes no texto; - a significação profunda do texto, e por fim, posicionamento crítico do leitor perante a leitura realizada. Leitura textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências:lógicas , respondendo a pergunta à pergunta “Por quê?” buscando explicitar as causas e as conseqüências dos fatos, eventos e emoções presentes no texto. informativas, buscando estabelecer as referências do

cometário;

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais de relatos ;− Apresenta relatos orais

dissertativos.− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente

no texto;

- Ler com fluência, expressividade e compreensão diferentes gêneros textuais.

texto e o contexto espaço-temporal dos eventos, respondendo as perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando?avaliativas, baseadas nas crenças e valores dos sujeitos, respondendo às questões do tipo: a personagem agiu certo ou errado? Fez bem ou mal? Qual seu estado emocional (estava alegre, triste, com medo...)?conectivas necessárias à compreensão, porque ligam partes do texto, sem as quais o texto torna-se ininteligível ou sem sentido. elaborativas usando seu conhecimento sobre o tópico em discussão para preencher detalhes adicionais não mencionados no texto.

ORALIDADE

Adequação ao gênero: - conteúdo temático; - elementos composicionais; - marcas lingüísticas.

- Identificar nos gêneros trabalhados o conteúdo temático.- Expor , a partir da leitura, os elementos composicionais inerentes aos diferentes gêneros textuais (função, seqüência, personagens, marcadores temporais,ponto de vista do narrador, marcas lingüísticas e

A partir dos objetivos, propor atividades que contemplem:

- discussões acerca dos temas dos textos.- relatos pessoais envolvendo fatos do cotidiano.- apresentação de entrevistas

Instrumentos de avaliação

− Roda de leitores− Debates− Exposição de opinião− Relato de notícias com

comentários.− Apresentação de jornais falados e

- Variedades lingüísticas.- Intencionalidade do texto.- Papel do locutor e do interlocutor:- participação e cooperação- Particularidades de pronúncia de algumas palavras.- Elementos extralingüísticos: entonação, pausas, gestos.

formais, vozes, etc.).- Atribuir sentidos, coordenando texto e contexto. - Identificar informações já lidas em textos de diferentes, comparando-as. Perceber a intencionalidade do locutor do texto. - Relacionar o texto que está sendo lido a outros textos, ampliando e enriquecendo a compreensão.- Reconhecer o significado contextual e complementar que os elementos extralingüísticos conferem aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação). - Utilizar a linguagem oral em situações de intercâmbio que requeiram ouvir com atenção.- Intervir oralmente sem se distanciar do assunto tratado, formulando perguntas e respondendo, explicando, argumentando.- Manifestar experiências, sentimentos, idéias, opiniões de forma clara e ordenada.- Observar a pronúncia de certas palavras de em situação de uso e formal e informal.

dramatizadas.- mini-palestras e seminários.depoimentos.- A oratória como um exercício básico de comunicação.- as diferentes vozes dos textos orais.- as relações de sentido entre texto apresentado oralmente e contexto de produção. - os elementos composicionais inerentes aos diferentes gêneros textuais (função, seqüência, personagens,marcadores temporais,ponto de vista do narrador, marcas lingüísticas e formais, vozes, etc.).- informações já lidas em textos de diferentes, comparando-as. - relações entre o texto que está sendo apresentado oralmente a outros textos, ampliando e enriquecendo a compreensão. - os elementos extralingüísticos conferem aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação). - a linguagem oral em situações de intercâmbio que requeiram ouvir com atenção.

entrevistas.

Segundo critérios de avaliação o aluno:

− Le gêneros textuais de relatos ;− Apresenta relatos orais

dissertativos;− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente

no texto;

- a exposição oral sem se distanciar do assunto tratado, formulando perguntas e respondendo, explicando, argumentando.- a exposição orla experiências, sentimentos, idéias, opiniões de forma clara e ordenada.

ESCRITA

Adequação ao gênero: - conteúdo temático;- elementos composicionais - marcas lingüísticas- Argumentação- Paragrafação- Clareza de idéias- Refacção textual

- Produzir textos expositivos .- Produzir entrevistas - Produzir verbetes.de novos vocábulos (neologismos).- Organizar etapas de um seminário.- Esquematizar uma nimi-palestra.- Escrever um mini-artigo científico.- Registrar uma aula , como tomada de notas.- Resumir textos expositivos e explicativos.- Resenhar sobre alguma obra lida.- Elaborar relatos de experiências vividas alegres, cômicas, tristes, informativas, formativas entre outras.

- Leitura de uma coletânea de textos que alicercem a produção solicitada.

- Apresentação dos elementos inerentes a cada texto apresentado.- Discussão sobre o tema do gênero a ser produzido.- Seleção dos gêneros, finalidade, intencionalidades, interlocutores.- Orientação sobre o contexto social de uso do gênero a ser trabalhado e produzido.- Observar os efeitos de sentido provocados pelos elementos de coesão.- Produção textual observando a paragrafação.- Revisão textual refletindo sobre a clareza das idéias.- Reestrutura e reescrita textual.

Instrumentos de avaliação− Exposição de opinião em texto

disserativo-argumentativo;

− Relato de notícias tecendo comentários;

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais de relatos ;− Apresenta textos escritos

disseratitvos;− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente

no texto;

ANÁLISE LINGUISTICA

A analise lingüística deve perpassar as práticas de leitura, escrita e oralidade:

- Coesão e coerência do texto lido ou produzido pelo aluno.- Expressividade dos substantivos e sua função referencial no texto- Função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- A pontuação e seus efeitos de sentido no texto- Recursos gráficos: aspas, travessão, negrito, hífen, itálico, acentuação gráfica- Processo de formação de palavras.- Gírias

- Reescrever os textos produzidos, segundo os gêneros sugeridos na prática escrita, considerando a coesão e coerência. - Reconhecer a expressividade e a função dos substantivos.- Reconhecer a função referencial do substantivo no texto.- Reconhecer a função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- Identificar situações de comunicação denotativa e conotativa que porventura apareçam no texto.- Analisar diferentes variantes lingüísticas a partir dos textos de diferentes gêneros.- Identificar o uso da pontuação e seus efeitos de sentido nos gêneros trabalhados.- Utilizar o dicionário como alicerce na produção de texto quanto à acentuação e separação de sílabas.- Identificar os usos corretos e incorretos da acentuação em textos de âmbito escolar e no âmbito social.- Perceber os efeitos de sentido dos recursos gráficos apresentados nos gêneros trabalhados.- Inferir o significado de uma palavra a partir do texto.- Analisar parágrafos simples e

Estudo dos conhecimentos lingüísticos a partir:

- de gêneros selecionados para leitura, compreensão e interpretação.- de textos produzidos pelos alunos.- das dificuldades apresentadas pela turma.- da presença na composição lingüística dos textos trabalhados.- do levantamento dos elementos denotativos e conotativos dos textos.- recursos gráficos presentes nos textos.- das variantes lingüísticas nos textos trabalhados.- do emprego da pontuação. - do uso do dicionário.- dos efeitos da acentuação empregada nos textos.- do significado das palavras no contexto do texto.- da análise dos elementos de coesão.- dos processos de formação de palavras utilizados pelo locutor.- dos efeitos de sentido provocados pela concordância

Instrumentos de avaliação− Exposição de opinião em texto

disserativo-argumentativo;

− Relato de notícias tecendo comentários;

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais dissertativos; ;− Apresenta textos escritos

disseratitvos;− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente

no texto;

- Algumas figuras de pensamento (prosopopéia, ironia ...)- Alguns procedimentos de concordância verbal e nominal- Particularidades de grafia de algumas palavras- Conotação e denotação- Coesão e coerência textual- Vícios de linguagem- Operadores argumentativos e os efeitos de sentido- Expressões modalizadoras (que revelam a posição do falante em relação ao que diz, como: felizmente, comovedoramente...)Semântica - Procedimentos de concordância verbal e nominal- Valor sintático e

complexos observando os elementos coesivos.- Analisar os processos de derivação prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria em situações de uso e seus sentidos. - Refletir sobre o emprego da concordância entre número e pessoa, entre verbo e sujeito.- Refletir sobre a relação de concordância entre adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- Inferir o significado das palavras em situação de uso textual, observando as particularidades da grafia. - Identificar nos gêneros trabalhados e/ou em situações cotidianas de usos da linguagem escrita e falada a presença das figuras de linguagem: metáfora, comparação, antítese, hipérbole, elipse, pleonasmo, prosopopéia, metonímia, eufemismo entre outras.

entre artigo, substantivo, - da análise parágrafos simples e complexos observando os elementos coesivos.- dos processos de derivação prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria em situações de uso e seus sentidos. - da concordância de entre número e pessoa, entre verbo e sujeito.- da relação de concordância entre adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- do significado das palavras em situação de uso textual, observando as particularidades da grafia. - de situações cotidianas de usos da linguagem escrita e falada a presença das figuras de linguagem: metáfora, comparação, antítese, hipérbole, elipse, pleonasmo, prosopopéia, metonímia, eufemismo entre outras.

estilístico dos modos e tempos verbais- A função das conjunções e preposições na conexão das partes do texto- Coordenação e subordinação nas orações do texto

LITERATURA ENSINO FUNDAMENTAL II

- Depoimentos- Reportagens- Entrevistas- Crônicas *

- Identificar efeitos de sentidos provocados pelos recursos estilísticos dos gêneros trabalhados.- Perceber a plurissignificação da linguagem literária: denotação e conotação.- Reconhecer nos textos literários um instrumento de comunicação e interação social.- Identificar a intertextualidade como recurso de estilo.- Reconhecer os elementos composicionais do texto literários estudados.

Estudo dos textos literários a partir:

- dos efeitos de sentidos provocados pelos recursos estilísticos dos gêneros trabalhados.- da plurissignificação da linguagem literária: denotação e conotação.de estudos que apontem o texto literário como instrumento de comunicação e interação social.- da intertextualidade como recurso de estilo.- dos elementos composicionais do texto literários estudados.do contexto de produção.- das relações dialógicas com outras áreas de conhecimentos.

. Instrumentos de avaliaçãoTextoteca – rodízio.- Leitura dirigida.- Oficinas de leitura.-- Educação literária- Áudio-books.

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros literários dissertativos ;− Apresenta relatos orais

dissertativos;− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente

no texto;

- da linguagem literária dos gêneros estudados. - da relação dialógica entre leitor, texto e autor, de diferentes épocas.- de reconhecer o envolvimento de subjetividades que se expressam pela tríade obra/autor/leitor, por meio de uma interação que esta presente no ato de ler

Instrumentos de avaliaçãoTextoteca – rodízio.- Leitura dirigida.- Oficinas de leitura.-- Educação literária- Áudio-books.

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros literários dissertativos ;− Apresenta relatos orais

dissertativos;− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente

no texto;

-

(*) Sugestões de gêneros discursivos para 4º registro do EF e EM, o agrupamento abaixo foi efetuada segundo Schneuwly e Dolz (2004:57-61). Discussão de problemas sociais controversos = ARGUMENTAR = Sustentação, refutação e negociação de tomada de posição: Textos de opinião / Diálogo argumentativo/Cartas de reclamação, solicitação,deliberação informal.

5º REGISTRO - LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO ESTRUTURANTE: DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL (*)

Conteúdos Básicos

Objetivos Específicos

Recursos Didáticos e Tecnológicos

Avaliação

LEITURA

Identificação do tema.Interpretação textual, observando:- conteúdo temático;- interlocutores;- fonte;- intertextualidade;- informatividade;- intencionalidade;- marcas lingüísticas- Identificação do argumento principal e dos argumentos secundários.- Inferências.- As particularidades (lexicais, sintáticas e

- Ler textos de argumetativos observado o conteúdo temático, os interlocutores e a fonte bem como a informatividade e a intencionalidade.- Ler estabelecendo relações textuais entre as idéias do texto e argumentos básicos expressos pelo texto e ilustração, explorando dos elementos de linguagem, explicitação das idéias implícitas.- Perceber idéias básicas do texto estabelecendo relações entre textos e entre estes e o contexto.- Ler estabelecendo relações entre o argumento principal e os secundários.- Ler estabelecendo relações contextuais, análise do texto com relação ao contexto em que texto e leitor se inserem.- Ler estabelecendo relações intertextuais, estabelecidas com outras

Práticas de leitura de textos dos gêneros sugeridos(em voz alta, silenciosa,individual, em grupo jogralizada) explorando:

- as relações textuais; - as idéias do texto e os argumentos básicos expressos pelo texto; - as ilustração, explorando dos elementos de linguagem, explicitação das idéias implícitas;- as relações contextuais, análise do texto com relação ao contexto em que texto e leitor se inserem;- relações intertextuais, estabelecidas com outras leituras do conhecimento do

Instrumentos de avaliação

− Roda de leitores− Dramatização de opiniões− Leitura dissertativa.− Leitura de textos argumentativos e

contra-argumentativos.

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais dissertativos − Apresenta relatos dissertativos;− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente no

texto;

composicionais) do texto em registro formal e informal- As vozes sociais presentes no texto- Relações dialógicas entre textos- Textos verbais, não-verbais, midiáticos, etc.- Estética do texto literário- Contexto de produção da obra literária- Diálogo da literatura com outras áreas

leituras do conhecimento do leitor.- Ler percebendo as ideologias presentes no texto, apropriar-se da significação profunda do texto, e por fim, posicionamento crítico do leitor perante a leitura realizada. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências lógicas. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências informativas. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências avaliativas.- Ler percebendo as inferências conectivas. - Ler estabelecendo inferências elaborativas. - Ler com fluência, expressividade e compreensão diferentes gêneros textuais.

leitor; - as ideologias presentes no texto; - a significação profunda do texto, e por fim, posicionamento crítico do leitor perante a leitura realizada. Leitura textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências:lógicas , respondendo a pergunta à pergunta “Por quê?” buscando explicitar as causas e as conseqüências dos fatos, eventos e emoções presentes no texto. informativas, buscando estabelecer as referências do texto e o contexto espaço-temporal dos eventos, respondendo as perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando?avaliativas, baseadas nas crenças e valores dos sujeitos, respondendo às questões do tipo: a personagem agiu certo ou errado? Fez bem ou mal? Qual seu estado emocional (estava alegre, triste, com medo...)?

conectivas necessárias à compreensão, porque ligam partes do texto, sem as quais o texto torna-se ininteligível ou sem sentido. elaborativas usando seu conhecimento sobre o tópico em discussão para preencher detalhes adicionais não mencionados no texto.

ORALIDADE

Adequação ao gênero: - conteúdo temático; - elementos composicionais; - marcas lingüísticas.- Variedades lingüísticas.- Intencionalidade do texto.Papel do locutor e do interlocutor:- participação e cooperação- Particularidades de pronúncia de algumas palavras.- Elementos

- Identificar nos gêneros trabalhados o conteúdo temático.- Expor , a partir da leitura, os elementos composicionais inerentes aos diferentes gêneros textuais (função, seqüência, personagens, marcadores temporais,ponto de vista do narrador, marcas lingüísticas e formais, vozes, etc.).- Atribuir sentidos, coordenando texto e contexto. - Identificar informações já lidas em textos de diferentes, comparando-as. - Perceber a intencionalidade do locutor do texto. - Relacionar o texto que está sendo lido a outros textos, ampliando e enriquecendo a compreensão.- Reconhecer o significado contextual e complementar que os elementos extralingüísticos conferem aos textos

A partir dos objetivos, propor atividades que contemplem:

- discussões acerca dos temas dos textos.- Explicação de regras de jogos e comandos de uso de objetos inventados pelo aluno.- Explicação de um regulamento esportivo,literário,artístico,etc.- Prescrição de um novo medicamento inventado pelo aluno.- relatos pessoais envolvendo fatos do cotidiano.- as relações de sentido entre texto apresentado oralmente e contexto de produção. - os elementos composicionais inerentes aos diferentes

Instrumentos de avaliação

− Roda de leitores− Contação de histórias− Dramatização− Leitura descritiva.

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais de relatos ;− Apresenta relatos orais;− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente no

texto;

extralingüísticos: entonação, pausas, gestos.- Finalidade do texto oral- Materialidade fônica dos textos poéticos.

(gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação). - Utilizar a linguagem oral em situações de intercâmbio que requeiram ouvir com atenção.- Intervir oralmente sem se distanciar do assunto tratado, formulando perguntas e respondendo, explicando, argumentando.- Manifestar experiências, sentimentos, idéias, opiniões de forma clara e ordenada.- Observar a pronúncia de certas palavras de em situação de uso e formal e informal.

gêneros textuais (função, seqüência, personagens,marcadores temporais,ponto de vista do narrador, marcas lingüísticas e formais, vozes, etc.).informações já lidas em textos de diferentes, comparando-as. - relações entre o texto que está sendo apresentado oralmente a outros textos, ampliando e enriquecendo a compreensão. - os elementos extralingüísticos conferem aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação). - a linguagem oral em situações de intercâmbio que requeiram ouvir com atenção.- a exposição oral sem se distanciar do assunto tratado, formulando perguntas e respondendo, explicando, argumentando.- a exposição orla experiências, sentimentos, idéias, opiniões de forma clara e ordenada.

ESCRITA - Produzir textos argumentativos. - Leitura de uma coletânea de Instrumentos de avaliação

Adequação ao gênero: - conteúdo temático;- elementos composicionais - marcas lingüísticas- Argumentação- Paragrafação- Clareza de idéias- Refacção textual

- Identificar parágrafos explicativos que contemplem uma seqüência lógica.

textos que alicercem a produção solicitada.- Apresentação dos elementos inerentes a cada texto apresentado.- Discussão sobre o tema do gênero a ser produzido.- Seleção dos gêneros, finalidade, intencionalidades, interlocutores.- Orientação sobre o contexto social de uso do gênero a ser trabalhado e produzido.- Observar os efeitos de sentido provocados pelos elementos de coesão.Produção textual observando a paragrafação.- Revisão textual refletindo sobre a clareza das idéias.− Reestrutura e reescrita

textual. a pesquisa sobre o gênero textual trabalhado.- a leitura e interpretação de textos dos gêneros trabalhados. - produção de textos do gênero trabalhado.- o emprego dos elementos composicionais dos textos de forma coerente e coesa.

− Exposição de opinião em texto disserativo-argumentativo;

− Relato de notícias tecendo comentários;

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais de relatos ;− Apresenta textos escritos

disseratitvos;− Identifica o tema do texto;

− - a produção textos atendendo as circunstâncias de produção proposta (gênero, interlocutor, finalidade...)

ANÁLISE LINGUISTICA

A analise lingüística deve perpassar as práticas de leitura, escrita e oralidade:- Coesão e coerência do texto lido ou produzido pelo aluno.- Expressividade dos substantivos e sua função referencial no texto- Função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- A pontuação e seus efeitos de sentido no texto- Recursos gráficos: aspas, travessão, negrito, hífen, itálico,

- Reescrever os textos produzidos, segundo os gêneros sugeridos na prática escrita, considerando a coesão e coerência. - Reconhecer a expressividade e a função dos substantivos.- Reconhecer a função referencial do substantivo no texto.- Reconhecer a função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- Identificar situações de comunicação denotativa e conotativa que porventura apareçam no texto.- Analisar diferentes variantes lingüísticas a partir dos textos de diferentes gêneros.- Identificar o uso da pontuação e seus efeitos de sentido nos gêneros trabalhados.- Utilizar o dicionário como alicerce na produção de texto quanto à acentuação e separação de sílabas.- Identificar os usos corretos e incorretos da acentuação em textos de âmbito escolar e no âmbito social.

Estudo dos conhecimentos lingüísticos a partir:

- de gêneros selecionados para leitura, compreensão e interpretação.- de textos produzidos pelos alunos. - das dificuldades apresentadas pela turma.- da presença na composição lingüística dos textos trabalhados.- do levantamento dos elementos denotativos e conotativos dos textos.- recursos gráficos presentes nos textos.- das variantes lingüísticas nos textos trabalhados.- do emprego da pontuação. - do uso do dicionário.- dos efeitos da acentuação empregada nos textos.- do significado das palavras no contexto do texto.

Instrumentos de avaliação− Exposição de opinião em texto

dissertativo-argumentativo;

− Relato de notícias tecendo comentários;

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais dissertativos; ;− Apresenta textos escritos

disseratitvos;− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente no

texto;

acentuação gráfica- Processo de formação de palavras.- Gírias- Algumas figuras de pensamento (prosopopéia, ironia ...)- Alguns procedimentos de concordância verbal e nominal- Particularidades de grafia de algumas palavras- Conotação e denotação- Figuras de pensamento e linguagem- Vícios de linguagem- Operadores argumentativos e os efeitos de sentido- Expressões modalizadoras (que revelam a posição do falante em relação ao que diz, como: felizmente,

- Perceber os efeitos de sentido dos recursos gráficos apresentados nos gêneros trabalhados.- Inferir o significado de uma palavra a partir do texto.- Analisar parágrafos simples e complexos observando os elementos coesivos.- Analisar os processos de derivação prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria em situações de uso e seus sentidos. - Refletir sobre o emprego da concordância entre número e pessoa, entre verbo e sujeito.- Refletir sobre a relação de concordância entre adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- Inferir o significado das palavras em situação de uso textual, observando as particularidades da grafia. - Identificar nos gêneros trabalhados e/ou em situações cotidianas de usos da linguagem escrita e falada a presença das figuras de linguagem: metáfora, comparação, antítese, hipérbole, elipse, pleonasmo, prosopopéia, metonímia, eufemismo entre outras.

- da análise dos elementos de coesão.- dos processos de formação de palavras utilizados pelo locutor.- dos efeitos de sentido provocados pela concordância entre artigo, substantivo, - da análise parágrafos simples e complexos observando os elementos coesivos.- dos processos de derivação prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria em situações de uso e seus sentidos. - da concordância de entre número e pessoa, entre verbo e sujeito.- da relação de concordância entre adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- do significado das palavras em situação de uso textual, observando as particularidades da grafia. - de situações cotidianas de usos da linguagem escrita e falada a presença das figuras

comovedoramente...)- Semântica - Discurso direto, indireto e indireto livre na manifestação das vozes que falam no texto- Expressividade dos substantivos esua função referencial no texto- Progressão referencial no texto- Função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto- Função das conjunções e preposições na conexão das partes do texto- Coordenação e subordinação nas orações do texto- A pontuação e seus efeitos de sentido no texto- Recursos gráficos: aspas, travessão, negrito, hífen, itálico

de linguagem: metáfora, comparação, antítese, hipérbole, elipse, pleonasmo, prosopopéia, metonímia, eufemismo entre outras.a reflexão dos elementos lingüísticos que compõem o texto.- a análise dos efeitos de sentido dos recursos lingüístico-discursivos.- o uso adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto como recurso expressivo em função da intencionalidade do conteúdo textual.- o reconhecimento função discursivo-textual das palavras no texto.- a identificação diferentes processos de formação de palavras e seus efeitos de sentido no textos.- o emprego das figuras de linguagem, bem como a seus efeitos estilísticos nos gêneros estudados.- o uso da linguagem formal e informal exigidos pelos elementos composicionais dos gêneros

- Acentuação gráfica- Gírias, neologismos, estrangeirismos- Procedimentos de concordância verbal e nominal- Particularidades de grafia de algumas palavras

Atividades que envolvam o locutor e o interlocutor dos gêneros trabalhados sob os comandos: - analise, infira, identifique, compare, justifique, indique a relação, relacione os elementos, empregar, usar, entre o

LITERATURA ENSINO FUNDAMENTAL II

Cartas LiteráriasResenhas Literárias *

- Identificar efeitos de sentidos provocados pelos recursos estilísticos dos gêneros trabalhados.- Perceber a plurissignificação da linguagem - literária: denotação e conotação.- Reconhecer nos textos literários um instrumento de comunicação e interação social.- Identificar a intertextualidade como recurso de estilo.- Reconhecer os elementos composicionais do texto literários estudados.

Estudo dos textos literários a partir:

- dos efeitos de sentidos provocados pelos recursos estilísticos dos gêneros trabalhados.- da plurissignificação da linguagem literária: denotação e conotação.- de estudos que apontem o texto literário como instrumento de comunicação e interação social.- da intertextualidade como recurso de estilo.- dos elementos composicionais do texto literários estudados.

Instrumentos de avaliaçãoTextoteca – rodízio.- Leitura dirigida.- Oficinas de leitura.-- Educação literária- Áudio-books.

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros literários dissertativos ;− Apresenta relatos orais

dissertativos;− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente no

texto;

- do contexto de produção.- das relações dialógicas com outras áreas de conhecimentos.a linguagem literária dos gêneros estudados. - a relação dialógica entre leitor, texto e autor, de diferentes épocas.- reconhecer o envolvimento de subjetividades que se expressam pela tríade obra/autor/leitor, por meio de uma interação que esta presente no ato de ler.

.

(*) Sugestões de gêneros discursivos para 5º registro do EF o agrupamento abaixo foi efetuada segundo Schneuwly e Dolz (2004:57-61). Discussão de problemas sociais controversos = ARGUMENTAR = Sustentação, refutação e negociação de tomada de posição: Debate regrado/ Resenha/Textos de opinião.

6º REGISTRO - LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO ESTRUTURANTE: DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL (*)

Conteúdos Objetivos Recursos Didáticos e Avaliação

Básicos Específicos Tecnológicos

LEITURA

- Identificação do tema.Interpretação textual, observando:- conteúdo temático;- interlocutores;- fonte;- intertextualidade;- informatividade;- intencionalidade;- marcas lingüísticas- Identificação do argumento principal e dos argumentos secundários.Inferências.

- Ler textos expositivos observando o conteúdo temático, os interlocutores e a fonte bem como a informatividade e a intencionalidade.- Ler estabelecendo relações textuais entre as idéias do texto e argumentos básicos expressos pelo texto e ilustração, explorando dos elementos de linguagem, explicitação das idéias implícitas.- Perceber idéias básicas do texto estabelecendo relações entre textos e entre estes e o contexto.- Ler estabelecendo relações entre o argumento principal e os secundários.- Ler estabelecendo relações contextuais, análise do texto com relação ao contexto em que texto e leitor se inserem.- Ler estabelecendo relações intertextuais, estabelecidas com outras leituras do conhecimento do leitor.- Ler percebendo as ideologias presentes no texto, apropriar-se da significação profunda do texto, e por fim, posicionamento crítico do leitor perante a leitura realizada. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências lógicas. - Ler textos de diferentes gêneros

Práticas de leitura de textos dos gêneros sugeridos(em voz alta, silenciosa,individual, em grupo jogralizada) explorando:

- as relações textuais; - as idéias do texto e os argumentos básicos expressos pelo texto; - as ilustração, explorando dos elementos de linguagem, explicitação das idéias implícitas;- as relações contextuais, análise do texto com relação ao contexto em que texto e leitor se inserem;- relações intertextuais, estabelecidas com outras leituras do conhecimento do leitor; - as ideologias presentes no texto; - a significação profunda do texto, e por fim, posicionamento crítico do leitor perante a leitura realizada. Leitura textos de diferentes

Instrumentos de avaliação

− Roda de leitores− Leitura de textos argumentativos;

Segundo critérios de avaliação o aluno:

− Lê gêneros textuais argumentativos;

− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente no

texto;

estabelecendo inferências informativas. - Ler textos de diferentes gêneros estabelecendo inferências avaliativas.- Ler percebendo as inferências conectivas. - Ler estabelecendo inferências elaborativas. - Ler com fluência, expressividade e compreensão diferentes gêneros textuais.

gêneros estabelecendo inferências:lógicas , respondendo a pergunta à pergunta “Por quê?” buscando explicitar as causas e as conseqüências dos fatos, eventos e emoções presentes no texto. informativas, buscando estabelecer as referências do texto e o contexto espaço-temporal dos eventos, respondendo as perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando?avaliativas, baseadas nas crenças e valores dos sujeitos, respondendo às questões do tipo: a personagem agiu certo ou errado? Fez bem ou mal? Qual seu estado emocional (estava alegre, triste, com medo...)?conectivas necessárias à compreensão, porque ligam partes do texto, sem as quais o texto torna-se ininteligível ou sem sentido. elaborativas usando seu conhecimento sobre o tópico em discussão para preencher detalhes adicionais não

mencionados no texto.

- a leitura de textos em voz alta, silenciosa, individual, em grupo jogralizada. - a leitura compreensiva do texto, absorvendo o todo do texto extraindo e atribuindo significado ao texto.- a localização de informações explícitas e implícitas no texto- a emissão de opiniões a respeito do que leu.- a análise do texto e as relações de contexto, leitor, intertextuais, idéias básicas, argumentos, - a ampliação do horizonte de expectativas.Avaliações que oportunizem momentos de:- debate e que o aluno emita sua opinião sobre o texto lido;

ORALIDADE

Adequação ao gênero: - conteúdo temático; - elementos composicionais;

- Identificar nos gêneros trabalhados o conteúdo temático.- Expor , a partir da leitura, os elementos composicionais inerentes aos diferentes gêneros textuais (função, seqüência, personagens, marcadores temporais,ponto de vista do narrador,

A partir dos objetivos, propor atividades que contemplem:

- discussões acerca dos temas dos textos.- relatos pessoais envolvendo fatos do cotidiano.

Instrumentos de avaliação

− Roda de leitores− Leitura expositiva− Entrevistas− Seminários

- marcas lingüísticas.- Variedades lingüísticas.- Intencionalidade do texto.Papel do locutor e do interlocutor:- participação e cooperação- Particularidades de pronúncia de algumas palavras.- Elementos extralingüísticos: entonação, pausas, gestos.

marcas lingüísticas e formais, vozes, etc.).- Atribuir sentidos, coordenando texto e contexto. - Identificar informações já lidas em textos de diferentes, comparando-as. - Perceber a intencionalidade do locutor do texto. - Relacionar o texto que está sendo lido a outros textos, ampliando e enriquecendo a compreensão.- Reconhecer o significado contextual e complementar que os elementos extralingüísticos conferem aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação). - Utilizar a linguagem oral em situações de intercâmbio que requeiram ouvir com atenção.- Intervir oralmente sem se distanciar do assunto tratado, formulando perguntas e respondendo, explicando, argumentando.- Manifestar experiências, sentimentos, idéias, opiniões de forma clara e ordenada.- Observar a pronúncia de certas palavras de em situação de uso e formal e informal.

- apresentação de autobiografia.- as diferentes vozes dos textos orais, piadas, anedotas, causos.- as relações de sentido entre texto apresentado oralmente e contexto de produção. - os elementos composicionais inerentes aos diferentes gêneros textuais (função, seqüência, personagens,marcadores temporais,ponto de vista do narrador, marcas lingüísticas e formais, vozes, etc.).informações já lidas em textos de diferentes, comparando-as. - relações entre o texto que está sendo apresentado oralmente a outros textos, ampliando e enriquecendo a compreensão. - os elementos extralingüísticos conferem aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação). - a linguagem oral em situações de intercâmbio que requeiram ouvir com atenção.- a exposição oral sem se

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais de relatos ;;− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente no

texto;

distanciar do assunto tratado, formulando perguntas e respondendo, explicando, argumentando.- a exposição orla

experiências, sentimentos, idéias, opiniões de forma clara e ordenada.

ESCRITA

Adequação ao gênero: - conteúdo temático;- elementos composicionais - marcas lingüísticas- Argumentação- Paragrafação- Clareza de idéias- Refacção textual

- Produzir textos expositivos. - Leitura de uma coletânea de textos que alicercem a produção solicitada.- Apresentação dos elementos inerentes a cada texto apresentado.- Discussão sobre o tema do gênero a ser produzido.- Seleção dos gêneros, finalidade, intencionalidades, interlocutores.- Orientação sobre o contexto social de uso do gênero a ser trabalhado e produzido.- Observar os efeitos de sentido provocados pelos elementos de coesão.- Produção textual observando a paragrafação.- Revisão textual refletindo sobre a clareza das idéias.- Reestrutura e reescrita textual.

Instrumentos de avaliação− Produção de opinião em texto

dissertativo-argumentativo;

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Lê gêneros textuais expositivos ;− Apresenta textos escritos

expositivos;− Identifica o tema do texto;

- o discurso de acordo com a situação de produção (formal, informal). a clareza de idéias ao se colocar diante dos colegas. - momentos de debate e que o aluno emita sua opinião.- relatos de noticias ouvidas na mídia ou lidas em jornais.- relatos de viagens a partir de uma situação apresentada.- a participação e cooperação diante do locutor e interlocutor do texto.- apresentação de relatos esportivos.- a leitura pequenos textos oralmente observando as particularidades de pronúncia em situações formais e informais.- a leitura de textos que apresentem variações lingüísticas.Atividades que envolvam o locutor e o interlocutor dos gêneros trabalhados sob os comandos: - Posicione-se, argumente, exponha, concorde,opine, reflita, discuta, debata,

apresente, outros.

- a pesquisa sobre o gênero textual trabalhado.- a leitura e interpretação de textos dos gêneros trabalhados. - produção de textos do gênero trabalhado.- o emprego dos elementos composicionais dos textos de forma coerente e coesa. - a produção textos atendendo as circunstâncias de produção proposta (gênero, interlocutor, finalidade...)

ANÁLISE LINGUÌSTICA

A analise lingüística deve perpassar as práticas de leitura, escrita e oralidade:- Coesão e coerência do texto lido ou produzido pelo aluno.- Expressividade dos substantivos e sua

- Reescrever os textos produzidos, segundo os gêneros sugeridos na prática escrita, considerando a coesão e coerência. - Reconhecer a expressividade e a função dos substantivos.- Reconhecer a função referencial do substantivo no texto.- Reconhecer a função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- Identificar situações de comunicação denotativa e conotativa que porventura

Estudo dos conhecimentos lingüísticos a partir:

- de gêneros selecionados para leitura, compreensão e interpretação.- de textos produzidos pelos alunos.- das dificuldades apresentadas pela turma.- da presença na composição lingüística dos textos trabalhados.

Instrumentos de avaliação− Exposição de opinião em texto

disserativo-argumentativo;

− Relato de notícias tecendo comentários;

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros textuais dissertativos; ;− Apresenta textos escritos

disseratitvos;− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente no

função referencial no texto- Função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- A pontuação e seus efeitos de sentido no texto- Recursos gráficos: aspas, travessão, negrito, hífen, itálico, acentuação gráfica- Processo de formação de palavras.Gírias- Algumas figuras de pensamento (prosopopéia, ironia ...)- Alguns procedimentos de concordância verbal e nominal- Particularidades de grafia de algumas palavras- Linguagem digital- sua função referencial no texto

apareçam no texto.- Analisar diferentes variantes lingüísticas a partir dos textos de diferentes gêneros.- Identificar o uso da pontuação e seus efeitos de sentido nos gêneros trabalhados.- Utilizar o dicionário como alicerce na produção de texto quanto à acentuação e separação de sílabas.- Identificar os usos corretos e incorretos da acentuação em textos de âmbito escolar e no âmbito social.- Perceber os efeitos de sentido dos recursos gráficos apresentados nos gêneros trabalhados.- Inferir o significado de uma palavra a partir do texto.- Analisar parágrafos simples e complexos observando os elementos coesivos.- Analisar os processos de derivação prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria em situações de uso e seus sentidos. - Refletir sobre o emprego da concordância entre número e pessoa, entre verbo e sujeito.- Refletir sobre a relação de concordância entre adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.

- do levantamento dos elementos denotativos e conotativos dos textos.- recursos gráficos presentes nos textos.- das variantes lingüísticas nos textos trabalhados.- do emprego da pontuação. - do uso do dicionário.- dos efeitos da acentuação empregada nos textos.- do significado das palavras no contexto do texto.- da análise dos elementos de coesão.- dos processos de formação de palavras utilizados pelo locutor.- dos efeitos de sentido provocados pela concordância entre artigo, substantivo, - da análise parágrafos simples e complexos observando os elementos coesivos.- dos processos de derivação prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria em situações de uso e seus sentidos. - da concordância de entre número e pessoa, entre verbo

texto;

- Progressão referencial no texto- Função do adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto- Função das conjunções e preposições na conexão das partes do texto- Coordenação e subordinação nas orações do texto- A pontuação e seus efeitos de sentido no texto- Recursos gráficos: aspas, travessão, negrito, hífen, itálico- Acentuação gráfica- Gírias, neologismos, estrangeirismos- Procedimentos de concordância verbal e nominal- Particularidades de grafia de algumas palavras

- Inferir o significado das palavras em situação de uso textual, observando as particularidades da grafia. - Identificar nos gêneros trabalhados e/ou em situações cotidianas de usos da linguagem escrita e falada a presença das figuras de linguagem: metáfora, comparação, antítese, hipérbole, elipse, pleonasmo, prosopopéia, metonímia, eufemismo entre outras.

e sujeito.- da relação de concordância entre adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto.- do significado das palavras em situação de uso textual, observando as particularidades da grafia. - de situações cotidianas de usos da linguagem escrita e falada a presença das figuras de linguagem: metáfora, comparação, antítese, hipérbole, elipse, pleonasmo, prosopopéia, metonímia, eufemismo entre outras.

- a reflexão dos elementos lingüísticos que compõem o texto.- a análise dos efeitos de sentido dos recursos lingüístico-discursivos.- o uso adjetivo, advérbio, pronome, artigo e de outras categorias como elementos do texto como recurso expressivo em função da intencionalidade do conteúdo textual.- o reconhecimento função

discursivo-textual das palavras no texto.- a identificação diferentes processos de formação de palavras e seus efeitos de sentido no textos.- o emprego das figuras de linguagem, bem como a seus efeitos estilísticos nos gêneros estudados.- o uso da linguagem formal e informal exigidos pelos elementos composicionais dos gêneros

LITERATURA ENSINO FUNDAMENTAL II

-Resumos de obras literárias.- Resumo de filmes e vídeos.

- Identificar efeitos de sentidos provocados pelos recursos estilísticos dos gêneros trabalhados.- Perceber a plurissignificação da linguagem literária: denotação e conotação.- Reconhecer nos textos literários um instrumento de comunicação e interação social.- Identificar a intertextualidade como recurso de estilo.- Reconhecer os elementos composicionais do texto literários estudados.

Estudo dos textos literários a partir:- dos efeitos de sentidos provocados pelos recursos estilísticos dos gêneros trabalhados.- da plurissignificação da linguagem literária: denotação e conotação.- de estudos que apontem o texto literário como instrumento de comunicação e interação social.- da intertextualidade como recurso de estilo.

Instrumentos de avaliaçãoTextoteca – rodízio.- Leitura dirigida.- Oficinas de leitura.-- Educação literária- Áudio-books.

Segundo critérios de avaliação o aluno:− Le gêneros literários dissertativos ;− Apresenta relatos orais

dissertativos;− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente no

texto;

- dos elementos composicionais do texto literários estudados.- do contexto de produção.- das relações dialógicas com outras áreas de conhecimentos.a linguagem literária dos gêneros estudados. - a relação dialógica entre leitor, texto e autor, de diferentes épocas.- reconhecer o envolvimento de subjetividades que se expressam pela tríade obra/autor/leitor, por meio de uma interação que esta presente no ato de ler.

Instrumentos de avaliaçãoTextoteca – rodízio.- Leitura dirigida.- Oficinas de leitura.-- Educação literária− Áudio-books.

−Segundo critérios de avaliação o aluno:− Lê gêneros literários dissertativos ;− Apresenta relatos orais

dissertativos;

− Identifica o tema do texto;− Reconhece a ideologia presente no

texto;

(*) Sugestões de gêneros discursivos para 6º registro do EF - Transmissão e construção de saberes = Expor = Apresentação textual de diferentes formas dos saberes: Texto expositivo (em livro didático) / Exposição oral / Seminário / Comunicação oral / Entrevista de especialista/ Tomada de notas / Resumo de textos expositivos e explicativos /Relatório / Relatório oral de experiência.

OBSERVAÇÕES- A diversidade de gêneros discursivos precisa estar presente ao longo de todo o processo ensino-aprendizagem do

ensino Fundamental e Médio de Língua Portuguesa, não se limitando apenas aos gêneros indicados aqui. Ressalta-se que a importância com as diferenças está no grau de complexidade dos textos e de sua abordagem.

- Destaca-se que é preciso considerar o gênero a ser trabalhado em sala de aula para, então, selecionar os conteúdos específicos.

- Alguns textos midiáticos poderão ser trabalhados com os alunos conforme necessidade: blogs e e-mail,etc.

Recuperação Paralela ou de EstudosDentro do processo de ensino-aprendizagem, recuperar significa voltar, tentar de novo, adquirir o que se perdeu, e não pode ser entendido como um processo unilateral, lembremos que a LDB – Lei 9394/96 – recoloca o assunto na letra “ e “ do inciso V do art.24 - “ obrigatoriedade de estudo de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos. “ O Plano de Trabalho Docente de História está fundamentado na LDB, no PPP , na PPC e no RE desta escola, a avaliação tem por objetivo de avaliar/reavaliar o aluno e no nosso trabalho docente, isto é, a recuperação de estudos/avaliação/recuperação paralela que dar-se-a de forma permanente e concomitante ao processo ensino-aprendizagem.

Recursos- Vídeo;- Retroprojetor;- Revistas;- Quadro de Giz;- TV Pendrive;- TV;

- DVD;- Livros Didáticos;- Livros Paradidático;- Cadernos de EJA,etc.

REFERÊNCIAS

A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

ABREU, Domingos. Adotar uma criança brasileira: um verbo conjugado de várias maneiras. Universidade Federal do Ceará, 1998. Disponível em :< http://www.brasilterravista.pt/Ipanema/2172/domingoht. Acesso em 12 out. 2003.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. Trad. de Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. 8. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2001.

ARISTÓTELES. Política. Trad. De Mário da Gama Kury. 3. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 4. ed. Tradução de Michel Lahud e Y. F. Pereira. São Paulo: Hucitec, 1988.

BEAUGRAND, Robert de e DRESSLER, Wolfgang. Introdution to text linguistcs. London: Longman, 1981.

BEHAR, Lisa Block de. El lenguaje de la publicidad. 2. ed. Buenos Aires: Siglo veintiuno argentina editores, 1976.

BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral I. Trad. de Maria da Glória Novak e Maria Luiza Néri. Campinas: Pontes

Editores, 1988.

_______. Problemas de lingüística geral II. Trad. de Eduardo Guimarães et alii. Campinas: Pontes Editores, 1989.

BRAIT, Beth. A construção do sentido: um exemplo fotográfico persuasivo. Língua e Literatura, São Paulo, n.21, p. 19-27, 1994/1995.

BRANDÃO, Roberto de Oliveira. As figuras de linguagem. São Paulo: Ática, 1989.

CARDOSO, Fernando Henrique e IANNI, Octavio. Homem e Sociedade. 8. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001.

CASTRO, Adriane Belluci Belório de. Produção textual e marcas argumentativo-enunciativas. Estudos lingüísticos, São Paulo, v.29, 2000, p.504-509.

CASTRO, Maria Guadalupe de. Dêixis e coesão textual: o caso do “agora”. Revista Letras – PUCCAMP, Campinas, v. 9, n. 1/2, p. 47-57, dez. 1990.

KOCH, Ingedore V. & ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender - os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. 216 p.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO.

SCHENEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Gláis Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

KOCH, Ingedore V. & ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender - os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. 216 p.

LARANJEIRA, Maria Cristina de Almeida Mello. Da biblioteca académica ao contexto pedagógico da leitura: uma análise de práticas da leitura do texto literário no âmbito da formação de professores de Português.

MELLO, Cláudio José de Almeida. Literatura entre as artes na escola: o leitor como sujeito histórico.SCHENEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Gláis Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO. A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.B.