CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICAdippg.cefet-rj.br/attachments/article/268/PIBIC_2006... ·...

40

Transcript of CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICAdippg.cefet-rj.br/attachments/article/268/PIBIC_2006... ·...

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA – CEFET/RJ

ANAIS DO 6° SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEFET/RJ

30 e 31 de agosto de 2006

REALIZAÇÃO: Coordenadoria de Pesquisa e Estudos Tecnológicos - COPET

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Ministro Fernando Haddad Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Diretor Geral Miguel Badenes Prades Filho Vice-Diretor Carlos Artexes Simões Diretoria de Desenvolvimento Educacional Maurício Saldanha Motta Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Lílian Martins da Motta Dias Departamento de Educação Superior Carlos Henrique Figueiredo Alves Coordenadoria de Pesquisa e Estudos Tecnológicos Luís Felipe Guimarães de Souza Rosane Chaves Gaspar Comitê Local do PIBIC Lílian Martins da Motta Dias Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco Marina Rodrigues Brochado Hilário Antônio Rodrigues Gonçalves Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso Luís Felipe Guimarães de Souza Comitê Externo Heraldo Silva da Costa Mattos (UFF) Nélio Domingues Pizzolato (PUC-Rio) COORDENADOR PIBIC-CEFET/RJ Luís Felipe Guimarães de Souza COORDENADORA PIBIC-CNPq Silvana Almeida Filgueira de Medeiros PRESIDENTE DO CNPq Erney Plessmann de Camargo

APRESENTAÇÃO

O CEFET/RJ, através da Coordenadoria de Pesquisa e Estudos Tecnológicos (COPET), com o objetivo de incentivar a realização da pesquisa e despertar a vocação científica, desenvolve seu programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CEFET/RJ). O programa iniciou com 15 bolsas, custeadas pela própria instituição, para os alunos de graduação do CEFET/RJ tendo sido implantado através da Portaria n0 245 de 23 de Julho de 2000, assinada pelo Diretor-Geral do CEFET/RJ, designando o coordenador do programa e um comitê local composto por seis pesquisadores dos quadros da Instituição com titulação de doutor.

No primeiro semestre de 2005, o CEFET-RJ aumentou o número de cotas de bolsas IC (da própria instituição) de 20 para 28 bolsas. Ainda em 2005, o CNPq, após a avaliação de desempenho do programa, concedeu um adicional de cinco bolsas. Em julho de 2006, foram disponibilizadas mais cinco bolsas pelo CNPq totalizando 20 bolsas. Portanto, o programa conta atualmente com um total de 48 bolsas de Iniciação Científica. Os principais objetivos do programa são: - despertar a vocação científica e incentivar a formação de futuros pesquisadores; - criar condições para o pleno aproveitamento do potencial acadêmico, com vistas à produção científica; - proporcionar ao aluno de graduação a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa científica e tecnológica; - desenvolver no aluno de graduação o pensamento e a criatividade científica; - possibilitar uma maior interação entre a graduação e a pós-graduação; - colaborar no fortalecimento de áreas ainda emergentes na pesquisa; - estimular professores a engajar alunos de graduação no processo de pesquisa.

Em junho de 2006 o CNPq divulgou o resultado da primeira avaliação realizada entre as instituições participantes do programa PIBIC. Neste processo, os programas foram avaliados levando-se em consideração duas etapas, sendo uma denominada de seleção e a outra de avaliação. Na primeira etapa, foram considerados os requisitos adotados para a concessão de bolsas, e na segunda, a qualidade dos trabalhos apresentados nas sessões orais e de pôsteres. No conjunto das avaliações, o CEFET/RJ obteve a nota máxima (5,0) no quesito avaliação e nota 4,2 no quesito seleção. Com este resultado o CEFET/RJ ficou entre as dez instituições que obtiveram a nota máxima no quesito avaliação dentre um total de 175 instituições avaliadas. Considera-se este resultado de grande relevância para o CEFET/RJ, demonstrando a seriedade e dedicação dos professores orientadores, alunos bolsistas e não bolsistas e funcionários envolvidos no programa PIBIC, aos quais, a Coordenadoria de Pesquisa e Estudos Tecnológicos parabeniza pelo excelente resultado obtido.

O presente volume apresenta um total 31 de resumos, contendo cada um, uma breve descrição do trabalho realizado pelos bolsistas que ingressaram no PIBIC a partir do segundo semestre de 2005.

AGRADECIMENTOS A Coordenadoria de Pesquisa e Estudos Tecnológicos do CEFET/RJ agradece: - A Direção Geral, as Diretorias Sistêmicas, Coordenações, ao Departamento de Educação Superior e respectivos Departamentos Acadêmicos, pelo apoio e incentivo ao programa PIBIC. - Aos membros do Comitê interno. - Ao CNPq pelo apoio indispensável à realização do programa. - Aos membros do Comitê Externo, Professor Heraldo Silva da Costa Mattos (UFF) e Professor Nélio Domingues Pizzolato (PUC-Rio) pelas participações, críticas e sugestões que em muito tem contribuído para o aperfeiçoamento de nosso programa. - Aos Professores do CEFET/RJ participantes do PIBIC pela seriedade e empenho na condução das orientações que tem contribuído sobremaneira para a consolidação deste programa.

CEFET/RJ

6

SUMÁRIO Pág. SIC01-2006Aplicação de Ferramentas de Modelagem de Processos: Estudo de Caso da Indústria de Cerâmica Vermelha no Laboratório de Trabalho Colaborativo e de Simulação Anderson Cardoso Pereira (Bolsista PIBIC-CNPq) Antônio José Caulliraux Pithon, PhD (Orientador)

10

SIC02-2006Ferramentas de Groupware Aplicadas nos Grupos de Trabalho Virtual do Laboratório de Trabalho Colaborativo e Simulação Caroline Rodrigues Barros (Bolsista PIBIC-CNPq) Antonio José Caulliraux Pithon, PhD (Orientador)

11

SIC03-2006Aplicação de Ferramentas de Modelagem de Processos: Estudo de Caso da Indústria de Cerâmica Vermelha no Laboratório de Trabalho Colaborativo e de Simulação João Marcelo Mendes Tavares (Bolsista PIBIC-CNPq) Antônio José Caulliraux Pithon, Ph.D (Orientador)

12

SIC04-2006Projeto de Simulação Utilizando o Sistema Lego Pablo Araújo Barbosa (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) Marina Rodrigues Brochado, D.Sc. (Orientadora)

13

SIC05-2006Análise Dinâmica e de Tensões de Uma Mandíbula Humana Leonardo de Souza Silva (Bolsista PIBIC-CNPq) Ricardo Alexandre Amar de Aguiar, M.Sc. (Orientador)

14

SIC06-2006A Qualidade de Peças de Cerâmica Vermelha Ana Luiza Lima de Souza (Bolsista PIBIC-CNPq) Marina Rodrigues Brochado, D.Sc. (Orientadora)

15

SIC07-2006Montagem do Acervo Cinematográfico do Laboratório de História da Ciência Vinicius Barbosa da Hora (Bolsista PIBIC-CNPq) Tereza Fachada Levy Cardoso, D.H. (Orientadora)

16

SIC08-2006Analise de Tensões em Juntas de Topo Submetidas a Carregamentos Combinados Através do Método de Elementos Finitos Cláudio Cezário de Barros (PIBIC–CEFET/RJ) Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, D.Sc. (Orientador)

17

CEFET/RJ

7

SIC09-2006Estudo da Normalização na Indústria Cerâmica Vermelha Bruna Gonçalves Gomes (Bolsista PIBIC-CNPq) Marina Rodrigues Brochado, D.Sc. (Orientadora)

18

SIC10-2006Dispositivo Para a Aplicação de Um Campo Uniaxial de Tensão em Placas a Serem Ensaiadas Pelo Método da Furação Instrumentada Hugo Gama dos Santos (Bolsista PIBIC-CNPq) Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, D.Sc. (Orientador)

19

SIC11-2006Análise do Efeito das Tensões Residuais na Vida em Fadiga de Juntas Soldadas de Topo Através do Método de Elementos Finitos Rachel Chaves Lobo (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, D.Sc. (Orientador)

20

SIC12-2006Avaliação da Educação Superior no CEFET/RJ: O Índice de Qualidade Percebido Pelos Alunos do Curso de Engenharia de Produção Edmilson Luiz de Oliveira Junior (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) Cristina Gomes de Souza, D.Sc. (Orientador)

21

SIC13-2006Software Livre: Estudo de Caso da Implantação do Linux no Instituto Militar de Engenharia Lizzie Bessa Risicato (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) Cristina Gomes de Souza, D.Sc. (Orientador)

22

SIC14-2006Inovação no Desenho Industrial: Situação do Brasil Rodrigo Moura Araújo (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) Cristina Gomes de Souza, D.Sc. (Orientador)

23

SIC15-2006Aplicação de Finanças Empresariais em Jogos de Negócios Alberto Cerqueira de Faria Junior (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) Luiz César Barçante, D.Sc. (Orientador)

24

SIC16-2006Elaboração de Jogos de Negócios para Marketing Samuel Lopes Furtado (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) Luís César Barçante, D.Sc. (Orientador)

25

SIC17-2006Análise de Estruturas Treliçadas Planas Com Memória de Forma Através do Método de Elementos Finitos Mauricio Rangel Pacheco (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, D.Sc. (Orientador)

26

CEFET/RJ

8

SIC18-2006Sistema de Controle de Temperatura em Fornos do Tipo Hoffman Para Indústrias de Cerâmica Vermelha Henrique Ermínio Madeira da Silva (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) Paulo Lúcio Silva de Aquino, D.Sc. (Orientador)

27

SIC19-2006Estudo de Junta Soldada Para Reparo em Tubos de Alta Resistência Através de Simulação Numérica Diego Ferreira Bouças (Bolsista PIBIC-CNPq) Hector Reynaldo Meneses Costa, D.Sc. (Orientador)

28

SIC20-2006Estudo a Distribuição de Temperatura em Processo de Soldagem Brasagem por Arco Elétrico Ivan Ivanovitsch Thesi Riagusoff (Bolsista PIBIC-CNPq) Hector Reynaldo Meneses Costa, D.Sc. (Orientador)

29

SIC21-2005Estudo de Aplicação de Conceitos Ergonométricos e de Design Na Elaboração de Atributos Para Produtos Especiais Livia Vicente Primo Siqueira (Bolsista PIBIC-CNPq) Hector Reynaldo Meneses Costa, D.Sc. (Orientador)

30

SIC22-2006Análise de Tensões em Chapa Galvanizada de 0,8 mm de Espessura Soldada a Mig Brazing Vinícius Cabral Azevedo (Bolsista PIBIC-CNPq) Hector Reynaldo Meneses Costa, D.Sc. (Orientador)

31

SIC23-2006O Emprego das Linguagens Fortran e C para Análise Numérica – Tutorial em Cálculo Numérico Carla Bruna Estevam Moreira Ferreira (Bolsista PIBIC-CNPq) Leandro Lourenço Magalhães (Bolsista PIBIC-CNPq) Natalia Pujol Pacheco Silveira, D.Sc. (Orientadora)

32

SIC24-2006Uma Perspectiva de Evolução das Atividades Desenvolvidas pelo SESC-RJ no Período 2000 a 2005 Viviane Roizman (Bolsista PIBIC-CNPq) José Antonio Assunção Peixoto, D.Sc. (Orientador)

33

SIC25-2006Análise da Distribuição de Temperatura Gerada Pelo Processo de Aquecimento Rápido em Cilindros de Aço Luiza Assunção do Carmo José (Bolsista PIBIC-CNPq) Paulo de Faria Borges, D.Sc. (Orientador)

34

CEFET/RJ

9

SIC26-2006Levitação Magnética Utilizando Imãs Permanentes Segundo o Arranjo de Halback Circular Pedro Henrique Andrade de Oliveira (Bolsista PIBIC-CNPq) Paulo de Faria Borges, D.Sc. (Orientador)

35

SIC27-2006Gestão da Qualidade, Variável Importante Para o Sucesso das Organizações Leila Regina da Conceição da Silva (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) Lílian Martins da Motta Dias, D.Sc. (Orientadora)

36

SIC28-2006Controle Estatístico de Processos - CEP – Uma Ferramenta com Múltiplas Aplicações Thiago da Silva Ferreira (Bolsista PIBIC-CNPq) Sidney Teylor de Oliveira, D.Sc. (Orientador)

37

SIC29-2006O Processo de Mudança na Industria Produtora de Cachaça Frente aos Desafios Impostos Pela Necessidade de Exportação – Um Estudo de Caso Fernanda Bittencourt Gouveia (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) Lílian Martins da Motta Dias, D.Sc. (Orientadora)

38

SIC30-2006Simulação de Transdutores de Ultra-Som Utilizando o Pspice Aline Alves Calado (Bolsista PIBIC-CNPq) Carlos Henrique Figueiredo Alves, D.Sc. (Orientador)

39

SIC31-2006Controle de Sistemas Não-Lineares Usando Linearização por Realimentação André Corrêa de Carvalho Pereira (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) Wallace Moreira Bessa, D.Sc. (Orientador) Carlos Henrique Figueiredo Alves, D.Sc. (Orientador)

40

CEFET/RJ

10

SIC01-2006 APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MODELAGEM DE PROCESSOS: ESTUDO DE CASO DA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA NO LABORATÓRIO DE TRABALHO COLABORATIVO E DE SIMULAÇÃO Anderson Cardoso Pereira (Bolsista PIBIC-CNPq) (6o Período de Administração Industrial) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected], [email protected] Antônio José Caulliraux Pithon, Ph.D (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo A concorrência acirrada, gerada pela globalização e as novas tecnologias de produção, geraram uma preocupação de colocar no mercado produtos com um diferencial para satisfazer as necessidades implícitas e explícitas dos clientes. Estes objetivos são conseguidos, quando a empresa abandona a visão de estrutura e concentra a atenção nos processos. Os empresários da Indústria de Cerâmica Vermelha do Estado do Rio de Janeiro estão preocupados com os concorrentes europeus que aqui se instalaram, e reconhecem que estão despreparados para enfrentar essa concorrência. Resumidamente, os problemas enfrentados pela indústria de cerâmica vermelha são: a baixa eficiência, eficácia e adaptabilidade em seus processos. Seus concorrentes possuem organização, melhor tecnologia e controle de qualidade gerando produtos que atendam as expectativas dos consumidores superando os produzidos pela indústria brasileira. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do gerenciamento de processos, através do mapeamento dos processos, com a utilização da técnica denominada IDEF0, para obter a efetividade nos processos e paralelamente se protegendo das ameaças externas. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica sobre mapeamento de processos, sistema de informação e a técnica de modelagem IDEF. Palavras-chave: Clientes, Indústria Cerâmica Vermelha, Efetividade Título do Projeto do Orientador: Projeto de Implantação do Laboratório de Trabalho Colaborativo e de Simulação. Linha de Pesquisa: Modernização de Processos Tecnológicos Programa / Projeto: PIBIC-CNPq Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas Área: Administração Industrial Sub-área: Administração da Produção Especialidade: Engenharia de Métodos

CEFET/RJ

11

SIC02-2006 FERRAMENTAS DE GROUPWARE APLICADAS NOS GRUPOS DE TRABALHO VIRTUAL DO LABORATÓRIO DE TRABALHO COLABORATIVO E SIMULAÇÃO Caroline Rodrigues Barros (Bolsista PIBIC-CNPq) (5o Período de Eng. Eletrônica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Antonio José Caulliraux Pithon, PhD (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo No contexto atual, informação e comunicação são os novos caminhos para inovação nas organizações. Desse modo, as organizações buscam alternativas para organizar e coordenar melhor as atividades de trabalho em grupo. O Trabalho Colaborativo Auxiliado por Computador (CSCW) tem se mostrado como uma oportunidade para aprimorar a colaboração e coordenação através de sistemas de informação flexíveis, que estão dispostos em qualquer lugar e tempo. As possibilidades de uso das redes como suporte a colaboração tem promovido mudanças na sociedade, a exemplo do oferecimento de produtos e serviços com alta qualidade a preços reduzidos. Para tanto,foi necessário desenvolver uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado de produtos que enfatiza o atendimento das expectativas dos clientes e o trabalho em equipe, incluindo os valores de cooperação, confiança e compartilhamento no desenvolvimento do trabalho. Este projeto descreve as ferramentas para análise da compreensão do contexto social de atividades coletivas em ambientes virtuais, sob a luz dos fundamentos teóricos da percepção no CSCW. Palavras-chave: Groupware, Workflow, Trabalho Virtual Título do Projeto do Orientador: Transformação de fase em sólidos Linha de Pesquisa: Integridade Estrutural Programa / Projeto: PIBIC-CEFET/RJ Apoio Financeiro: CEFET/RJ Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Produção Sub-área: Gerência de Produção Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção

CEFET/RJ

12

SIC03-2006 APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MODELAGEM DE PROCESSOS: ESTUDO DE CASO DA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA NO LABORATÓRIO DE TRABALHO COLABORATIVO E DE SIMULAÇÃO João Marcelo Mendes Tavares (Bolsista PIBIC-CNPq) (6o Período de Administração Industrial) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Antônio José Caulliraux Pithon, Ph.D (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo Os processos e as atividades são os meios de agregação de valores aos produtos e serviços para o atendimento dos clientes. Uma boa gestão desses processos proporcionaria redução de custos, redução do tempo de ciclo, melhoria da qualidade, maior flexibilidade e maior confiabilidade. Os processos da Indústria de Cerâmica Vermelha são ineficientes, gerando produtos de baixa qualidade, em um setor que começa a sofrer concorrência internacional. O Governo Federal, através do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat) começa a exigir padrões de qualidade, certificando os produtos e conseqüentemente aumentando a competitividade das empresas. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da modelagem de processos, com a utilização do software (IDEF0) para a visualização das interações entre os processos. Através desse mapeamento será possível identificar pontos ilógicos e propor mudanças para atingir a efetividade e flexibilidade necessárias para a sobrevivência da Indústria de Cerâmica Vermelha do Brasil. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica e simulação via software. Palavras-chave: Clientes, Indústria Cerâmica Vermelha, Modelagem Título do Projeto do Orientador: Projeto de Implantação do Laboratório de Trabalho Colaborativo e de Simulação. Linha de Pesquisa: Modernização de Processos Tecnológicos Programa / Projeto: PIBIC-CEFET/RJ Apoio Financeiro: CEFET/RJ Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas Área: Administração Industrial Sub-área: Administração da Produção Especialidade: Engenharia de Métodos

CEFET/RJ

13

SIC04-2006 PROJETO DE SIMULAÇÃO UTILIZANDO O SISTEMA LEGO Pablo Araújo Barbosa (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) (8o Período de Eng. Elétrica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected], [email protected] Marina Rodrigues Brochado, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo O projeto consiste na interação entre hardware (Kit Lego Mindstorms) e softwares (Lego Robotic Invention System 2.0 e Lego Robolab 2.5.2) que foi estudada e aplicada para simular uma linha de produção de uma fábrica que utiliza sistemas mecanizados de produção, onde a parte operativa é feita usando montagens feitas com Lego e a parte de comando é feita utilizando a linguagem de programação e de controle. A grande vantagem em se estabelecer esta simulação utilizando estes métodos está em se propiciar um ambiente de chão de fábrica dentro do laboratório da universidade. Foram estudados dois dos softwares existentes para a programação do kit Lego, tais como o programa Lego Mindstorms Robotic Invention System 2.0 e o Lego Robolab 2.5. A construção de robôs e o cumprimento de desafios propostos por estes softwares permitiram um conhecimento e estudo aprofundado de estruturas mecânicas necessárias para a construção de robôs e a posterior implementação de tarefas. Os objetivos da pesquisa foram alcançados na medida em que se obteve um resultado compatível com o hardware disponível para a construção dos robôs durante a vigência do projeto. Palavras-chave: Lego, Simulação, Linha de Produção. Título do Projeto do Orientador: Projeto de Simulação utilizando o Sistema Lego Linha de Pesquisa: Robótica Programa / Projeto: PIBIC-CEFET/RJ Apoio Financeiro: CEFET/RJ Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia Eletrônica Sub-área: Robótica Especialidade: Mecânica e Robótica

CEFET/RJ

14

SIC05-2006 ANÁLISE DINÂMICA E DE TENSÕES DE UMA MANDÍBULA HUMANA Leonardo de Souza Silva (Bolsista PIBIC-CNPq) (5o Período de Eng. Mecânica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ E-Mail: [email protected] Ricardo Alexandre Amar de Aguiar, M.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ E-Mail: [email protected] Resumo Este estudo tem como objetivo identificar os máximos esforços internos em uma mandíbula humana durante a mastigação, através de dados experimentais utilizando Tomografia Computadorizada, modelamentos matemáticos, conhecimentos na área médica e de engenharia. Para a realização deste projeto, foi necessário um estudo prévio de diversos aspectos da mandíbula, como composição óssea, disposição dos músculos e sua articulação, em seguida foi feito um estudo dinâmico e uma análise das tensões. No estudo dinâmico é modelada uma curva fechada, que é obtida por Tomografia Computadorizada, para representar o deslocamento da mandíbula em um ponto específico durante um ciclo de mastigação. Com esta curva, encontram-se as acelerações e reconhecendo a resistência que o alimento oferece na mastigação é possível determinar os esforço dos principais músculos e as tensões internas na mandíbula. Tendo em vista que a mandíbula possui movimentos de rotação e uma geometria complexa, é feito uso de programas computacionais de análise dinâmica ADAMS e de tensões ANSYS para identificar esforços, tensões e deformações em qualquer ponto da mandíbula. Os dados obtidos neste projeto serão úteis para o dimensionamento de próteses dentárias, auxiliam no diagnóstico de traumas na articulação temporomandibular, na região do côndilo e em trabalhos de fisioterapia. O princípio deste trabalho também pode ser aplicado em outras articulações otimizando o dimensionamento de outras próteses, reduzindo os riscos de rejeição por parte do organismo. Palavras chave:. Mandíbula, mastigação, análise numérica, Elementos Finitos. Título do Projeto do Orientador: Análise Dinâmica e de Tensões de uma Mandíbula Humana Linha de Pesquisa: Engenharia Biomédica Programa / Projeto: PIBIC-CNPq Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia Biomédica Sub-área: Análise estrutural Especialidade: Estudo da Mandíbula Humana

CEFET/RJ

15

SIC06-2006 A QUALIDADE DE PEÇAS DE CERÂMICA VERMELHA Ana Luiza Lima de Souza (Bolsista PIBIC-CNPq) (7o Período Engenharia de Produção) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Marina Rodrigues Brochado, D.Sc. (Orientadora) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo O setor industrial da cerâmica é bastante diversificado e pode ser dividido nos seguintes segmentos: cerâmica vermelha, materiais de revestimento, materiais refratários, louça sanitária, entre outros. No Brasil existem todos estes segmentos, com maior ou menor grau de desenvolvimento e capacidade de produção. O controle de qualidade nessas empresas cresceu nos últimos anos reformulando a sua indústria e os seus produtos passaram a concorrer no mercado interno. Os fabricantes de cerâmica vermelha diante da conscientização do seu baixo nível tecnológico em relação aos níveis internacionais, começam a executar os primeiros movimentos no sentido de promoverem uma melhoria generalizada de seus processos produtivos, do aprimoramento de sua mão-de-obra e dos seus métodos gerenciais, ao mesmo tempo em que começam assinar acordos entre associações de classe visando o incentivo de seus associados à fabricação e ao consumo de produtos que sigam as normas técnicas vigentes para aderirem ao atual Programa de Qualidade na Habitação- PBQPH. Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre controle de qualidade na indústria de cerâmica vermelha, sendo apresentado um histórico das inovações tecnológicas nas indústrias localizadas no estado do Rio de Janeiro com especial atenção para a descrição do processo de mistura das argilas e extrusão de tijolos e blocos cerâmicos. Foi analisada a variabilidade nas peças medida em uma indústria, sendo utilizada as técnicas estatísticas tendência central (média, moda, mediana), e as medidas de dispersão (variância e desvio padrão). Foram usados também gráficos e histogramas a fim de facilitar a visualização dos resultados. Palavras-chave: Qualidade, Processos, Cerâmica Vermelha Título do Projeto do Orientador: Uma Abordagem Muldisciplinar na Área de Inovação Tecnológica: Caso da Indústria de Cerâmica Vermelha Linha de Pesquisa: Inovações Tecnológicas Programa / Projeto: PIBIC-CNPq Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Produção Sub-área: Gerência da Produção Especialidade: Gestão da Qualidade

CEFET/RJ

16

SIC07-2006 MONTAGEM DO ACERVO CINEMATOGRÁFICO DO LABORATÓRIO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA Vinicius Barbosa da Hora (Bolsista PIBIC-CNPq) (8o Período de Eng. Elétrica c/ ênfase em Telecomunicações) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected], [email protected] Tereza Fachada Levy Cardoso, D.H. (Orientadora) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo No campo do ensino de ciências, tem sido marcante o crescimento do movimento de divulgação científica que utiliza linguagens diferentes do discurso pedagógico, como a TV e o cinema, por exemplo. Desse modo, a presente pesquisa, de Iniciação Científica, foi motivada pela necessidade de se criar um banco de dados confiável de filmes para dar suporte à Montagem do Acervo Áudio-Visual do Laboratório de História da Ciência. Inicialmente foi realizada uma pesquisa quantitativa – coleta de dados em diferentes instituições, - e qualitativa – análise preliminar do material encontrado, –resultando em parcerias institucionais estabelecidas sem ônus para o CEFET-RJ, que tornam disponíveis o acesso a filmes dessas instituições, para serem usados nas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de novas tecnologias para o ensino de Ciências. Outro resultado decorrente da pesquisa foi o desenvolvimento de um banco de dados utilizando o programa Access, contendo os dados técnicos sobre o acervo cinematográfico já encontrado, com o propósito de disseminar essa informação dentro do próprio CEFET. Palavras-chave: ensino de ciências, tecnologia educacional, história da ciência. Título do Projeto do Orientador: Montagem do Acervo Áudio-Visual do Laboratório de História da Ciência Linha de Pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática Programa / Projeto: Projeto de Pesquisa do CNPq n0 520195/96-5 "Laboratório da Historia da Ciência". Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Ciências Humanas Área: Educação Sub-área: Métodos e Técnicas de Ensino Especialidade: Tecnologia Educacional

CEFET/RJ

17

SIC08-2006 ANALISE DE TENSÕES EM JUNTAS DE TOPO SUBMETIDAS A CARREGAMENTOS COMBINADOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS Cláudio Cezário de Barros (PIBIC–CEFET/RJ) (8o Período de Eng. Mecânica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo O projeto tradicional de juntas soldadas envolve a utilização de diversas hipóteses simplificadoras que introduzem limites de aplicabilidade e desviam o projeto da sua condição ótima. Para permitir a otimização do projeto destes componentes e/ou aumentar a confiabilidade, é necessário identificar as limitações dos modelos existentes na literatura e estabelecer metodologias mais precisas para o dimensionamento de elementos soldados. Métodos numéricos disponíveis, como por exemplo o método de elementos finitos, podem ser utilizados como poderosas ferramentas para a análise de tensões deste tipo de componente mecânico. Neste trabalho foram desenvolvidos dois modelos de elementos finitos bidimensionais, um modelo elástico e um modelo elastoplástico, para estimar a distribuição das tensões em juntas soldadas submetidas a carregamentos combinados de esforços axial e de flexão. As respostas dos modelos desenvolvidos foram comparadas com as respostas de modelos analíticos tradicionais. O estudo envolveu a análise da distribuição das tensões em juntas de topo em uma chapa de aço AISI 1020 com ½ polegada de espessura. Os resultados mostraram que os valores da tensão máxima obtidos com ambos os modelos são superiores aos obtidos com o modelo analítico, pois este não leva em consideração as descontinuidades da região da solda. O modelo elástico apresentou tensões máximas iguais a aproximadamente duas vezes as obtidas com o modelo analítico. Já o modelo elastoplástico, em função da redistribuição da tensão provocada pelo desenvolvimento de deformações plásticas na região das descontinuidades geométricas, apresentou tensões máximas ligeiramente superiores às obtidas com o modelo analítico. Palavras-chave: Soldagem, Elementos Finitos, Modelagem, Simulação Numérica. Título do Projeto do Orientador: Transformação de Fase em Sólidos Linha de Pesquisa: Integridade Estrutural Programa / Projeto: Projeto de Pesquisa CNPq 307963/2003-9 - "Transformação de Fase em Sólidos – Fase II". Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Mecânica Sub-área: Mecânica dos Sólidos Especialidade: Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos

CEFET/RJ

18

SIC09-2006 ESTUDO DA NORMALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA CERÂMICA VERMELHA Bruna Gonçalves Gomes (Bolsista PIBIC-CNPq) (6o Período de Administração Industrial) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Marina Rodrigues Brochado, D.Sc. (Orientadora) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo A padronização de produtos e processos industriais é uma decorrência natural da uniformização de pesos e medidas alcançada ao final do século XIX, o que conduziu ao estabelecimento da normalização como uma linguagem comum para a sociedade. Nos últimos anos é cada vez maior o nível de exigência dos consumidores por produtos com qualidade, segurança e a preços competitivos, o que tem colocado a certificação de produtos e serviços como um dos requisitos importante para as organizações. Este projeto de iniciação científica apresenta uma revisão bibliográfica das normas e procedimentos no contexto da gestão da qualidade de produtos e serviços, através do estudo de caso da normalização de peças de cerâmica vermelha na cadeia produtiva da construção civil. Foram estudadas as normas para a aceitação desses materiais para construção de uma edificação, através de critérios e métodos de ensaio, consideradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Neste domínio estão incluídos, entre muitos outros, a fixação de condições para cálculos ou projetos, para o emprego de materiais e produtos industriais, para a segurança na execução ou uso na indústria da construção civil, equipamentos ou instalações; condições básicas para aceitação ou recebimento de matérias-primas, produtos semi-acabados ou acabados; método de ensaio; padronização e uniformização de características de elementos de construção, aparelhos, produtos industriais, desenhos e projetos; terminologia, classificação e convenções gráficas para conceitos, grandezas e sistemas. Palavras-chave: Padronização, Normalização, Processos, Cerâmica Vermelha Título do Projeto do Orientador: Uma Abordagem Interdisciplinar na Área de Inovação: Caso da Indústria de Cerâmica Vermelha Linha de Pesquisa: Inovações Tecnológicas Programa / Projeto: PIBIC-CNPq Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Produção Sub-área: Gerência da Produção Especialidade: Normalização

CEFET/RJ

19

SIC10-2006 DISPOSITIVO PARA A APLICAÇÃO DE UM CAMPO UNIAXIAL DE TENSÃO EM PLACAS A SEREM ENSAIADAS PELO MÉTODO DA FURAÇÃO INSTRUMENTADA Hugo Gama dos Santos (Bolsista PIBIC-CNPq) (10o Período de Eng. Mecânica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo O ensaio pelo método de Furação Instrumentada permite determinar as tensões residuais em um componente mecânico através da medição das deformações em uma roseta especial de extensômetros elétricos obtidas após a execução de um furo feito por um equipamento de Furação Instrumentada. A aquisição pelo CEFET/RJ de um equipamento para ensaio de Furação Instrumentada para determinação de macro tensão residual em componentes mecânicos, motivou o desenvolvimento de um dispositivo, composto por um quadro de reação e garras de fixação, capaz de impor um campo de tensão uniaxial trativo conhecido a uma chapa fina (corpo de prova), a ser ensaiada pelo método da Furação Instrumentada. Este dispositivo tem como objetivo principal auxiliar a calibração do equipamento de Furação Instrumentada. O projeto deste dispositivo foi desenvolvido utilizando modelos de elementos finitos elásticos e elastoplásticos, de modo a obter uma configuração ótima capaz de impor à chapa um campo uniforme de tensão axial. Efeitos como a excentricidade da fixação, peso do equipamento foram simulados. O estudo também permitiu avaliar o efeito da proximidade de dois furos e definir a região útil do corpo de prova. Palavras-chave: Tensões Residuais, Furação Instrumentada, Método de Elementos Finitos. Título do Projeto do Orientador: Medição de Tensões Residuais através da Técnica de Furação Instrumentada Linha de Pesquisa: Integridade Estrutural Programa / Projeto: Projeto de Pesquisa CNPq 307963/2003-9 - "Transformação de Fase em Sólidos – Fase II". Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Mecânica Sub-área: Mecânica dos Sólidos Especialidade: Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos

CEFET/RJ

20

SIC11-2006 ANÁLISE DO EFEITO DAS TENSÕES RESIDUAIS NA VIDA EM FADIGA DE JUNTAS SOLDADAS DE TOPO ATRAVÉS DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS Rachel Chaves Lobo (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) (8o Período de Eng. Mecânica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo Neste trabalho desenvolveu-se um modelo de elementos finitos bidimensional contemplando os efeitos de plasticidade e de variação de temperatura, com as propriedades dependentes da temperatura, para estudar as tensões residuais em juntas de topo. O caso analisado neste trabalho consistiu na modelagem de um passo único de solda através do processo de soldagem de arco submerso (SMAW) numa chapa de aço API 5L X65 com espessura de ¼ da polegada. No primeiro estágio, simulações numéricas foram desenvolvidas para estimar a distribuição de tensões residuais na junta soldada após o processo de soldagem que envolve uma etapa de aquecimento e uma de resfriamento. Após este estágio, valores elevados de tensões residuais foram encontrados nas regiões próximas à aplicação da solda. No estágio de carregamento mecânico, uma carga axial foi aplicada ao modelo e as tensões residuais foram adicionadas às tensões causadas pelo carregamento. As tensões obtidas foram utilizadas em conjunto com o método SN (com o diagrama de Goodman Modificado) com o objetivo de estimar a vida à fadiga do componente mecânico submetido a um carregamento pulsativo. Os resultados mostraram que a metodologia proposta apresentou resultados próximos aos obtidos com a metodologia tradicional de projeto de juntas soldadas. Palavras-chave: Tensões Residuais, Juntas Soldadas, Modelagem, Método de Elementos Finitos Título do Projeto do Orientador: Transformação de Fase em Sólidos Linha de Pesquisa: Integridade Estrutural Programa / Projeto: Projeto de Pesquisa CNPq 307963/2003-9 - "Transformação de Fase em Sólidos – Fase II". Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Mecânica Sub-área: Mecânica dos Sólidos Especialidade: Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos

CEFET/RJ

21

SIC12-2006 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CEFET/RJ: O ÍNDICE DE QUALIDADE PERCEBIDO PELOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Edmilson Luiz de Oliveira Junior (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) (7o Período de Eng. Produção) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Cristina Gomes de Souza, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa para medir o Índice de Qualidade percebido pelos alunos do curso de Engenharia de Produção do CEFET/RJ referente a vários indicadores relacionados à organização didático-pedagógica, corpo docente e infra-estrutura a fim de identificar os pontos críticos que necessitam serem melhorados.Com base no trabalho intitulado “Qualidade do Serviço da Universidade Pública: uma avaliação perceptiva” procurou-se adotar a metodologia apresentada, com as devidas adaptações necessárias, para se alcançar o denominado Índice de Qualidade do curso. A partir da aplicação de um questionário abrangendo vários aspectos – indicadores – agrupados em três dimensões – organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações – foi possível, através da freqüência obtida na tabulação dos dados, associar um índice de satisfação para cada indicador. Quanto mais próximo de 1,0 maior é o nível de satisfação dos alunos com relação àquele aspecto avaliado. Índices abaixo de 0,5 demonstram pouco nível de satisfação dos alunos. Embora o presente projeto de pesquisa tenha ficado restrito à avaliação do curso de engenharia de produção, essa metodologia pode ser aplicada a todos os demais cursos de graduação do CEFET/RJ. Palavras chave: educação em engenharia; avaliação de curso; engenharia de produção Título do Projeto do Orientador: A Inovação Tecnológica e a Gestão do Conhecimento nas Universidades e Instituições de Pesquisa no Brasil Linha de Pesquisa: Inovações Tecnológicas Programa / Projeto: PIBIC-CEFET/RJ Apoio Financeiro: CEFET/RJ Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Produção Sub-área: Gerência de Produção Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade

CEFET/RJ

22

SIC13-2006 SOFTWARE LIVRE: ESTUDO DE CASO DA IMPLANTAÇÃO DO LINUX NO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA Lizzie Bessa Risicato (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) (6o Período de Eng. Produção) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Cristina Gomes de Souza, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo O objetivo do trabalho é apresentar os impactos da migração da tecnologia proprietária para o software livre – Linux – no Instituto Militar de Engenharia – IME. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema e na realização de um estudo de caso envolvendo entrevistas, visitas e aplicação de questionários tendo sido coletadas informações junto aos tomadores de decisão, suporte técnico e usuários. No âmbito do trabalho são descritos: o planejamento interno do órgão para a migração; o processo de implementação; e os resultados obtidos. Palavras chave: software livre; linux; mudança organizacional Título do Projeto do Orientador: A Inovação Tecnológica e a Gestão do Conhecimento nas Universidades e Instituições de Pesquisa no Brasil Linha de Pesquisa: Inovações Tecnológicas Programa / Projeto: PIBIC-CEFET/RJ Apoio Financeiro: CEFET/RJ Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharias Área: Engenharia de Produção Sub-área: Produto Especialidade: Desenvolvimento de Produto

CEFET/RJ

23

SIC14-2006 INOVAÇÃO NO DESENHO INDUSTRIAL: SITUAÇÃO DO BRASIL Rodrigo Moura Araújo (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) (5o Período de Administração Industrial) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Cristina Gomes de Souza, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo O ambiente econômico atual, com um mercado mais aberto e integrado, tem levado países e empresas a utilizarem estratégias que promovam o aumento da sua Competitividade. Atualmente, o design se destaca como um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa, desde o desenvolvimento de produtos e serviços até sua comercialização por meio da otimização de custos, embalagens, material promocional, padrões estéticos, identidade visual, adequação de materiais, fabricação e ergonomia. Além disso, também é um fator essencial de estratégia de planejamento, produção e marketing. Pode-se assim dizer que o design é uma forma efetiva de agregação de valor aos produtos e serviços o que vem fazendo com que muitas empresas passem a incluir a gestão do design em seus planos estratégicos, visando à contínua inovação de seus produtos e ao atendimento das expectativas de seus clientes. A proteção do design se dá através do registro do desenho industrial. Considera-se desenho industrial a forma plástica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial. O trabalho tem por objetivo apresentar a situação brasileira no que se refere ao desenho industrial e sua proteção. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental. Palavras chave: inovação; desenho industrial; desenvolvimento do produto Título do Projeto do Orientador: Competitividade, Inovação e Desenvolvimento do Produto na Indústria Brasileira Linha de Pesquisa: Inovações Tecnológicas Programa / Projeto: PIBIC-CEFET/RJ Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Produção Sub-àrea: Engenharia de Produto Especialidade: Desenvolvimento de Produto

CEFET/RJ

24

SIC15-2006 APLICAÇÃO DE FINANÇAS EMPRESARIAIS EM JOGOS DE NEGÓCIOS Alberto Cerqueira de Faria Junior (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) (6o Período de Administração Industrial) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] César Barçante, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo O aspecto motivador do presente trabalho foi a possibilidade de mesclar a teoria estudada na Academia com a questão prática que os Jogos de Negócios proporcionam. Para tal, foram feitos usos de bibliografias relacionadas ao tema Jogos de Negócios e participação em um Game onde trabalhou-se conceitos de: matemática financeira, administração financeira, política de marketing, política de RH, análise de balanços e administração da produção. A realização dessas atividades trouxe grandes ganhos para a formação técnica-profissional do aluno pesquisador, como exemplos: o desenvolvimento de habilidades como tomada de decisão e análise crítica além do entendimento de como teoria e prática estão presentes no cotidiano do mundo empresarial. Como conclusão, fica a idéia de que Jogos de Negócios são ferramentas de grande valia para treinar pessoas tanto para atividades operacionais quanto para atividades gerenciais devido a característica intrínseca dos Jogos, onde o ambiente de simulação permite que o treinando vivencie questões reais sem, no entanto, arcar com o ônus de possíveis decisões ou atitudes tomadas de forma equivocada. Palavras-chave: Jogos de Negócio, Treinamento, Aprendizado Título do Projeto do Orientador: Desenvolvimento de um Laboratório de Aprendizagem, utilizando modelos de Jogos Linha de Pesquisa: Jogos de Negócios - Finanças Empresariais Programa / Projeto: Laboratório de Jogos de Negócios Apoio Financeiro: CEFET/RJ Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias. Área: Administração; Engenharia de Produção. Sub-área: Ciências Contábeis; Pesquisa Operacional. Especialidade: Teoria dos Jogos

CEFET/RJ

25

SIC16-2006 ELABORAÇÃO DE JOGOS DE NEGÓCIOS PARA MARKETING Samuel Lopes Furtado (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) (5o Período de Adm. Industrial) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected], [email protected] Luís César Barçante, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo Esse trabalho de elaboração de Jogos de Negócios para marketing tem como objetivo iniciar o aluno no assunto jogos de negócios. Devido ao crescente aumento da competição no mercado, as empresas estão cada vez mais recorrendo à simulação, desenvolvendo a capacidade de análise critica de seu capital humano, preparando-os, visando aumentar a eficiência e eficácia na organização, aumentando assim sua competitividade. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi dividida em duas partes, começando com consulta a bibliografias pertinentes, seguido de um trabalho de campo com a participação em dois jogos de negócios; sendo um virtual, através do Bernard Sistemas e outro presencial em um projeto voluntário da Associação Beneficente Cristã (ABC) no curso de Gestão Empresarial que visa formar empreendedores em comunidades carentes. As principais conclusões tiradas desse estudo é que os jogos de negócios podem ser de extrema utilidade em Organizações de todos os ramos, já que estaria preparando pessoas em situações “reais”, corriqueiras, sem ter de arcar com possíveis prejuízos, oriundos de decisões equivocadas, porém essa ferramenta depende de os jogadores recebam um feedback sobre sua participação no jogo, para que possa entender os seus erros e acertos. Palavras-chave: Simulação, Marketing, Jogos de Negócios. Título do Projeto do Orientador: Desenvolvimento de um Laboratório de Aprendizagem, utilizando modelos de Jogos. Linha de Pesquisa: Jogos de Negócios - Marketing Programa / Projeto: Laboratório de Jogos de Negócios Apoio Financeiro: CEFET/RJ Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias. Área: Administração; Engenharia de Produção. Sub-área: Ciências Contábeis; Pesquisa Operacional. Especialidade: Teoria dos Jogos

CEFET/RJ

26

SIC17-2006 ANÁLISE DE ESTRUTURAS TRELIÇADAS PLANAS COM MEMÓRIA DE FORMA ATRAVÉS DO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS Mauricio Rangel Pacheco (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) (9o Período de Eng. Mecânica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo Neste trabalho apresenta-se um estudo de treliças planas com memória de forma (SMA – Shape Memory Alloys) submetidas a carregamentos termomecânicos. Os fenômenos associados às SMAs estão relacionados às transformações de fase, que podem ser induzidas tanto pela variação da temperatura quanto pela variação no nível de tensão. Fundamentalmente, duas fases estão presentes nestas ligas: austenita e martensita. Um código computacional baseado no Método de Elementos Finitos foi desenvolvido no CEFET/RJ em linguagem de programação C. O comportamento das barras de SMA é modelado utilizando um modelo de Cinética de Transformação Assumida. No estudo desenvolvido consideram-se três estruturas do tipo treliça plana compostas de 2, 9 e 16 elementos submetidas a carregamentos termomecânicos. As estruturas são previamente submetidas a um carregamento mecânico que promove a transformação de fase de algumas barras, obtendo-se uma estrutura deformada após a retirada do carregamento mecânico. Com a aplicação de um carregamento térmico, a estrutura tem a sua forma original completamente recuperada. Os resultados mostram que o código computacional desenvolvido pode ser utilizado para estudar o comportamento termomecânico de estruturas com memória de forma. Palavras-chave: Memória de forma, Transformação de fase, Modelagem, Elementos Finitos. Título do Projeto do Orientador: Transformação de Fase em Sólidos Linha de Pesquisa: Integridade Estrutural Programa / Projeto: Projeto de Pesquisa CNPq 307963/2003-9 - "Transformação de Fase em Sólidos – Fase II". Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Mecânica Sub-área: Mecânica dos Sólidos Especialidade: Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos

CEFET/RJ

27

SIC18-2006 SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA EM FORNOS DO TIPO HOFFMAN PARA INDÚSTRIAS DE CERÂMICA VERMELHA Henrique Ermínio Madeira da Silva (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) (10o Período de Eng. Eletrônica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected], [email protected] Paulo Lúcio Silva de Aquino, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo O presente trabalho é constituído por um sistema de controle de temperatura para fornos do tipo Hoffman utilizando Controlador Lógico Programável (CLP) como elemento de controle de malha fechada, o que garante sua confiabilidade e baixo custo. Foi projetado para operar em dois modos: automático e manual. No modo automático, o operador seleciona uma temperatura no início do processo e a mesma é acompanhada através de ajustes realizados por um compensador proporcional, integral e derivativo (PID). A operação manual é realizada através de um painel de comandos, onde o operador pode visualizar a temperatura de processo e ajustar manualmente os tempos de abertura e fechamento das válvulas. As válvulas de controle de injeção de gás são os elementos atuadores, acionados por relés controlados por PWM (modulação por largura de pulso). É através de um termopar do tipo K que é feita a medição de temperatura do sistema, o mesmo é conectado ao CLP através de um transdutor de temperatura, que é responsável pela compensação da temperatura de junta fria e em realizar o escalonamento para a entrada analógica do CLP em função da curva característica do termopar. Para supervisão do sistema é utilizado o software Elipse E3, o qual permite que a monitoração do processo seja realizada em tempo real através de elementos gráficos relacionados às variáveis físicas do campo. Para obtenção de resultados em laboratório, foi utilizado um forno construído com lâmpadas, que simularam o papel do conjunto válvulas / queimadores no processo da indústria. Palavras-chave: Forno, Cerâmica vermelha, Controle Título do Projeto do Orientador: Desenvolvimento de Tecnologia em Controle e Automação Linha de Pesquisa: Modernização de Processos Tecnológicos Programa / Projeto: Projeto de Pesquisa do CNPq no 104406/2004-6 " Desenvolvimento de Tecnologia em Controle e Automação". Apoio Financeiro: CEFET/RJ Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharias Área: Engenharia Elétrica Sub-área: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais

CEFET/RJ

28

SIC19-2006 ESTUDO DE JUNTA SOLDADA PARA REPARO EM TUBOS DE ALTA RESISTÊNCIA ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA Diego Ferreira Bouças (Bolsista PIBIC-CNPq) (8o Período de Eng. Mecânica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Hector Reynaldo Meneses Costa, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo Este trabalho tem como objetivo estudar o comportamento da zona termicamente afetada (ZTA) de cordão de solda em tubo de aço API 5L X-60, envolvido por uma luva do mesmo material, através de simulação por elementos finitos e experimentalmente. Após a execução da solda em um passe único de raiz, foram realizados exames via microscopia ótica para medição da profundidade da ZTA. Para a simulação numérica foi desenvolvido um modelo de elementos finitos utilizando um elemento bidimensional com 4 nós e variáveis nodais de deslocamento e temperatura. Este modelo permitiu o estudo dos problemas térmico e mecânico de uma forma acoplada. No entanto, neste trabalho considerou-se apenas o processo térmico para simulação da distribuição de temperatura na ZTA. A metodologia proposta permitiu prever as dimensões da zona termicamente afetada (ZTA) e a distribuição de temperatura na região do metal de solda, a partir da análise dos resultados obtidos através da simulação numérica. O resultado obtido via microscopia, quando comparados com os da simulação numérica, foi satisfatório, sendo que a precisão da medição via microscopia e ajustes de parâmetros, como tensão e corrente , proporcionam resultados mais precisos. Palavras-chave: Aço X-60 , Elementos Finitos, Microscopia ótica Título do Projeto do Orientador: Integridade Estrutural Linha de Pesquisa: Integridade Estrutural Programa / Projeto: PIBIC-CNPq Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Mecânica Sub-área: Mecânica dos Sólidos Especialidade: Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos

CEFET/RJ

29

SIC20-2006 ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO DE TEMPERATURA EM PROCESSO DE SOLDAGEM BRASAGEM POR ARCO ELÉTRICO Ivan Ivanovitsch Thesi Riagusoff (Bolsista PIBIC-CNPq) (4o Período de Eng. Mecânica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Hector Reynaldo Meneses Costa, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo Este trabalho tem como objetivo estudar o comportamento da zona termicamente afetada (ZTA) em uma junta de filete. O metal de base usado foi uma chapa fina galvanizada com 0,8 mm de espessura e massa específica de 91g de Zn/m2, correspondendo à designação de cobertura Z100 de acordo com a norma NBR 7008/3. Foi feita caracterização microestrutural por microscopia ótica, com ataque de Nital 2% e medida a profundidade da ZTA. Através de estudo por elementos finitos, utilizando o Software ANSYS, foi desenvolvido um modelo considerando a fonte de calor movendo-se pelo baricentro do triângulo formado pelo cordão de solda com os materiais. Este modelo era essencial na análise do ciclo térmico promovido pelo processo de soldagem. Com isto foi feita a comparação dos resultados experimentais e por simulação numérica. Os resultados de medição por microscopia, quando comparados com os da simulação numérica demonstraram estar muito próximos, em relação a profundidade da ZTA, sendo que a diferença deve-se, principalmente, as variações de parâmetros de soldagem, dessa forma confirmando a aceitabilidade do estudo. Palavras-chave: Analise estrutural, Elementos finitos, Modelagem Título do Projeto do Orientador: Integridade Estrutural Linha de Pesquisa: Integridade Estrutural Programa / Projeto: PIBIC-CNPq Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Mecânica Sub-área: Mecânica dos Sólidos Especialidade: Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos

CEFET/RJ

30

SIC21-2006 ESTUDO DE APLICAÇÃO DE CONCEITOS ERGONOMÉTRICOS E DE DESIGN NA ELABORAÇÃO DE ATRIBUTOS PARA PRODUTOS ESPECIAIS Livia Vicente Primo Siqueira (Bolsista PIBIC-CNPq) (5o Período de Eng. Produção) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Hector Reynaldo Meneses Costa, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo Este trabalho de pesquisa enfatiza a importância da aplicação da pesquisa qualitativa no planejamento de projetos de produtos. O método de pesquisa qualitativa denominado entrevista exploratória foi aplicado aos usuários de cadeiras operacionais portadores de discopatia lombar, com o objetivo de identificar as dificuldades encontradas na utilização do produto, aos requisitos significativos para o produto, os valores atribuídos ao produto e os benefícios esperados. Foi verificado que os principais problemas encontrados eram relativos ao encosto e dimensões das cadeiras, tendo em vistas que as mesmas não atendiam as normas vigentes. A partir dos indicativos apontados pela pesquisa foi feito modelamento em 3D usando o programa SOLIDWORS com a finalidade de encontrar alternativas de soluções posturais, via estudo ergonômico. Com estas soluções foi feita uma avaliação por usuários que tenham tal problema. Para a construção do projeto conceitual da cadeira especial foram usadas normas técnicas de confecção e a legislação trabalhista de mobiliário de escritório , chegando a um modelo ideal de encosto. Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa , Ergonomia, Modelamento em 3D Título do Projeto do Orientador: Produto Linha de Pesquisa: Produto Programa / Projeto: PIBIC-CNPq Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Produção Sub-área: Ergonomia, Produtos Especialidade: Projeto de Produtos, Conceitos Posturais

CEFET/RJ

31

SIC22-2006 ANÁLISE DE TENSÕES EM CHAPA GALVANIZADA DE 0,8 MM DE ESPESSURA SOLDADA A MIG BRAZING Vinícius Cabral Azevedo (Bolsista PIBIC-CNPq) (4o Período de Eng. Mecânica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Hector Reynaldo Meneses Costa, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo Este trabalho tem como objetivo estudar o comportamento do metal de solda e do metal de base em uma junta de filete. O metal de base usado foi uma chapa fina galvanizada com 0,8 mm de espessura e massa específica de 91g de Zn/m2, correspondendo à designação de cobertura Z100 de acordo com a norma NBR 7008/3. Foi feita caracterização microestrutural por microscopia ótica, com ataque de Nital 2% e medição do nível de tensão via nanoidentação na junta soldada. Através de um estudo de elementos finitos, utilizando o Software ANSYS, foi desenvolvido um modelo considerando a fonte de calor movendo-se pelo baricentro do triângulo formado pelo cordão de solda com os materiais. Com isto foi ajustado um modelo para predição do nível de tensão promovido pelo processo de soldagem. A partir dos resultados obtidos foi feita a comparação dos resultados experimentais e por simulação numérica. Os resultados obtidos quando comparados com os da simulação numérica demonstraram estar próximos em relação a distribuição de tensão ao longo da junta soldada, sendo que as diferenças devem-se, principalmente, as variações de parâmetros de soldagem e as características próprias de cada região (metal de base e metal de solda). Palavras-chave: Metal de Solda, Aço Galvanizado, Elementos finitos Título do Projeto do Orientador: Integridade Estrutural Linha de Pesquisa: Integridade Estrutural Programa / Projeto: PIBIC-CNPq Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Mecânica Sub-área: Mecânica dos Sólidos Especialidade: Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos

CEFET/RJ

32

SIC23-2006 O EMPREGO DAS LINGUAGENS FORTRAN E C PARA ANÁLISE NUMÉRICA – TUTORIAL EM CÁLCULO NUMÉRICO Carla Bruna Estevam Moreira Ferreira (Bolsista PIBIC-CNPq) (5º Período de Eng. Mecânica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Leandro Lourenço Magalhães (Bolsista PIBIC-CNPq) (5º Período de Eng. Mecânica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Natalia Pujol Pacheco Silveira, D.Sc. (Orientadora) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo Este trabalho elabora um tutorial com o objetivo de auxiliar os alunos de Engenharia, inscritos na disciplina Cálculo Numérico. São apresentados um embasamento teórico dos principais métodos abordados nesta disciplina, os algoritmos de cada rotina, a respectiva codificação em linguagem Fortran e finalmente aplicações com objetivo de exemplificar cada ferramenta numérica em questão. Os arquivos de entrada e saída de dados dos problemas analisados relativos ao código fonte Fortran, códigos em linguagem C e seus respectivos arquivos de entrada e saída estão disponíveis no CD anexo. São abordados os seguintes assuntos: série de Taylor, raízes reais de funções reais (métodos da bisseção, posição falsa e Newton-Raphson), integração numérica (regra dos trapézios e regra de Simpson), solução numérica de sistemas de equações lineares (métodos da eliminação de Gauss, Gauss-Jacobi e Gauss-Seidel), interpolação de funções a uma variável e finalmente, solução numérica de equações diferenciais ordinárias pelos métodos de Euler, Runge-Kutta de 4ª ordem e diferenças finitas. A importância de cada programa na utilização dos métodos está na vasta aplicação destes em problemas de Engenharia em geral. Palavras-chave: Cálculo Numérico, Métodos Numéricos, Linguagem de Programação C , Linguagem de Programação Fortran Título do Projeto do Orientador: Métodos Numéricos e Computacionais Aplicados Linha de Pesquisa: Programa / Projeto: PIBIC-CNPq Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Ciências Exatas e da Terra Área: Matemática Sub-área: Matemática Aplicada Especialidade: Análise Numérica

CEFET/RJ

33

SIC24-2006 UMA PERSPECTIVA DE EVOLUÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SESC-RJ NO PERÍODO 2000 A 2005 Viviane Roizman (Bolsista PIBIC-CNPq) (5o Período de Administração Industrial) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] José Antonio Assunção Peixoto, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo Neste trabalho procura-se alcançar uma perspectiva da evolução das atividades desenvolvidas pelo Serviço Social do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (SESC-RJ), no período de 2000 a 2005, mostrando o seu papel na sociedade e os principais eventos que vêm sendo promovidos pela instituição em áreas de atuação específicas. Esta entidade foi escolhida como foco deste trabalho devido à abrangência da programação de eventos sócio-culturais que realiza e a importância que representa para grande parte da sociedade brasileira. A metodologia utilizada envolveu o levantamento de dados em revistas mensais publicadas para o Estado do Rio de Janeiro pela instituição, e realização de contatos com funcionários qualificados que prestaram esclarecimentos e deram sugestões para realização das análises estatísticas. Somando ao estudo, são citados alguns dados acerca da economia da cultura e a economia da música no Brasil, buscando mostrar seu desenvolvimento, mais especificamente na região do Rio de Janeiro. Palavras-chave: Avaliação de desempenho, Desempenho organizacional, Evento Cultural Título do Projeto do Orientador: Agregação de dados para a avaliação do desempenho na gestão de eventos culturais Linha de Pesquisa: Inovações Tecnológicas Programa / Projeto: Projeto de Pesquisa no CNPq Desenvolvimento e Normalização da Produção Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Produção Sub-área: Gerência de Produção Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção

CEFET/RJ

34

SIC25-2006 ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE TEMPERATURA GERADA PELO PROCESSO DE AQUECIMENTO RÁPIDO EM CILINDROS DE AÇO Luiza Assunção do Carmo José (Bolsista PIBIC-CNPq) (4o Período de Eng. Mecânica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Paulo de Faria Borges, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo O stress residual gerado pelo progressivo endurecimento de cilindros de aço tem sido objeto de variada e sistemática investigação pelos especialistas em Engenharia Mecânica e de Materiais. A produção de defeitos devido à presença de stress e os processos para a minimização deles através de tratamentos térmicos conduziu a uma modelagem destes fenômenos que por sua própria natureza é representada por equações não-lineares de difícil solução. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a distribuição de temperatura induzida por tratamento térmico com o intuito de minimizar stress e defeitos, mais precisamente a têmpera, em cilindros de aço. Para realizar este projeto e contornar as dificuldades envolvidas com uma modelagem analítica de fenômenos não-lineares é proposta uma aproximação que lineariza a equação para as trocas de calor no processo e posteriormente uma abordagem em MAPLE com o uso de ferramentas de análise de simetrias numa tentativa de se obter uma solução analítica. Os resultados obtidos serão comparados com aqueles disponíveis na literatura disponível sobre o assunto. Palavras chave: Têmpera / Tensões / Deformações / Controle / Modelagem Título do Projeto do Orientador: Implementação do cálculo de sub-diferenciais e sub-gradientes via linguagem C com aplicações à engenharia Linha de Pesquisa: Novas Tecnologias no Ensino de Matemática Programa / Projeto: PIBIC-CNPq Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Ciências Exatas e da Terra Área: Matemática Sub-área: Metodologia e Técnicas da Computação Especialidade: Modelos Analíticos e Simulação

CEFET/RJ

35

SIC26-2006 LEVITAÇÃO MAGNÉTICA UTILIZANDO IMÃS PERMANENTES SEGUNDO O ARRANJO DE HALBACK CIRCULAR Pedro Henrique Andrade de Oliveira (Bolsista PIBIC-CNPq) (6º Período de Eng. Elétrica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Paulo de Faria Borges, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo O fenômeno da levitação magnética com imãs permanentes tem sido proposto como a solução de diversos problemas tecnológicos na área do transporte de massa, especialmente após o advento dos trens magnéticos. O processo de levitação é produzido pelas forças que surgem em uma placa de material paramagnético quando campos magnéticos variáveis induzem correntes parasitas em sua superfície. Estas forças são de dois tipos: uma componente que rejeita o material paramagnético e o mantém suspenso e uma componente que produz um arrasto no mesmo plano da placa utilizada. Neste trabalho é feita uma investigação da levitação magnética de uma placa de alumínio por um arranjo Halback circular. O motivo de usar um arranjo circular é verificar a estabilidade do processo de levitação em função da freqüência da rotação do arranjo de imãs e a distribuição das forças aplicadas sobre o arranjo. Os campos magnéticos envolvidos foram modelados de forma simples a partir da magnetização dos imãs permanentes e da geometria da sua distribuição. Além disso foi construído um protótipo de arranjo circular Halback e um protótipo segundo o arranjo linear em uma pista de 8 metros de comprimento para a demonstração da levitação magnética. Palavras chave: modelagem, levitação, indução circular dinâmica. Título do Projeto do Orientador: Levitação magnética utilizando imãs permanentes segundo o arranjo de Halback circular. Linha de Pesquisa: Novas Tecnologias no Ensino de Física Programa / Projeto: PIBIC-CNPq Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Ciências Exatas e da Terra Área: Física Sub-área: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações Especialidade: Eletricidade e Magnetismo; Campos e Partículas Carregadas

CEFET/RJ

36

SIC27-2006 GESTÃO DA QUALIDADE, VARIÁVEL IMPORTANTE PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES Leila Regina da Conceição da Silva (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) (5o Período de Administração Industrial) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Lílian Martins da Motta Dias, D.Sc. (Orientadora) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ lí[email protected] Resumo O objetivo deste estudo é compreender a evolução, conceituação e Gestão da Qualidade, variáveis importantes para as organizações que pretendem se manter competitivas em relação às suas concorrentes. É feita também, uma análise de três importantes ferramentas da Tecnologia Industrial Básica, que estão diretamente ligadas à Gestão da Qualidade, são elas: Metrologia, Normalização e Avaliação da Conformidade. O estudo foi centralizado nos refrigerantes diet e light e no mercado no qual estão inseridos. A pesquisa e o conteúdo deste trabalho foram elaborados a partir da análise documental de artigos, livros, material disponibilizado em sites de instituições de pesquisa e organizações que realizam estudo sobre o tema entre outros. A gestão conduzida na perspectiva do movimento da qualidade observada nos últimos anos é uma estratégia para as organizações se prepararem para os impactos que as mudanças que o mundo atual as impõe e esta realidade motivou a escolha do foco deste trabalho. Palavras-chave: Qualidade, TIB, CEP, Gestão, Avaliação da Conformidade Título do Projeto do Orientador: O Impacto das Normalizações das Organizações Linha de Pesquisa: Modernização de Processos Industriais Programa / Projeto: PIBIC-CEFET/RJ Apoio Financeiro: CEFET/RJ Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Produção Sub-área: Gerência de Produção Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade

CEFET/RJ

37

SIC28-2006 EXPERIMENTO DE APRENDIZAGEM: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DOS JOGOS DE NEGÓCIO AO ENSINO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS – CEP Thiago da Silva Ferreira (Bolsista PIBIC-CNPq) (4o Período de Administração Industrial) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Sidney Teylor de Oliveira, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo O objetivo deste trabalho é o estudo do Controle Estatístico de Processos - CEP – e o processo de disseminação como uma ferramenta importante no âmbito das Tecnologias de Gestão, dentro do escopo da Tecnologia Industrial Básica – TIB. Com o crescente aumento da concorrência internacional e a necessidade constante de melhoria, o CEP se apresenta como uma metodologia de redução da variabilidade no processo produtivo. A pesquisa aborda também a utilização desta técnica como mecanismo de melhoria dos processos e discute a sua utilização nos programas de treinamento. Descreve a aplicação de conceitos jogo de negócio ao ensino do CEP, PDCA e o 6M, por meio da simulação de um processo produtivo, permitindo aos participantes a oportunidade de experimentação e identificação de diversas fontes de variabilidade e o exercício de métodos de controle. A eficácia do jogo proposto é testada, por meio de métodos estatísticos, a fim de validar a relevância do método no treinamento. Palavras-chave: Qualidade, TIB, CEP, Treinamento Título do Projeto do Orientador: O Impacto das Normalizações das Organizações Linha de Pesquisa: Modernização de Processos Industriais Programa / Projeto: PIBIC/CNPq Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Produção Sub-área: Engenharia do Produto Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto

CEFET/RJ

38

SIC29-2006 O PROCESSO DE MUDANÇA NA INDUSTRIA PRODUTORA DE CACHAÇA FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA NECESSIDADE DE EXPORTAÇÃO – UM ESTUDO DE CASO Fernanda Bittencourt Gouveia (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) (5o Período de Administração Industrial) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Lílian Martins da Motta Dias, D.Sc. (Orientadora) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ lí[email protected] Resumo O objetivo deste estudo foi compreender os processos de mudanças organizacionais numa industria produtora de Cachaça, impostos pela necessidade de abrir novos mercados, portanto, exportar, enfrentando barreiras com diferentes desafios a serem superados. A Tecnologia Industrial Básica e os fatores que a compõe ,Gestão da Qualidade ,Metrologia, , Normalização e Avaliação da Conformidade são determinantes para o controle da variabilidade do processo produtivo, um dos principais problemas a ser enfrentado quando se pretende competir no mercado externo. A industria da cachaça vem aumentando sua participação neste mercado o que determinou a escolha deste produto. Foi realizado um estudo de caso numa industria exportadora com a finalidade de avaliar as mudanças impostas pela adoção da Tecnologia Industrial Básica. O estudo procurou contemplar aspectos da cadeia produtiva desde o plantio até o produto final. Palavras-chave: Qualidade, TIB, Mudanças, Gestão Título do Projeto do Orientador: O Impacto das Normalizações das Organizações Linha de Pesquisa: Modernização de Processos Industriais Programa / Projeto: PIBIC-CEFET/RJ Apoio Financeiro: CEFET-RJ Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia de Produção Sub-área: Gerência de Produção Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade

CEFET/RJ

39

SIC30-2006 SIMULAÇÃO DE TRANSDUTORES DE ULTRA-SOM UTILIZANDO O PSPICE Aline Alves Calado (Bolsista PIBIC-CNPq) (3° Período de Eng. Eletrônica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ [email protected] Carlos Henrique Figueiredo Alves, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ [email protected] Resumo O uso do ultra-som em diagnósticos médicos por imagem e ensaios não destrutivos, tem se intensificado nas últimas décadas, onde a peça principal é o transdutor. Sua estrutura é simples em comparação a sua fabricação. Este trabalho tem por objetivo a simulação de transdutores, com a utilização do PSpice, servindo de base para a construção até o presente momento de transdutores focados de PVDF (Polyvinylidene Fluoride ), material piezelétrico utilizado. Os transdutores foram simulados com 3,0 mm de diâmetro, distância focal de 3,5 mm e utilizaram epóxi como material de retaguarda, para facilitar o casamento de impedância com o material piezelétrico, cuja impedância acústica é próxima de 3Mrayl. A simulação foi feita considerando o modelo KLM com e sem a representação dos eletrodos da película de PVDF. O resultado de ambas as simulações foram comparados entre si e verificou-se que, para o modelo considerando os eletrodos, a resposta temporal foi mais duradoura, o que acarreta uma banda passante menor. Como o material do eletrodo (ouro) possui impedância muito maior do que a impedância do PVDF conclui-se que a diferença de resposta dá-se em virtude da camada do eletrodo influenciar no descasamento de impedância do sistema. Palavras-chave: Ultra-som, simulação, Pspice Título do projeto do Orientador: Projeto e Fabricação de Transdutores de Ultra-som de Alta Freqüência (>40MHz) Para Aplicação em Microscopia Eletrônica Linha de pesquisa: Ultra-Som Aplicado a Ensaios não Destrutivos e Bioengenharia Programa / Projeto: PIBIC/CNPq Apoio Financeiro: CNPq Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia Área: Engenharia Elétrica Sub-área: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação Especialidade: Instrumentação Eletrônica

CEFET/RJ

40

SIC31-2006 CONTROLE DE SISTEMAS NÃO-LINEARES USANDO LINEARIZAÇÃO POR REALIMENTAÇÃO André Corrêa de Carvalho Pereira (Bolsista PIBIC-CEFET/RJ) (7º Período de Eng. Elétrica) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Wallace Moreira Bessa, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Carlos Henrique Figueiredo Alves, D.Sc. (Orientador) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ [email protected] Resumo O controle de sistemas não-lineares vem gradualmente ocupando um espaço cada vez maior, tanto no âmbito teórico quanto no que diz respeito às aplicações. Seu desenvolvimento deve-se, principalmente, à necessidade de superar algumas limitações inerentes aos sistemas de controle lineares. A estratégia de linearização por realimentação (feedback linearization) tem sido largamente empregada, principalmente na área de robótica industrial, devido à simplicidade na qual ela se apresenta. A idéia por trás do método consiste na escolha de uma lei de controle que permita a transformação do sistema dinâmico original em um sistema dinâmico equivalente, porém mais simples. Neste trabalho, o método de linearização por realimentação foi aplicado a sistemas dinâmicos não-lineares de primeira e segunda ordem. O sistema de primeira ordem escolhido consiste de um motor elétrico do tipo DC, sujeito a um atrito do tipo quadrático no eixo. Para o sistema de segunda ordem, optou-se por um circuito RLD (Resistor–Indutor–Diodo). Este tipo de circuito possui uma dinâmica altamente não-linear, podendo inclusive apresentar comportamento caótico. Para avaliar a performance da estratégia adotada, os modelos matemáticos do motor e do circuito, bem como seus respectivos controladores, foram implementados computacionalmente utilizando a linguagem de programação C. Palavras-chave: Controle Não-Linear, Linearização por Realimentação, Sistemas Não-Lineares. Título do Projeto do Orientador: Controle de Sistemas Mecatrônicos via Internet Linha de Pesquisa: Controle Não-Linear Programa / Projeto: PIBIC-CEFET/RJ Apoio Financeiro: CEFET/RJ Classificação do Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq. Grande Área: Engenharias Área: Engenharia Elétrica Sub-área: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos Especialidade: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação