Centroide

2
Centróide Centróide é o ponto no interior duma forma geométrica que define o seu centro geométrico. Caso a forma geométrica represente uma secção homogênea dum corpo então o centróide coincide com o centro de massa. Nos casos em que não só o corpo é homogêneo e está submetido a um campo gravítico constante então esse ponto coincide com o centro de gravidade. Centro de massa O centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos. O centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico. O centro de massa nem ao menos precisa estar dentro do corpo A definição física de centro de massa é de um conjunto de partículas (m 1 ,m 2 ,m 3 ), cujas posições podem ser representadas pelos vetores posição (r 1 ,r 2 ,r 3 ) respectivamente, em relação a um referencial inercial (posições relativas a um observador que seja ele próprio uma partícula ou sistema livre). É uma posição cujo vector é assim definido: M é a massa total do sistema, i.e. a soma de m 1 ,m 2 ,m 3 ... m i , sendo i o número do conjunto de partículas. Se tivermos dois polígonos homogêneos é fácil perceber que o centro de massa de cada uma das figuras está localizado precisamente nos respectivos centros geométricos. Mas se estas figuras estiverem a copuladas, o cálculo do centro de massa dos dois polígonos, tem de considerar as massas de cada um dos polígonos com as respectivas massas (m 1 ,m 2 ) e as posições dos seus centros de massa (x 1 ;y 1 ;x 2 ;y 2 ).

Transcript of Centroide

Page 1: Centroide

Centróide

Centróide é o ponto no interior duma forma geométrica que define o seu centro geométrico. Caso a forma geométrica represente uma secção homogênea dum corpo então o centróide coincide com o centro de massa. Nos casos em que não só o corpo é homogêneo e está submetido a um campo gravítico constante então esse ponto coincide com o centro de gravidade.

Centro de massa

O centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos. O centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico. O centro de massa nem ao menos precisa estar dentro do corpo

A definição física de centro de massa é de um conjunto de partículas (m1,m2,m3), cujas posições podem ser representadas pelos vetores posição (r1,r2,r3) respectivamente, em relação a um referencial inercial (posições relativas a um observador que seja ele próprio uma partícula ou sistema livre). É uma posição cujo vector é assim definido:

 

M é a massa total do sistema, i.e. a soma de m1,m2,m3 ... mi , sendo i o número do conjunto de partículas. Se tivermos dois polígonos homogêneos é fácil perceber que o centro de massa de cada uma das figuras está localizado precisamente nos respectivos centros geométricos. Mas se estas figuras estiverem a copuladas, o cálculo do centro de massa dos dois polígonos, tem de considerar as massas de cada um dos polígonos com as respectivas massas (m1,m2) e as posições dos seus centros de massa (x1;y1;x2;y2).

Gravidade

Na física, o centro de gravidade ou baricentro de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força de gravidade de todo o corpo formado por um conjunto de partículas. Essas partículas são atraídas para a Terra, cada qual com sua força-peso. Centro de gravidade, portanto, é o ponto onde se podem equilibrar todas essas forças de atração.

A palavra "baricentro" é de origem grega (Bari = peso) e designa o centro dos pesos. Arquimedes foi o primeiro a estudar o baricentro de dois pontos de massa. No caso da força de gravidade resultar de um campo gravítico uniforme, o centro de gravidade é coincidente com o centro de massa. Esta é a aproximação natural no estudo da física de objetos de pequenas dimensões sujeitos ao campo gravítico terrestre.

Page 2: Centroide

De uma forma geral, quando não é possível a aproximação a campos gravíticos uniformes, a determinação da força de gravidade total e do seu ponto de aplicação fica dependente da posição e orientação do corpo. É, portanto incorreto considerar o centro de gravidade como uma característica específica de um corpo rígido (duro). Por exemplo, um anel, que possui seu centro de gravidade fora de seu corpo, em seu centro.