CEOs Que Amam e Odeiam a Exposição Nas Redes Sociais

3
 Imprimir () Rodrigo Abreu, presidente da TI M, apareceu com bermudas no Twitt er e a imagem se tornou viral na internet 01/06/2015 - 05:00 CEOs que amam e odeiam a exposição nas redes sociais Por Jacílio Saraiva Mais de 1,5 mil seguidores no Twitter, 1,3 mil contatos no Facebook e 2,5 mil nomes reunidos no LinkedIn. O  volu me de conexões on-line d e Rodrigo Abreu, presidente da TIM, é prova de que os executivos do primeiro escalão estão usando mais as redes sociais para expor opiniões e se comunicar com clientes, funcionários e parceiros de negócios. "As ferr amenta s me permitem uma maior conexão com funcionários da empresa e com tendências de mercado. Também fun cionam como um canal direto, sem filtros, para receber reclamações e ideias", diz o exec utivo. Mas a p rática ainda n ão virou moda entre todos os presidentes. De acordo com a coach Maria de Lourdes Rosalem, professora de gestão de pessoas do Ibmec-DF, o percentual de executivos do alto escalão que adere a alguma rede social ainda é muito baixo. "Estima-se que apenas 20% desse público tenha per ceb ido a imp ortância das mídias sociais no mundo cor porativo. Quem não usa alega falta de tempo." Para a especialista, além da agenda cheia, os gestores dizem que não exploram ferramentas dessa natureza na internet porque querem evitar discussões, polêmicas e situações desagradáveis perante subordinados ou clientes.  Além dis so, sã o re pelidos p ela pouca rele vância dos as sunt os trata dos na s pla taformas. "Com o passar dos a nos e a chegada d e uma ger ação altamente cone ctada, essa prática será mais difundida no alto escalão", afirma.  Algu ns, no enta nto, j á tiram p roveito dos recursos digit ais. Ao mesmo temp o em que cultiva m relações de trabalho e amizade, conseguem dinamizar negócios, observar o movimento da concorrência e identificar novos talentos profissionais. Uma maior aproximação com stakeholders, pares e subordinados também é observada pelos gestores.  Abre u, d a TIM, testemunh ou a força das redes virtu ais no ú ltim o verão, quando a operadora permitiu o u so de  ber mud as no escritório em razão das al tas t emperaturas registrada s. "Os colaboradores começaram a post ar fotos no ambiente de trabalho usando o novo 'dress code' e um funcionário me perguntou quando eu iria aderir à mudança. Dias depois, fui ao escritório com o novo traje e postei uma foto no Twitter, 'marcando' o colaborador. A  viralizaçã o da im agem foi imediat a", lembra.

description

Redes Sociais

Transcript of CEOs Que Amam e Odeiam a Exposição Nas Redes Sociais

  • Imprimir()

    RodrigoAbreu,presidentedaTIM,apareceucombermudasnoTwittereaimagemsetornouviralnainternet

    01/06/201505:00

    CEOsqueamameodeiamaexposionasredessociais

    PorJaclioSaraiva

    Maisde1,5milseguidoresnoTwitter,1,3milcontatosnoFacebooke2,5milnomesreunidosnoLinkedIn.OvolumedeconexesonlinedeRodrigoAbreu,presidentedaTIM,provadequeosexecutivosdoprimeiroescaloestousandomaisasredessociaisparaexporopiniesesecomunicarcomclientes,funcionrioseparceirosdenegcios."Asferramentasmepermitemumamaiorconexocomfuncionriosdaempresaecomtendnciasdemercado.Tambmfuncionamcomoumcanaldireto,semfiltros,parareceberreclamaeseideias",dizoexecutivo.Masaprticaaindanoviroumodaentretodosospresidentes.

    DeacordocomacoachMariadeLourdesRosalem,professoradegestodepessoasdoIbmecDF,opercentualdeexecutivosdoaltoescaloqueadereaalgumaredesocialaindamuitobaixo."Estimasequeapenas20%dessepblicotenhapercebidoaimportnciadasmdiassociaisnomundocorporativo.Quemnousaalegafaltadetempo."

    Paraaespecialista,almdaagendacheia,osgestoresdizemquenoexploramferramentasdessanaturezanainternetporquequeremevitardiscusses,polmicasesituaesdesagradveisperantesubordinadosouclientes.Almdisso,sorepelidospelapoucarelevnciadosassuntostratadosnasplataformas."Comopassardosanoseachegadadeumageraoaltamenteconectada,essaprticasermaisdifundidanoaltoescalo",afirma.

    Alguns,noentanto,jtiramproveitodosrecursosdigitais.Aomesmotempoemquecultivamrelaesdetrabalhoeamizade,conseguemdinamizarnegcios,observaromovimentodaconcorrnciaeidentificarnovostalentosprofissionais.Umamaioraproximaocomstakeholders,paresesubordinadostambmobservadapelosgestores.

    Abreu,daTIM,testemunhouaforadasredesvirtuaisnoltimovero,quandoaoperadorapermitiuousodebermudasnoescritrioemrazodasaltastemperaturasregistradas."Oscolaboradorescomearamapostarfotosnoambientedetrabalhousandoonovo'dresscode'eumfuncionriomeperguntouquandoeuiriaaderirmudana.Diasdepois,fuiaoescritriocomonovotrajeeposteiumafotonoTwitter,'marcando'ocolaborador.Aviralizaodaimagemfoiimediata",lembra.

  • Almdeterestreitadoocontatocomasequipes,Abreutambmpercebeuumaumentononmerodeclientesefornecedoresoseguindoemseusperfis.Oexecutivofazatualizaesdirias,comnotciassobreaoperadoraeomercadodetelecomunicaes,anlisesdetendncias,notasdereconhecimentoporconquistasdotimeefotosdonascerdosol,quandosaiparapedalardemanh.

    Umadaspublicaesquegeroumaiscomentriosfoifeitadacamadeumhospital,emjulhode2012,quandoelesofreuuminfarto."Fiqueiemocionadocomarepercusso",diz.Nocampoprofissional,eletentarespondersdemandasdetodososclientesqueoprocuram."Graasaisso,altereiprocessosinternosejplanejoolanamentodenovosprodutos."

    MarceloSales,chieftechnologyofficer(CTO)paraaAmricaLatinadaHitachiDataSystems,dareadetecnologia,dedicapelomenosumahoraaodiasconversaseletrnicas.Acumula500contatosnoLinkedInemaisde400noFacebook.Sessentaporcentodototalsodivididosentreclientes,colegasdetrabalhoefuncionrios."EstounoLinkedIndesdeafundaodosite,em2003.Queriaampliaronetworking,masdepoispercebioalcancedorecursoparameatualizarsobreaindstriadeTI,pormeiodoslinkscompartilhados."

    NoFacebook,oexecutivodivulgaoblogcorporativoparaoqualescrevedesdefevereiro,emtrsidiomas,almdechecarasnotciasmaisimportantesdodiaeosdadosdaconcorrncia.Recentemente,preferiuusaracolunadigitalparaanunciarafinalizaodacompradeumamultinacionalpelaHitachi,aoinvsdedispararumcomunicadoimprensa."Estamosdiversificandoaformadelevarinformaesrelevantesaosstakeholders",afirma.

    Oexecutivoencaraaspginassociaiscomo"mapas"paralocalizartalentos,evriosmembrosdaequipenaAmricaLatinaforamidentificadosviainternet."Osperfisnosajudamaencontrarcandidatos,maspermitemanalisarohistricoprofissionaleonetworking,coisaquemuitasvezesnopodemosfazernosprocessosseletivosmaistradicionais."

    "Umavantagemdasnovasmdiasacabarcomaimagemdequeocupantesdotoposo'intocveis'",dizMunhoz,daTSystems

    JimmyCygler,presidentedaProxis,dosetordecontactcenter,afirmaqueasmdiasonlinetambmoauxiliaramaformarequipesdeapoio."Quarentaporcentodosnossosexecutivoscomearamorelacionamentocomaempresapormeiodasredessociais",diz.Mas,aomesmotempoemquefacilitamaproximaes,elaspodemprovocarocontrrio."precisobomsenso,poisumavezpublicadoumcomentrio,nodparavoltaratrs."

    Paraele,quenaveganoLinkedInhmaisdedezanos,ohbitode"postar"podeseraperfeioadocomotempo.Noportaldecontatosprofissionais,Cyglerparticipadegruposdetecnologia,marketingeempreendedorismo,almdeseguirlderesdeprojeoglobal,comooinglsRichardBranson,fundadordogrupoVirgin,oinvestidoreconsultoramericanoGuyKawasakieJackWelch,expresidentedaGE."AcompanhoaindaouniversoB2C(businesstoconsumer)paraentendermelhorcomopensamosgestoresdosnegcios",explicaoexecutivo,commaisde3,8milconexesnoLinkedIn.

    JCarlnioCasteloBranco,CEOdaSenior,desoftwaresparagesto,separaostemasdeinteresseporredesocial,paranomisturarperfispessoaiseprofissionais.OexecutivoalimentaoLinkedInapenascomcontedocorporativoereservaoFacebookparaexperinciasparticulares,fotosdafamliaeviagens.Juntas,somamquasemilcontatos."Gostodedivulgarmaterialsobreinovao,aeseprojetosdaempresa."

    UmdosltimostextosqueCasteloBrancocompartilhoufoidositedarevista"HarvardBusinessReview",sobreotimismoeaimportnciadopensamentopositivonaevoluoprofissional.Paraevitardoresdecabea,eleafirmaqueseletivoaoaceitarcontatosenuncarepassamensagensquepossamafetaroutrosusurios.

  • IdevalMunhoz,presidentedaTSystemsBrasileAmricaLatina,dosetordeservioseoutsourcingdetecnologia,preferesededicaraoTwitter."Entreinomicroblogemjulhode2009,massvolteiefetivamentehpoucotempo,aoidentificarsuautilidadeparaconversarcomosfuncionrios",dizele,quetemumabasecomcemseguidores."Aempresatambmtrouxeacomunicaomaisparadentrodonegciopormeiodasredessociais,ideiadifundidapeloconselhodeadministraonoBrasil."

    Especialistaemvendas,Munhoz,afirmaque,devidoaumcomentriofeitoporumCIOdeumaempresasobreumartigopublicadonoseuperfil,conseguiuidentificarinteressescomunse"puxouassunto"viainternet."Agora,estamosconversandosobrenegcios."

    ParaolderdaTSystems,outravantagemdasnovasmdiasacabarcomaimagemdequeocupantesdotopodapirmidecorporativaso"intocveis"."FuncionriosdeoutrascidadesmeacessamviaTwitterouLinkedIn.Possocompartilharcomelesasposiesdadireo,paraqueentendamaondepretendolevaraempresa".Aatuaoonlinedopresidenterefleteatnomundodecarneeosso.Duranteumevento,encontrouumconcorrentequeoparabenizoupelaspostagens."Foigratificanteverqueconquisteiorespeitodeumprofissionalque,duranteohorriocomercial,umcompetidordemercado."

    AprofessoraMariadeLourdesRosalem,doIbmec,ressaltaqueospresidentesprecisamseguiralgumasregrasdecondutanacomunicaovirtual."Exposiespessoaispodemprejudicaroprofissional,assimcomoalinguagemutilizada,crticaseovazamentodeinformaesconfidenciais".RodrigoAbreu,daTIM,afirmaquecostumaadotarumaregrasimplesparanosairdalinha."Sehdvidassobreocontedo,nopublique",diz.Issovaleparamensagensqueapenasexpressamumafrustraoouquepossamserusadas,nofuturo,foradeseucontextooriginal.

    AorientaodeAbreuvaliosa.UmapesquisadaagnciaderelaespblicasWeberShandwick,emparceriacomamultinacionaldepesquisaKRCResearch,indicaque81%dosexecutivosglobaisacreditamqueummaiorengajamentodosCEOssetornouobrigatrioparaconstruiraimagemdascorporaesequeelesdevemmarcarpresenanocenriovirtual.

    Depoisdeouvirmaisde1,7milfuncionriosdegrandesgrupos,emtodoomundo,inclusivenoBrasil,olevantamentomostrouqueareputaodoprincipalnomedoorganogramaresponsvelporquasemetadedovalordemercadodascompanhias.Enquantoisso71%dosentrevistadosafirmamqueosdirigentesdevemseracessveissnovasmdiasemaisatuantesnossitescorporativos.