ceramica.docx

24
Os revestimentos cerâmicos para paredes, conhecidos popularmente por azulejos, são placas cerâmicas fabricadas a partir de uma mistura de argila. As costas das placas possuem garras, para auxiliar na aderência com a superfície onde serão assentadas, e são denominadas de tardoz. Uma preparação adequada da parede é muito importante para que o resultado final do trabalho, quer a nível técnico quer a nível estético, seja perfeito. Por isto é necessário que sejam feitas os seguintes preparos, antes do início do assentamento de azulejos . A base a ser revestida deverá passar por um processo de limpeza para remoção de pó, sujidade, gordura, bolor e outras substâncias que possam vir a prejudicar a aderência. Os procedimentos recomendados para a limpeza são os seguintes: - Limpeza com vassoura de piaçaba ou escova de aço; - Remoção de partículas com uma espátula; - Lavagem com água sob pressão ou jacto de areia nos casos de grande impregnação. Material a utilizar: Água A água utilizada deve ser limpa de impurezas. Não deve ser usada água salgada em hipótese alguma. Todos os recipientes destinados a armazenagem ou transporte de água devem ser limpos. Argamassa colante Argamassa colante , também conhecida como cimento colante, cimento cola ou argamassa adesiva, é um produto industrializado, utilizado na colocação de peças cerâmicas de revestimento, tanto de paredes como de pisos. Não use misturas “caseiras”, estas podem não produzir a aderência necessária entre a peça e a parede. Argamassa de rejuntamento

Transcript of ceramica.docx

Os revestimentos   cerâmicos  para paredes, conhecidos popularmente por azulejos, são placas cerâmicas fabricadas a partir de uma mistura de argila. As costas das placas possuem garras, para auxiliar na aderência com a superfície onde serão assentadas, e são denominadas de tardoz.

Uma preparação adequada da parede é muito importante para que o resultado final do trabalho, quer a nível técnico quer a nível estético, seja perfeito. Por isto é necessário que sejam feitas os seguintes preparos, antes do início do assentamento de   azulejos .

A base a ser revestida deverá passar por um processo de limpeza para remoção de pó, sujidade, gordura, bolor e outras substâncias que possam vir a prejudicar a aderência. Os procedimentos recomendados para a limpeza são os seguintes:

- Limpeza com vassoura de piaçaba ou escova de aço;

- Remoção de partículas com uma espátula;

- Lavagem com água sob pressão ou jacto de areia nos casos de grande impregnação.

Material a utilizar:

Água

A água utilizada deve ser limpa de impurezas. Não deve ser usada água salgada em hipótese alguma. Todos os recipientes destinados a armazenagem ou transporte de água devem ser limpos.

Argamassa   colante

Argamassa   colante , também conhecida como cimento colante, cimento cola ou argamassa adesiva, é um produto industrializado, utilizado na colocação de peças cerâmicas de revestimento, tanto de paredes como de pisos. Não use misturas “caseiras”, estas podem não produzir a aderência necessária entre a peça e a parede.

Argamassa de rejuntamento

A argamassa de rejuntamento, ou simplesmente rejunte, é utilizada no preenchimento dos espaços entre duas peças cerâmicas consecutivas, e tem por função apoiar e proteger as arestas das peças cerâmicas. Da mesma forma que para a argamassa colante, o tipo de rejunte a ser usado depende do ambiente onde será aplicado. A argamassa de rejuntamento é vendida em sacos ou caixas. Actualmente existe no mercado rejuntes de diversas cores. A cor do rejunte pode afectar significativamente o efeito visual da parede.

Argamassa para emboco

Argamassa para o emboço deve ter o traço em volumes aparentes variando de 1:1/2:5 a 1:2:8 de cimento, cal hidratada e areia média húmida.

Argamassa para chapisco

A argamassa para chapisco deve ter o traço em volumes aparentes de 1:3 de cimento e areia média húmida.

Passo 1:Estabeleça previamente um plano que lhe permita calcular o número de azulejos a cortar, limitar o número de desperdícios e prever uma disposição simétrica dos azulejos a colocar à volta de aberturas. Determine a largura da junta, de 2 mm (15 x 15 cm) a 5 ou mesmo 8 mm.

Passo 2:Trace, ao meio da parede, uma linha vertical, sirva-se do fio-de-prumo e do bate-linhas. Nunca comece por um canto, porque não poderá ter a certeza de que estes são certos. Reserve para mais tarde osazulejos cortados, os seus cortes serão aqui menos visíveis. Conte sempre com 10% de azulejos a mais.

Passo 3:A argamassa a ser feita, para a colocação dos azulejos é com cimento cola. Este deverá ser estendido sobre a base horizontalmente, em bandas regulares. Este trabalho faz-se com a ajuda de um espátula especial cujos “dentes” determinam a espessura da camada de cola (cimento cola ou cola em pasta; uma cola fungicida nos locais húmidos).

Passo 4:Logo que tenha espalhado a cola, coloque o primeiro azulejo, em seguida confirme com o fio-de-prumo. Preveja uma junta entre o baixo deste azulejo e, por  exemplo, a bancada, o bordo da banheiraou ainda um pedaço de madeira provisório. As cruzetas manterão o azulejo no lugar.

Passo 5:Encha com argamassa depois de um dia de secagem. Utilize massa de ceramista (branca ou tingida) ou massa de juntas. Espalhe-a sobre os azulejos com o rodo de borracha. Logo que comece a pegar (geralmente ao fim de algumas horas), limpe o excedente com um pano seco ou com uma esponja.

Impermeabilização das juntas:Uma junta impermeabilizada em silicone será realizada com a ajuda de uma pistola. Finalize com a ajuda do dedo previamente molhado numa solução de água com sabão. Um raspador especial ajudará substituindo vantajosamente o dedo. Pode também utilizar um perfil especial de acabamento.

Como assentar revestimentos ceramicos

By construtop On 5 de agosto de 2010 · 6 Comments

Quando começamos esse blog, nosso intuito principal era trazer sempre informações e dicas sobre reforma e construção. E é isso que ainda temos em mente, e nosso conteúdo se extende não só para você que quer reformar a casa e tem dúvidas sobre como deve organizar essa reforma. Nosso conteúdo também é interessante para aqueles que querem fazer seus próprios reparos e para os profissionais desta área. Dessa forma, trazemos mais uma série de “pequenos manuais” para que o iniciante ou profissional tenha as informações básicas de como assentar um piso cerâmico. Anteriormente vimos um artigo falando apenas dos materiais, acessórios e ferramentas utilizadas no assentamento, hoje veremos os métodos. Lembrando que de nada adianta comprar um piso ou revestimento cerâmico de alta qualidade, se não for assentado corretamente. Mãos à obra!

 

Para assentarmos pisos e revestimentos cerâmicos devemos seguir alguns procedimentos por ordem e não “pular” nenhum deles:

 

1. PLANEJAMENTO2. APLICAÇÃO DA ARGAMASSA COLANTE3. ASSENTAMENTO DAS PLACAS CERÂMICAS4. REJUNTE5. CURA6. LIMPEZA

 

PLANEJAMENTO

 

Verificar o esquadro e as dimensões da base a ser revestida para definição da largura das juntas entre as peças, buscando reduzir o número de recortes e o melhor posicionamento destes.

Locar, sobre a superfície a ser revestida, as juntas horizontais e verticais entre as peças cerâmicas.

Marcar os alinhamentos das primeiras fiadas, nos dois sentidos, com linhas de nylon, servindo então de referência para as demais fiadas, ou então a partir da fixação de uma régua de alumínio junto à base.

Arranjar as peças de forma que sejam feitos cortes iguais nos lados opostos à superfície a ser revestida.

Planejar a colocação das peças com relação: à decoração das peças, ao encaixe preciso dos desenhos, à colocação em diagonais e perpendiculares.

Para o caso de assentamento de paisagens ou mosaicos, desenhar com giz as figuras a serem formadas, colocando entre as linhas desenhadas o formato e a cor das peças que fazem parte do desenho.

 

APLICAÇÃO DA ARGAMASSA COLANTE

 

Preparo:

 

Preparar a argamassa manualmente ou em misturador mecânico limpo, adicionando-se água na quantidade recomendada na embalagem do produto até que haja homogeneidade da mistura. A quantidade preparada deve ser suficiente para um trabalho de no máximo 2 a 3 horas. Após a mistura, a argamassa deve ficar em repouso pelo período de tempo indicado na embalagem, para que ocorram as reações dos aditivos, sendo a seguir reamassada. No caso de preparo manual, utilizar um recipiente plástico ou metálico limpo, para fazer a mistura.

 

 

Aplicando:O método de aplicação da argamassa colante depende da área da placa cerâmica a ser assentada. Para peças cerâmicas com área igual ou menor que 900cm2, a aplicação da argamassa pode ser feita pelo método convencional, ou seja, a aplicação da argamassa é somente na parede, estando a peça cerâmica limpa e seca para o assentamento. O posicionamento da peça deve ser tal que garanta contato pleno entre seu tardoz e a argamassa. Para áreas maiores que 900cm2 a argamassa deve ser aplicada tanto na parede quanto na própria peça (dupla colagem). Os cordões formados nessas duas superfícies devem se cruzar em ângulo de 90º, e a cerâmica deve ser assentada de tal forma que os cordões estejam perpendiculares entre si.

 

Área da superfície dasplacas cerâmicas (cm2)

Formato dos dentes dadesempenadeira (mm) Procedimento

menor que 400 Quadrados 6 x 6 x 6 Convencional

entre 400 e 900 Quadrados 8 x 8 x 8 Convencional

maior ou igual a 900 Quadrados 8 x 8 x 8 Dupla colagem

 

A argamassa deve ser espalhada com o lado liso da desempenadeira, comprimindo-a contra a parede num ângulo de 45º, formando uma camada uniforme. A seguir, utilizar o lado denteado da desempenadeira sobre a camada de argamassa, para formar cordões que facilitarão o nivelamento e a fixação das peças cerâmicas. Durante a colocação das peças os cordões de cola

devem ser totalmente esmagados, formando uma camada uniforme, e garantindo o contato pleno da argamassa com todo o verso da peça. A espessura da camada final de argamassa colante deve ser de 4 a 5mm, podendo chegar a 12mm em pequenas áreas isoladas, onde existam irregularidades superficiais na base. As reentrâncias de altura maior que 1mm, eventualmente presentes no tardoz das peças cerâmicas, devem ser preenchidas com argamassa colante no momento do assentamento.

 

 

Devem sempre ser respeitados os tempos de uso, tempo em aberto e tempo de ajuste, indicados na embalagem do produto, levando-se em conta que em dias secos, quentes e com muito vento, estes tempos são diminuídos. O final do tempo em aberto da argamassa é indicado pela formação de uma película esbranquiçada sobre os cordões de cola. A partir deste momento as condições de assentamento ficam prejudicadas, podendo favorecer o descolamento precoce da peça cerâmica. Periodicamente durante o assentamento, deve-se arrancar peças aleatoriamente (1% das peças), verificando se estão com o verso totalmente preenchido com argamassa. Este procedimento é denominado de Teste de Arrancamento e se destina a avaliar a qualidade do assentamento, e fazer ajustes caso seja necessário.

 

 

 

ASSENTAMENTO DAS PLACAS

 

O tardoz da placa cerâmica a ser assentada deve estar limpo, isento de pó, gorduras, ou partículas secas e NÃO deve ser molhado antes do assentamento. A colocação das placas cerâmicas deve ser feita de baixo para cima, uma fiada de cada vez. As placas cerâmicas devem ser colocadas ligeiramente fora de posição, sobre os cordões de cola. O posicionamento da peça é então ajustado e o revestimento cerâmico é fixado através de um ligeiro movimento de rotação. Para a retirada do excesso de argamassa, devem ser dadas leves batidas com ummartelo de borracha sobre a face da cerâmica, ou mesmo batidas com cabos de madeira de martelos comuns e colher de pedreiro. A argamassa que escorrer deve ser limpa antes do seu endurecimento, evitando que esta prejudique o rejunte.

 

 

REJUNTE

 

O preenchimento das juntas de assentamento pode ser iniciado no mínimo 3 dias após concluído o assentamento das peças. Verifique, primeiramente, se existe alguma cerâmica onde não há argamassa embaixo. Para isto, dê leves pancadas com os dedos sobre a superfície das cerâmicas, se alguma delas apresentar um barulho oco, esta deve ser removida e reassentada. A seguir, limpar as juntas, eliminando toda a sujeira existente e umedecê-las, somente em locais com muito sol, ventos

constantes ou baixa umidade do ar. Utilizar somente argamassas de rejunte industrializadas, especiais para rejuntamento e com impermeabilidade garantida. A argamassa de rejunte deve ser misturada em um recipiente metálico, ou de plástico, limpo, obedecendo as recomendações do fabricante quanto à quantidade de água, até a obtenção de uma mistura homogênea.

 

No caso de argamassas industrializadas, a mistura deve permanecer em repouso por 15 minutos após o processo de mistura. Após o período de repouso, a argamassa deve ser remisturada e espalhada nas juntas com auxílio de uma desempenadeira com base de borracha flexível, em movimentos alternados, de modo que ela penetre uniformemente no espaço entre as cerâmicas. Após secagem inicial da argamassa, remover o excesso com pano, esponja ou estopa úmidos. Após transcorrido mais algum tempo,

que garanta princípio de endurecimento da argamassa, frisar as juntas, obtendo assim acabamento liso e regular. Esta operação pode ser feita com instrumentos de madeira, desenhados especialmente para esse fim, ou com auxílio de cabos elétricos dobrados. Limpar novamente com estopa ou pano secos, para remoção de quaisquer resíduos de argamassa aderidos sobre o revestimento cerâmico.

 

LIMPEZA

 

Esta é a operação final e tem a finalidade de eliminar resíduos de argamassas ou outros materiais usados no processo de assentamento. A limpeza de revestimentos com ácido é contra-indicada, pois pode prejudicar tanto a superfície da peça cerâmica como o rejunte. Entretanto, quando for necessária a limpeza com ácido, deve-se usar uma parte de ácido para dez partes de água (1:10). Neste caso, deve-se proteger previamente com vaselina os componentes susceptíveis ao ataque pelo ácido. Após a limpeza, que deve ser feita com água em abundância, utiliza-se uma solução neutralizante de amônia (uma parte de amônia para cinco partes de água) e se enxágua com água em abundância. Finalmente, enxuga-se com um pano para remover a água presente nas juntas.

 

CURA

 

Após a limpeza, as operações para o revestimento da parede estão completas, muito embora a parede ainda não esteja adequada para uso. É necessário esperar aproximadamente 15 dias para que as reações físicas e químicas, que ocorrem com as argamassas, possam acontecer. Estas reações são fundamentais para a qualidade da aderência entre as diversas camadas que compõe a parede revestida com placas cerâmicas.

Situação

Em ambiente com fortes presença de água, como banheiros, cozinhas e lavandeiras, a argamassa colante deve colaborar para a impermeabilização do revestimento.

A presença de umidade na construção pode gerar diversas consequências ruins.

A umidade agride os revestimentos e pode aflorar em outro ambiente.

Banheiros, cozinhas e lavanderias são áreas com presença de água constante.

Para essas áreas, devem ser utilizados materiais que vão conferir segurança na impermeabilização.

A solução é Cimentcola Impermeável   quartzolit,  a primeira argamassa colante 

impermeável, que possui uma fórmula exclusiva com aditivos impermeabilizantes.

Proteção equivalente ao uso de aditivos nas camadas de regularização. Combate a umidade vinda do solo ou causada pela água nos ambientes...

...e, além disso, com a exclusiva Tecnologia Weber Sem Poeira, máximo conforto e limpeza.

Aplicação

PREPARO DA BASE

A argamassa Cimentcola Impermeável   quartzolit  pode ser aplicada sobre emboço ou contrapiso sarrafeado ou desempenado, curado há mais de 14 dias.

A argamassa pode ser aplicada sobre concreto.

Cimentcola Impermeável quartzolit pode ser aplicada diretamente sobre alvenaria, em áreas internas, curada há mais de 14 dias, constituída de blocos vazados de concreto, silicocalcários ou concreto celular.Porém, para proteção contra a umidade, recomenda-se que seja feita camada de contrapiso ou emboço.

PREPARO DO PRODUTO

Mistura com água limpa (proporção indicada na embalagem):Em um recipiente estanque, limpo, protegido do sol, vento e chuva, misture todo o conteúdo de um ou mais sacos até obter uma consistência pastosa e firme, sem grumos secos. Deixar em repouso por 15 minutos, remisturando antes do uso. Utilize a argamassa no prazo de, no máximo, 2 horas e 30 minutos (em temperatura ambiente até 20 °C; acima dessa temperatura, o prazo será reduzido).

Como alternativa à mistura manual, utilize o processo de mistura mecânica, o qual aumenta o rendimento e melhora a trabalhabilidade da argamassa.APLICAÇÃO

Estenda a argamassa sobre a base com uma desempenadeira, preferencialmente de 8 x 8 x 8 mm.

Para as peças com formato superior a 30 cm x 30 cm e para maior proteção contra a umidade, realize o processo de dupla camada.

Para rejuntar, utilize a linha weber.color.

Colocar cerâmica em piso tem uma grande vantagem, voçê coloca e ela fica no lugar, mas quando ela tem que ser posta na vertical a coisa já se complica um pouco, mas nada que seja lá um bicho de sete cabeças, Nesta edição,, irei mostrar passo a passo como colocar cerâmica na parede,, obedecendo as regras de nivelamento e medidas e desafiando a cruel lei da gravidade...vamos lá?

A primeira coisa a se fazer é bater o nível nos quatro cantos do cômodo,(clic aqui e veja como bater o nível) você pode bater o nível já da altura da cerâmica que será colocada ou um pouquinho acima , no meu caso eu fiz um pouco acima, procure fazer isso de forma perfeita,pois, uma diferença muito grande pode comprometer todo o serviço. figura 01

figura 01

Feito isso nos quatro cantos, vc agora vai colocar uma peça de cerâmica abaixo da marca do nível, medir a distancia entre o nível e a ponta da peça  e por fim voçê  vai bater um prego e correr uma linha. figura 02,03.

figura 02

figura 03

Agora obedecendo rigorosamente o alinhamento(tendo por guia a linha que foi esticada de fora a fora), vá colando peça por peça, de preferência faça todas as primeira fileiras de cada parede pois elas irão servir de apoio para as outras, o grande segredo é justamente esse: que AS PRIMEIRAS FILEIRAS SIRVAM DE BASE PARA AS OUTRAS, a partir daí voçe ja pode usar aquelas famosas cruzetas ou espaçadores ou algo que tenha a mesma medida para fazer a separação das peças para que  o serviço fique ainda mais perfeito.figura 04.obs: para que as peças fique bem alinhadas ao nivel que estabeleçemos, se preciso calçe por baixo pedacinhos de pedras ou cacos de cerâmicas para que elas não saiam do lugar.

figura 04

Veja um pequeno vídeo das primeiras peças alinhadas:

Quando eu cobrei um nível e alinhamento perfeito foi com o objetivo principal de que houvesse um sincronismo das peças nos quatro cantos, as fileiras de uma parede dando seqüencia às outras.figura 05

figura 05

veja um video mais detalhado:

Estando toda as primeiras fileiras das paredes todas ja fixas, passe a colocar as outras acima delas, não é preciso colocar muita argamassa na parede ou nas peças, muita argamassa faz com que as peças escorreguem com facilidade,desinfileirando-as , a medida que for colocando as peças, vá sempre averiguando se as anteriores não sairam do lugar, use espaçadores entre elas, cacos de ceramicas podem funcionar perfeitamente.obs; deixando um bom espaço entre elas podem ser necessarios para que possa mais na frente corrigir eventuais erros.Se sua net tem uma velocidade boa, veja este video que postei no youtube na integra:

ESQUEMA PARA TIRAR O NÍVEL NA PAREDE

Para um melhor entendimento e a pedido da amiga Maayra Miranda fiz aqui um esbolço em meu paint para se ter uma visão mais ampla desse esquema. Na explicação acima instrui para que se batesse o nível em um ponto qualquer da parede e depois colocar a cerâmica em pé e medir até a extremidade da peça,porém se você preferir pode também usar a peça como referencia do nível.No esquema abaixo,o quadrado vermelho simboliza a cerâmica que foi colocada em pé(sem colar) em uma extremidade da parede,com base nesta peça foi marcado um triângulo rosa que simboliza onde o nível foi batido e a linha azul refere-se a linha de pedreiro que foi esticada para ser referencia para as peças que irão ser assentadas 

Como Assentar Cerâmicas de Piso, Passo a Passo!

Amigos, é muito fácil assentar cerâmicas de piso, basta seguir o passo a passo que o sucesso você terá um serviço de qualidade e durabilidade.

Pré aplicação:

1. Verifique se a superfície não está irregular, com poças ou caroços;

2. Todas as superfícies devem estar limpas, secas, livre de óleos ou tintas;

3. De acordo com o ambiente defina o tipo de argamassa a ser utilizada.

Veja mais no tópico: Como Escolher a Argamassa Colante, Passo a Passo!

4. Verifique em projeto a paginação do piso e o ponto de início de aplicação;

5. Não é necessário molhar a cerâmica, ou deixá-la de molho no dia anterior;

Modo de aplicação:

Aplicar sobre contrapiso/piso-zero ou emboço/reboco curados há 14 dias, ou seja, executados 14 dias antes de aplicar o revestimento (cerâmica ou azulejo);

1. Preparação da Argamassa: abra um pacote de argamassa em uma bacia de aplicação limpa e seca. Adicione água e vá misturando até ter uma massa uniforme, sem bolinhas de massa. Dê preferência para fazer a mistura com utilizando um misturador. Obs: verifique a quantidade de água na embalagem da argamassa. Em seguida, deixe a massa descansar por 10 a 15 minutos;

2. Aplicação da Argamassa: inicie aplicando a argamassa na superfície com o lado liso da desempenadeira, gerando uma espessura de 4mm a 5mm. Aplique a argamassa em, no máximo, 2h30min;

3. Formação dos Sulcos na Argamassa: passe a desempenadeira com o lado dentado na argamassa, formando sulcos paralelos;

4. Peças maiores que 30cm x 30cm: Passe argamassa no fundo da peça da mesma maneira. Primeiro com o lado liso da desempenadeira, em seguida faça sulcos com o lado dentado na direção contrária dos sulcos da parede;

5. Assentamento da peça: Aplique a peça no local, vá movimentando-a levemente para que chegue na posição correta, não esqueça de utilizar o espaçador. A largura do espaçador depende do tamanho da peça (Veja mais em: Qual espaçador utilizar em cerâmicas e azulejos). Vá batendo na peça com o martelo de borracha para que a peça assente completamente sobre a armagassa, amassando os sulcos criados anteriormente;

6. Retire o excesso de argamassa que sobe pelas juntas das peças com uma espátula;

7. Limpe a superfície das peças cerâmicas com um pano úmido ou estopa , ou então com uma esponja, até remover todo o resíduo de argamassa;

8. Vá repetindo essa operação até fechar todo o cômodo;

9. Libere o tráfego para as pessoas da obra após 72h, para o público e tráfego após 7 dias;

Como é um serviço de acabamento, que vai ficar a vista, deve ser feito com muita atenção para a qualidade. Uma peça bem escolhida e de qualidade proporciona ambientes mais bonitos e elegantes.

Como Assentar Porcelanatos, Passo a Passo!

Amigos, os porcelanatos ganham a cada dia mais espaço nas construções e reformas devido a sua beleza, resistência, porosidade praticamente nula. Hoje temos porcelanatos de todos os tipos, tamanhos, cores, acabamentos e preços.

Os porcelanatos são divididos em três categorias:

Semi-Polidos: Nos semi-polidos, ou acetinados, o processo não chega ao polimento completo, portanto não há brilho;

Polidos: Já os polidos trazem um brilho que oferece a sensação de amplitude, mas são mais escorregadios. Esse tipo tem maior suscetibilidade a manchas se comparado ao semi-polido.

Peça Rústica: Tanto os técnicos quanto os esmaltados dispõem desse acabamento. As peças rústicas oferecem maior resistência ao escorregamento, mas dificulta a limpeza.

Veja abaixo que é muito fácil assentar porcelanatos, basta seguir o passo a passo que o sucesso você terá um serviço de qualidade e durabilidade.

Pré aplicação:

1. Verifique se a superfície não está irregular, com poças ou caroços;

2. Todas as superfícies devem estar limpas, secas, livre de óleos ou tintas;

3. De acordo com o ambiente defina o tipo de argamassa a ser utilizada: Argamassa Porcelanato Interna ou Argamassa Porcelanato Externa;

4. Verifique em projeto a paginação do piso e o ponto de início de aplicação;

5. Não é necessário molhar a cerâmica, ou deixá-la de molho no dia anterior;

Modo de aplicação:

Aplicar sobre contrapiso/piso-zero ou emboço/reboco curados há 14 dias, ou seja, executados 14 dias antes de aplicar o revestimento (cerâmica ou azulejo);

1. Esquadro e Paginação

O esquadro é um dos mais importantes passos para que o piso assentado deixe o ambiente bonito. Verifique se o ambiente onde será assentado o porcelanato está no esquadro, ou seja, se as paredes estão paralelas e os encontros estão formando um ângulo de 90° (ângulo reto). Para ambientes onde as paredes não estão no esquadro, desalinhadas, você deve procurar um esquadro onde terá a menor quantidade de recortes.

Macete 01: O Esquadro é verificado com o auxílio de uma linha de pedreiro, trena e o próprio esquadro de 90°.

Macete 02: Hoje há disponível no mercado os “Esquadros a Laser”.

O sentido de assentamento de porcelanatos (e também as cerâmicas) é sempre do fundo do cômodo para a porta porque, dessa forma, o instalador não pisará sobre as peças recém assentadas para entrar no ambiente para trazer materiais, ferramentas ou para sair quando o serviço estiver terminado. Andar sobre um piso recém assentado pode afundar, quebrar e desalinhar as peças.

Entretanto, se a paginação do piso indicar que a peça inteira deve ser na parede próximo a porta, você deve assentar uma linha de peças como mestra. Com a mestra pronta, você começa o assentamento das peças do fundo do cômodo para a porta, sem pisar sobre o piso assentado.

Exemplo: você pode deixar os recortes todos apenas em um canto e as outras paredes com peças inteiras. Ou então, jogar todos os recortes para a parede onde vai ficar o sofá, estante ou rack. Eles vão esconder o recorte.

Evite deixar recortes em todas as paredes porque vai deixar o cômodo em desarmonia.

Macete 03: Não é recomendado o assentamento a 45 graus porque gera muito recorte e perda de peças.

2. Preparação da Argamassa: abra um pacote de Argamassa para Porcelanato em uma bacia de aplicação limpa e seca. Adicione água e vá misturando até ter uma massa uniforme, sem bolinhas de massa. Dê preferência para fazer a mistura com utilizando um misturador. Obs: verifique a quantidade de água na embalagem da argamassa. Em seguida, deixe a massa descansar por 10 a 15 minutos;

 

3. Aplicação da Argamassa: inicie aplicando a argamassa na superfície com o lado liso da desempenadeira, gerando uma espessura de 4mm a 5mm. Aplique a argamassa em, no máximo, 2h30min;

4. Formação dos Sulcos na Argamassa: passe a desempenadeira com o lado dentado na argamassa, formando sulcos paralelos;

Macete 04: verifique qual a dimensão dos dentes da desempenadeira recomendada pelo fabricante do porcelanato. Essa informação encontra-se na caixa do porcelanato.

 

5. Peças maiores que 30cm x 30cm: Passe argamassa no fundo da peça da mesma maneira. Primeiro com o lado liso da desempenadeira, em seguida faça sulcos com o lado dentado na direção contrária dos sulcos do piso;

 

6. Assentamento da peça: Aplique a peça no local, vá movimentando-a levemente para que chegue na posição correta, não esqueça de utilizar o espaçador. A largura do espaçador depende do tamanho da peça (Veja mais em: Qual espaçador utilizar em cerâmicas e azulejos). Vá batendo na peça com o martelo de borracha para que a peça assente completamente sobre a armagassa, amassando os sulcos criados anteriormente;

 

Retirar excesso: o excesso de argamassa que sobe pelas juntas das peças com uma espátula;

Limpe a superfície das peças cerâmicas com um pano úmido ou estopa , ou então com uma esponja, até remover todo o resíduo de argamassa;

Vá repetindo essa operação até fechar todo o cômodo;

7. Rejunte: Deve ser feito com Rejunte para Porcelanato ou Rejunte Epóxi, que garante um acabamento liso e resistente.

8. Liberação do tráfego: para as pessoas da obra após 72h, para o público e tráfego após 7 dias;

 

Os porcelanatos tornam os ambientes bonitos e requintados, mas desde que seu assentamento seja bem feito e por profissional experiente.