cetesb- 2013

12
CONCURSO PÚBLICO 039. PROVA OBJETIVA ENGENHEIRO (CIVIL) Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 50 questões objetivas. Confira seu nome e número de inscrição impressos na capa deste caderno e na folha de respostas. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se está completo ou se apresenta imperfeições. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questões e escolha a resposta que você considera correta. Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente à alternativa que você escolheu. A duração da prova é de 3 horas, já incluído o tempo para o preenchimento da folha de respostas. Só será permitida a saída definitiva da sala e do prédio após transcorridas 2 horas do início da prova. Deverão permanecer em cada uma das salas de prova os 3 últimos candidatos, até que o último deles entregue sua prova, assinando termo respectivo. Ao sair, você entregará ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferência. Até que você saia do prédio, todas as proibições e orientações continuam válidas. AGUARDE A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES. 03.03.2013 | manhã www.pciconcursos.com.br

description

sddd

Transcript of cetesb- 2013

  • ConCurso PbliCo

    039. Prova objetiva

    EngEnhEiro(Civil)

    Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 50 questes objetivas.Confiraseunomeenmerodeinscrioimpressosnacapadestecadernoenafolhaderespostas.Quandoforpermitidoabrirocaderno,verifiqueseestcompletoouseapresenta imperfeies.Casohajaalgum

    problema,informeaofiscaldasala.Leiacuidadosamentetodasasquesteseescolhaarespostaquevocconsideracorreta.Marque,nafolhaderespostas,comcanetadetintaazuloupreta,aletracorrespondentealternativaquevocescolheu.Aduraodaprovade3horas,jincludootempoparaopreenchimentodafolhaderespostas.Sserpermitidaasadadefinitivadasalaedoprdioapstranscorridas2horasdoinciodaprova.Deveropermaneceremcadaumadassalasdeprovaos3ltimoscandidatos,atqueoltimodelesentreguesua

    prova,assinandotermorespectivo.Aosair,vocentregaraofiscalafolhaderespostaseestecaderno,podendolevarapenasorascunhodegabarito,

    localizadoemsuacarteira,parafuturaconferncia.Atquevocsaiadoprdio,todasasproibieseorientaescontinuamvlidas.

    AguArdE A ordEm do fisCAl PArA Abrir EstE CAdErno dE quEstEs.

    03.03.2013|manh

    www.pciconcursos.com.br

  • www.pciconcursos.com.br

  • 3 CTSB1201/039-Eng-Civil

    lngua Portuguesa

    Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 09.

    Mais denso, menos trnsito

    Henrique Meirelles

    As grandes cidades brasileiras esto congestionadas e em processo de deteriorao agudizado pelo crescimento econmico da ltima dcada. Existem deficincias evidentes em infraestru-tura, mas importante tambm considerar e estudar em profun-didade o planejamento urbano.

    Muitas grandes cidades adotaram uma abordagem de des-concentrao, incentivando a criao de diversos centros urba-nos, na viso de que isso levaria a uma maior facilidade de des-locamento.

    Mas o efeito tem sido o inverso. A criao de diversos cen-tros e o aumento das distncias multiplicam o nmero de via-gens, dificultando o escasso investimento em transporte coletivo e aumentando a necessidade do transporte individual.

    Se olharmos Los Angeles como a regio que levou a des-concentrao ao extremo, ficam claras as consequncias. Numa regio rica como a Califrnia, com enorme investimento virio, temos engarrafamentos gigantescos que viraram caracterstica da cidade.

    Os modelos urbanos bem-sucedidos so aqueles com eleva-do adensamento e predominncia do transporte coletivo, como mostram Manhattan, Tquio e algumas novas reas urbanas chi-nesas.

    Apesar da desconcentrao e do aumento da extenso ur-bana verificados no Brasil, importante desenvolver e adensar ainda mais os diversos centros j existentes com investimentos no transporte coletivo.

    O centro histrico de So Paulo demonstrao inequvoca do que no deve ser feito. a regio da cidade mais bem servida de transporte coletivo, com infraestrutura de telecomunicao, gua, eletricidade etc. Conta ainda com equipamentos de impor-tncia cultural e histrica que do identidade aos aglomerados urbanos. Seria natural que, como em outras grandes cidades, o centro de So Paulo fosse a regio mais adensada da metrpole. Mas no o caso. Temos, hoje, um esvaziamento gradual do centro, com deslocamento das atividades para diversas regies da cidade.

    fundamental que essa viso de adensamento com uso abundante de transporte coletivo seja recuperada para que pos-samos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaos virios que no tm a capacidade de absorver a crescente frota de automveis, fruto no s do novo acesso da populao ao automvel mas tambm da necessidade de maior nmero de viagens em funo da dis-tncia cada vez maior entre os destinos da populao.

    (Folha de S.Paulo, 13.01.2013. Adaptado)

    01. Na opinio do autor do texto,

    (A) muitas grandes cidades tiveram xito ao incentivar a criao de diversos centros urbanos, na viso de que isso levaria a uma maior facilidade de deslocamento.

    (B) a criao de novos centros e o aumento das distncias multiplicam o nmero de viagens, aumentando a de-manda por transporte individual.

    (C) os modelos urbanos bem-sucedidos so aqueles que op-taram pela desconcentrao, como mostram Tquio e algumas novas reas urbanas chinesas.

    (D) embora o Brasil tenha claramente optado por um mode-lo de desconcentrao e extenso urbana, importante que se invista mais na criao de novos centros.

    (E) o centro histrico de So Paulo, a regio mais adensada da metrpole e mais bem servida de transporte coletivo, um exemplo do que deve ser feito.

    02. No ltimo pargrafo do texto, o autor defende o argumento de que

    (A) fundamental reverter essa viso de que o transporte coletivo precisa ser abundantemente usado, tomando boa parte dos espaos virios.

    (B) devem ser aumentados os investimentos em transporte individual, em funo das distncias entre os destinos.

    (C) os veculos de transporte individual devem ocupar os espaos virios atualmente utilizados pelo transporte coletivo.

    (D) deve ser ampliado o acesso da populao ao automvel, dada a necessidade de maior nmero de viagens, em funo das distncias.

    (E) o transporte coletivo deve ser abundantemente usado para reverter a situao de uso cada vez mais intenso do transporte individual.

    03. Em As grandes cidades brasileiras esto congestionadas e em processo de deteriorao agudizado pelo crescimento econmico da ltima dcada. , sem que seja alterado o sen-tido do trecho, o termo em destaque pode ser corretamente substitudo por:

    (A) intensificado.

    (B) determinado.

    (C) modificado.

    (D) melhorado.

    (E) causado.

    www.pciconcursos.com.br

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

  • 4CTSB1201/039-Eng-Civil

    07. Assinale a alternativa cuja preposio em destaque expressa circunstncia de lugar.

    (A) As grandes cidades brasileiras esto congestionadas e em processo de deteriorao

    (B) Seria natural que, como em outras grandes cidades, o centro de So Paulo fosse a regio mais adensada da metrpole.

    (C) dificultando o escasso investimento em transport e coletivo e aumentando a necessidade do transporte i ndividual.

    (D) importante tambm considerar e estudar em pro-fundidade o planejamento urbano.

    (E) mas tambm da necessidade de maior nmero de viagens em funo da distncia cada vez maior entre os destinos da populao.

    08. Em ... fruto no s do novo acesso da populao ao auto-mvel mas tambm da necessidade de maior nmero de viagens... , os termos em destaque estabelecem relao de

    (A) explicao.

    (B) oposio.

    (C) alternncia.

    (D) concluso.

    (E) adio.

    09. Considere o trecho a seguir.

    fundamental que essa viso de adensamento com uso abundante de transporte coletivo seja recuperada para que pos-samos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaos virios que no tm a capacidade de absorver a crescente frota de automveis...

    Assinale a alternativa que apresenta a substituio correta do pronome destacado, de acordo com a norma-padro da lngua portuguesa.

    (A) ... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando es-paos virios, cujo os quais no tm a capacidade de absorver a crescente frota de automveis

    (B) ... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando es-paos virios, dos quais no tm a capacidade de absor-ver a crescente frota de automveis

    (C) ... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando es-paos virios, os quais no tm a capacidade de absor-ver a crescente frota de automveis

    (D) ... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando es-paos virios, nos quais no tm a capacidade de absor-ver a crescente frota de automveis

    (E) ... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaos virios, pelos quais no tm a capacidade de absorver a crescente frota de automveis

    04. Em Apesar da desconcentrao e do aumento da extenso urbana verificados no Brasil, importante desenvolver e adensar ainda mais os diversos centros j existentes... , sem que tenha seu sentido alterado, o trecho em destaque est corretamente reescrito em:

    (A) Mesmo com a desconcentrao e o aumento da e xtenso urbana verificados no Brasil, importante desenvolver e adensar ainda mais os diversos centros j existentes...

    (B) Uma vez que se verifica a desconcentrao e o a umento da extenso urbana no Brasil, importante desen-volver e adensar ainda mais os diversos centros j exis-tentes...

    (C) Assim como so verificados a desconcentrao e o aumento da extenso urbana no Brasil, importante desenvolver e adensar ainda mais os diversos centros j existentes...

    (D) Visto que com a desconcentrao e o aumento da extenso urbana verificados no Brasil, importante desenvolver e adensar ainda mais os diversos centros j existentes...

    (E) De maneira que, com a desconcentrao e o aumento da extenso urbana verificados no Brasil, impor-tante desenvolver e adensar ainda mais os diversos cen-tros j existentes...

    05. Em mas importante tambm considerar e estudar em profundidade o planejamento urbano. , a expresso em destaque empregada na orao para indicar circunstncia de

    (A) lugar.

    (B) causa.

    (C) origem.

    (D) modo.

    (E) finalidade.

    06. Em fundamental que essa viso de adensamento com uso abundante de transporte coletivo seja recuperada para que possamos reverter esse processo de uso , a expres so em destaque estabelece entre as oraes relao de

    (A) consequncia.

    (B) condio.

    (C) finalidade.

    (D) causa.

    (E) concesso.

    www.pciconcursos.com.br

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

  • 5 CTSB1201/039-Eng-Civil

    Leia a tirinha para responder s questes de nmeros 12 e 13.

    ... NEM HONESTIDADE CVICA,NEM NADA!

    HOJE NO____ MAIS HOMENS,SEU JOAQUIM; NO____ MAIS HOMENS!

    AH, NO? E O MEUPAI, O QUE ELE ?UM SAXOFONE?

    NA SUA IDADE SABAMOS RESPEITAROS MAIS VELHOS!

    E QUANDO ELES FALAVAMNS CALVAMOS

    A BOCA!

    PSST! NO SERIA PORQUEVOCS NO TINHAM

    _______ DIZER!NADA

    (Quino, Toda Mafalda. So Paulo: Martins Fontes, 2010. Adaptado)

    12. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectiva-mente, as lacunas nas falas do primeiro e do quarto quadri-nhos da tirinha, de acordo com a norma-padro da lngua portuguesa.

    (A) h existem a

    (B) existem h

    (C) h existe a

    (D) h existe

    (E) a existem a

    13. Considere as falas do terceiro quadrinho.

    sabamos respeitar os mais velhos! / E quando eles falavam ns calvamos a boca!

    Alterando apenas o tempo dos verbos destacados para o tempo presente, sem qualquer outro ajuste, tem-se, de acor-do com a norma-padro da lngua portuguesa:

    (A) soubemos respeitar os mais velhos! / E quando eles falaram ns calamos a boca!

    (B) saberamos respeitar os mais velhos! / E quando eles falassem ns calaramos a boca!

    (C) soubssemos respeitar os mais velhos! / E quando eles falassem ns calaramos a boca!

    (D) saberemos respeitar os mais velhos! / E quando eles falarem ns calaremos a boca!

    (E) sabemos respeitar os mais velhos! / E quando eles falam ns calamos a boca!

    10. De acordo com a norma-padro da lngua portuguesa, assi-nale a alternativa em que a concordncia verbal e/ou nomi-nal est corretamente empregada.

    (A) Intensificado pela desconcentrao ao extremo, os engarrafamentos gigantescos viraram caracterstica da cidade.

    (B) A desconcentrao e o crescimento da malha urbana aumenta ainda mais a necessidade de investimentos em transporte coletivo.

    (C) Tquio e algumas novas reas urbanas chinesas so um bom exemplo de modelos bem-sucedido de adensamen-to urbano.

    (D) Antes concentradas no centro, as atividades comerciais de So Paulo tm passado por um processo de desloca-mento para diversas regies.

    (E) Para reverter esse processo de uso intenso do transporte individual, o adensamento e o uso de transporte coleti-vo precisa ser incentivado.

    11. Assinale a alternativa em que a pontuao foi corretamente empregada, de acordo com a norma-padro da lngua por-tuguesa.

    (A) Embora, no parea ser uma boa soluo, algumas grandes cidades brasileiras que estavam muito conges-tionadas, optaram pela desconcentrao, incentivando a criao de novos centros urbanos.

    (B) Embora no parea ser uma boa soluo algumas gran-des cidades, brasileiras que estavam muito congestio-nadas, optaram, pela desconcentrao, incentivando a criao de novos centros urbanos.

    (C) Embora no parea ser uma boa soluo, algumas gran-des cidades, brasileiras, que estavam muito congestio-nadas, optaram pela desconcentrao, incentivando a criao de novos centros, urbanos.

    (D) Embora no parea ser uma boa soluo, algumas gran-des cidades brasileiras que estavam muito congestiona-das optaram pela desconcentrao, incentivando a cria-o de novos centros urbanos.

    (E) Embora no parea ser uma boa soluo, algumas gran-des cidades brasileiras que estavam muito congestio-nadas, optaram pela desconcentrao, incentivando a criao de novos centros urbanos.

    www.pciconcursos.com.br

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

  • 6CTSB1201/039-Eng-Civil

    15. According to the text, the research

    (A) relied on data from people living in different countries.

    (B) held individuals from different age ranges.

    (C) lacked accurate techniques and methodology.

    (D) set new safety standards for sweeteners production.

    (E) revealed depression traces in about 250,000 people.

    16. In order to low depression risks, Dr Honglei Shen suggests

    (A) reducing the coffee consumption.

    (B) increasing juice drinking.

    (C) drinking more fizzy drinks.

    (D) the consumption of organic sugar.

    (E) avoiding sweetened diet drinks.

    17. The term whether in Experts are questioning whether diet drinks could raise depression risk, after a large study has found a link. introduces

    (A) a supposition.

    (B) a certainty.

    (C) a denial.

    (D) a dismissal.

    (E) an acceptance.

    18. O termo likely em People who drank four cups a day were 10% less likely to be diagnosed with depression during the 10-year study period than those who drank no coffee. transmite a ideia de

    (A) preferncia.

    (B) propenso.

    (C) impossibilidade.

    (D) exclusividade.

    (E) diminuio.

    19. A expresso As a result em As a result, sweeteners have been very widely tested and reviewed for safety and the ones on the market have an excellent safety track record. subs-tituda, sem alterar o sentido do trecho, por

    (A) Although.

    (B) Therefore.

    (C) Instead of.

    (D) Nevertheless.

    (E) But.

    lngua inglesa

    Leia o texto para responder s questes de nmeros 14 a 19.

    Diet Drinks link to Depression questioneD

    Experts are questioning whether diet drinks could raise depression risk, after a large study has found a link.

    The US research in more than 250,000 people found depression was more common among frequent consumers of artificially sweetened beverages. The work, which will be presented at the American Academy of Neurologys annual meeting, did not look at the cause for this link.

    Drinking coffee was linked with a lower risk of depression.People who drank four cups a day were 10% less likely to

    be diagnosed with depression during the 10-year study period than those who drank no coffee. But those who drank four cans or glasses of diet fizzy drinks or artificially sweetened juice a day increased their risk of depression by about a third. Lead researcher Dr Honglei Chen, of the National Institutes of Health in North Carolina, said: Our research suggests that cutting out or down on sweetened diet drinks or replacing them with unsweetened coffee may naturally help lower your depression risk.

    But he said more studies were needed to explore this. There are many other factors that may be involved. And the findings in people in their 50s, 60s, 70s and 80s and living in the US might not apply to other populations. The safety of sweeteners, like aspartame, has been extensively tested by scientists and is assured by regulators.

    Gaynor Bussell, of the British Dietetic Association, said: Sweeteners used to be called artificial sweeteners and unfortunately the term artificial has evoked suspicion. As a result, sweeteners have been very widely tested and reviewed for safety and the ones on the market have an excellent safety track record. However, the studies on them continue and this one has thrown up a possibly link not a cause and effect with depression.

    (http://www.bbc.co.uk/news/health-20943509.09.01.2013. Adaptado)

    14. According to the text, the research is

    (A) supported by the British Health regulators.

    (B) widely accepted among scientific community.

    (C) considered unimportant by the consumers.

    (D) focused on artificially sweetened beverage.

    (E) sponsored by the British Dietetic Association.

    www.pciconcursos.com.br

  • 7 CTSB1201/039-Eng-Civil

    21. The existence of deposits of rare earths in 14 states is

    (A) questioned.

    (B) confidential.

    (C) well-known.

    (D) possible.

    (E) certain.

    22. O termo besides em Besides being used for hi-tech gadgets, the elements are also crucial for manufacturing low-carbon resources such as wind turbines implica

    (A) adio.

    (B) contraste.

    (C) substituio.

    (D) dvida.

    (E) comparao.

    23. A expresso due to em largely due to competition with the elements imported from China. substituda, sem alte-rar o sentido do trecho, por

    (A) regardless.

    (B) consequently.

    (C) because of.

    (D) even though.

    (E) apart from.

    Para responder s questes de nmeros 20 a 23, leia o texto.

    us to builD $120m rare earth research institute

    The US Department of Energy is giving $120m (75m) to set up a new research centre charged with developing new methods of rare earth production.

    Rare earths are 17 chemically similar elements crucial to making many hi-tech products, such as phones and PCs. The Critical Materials Institute will be located in Ames, Iowa.

    The US wants to reduce its dependency on China, which produces more than 95% of the worlds rare earth elements, and address local shortages. According to the US Geological Survey, there may be deposits of rare earths in 14 US states. Besides being used for hi-tech gadgets, the elements are also crucial for manufacturing low-carbon resources such as wind turbines, solar panels and electric cars, said David Danielson, the US assistant secretary for renewable energy.

    Rare earth elements are also used for military applications, such as advanced optics technologies, radar and radiation detection equipment, and advanced communications systems, according to a 2011 research report by the US Government Accountability Office. From the 1960s until the 1980s, the Mountain Pass mine in California made the US the world leader in rare earth production, but it was later closed, largely due to competition with the elements imported from China.

    At the moment, the regulations surrounding rare earths mining in the US are very strict, an expert on the materials from Chalmers University of Technology in Sweden told the BBC. The Mountain Pass mine was [also] closed down for environmental reasons, said Prof Ekberg.

    (http://www.bbc.co.uk/news/technology-20986437.11.01.2013. Adaptado)

    20. According to the text, the rare earth research institute is needed to

    (A) avoid new and current American military projects.

    (B) share scientific expertise with China.

    (C) maintain US as the world leader in the field.

    (D) export high added value products to China.

    (E) supply US domestic market demands.

    www.pciconcursos.com.br

  • 8CTSB1201/039-Eng-Civil

    27. O processo de licenciamento ambiental constitudo de trs tipos de licenas. Cada uma exigida em uma etapa especfi-ca do licenciamento. A que autoriza o incio da construo do empreendimento e a instalao dos equipamentos a licena

    (A) prvia.

    (B) de instalao.

    (C) de operao.

    (D) de estudo de impacto ambiental.

    (E) de perfurao do solo.

    28. Atualmente, o geoprocessamento apresenta-se como uma possibilidade de explorao e estabelecimento de novos co-nhecimentos cientficos na rea ambiental. Para uma entida-de de controle ambiental, a opo de representao digital mais adequada um Sistema de Informaes Geogrficas, SIG raster, que

    (A) mais orientado para o manejo de base de dados, pos-suindo uma estrutura de dados mais complexa.

    (B) possui uma representao grfica mais elaborada, permi-tindo visualizao mais eficiente dos dados do meio fsico.

    (C) permite a utilizao de redes para acesso e anlise a lo-cais especficos, possuindo uma estrutura de dados mais complexa.

    (D) mais orientado para anlises, possuindo uma estrutura de dados mais simples e capacidade analtica maior na anlise de ambientes contnuos.

    (E) possui uma representao grfica mais elaborada e maior capacidade analtica na anlise de ambientes no contnuos.

    29. Uma amostra indeformada de solo possui peso especfico dos slidos igual a 24 kN/m3 e teor de umidade de 50%. Se o ndice de vazios da amostra for igual a 2,0, o seu peso especfico natural, em kN/m3,

    (A) 38.

    (B) 26.

    (C) 18.

    (D) 12.

    (E) 8.

    30. Com relao s obras de estabilizao de taludes e encostas, as obras de conteno ativas introduzem compresso no ter-reno, aumentando sua resistncia por atrito, alm de oferecer reaes s tendncias de movimentao de taludes e encos-tas. So exemplos de conteno ativa:

    (A) cortinas cravadas e muro de flexo.

    (B) muros de gravidade e solo grampeado.

    (C) placas atirantadas e cortinas atirantadas.

    (D) muros de pedra argamassada e cortinas cravadas.

    (E) solo grampeado e injees de cimento.

    ConHeCiMentos esPeCFiCos

    24. Como instrumento de gesto relacionado avaliao de im-pacto ambiental, o monitoramento ambiental destina-se a

    (A) apoiar as aes de controle ambiental para a divulgao dos resultados populao, envolvendo atividades de campo, laboratrio e produo de normas tcnicas.

    (B) aferir a conformidade ambiental de determinado empre-endimento, processo ou produto em relao legislao e s normas ambientais.

    (C) descrever um processo sistemtico de comunicao das consideraes ambientais e consequncias das propos-tas referentes a polticas, planos e programas.

    (D) integrar os fatores ambientais e a sustentabilidade no desenrolar do desenvolvimento dos processos de deci-so sobre as polticas pblicas.

    (E) servir como mecanismo de advertncia para identifica-o dos impactos cumulativos e reconhecer que estes so tratados de forma mais adequada regionalmente.

    25. No Estudo de Impacto Ambiental (EIA), um dos aspectos mais relevantes da anlise de um projeto a identificao das aes potencialmente geradoras de impactos. So consi-deradas aes impactantes relevantes na fase de obras de um projeto de sistema de tratamento de esgoto:

    (A) impactos da comunicao de execuo do projeto e de-sapropriaes.

    (B) demolies e limpeza dos terrenos.

    (C) deposio do lodo e manuteno do sistema da estao de tratamento de esgotos, estaes elevatrias e emis-srio.

    (D) operao da estao de tratamento de esgotos, estaes elevatrias e emissrio, alm da desativao do projeto.

    (E) escavao de valas e cravao de estacas pranchas e es-tacas metlicas.

    26. O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) cons-titudo pelos rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos municpios e pelas fundaes institu-das pelo poder pblico, responsveis pela melhoria da qua-lidade ambiental. Na estrutura do SISNAMA, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) refere-se ao rgo

    (A) superior.

    (B) central.

    (C) consultivo e deliberativo.

    (D) executor.

    (E) seccional.

    www.pciconcursos.com.br

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

  • 9 CTSB1201/039-Eng-Civil

    34. Considere o manmetro com tubo em U, da figura, que con-tm leo e mercrio.

    Mercrio

    leo

    P

    60mm

    140mm

    200mm

    Se os pesos especficos do leo e do mercrio so, respecti-vamente, 8 kN/m3 e 136 kN/m3, a presso P, em kPa,

    (A) 12,20.

    (B) 14,60.

    (C) 15,60.

    (D) 18,40.

    (E) 22,80.

    35. Uma determinada bacia hidrogrfica, com rea de 172,80 km2, est situada em uma regio na qual a precipita-o anual 1 460 mm. Se o coeficiente de escoamento su-perficial dessa bacia hidrogrfica for 0,25, a vazo mdia diria de descarga, em metros cbicos por segundo, para o rio da regio,

    (A) 1,36.

    (B) 1,50.

    (C) 1,82.

    (D) 2,00.

    (E) 2,64.

    31. Em razo das exigncias cada vez maiores dos rgos p-blicos de controle do meio ambiente, os mtodos para o tra-tamento de guas residurias tm evoludo rapidamente. O tratamento secundrio utilizado para

    (A) depurar guas residurias por processos biolgicos, como filtros biolgicos, lagoas aeradas e de estabiliza-o, reduzindo o teor de matria orgnica solvel nos despejos.

    (B) remover slidos grosseiros por meio de grades, penei-ras, caixas de areia e de reteno, podendo ser aplicado normalmente a qualquer tipo de gua residuria.

    (C) remover resduos finos em suspenso nos efluentes, fa-zendo uso de flotao, decantadores e fossas spticas.

    (D) depurar guas residurias por meio de lagoas de ma-turao, clorao, ozonizao e radiaes ultravioleta, removendo nutrientes e micro-organismos patognicos.

    (E) desidratar qualquer tipo de lodo por meio de leitos de secagem, centrfugas, filtros prensa, sistemas de diges-to e incinerao.

    32. Os sistemas de conteno para isolar contaminantes do meio ambiente incluem, entre outras tcnicas, o emprego de bar-reiras geolgicas. So caractersticas das barreiras geolgi-cas ser estveis, de baixa

    (A) deformabilidade, apresentar alto contedo de areia e baixa capacidade de soro.

    (B) a mdia deformabilidade, apresentar alto contedo de silte e areia fina e baixa capacidade de soro.

    (C) deformabilidade, apresentar alto contedo de argila e alta capacidade de soro.

    (D) deformabilidade, apresentar alto contedo de argila, alta condutividade hidrulica e baixa capacidade de soro.

    (E) a mdia deformabilidade, apresentar alto contedo de frao grossa (areia e pedregulho) e nenhuma capaci-dade de soro.

    33. Os drenos ou trincheiras drenantes e os sistemas de pon-teiras drenantes, construdos transversalmente ao fluxo das guas subterrneas, podem ser empregados apenas em casos de contaminao de

    (A) aquferos profundos, prximos camada impermevel.

    (B) quaisquer aquferos, desde que prximos camada im-permevel.

    (C) quaisquer aquferos, desde que conhecidos os parme-tros hidrogeolgicos locais.

    (D) aquferos profundos, desde que conhecidos os parme-tros hidrogeolgicos locais.

    (E) aquferos rasos, prximos superfcie.

    www.pciconcursos.com.br

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

  • 10CTSB1201/039-Eng-Civil

    40. Duas bombas iguais ligadas em srie devem recalcar 15 li-tros de gua por segundo do reservatrio A para o reservat-rio B, conforme mostra a figura.

    (A)

    15 m

    55 m

    (B)

    (E) (S)B1 B2

    As perdas de carga do sistema so: 8,0 m de (A) at (E) e 12,0 m de (S) at (B). Se o rendimento das bombas for 80%, a potncia de cada bomba, em CV,

    (A) 5,0.

    (B) 7,5.

    (C) 10,0.

    (D) 12,5.

    (E) 15,0.

    41. Um dos possveis efeitos do rebaixamento do nvel dgua subterrneo so os recalques e as subsidncias. Nos aqufe-ros confinados, os recalques

    (A) provocados pelo adensamento do esqueleto slido so insignificantes em relao compresso elstica do aqufero.

    (B) so significativamente grandes e ocorrem em sedimen-tos fortemente cimentados ou em rochas cristalinas.

    (C) alcanam reas significativamente menores que aquelas alcanadas nos aquferos livres.

    (D) no podem ocorrer em reas distantes daquelas onde se est processando a explotao da gua.

    (E) alcanam reas significativamente maiores que aquelas alcanadas nos aquferos livres.

    36. Em linhas de transmisso de energia eltrica, devido aos seus nveis extra elevados de tenso de operao, das con-figuraes de fixao dos condutores e das condies cli-mticas onde esto construdas, associadas s partculas de ar, poeiras e alta umidade (vapor dgua), seus condutores ionizados emitem luz. Esse fenmeno, que provoca perdas de eletricidade, o efeito

    (A) fotoeltrico.

    (B) fotocapacitivo.

    (C) Kirchhoff.

    (D) Ohm.

    (E) corona.

    37. A transmissividade um parmetro presente em diversas for-mulaes para o clculo de vazo de poos, sendo uma das incgnitas a ser determinada nos ensaios in situ que avalia a

    (A) capacidade de transmisso de gua pelo meio, atravs de toda sua espessura saturada.

    (B) maior ou menor facilidade com que a gua percola atra-vs de um meio poroso.

    (C) relao entre as variaes de volume no aqufero e as oscilaes do nvel fretico.

    (D) quantidade de espaos vazios de um meio poroso.

    (E) velocidade com que um lquido deve escoar no interior de uma coluna porosa.

    38. Para o conduto livre de seo circular, com dimetro interno de 100 mm, que deve transportar gua meia seo, o seu raio hidrulico, em milmetros,

    (A) 15.

    (B) 25.

    (C) 30.

    (D) 50.

    (E) 60.

    39. Um edifcio possui dois reservatrios inferiores iguais, cada qual com capacidade para reserva de 13,50 m3 de gua. Se cada reservatrio for alimentado por um tubo com 5 cm2 de rea til da seo transversal, o tempo mnimo, em minutos, para ench-lo

    (A) 490.

    (B) 420.

    (C) 360.

    (D) 300.

    (E) 240.

    www.pciconcursos.com.br

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

  • 11 CTSB1201/039-Eng-Civil

    44. Considere a trelia da figura.

    B

    AC

    E

    a

    2a2a

    D

    P

    As barras tracionadas so:

    (A) AB, BD, DE e AC.

    (B) CE, AB, DE e BC.

    (C) CD, AB, BD e DE.

    (D) BC, BD, CD e DE.

    (E) AC, BC, CD e CE.

    45. Pavimento asfltico todo pavimento constitudo por agre-gados aglutinados com asfalto. Uma das etapas de constru-o de um revestimento asfltico a imprimao, que con-siste em

    (A) aplicar asfalto diludo sobre a superfcie de uma base absorvente, com os objetivos de obturar orifcios exis-tentes na superfcie, aglutinar o material superficial e garantir a ligao e aderncia entre a base e a camada de revestimento asfltico.

    (B) aplicar asfalto sobre a superfcie de um antigo reves-timento, com o objetivo de garantir sua aderncia ao novo revestimento a ser construdo, sem necessidade de penetrao do material asfltico aplicado.

    (C) espalhar o agregado sobre uma prvia camada de asfal-to, produzindo sua penetrao de baixo para cima, com o objetivo de gerar economia na espessura til do re-vestimento.

    (D) espalhar brita em quantidade suficiente para promover adequada aderncia ao novo revestimento a ser cons-tru do, logo aps um banho de asfalto sobre a super fcie do antigo revestimento.

    (E) gerar uma superfcie completamente impermevel, com tratamento superficial de 1 cm de espessura, constituin-do, usualmente, o complemento da pavimentao.

    42. Considere a escavao e o diagrama de presses indicados na figura.

    0,0 m

    Soloarenoso

    8,0 m

    P

    24 kPa

    Dados: massa especfica do solo arenoso = 18,0 kN/m3

    coeso (c) = zero coeficiente de empuxo ativo Ka = 1/3 diagrama de presso: P = 0,65 H Ka diferena de cotas = H

    O valor de P (presso ativa) para o diagrama de presses da escavao, em kPa,

    (A) 63,00.

    (B) 39,00.

    (C) 36,40.

    (D) 31,20.

    (E) 26,00.

    43. Considere a viga simplesmente apoiada da figura, com 8 m de vo.

    P = 5 kN

    A B

    q = 2 kN/m

    8 m

    Se a viga estiver submetida a uma carga uniformemente dis-tribuda de 2 kN/m ao longo de seu comprimento e a uma carga concentrada de 5 kN no meio do vo, o momento fle-tor mximo, em kNm, na viga,

    (A) 48.

    (B) 26.

    (C) 18.

    (D) 16.

    (E) 10.

    www.pciconcursos.com.br

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

  • 12CTSB1201/039-Eng-Civil

    lei de aCesso inForMao

    49. Joo, interessado em obter informaes sobre o andamento de um pedido de interesse geral junto Secretaria da CETESB, informado pelo funcionrio que no poder ter acesso infor-mao requerida. Nesse caso, o que poder fazer Joo?

    (A) Conformar-se com a deciso, uma vez que o pedido refere-se a um interesse geral de carter sigiloso.

    (B) Recorrer da deciso, encaminhando o requerimento para o funcionrio que o atendeu, no prazo de 03 (trs) dias.

    (C) Recorrer da deciso no prazo de 10 (dez) dias a contar da cincia da negativa do acesso informao.

    (D) No recorrer da deciso, uma vez que a informao re-querida est contida em documento cuja manipulao poder prejudicar sua integridade.

    (E) Encaminhar novo requerimento de solicitao de acesso mesma informao, dirigido autoridade hierarqui-camente superior ao funcionrio que exarou a deciso impugnada.

    50. Conforme dispe a Lei n. 12.527/11, agir com dolo ou m-f na anlise das solicitaes de acesso informao ensejar ao agente pblico que praticar a conduta ilcita a pena de,

    (A) no mnimo, suspenso.

    (B) no mximo, multa.

    (C) no mximo, advertncia.

    (D) no mximo, repreenso.

    (E) no mnimo, dispensa.

    46. Uma fbrica produz 20 000 peas dirias por meio de duas mquinas A e B. A mquina A produz 30%, e a mquina B produz 70%. As porcentagens de peas defeituosas so de 0,2% para a mquina A e 0,1% para a mquina B. Ao se es-colher da produo total uma pea, ao acaso, a probabilidade de ela ser defeituosa de

    (A) 0,10%.

    (B) 0,13%.

    (C) 0,26%.

    (D) 0,32%.

    (E) 0,42%.

    47. Para a instalao de um cavalete de entrada de gua com dimetro de 1 seguiu-se a seguinte composio de insu-mos e de custos unitrios: 4 horas de encanador (R$ 6,00/h); 4 horas de ajudante de encanador (R$ 5,00/h); 2,3 m de tubo de ao galvanizado DN 25 mm (1) (R$ 16,00/m); 1 regis-tro de passeio de 1 (R$ 30,00/unidade); 1 registro de ga-veta amarelo de 1 (R$ 30,00/unidade) e 1 caixa de passeio (entrada dgua) (R$ 3,00/unidade).

    Da anlise da composio desses custos unitrios para o ge-renciamento de uma obra, correto afirmar que o custo

    (A) do tubo galvanizado representa mais de 35% do custo dos materiais.

    (B) do registro de gaveta amarelo representa menos 15% do custo do total.

    (C) da mo de obra, sem contar os encargos e as leis sociais, representa menos de 25% do custo total.

    (D) dos materiais representa menos de 50% do custo total.

    (E) dos materiais representa 35% do custo da mo de obra.

    48. Em um edifcio foram construdas duas caixas de inspeo da rede de esgoto sanitrio distante 20 m uma da outra para possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade. A di-ferena mxima de cotas entre elas, em metros,

    (A) 0,50.

    (B) 0,75.

    (C) 1,00.

    (D) 1,20.

    (E) 1,35.

    www.pciconcursos.com.br

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis

    LusFreitasLpis