Chamados - João, discipulo amado

13

Click here to load reader

Transcript of Chamados - João, discipulo amado

Page 1: Chamados - João, discipulo amado

SÉRIE:OS CHAMADOS

JOÃO;O DISCÍPULO AMADO

Page 2: Chamados - João, discipulo amado

23 Um deles, o discípulo a quem Jesus amava, estava reclinado ao lado dele. 24 Simão Pedro fez sinais para esse discípulo, como a dizer: "Pergunte-lhe a quem ele está se referindo". 25 Inclinando-se esse discípulo para Jesus, perguntou-lhe: "Senhor, quem é?"

JOÃO 13.23-25

Page 3: Chamados - João, discipulo amado

João: nome que significa, Deus é gracioso. Era filho de Zebedeu, irmão mais novo de Tiago (Mt 10.2-4), provavelmente sua mãe era Salomé, uma das mulheres que levaram ungüento no túmulo de Jesus (Mc 16.1 cfe. Mt 27.56). Seu pai tinha empregados, por isso talvez certa posição social (Mc 1.20).

Page 4: Chamados - João, discipulo amado

Jesus apelidou a ele e seu irmão de “Boanerges”, que significa “filhos do trovão”, por seu caráter intempestivo (Mc 3.17, Lc 9.49). Certamente João era “o discípulo que Jesus amava” (Jo 13.23; 19.26; 20.2; 21.7,20). Foi incumbido de cuidar de Maria aos pés da cruz do Mestre (Jo 19.26,27). Ele pastoreava em Éfeso quando foi exilado na Ilha de Patmos, e ali escreveu o Apocalipse no ano 95dC.

Page 5: Chamados - João, discipulo amado

João era um jovem cheio de fé, expectativas messiânicas e devoção a Deus, mas é lembrado e mencionado como alguém que confiava no amor de Deus, ou “o discípulo que Jesus amava” (v.23).

João, maior escritor dos apóstolos (5 livros) mais do que outro qualquer falava profundamente do amor de Deus: “Deus é amor”, “perdoados por amor”; “grande amor nos concedeu o Pai”, “conhecemos o amor”; “cremos no amor que Deus nos tem” - (1Jo 4.8; 2.7; 3.1;3.16; 4.16).

Page 6: Chamados - João, discipulo amado

É MARAVILHOSO CRER NO AMOR DE DEUS POR NÓS.

“Deus ama cada um de nós como se houvesse apenas um para amar”. (Agostinho)

Page 7: Chamados - João, discipulo amado

Assim que você começou a orar,

houve uma resposta, que eu lhe trouxe

porque você é muito amado. (Dn 9.23)

Descanse. Deus te ama muito.

Page 8: Chamados - João, discipulo amado

1. A NÃO NECESSIDADE DE AUTO-PROMOÇÃO (v.23,24) - O “discípulo amado” não tem orgulho do seu status, não precisa se auto-afirmar, ou promover-se publicamente em seus escritos. - Não há referências ao seu nome pessoal no livro.

“Algumas coisas são amadas porque tem valor. Algumas coisas tem valor

porque são amadas”. (Ian Pitt-Wattson, Seminário Fuller)

Page 9: Chamados - João, discipulo amado

2. ATITUDE DE INTIMIDADE (v.23)

- João demonstra confiar no amor de Cristo pelo modo como se porta diante dele. Ele reclina sobre Jesus, debruça-se, entrega-se. Ele relaxa diante de Deus, sem medo, sem preocupação de ser avaliado, ser cobrado ou julgado. Ele desfruta da presença de Jesus.

- A oração: Momento de intimidade, é você, no seu quarto, com aquele que te vê em secreto.

Page 10: Chamados - João, discipulo amado

3. RECONHECIMENTO DOS DEMAIS (v.24) - A intimidade com Cristo é sempre visível, perceptível. Até porque ninguém que é íntimo de Cristo gostaria de esconder esse feito. - Pedro, outro discípulo chegado de Cristo, pede que João investigue, interceda, faça algo que os outros não puderam fazer. Quem é amado de Deus é sempre inquerido a interceder por outros.

Page 11: Chamados - João, discipulo amado

Declarou Robert Murray McCheyne: - “Se eu pudesse ouvir Cristo orando por mim na sala ao lado, eu não temeria milhões de adversários. Sem dúvida a distância não faz a mínima diferença. Ele está orando por mim neste momento: “...vivendo sempre para interceder por eles...”

Page 12: Chamados - João, discipulo amado

4. A OUSADIA DE QUESTIONAR O MESTRE (v.25) - João demonstra total certeza no amor de Cristo ao não se incomodar, ou amedrontar-se em questionar ao Mestre. - John Donne, três epidemias de peste bubônica em Londres. 40 Mil pessoas mortas, e o próprio Donne doente. “Porque eu Senhor?”. Mas nunca excluiu Deus dos propósitos de sua vida, até que aprendeu a encontrar Deus nos sofrimentos.

Page 13: Chamados - João, discipulo amado

Inglaterra vislumbrou um amor parecido em 1878. A segunda filha da Rainha Victoria era a Princesa Alice. O filho dela, aos quatro anos, ficou infectado com uma aflição horrível conhecida como difteria preta. Os médicos quarentenaram o menino e avisaram a mãe para se manter afastada dele. Mas ela não pôde. Um dia ela o escutou sussurrando para a enfermeira, “Por que minha mãe não me beija mais?” As palavras derreteram o coração dela. Ela correu ao filho e o cobriu de beijos. Dentro de alguns dias, ambos foram enterrados.