Charge

9
Colégio Expressão Concurso de Bolsa 1. Sobre a charge acima é CORRETO afirmar que : a) Faz referência ao processo de globalização que torna a língua inglesa universal e falada necessariamente em qualquer país do mundo. b) Denota a calamidade do ensino público no Rio de Janeiro, mostrando que os professores se submetem a criminalidade e a desordem social, e são desencorajados a oferecer um ensino com qualidade. c) Faz uma crítica a violência e a criminalidade do Rio de Janeiro, sede das olimpíadas de 2016, que vem preocupando a sociedade e as autoridades por ameaçar e colocar em dúvida a segurança dos jogos. d) Mostra que toda sociedade do Rio de Janeiro vem se preparando para receber com hospitalidade os turistas e atletas que irão visitar e participar dos Jogos Olímpicos de 2016. e) Mostra que a linguagem coloquial vem cada vez mais sendo utilizada e aceita nas escolas e tem reformulado toda norma culta da língua portuguesa. 2. Sobre o anúncio da Fundação S.O.S Mata Atlântica, assinale a afirmação correta: a) A desproporção da gota em relação à mata sugere a redução desta e a abundância daquela. b) O descaso com a Mata Atlântica é a causa direta do esgotamento de água e outros recursos minerais. c) O anúncio chama atenção para dois problemas ambientais: a escassez de água e a destruição da Mata Atlântica. d) As queimadas aumentam proporcionalmente à escassez de água ocasionada pela falta de chuva. e) A disposição organizada das árvores sobre a torneira sugere a necessidade de madeira de reflorestamento. 3. Considere a charge. A charge trata de problemas resultantes de desequilíbrio na vida do planeta. A análise da charge possibilita afirmar que a) os animais são sempre as maiores vítimas do consumismo praticado pelos povos pobres. b) os seres humanos são os únicos animais capazes de se protegerem dos riscos ambientais. c) é preciso discutir os problemas ambientais levando em conta os problemas sociais. d) os governantes resolveram adotar medidas de combate a todo o tipo de desigualdade social. e) as leis da sociedade atual são elaboradas para promover mais igualdade entre os seres vivos. 4. Observando-se todos os elementos do contexto, é correto concluir que a personagem da direita a) está distraída, e não ouve seu interlocutor. b) mostra-se assustada com a imagem do automóvel. c) chama a atenção de seu interlocutor para o mistério que o outdoor representa. d) atribui um caráter misterioso ao fato de o carro ser fabricado pela "Newcar". e) relaciona o apelo da publicidade com o que acabou de ouvir. 5. (Uff) A publicidade, valendo-se de elementos verbais e não-verbais, encaminha uma produção de sentido cuja leitura propõe uma temática de:

Transcript of Charge

Page 1: Charge

Colégio Expressão Concurso de Bolsa 1.

Sobre a charge acima é CORRETO afirmar que : a) Faz referência ao processo de globalização que torna a língua inglesa universal e falada necessariamente em qualquer país do mundo. b) Denota a calamidade do ensino público no Rio de Janeiro, mostrando que os professores se submetem a criminalidade e a desordem social, e são desencorajados a oferecer um ensino com qualidade. c) Faz uma crítica a violência e a criminalidade do Rio de Janeiro, sede das olimpíadas de 2016, que vem preocupando a sociedade e as autoridades por ameaçar e colocar em dúvida a segurança dos jogos. d) Mostra que toda sociedade do Rio de Janeiro vem se preparando para receber com hospitalidade os turistas e atletas que irão visitar e participar dos Jogos Olímpicos de 2016. e) Mostra que a linguagem coloquial vem cada vez mais sendo utilizada e aceita nas escolas e tem reformulado toda norma culta da língua portuguesa. 2.

Sobre o anúncio da Fundação S.O.S Mata Atlântica, assinale a afirmação correta: a) A desproporção da gota em relação à mata sugere a redução desta e a abundância daquela. b) O descaso com a Mata Atlântica é a causa direta do esgotamento de água e outros recursos minerais. c) O anúncio chama atenção para dois problemas ambientais: a escassez de água e a destruição da Mata Atlântica. d) As queimadas aumentam proporcionalmente à escassez de água ocasionada pela falta de chuva.

e) A disposição organizada das árvores sobre a torneira sugere a necessidade de madeira de reflorestamento. 3. Considere a charge.

A charge trata de problemas resultantes de desequilíbrio na vida do planeta. A análise da charge possibilita afirmar que a) os animais são sempre as maiores vítimas do consumismo praticado pelos povos pobres. b) os seres humanos são os únicos animais capazes de se protegerem dos riscos ambientais. c) é preciso discutir os problemas ambientais levando em conta os problemas sociais. d) os governantes resolveram adotar medidas de combate a todo o tipo de desigualdade social. e) as leis da sociedade atual são elaboradas para promover mais igualdade entre os seres vivos. 4.

Observando-se todos os elementos do contexto, é correto concluir que a personagem da direita a) está distraída, e não ouve seu interlocutor. b) mostra-se assustada com a imagem do automóvel. c) chama a atenção de seu interlocutor para o mistério que o outdoor representa. d) atribui um caráter misterioso ao fato de o carro ser fabricado pela "Newcar". e) relaciona o apelo da publicidade com o que acabou de ouvir. 5. (Uff)

A publicidade, valendo-se de elementos verbais e não-verbais, encaminha uma produção de sentido cuja leitura propõe uma temática de:

Page 2: Charge

Colégio Expressão Concurso de Bolsa a) alienação frente às questões ecológicas e suas conseqüências sociais b) crítica ao progressivo desenvolvimento urbano c) relação harmônica entre o homem e as conquistas tecnológicas d) valorização da relação responsável entre o homem e a natureza e) reflexão sobre as desvantagens econômicas do uso racional do meio ambiente 6.

O aspecto temático implícito e recorrente nas duas tiras é a) a submissão à sociedade de consumo. b) o descontentamento com o próprio corpo. c) a insatisfação com os serviços de terceiros. d) a insubordinação psicológica diante da moda. e) a dependência da opinião alheia. 7. Observe a figura a seguir:

Considerando-se as formas retratadas e a circunstância que elas representam, o título da foto sugere que educar é a) viver momentos de descontração. b) compartilhar experiências. c) construir um ambiente seguro. d) alcançar a condição do outro. e) transmitir ensinamentos adequados. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO Iria morrer, quem sabe naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? Nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condecorava? Matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara - todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara. Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois se fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas causas de tupi, do folklore, das suas tentativas agrícolas...

Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma! Lima Barreto 8. No período: "Não brincara, não pandegara, não amara - todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara", as últimas orações - "não vira", "não provara", "não experimentara", têm a mesma organização sintática, e seus predicados são: a) verbais, formados por verbos transitivos diretos, complementados por um objeto direto explícito no período. b) verbais, formados por verbos intransitivos. c) verbais, formados por verbos transitivos indiretos, complementados por um objeto indireto não explícito no período. d) verbais, formados por verbos transitivos direto e indireto. e) verbo-nominais, formado por verbos e predicativos do sujeito. 9. "Curiosamente, a origem etimológica da palavra família nos remete ao vocábulo latino 'famulus', que significa 'servo' ou 'escravo', sugerindo que primitivamente se considerava a família como sendo o conjunto de escravos ou criados de uma mesma pessoa. Parece-me, CONTUDO, que essa raíz etimológica alude à natureza possessiva das relações familiares entre os povos primitivos, onde a mulher devia obedecer seu marido como se seu amo e senhor fosse, e os filhos pertenciam aos pais, a quem deviam suas vidas e conseqüentemente esses se julgavam com direito absoluto sobre elas. A noção de posse e a questão do poder estão, portanto, intrinsecamente vinculadas à origem e à evolução do grupo familiar". In: "Como trabalhamos com grupos." Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 51). Conforme as idéias trabalhadas no texto, o termo destacado tem que ser substituído por: a) no entanto. b) com tudo. c) ao invés disso. d) assim. e) apesar disso. 10.

Analise as afirmações relacionadas a "Um triângulo cujos lados são todos iguais é...?" (5¡. quadrinho) I. Como EQÜI significa IGUAL, a palavra que completa a frase é EQÜIÂNGULO. II. O pronome relativo "cujos" se relaciona com "triângulo" - o possuidor - e concorda com "lados" - o elemento possuído. III. O acréscimo de um artigo antes da palavra "lados" tornaria a oração mais adequada ao padrão culto da língua. Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas I e III. 11- Considere os seguintes dados obtidos sobre propriedades de amostras de alguns materiais.

Page 3: Charge

Colégio Expressão Concurso de Bolsa

Com respeito a estes materiais, pode-se afirmar que: a) a 20ºC, os materiais X e Y estão no estado líquido. b) a 20ºC, apenas o material Z está no estado gasoso. c) os materiais Z, T e W são substâncias. d) os materiais Y e T são misturas. e) se o material Y não for solúvel em W, então ele deverá flutuar se for adicionado a um recipiente contendo o material W, ambos a 20ºC. 12 - Estão representados abaixo quatro sistemas diferentes, nos quais as figuras de mesma forma e cor representam o mesmo elemento químico. Com base nestas informações, assinale o que for correto.

a) O sistema I contém somente elementos quimicos b) No sistema II ocorre alotropia, que é a formação de substâncias simples iguais. c) O sistema III contém substância pura. d) Os sistemas I e IV contêm misturas de duas substâncias e) Em III existe apenas uma molécula 13 - No gráfico que se segue, foram projetados dados de massa e volume para três líquidos: A, B e água. Sabe-se que o líquido A é insolúvel tanto em B quanto em água, e que o líquido B é solúvel em água.

A Água B

.Massa(g)

.V (cm )3

1

12

2 3

3

4

4

5

5

6 Considerando os dados do gráfico e os de solubilidade fornecidos, uma mistura dos três líquidos num recipiente apresentará o seguinte aspecto:

Água

Água

Água

Água

Água

A

A

A A

A

B

B

B

B

B

+

+

+

+

+

A- B-

C- D-

E-

14-

As proposições abaixo foram formuladas por um estudante, após o estudo de substâncias puras e misturas. I. O leito puro não pode ser representado por fórmula molecular porque é uma mistura de várias substâncias. II. Como se trata de substância pura, o álcool anidro apresenta ponto de ebulição e densidade característicos. III. A água mineral é substância pura de composição definida. IV. O ar empoeirado é mistura heterogênea sólido + gás. V. Por ser substância pura, o café coado não pode ser submetido a processos de fracionamento de misturas. Quantas proposições estão corretas? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 15 - A indústria química especializada realiza o processo de separação dos gases do ar devido à grande utilização de componentes como o N2 e o O2. O processo de separação consiste em uma destilação e é demonstrado no esquema abaixo:

01. Entrada de ar/filtro primário 02. Compressor 03. Resfriador 04. Purificador de ar (extrai umidade e CO2) 05. Expansor de ar 06. Torre de separação de gases (destilação 07. Saída de O2 líquido (-183ºC)

Page 4: Charge

Colégio Expressão Concurso de Bolsa 08. Saída de N2 líquido (-195ºC) O “ar líquido” sai da torre 06 a uma temperatura de – 180°C e precisa estar isento de sólidos que podem entupir a coluna. Há necessidade, portanto, de separar o CO2, pois seu ponto de ebulição é –78°C e a –180°C se solidifica, formando o que conhecemos como gelo seco, que entupiria a coluna. Assim, no processo, é utilizado um purificador contendo uma solução que reage com o CO2, formando um carbonato que, separado, não permite a passagem de sólidos para a coluna de destilação. Dada a reação: CO2 + solução alcalina → carbonato + H2O Sobre esse processo, marque a alternativa correta: a) O ar que entra na torre sofre filtração simples objetivando separar gases nobres indesejáveis que existem na mistura gasosa. b) A solução alcalina da reação que produz carbonato pode ser H2SO4. c) O gelo seco é um sólido que sofre o fenômeno de condensação. d) O CO2 é um composto que se retirado no processo pode interferir no processo de aquecimento global. e) O gás extraído primeiro é o oxigênio e ele é obtido em maior quantidade por ser o gás que existe na atmosfera em maior quantidade. 16 - Considerando os elementos 12A e 17B e suas respectivas posições na tabela periódica, analise as afirmativas: I) Ambos podem ser considerados metais de transição. II) A está localizado no quarto periódo e família 1A. III) B é um halogênio, por ser da família 7A. IV) B tem tendência de ganhar elétrons. V) A substância formada por A e B tem elevado ponto de fusão em função do reticulado cristalino formado devido ao caráter iônico da ligação. Estão corretas: a) II, III e V. b) II, III e IV. c) I, II e IV. d) III, IV e V. e) I, IV e V. 17- Logo após a Segunda Guerra Mundial instala-se a chamada Guerra Fria, também conhecida como “equilíbrio do terror”, quando se verificou a equivalência de forças destruidoras baseada no equilíbrio nuclear com conseqüências para o mundo, dentre as quais se destaca:

a) a divisão da Europa em duas esferas de influências políticas e dois sistemas político-econômicos: Europa Oriental-Socialista, aliada a URSS, e a Europa Ocidental-Capitalista, aliado aos EUA. b) a França, que domina os países capitalistas ocidentais envolvidos na Segunda Guerra Mundial, e a Rússia que domina os países da Europa Oriental. c) um período de relativa paz, à exceção de algumas guerras civis muito localizadas, sem interferência das superpotências. d) a diminuição drástica da corrida armamentista e uma ajuda dos Estados Unidos para reconstituição dos países europeus, que sofreram grandes destruições durante o conflito mundial. e) o Reino Unido capitalista que reforça a sua posição como grande potência sobre os demais países da Europa, por seu grande poder bélico. 18- A queda do Muro de Berlim, em 1989, encerrou simbolicamente:

a) a primazia da ONU na resolução dos conflitos internacionais. b) o esforço multilateral de busca de uma saída pacifica para o confronto entre alemães do lado Ocidental e Oriental. c) a perseguição a Cristãos e Muçulmanos no centro e no Leste da Europa Oriental. d) o isolamento entre duas metades da cidade de Berlim e um país a Alemanha, que protegeu os Judeus que sobreviveram a 2ª Guerra. e) a bipolarização estratégica entre duas superpotências EUA e URSS, que nasceu ao final da 2ª Guerra Mundial. 19- Assinale a alternativa correta a respeito das associações blocos ou organizações internacionais. a) Entre as várias organizações que congregam os diversos

Page 5: Charge

Colégio Expressão Concurso de Bolsa países, nenhuma tem um caráter tão regional quanto a ONU. b) A União Européia caracteriza-se por ser uma associação que busca a formação de uma Federação de Estados, cada um com sua autonomia, mas sem barreiras a livre circulação de mercadorias e pessoas. c) O grupo dos sete países mais ricos, o G 7, funciona como comitê que encaminha decisões prévias a OTAN ou seus organismos subjacentes, como o Banco Mundial do Comércio. d) Os dois novos membros do Mercosul são Chile e Equador, ambos considerados oficialmente parceiros comerciais, fato que viabilizou o rápido aceite de sua participação pelos demais. e) O NAFTA, associação de livre comércio formada por EUA, Canadá, México e Groenlândia, não tem apresentado viabilidade de união política, devida às grandes diferenças lingüísticas entres as diversas nacionalidades. 20- O clima monçônico, típico do sul e sudeste asiáticos, caracteriza-se por apresentar chuvas torrenciais no verão e um período seco no inverno. Portanto pode-se afirmar que: a) no inverno, o continente asiático fica dominado por altas pressões atmosféricas. b) no verão, o continente asiático fica dominado por altas pressões atmosféricas. c) no verão, forma-se no continente uma área dispersora de massas de ar. d) no inverno, o oceano Índico emite massas de ar que se direcionam para o continente. e) no verão, as massas de ar dirigem-se do continente para o oceano. 21- O Japão teria tudo para ser mais um arquipélago do oceano Pacifico, compondo um arco montanhoso e vulcânico, não fossem alguns traços que lhe conferem uma individualização em seu contexto socioespacial. (LIMA, Ivaldo A inserção do Japão na nova ordem mundial.) O texto sugere que há características especificas na geografia do Japão. Dentre essas características, destaca-se a:

a) elevada densidade demográfica ao longo da planície costeira. b) dieta nacional incorporando um expressivo consumo de arroz. c) adversidade climática provocado por um regime monçônico. d) condição de maior potência financeira e tecnológica asiática. e) instabilidade geológica marcada por terremotos e vulcanismos 22- “Fenômeno de origem complexa e ainda obscura. Suspeita-se de um componente antropogênico, quantificado pelo aumento da concentração de gases oriundos da queima de combustíveis fósseis, além da emissão espontânea de metano no processo digestivo de vários mamíferos”.

(Fonte: Folha de São Paulo, Mais, 21/09/2003, p.5.)

O texto refere-se ao problema: a) do buraco da camada de ozônio. b) do aquecimento global. c) das chuvas ácidas. d) das correntes marítimas. e) das ilhas de calor 23- Uma pessoa caminha uma distância de 20,0m em um tempo de 10,0s. Qual sua velocidade? a) 1,6 km/h b) 2,5 km/h c) 5,5 km/h d) 7,2 km/h e) 9,2 km/h 24- Leia com atenção a tira da Turma da Mônica mostrada abaixo e analise as afirmativas que se seguem, considerando os princípios da Mecânica Clássica. TURMA DA MÔNICA / Maurício Souza

I. Cascão encontra-se em movimento em relação ao skate e também em relação ao amigo Cebolinha. II. Cascão encontra-se em repouso em relação ao skate, mas em movimento em relação ao amigo Cebolinha. III. Em relação a um referencial fixo fora da Terra, Cascão jamais pode estar em repouso. Estão corretas a) apenas I b) I e II c) I e III d) II e III e) I, II e III 25- Um trem de passageiros executa viagens entre algumas estações. Durante uma dessas viagens, um passageiro anotou a posição do trem e o instante de tempo correspondente e colocou os dados obtidos no gráfico abaixo:

Com base no gráfico, considere as seguintes afirmativas: I. Nessa viagem, o trem pára em quatro estações diferentes. II. O trem retorna à primeira estação após oito horas de viagem. III. O trem executa movimento uniforme entre as estações.

Page 6: Charge

Colégio Expressão Concurso de Bolsa IV. O módulo da velocidade do trem, durante a primeira hora de viagem, é menor do que em qualquer outro trecho. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. 26- Dois móveis A e B tem equações horárias, respectivamente iguais a: SA = 80 – 5t e SB = 10 + 2t

2, onde SA e SB estão em metros e t em segundos. Pode–se afirmar que a) os móveis A e B têm posições iniciais, respectivamente iguais a 10m e 80m. b) o movimento de A é progressivo e de B retrógrado. c) os movimento de A e B têm velocidades constantes. d) ambos têm movimentos progressivos. e) o móvel A tem velocidade e B aceleração constante. 27- Uma pessoa passeia durante 30 minutos. Nesse tempo ela anda, corre e também pára por alguns instantes. O gráfico representa a distância (x) percorrida por essa pessoa em função do tempo de passeio (t).

5 10 15 20 25 30

600

1200

1800

2400

x(m)

t(min)

1

2

34

Pelo gráfico pode-se afirmar que, na seqüência do passeio da pessoa, ela: a) andou (1), correu (2), parou (3) e andou (4). b) andou (1), parou (2), correu (3) e andou (4). c) correu (1), andou (2), parou (3) e correu (4). d) correu (1), parou (2), andou (3) e correu (4). 28- O atleta jamaicano Usain Bolt foi um dos grandes protagonistas dos Jogos Olímpicos de Pequim. Ele bateu seu próprio recorde mundial dos 100 metros com o tempo de 9,69 segundos e, na prova dos 200 metros rasos, ele registrou o tempo de 19,3 segundos. Se Bolt corresse a prova de 200 metros rasos com a mesma velocidade média com que correu a prova dos 100 metros, ele teria completado a prova em a) 15,4 segundos. b) 19,4 segundos. c) 25,5 segundos. d) 29,3 segundos. e) 30,4 segundos. 29- As três décadas de estudos sobre os alimentos, o metabolismo humano e a fisiologia do esporte mostram que as dietas radicais não funcionam. Na busca do corpo saudável e esbelto, a melhor dieta é a do bom senso. Uma das dietas mundialmente conhecidas proíbe o consumo de leite e derivados e limita muito o consumo de proteínas.

Essas restrições levam à carência de minerais, especialmente o cálcio e ferro. Um indivíduo adulto que adotou essa dieta por um período prolongado pode apresentar a) hemorragia e escorbuto. b) cegueira noturna e xeroftalmia. c) beribéri e pelagra. d) bócio endêmico e cãibras. e) osteoporose e anemia. 30- Todos os vírus, incluindo os da AIDS, da Dengue e da Gripe “A”(H1N1), são "organismos" que: a. só se reproduzem no interior de células. b. parasitam somente células de animais. c. são patogênicos para a espécie humana. d. podem ser observados ao microscópio óptico. e. possuem DNA como material genético. 31- A transmissão da Taenia solium e da Taenia sagnata pode ocorrer pela:

a. ingestão de ovos larvados; b. íngestão de alimentos contaminados por fezes de gato; c. ingestão de carne suína e bovina mal passada (mal cozida ou mal frita); d. ingestão de ovos das fezes do cão; e. ingestão de alimentos contaminados por fezes do porco e do homem.. 32- Um grupo de estudantes, ao excursionar com o colégio expressão para a cidade de Goiás, coletaram um rato, um periquito, um sapo e um calango e foram debater com o professor Alessandro a classificação deles, a conclusão final foi de que esses animais eram, respectivamente:

a. mamíferos - anfíbios - répteis - anfíbios b. anfíbios - peixes - mamíferos - répteis c. répteis - aves - mamíferos - anfíbios d. aves - répteis - anfíbios - mamíferos e) mamíferos – aves – anfíbios - répteis 33- A banana não tem sementes porque na realidade: a. É um pseudofruto, ou seja, não é um fruto verdadeiro. b. É um fruto múltiplo, que não foi polinizado. c. É um fruto carnoso, partenocárpico. d. É um fruto do tipo drupa. e. A banana não é um fruto. 34- A respiração é o processo de eliminação do gás carbônico (CO2) e absorção de gás oxigênio (O2), realizado pelos pulmões. A fotossíntese é o processo inverso realizado pela planta, portanto ela: a) absorve nitrogênio (N2) e elimina gás carbônico (CO2); b) absorve gás carbônico (CO2) e elimina o gás oxigênio

Page 7: Charge

Colégio Expressão Concurso de Bolsa (O2); c) absorve gás oxigênio (O2) e elimina absorve nitrogênio (N2); d) absorve nitrogênio (N2) elimina o gás oxigênio (O2); e) absorve gás oxigênio (O2) e elimina gás carbônico (CO2); 35. A partir do século XVI, a palavra TRABALHO perde seu conceito negativo associado à idéia de pobreza e sofrimento, adquirindo uma conotação positiva de dignidade, porque: a) o trabalho passa a ser exercido também pelas classes dominantes. b) a campanha pela abolição do trabalho escravo na América se intensifica. c) os equipamentos das manufaturas exigem trabalhadores qualificados. d) o trabalho é fonte de toda produtividade e riqueza material. e) a doutrina calvinista justifica o trabalho como fonte de salvação. 36. O Entre-Guerras (1918-1939) pode ser considerado, no seu conjunto, como um período de crises econômicas. Assinale a opção que expressa corretamente um problema relacionado às conjunturas desse período: a) A rápida recuperação da produção européia foi impulsionada pelos novos mercados abertos pela expansão colonial. b) A crise alemã de 1924 representou um desdobramento da decadência da economia dos EUA, o principal centro econômico do mundo. c) A crise de 1929, iniciada nos EUA, propagou-se rapidamente, pelos países capitalistas, cujas economias estavam em interdependência com a norte-americana. d) Os desajustes da economia mundial tiveram como principal causa o abalo provocado pela Revolução Russa. e) A reconversão foi caracterizada pela expansão da industrialização, em escala mundial, principalmente em economias periféricas. 37. "A guerra européia que se iniciou no 1 de setembro de 1939 foi a guerra de Hitler. Historiadores continuarão a discutir as forças sociais, econômicas e políticas que o levaram a assumir uma série de riscos calculados que culminaram em uma guerra em grande escala". (KITCHEN, Martin. "Um mundo em chamas". Rio de janeiro: Zahar, 1993. p. 11.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. Hitler, apesar do poder absoluto que detinha no Estado Maior Alemão, foi forçado a agir em um contexto socioeconômico, no qual era dependente do apoio ativo de seus subordinados. II. Hitler se encontrava em pleno comando da política externa alemã, e suas ações levaram em conta as circunstâncias sociais históricas e culturais de sua época. III. A guerra implementada por Hitler resultou de sua insanidade e de seus interesses pessoais, o que isenta, assim, a sociedade alemã de qualquer responsabilidade sobre os resultados da empreitada. IV. As decisões de Hitler bem como a política interna e externa por ele encetada foram respaldadas pelas elites diplomáticas e militares e pelas classes hegemônicas alemãs. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV. 38. Na segunda etapa da Revolução Industrial, iniciada por volta de 1860, caracterizou-se um(a): a) fortalecimento das corporações de mercadores. b) aumento da utilização da mão-de-obra servil. c) exploração de novas fontes de energia e desenvolvimento de novos processos produtivos. d) intensificação das trocas comerciais através das feiras. e) predominância do sistema familiar de produção. 39. Leia o texto a seguir. Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica - o índice de desespero do país é eloqüente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica. NETO, J. P. "O que é Stalinismo". São Paulo: Brasiliense, 1981. Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que: a) ela reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917 que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um

retorno ao capitalismo. b) ela significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo. c) ela significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os Kolkhozes. d) seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala. e) ela consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores. 40. Quanto à Revolução Chinesa, podemos afirmar que: I - a partir de 1905, com a pressão do Partido Nacionalista (Kuomitang), se iniciam as tentativas de deposição da dinastia Mandchu, ao mesmo tempo em que as rivalidades no interior do partido acabam por dividir a China provocando conflitos entre republicanos e partidários da manutenção do domínio dinástico. II - os focos de resistência ao domínio dinástico, de tendência comunista, iniciam-se em Xangai após a fundação, em 1921, do Partido Comunista Chinês e acabam por provocar tensões entre os nacionalistas, chefiados por Chiang Kai Shek, e os comunistas, chefiados por Mao Tsé Tung, fato que dará início à Grande Marcha de 1934 e conduzirá à proclamação da República Popular da China em 1949. III - a partir do término da 2[ Guerra Mundial, em função dos acordos firmados entre EUA e URSS, as duas Chinas, a de Formosa e a continental, se unem sob a liderança de um colegiado que incluía comunistas e nacionalistas e que desempenhou papel importante na realização da Revolução Cultural de 1960. Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s): a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas I e II d) Apenas II e III e) Apenas III 41 A loja de livros usados, “Sebo ABC”, utiliza o seguinte sistema de trocas: “2 livros por 1”. Dos seis livros indicados para o vestibular de 2010, um candidato não dispõe de nenhum. Então para que possa ler os seis livros indicados para esse concurso, utilizando sucessivamente o sistema de trocas do “Sebo ABC”, ele deverá ter no mínimo a) 8 livros. b) 5 livros. c) 7 livros. d) 9 livros. e) 6 livros.

42- Efetuando-se

21

24

+

(−4)−2, obtém-se:

a) 50

4

b)

41

8

c)

35

16

d)

5

4

e) 5

16

43- Simplificando a expressão 40,81.0,001

x1000

= , o valor

de x será: a) 0,09

Page 8: Charge

Colégio Expressão Concurso de Bolsa b) 0,3 c) 0,03 d) 3 e) 0,9 44- A figura abaixo mostra o mapa do continente Oval, que possui dez países, localizado no legendário planeta Redondo.

Supondo que as viagens descritas abaixo sejam feitas por terra, pode-se afirmar que a) para viajar do país F para o país I, é necessário passar por outros três países além de F e I. b) para viajar do país B para o país H, é necessário passar pelo país C. c) para sair do país B, é necessário e suficiente passar pelo país A. d) para viajar do país E para o país H, é suficiente atravessar o país C além de E e H. e) para viajar do país A para o país I, é suficiente passar por outros dois países além de A e I. 45- Na figura a seguir, está indicada uma seqüência de operações a serem efetuadas com o número obtido na operação anterior.

Se o resultado foi 44, com qual valor positivo de x se começou? a) 7,2 b) 7,4 c) 7,6 d) 7,8 e) 8,0

46- O quadro numérico, ao lado, é construído, linha a linha, respeitando uma lógica construtiva, desde a primeira linha. A soma de todos os números que compõem a 91a linha é um número que está entre:

a) 8000 e 8300 b) 8300 e 8600 c) 8600 e 8900 d) 8900 e 9200 e) 7900 e 8000 47- Maria e Joana foram a uma loja comprar um presente. Juntas, elas tinham, 43 reais e 60 centavos e, depois de comprado o presente, restaram 16 reais e 10 centavos. Se Maria gastou 3/5 do seu dinheiro e Joana gastou 2/3 do seu, quanto restou a Maria, depois da compra do presente? a) R$ 9,00 b) R$ 9,10 c) R$ 9,20 d) R$ 9,30 e) R$ 9,40

48- A expressão 4 15

5 30 é igual a:

a) 2

5 b)

2 2

5 c)

3 2

5 d)

4 2

5 e) 2

49- Enquanto ornamentava sua árvore de Natal, Aninha se deparou com a seguinte situação: colocando uma bola em cada ramo da árvore, restava-lhe uma bola; porém, colocando duas bolas em cada ramo, restava um ramo sem bola. O número de bolas de que Aninha dispunha era

a) 3. b) 4. c) 5. d) 6. e) 7.

Page 9: Charge

Colégio Expressão Concurso de Bolsa 50- Uma fábrica de azulejos possui dois modelos de ladrilhos quadriculados, chamados de "3 x 3" e "5 x 5", mostrados nas figuras a seguir.

Deseja-se lançar um novo modelo de ladrilhos quadriculados, chamado "7 x 7", seguindo o mesmo padrão dos modelos anteriores. O número de quadrados pintados em um ladrilho do modelo "7 x 7" será igual a: a) 20

b) 25

c) 30

d) 35

e) 40

Coletânea Texto I Falar "com licença", "boa noite", "por favor"; não interromper quando outros estão falando, falar baixo, respeitar a coletividade, respeitar autoridades e até respeitar a si próprio são atitudes que não custam nada mas fazem uma diferença gigantesca para quem pratica esses atos e para quem tem o privilégio de conviver com pessoas assim. Texto II Na escola, o aluno conhece e vivencia o espaço e o tempo necessários à concepção e à construção de sua cidadania, aprendendo "conteúdos e conhecimentos", como também vivenciando "valores e sentimentos". Na sociedade, ele coloca em ação a sua consciência crítica, sua reflexão relacional, sua criatividade despertada, sua conduta libertária, ampliando seu espaço de entendimento e renovando seu tempo de ação. Texto III

Texto IV

Antes da ditadura militar, que perdurou durante

décadas no Brasil, o ensino público era de qualidade e o ensino particular era visto com desdém. Após os “anos de chumbo” e sucessivos programas de “regresso estudantil”, seus professores veem-se constantemente diante de desafios muito além da arte de ensinar, enfrentando uma infraestrutura precária e o desinteresse público pela educação. Diante desse triste quadro, as escolas particulares sobressaem nos anos 80, 90 e atualmente. Texto V A educação foi um dos pilares para a edificação do Estado Moderno no Japão e um sustentáculo para sua modernização. Os antigos feudos foram extintos e os privilégios pessoais foram eliminados através de uma reforma agrária e da reformulação de todo sistema educacional no país. A partir desse período, a escola deixou de ser privilégio de um segmento social, tornando-se obrigatória para todos.

Assim, com base na leitura da coletânea, redija um texto DISSERTATIVO de aproximadamente 30 linhas manifestando seu ponto de vista sobre o tema: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO.