Chef álvaro rodrigues

1
Chef Álvaro Rodrigues EMPADÃO AO CREME DE PALMITO E AZEITONAS MASSA PODRE: 500 g de farinha de trigo DONA BENTA 120 g de manteiga extra sem sal gelada e picada 130 g de banha de porco industrializada e gelada ou margarina 1 colher (chá) cheia de sal 3 gemas de ovos grandes (20 g cada) 75 ml de água filtrada e gelada Modo de Fazer: Em uma tigela grande coloque a farinha de trigo e as gorduras e envolva até formar uma farofa úmida. Junte os demais ingredientes e envolva delicadamente com a ponta dos dedos até obter uma massa macia e homogênea. Embrulhe em filme plástico e deixe gelar 30 minutos. CREME DE PALMITO 2 colheres (sopa) de manteiga extra sem sal (40 g) 2 dentes de alho socados 1 cebola grande bem picada (150 g) ½ lata de tomates pelados e picados MASTROIANI (200 g) 1/2 envelope de caldo em pó de legumes (opcional) 1 colher (sopa) de vinagre branco de arroz KENKO 1 vidro grande de palmitos KENKO picados 100 g de requeijão cremoso D’ALLORA (de bisnaga) 200 ml de água filtrada e fria 200 ml de leite em temperatura ambiente ½ xícara (chá) de azeitonas verdes LA VIOLETERA picadas ½ xícara de ervilhas frescas ou congeladas (opcional) Sal, molho de pimenta KENKO e temperos a gosto 130 g de farinha de trigo DONA BENTA (aproximadamente) Modo de Fazer: Em uma panela aqueça ]a manteiga e refogue o alho e a cebola. Junte os tomates pelados e picados, o caldo em pó, o vinagre, os palmitos picados e refogue bem. Acrescente os demais ingredientes, prove o tempero e, ao abrir fervura, polvilhe a farinha de trigo em forma de chuva, mexendo rapidamente até obter um creme espesso. Deixe esfriar completamente. COBERTURA: 1 ovo separado (a gema misturada com o um fio de azeite LA VIOLETERA) MONTAGEM FINAL: Com o rolo, abra a massa podre sobre uma superfície enfarinhada. Com 2/3 da massa, forre uma forma de fundo falso com 25 cm de diâmetro. Fure com um garfo, espalhe todo o creme de palmito e pincele clara nas bordas da massa. Cubra a torta com a massa restante aberta em disco e aperte toda a borda com o polegar, pincelando a superfície com a gema. Decore a gosto e asse em forno pré-aquecido a 200ºC até que o empadão esteja bem dourado. Sirva quente ou morno. O rendimento será de oito porções. DICAS DO CHEF: A massa poderá ser batida no processador, seguindo as mesmas indicações dadas acima. Caso você não aprecie a massa do tipo "podre", utilize na massa apenas margarina em tablete (250 g no total). Esta receita também serve para preparar empadinhas. O creme de palmito poderá ser utilizado como recheio para crepes, pasteis de forno, pastel frito e tortas em geral. Substitua o palmito por 400 g de fundos de alcachofras ou camarões temperados e rapidamente selados em azeite.

Transcript of Chef álvaro rodrigues

Page 1: Chef álvaro rodrigues

Chef Álvaro Rodrigues

EMPADÃO AO CREME DE PALMITO E AZEITONAS

MASSA PODRE: 500 g de farinha de trigo DONA BENTA 120 g de manteiga extra sem sal gelada e picada 130 g de banha de porco industrializada e gelada ou margarina 1 colher (chá) cheia de sal 3 gemas de ovos grandes (20 g cada) 75 ml de água filtrada e gelada

Modo de Fazer: Em uma tigela grande coloque a farinha de trigo e as gorduras e envolva

até formar uma farofa úmida. Junte os demais ingredientes e envolva delicadamente com a ponta dos dedos até obter uma massa macia e homogênea. Embrulhe em filme plástico e deixe gelar 30 minutos.

CREME DE PALMITO 2 colheres (sopa) de manteiga extra sem sal (40 g) 2 dentes de alho socados 1 cebola grande bem picada (150 g) ½ lata de tomates pelados e picados MASTROIANI (200 g) 1/2 envelope de caldo em pó de legumes (opcional) 1 colher (sopa) de vinagre branco de arroz KENKO

1 vidro grande de palmitos KENKO picados 100 g de requeijão cremoso D’ALLORA (de bisnaga) 200 ml de água filtrada e fria 200 ml de leite em temperatura ambiente ½ xícara (chá) de azeitonas verdes LA VIOLETERA picadas ½ xícara de ervilhas frescas ou congeladas (opcional) Sal, molho de pimenta KENKO e temperos a gosto 130 g de farinha de trigo DONA BENTA (aproximadamente)

Modo de Fazer: Em uma panela aqueça

]a manteiga e refogue o alho e a cebola. Junte os tomates pelados e picados, o caldo em

pó, o vinagre, os palmitos picados e refogue bem. Acrescente os demais ingredientes, prove o tempero e, ao abrir fervura, polvilhe a farinha de trigo em forma de chuva, mexendo rapidamente até obter um creme espesso. Deixe esfriar completamente.

COBERTURA: 1 ovo separado (a gema misturada com o um fio de azeite LA VIOLETERA)

MONTAGEM FINAL: Com o rolo, abra a massa podre sobre uma superfície enfarinhada . Com 2/3 da massa, forre uma forma de fundo falso com 25 cm de diâmetro. Fure com um garfo, espalhe todo o creme de palmito e pincele clara nas bordas da massa. Cubra a torta com a massa restante aberta em disco e aperte toda a borda com o polegar, pincelando a superfície com a gema. Decore a gosto e asse em forno pré-aquecido a

200ºC até que o empadão esteja bem dourado. Sirva quente ou morno. O rendimento será de oito porções.

DICAS DO CHEF: A massa poderá ser batida no processador, seguindo as mesmas indicações dadas acima. Caso você não aprecie a massa do tipo "podre", utilize na massa apenas margarina em tablete (250 g no total). Esta receita também serve para preparar empadinhas. O creme de palmito poderá ser utilizado como recheio para crepes, paste is de forno, pastel frito e tortas em geral. Substitua o palmito por 400 g de fundos de alcachofras ou camarões temperados e rapidamente selados em azeite.