Cheirosos e de pelos sedosos

2
62 n NB Plus agosto’2014 Cheiroso e de pelos M anter a higiene dos cães é impor- tante para evitar problemas de saúde no animal e em seu dono. Mas cuidado, pois cães não são iguais a seres humanos que tomam banho várias vezes ao dia. Os bichinhos necessitam de banhos a cada 15 dias, caso tenham pelo curto. Já os que possuem pelos maiores, podem ser banhados toda semana. Nos dois casos, sempre deve haver uma boa secagem. De acordo com a veterinária Bianca Cardeal, banho demais pode trazer proble- mas de pele aos animais. “O excesso pode causar desde uma simples queda de pelos até dermates, pois reram a camada pro- Pets Por Thaís Barcellos Foto Divulgação tetora da pele (gorduras, proteínas e a mi- crobiota natural).” Dar banho todos os dias ou com muita frequência também pode provocar alergias e aumentar a incidência de fungos que cau- sam odores. Para as raças mais peludas, du- rante o banho é necessário passar a escova para remover os pelos soltos, desembara- çá-los e remover as células mortas. Bianca explica que os produtos para humanos, como shampoos, cremes e óle- os, devem ser evitados. “Algumas substân- cias nestes produtos podem provocar rea- ções alérgicas ou desequilíbrio na camada protetora”, alerta. Após o banho, é importante rar o excesso de água dos pelos com a toalha e depois, se possível, ulizar o secador, pois segundo a veterinária, o aparelho permite a secagem das raízes dos pelos e das regi- ões de pouca exposição, como o pescoço, orelhas, axilas, virilhas e dedos. Ao usar o secador tenha muito cuidado com a tem- peratura, para evitar queimaduras nos bi- chos. Não coloque o vapor do secador tão próximo à pele do animal também, pois pode causar irritações e alergias. As orelhas devem ser secas com toa- lha ou algodão enrolado no dedo. Apenas deve-se ficar alerta para não causar lesões, por isso seque apenas a parte externa e deixa que a interna seque naturalmente. l SAIBA COMO MANTER SEU BICHO DE ESTIMAÇÃO LIMPO E SAUDÁVEL. CUIDADOS COM BANHO E TOSA GARANTEM QUE O ANIMAL ESTARÁ LIVRE DE FUNGOS E DE ALERGIAS sedosos

description

 

Transcript of Cheirosos e de pelos sedosos

62 n NB Plus agosto’2014

Cheirosoe de pelos

M anter a higiene dos cães é impor-tante para evitar problemas de saúde no animal e em seu dono.

Mas cuidado, pois cães não são iguais a seres humanos que tomam banho várias vezes ao dia. Os bichinhos necessitam de banhos a cada 15 dias, caso tenham pelo curto. Já os que possuem pelos maiores, podem ser banhados toda semana. Nos dois casos, sempre deve haver uma boa secagem.

De acordo com a veterinária Bianca Cardeal, banho demais pode trazer proble-mas de pele aos animais. “O excesso pode causar desde uma simples queda de pelos até dermatites, pois retiram a camada pro-

Pets Por Thaís BarcellosFoto Divulgação

tetora da pele (gorduras, proteínas e a mi-crobiota natural).”

Dar banho todos os dias ou com muita frequência também pode provocar alergias e aumentar a incidência de fungos que cau-sam odores. Para as raças mais peludas, du-rante o banho é necessário passar a escova para remover os pelos soltos, desembara-çá-los e remover as células mortas.

Bianca explica que os produtos para humanos, como shampoos, cremes e óle-os, devem ser evitados. “Algumas substân-cias nestes produtos podem provocar rea-ções alérgicas ou desequilíbrio na camada protetora”, alerta.

Após o banho, é importante tirar o

excesso de água dos pelos com a toalha e depois, se possível, utilizar o secador, pois segundo a veterinária, o aparelho permite a secagem das raízes dos pelos e das regi-ões de pouca exposição, como o pescoço, orelhas, axilas, virilhas e dedos. Ao usar o secador tenha muito cuidado com a tem-peratura, para evitar queimaduras nos bi-chos. Não coloque o vapor do secador tão próximo à pele do animal também, pois pode causar irritações e alergias.

As orelhas devem ser secas com toa-lha ou algodão enrolado no dedo. Apenas deve-se ficar alerta para não causar lesões, por isso seque apenas a parte externa e deixa que a interna seque naturalmente. l

saiba CoMo Manter seu biCho de estiMação LiMpo e saudáveL. Cuidados CoM banho e tosa garanteM que o aniMaL estará Livre de fungos e de aLergias

sedosos

agosto’2014 NB Plus n 63

O excesso de banho pode causar desde uma

simples queda de pelos até dermatites, pois retiram a camada protetora da pele

“ “

Cuidados com a tosa

Corte das unhas

Pets idosos

A tosa é necessária não apenas para a estética dos cães, mas também para evitar o acúmulo de sujeira, principalmente em pelos longos. “Animais de pelo longo devem fazer uma tosa higiênica (focinho, orelhas, patas, barriga e região perianal) a cada 30 dias. A frequência da tosa completa é determinada pelo proprietário do animal, pois alguns preferem pelos mais longos, outros mais curtos. Para os últimos, recomenda-se uma tosa completa a cada dois meses”, explica Bianca Cardeal.usar máquina é ideal para animais com pelagens curtas como poodle, schnauzer miniatura e cocker spaniel. A tesoura é mais utilizada para tosas de animais de pelo liso e longo e para tosas especiais. Lembrando que alguns cães podem apresentar alergias à lâmina das máquinas e, neste caso, utiliza-se a tesoura como opção.

A veterinária pontua que as unhas dos pets possuem um vaso no seu interior, tendo por finalidade a nutrição das mesmas. Nos animais que possuem as garras brancas (gatos e a maioria dos cães de pelagem clara), é possível a visualização desse vaso. “Neste caso, o corte deve ser feito a fim de deixar 1,5 a 2,0 milímetros de sobra de unha, para evitar sangramentos. Para os cães de unhas escuras, recomenda-se o corte com profissionais, já que não é possível visualizar o limite de corte.”

Bianca lembra ainda que se deve ter um cuidado e atenção especial com animais idosos. “Alguns possuem doenças crônicas, como insuficiência cardíaca e/ou respiratória e podem ‘passar mal’ durante o embelezamento”. Outro ponto importante lembrado pela veterinária é a escovação diária dos animais de pelo longo. Quando não são escovados com frequência ou a escovação é feita de modo inadequado, o pelo tende a ficar bastante embaraçado. “Esses pelos emaranhados precisam ser desembolados, o que, geralmente, demanda maior tempo no banho e aumenta o stress do animal”.