Ciclo PDCA e Tipos Psicologicos no Ser Empresa

14
REALIZAÇÃO APOIO PATROCÍNIO RECEPTOR 09/11/2010 , ciclo da lua nova APRESENTA Ciclo PDCA e sua correlação com os Tipos Psicológicos e outras possíveis no Ser Empresa Rico Mäder Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon

description

Ciclo PDCA, correlacoes no Ser Empresa.

Transcript of Ciclo PDCA e Tipos Psicologicos no Ser Empresa

Ciclo PDCABreve histórico

Foi criado pelo Dr. Shewhart(Walter Shewhart, 1891_1967),dos laboratórios Bell, enquanto estudavadados de processo nos anos 1920.

Dr. Deming (William Edwards Deming , 1900_1993),o “Papa do Sistema de Qualidade” que trabalhou comShewhart, se encantou com a simplicidade e a energiado ciclo PDCA e adotou-o em sua trajetória profissional à partir de 1930.

Obteve sucesso crescente nos meios acadêmicos e empresariais e quando os EUA , em1941, entraram na 2a. Guerra Mundial, ele fez parte do comitê do governo federal queadotou sua prática, auxiliando principalmente no planejamento e durante todo oevento.

Após o término da 2a. Guerra Mundial ele, junto com o Dr. Juran, foram ao Japão, queadotou-o como uma das filosofias para a reconstrução do país, reerguendo-o para setornar em apenas 35 anos (anos 1980) um dos 8 países mais potentes do planeta – G8.

Dr. Deming se dedicou inteiramente na divulgação teórica e prática do ciclo PDCA, querealmente promove uma revolução, quando usado com disciplina e continuidade, nosseres empresas.

Rico Mäder _ Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon

Ciclo PDCAPorque se tornou uma de minhas paixões pessoais

Foi na faculdade de engenharia, em 1982, quando me aprofundei nos estudos da ciênciada produção que tomei contato pela primeira vez com o ciclo PDCA, e me encantei comsua simplicidade lógica.

Desde então, venho aplicando-o em minhas atividades profissionais e com o passar dosanos, nos contatos com outros colegas, amigos, familiares, profissionais e pessoas dasmais diversas formações e funções, fui avaliando sua acuracidade e acompanhando osresultados de sua aplicação nas mais variadas situações, tanto empresariais quantopessoais.

E uma das grandes descobertas que fiz ao analisar sua conexão com a nossa realidade éque por ser algo de tão fácil compreensão, acabamos por não absorver sua profundafilosofia.Com isso, constatei que muitas pessoas já… ouviram falar …mas não o aplicam integrado ao cotidiano,seja pessoal (o seu ser) ou nas empresas (o ser empresa)!

Assim, pude deduzir que, como outras ferramentasde qualidade e filosofias de vida, aquilo que é muitofácil de entender, é extremamente difícil de fazer uso.

Portanto… É SIMPLES E DIFÍCIL!!!Rico Mäder _ Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon

Ciclo PDCAO que é, suas implicações práticas e a sabedoria que contêm

metas

métodos

educar e treinar

executar

coletar dados

metas

x

resultados

ações:

preventivas

corretivas

melhorias

Rico Mäder _ Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon

Jung (Carl Gustav Jung , psiquiatra, 1875_1961)publica em 1914 um trabalho chamado Tipos Psicológicos.Nele mostra que cada um de nós, - numa mesma situação –utilizamos a Mente de forma distinta e entramos em contatocom o que está dentro ou fora de nós através de 4 portas,que são as 4 funções da consciência:

PENSAMENTO _ SENTIMENTO _ INTUIÇÃO _ SENSAÇÃO

PENSAMENTO e SENTIMENTO:são funções racionais. Identificam como avaliamos e julgamos o que nos acontece,sendo opostas entre si.

INTUIÇÃO e SENSAÇÃO:são funções irracionais. Relacionadas à forma como percebemos o mundo interno eexterno, também opostas entre si.

E, o mais importante, tendemos a adotar uma determinada atitude onde focamosprimeiro nossa atenção (uma preferência), diante do que acontece numa dada situação(tanto internamente como externamente), para depois passar pelas outras três, paraentão acrescentarmos algo em nosso desenvolvimento.

Um ciclo similar no seu girar, com o ciclo PDCA.

Ciclo PDCACorrrelação com os Tipos Psicológicos

Rico Mäder _ Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon

Estas quatro funções da consciência nos mostram as formas como atuamos para tomardecisões e obter informações.

Para obtemos informações usamos

- a SENSAÇÃO, baseada nos cinco sentidos e na observação do que é real.

- ou a INTUIÇÃO, onde preferimos observar o todo, estabelecer conexões com os fatos esomos influenciados pelas impressões e padrões gerais.

Para tomarmos decisões usamos

- o PENSAMENTO, usamos a análise lógica de maneira distanciada e impessoal.

- ou o SENTIMENTO, onde as decisões são tomadas de forma subjetiva e participativa.

Assim, imagino que uma possível correlação (e outras que estudo) entre o ciclo PDCA eos Tipos Psicológicos, quando inseridos no ser empresa, seja a seguinte:

Ciclo PDCACorrrelação com os Tipos Psicológicos

Rico Mäder _ Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon

Ciclo PDCACorrrelação com os Tipos Psicológicos no ser empresa

influências

observar o todo

obter informação

racional

decisão subjetiva

decisão participativairracional

cinco sentidos

observar o real

tomar decisão

análise lógica

impessoal

Rico Mäder _ Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon

Ciclo PDCACorrrelação com os Tipos Psicológicos no ser empresa

Rico Mäder _ Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon

metasmétodos

obter informação

observar o todoinfluências

educar e treinarexecutar

coletar dados

racionaldecisão subjetivadecisão participativa

observar o realcinco sentidos

irracionalmetas x resultados

análise lógicaimpessoal

tomar decisãoações:preventiva, corretiva

melhoria,

Ciclo PDCACorrrelação com os Tipos Psicológicos no ser empresa

Rico Mäder _ Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon

. Considerar a empresa como sendo um ser vivo (Corpo, Mente e Alma).

. Existe a necessidade de se praticar a atividade de Planejamento.

. Este Planejar deve ser realizado em grupo.

. Incluir a Intuição como elemento presente e ativo melhora o foco .

. O Fazer – Do – traz durante sua prática Sentimentos que vão atuar pararealizar a troca de experiências e a busca para se atingir o esperado.

. No momento da verificação – Check – é importante unir a Sensaçãopara traduzir o mais fiel possível a realidade registrada com a que seesperava. Vai colaborar para cada participante se avaliar e também ogrupo e demais envolvidos, direta e indiretamente.

. No Act, momentos delicados podem surgir, que vão necessitar dosparticipantes definirem correções possíveis, que podem afetar tantoum ou mais participantes do grupo e até outros que não estão nelemas que, por estarem no processo, serão diretamente atingidos.

. Aqui a função Pensamento vai atuar para garantir que todos do grupocompreendam quais ações são necessárias, importantes, e que serãorealizadas para enriquecer o novo ciclo PDCA que se iniciará.

Ciclo PDCACorrrelação com os Tipos Psicológicos no ser empresa

Este estudo é uma semente que traz a oportunidadede integrar os campos da ciência da Qualidade e da

Psicologia, para aprimorar o ser empresa.

Rico Mäder _ Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon

Ciclo PDCAOutras corrrelações possíveis com o ser empresa

No aprofundar desta correlação, sou levado e tenho estudadooutras possíveis, que desenvolvo junto às consultorias,supervisões, cursos e outros serviços, ao longo da jornadaque realizo nas interações com o ser empresa. São elas:

4 elementosYin Yang

4 signos cardeais

4 virtudes cardeais

4 pontos cardeais

4 estações

4 fases da lua

Rico Mäder _ Gestor de Relações Sinergéticas da Synerhgon

- Graduado em Engenharia de Produção Mecânica,com extensão em Análise e Auditoria de Sistemas.- Há mais de 27 anos atuando em Indústrias, Comércios eServiços, em pequenas, médias e grandes empresas comações desde chão de fábrica, gestão de equipes,suporte operacional e gestão comercial, atendimentoao cliente e marketing de relacionamento.- Com vivência em análise, implantação e aplicação de normas e rotinas sistêmicas naotimização dos recursos financeiros, materiais, humanos e ambientais nas diversasáreas: telemarketing receptivo e ativo, help desk, atendimento a clientes em campo,assistência técnica, almoxarifado, compras, serviços gerais, comunicação de dados,organização & métodos, administração de contratos, tecnologia da informação,terceirização, produção, planejamento e programação, operação, qualidade e vendas.- Experiência em palestras, workshops, treinamentos abertos e “in-company” já tendoministrado mais de 1.000 horas, além de consultorias, supervisões e assessorias nasáreas de sua competência.- Participou em dezembro de 1998 do Empretec ONU-Sebrae.

[email protected] SMS_Móvel: 11.9613.8185www.ricomader.blogspot.com www.riconaweb.blogspot.com

Ciclo PDCA

Apresentador: Rico Mäder