Ciclos de Vida

4
Ciclos de Vida – conceitos introdutórios Antes de mais, temos de saber o que é um ciclo de vida. Ciclo de Vida – sequência de etapas pelas quais passa um organismo desde a formação do ovo até ao momento em que ele próprio se reproduz, através da produção de gâmetas. Considera-se que um ciclo de vida termina quando outro começa, isto é, quando os gâmetas do indivíduo inicialmente considerado se unem para formar de novo um ovo que dará origem a outro indivíduo. Há dois momentos-chave que marcam o ciclo de vida de qualquer organismo: a meiose e a fecundação. É a alternância entre estes dois fenómenos que permite que de geração em geração se mantenha o cariótipo (número de cromossomas típico) da espécie. A meiose origina células haplóides, a fecundação origina células diplóides. É por isso que se diz que qualquer ciclo de vida apresenta alternância de fases nucleares, isto é, formam- se células haplóides (que correspondem à haplofase) e células diplóides (que correspondem à diplofase) de forma alternada ao longo do ciclo de vida do organismo. Considera-se que existe uma alternância de gerações quando existem estruturas pluricelulares haplontes e estruturas pluricelulares diplontes, como acontece com as plantas e os musgos, que verás mais adiante. São consideradas duas gerações: - geração gametófita – fazem parte desta geração todas as estruturas que se formam desde a germinação de esporos até à formação dos gametófitos (estrutura que produz os gâmetas); - geração esporófita – como o próprio nome indica, pertencem a esta geração todas as estruturas que se formam desde o crescimento do zigoto até formar o esporófito (estrutura onde se produzem os esporos). Ok. Parece complicado, mas não é. E vai fazer muito mais sentido depois de analisares os ciclos de vida dos vários organismos, especialmente o ciclo de vida do musgo. Mas de

description

Para Fazer o Trabalho Todo

Transcript of Ciclos de Vida

Page 1: Ciclos de Vida

Ciclos de Vida – conceitos introdutóriosAntes de mais, temos de saber o que é um ciclo de vida.

Ciclo de Vida – sequência de etapas pelas quais passa um organismo desde a formação do ovo até ao momento em que ele próprio se reproduz, através da produção de gâmetas.

Considera-se que um ciclo de vida termina quando outro começa, isto é, quando os gâmetas do indivíduo inicialmente considerado se unem para formar de novo um ovo que dará origem a outro indivíduo.

Há dois momentos-chave que marcam o ciclo de vida de qualquer organismo: a meiose e a fecundação. É a alternância entre estes dois fenómenos que permite que de geração em geração se mantenha o cariótipo (número de cromossomas típico) da espécie. A meiose origina células haplóides, a fecundação origina células diplóides.

É por isso que se diz que qualquer ciclo de vida apresenta alternância de fases nucleares, isto é, formam-se células haplóides (que correspondem à haplofase) e células diplóides (que correspondem à diplofase) de forma alternada ao longo do ciclo de vida do organismo.Considera-se que existe uma alternância de gerações quando existem estruturas pluricelulares haplontes e estruturas pluricelulares diplontes, como acontece com as plantas e os musgos, que verás mais adiante. São consideradas duas gerações:

- geração gametófita – fazem parte desta geração todas as estruturas que se formam desde a germinação de esporos até à formação dos gametófitos (estrutura que produz os gâmetas);- geração esporófita – como o próprio nome indica, pertencem a esta geração todas as estruturas que se formam desde o crescimento do zigoto até formar o esporófito (estrutura onde se produzem os esporos).Ok. Parece complicado, mas não é. E vai fazer muito mais sentido depois de analisares os ciclos de vida dos vários organismos, especialmente o ciclo de vida do musgo. Mas de um modo geral, para te ajudar a identificar as gerações, podes pensar que uma alternância de gerações coincide com a alternância de fases nucleares:

- a fase haplóide corresponde à geração gametófita;– a fase diplóide corresponde à geração esporófita. 

Page 2: Ciclos de Vida

 

 

Quando num ciclo de vida as estruturas multicelulares são todas do mesmo tipo (haplontes ou diplontes), não se pode dizer que há alternância de gerações.Por exemplo, no ciclo de vida humano. As únicas estruturas haplóides que temos são os gâmetas – que são, obviamente, unicelulares. Unem-se para formar o zigoto, que é, diplóide, e crescemos por mitose. Todos os tecidos e órgãos formados são constituídos por células diplóides descendentes do zigoto.

 

 

 

A altura em que a meiose e a fecundação ocorrem num ciclo de vida vai condicionar o tipo de ciclo de vida e de indivíduo formado (se é haplóide ou diplóide). Podemos considerar três tipos: ciclos de vida haplontes, haplo-diplontes e diplontes.Vejamos então um exemplo representativo de cada um destes tipos de ciclos de vida.:

Page 3: Ciclos de Vida

- ciclo de vida haplonte – espirogira– ciclo de vida diplonte – homem (mamíferos)– ciclo de vida haplodiplonte – feto (polipódio)

 

Alguns termos que deves saber relativamente às estruturas reprodutoras:

Nos animais estes termos já te são familiares:

- gâmeta: célula reprodutora (no caso humano, são os espermatozóides e os óvulos)- gónadas masculinas/femininas: estruturas que produzem gâmetas (nas plantas chamam-se gametângios). Nos humanos as gónadas são os testículos e os ovários 

Nas plantas, os termos são ligeiramente diferentes

- gâmeta: célula reprodutora (tal como nos animais)- gametófito: estrutura (nas plantas) que contém os gametângios.- gametângio feminino/masculino: estrutura que produz os gâmetas femininos/masculinos (nos animais chamam-se gónadas)(Por exemplo, no caso do feto, o protalo é o gametófito. No protalo há estruturas especializadas onde se produzem os gâmetas femininos e

masculinos. Essas pequenas estruturas são os gametângios.Podes ver uma imagem aqui.)

- esporófito: estrutura (nas plantas) que contêm os esporângios.- esporângio: estrutura que produz esporos.- esporo: estrutura reprodutora que germina, uma vez lançado à terra, originando uma nova planta.- See more at: http://biogeolearning.com/site/v1/biologia-11o-ano-indice/unidade-6-reproducao/ciclos-de-vida-conceitos-introdutorios/#sthash.Jyk06Tmh.dpuf