Cidadania NETTO

1
1º slide - A VISÃO DE NETTO SOBRE CIDADANIA A expressão "questão social", tem um histórico recente, começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo. A pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial e crescia da mesma que aumentava a produção, segundo Netto (2001 p.42). A luta pela democracia, pela conquista de direitos de cidadania, apresenta-se, dessa forma, como um instrumento de classes dominadas contra sistema da opressão a que estão submetidas. Segundo José Paulo Netto (1980 p.65-66) 2º slide - A VISÃO DE NETTO SOBRE CIDADANIA José Paulo Netto (2009) "na impossibilidade de superar "a questão social se que haja a supressão da ordem do capital, pois a cada novo estágio do desenvolvimento do capitalismo só foi possível perceber expressões, cada vez mais complexas, de intensificação da exploração e, portanto, da dominação, motivo pelo qual, aliás, o debate permanece aberto. Esse certamente será o desafio a ser enfrentado, justamente por aqueles que mais têm motivos para questionar o caso brasileiro e seu atual quadro de barbárie institucionalizada". Referências NETTO, José Paulo. Notas sobre democracia e transição socialista. São Paulo: Ciências Humanas, 1980, P. 65-66. TEMAS DE CIÊNCIAS HUMANAS. V. 7. NETTO ,José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1996

description

podposfospfd

Transcript of Cidadania NETTO

Page 1: Cidadania NETTO

1º slide - A VISÃO DE NETTO SOBRE CIDADANIA

A expressão "questão social", tem um histórico recente, começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo. A pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial e crescia da mesma que aumentava a produção, segundo Netto (2001 p.42).

A luta pela democracia, pela conquista de direitos de cidadania, apresenta-se, dessa forma, como um instrumento de classes dominadas contra sistema da opressão a que estão submetidas. Segundo José Paulo Netto (1980 p.65-66)

2º slide - A VISÃO DE NETTO SOBRE CIDADANIA

José Paulo Netto (2009) "na impossibilidade de superar "a questão social se que haja a supressão da ordem do capital, pois a cada novo estágio do desenvolvimento do capitalismo só foi possível perceber expressões, cada vez mais complexas, de intensificação da exploração e, portanto, da dominação, motivo pelo qual, aliás, o debate permanece aberto. Esse certamente será o desafio a ser enfrentado, justamente por aqueles que mais têm motivos para questionar o caso brasileiro e seu atual quadro de barbárie institucionalizada".

Referências

NETTO, José Paulo. Notas sobre democracia e transição socialista. São Paulo: Ciências Humanas, 1980, P. 65-66. TEMAS DE CIÊNCIAS HUMANAS. V. 7.

NETTO ,José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1996