CIDADE SE RECUPERA Trabalho e...

8
DA PREFEITURA 23 a 29 de outubro de 2015 - Edição 183 - Ano 7 PrefeituradeCanoas @prefcanoas canoas.rs.gov.br Trabalho e solidariedade CIDADE SE RECUPERA As ações de socorro aos atingidos pelo temporal do dia 14 e a realização de serviços emergenciais mobilizam cerca de 500 pessoas. Páginas 4 e 5 Página 3 Página 7 Página 2 Casa Lilás é um novo espaço para mulheres Feiras de Abastecimento funcionam em 25 locais Formada a Associação de Saúde Mental em Canoas Brenda Garnize Paula Vinhas Paula Vinhas Paula Vinhas Ireno Jardim

Transcript of CIDADE SE RECUPERA Trabalho e...

Page 1: CIDADE SE RECUPERA Trabalho e solidariedadeoldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/375787/23_out... · 2015-10-23 · Cidade é modelo em inclusão Canoas é uma das principais referências

D A P R E F E I T U R A23 a 29 de outubro de 2015 - Edição 183 - Ano 7

PrefeituradeCanoas@prefcanoas canoas.rs.gov.br

Trabalho esolidariedade

CIDADE SE RECUPERA

As ações de socorro aos atingidos pelo temporal do dia 14 e a realização de serviços emergenciais mobilizam cerca de 500 pessoas. Páginas 4 e 5

Página 3Página 7 Página 2

Casa Lilás é um novoespaço para mulheres

Feiras de Abastecimentofuncionam em 25 locais

Formada a Associação deSaúde Mental em Canoas

Brenda Garnize Paula Vinhas

Paula VinhasPaula VinhasIreno Jardim

Page 2: CIDADE SE RECUPERA Trabalho e solidariedadeoldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/375787/23_out... · 2015-10-23 · Cidade é modelo em inclusão Canoas é uma das principais referências

2Informativo Semanal

23 de outubro de 2015Edição 183 - Ano 7

D A P R E F E I T U R A

Prefeito na Estação

PARTICIPE DAS DECISÕES DA

PREFEITURAInstrumentos de Participação Popular e Cidadã

Dia 26 - segunda-feira - 14h

Bate-papo com o Prefeitowww.agoraemrede.com.br

Dia 26 - segunda-feira - 14hDia 9 de novembro - segunda-feira - 14hGabinete do Prefeito (fichas às 7h30)

Audiências Públicas com o prefeito

Prefeitura na Rua

Dia 24, sábado – 9hRua dos Metalúrgicos , esquina com a Rua Zumbi Vila Santo OperárioRegião Noroeste

Dia 31, sábado – 9hRegião Sudoeste

3Informativo Semanal

23 de outubro de 2015Edição 183 - Ano 7

Dia 29 de outubro - não haverá

Dia 5 de novembro - quinta-feira - 6h30Estação Mathias Velho

As famílias contempladas com os 300 apartamentos do empreendimento Macroquarteirão 3A, do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Bairro Guajuviras, escolheram, no dia 17, a localização das suas futuras moradias. A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, no Centro de Assistência Social La Salle Niterói. Na próxima etapa, que antecede a entrega das moradias, as famílias farão a vistoria das unidades.

O empreendimento, localizado na Rua 12, tem 15 blocos, além dos espaços de lazer como dois salões de festas, 177 vagas para estacionamento, guarita, quiosque e playground. Do total de apartamentos, 3% são destinados para idosos e pessoas com deficiência.

CANOAS LOKA DE BOA

Fundada a AssociaçãoCanoense de Saúde Mental Sandro Fávero

Integrando a programação da 5ª Semana Loka de Boa,

usuários, familiares e trabalhadores do setor fundaram, no dia 14, a Associação Canoense de Saúde Mental. A entidade tem o propósito de manter a luta antimanicomial, atuar na defesa dos direitos humanos, gerar renda e promover a capacitação dos associados.“É uma questão de cidadania podermos dar a nossa opinião e lutar pelo fechamento dos manicômios. A Associação será importante também para nossa autoestima”, observa a usuária do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Recanto dos Girassóis, Cláudia de Lima.

Temporais prejudicam programaçãoOs temporais provocaram o cancelamento da tradicional Caminhada e dos Jogos InterCAPS programados para os últimos três dias da Semana Loka de Boa. As novas datas serão definidas e informadas.

Cidade é modelo em inclusãoCanoas é uma das principais referências do País em políticas de inclusão em saúde mental. Os quatro CAPS do município realizam acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício de direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Entidade foi formalizada em assembleia no dia 14

MINHA CASA, MINHA VIDA

Futuros moradores escolhem apartamentos

Números moradias entregues3.300 em construção2.700 famílias beneficiadas6.300

Sorteados em 2013 definem localização de moradias

Portal da Transparênciapremiado pelo TCEA Prefeitura de Canoas avançou da sétima para a terceira posição no ranking geral dos poderes executivos gaúchos no prêmio "Boas Práticas de Transparência na Internet", do Tribunal de Contas do Estado (TCE), concedido dia 20, no auditório do Ministério Público do RS, em Porto Alegre. O diploma foi entregue à Controladoria-Geral do Município. Canoas somou 92,67 pontos e o Portal da Transparência, uma das dez ferramentas do Sistema de Transparência e Ética de Canoas, também ganhou selo digital. O Portal oferece , desde os salários de 18 acessos diferenciadostodos os servidores, receitas e despesas, até a avaliação das metas do governo e foi reformulado em dezembro de 2014.

Entrevista em áudio+www.canoas.rs.gov.br/audios

As atividades da Semana da Alimentação foram encerradas no dia 17, junto com as atividades do Prefeitura na Rua, no Loteamento Parque Ozanan. Houve entrega de mudas frutíferas, degustação de alimentos, e exposição de projetos desenvolvidos na rede pública municipal na área de produção sustentável e de alimentos saudáveis.

A Comissão Especial dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, que realiza inventário das Políticas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado, conheceu a , considerada referência para Rede de Canoasoutros municípios. O município dispõe do ciclo de prevenção, proteção, enfrentamento e responsabilização.

Alunos se preparampara a Prova BrasilOs acordes do jingle, criado especialmente para a divulgação da Prova Brasil em Canoas, foram um dos destaques do lançamento oficial realizado dia 19, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel de Moura Brizola, com a presença de alunos, professores e pais. A apresentação foi feita pelos alunos do Grupo Decords da EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig.

A comunidade escolar prepara-se para a Prova Brasil, que será aplicada aos alunos do 5º e 9º anos das escolas municipais, . A entre 3 e 15 de novembroProva é uma etapa importante na elaboração das estratégias de aprendizagens e avaliação desse processo. Os resultados podem ajudar as escolas e o Município a definir ações para corrigir distorções e reforçar ações bem sucedidas.

A Prova Brasil é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), composto a partir dos dados sobre aprovação escolar. Os estudantes responderão a questões de Língua Portuguesa e de Matemática. A expectativa é de que cerca de 5,4 mil estudantes realizem a avaliação. As escolas que melhorarem seus índices de educação básica receberão prêmios em dinheiro do Município, no total de R$ 440 mil.

A Prefeitura providenciou a instalação de geradores de energia para garantir a operação permanente das casas de bombas, inclusive se faltar luz. Nesse caso, os equipamentos podem ser acionados sempre que o nível da água nas valas for considerado crítico. Também foi reforçada a limpeza nas redes de

PREVENÇÃO

Geradores garantembombeamento da água

macrodrenagem.As casas de bombas possuem, pelo menos, três motores cada, com capacidade para vazão de 2,5 mil litros de água por minuto. Ao todo, estas unidades permitem a vazão de 200 milhões de litros por hora nos três pôlderes (áreas protegidas pelo dique), nas regiões Noroeste, Sudoeste e Sudeste.

Casa Lilás aberta para as mulheres

Resgate da autoestimaA Casa Lilás é um espaço aconchegante, voltado ao lazer, ao resgate da autoestima, à qualificação profissional e reforça a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Canoas, considerada referência no País. A Casa Lilás tem como madrinha a jornalista Cristina Ranzolin, que participou da inauguração.“Estava passando e resolvi ver o que estava acontecendo. Acho que será um espaço muito interessante e vou aguardar os cursos que serão oferecidos”, afirmou Elena Cardoso, aposentada, que vê no local uma possibilidade de ocupar parte do seu tempo livre. O prédio tem sala de recepção, área para oficinas, biblioteca, sala para brechó, cozinha e banheiro.

Rosilaine Pinheiro

Vítimas de violência doméstica e

mulheres que precisam de um espaço para trocar ideias, buscar informações ou bater um papo contam, agora, com a Casa Lilás. Também vai oferecer, gratuitamente, cursos em diversas áreas, oficinas e palestras, ministradas por voluntários. O novo espaço oferecido pela Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, foi inaugurado na quarta-feira (21). A iniciativa é inédita, neste modelo, no Estado. A atividade faz parte da programação do Outubro Rosa.

+ informações

Endereço: Avenida Boqueirão, 1985 – Bairro IgaraTelefone: 3463 5794

Novo espaço reforça a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Canoas

Winny Padaratz

Paula Vinhas

Tony Capellão

Ire

no

Ja

rdim

Paula Vinhas

Page 3: CIDADE SE RECUPERA Trabalho e solidariedadeoldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/375787/23_out... · 2015-10-23 · Cidade é modelo em inclusão Canoas é uma das principais referências

2Informativo Semanal

23 de outubro de 2015Edição 183 - Ano 7

D A P R E F E I T U R A

Prefeito na Estação

PARTICIPE DAS DECISÕES DA

PREFEITURAInstrumentos de Participação Popular e Cidadã

Dia 26 - segunda-feira - 14h

Bate-papo com o Prefeitowww.agoraemrede.com.br

Dia 26 - segunda-feira - 14hDia 9 de novembro - segunda-feira - 14hGabinete do Prefeito (fichas às 7h30)

Audiências Públicas com o prefeito

Prefeitura na Rua

Dia 24, sábado – 9hRua dos Metalúrgicos , esquina com a Rua Zumbi Vila Santo OperárioRegião Noroeste

Dia 31, sábado – 9hRegião Sudoeste

3Informativo Semanal

23 de outubro de 2015Edição 183 - Ano 7

Dia 29 de outubro - não haverá

Dia 5 de novembro - quinta-feira - 6h30Estação Mathias Velho

As famílias contempladas com os 300 apartamentos do empreendimento Macroquarteirão 3A, do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Bairro Guajuviras, escolheram, no dia 17, a localização das suas futuras moradias. A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, no Centro de Assistência Social La Salle Niterói. Na próxima etapa, que antecede a entrega das moradias, as famílias farão a vistoria das unidades.

O empreendimento, localizado na Rua 12, tem 15 blocos, além dos espaços de lazer como dois salões de festas, 177 vagas para estacionamento, guarita, quiosque e playground. Do total de apartamentos, 3% são destinados para idosos e pessoas com deficiência.

CANOAS LOKA DE BOA

Fundada a AssociaçãoCanoense de Saúde Mental Sandro Fávero

Integrando a programação da 5ª Semana Loka de Boa,

usuários, familiares e trabalhadores do setor fundaram, no dia 14, a Associação Canoense de Saúde Mental. A entidade tem o propósito de manter a luta antimanicomial, atuar na defesa dos direitos humanos, gerar renda e promover a capacitação dos associados.“É uma questão de cidadania podermos dar a nossa opinião e lutar pelo fechamento dos manicômios. A Associação será importante também para nossa autoestima”, observa a usuária do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Recanto dos Girassóis, Cláudia de Lima.

Temporais prejudicam programaçãoOs temporais provocaram o cancelamento da tradicional Caminhada e dos Jogos InterCAPS programados para os últimos três dias da Semana Loka de Boa. As novas datas serão definidas e informadas.

Cidade é modelo em inclusãoCanoas é uma das principais referências do País em políticas de inclusão em saúde mental. Os quatro CAPS do município realizam acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício de direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Entidade foi formalizada em assembleia no dia 14

MINHA CASA, MINHA VIDA

Futuros moradores escolhem apartamentos

Números moradias entregues3.300 em construção2.700 famílias beneficiadas6.300

Sorteados em 2013 definem localização de moradias

Portal da Transparênciapremiado pelo TCEA Prefeitura de Canoas avançou da sétima para a terceira posição no ranking geral dos poderes executivos gaúchos no prêmio "Boas Práticas de Transparência na Internet", do Tribunal de Contas do Estado (TCE), concedido dia 20, no auditório do Ministério Público do RS, em Porto Alegre. O diploma foi entregue à Controladoria-Geral do Município. Canoas somou 92,67 pontos e o Portal da Transparência, uma das dez ferramentas do Sistema de Transparência e Ética de Canoas, também ganhou selo digital. O Portal oferece , desde os salários de 18 acessos diferenciadostodos os servidores, receitas e despesas, até a avaliação das metas do governo e foi reformulado em dezembro de 2014.

Entrevista em áudio+www.canoas.rs.gov.br/audios

As atividades da Semana da Alimentação foram encerradas no dia 17, junto com as atividades do Prefeitura na Rua, no Loteamento Parque Ozanan. Houve entrega de mudas frutíferas, degustação de alimentos, e exposição de projetos desenvolvidos na rede pública municipal na área de produção sustentável e de alimentos saudáveis.

A Comissão Especial dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, que realiza inventário das Políticas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado, conheceu a , considerada referência para Rede de Canoasoutros municípios. O município dispõe do ciclo de prevenção, proteção, enfrentamento e responsabilização.

Alunos se preparampara a Prova BrasilOs acordes do jingle, criado especialmente para a divulgação da Prova Brasil em Canoas, foram um dos destaques do lançamento oficial realizado dia 19, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel de Moura Brizola, com a presença de alunos, professores e pais. A apresentação foi feita pelos alunos do Grupo Decords da EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig.

A comunidade escolar prepara-se para a Prova Brasil, que será aplicada aos alunos do 5º e 9º anos das escolas municipais, . A entre 3 e 15 de novembroProva é uma etapa importante na elaboração das estratégias de aprendizagens e avaliação desse processo. Os resultados podem ajudar as escolas e o Município a definir ações para corrigir distorções e reforçar ações bem sucedidas.

A Prova Brasil é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), composto a partir dos dados sobre aprovação escolar. Os estudantes responderão a questões de Língua Portuguesa e de Matemática. A expectativa é de que cerca de 5,4 mil estudantes realizem a avaliação. As escolas que melhorarem seus índices de educação básica receberão prêmios em dinheiro do Município, no total de R$ 440 mil.

A Prefeitura providenciou a instalação de geradores de energia para garantir a operação permanente das casas de bombas, inclusive se faltar luz. Nesse caso, os equipamentos podem ser acionados sempre que o nível da água nas valas for considerado crítico. Também foi reforçada a limpeza nas redes de

PREVENÇÃO

Geradores garantembombeamento da água

macrodrenagem.As casas de bombas possuem, pelo menos, três motores cada, com capacidade para vazão de 2,5 mil litros de água por minuto. Ao todo, estas unidades permitem a vazão de 200 milhões de litros por hora nos três pôlderes (áreas protegidas pelo dique), nas regiões Noroeste, Sudoeste e Sudeste.

Casa Lilás aberta para as mulheres

Resgate da autoestimaA Casa Lilás é um espaço aconchegante, voltado ao lazer, ao resgate da autoestima, à qualificação profissional e reforça a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Canoas, considerada referência no País. A Casa Lilás tem como madrinha a jornalista Cristina Ranzolin, que participou da inauguração.“Estava passando e resolvi ver o que estava acontecendo. Acho que será um espaço muito interessante e vou aguardar os cursos que serão oferecidos”, afirmou Elena Cardoso, aposentada, que vê no local uma possibilidade de ocupar parte do seu tempo livre. O prédio tem sala de recepção, área para oficinas, biblioteca, sala para brechó, cozinha e banheiro.

Rosilaine Pinheiro

Vítimas de violência doméstica e

mulheres que precisam de um espaço para trocar ideias, buscar informações ou bater um papo contam, agora, com a Casa Lilás. Também vai oferecer, gratuitamente, cursos em diversas áreas, oficinas e palestras, ministradas por voluntários. O novo espaço oferecido pela Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, foi inaugurado na quarta-feira (21). A iniciativa é inédita, neste modelo, no Estado. A atividade faz parte da programação do Outubro Rosa.

+ informações

Endereço: Avenida Boqueirão, 1985 – Bairro IgaraTelefone: 3463 5794

Novo espaço reforça a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Canoas

Winny Padaratz

Paula Vinhas

Tony Capellão

Ire

no

Ja

rdim

Paula Vinhas

Page 4: CIDADE SE RECUPERA Trabalho e solidariedadeoldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/375787/23_out... · 2015-10-23 · Cidade é modelo em inclusão Canoas é uma das principais referências

4Informativo Semanal

23 de outubro de 2015Edição 183 - Ano 7

D A P R E F E I T U R A 5Informativo Semanal

23 de outubro de 2015Edição 183 - Ano 7

Galeria de fotos+www.canoas.rs.gov.br/fotos

Imagens em vídeo+www.canoas.rs.gov.br/videos

Cidade segue com o trabalho de recuperaçãoTEMPORAL

Acatástrofe sofrida por Canoas com o temporal do dia 14, que colocou o Município em situação de emergência,

tem exigido esforços de todos para consertar as moradias e acolher os desalojados. Também é necessário repor, pelo menos, o mínimo necessário para que os atingidos mais gravemente possam retornar às suas moradias. Todas as secretarias municipais estão mobilizadas, de alguma forma, nessas ações, com a ajuda fundamental de voluntários e de entidades, igrejas e outras instituições.

Ainda há muito trabalho pela frente, mas a solidariedade, a dedicação demonstrada pelos servidores da Prefeitura e por aqueles que se dispõem a prestar auxílio, reforçam a certeza de que Canoas é forte e vai se recuperar.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos continua a retirada de entulhos das ruas nas áreas mais atingidas. A ação iniciou-se na quinta-feira (15), no Bairro Niterói, logo após o temporal na cidade. O trabalho prossegue, mas devido ao grande acúmulo de materiais e móveis danificados, não é possível normalizar a limpeza em curto prazo.A população pode colaborar evitando depositar os entulhos nas calçadas e próximo a bueiros. Se houver chuva forte, eles podem entupir as bocas de lobo e a rede de esgoto pluvial, causando mais alagamentos.

Descarte nos ecopontosO descarte de telhas quebradas, galhos, madeira, móveis, caliças, plásticos e pneus pode ser feito nos cinco ecopontos da cidade, que funcionam das 8h às 18h, todos os dias da semana, devido à situação de emergência da cidade.

Retirados entulhosdas áreas atingidas

Onde entregar doações

Todas as doações estão centralizadas na Subprefeitura SudesteRua Marechal Rondon, 100 Bairro Niterói

RIO BRANCO

Sino avisou que tinhaabrigo na ImaculadaAssim que teve consciência da gravidade dos estragos causados pelo temporal do dia 14, o pároco da igreja Imaculada Conceição, Leonardo Reichert, 59 anos, avisou à população do Bairro Rio Branco que havia espaço para acolher desalojados. Para isso, usou uma alternativa antiga, mas eficiente: tocou o sino, por volta das 23h30. Logo, chegaram cerca de 120 pessoas ao salão paroquial, incluindo muitas crianças e idosos.Com 30 anos de sacerdócio, quase

cinco deles na Imaculada, o padre Leonardo conta que já enfrentou situações semelhantes, mas nenhuma delas com essa dimensão. Ele recorda que em décadas passadas, o som dos sinos das igrejas servia para alertar sobre fatos graves. E constatou que, atualmente, isso ainda funciona. O religioso destaca a solidariedade manifestada pelos canoenses, que estão doando roupas, alimentos e trabalho para socorrer os atingidos.

Ações emnúmeros

Emergência éreconhecida e FGTS seráliberado

Padre Leonardo Reichert alertou comunidade após temporal

Ajuda em forma de trabalho e carinhoExemplos de solidariedade multiplicam-se neste momento da reconstrução de Canoas. São pessoas que, mesmo enfrentando dificuldades, se dispõem a auxiliar quem mais precisa. Um exemplo disso ocorreu nos loteamentos Torres e Prata. As cozinheiras Rosângela Silveira Nunes, 55 anos, e Rosângela Peres da Silva, 47, trabalham na EMEF Paulo VI, no Bairro Fátima, onde se abrigaram 200 pessoas após o temporal. Ambas tiveram as casas destelhadas e perderam quase tudo. Mesmo assim, trabalharam, ininterruptamente, durante 12 horas fazendo as refeições para os desalojados que estavam na escola.“Tinha gente em situação pior, larguei tudo na minha casa e corri para ajudar”, lembra Rosângela Nunes. Agora, recuperando seu lar, ela relata que tem a sensação de bem- estar. “As pessoas elogiaram a nossa comida, porque fizemos com amor”, afirma. A colega Rosângela da Silva, junto com o marido e os quatro filhos, fez plantão permanente na Paulo VI. A filha Suelen, 27 anos, assumiu a preparação das mamadeiras para as crianças. “O que a gente poderia fazer era cozinhar com carinho”, diz ela.

Catástrofe: cerca de dez mil casas e 30 mil pessoas foram atingidos pelo temporal do dia 14 e pelas cheias

Escola Paulo VI: as duas Rosângela fizeram “plantão” para preparar refeições

Para desobstruir as vias públicas e evitar acidentes nas áreas mais atingidas pelo temporal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente retirou, desde a madrugada de quinta-feira (15), 40 árvores que tombaram ou que representavam risco de queda. Além disso, foram realizadas 30 podas de galhos quebrados, que poderiam cair, e os que atingiram as redes de energia elétrica e de telefonia. A ação teve a participação da equipe da empresa contratada pelo Município para execução desse trabalho.

Recolhidas 40 árvores tombadas

Além do trabalho em regime de força-tarefa nas Unidas Básicas de Saúde e nos hospitais, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão presentes nas ruas da cidade e nos abrigos atendendo e orientando os atingidos pelo temporal. As 26 equipes do programa Estratégia Saúde da Família atuaram em todas as comunidades aplicando injeções e avaliando os sinais vitais dos moradores. As áreas alagadas são inspecionadas pelo serviço de Combate às Endemias, da Vigilância em Saúde. Os agentes procuram vestígios e alertam sobre os riscos da leptospirose e da dengue. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) se mantêm mobilizados para receber e distribuir doações.

Saúde atua nos abrigose nas áreas alagadas

O Ministério da Integração Nacional reconheceu na quinta-feira (22), o decreto de situação de emergência assinado pelo prefeito no último dia 15, em razão dos estragos causados pelo temporal e pelas cheias em Canoas. Com o reconhecimento, as pessoas atingidas poderão movimentar as contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Após a publicação no Diário Oficial da União, a Prefeitura inicia o processo junto à Caixa Econômica Federal para a liberação das contas. Assim que a CEF autorizar, a Prefeitura divulgará os procedimentos para que os atingidos possam movimentar suas contas de FGTS, o que poderá ser feito em até 90 dias.

Brenda Garnize

Ireno Jardim

Ireno Jardim

Winny Padaratz

Winny Padaratz

Div

ulg

açã

o/P

MC

231 mil m² de lonas distribuídas

29 mil telhas entregues

Mais de pessoas atendidas na 23 mil Defesa Civil e nas subprefeituras

295 pessoas em abrigos

343 pessoas retornaram para suas casas

1.600 sacolas de alimentos entregues,

mais com material de limpeza e de higiene 900pessoal e com roupas de cama e vestuário*1.000

535 mil litros de água distribuídos

1.642 atestados fornecidos

500 pessoas envolvidas no socorro, entre servidores e voluntários

* Produtos adquiridos pela Prefeitura de Canoas, doados pela população de Canoas, de Porto Alegre e de Esteio, pela Prefeitura de Esteio e pelo Banco de Alimentos

(até o dia 22)

Page 5: CIDADE SE RECUPERA Trabalho e solidariedadeoldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/375787/23_out... · 2015-10-23 · Cidade é modelo em inclusão Canoas é uma das principais referências

4Informativo Semanal

23 de outubro de 2015Edição 183 - Ano 7

D A P R E F E I T U R A 5Informativo Semanal

23 de outubro de 2015Edição 183 - Ano 7

Galeria de fotos+www.canoas.rs.gov.br/fotos

Imagens em vídeo+www.canoas.rs.gov.br/videos

Cidade segue com o trabalho de recuperaçãoTEMPORAL

Acatástrofe sofrida por Canoas com o temporal do dia 14, que colocou o Município em situação de emergência,

tem exigido esforços de todos para consertar as moradias e acolher os desalojados. Também é necessário repor, pelo menos, o mínimo necessário para que os atingidos mais gravemente possam retornar às suas moradias. Todas as secretarias municipais estão mobilizadas, de alguma forma, nessas ações, com a ajuda fundamental de voluntários e de entidades, igrejas e outras instituições.

Ainda há muito trabalho pela frente, mas a solidariedade, a dedicação demonstrada pelos servidores da Prefeitura e por aqueles que se dispõem a prestar auxílio, reforçam a certeza de que Canoas é forte e vai se recuperar.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos continua a retirada de entulhos das ruas nas áreas mais atingidas. A ação iniciou-se na quinta-feira (15), no Bairro Niterói, logo após o temporal na cidade. O trabalho prossegue, mas devido ao grande acúmulo de materiais e móveis danificados, não é possível normalizar a limpeza em curto prazo.A população pode colaborar evitando depositar os entulhos nas calçadas e próximo a bueiros. Se houver chuva forte, eles podem entupir as bocas de lobo e a rede de esgoto pluvial, causando mais alagamentos.

Descarte nos ecopontosO descarte de telhas quebradas, galhos, madeira, móveis, caliças, plásticos e pneus pode ser feito nos cinco ecopontos da cidade, que funcionam das 8h às 18h, todos os dias da semana, devido à situação de emergência da cidade.

Retirados entulhosdas áreas atingidas

Onde entregar doações

Todas as doações estão centralizadas na Subprefeitura SudesteRua Marechal Rondon, 100 Bairro Niterói

RIO BRANCO

Sino avisou que tinhaabrigo na ImaculadaAssim que teve consciência da gravidade dos estragos causados pelo temporal do dia 14, o pároco da igreja Imaculada Conceição, Leonardo Reichert, 59 anos, avisou à população do Bairro Rio Branco que havia espaço para acolher desalojados. Para isso, usou uma alternativa antiga, mas eficiente: tocou o sino, por volta das 23h30. Logo, chegaram cerca de 120 pessoas ao salão paroquial, incluindo muitas crianças e idosos.Com 30 anos de sacerdócio, quase

cinco deles na Imaculada, o padre Leonardo conta que já enfrentou situações semelhantes, mas nenhuma delas com essa dimensão. Ele recorda que em décadas passadas, o som dos sinos das igrejas servia para alertar sobre fatos graves. E constatou que, atualmente, isso ainda funciona. O religioso destaca a solidariedade manifestada pelos canoenses, que estão doando roupas, alimentos e trabalho para socorrer os atingidos.

Ações emnúmeros

Emergência éreconhecida e FGTS seráliberado

Padre Leonardo Reichert alertou comunidade após temporal

Ajuda em forma de trabalho e carinhoExemplos de solidariedade multiplicam-se neste momento da reconstrução de Canoas. São pessoas que, mesmo enfrentando dificuldades, se dispõem a auxiliar quem mais precisa. Um exemplo disso ocorreu nos loteamentos Torres e Prata. As cozinheiras Rosângela Silveira Nunes, 55 anos, e Rosângela Peres da Silva, 47, trabalham na EMEF Paulo VI, no Bairro Fátima, onde se abrigaram 200 pessoas após o temporal. Ambas tiveram as casas destelhadas e perderam quase tudo. Mesmo assim, trabalharam, ininterruptamente, durante 12 horas fazendo as refeições para os desalojados que estavam na escola.“Tinha gente em situação pior, larguei tudo na minha casa e corri para ajudar”, lembra Rosângela Nunes. Agora, recuperando seu lar, ela relata que tem a sensação de bem- estar. “As pessoas elogiaram a nossa comida, porque fizemos com amor”, afirma. A colega Rosângela da Silva, junto com o marido e os quatro filhos, fez plantão permanente na Paulo VI. A filha Suelen, 27 anos, assumiu a preparação das mamadeiras para as crianças. “O que a gente poderia fazer era cozinhar com carinho”, diz ela.

Catástrofe: cerca de dez mil casas e 30 mil pessoas foram atingidos pelo temporal do dia 14 e pelas cheias

Escola Paulo VI: as duas Rosângela fizeram “plantão” para preparar refeições

Para desobstruir as vias públicas e evitar acidentes nas áreas mais atingidas pelo temporal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente retirou, desde a madrugada de quinta-feira (15), 40 árvores que tombaram ou que representavam risco de queda. Além disso, foram realizadas 30 podas de galhos quebrados, que poderiam cair, e os que atingiram as redes de energia elétrica e de telefonia. A ação teve a participação da equipe da empresa contratada pelo Município para execução desse trabalho.

Recolhidas 40 árvores tombadas

Além do trabalho em regime de força-tarefa nas Unidas Básicas de Saúde e nos hospitais, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão presentes nas ruas da cidade e nos abrigos atendendo e orientando os atingidos pelo temporal. As 26 equipes do programa Estratégia Saúde da Família atuaram em todas as comunidades aplicando injeções e avaliando os sinais vitais dos moradores. As áreas alagadas são inspecionadas pelo serviço de Combate às Endemias, da Vigilância em Saúde. Os agentes procuram vestígios e alertam sobre os riscos da leptospirose e da dengue. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) se mantêm mobilizados para receber e distribuir doações.

Saúde atua nos abrigose nas áreas alagadas

O Ministério da Integração Nacional reconheceu na quinta-feira (22), o decreto de situação de emergência assinado pelo prefeito no último dia 15, em razão dos estragos causados pelo temporal e pelas cheias em Canoas. Com o reconhecimento, as pessoas atingidas poderão movimentar as contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Após a publicação no Diário Oficial da União, a Prefeitura inicia o processo junto à Caixa Econômica Federal para a liberação das contas. Assim que a CEF autorizar, a Prefeitura divulgará os procedimentos para que os atingidos possam movimentar suas contas de FGTS, o que poderá ser feito em até 90 dias.

Brenda Garnize

Ireno Jardim

Ireno Jardim

Winny Padaratz

Winny Padaratz

Div

ulg

açã

o/P

MC

231 mil m² de lonas distribuídas

29 mil telhas entregues

Mais de pessoas atendidas na 23 mil Defesa Civil e nas subprefeituras

295 pessoas em abrigos

343 pessoas retornaram para suas casas

1.600 sacolas de alimentos entregues,

mais com material de limpeza e de higiene 900pessoal e com roupas de cama e vestuário*1.000

535 mil litros de água distribuídos

1.642 atestados fornecidos

500 pessoas envolvidas no socorro, entre servidores e voluntários

* Produtos adquiridos pela Prefeitura de Canoas, doados pela população de Canoas, de Porto Alegre e de Esteio, pela Prefeitura de Esteio e pelo Banco de Alimentos

(até o dia 22)

Page 6: CIDADE SE RECUPERA Trabalho e solidariedadeoldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/375787/23_out... · 2015-10-23 · Cidade é modelo em inclusão Canoas é uma das principais referências

6Informativo Semanal

23 de outubro de 2015Edição 183 - Ano 7

A Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência promove o seminário , “Empregabilidade da pessoa com deficiência”no dia 5 de novembro, das 8h30 às 17h, no prédio 6 da Ulbra. As inscrições podem ser feitas no local. Além dos debates, haverá espaço para contato direto entre empresas, PCDs e órgãos que atuam na colocação profissional.

7Informativo Semanal

23 de outubro de 2015Edição 183 - Ano 7D A P R E F E I T U R AD A P R E F E I T U R A

NOSSA CIDADE:

A GENTE AMA, A GENTE CUIDA.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realiza um "choque de limpeza" mensal em cada quadrante da cidade. Os bairros recebem capina, pintura de meio-fio, consertos na iluminação, fiscalização de terrenos baldios, limpeza e embelezamento de ruas.

Denuncie o descarte irregular: 0800 510 1234

Fique ligado

Semana

26 a 30Sudoeste

Quadrante

Choque de Limpeza

(região do Rio Branco)Fonte: Guia da Alimentação Saudável (Ministério da Saúde)

Sódio nas conservas

V Miver elhor

Legumes em solução de água e sal e, às vezes, vinagre, como conservas de cenoura, pepino ou cebola (assim como ervilha, batata e outros alimentos em conserva), são processados. Como outros alimentos em conserva, preservam grande parte dos nutrientes do alimento in natura, mas contêm quantidade excessiva de sódio, motivo pelo qual o consumo deve ser limitado.

No dia 28 de outubro de 2015, quarta-feira, não haverá expediente na Prefeitura de Canoas, em virtude do Dia do Servidor Público. Os serviços essenciais, os atendimentos de saúde de urgência e de emergência, assim como as escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental funcionarão normalmente.

MATHIAS VELHO/HARMONIATerça-feira - manhã

Rua Cônego José Leão Harmann (em frente à igreja matriz, Centro)

Rua Torres com Rua Rio Grande do Sul - Mathias Velho

Quarta-feira - manhã

Rua Ana Neri com a José de Alencar - Rio Branco

Rua 15 de Janeiro, entre as ruas Regente Feijó e Caramuru - Centro

Rua República esquina com a Rua Wenceslau Brás - Mato Grande

Tarde

Feira Ecológica

Avenida Inconfidência, esquina com Santos Ferreira -Centro

Quinta-feira - manhã

Rua La Salle, entre Marquês do Herval e Duque de Caxias - Centro

Rua Engenheiro Rebouças esquina com a Itapeva - São Luiz

Rua Henrique Dias, esquina com Felipe Camarão - Rio Branco

Rua Alaska, esquina com Peru - Bairro São Luiz

Sexta-feira - manhã

Rua Marcílio Dias, entre Machado de Assis e Frei Caneca - Harmonia

Rua Pero Vaz de Caminha, entre Santa Terezinha e Sagres - Nossa Senhora das Graças

Rua Oliveira Vianna, entre Diretor Augusto Pestana

e Bütemberger - Fátima

Travessa São João, entre Princesa Isabel e Ana Maria - Fátima

Feira do Produtor (Economia Solidária)

Rua Cônego Leão Hartmann - Centro

Tarde

Setor 4, em frente à EMEF Carlos Drummond de Andrade - Guajuviras

Feira do Produtor (Ecosol) Rua Cônego Leão Hartmann - Centro

Sábado - manhã

Rua Cristóvão Colombo, entre as ruas Venâncio Aires

e Conde de Porto Alegre - Vila Fernandes

Praça Dona Mocinha - Niterói

Rua José do Patrocínio, entre Itália e Bento Gonçalves - Niterói

Rua Rio Grande do Sul, esquina com São Lourenço - Mathias Velho

Feira Ecológica - Avenida Inconfidência esquina

com Santos Ferreira - Centro

Feira Ecológica - Rua Vitor Rycembell - Centro

Tarde

Rua C, entre as ruas Clóvis Bevilácqua e Romeu Morsch

Vila Santa Isabel

Domingo - manhã

Rua São Joaquim, esquina com a Avenida Santos Ferreira

Estância Velha

Rua Itamar de Mattos Maia, acesso pela Rua Alagoas

Vila João de Barro

FEIRAS DE ABASTECIMENTO Dias e locais

Tradição que serenova em Canoas

Alessandra Obem

Comprar nas Feiras de Abastecimento, também conhecidas como feiras livres,

é uma tradição que se renova em Canoas. Na feira da Rua Cônego José Leão Harmann, no Centro, nasceu a amizade da comerciante Teresa Disegna, 73 anos, com a aposentada Lolita Maira Kieling Benetti, 68, cliente há mais de 40 anos, desde quando a feira funcionava na Avenida Guilherme Schell. “Além de oferecer produtos saudáveis, a feira proporciona a relação humana e laços de amizade. Ao contrário do supermercado, onde a gente põe a mercadoria na sacolinha e vai embora”, compara Lolita.

As duas bancas da família Disegna funcionam em Canoas há 45 anos e iniciaram-se com Teresa e

Domingos. O filho do casal, Alexandro Disegna, 42 anos, dá continuidade ao negócio da família, que vende produtos alimentícios variados, flores e pão, produzido por Teresa em forno à lenha.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, as feiras funcionam de terça-feira a domingo em 25 pontos da cidade comercializado hortigranjeiros, frutas, produtos coloniais, laticínios, frios e derivados, alimentos sem glúten, chás, ervas, sementes, material de limpeza, vestuário e artesanato.

+ informações

Horários: manhã: das 7h às 11h; tarde: das 14h às 18h

Basquete encerra osJogos Abertos de Canoas

Casa das Juventudes jácapacitou 378 pessoasD

esenvolver ações de prevenção à violência, à

criminalidade e de promoção dos direitos humanos. Com esse objetivo, a Casa das Juventudes do Mathias Velho e Harmonia concluiu, no dia 17, a capacitação de mais 128 jovens em oficinas de direitos humanos, informática e diversas modalidades de arte, realizadas entre novembro de 2014 e outubro de 2015.A solenidade de entrega de certificados ocorreu no Ginásio São Francisco de Assis. Após o coquetel, houve apresentações de música, dança, teatro e percussão, todas realizadas com alunos capacitados nas oficinas do local.

Inclusão com cidadaniaInaugurada em junho de 2012, a Casa das Juventudes Mathias Velho e Harmonia já capacitou 378 adolescentes e jovens dos dois bairros. No espaço, são oferecidas oficinas de violão, informática, dança, percussão, hapkido, hip hop, desenho, canto, teatro e cidadania.

+ informações

+ informações

Endereço: Rua Florianópolis, 2622, Bairro Mathias VelhoHorário: 8h ás 17h

Inscrições gratuitas pelo telefone 3478 5863

Os Jogos Abertos de Canoas 2015, promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, foram encerrados dia 17, no Centro Olímpico Municipal, com a final do basquete masculino. A equipe do Eagles foi campeã. Na segunda colocação ficou o NBC e, em terceiro, o São Luís Spartans.

Os campeões Basquete (masculino) – Eagles Vôlei – Taugor (masculino) Colégio Ulbra/Cristo Redentor (feminino) Handebol – HCT (masculino) – Ulbra (feminino) Futsal – Massena (masculino)Santa Bárbara (feminino)

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promove, nos dias 30 de outubro e 6 de novembro, o 1º Encontro técnico e prático de sistematização de exercícios de futebol em espaço público. A atividade, iniciada no dia 23, integra o projeto "Em Canoas, o futebol é da comunidade" e ocorre no Centro Olímpico Municipal (Rua Araguaia, 1151, Bairro Igara), a partir das 9h, . aberto ao públicoO tema é o aprendizado do desporto coletivo, da formação à performance.

ProgramaçãoDia 30 - sexta-feiraPalestrante: André BaratzFormado em Educação Física, autor do livro "A escalação da vitória no futebol". É preparador físico de equipes de futebol desde 1988.

Dia 6 de novembro - sexta-feiraEncontro dos professores do projeto "Em Canoas, o futebol é da comunidade", para a prática dos exercícios propostos pelos palestrantes.

Profissionais participamde encontro técnico

Próximas atividades

Dia 27 terça-feira - 10h e 15hContação de histórias com o Boneco Juca: “1, 2, 3...Era uma vez...”Local: Espaço Infantojuvenil da Biblioteca

Dia 29quinta-feira – 16h às 18hCafezinho poético da Casa do Poeta de CanoasLocal: Auditório da Biblioteca

Endereço: Rua Ipiranga, 105Centro

Biblioteca Pública comemora 49 anosA Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva realiza, desde o dia 21, uma diversificada agenda de atividades para comemorar seus 49 anos de atividade. Além do acesso aos mais de 45 mil títulos da instituição, o público pode participar de encontros com escritores, visitas guiadas, esquetes teatrais e sarau.

Contação de histórias com o Boneco Juca será no dia 27

Nova turma de 128 jovens recebeu certificados no dia 17

Lolita Maira Benetti costuma comprar na feira há mais de 40 anos

Divulgação/PMC

Paula Vinhas

Gustavo Garbino

Ireno Jardim

Page 7: CIDADE SE RECUPERA Trabalho e solidariedadeoldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/375787/23_out... · 2015-10-23 · Cidade é modelo em inclusão Canoas é uma das principais referências

6Informativo Semanal

23 de outubro de 2015Edição 183 - Ano 7

A Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência promove o seminário , “Empregabilidade da pessoa com deficiência”no dia 5 de novembro, das 8h30 às 17h, no prédio 6 da Ulbra. As inscrições podem ser feitas no local. Além dos debates, haverá espaço para contato direto entre empresas, PCDs e órgãos que atuam na colocação profissional.

7Informativo Semanal

23 de outubro de 2015Edição 183 - Ano 7D A P R E F E I T U R AD A P R E F E I T U R A

NOSSA CIDADE:

A GENTE AMA, A GENTE CUIDA.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realiza um "choque de limpeza" mensal em cada quadrante da cidade. Os bairros recebem capina, pintura de meio-fio, consertos na iluminação, fiscalização de terrenos baldios, limpeza e embelezamento de ruas.

Denuncie o descarte irregular: 0800 510 1234

Fique ligado

Semana

26 a 30Sudoeste

Quadrante

Choque de Limpeza

(região do Rio Branco)Fonte: Guia da Alimentação Saudável (Ministério da Saúde)

Sódio nas conservas

V Miver elhor

Legumes em solução de água e sal e, às vezes, vinagre, como conservas de cenoura, pepino ou cebola (assim como ervilha, batata e outros alimentos em conserva), são processados. Como outros alimentos em conserva, preservam grande parte dos nutrientes do alimento in natura, mas contêm quantidade excessiva de sódio, motivo pelo qual o consumo deve ser limitado.

No dia 28 de outubro de 2015, quarta-feira, não haverá expediente na Prefeitura de Canoas, em virtude do Dia do Servidor Público. Os serviços essenciais, os atendimentos de saúde de urgência e de emergência, assim como as escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental funcionarão normalmente.

MATHIAS VELHO/HARMONIATerça-feira - manhã

Rua Cônego José Leão Harmann (em frente à igreja matriz, Centro)

Rua Torres com Rua Rio Grande do Sul - Mathias Velho

Quarta-feira - manhã

Rua Ana Neri com a José de Alencar - Rio Branco

Rua 15 de Janeiro, entre as ruas Regente Feijó e Caramuru - Centro

Rua República esquina com a Rua Wenceslau Brás - Mato Grande

Tarde

Feira Ecológica

Avenida Inconfidência, esquina com Santos Ferreira -Centro

Quinta-feira - manhã

Rua La Salle, entre Marquês do Herval e Duque de Caxias - Centro

Rua Engenheiro Rebouças esquina com a Itapeva - São Luiz

Rua Henrique Dias, esquina com Felipe Camarão - Rio Branco

Rua Alaska, esquina com Peru - Bairro São Luiz

Sexta-feira - manhã

Rua Marcílio Dias, entre Machado de Assis e Frei Caneca - Harmonia

Rua Pero Vaz de Caminha, entre Santa Terezinha e Sagres - Nossa Senhora das Graças

Rua Oliveira Vianna, entre Diretor Augusto Pestana

e Bütemberger - Fátima

Travessa São João, entre Princesa Isabel e Ana Maria - Fátima

Feira do Produtor (Economia Solidária)

Rua Cônego Leão Hartmann - Centro

Tarde

Setor 4, em frente à EMEF Carlos Drummond de Andrade - Guajuviras

Feira do Produtor (Ecosol) Rua Cônego Leão Hartmann - Centro

Sábado - manhã

Rua Cristóvão Colombo, entre as ruas Venâncio Aires

e Conde de Porto Alegre - Vila Fernandes

Praça Dona Mocinha - Niterói

Rua José do Patrocínio, entre Itália e Bento Gonçalves - Niterói

Rua Rio Grande do Sul, esquina com São Lourenço - Mathias Velho

Feira Ecológica - Avenida Inconfidência esquina

com Santos Ferreira - Centro

Feira Ecológica - Rua Vitor Rycembell - Centro

Tarde

Rua C, entre as ruas Clóvis Bevilácqua e Romeu Morsch

Vila Santa Isabel

Domingo - manhã

Rua São Joaquim, esquina com a Avenida Santos Ferreira

Estância Velha

Rua Itamar de Mattos Maia, acesso pela Rua Alagoas

Vila João de Barro

FEIRAS DE ABASTECIMENTO Dias e locais

Tradição que serenova em Canoas

Alessandra Obem

Comprar nas Feiras de Abastecimento, também conhecidas como feiras livres,

é uma tradição que se renova em Canoas. Na feira da Rua Cônego José Leão Harmann, no Centro, nasceu a amizade da comerciante Teresa Disegna, 73 anos, com a aposentada Lolita Maira Kieling Benetti, 68, cliente há mais de 40 anos, desde quando a feira funcionava na Avenida Guilherme Schell. “Além de oferecer produtos saudáveis, a feira proporciona a relação humana e laços de amizade. Ao contrário do supermercado, onde a gente põe a mercadoria na sacolinha e vai embora”, compara Lolita.

As duas bancas da família Disegna funcionam em Canoas há 45 anos e iniciaram-se com Teresa e

Domingos. O filho do casal, Alexandro Disegna, 42 anos, dá continuidade ao negócio da família, que vende produtos alimentícios variados, flores e pão, produzido por Teresa em forno à lenha.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, as feiras funcionam de terça-feira a domingo em 25 pontos da cidade comercializado hortigranjeiros, frutas, produtos coloniais, laticínios, frios e derivados, alimentos sem glúten, chás, ervas, sementes, material de limpeza, vestuário e artesanato.

+ informações

Horários: manhã: das 7h às 11h; tarde: das 14h às 18h

Basquete encerra osJogos Abertos de Canoas

Casa das Juventudes jácapacitou 378 pessoasD

esenvolver ações de prevenção à violência, à

criminalidade e de promoção dos direitos humanos. Com esse objetivo, a Casa das Juventudes do Mathias Velho e Harmonia concluiu, no dia 17, a capacitação de mais 128 jovens em oficinas de direitos humanos, informática e diversas modalidades de arte, realizadas entre novembro de 2014 e outubro de 2015.A solenidade de entrega de certificados ocorreu no Ginásio São Francisco de Assis. Após o coquetel, houve apresentações de música, dança, teatro e percussão, todas realizadas com alunos capacitados nas oficinas do local.

Inclusão com cidadaniaInaugurada em junho de 2012, a Casa das Juventudes Mathias Velho e Harmonia já capacitou 378 adolescentes e jovens dos dois bairros. No espaço, são oferecidas oficinas de violão, informática, dança, percussão, hapkido, hip hop, desenho, canto, teatro e cidadania.

+ informações

+ informações

Endereço: Rua Florianópolis, 2622, Bairro Mathias VelhoHorário: 8h ás 17h

Inscrições gratuitas pelo telefone 3478 5863

Os Jogos Abertos de Canoas 2015, promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, foram encerrados dia 17, no Centro Olímpico Municipal, com a final do basquete masculino. A equipe do Eagles foi campeã. Na segunda colocação ficou o NBC e, em terceiro, o São Luís Spartans.

Os campeões Basquete (masculino) – Eagles Vôlei – Taugor (masculino) Colégio Ulbra/Cristo Redentor (feminino) Handebol – HCT (masculino) – Ulbra (feminino) Futsal – Massena (masculino)Santa Bárbara (feminino)

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promove, nos dias 30 de outubro e 6 de novembro, o 1º Encontro técnico e prático de sistematização de exercícios de futebol em espaço público. A atividade, iniciada no dia 23, integra o projeto "Em Canoas, o futebol é da comunidade" e ocorre no Centro Olímpico Municipal (Rua Araguaia, 1151, Bairro Igara), a partir das 9h, . aberto ao públicoO tema é o aprendizado do desporto coletivo, da formação à performance.

ProgramaçãoDia 30 - sexta-feiraPalestrante: André BaratzFormado em Educação Física, autor do livro "A escalação da vitória no futebol". É preparador físico de equipes de futebol desde 1988.

Dia 6 de novembro - sexta-feiraEncontro dos professores do projeto "Em Canoas, o futebol é da comunidade", para a prática dos exercícios propostos pelos palestrantes.

Profissionais participamde encontro técnico

Próximas atividades

Dia 27 terça-feira - 10h e 15hContação de histórias com o Boneco Juca: “1, 2, 3...Era uma vez...”Local: Espaço Infantojuvenil da Biblioteca

Dia 29quinta-feira – 16h às 18hCafezinho poético da Casa do Poeta de CanoasLocal: Auditório da Biblioteca

Endereço: Rua Ipiranga, 105Centro

Biblioteca Pública comemora 49 anosA Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva realiza, desde o dia 21, uma diversificada agenda de atividades para comemorar seus 49 anos de atividade. Além do acesso aos mais de 45 mil títulos da instituição, o público pode participar de encontros com escritores, visitas guiadas, esquetes teatrais e sarau.

Contação de histórias com o Boneco Juca será no dia 27

Nova turma de 128 jovens recebeu certificados no dia 17

Lolita Maira Benetti costuma comprar na feira há mais de 40 anos

Divulgação/PMC

Paula Vinhas

Gustavo Garbino

Ireno Jardim

Page 8: CIDADE SE RECUPERA Trabalho e solidariedadeoldsite.canoas.rs.gov.br/uploads/midia/375787/23_out... · 2015-10-23 · Cidade é modelo em inclusão Canoas é uma das principais referências

EXPEDIENTE FALE COM A SECOM: 3428 3797 Canoas, 23 de outubro de 2015

Prefeito: Vice-prefeita: Secretária de Comunicação: Jairo Jorge Beth Colombo Lurdes Nascimento Diretora de Jornalismo: Editora: Edição Gráfica: Luciene Machado Eloá da Rosa Marco Leite - Produzido pela equipe de Jornalismo da SecomImpressão: Tiragem: Periodicidade: Jornal da Prefeitura Canoas RBS - Zero Hora 90 mil exemplares semanal D A P R E F E I T U R A

O decreto 87/2015 está disponível no www.canoas.rs.gov.br

+ informações

Segundo parklet estádisponível aos canoensesMais um parklet está disponível aos canoenses no Centro da cidade. O espaço para convivência e descanso foi entregue no dia (19) de outubro. Projetado pelo arquiteto Edson Mahfuz, parceiro da segunda célula do Núcleo de Inovação, coordenado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Captação e Inovação, o parklet está localizado na Rua Ipiranga, em frente à Central do

Cidadão. Oferece acessibilidade com tabuleiros de dama em braile, bancos híbridos para os cadeirantes terem acesso à mesa de jogos, e rampa, além de floreiras e bicicletário.Esse é o segundo equipamento criado em Canoas, pioneira no Estado na implantação de parklets. O primeiro funciona na Rua15 de Janeiro, quase esquina com a Frei Orlando. A ideia é proporcionar sensação de bem-estar às pessoas.

Outras iniciativasOs espaços foram regulamentados por decreto, que estabelece as regras para a instalação e para o uso desses equipamentos no passeio público. Qualquer pessoa ou empresa pode tomar a iniciativa de implantar parklets na cidade. O espaço deve ser acessível ao público e não se tornar propriedade privada dos patrocinadores.

Espaço, na Rua Ipiranga, privilegia acessibilidade e bem-estar

Coleção Luminósaberta na Villa MimosaAberta no dia 22, a mostra da Coleção Luminós, com peças de decoração, principalmente luminárias, está dando o que falar. Criação da Cooperativa Casulo e das designers Tina Moura e Lui Lo Pumo, traz o resultado do trabalho com garrafas PET como matéria prima, que deram origem a peças únicas em delicadeza e estilo. A mostra poderá ser conferida até o próximo dia 8 de novembro, na Casa das Artes Villa Mimosa ( ), de Avenida Guilherme Schell, 6270segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e nos sábados e domingos, das 14h às 18h. Todas as peças da mostra estarão à venda.

Novas praças entregues (2009-2015) Praça da FAB Comtel I São Vicente III Da Coruja Porto Belo Sargento Rosa Da Juventude Guajuviras Pastor José da Silva (Verdes Campos) Comtel III Vicente Scherer Moinhos de Vento I Dr. Barcelos (Assembleia de Deus)

PARQUE OZANAN

Mais um espaço de lazer na Praça da AmizadeC

anoas chega ao número de 125 praças. Durante a 266ª edição do Prefeitura

na Rua, dia 17, foi entregue à comunidade a Praça da Amizade, localizada na Rua Hispânica, no Loteamento Parque Ozanan. Com 4.759 metros quadrados de área verde, quadra esportiva, pracinha infantil, aparelhos de alongamento, área de lazer, iluminação e paisagismo, a praça foi construída em parceria pela Prefeitura e empresas Cipasa Urbanismo e Concórdia Urbanizadora. O investimento foi de R$ 223,41 mil.

Ganho para a comunidadePara a recicladora Janete Maria do Amarante, 42 anos, moradora há 5 na Rua Hispânica, a praça foi um ganho para a comunidade. “As crianças tinham que brincar na rua, não tinha praça por perto. Agora temos um lugar onde nossos filhos podem se divertir e até praticar esporte sem sair das nossas vistas”, afirma.

Janete pode ver os filhos enquanto brincam

Paula Vinhas

Gustavo Garbino

Paula Vinhas