Cidadesempaginas mar2015

16
Ano II nº 11 www.cidadesempaginas.com.br 18/03 a 18/04 de 2015 Jornais Pinhais Pinhais conta com mais uma ótima opção de lazer para a família e amigos Casamento Comunitário sela a união de 95 casais em Pinhais Leia na pag. 13 pag. 02 pag. 03 ABERTURA DE NOVAS EMPRESAS NO PARANÁ SERÁ FEITA APENAS PELA INTERNET

description

Cidades em Páginas - março 2015

Transcript of Cidadesempaginas mar2015

Page 1: Cidadesempaginas mar2015

Ano II nº 11 www.cidadesempaginas.com.br 18/03 a 18/04 de 2015

Jornais Pinhais

Pinhais conta com mais uma ótima opção de lazer

para a família e amigos

Casamento Comunitário sela a união de 95 casaisem Pinhais

Leia na pag. 13

pag. 02 pag. 03

AberturA de novAs emPresAs no PArAná será feitA APenAs

PeLA internet

Page 2: Cidadesempaginas mar2015

0218/03 a 18/04 de 2015 www.cidadesempaginas.com.br

MODO DE PREPARO

Pré aqueça em temperatura média-alta. Escorra bem o grão de bico e coloque em uma forma antiaderente. Regue com o azeite, polvilhe o cominho em pó e tempere com sal e pimenta o reino, chacoalhe a assadeira para misturar.Leve ao forno e deixe assar por 45 minutos, chacoalhando a as-sadeira de vez em quando.Lave o arroz. Numa chaleira leve a água pra ferver. Leve uma panela média com óleo ao fogo alto, refogue a cebola. Junte o arroz, o louro e o curry e mexa bem para não grudar no fundo. Acrescente a água quente e misture, tempere com o sal e deixe cozinhar por 10 minutos com a panela semitampada.Depois de cozido o arroz misture o grão de bico assada e sal-pique as amêndoas.

Bom Apetite!

ARROZ COM GRAO DE BICO E AMÊNDOAS

INGREDIENTES:

1 lata de grão de bico2 colheres (chá) de cominho1 colher (sopa) de azeite1 xícara (chá) de arroz branco2 xícaras (chá) de água½ cebola picada fi no

1 colher (sopa) de óleo1 folha de louro1 colher (chá) de curry em póAmêndoas a gostoSal e pimenta do reino a gos-toSal e pimenta o reino a gosto

Gastronomia

Pinhais conta com mais uma ótima opção de lazer para a família e amigosO Bistrô Guimarães ofer-

ece um ótimo ambiente, ac-onchegante e familiar, onde você pode curtir um happy hour com cardápio variado de petiscos, carnes nobres e frutos do mar, o espaço conta também com diversas opções de bebidas como sucos, cervejas e chopes ar-tesanais, além do saboroso shawarma e picanha na pe-dra, que são os carros-chefe da casa. Com som ambiente, iluminação aconchegante, um amplo salão interno e um deck coberto na área ex-terna, para você acompan-har os principais jogos dos campeonatos paranaense e brasileiro da série A, ou curtir os clipes com as músicas do momento.

No horário do almoço o Bistro Guimarães conta com um variado buffet de comida caseira e diversas opções de carnes e saladas, diariamente de segunda a sexta-feira, das 11h30m as 14h. O happy hour você pode aproveitar de segunda a sábado á partir das 18h, em frente ao Condor, na rua Emma Rohrsetzer, 1025. Maiores informações pelo telefone 3669-7620.

obesidade aumenta em até 40% as chances de mulheres desenvolverem câncer

Uma pesquisa da or-ganização britânica Cancer Research UK sugere que a obesidade aumenta em até 40% as chances de mulheres desenvolverem sete tipos de câncer.

Pequenas mudanças no estilo de vida já podem ajudar a evitar a doença em mu-lheres

Pequenas mudanças no estilo de vida já podem ajudar a evitar a doença em mu-lheres

O problema pode aumen-tar o risco de câncer de intes-tino, câncer de mama depois da menopausa, de vesícula biliar, rins, pâncreas, útero e câncer de esôfago.

Segundo os pesquisa-dores, a obesidade pode aumentar o risco de desen-volver câncer de muitas for-mas. Uma possibilidade é que a doença esteja ligada à produção de hormônios em células de gordura, especial-mente o estrogênio.

Acredita-se que o es-trogênio seja o combustível para o desenvolvimento de câncer.

A pesquisa analisou um grupo de mil mulheres obesas e descobriu que, neste grupo, 274 tinham maior tendência a desenvolver câncer ao longo de sua vida.

Os pesquisadores tam-bém analisaram um grupo de mil mulheres com o peso con-siderado normal e descobriram que 194 mulheres tinham chances de ser diagnostica-das com câncer durante suas vidas.

SaúdeCulinaria

[email protected]

Page 3: Cidadesempaginas mar2015

03www.cidadesempaginas.com.br18/03 a 18/04 de 2015

Casamento Comunitário sela a união de 95 casais

PinHAis 23 Anos:

O auditório do Centro de For-mação dos Profi ssionais da Educação (CENFORPE)

no bairro Weissópolis, recebeu no sábado (14) mais uma edição do Casamento Comunitário. A iniciativa também foi promovida por meio da parceria entre a pre-feitura de Pinhais, o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Programa Justiça no Bairro/SESC Cidadão. Em Pinhais, desde 2009, a ação já proporcionou a realização do sonho do matrimônio a quase 700 casais.

Para marcar de maneira espe-cial o matrimônio, a noiva Mari Regina Ribeiro, resolveu usar um vestido em menção ao time do coração do futuro esposo. “Meu noivo é fanático pelo Corinthians e como ele me pediu em casamento, resolvi prestar esta homenagem”, afi rma. Para o noivo, André José Martins, a surpresa foi mais que bem vinda. “Tem que ser sempre assim, um querendo agradar ao outro”, completa.

O casal homenageado da noite, Joana e Benedito Polati, celebrará 70 anos de união neste ano, e serviu como exemplo aos noivos. De acordo com Joana, o segredo está na compreensão e paciência. “Temos que ser tolerantes, ter calma um com o outro. E o amor acima de tudo”. Para Benedito, estar 70 anos ao lado da esposa é um prazer imenso. “Às vezes dis-cutimos por alguma coisa, mas é passageiro. Depois de 5 minutos já está tudo bem. Ela cuida muito bem de mim e eu procuro retribuir sempre”, comenta.

Para a desembargadora e ideal-izadora do programa, Joeci Cama-rgo, a história de Joana e Benedito é inspiradora. “Estar tanto tempo casados não é fácil. Temos que nos espelhar neste belo exemplo de parceria, união, respeito e acima de tudo, muito amor”, afi rma.

Nesta edição, o evento se-

lou a união de 95 casais. Ao fi nal da cerimônia, o prefeito Luizão, a vice-prefeita Marli Paulino, as secretárias de Educação, Andrea Franceschini, de Assistência So-cial, Rosangela Batista, e de Ad-ministração, Rosa Maria Colombo, juntamente com os vereadores Marcio Alves Pereira (Marcinho), Airton Pereira (Passarinho), Ari Valdir, Marcia Ferreira e Cecília

Padovan, o padre Arlindo Toneta e o pastor da Igreja do Avivamento de Pinhais, Jesiel de Jesus, entre-garam as certidões de casamento aos participantes. Também es-tiveram presentes no evento, o Diretor de Saúde e Ação Social do Sesc Paraná, Francisco Costa e Silva, e a ofi cial do Fórum Civil de Pinhais, Karen Lúcia Cordeiro Andersen.

Ao fi nal da cerimônia receberam as certidões de casamento

PrefeiturA de PinHAis Promove ofiCinA sobre ControLe de tAbAGismo

Na tarde desta segunda-feira (16) a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) de Pinhais realizou a 1ª Ofi cina Contra Tabagismo com os pacientes da Unidade de Saúde da Família Tarumã, seguindo as diretriz-es do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. A ação foi realizada no auditório do prédio da SEMSA e con-tou com a participação de pacientes da Unidade de Saúde da Família (USF) Tarumã.

Em seu início no município de Pinhais, o Programa de Controle do Tabagismo esteve centralizado no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e poste-riormente foi estendido às Unidades de Saúde da Família. A partir disso, algumas Unidades desenvolvem o programa com ofi cinas em grupos e atendimentos individuais. A USF Tarumã aderiu à iniciativa e iniciou os trabalhos com esta atividade.

A ação foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação de pacientes da USF Tarumã

Page 4: Cidadesempaginas mar2015

0418/03 a 18/04 de 2015 www.cidadesempaginas.com.br

detran e bPtran promovem operação volta às Aulas

O Departamento de Trânsito do Paraná e o Batalhão de Polícia

de Trânsito (BPTran) deram início nesta quinta-feira (12) à Operação volta às Aulas. O objetivo é esclarecer pais e alunos sobre a importância do uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro. “A abordagem é focada justamente no mo-mento em que os pais bus-cam ou deixam os fi lhos na escola, quando estão dentro do carro. Os agen-tes alertam para o uso do cinto de segurança - item obrigatório e fundamental para salvar vidas, mesmo quando se está no banco de trás”, reforça o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. A ação será realizada em Cu-ritiba entre os dias 12 e 19 de março, das 11h30 às 13h30, para abordar alunos e pais no horário de saída do turno da manhã e entrada do pe-ríodo da tarde. Na ocasião, serão distribuídos materi-ais educativos e orientações

serão feitas para demons-trar como o uso do disposi-tivo de segurança é funda-mental para minimizar lesões em caso de acidente. Ao todo, 6 escolas estaduais serão contem-pladas na ação que envolve 30 profi ssionais do Detran e Polícia Militar. As institu-ições de ensino que partici-pam da ação são: Colégio Es-tadual Tiradentes; Colégio Estadual do Paraná; Colégio

Estadual Zacarias; Colégio Estadual República do Uru-guai; Colégio Estadual Barão do Rio Branco; e Colégio Estadual Leôncio Correia.

DADOS – De acordo com o Detran, no ano passado, 1.257 crianças com idades entre 0 e 11 anos sofreram acidentes de trânsito no Es-tado, sendo que 1.153 (91%) fi caram feridas e 11 perder-am a vida.

Frota fl ex cresce 25% ao ano no Paraná e será maior que a gasolina até 2020

De acordo com uma projeção divulgada pelo Departamento

de Trânsito do Paraná (De-tran) nesta terça-feira (17), a frota de veículos movidos a álcool e gasolina, os popu-lares fl ex, deve superar os modelos somente à gasolina no Estado daqui cinco anos. Pela estimativa, o Paraná deve chegar a 3.583.275 carros bicombustíveis em 2020. Hoje, os veículos fl ex com-põem 30,8% da frota paranaense (1.998.728), enquanto em 2010 repre-sentavam 18,8% (948.259). Já os veículos movidos a

gasolina, apesar de ainda serem em maior número, com 3.219.485, sofreram uma queda de 60% para 49,6% no que se refere a representação da frota. MUDANÇAS - Desde segun-da-feira (16), passou a valer a determinação do Gov-erno Federal de aumentar a mistura de etanol anidro na gasolina de 25% para 27%. A medida vale para a gaso-lina comum e para a aditi-vada e, segundo o ministro de Ministério de Minas e Energia, o preço do litro da gasolina nos postos de com-bustível não será alterado.

Apple pode lançar serviço de tv online em setembro

Após anos de boatos, a Apple deve fi nalmente anunciar um serviço de televisão online em ju-nho de 2015. O projeto terá ao menos 25 canais, entre eles ABC, CBS e Fox, será acessível por meio de quase todos porodutos da empresa, iPhone, iPad e Apple TV, e custará entre US$30 e US$40.

As informações são do jornal norte-america-no The Wall Street Jour-nal, que também afi rmou que o lançamento do serviço deve acontecer três meses após seu anúncio, ou seja, em setembro deste ano. Se-gundo o jornal, que citou fontes próximas à com-panhia, a Apple estaria se reunindo com repre-sentantes de Walt Dis-ney, CBS e 21st Century Fox, entre outras empre-sas do setor.

Page 5: Cidadesempaginas mar2015

0518/03 a 18/04 de 2015 www.cidadesempaginas.com.br

bandas locais abrem os shows nacionais

nos 23 anos de Pinhais

Também presentes nas comemorações do aniversário de 23 anos da cidade, as bandas locais farão apresentações na quinta-feira, dia 20 de março, a partir das 15h30,na

Rua 7 de Setembro, entre a Avenida Camilo Di Lellis e o Ter-minal de Pinhais. No total, 26 bandas participaram da seletiva, destas, seis foram classifi cadas e se apresentarão no maior evento público do município. Conheça as bandas selecionadas e um breve histórico sobre cada uma delas:

Matilda Rock BandEm seu repertório a banda contempla clássicos do rock dos anos 70.Utilizando fi gurinos de época, os músicos fazem com que os shows pareçam ter saído do túnel do tempo direto para os palcos, sempre com humor e diversão. O grupo foi campeão do VI Festival da Canção de Pinhais, na categoria Cover. Eles inovam até nos nomes artísticos adotados: “Cris Rock” na bate-ria, “MrLimousine Driver” na guitarra, “Dell Butterfl y” nos vocais principais, “James Lexotan” nas guitarras, teclados e backing-vocals e “Marc Rivotrill” no baixo.

Paula & PâmelaA dupla Paula & Pâmela é formada por irmãs e existe há cinco anos. Nascidas na cidade de Assis Chateaubriand-PR, elas começaram suas carreiras aos6 e 4 anos respectivamente.Ganhando cada vez mais destaque, a dupla já se apresentou ao lado de grandes nomes da música sertaneja, como Bruno e Marrone, Gusttavo Lima, Humberto e Ronaldo, Marcos e Belutti entre outros. Atualmente, a dupla toca em consagradas casas sertanejas por todo Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, buscando alcançar o objetivo de serem reco-nhecidas por todo Brasil.

Grupo Samba 4Ao formar o grupo, os integrantes resolveram reunir a amizade, a dedicação e a paixão pelo samba. Com pouco mais de 2 anos de estrada, a banda lança a turnê “Vamos Sair Daqui” e aposta no sucesso da canção “Morango e Chocolate” que começa a ser tocada nas principais rádios do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A banda é formada por Cesar Jackson, Wagner Souza, Macli Moreira e Marcio Bueno.

Marah SouzaCom formação nas áreas de música, canto popular e violão, Marah Souza se dedica à carreira musical há mais de 20 anos. Em 2011 foi vencedora, em quatro categorias do Festival da Canção de Pinhais (Fecapi): 1° lugar em Canção Popular, Me-lhor Cantora, Melhor Composição e Melhor Instrumentista. Em 2013 recebeu o troféu pelo terceiro lugar na Categoria Popular no Fecapi. No ano passado, foi a Melhor Cantora do VI Fecapi. Atualmente a artista se dedica a produção do álbum “Todos os encantos”, com previsão de lançamento em 2016.

RasterrivCom 14 anos de história, a banda prioriza o trabalho autoral em letras que abordam o cotidiano, com boa dose de lirismo, sem deixar de lado as suas infl uências musicais. O grupo faz apre-sentações em bares, motoclubes e festivais. A banda é com-posta por Guerreiro nos vocais, Yuri no baixo, Guilherme nas guitarras, Volveynas guitarras, Baby na bateria.

AmitabaFormada em 2007, a banda iniciou a carreira tocando músicas indígenas norte- americanas, mantras hindus, tibetanos, e ins-trumental aborígene. A banda, que toca Pop Rock, Psicodelia e Rock Nacional é formada por Pedro Salgueiro (Vocais), Wil-liam Meurer (voz/violão), Douglas Meurer (guitarra/violão), Alex Sugamosto (teclado/voz), Maycon Souza (bateria).

Shows NacionaisNo mesmo dia e local, a partir das 19h, acontecem os shows nacionais, que neste ano terão como atração a banda gaúcha de reggae Chimarruts e o pagode dos paulistas do Karametade.

Serviço

Os shows com as bandas locais serão realizados no dia 20 de março, a partir das 15h30,na Rua 7 de Setembro, entre a Avenida Camilo Di Lellis e o Terminal de Pinhais. Confi ra a programação com-pleta das comemorações dos 23 anos de Pinhais no site.

As apresentações de diversos estilos musicais serão realizadas no dia 20 de março, a partir das 15h30, próximo ao Terminal de ônibus

Page 6: Cidadesempaginas mar2015

0618/03 a 18/04 de 2015 www.cidadesempaginas.com.br

instituto federAL do PArAná de PinHAis será inAuGurAdo no diA 19O próximo equipa-

mento a ser inau-gurado em Pinhais

será voltado à educação e capacitação profi ssional. O município receberá, ofi -cialmente, no dia 19 de março a nova sede do Ins-tituto Federal do Paraná (IFPR), a qual está lo-calizada no bairro Jardim Amélia. No local, além dos cursos oferecidos dire-tamente pela instituição, serão ofertadas capaci-tações via o Programa Na-cional de Acesso ao En-sino Técnico e Emprego (Pronatec).

Referência em edu-cação profi ssional, tec-nológica e científi ca, o IFPR é uma instituição pública federal de ensino reconhecida pelo compro-misso com a educação e a transformação social. É voltado à educação supe-rior, básica e profi ssional, especializado na oferta de educação profi ssional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino. A unidade de Pi-nhais terá 60 mil metros quadrados de área.

As provas para seleção de novos alunos ocorrem sempre ao fi nal de cada ano, já para os cursos do Pronatec não há processo

seletivo e o período de ins-crições ainda será divul-gado.

Para o diretor Geral do Campus Pinhais do IFPR, Marcelo Camilo Pedra, a parceria com a Prefeitura está em total ascensão. “Nosso Campus aqui no município ainda está em construção, mas já estamos em pleno tra-balho. Prova disso, são as capacitações que já foram realizadas por meio desta parceria. E muitos são os projetos previstos aqui para Pinhais”, comenta.

O Campus Pinhais do IFPR funcionará na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 1615, no bairro Jardim Amélia. A inauguração do espaço será no dia 19 de março, às 15h.

Programa Justiça no bairro atrai grande participação da comunidade de Pinhais

No último sábado (14) mais uma edição do programa Justiça no

Bairro foi realizado em Pi-nhais, e mais uma vez contou com grande participação da comunidade. O evento, assim como Sesc Cidadão e a Feira Municipal de Serviços, chegou a sua 10ª edição no município, e fez parte das comemorações do aniversário de 23 anos. Neste ano, os serviços foram disponibilizados no Ginásio Poliesportivo do Perdizes, lo-calizado no bairro Atuba.

O programa visa solucio-nar, de forma rápida e total-mente sem custo, pendências judiciais, especialmente na

área de família. Foram atendi-das questões como defi nição de pensão alimentícia, guarda de fi lhos, divórcio, ofi cialização de união estável, alteração de regime de casamento, reco-nhecimento de paternidade, adoção, interdições judiciais, entre outros.

Durante todo o dia foram ofertados diversos serviços gratuitos à comunidade, como a confecção de documen-tos; orientações nas áreas da saúde, assistência social e de-mais serviços oferecidos pela prefeitura; brinquedos infl áveis e atividades para as crianças e mostras promovidas por par-ceiros.

Também em menção aos 23 anos do município, a iniciativa foi realizada no último sábado (14) no bairro Atuba

Page 7: Cidadesempaginas mar2015

0718/03 a 18/04 de 2015 www.cidadesempaginas.com.br

Social

Page 8: Cidadesempaginas mar2015

09www.cidadesempaginas.com.br18/3 a 18/4 de 201508

Page 9: Cidadesempaginas mar2015

09www.cidadesempaginas.com.br18/3 a 18/4 de 201508

Page 10: Cidadesempaginas mar2015

1018/03 a 18/04 de 2015 www.cidadesempaginas.com.br

O P i n h a i z ã o S h o p p i n g Popular, será

inaugurado no dia 21 de março, próximo, com mais de 70 lojas de di-versos segmentos como: Roupas infantil, femi-nino, masculino e íntima, eletrônicos, cosméticos, perfumaria, skate, bonés, óculos, relógios, biju, semi-jóia, prata, suple-mento alimentar, produ-tos naturais, bebidas importadas, pijamas, col-chões e magnéticos, celu-lar, além de uma cafeteria e um restaurante.

A frente do em-preendimento está o em-presário Horley Cordeiro.

Na área de alimen-tação se destaca a empre-sa Spich Premium que é o restaurante escolhido pelo shopping para a-tender com qualidade a população, uma rede com mais de 40 estabeleci-mentos que irá oferecer no shopping um ótimo buffet a um preço sem concorrência.

A inauguração do empreendimento se deu devido a carência na ci-dade em um centro de compras aonde a popu-lação possa encontrar em um único lugar vários op-ções de compras e produ-tos com produtos de qualidade e preço justo.

Com o objetivo de pro-mover o desenvolvimento e empreendedorismo da região, gerando emprego e renda para o município e também criar um novo conceito de compras aonde o consumidor não precise mais se deslocar para o centro de Curitiba e outras regiões a procura de produtos.

inAuGurA diA 21 o Primeiro sHoPPinG PoPuLAr de PinHAis

Page 11: Cidadesempaginas mar2015

1118/03 a 18/04 de 2015 www.cidadesempaginas.com.br

Nossa querida Pinhais com-pleta 23 anos , muitos aqui nasceram, outros aqui che-garam, e constituíram famí-lia, como é o caso de nossa família que veio para Pi-nhais em 1966. Hoje posso falar que tenho orgulho de dizer que vivo em Pinhais. Orgulhosamente me insiro no rol daqueles que saúdam a cidade pelos seus 23 anos de emancipação. São 23 anos de trabalho , desen-volvimento, progresso e im-portantes conquistas para a nossa população e posso dizer que tenho orgulho de fazer parte desta história. Que nos próximos anos, tenhamos ainda mais motivos para comemorar.

Representante do povo, na condição de vereador deste Mu-nicípio e constituído por Deus e pelo povo, sinto-me honrado em fazer parte da história de Pinhais. Uma história de Lutas, conquistas e vitórias e desenvolvimento.

Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento de nosso município, buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor, não desistindo e não perdendo de vista espe-rança. Não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nos-sos objetivos. Que nosso município continue a trilhar o caminho do bem !

Desejo à cidade e ao nosso povo pinhaiense os mais sin-ceros votos de desenvolvimento, progresso e sucesso. Para-béns!

Que o Senhor Jesus, possa continuar abençoando nossa cidade e aos nossos amados habitantes.

PARABÉNS, QUERIDA PINHAIS PELOS SEUS 23 ANOS!

ColunA VereAdor AIrton

Vereador Airton (PSC) - Advogado, Gestor em RH, Pós Graduado em Administração Pública, Presidente do STI Fósforos de Ctba, Irati e Pi-rai do Sul, Diretor da Federação de Trabalhadores FETIEP, Membro da Força Sindical do Estado do Paraná, Membro do Conselho de Ensino Tecnológico da UFPRereador Airton (PSC) - Advogado, Gestor em RH, Pós Graduado em Administração Pública, Presidente do STI Fósforos de Ctba, Irati e Pirai do Sul, Diretor da Federação de Trabalhadores FETIEP, Membro da Força Sindical do Estado do Paraná, Membro do Conselho de Ensino Tecnológico da UFPR

Prefeitura de são José dos Pinhais adquire novos equipamentos e novas viaturas para Guarda municipal

A partir desta semana a Guarda Municipal (GM) de São José

dos Pinhais passará a contar com 10 novas viaturas em sua frota. São oito veículos e duas caminhonetes que serão utilizados pelos guar-das no patrulhamento das áreas urbanas e rurais do Município. A aquisição dos veículos faz parte das ações do programa Avança São José, voltadas ao fortaleci-mento da segurança pública.

Estas novas viaturas somam-se às outras 10 que haviam sido entregues à cor-

poração em julho de 2013 e agora compõem uma frota de 20 veículos novos e 15 moto-cicletas. Junto com a entre-ga das viaturas, no sábado (14), durante o mutirão da Ação Cooperada, aconteceu a entrega de novos equipa-mentos à GM. São seis kits treinamento não letais, que utilizam munições de paint-ball ao invés de munições reais nos exercícios feitos pelos Guardas da Cidade. A aquisição destes equipa-mentos, além de trazer uma melhoria aos treinamentos, proporcionará uma econo-

mia ao Município, pois com eles a corporação deixará de utilizar munição real em seus exercícios.

Antes da entrega sim-bólica das chaves ao diretor geral da Secretaria Munici-pal de Segurança, Samarone Bueno, o prefeito Luiz Car-los Setim destacou os ben-efícios dos equipamentos apresentados. Segundo ele, com novas viaturas e equi-pamentos, a qualidade do serviço prestado pela Guar-da Municipal à população se torna mais eficiente.

na oportunidade foi entregue também kits de treinamento não letais, que utilizam munições de paintball ao invés de munições reais

Assistência social realiza audiência pública apresentandobalanço orçamentário

A Secretaria de As-sistência Social de São José dos Pin-

hais, que além das suas atribuições de inclusão é responsável pela gestão do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA), realizou nesta segunda-feira (16) audiência pública de prestação de contas do Conselho Municipal da Cri-ança e do Adolescente (CM-DCA) relacionada aos re-cursos do Fundo utilizados no segundo e terceiro qua-drimestre do ano de 2014.

O evento foi realizado na Câmara Municipal e con-tou com a participação de servidores da Secretaria de Assistência Social, con-selheiros do CMDCA e re-presentantes de entidades beneficiadas.

No ano que passou, en-tre as ações que envolver-am a utilização de recursos do FMDCA, ganha destaque a aquisição de três novas vans destinadas a auxi-liar o transporte e trabalho com os mais de 300 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São José dos Pinhais. Além do encami-nhamento de montantes para projetos apresentados pelos programas Lar Mãe Maria, Desafio Jovem, Cen-tro de Amparo Ao Menor Nossa Senhora do Monte Claro e Associação para a Vida sem Drogas.

Page 12: Cidadesempaginas mar2015

1218/03 a 18/04 de 2015 www.cidadesempaginas.com.br

Primeira feira orgânica noturna de Curitiba é aberta no Cristo reiA primeira Feira

Orgânica Noturna na capital foi aberta na

noite desta terça-feira (17) no bairro Cristo Rei. A feira será realizada semanal-mente, às terças-feiras, entre 17 e 21 horas, na Ave-nida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, esquina com a Rua Gotlieb Rosenau. Com a inaugu-ração, o município passa a contar com 13 feiras orgâni-cas. Inicialmente, o espaço terá cinco bancas, qua-tro com orgânicos e uma de pescados. Frutas, verduras, grãos, ovos, sucos, geleias, conservas, compotas e mo-lhos estão entre os produtos a serem comercializados. A inauguração faz parte da

agenda de comemoração do ani-versário de Curitiba, ce-lebrado no dia 29 de março. Um dos aspectos que atraem público às fei-ras orgânicas é a qualidade dos produtos ofertados, já que a principal caracterís-tica desse tipo de mercado é a venda direta do produtor para o consumidor. O prefei-to Gustavo Fruet participou da abertura, conversou com os consumidores e feirantes e disse que o funcionamento noturno da feira acompanha uma tendência de mercado. “Há previsão de instalação de mais feiras em Curitiba. Precisamos apenas avaliar os locais que comportem es-sas iniciativas”, acrescentou o prefeito.

A primeira Feira Orgânica Noturna na capital foi aberta na noite desta terça-feira (17) no bairro Cristo Rei.

Prefeitura irá construir novo cemitério, o primeiro após 58 anos

A Prefeitura de Curitiba recebeu nesta terça-fei-ra (17), pelas mãos do prefeito Gustavo Fruet, o registro de imóvel que legaliza a doação de uma área de 44,5 mil metros quadrados, no bairro do Umbará, para a cons-trução de um novo cemitério na região sul da cidade. Cu-ritiba não tem um cemitério municipal novo desde 1957, quando foi inaugurado o do Santa Cândida. A doação concretiza um convênio realizado em 1992 entre a Associação Beneficente Parque São Pedro e o Município, regularizado apenas em 2015 após um trabalho conjunto dos técnicos das Secretarias Munici-pais de Meio Ambiente, Urbanismo, Finanças e Procura-doria Geral do Município. Antiga reivindicação da população, o novo ce-mitério contará com portal, capelas mortuárias, adminis-tração e banheiros e deverá ser entregue no fim de 2016. A nova área tem 44,5 mil metros quadrados e está dentro de outro cemitério, o Parque São Pedro, em uma área total de 123 mil metros quadrados. A parte nova, da Prefeitura, terá capacidade para abrigar 6 mil túmulos. O convênio com o cemitério particular, através da doação do terreno, é uma contrapartida de obras que Prefeitura realizou no local. Toda a estrutura atual será usada também pelos usuários beneficiados pelo progra-ma municipal.

A Prefeitura de Curitiba recebeu nesta terça-feira (17), pelas mãos do prefeito Gustavo Fruet, o registro de imóvel que legaliza a doação de uma área de 44,5 mil metros quadrados, no bairro do Umbará, para a construção de um novo cemitério municipal na região sul da cidade.

Page 13: Cidadesempaginas mar2015

1318/03 a 18/04 de 2015 www.cidadesempaginas.com.br

Abertura de novas empresas no Paraná

será feita apenas pela internet

A abertura de no-vas empresas no Paraná será for-

malizada exclusivamente pelo portal do programa Empresa Fácil. A medida começa a valer a partir de 20 de março e faz parte da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), para a operação da Rede de Simplificação do Re-gistro Empresarial (Redesim). O sistema será utilizado para empresas que não precisam de vistoria e para as quais o processo de abertura tradi-cional é hoje de cerca de 30 dias. Com a abertura por meio do portal o período será, em média, de três dias. O presidente da Jucepar, Ardi-sson Akel, destaca que a inici-ativa configura uma nova rea-lidade do registro empresarial, que simplifica a abertura de empresas no Estado e deve acelerar 85% desses processos. “Além de desburocratizar o início de um novo negócio, o programa acelera a formali-zação de empresas de baixo risco. Outra grande vanta-gem é que o empresário, ou o contador, não precisa mais se dirigir a diferentes órgãos e secretarias, já que o pro-grama torna a Jucepar porta única de entrada de infor-mações para a constituição de uma empresa”, disse Akel. A página (www.empresafacil.pr.gov.br) apresenta o pro-cedimento para a abertura de empresas de forma didática e instrutiva e, uma vez iniciado o processo, o empreende-dor pode acompanhar pela internet o andamento da solicitação de registro, alte-rações ou baixa de empresas. Apesar nem todos os municípios do Paraná es-tarem integrados à Redesim, qualquer cidade do Estado já pode usar o portal. “A nossa expectativa é que até o fim de 2015 em torno de 200 municí-pios façam parte da Redesim e que essa integração seja con-cluída nos 399 municípios par-anaenses até o fim de 2016”, revela o presidente da Jucepar.

PASSO A PASSO – Para demonstrar aos contadores o processo de utilização do Pro-grama Empresa Fácil Paraná, a Jucepar e o Sebrae-PR pro-duziram um vídeo que simula passo a passo a abertura de uma empresa no novo siste-ma. A produção teve o apoio da Federação dos Contabi-listas do Paraná, do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná e do Sindicato das Em-presas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná.

ASSOCIADO DO MÊSEm comemoração aos 24 anos, em 23 de abril, da Associação Comercial, Industrial e empresarial de Pinhais – ACIPI, vamos homenagear nossos associados. A cada mês, contaremos a trajetória de nossos filiados. Vocêdescobrirá um pouco da história da empresa, o que pensam nossos empresários, como eles venceram desafios, acreditaram em seus sonhos e contribuíram para o desenvolvimento do nosso município. Acompanhe, nessa edição, a trajetória da Mottin Contabilidade, que começou com uma sala de 15 m² e hoje é um dos expoentes em seu segmento.

MOTTIN CONTABILIDADE

Falar sobre a Mottin Contabilidade é repor-tar a história de vida

de Antonio de Jesus Mottin, fundador e responsável pela criação e crescimento da empresa.

Antonio de Jesus Mot-tin nasceu em 25 de setem-bro de 1955, no município de Campina Grande do Sul. Cursou o Técnico em Conta-bilidade e após iniciar o tra-balho como contador, fundou a Mottin Contabilidade em 1978.

Após 1978 a história é de conquistas pessoais e profis-sionais. Casou com Ereni, teve seus filhos, Fernando em 1979, Rodrigo em 1982 e Marcos em 1983.

Em 1992 construiu com ousadia a sede atual da Mot-tin, onde deu continuidade ao crescimento profissional. De 1996 a 1999 fez parte da equipe da Prefeitura de Pinhais, como Secretário de Finanças, cargo que lhe atribuiu muita experiência.

Em 2004, vislumbrando uma futura troca de geração dos negócios, reestruturou a Mottin, organizando a admi-nistração de procedimentos voltada à responsabilidade de seus dois filhos atuantes na área, Rodrigo e Fernando.

Os filhos se especializa-ram. Fernando, contador, é formando em Contábeis pela UFPR, pós-graduado em marketing e com experiência em auditoria, visto sua em-preitada de dois anos diante da KPMG. Rodrigo, conta-dor, formado em Contábeis pela PUC-PR, com especiali-zação em gestão de empre-sas, e Advogado, formado em direito pela PUC-PR.

Em 19 de dezembro de 2010, no sitio no inte-rior de São Paulo, onde se encontrava toda a família, foi chamado por Deus, que possivelmente estava pre-cisando de um contador por lá. Hoje a Mottin Conta-bilidade continua crescendo com profissionalismo e honra

na figura de seus filhos Fer-nando e Rodrigo. Mottin, como era chamado, foi sem-pre reconhecido pela alegria, pela inegável liderança, pelo carisma e pelo coração de pai com todos que com ele conviveram. Deixou muitas saudades e um legado só-lido, tanto de negócios como de caráter, que seus filhos fazem questão de honrar.

Para Rodrigo Mottin, o segredo de uma boa gestão empresarial é conciliar paixão pelo que se faz com honestidade e perseverança. “O Pilar para se ter um bom negócio é foco. Manter o controle e a paixão pela ativi-dade, sempre sendo honesto e esclarecedor a quem lhe procura, cobrando um valor justo pelo que faz sem suca-tear seus trabalhos. É preciso estar preparado para as tem-pestades para sair mais forte delas. Os desafios foram e são grandes, mas a satisfa-ção da conquista é equiva-lente. Seguimos na luta!”

Sede atual da

Mottin Contabilidade

na Rod. Dep. João

Leopoldo Jacomel.

Page 14: Cidadesempaginas mar2015

1418/03 a 18/04 de 2015 www.cidadesempaginas.com.br

Culote: por que é tão difícil de exterminá-lo?

Mulheres magras ou com o corpo con-siderado perfeito.

Você conhece algumas, certo? Mas pergunte a elas se estão totalmente satis-feitas com o corpo – tenho certeza que a grande maio-ria mudaria alguma coi-sinha que lhes incomoda. Algumas falam que os seios são pequenos, outras de al-guma dobrinha na barriga e algumas até sobre aquele acúmulo de gordura entre as pernas – o famoso e indese-jado culote.

Caracterizados pelo acúmulo de gordura locali-zada – que ocorrem princi-palmente em mulheres, e ao redor do estômago, barriga, cintura, costas e quadris na lateral das coxas – essas gor-durinhas causam estresse e desconforto para muitas mulheres – até para as ma-grinhas, já que o culote, por exemplo, pode ser de origem hormonal ou genética.

Os culotes atingem até mulheres com uma estrutu-ra física que aparentemente não deveria apresentar o

problema. Difíceis de serem tratados apenas com exer-cícios e alimentação, eles podem ser de diferentes ti-pos, desde o fibroso: de con-sistência mais dura e com celulite avançada; Menos fi-broso: menor e de consistên-cia macia que acompanha as formas do corpo, mas apresenta uma celulite leve; Não flácido: pode ser re-solvido com uma cirurgia plástica de lipoescultura ou hidrolipo; Flácido: que apresenta tamanho des-proporcional e a pele flá-cida, de difícil retração após lipoaspiração.

Segundo o Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plás-tico da Clínica Michelange-lo, de Curitiba, PR, o culote surge ainda na adolescência, quando ocorrem os maiores períodos de mudanças hor-monais femininos. “A época que o culote realmente começa a aparecer, podendo mudar de organismo para organismo, é a partir dos 18 anos, época em que a ado-lescência está acabando”, comenta.

Apesar de ser difícil, não é impossível eliminar essa gordura localizada. O ideal é associar exercícios físicos e uma alimentação saudável para amenizar o incômodo e, caso a mulher não fique satisfeita, existem as opções cirúrgicas, que es-tão cada vez mais seguras e oferecendo bons resultados.

“As áreas de depósitos de gordura que estão fora de proporção com o resto do seu corpo e não vão em-

bora com dieta e exercícios - a chamada ‘gordura locali-zada’ – são difíceis de ‘de-saparecer’, por isso vemos muitas mulheres com cor-pos lindos, mas insatisfeitas com uma ‘barriguinha’ e o culote”, comenta Pacheco.

Nesses casos uma solução é a cirurgia de lipoaspiração de culote, que melhora o contorno do corpo, deixando-o mais harmônico e do gosto da paciente – “mas, as-sim como qualquer outra lipoaspiração, não é um mé-todo de emagrecimento”, relembra o cirurgião.

Os resultados da lipoaspiração de culote na maioria dos casos tem uma longa duração, mas, se a pa-ciente não tomar os devidos cuidados, eles podem ser afetados pelo ganho de peso, o envelhecimento, a gravi-dez e fatores de estilo de vida, - como, por exemplo, o sedentarismo.

Pacheco explica que a drenagem linfática, exercí-cios físicos e uma alimen-tação saudável são muito bons para o corpo como um todo, mas que, infe-lizmente, nem sempre re-solvem o probleminha extra do culote. “A drenagem, por exemplo, remove o líquido, ou seja, apenas o inchaço. Dessa forma ela é boa para amenizar o problema, mas não para acabar com ele. A lipoaspiração é uma solução que vai mais a fundo e retira a gordura localizada. Min-istrada com a drenagem e uma série de exercícios e boa alimentação, ela é a chave perfeita para a lapidação do corpo ideal”, conclui Pa-checo, que comenta que o resultado final só pode ser avaliado após seis meses.

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)Email: [email protected]

Entre consumidores que apresentam re-strições alimentares,

portadores da síndrome ainda são os que mais so-frem com a carência de produtos isentos de com-ponentes alergênicos

Transtorno que atinge uma em cada 88 crianças segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o autismo foi considerado por muitos anos uma de-sordem que parecia ini-ciar e terminar no cérebro. Pesquisas que analisaram comportamentos comuns aos portadores desta sín-drome concluíram, re-centemente, que ela é o resultado de um organismo bioquimicamente desequili-brado e que uma dieta livre de alimentos alergênicos tem ação benéfica no de-senvolvimento dos indi-víduos.

Desenvolvido a pedido de nutricionistas que at-endem portadores de au-tismo, o Ovo de Chocolate Tri-Gostoso Zero Soja foi formulado pela empresa paranaense DEJC Alimen-tos, para pessoas que apresentam intolerância a

ingredientes alergênicos. Sua formulação, resultado de um ano de pesquisas, é isenta de soja, açúcar, lactose, caseína e glúten. Este chocolate possui ain-da baixo teor de cafeína (aproximadamente 1% por 50g), outro alergênico comumente presente nos chocolates convencionais.

O Ovo de Páscoa Tri-Gostoso Zero Soja integra a linha de choco-lates funcionais da DEJC Alimentos e tem tecnolo-gia patenteada junto ao Instituto Nacional de Pro-priedade Industrial (INPI ). Ele foi criado visando atender consumidores cuja dieta exclui o con-sumo de soja, açúcar, leite animal e glúten. “Temos aí os celíacos, diabéti-cos, intolerantes à lac-tose e caseína, além dos veganos. Mas entre as pessoas que apresentam restrições alimentares, se-gundo os nutricionistas, os autistas são os que mais sofrem com a carência de produtos isentos de com-ponentes alergênicos”, diz Giunti.

PásCoA PArA todos: empresa cria ovo para autistas

Page 15: Cidadesempaginas mar2015

1518/03 a 18/04 de 2015 www.cidadesempaginas.com.br

Humor conect@do

Page 16: Cidadesempaginas mar2015

Prefeito Marquinhos recebereivindicações dos trabalhadores da educação

1618/03 a 18/04 de 2015 www.cidadesempaginas.com.br

Piraquaraencontro trata sobre Projeto manancial vivo em Piraquara

Realizada anualmente no mês de março pela As-sociação dos Professores Municipais de Piraquara – APMP, a mobilização dos profi ssionais da educação de Piraquara promoveu uma caminhada nesta tar-de até a sede da Prefeitura Municipal. Além de trazer pautas locais o movimen-to ocorreu em defesa da democracia e da Petrobrás em conformidade com a mobilização sindical na-cional realizada neste dia 13 de março.

O Prefeito Marqui-nhos, que também é pro-fessor, conversou com o grupo e recebeu uma

carta de intenções com a pauta de reivindicações 2015. “É de conheci-mento de todos nós as di-fi culdades enfrentadas a nível nacional e estadual, que também refl etem no município. Mesmo as-sim estamos recebendo as reivindicações e como sempre fi zemos, vamos discutir juntos com a classe a viabilidade de-las”, destacou.

Entre as principais reivindicações está o pa-gamento do piso mínimo nacional dos professores e a manutenção do plano de carreira dos profi ssio-nais da educação.

Aconteceu no último dia 10, na Prefeitura de Piraquara o 2º encontro para tratar do Pagamento por Serviços Am-bientais (PSA) - Projeto Manancial Vivo, que teve como foco o arranjo institucional deste projeto. Participaram do evento, além da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, representantes da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Secretaria Es-tadual de Meio Ambiente, Sanepar, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto de Terras, Cartografi a e Geociências do Estado (ITCG).

Durante o Encontro foram debatidas possibilidades de cooperação, como cada um desses órgãos pode con-tribuir com o Projeto dentro de sua missão. Por exemplo, o ITCG pode contribuir no diagnóstico das propriedades com os mapas; a Emater com as informações das proprie-dades que já acompanha. Para isso, está sendo analisada a possibilidade de assinatura de um termo de cooperação técnica entre todas as instituições parceiras, que já existe entre a Prefeitura, SPVS e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Na oportunidade foram agendadas as próximas reuniões para discutir o plano de trabalho do Projeto.

O Estado do Paraná já possui lei que regulamenta o PSA e alguns municípios são classifi cados como prioritá-rios para esse pagamento. Com o encaminhamento dessas ações o objetivo é inserir Piraquara entre estes municípios.Durante a mobilização anual da APMP o prefeito recebeu uma carta

de intenções com a pauta de 2015