Ciência da Computação

20
Ciência da Computação Matheus Madalozzo Wesley Pires

description

Ciência da Computação. Matheus Madalozzo Wesley Pires. Processador com quatro núcleos. SILÍCIO. Ingot. Fatiamento do Ingot em vários discos. O grau de pureza atingido é tão grande que para cada bilhão de átomos, somente um não é de silício, ou seja, o grau de pureza é de 99,9999%. - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Ciência da Computação

Page 1: Ciência da Computação

Ciência da Computação

Matheus MadalozzoWesley Pires

Page 4: Ciência da Computação
Page 5: Ciência da Computação
Page 6: Ciência da Computação
Page 7: Ciência da Computação
Page 8: Ciência da Computação
Page 9: Ciência da Computação

SILÍCIO

IngotFatiamento do Ingot em vários discos

O grau de pureza atingido é tão grande que para cada bilhão de átomos, somente um não é de silício,

ou seja, o grau de pureza é de 99,9999%.

Page 10: Ciência da Computação

Máscaras Na seqüência é derramado um líquido

sobre o disco enquanto ele gira, para que seja criada uma fina lâmina sensível à luz, para dar acabamento. A lâmina é extremamente fina devido à velocidade com que o disco gira. O processo é usado para garantir que a camada fotossensível fique perfeita (fina e totalmente lisa). Em seguida, o resultado é exposto à luz ultravioleta, fazendo com que haja uma reação química parecida com o processo de impressão em um filme, quando você tira uma foto. A máscara é originalmente quatro vezes maior do que aquilo que é impresso no disco. Uma lente se encarrega de reduzir esse tamanho para o do processador.

Page 11: Ciência da Computação

TRANSISTOR

Page 12: Ciência da Computação

Como é formado um transistor?

Durante a construção do transistor, são bombardeadas impurezas químicas chamadas íons em uma das camadas. Isso é feito à extrema velocidade de 300 mil km/h e altera a maneira

como o Silício conduz eletricidade.

Page 13: Ciência da Computação

Preenchimento com cobre

Quando um transistor está quase pronto, algumas aberturas feitas em sua superfície são preenchidas com cobre. O cobre será o responsável por fazer a ligação de um transistor aos demais. Desta vez, íons de cobre são depositados na superfície, formando uma fina camada. Por fim, o cobre é polido para que o excesso seja retirado e a superfície fique perfeita.

Page 14: Ciência da Computação

Conexões

Os transistores estão prontos, mas não conseguem se comunicar, pois não há nada que ligue uns aos outros. Por isso, são criadas diversas camadas de metal parecidas com fios (por serem muito pequenas) e ligadas aos transistores. A maneira como os “fios” são ligados aos transistores é definida dependendo da arquitetura que os desenvolvedores desejam para o processador e que tipo de funcionalidade ele deverá ter.

Page 15: Ciência da Computação

MChip

Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de chip, que promete realizar testes de HIV em apenas 15 minutos, custando apenas R$ 1,50.

Page 16: Ciência da Computação

Além disso, segundo os desenvolvedores, o diagnóstico é efetuado com precisão de 100%. Tudo de que o chip necessita é de uma pequena amostra de sangue para que o seu sensor ótico (baseado em micro fluídicos) consiga identificar se a pessoa é portadora do vírus.

Page 17: Ciência da Computação

Um dos objetivos do projeto é encorajar os habitantes da África a fazer o teste em busca do HIV antes que se torne o estágio completo da AIDS.

Adicionalmente, os pesquisadores estão considerando a identificação de outras doenças futuramente (como o câncer de próstata – projeto já aprovado na Europa).

Embora o MChip pareça ter uma margem de precisão segura, não é impossível que ele detecte um falso positivo. O produto ainda não é comercializado publicamente para usuários finais.

Page 18: Ciência da Computação

É um protótipo de aparelho criado para fazer com que pessoas com dificuldades de visão possam enxergar, porém utilizando a audição no lugar da visão. O feito é possível, pois as imagens que vemos são geradas, na realidade, no cérebro e não nos olhos.

Se o cérebro aprende a decodificar os sons como imagens, é possível enxergar mesmo com a visão completamente comprometida. E foi para fazer essa conversão que o cientista holandês Dr. Peter Meijer, desenvolveu o vOICE. Ele funciona como um programa de computador que captura imagens reais e codifica-as em forma de sons, que são escutados pelo usuário.

O vOICE

Page 19: Ciência da Computação
Page 20: Ciência da Computação

Apesar de inovador, o projeto ainda não possui uma velocidade de funcionamento que permita a visão em tempo real. Cada imagem codificada pelo vOICE pode levar até 2 segundos para ser lida pelo cérebro do usuário, dependendo do nível de adaptação. Porém, o aparelho poderia ser usado para identificar objetos e achar a sua localização.

O vOICE

Obrigado!