Ciências da natureza 2

9
Plantas em vias de extinção Azevinh o Ipê Curiosidade

Transcript of Ciências da natureza 2

Page 1: Ciências da natureza 2

Plantas em vias de extinção

Azevinho Ipê

Curiosidade

Page 2: Ciências da natureza 2

Plantas em vias de extinção

As plantas em vias de extinção são aquelas que estão a desaparecer da face da terra. Algumas dessas plantas é o azevinho entre outras.

Saída

Page 3: Ciências da natureza 2

Ipê

Caule:Tronco

Raiz:Subterrânea

Page 4: Ciências da natureza 2

Nativa do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica, o ipê (género Tabebuia) é uma árvore apreciada tanto pelo valor paisagístico quanto pela utilidade comercial de seu tronco. Infelizmente isso tornou o ipê uma árvore em vias de extinção no estado de São Paulo.

Page 5: Ciências da natureza 2

O Ipê pode atingir até 30 metros de altura, com a copa arredondada. É considerada planta heliófita, por gostar de ambientes a pleno sol. O crescimento radicular é profundo e ramificado permitindo fixação potente e absorção de nutrientes eficiente. É uma árvore chamada decidia ou caducifólia, pois perde todas as suas folhas oblongas e coriáceas no período da floração que vai geralmente de Julho a Setembro.O tronco do IP é denso, resistente à deterioração e muito utilizado na indústria move leira. A madeira é branca com tons rosa, leve e perfeita para trabalhos de marcenaria mais elaborados. Existem florestas de manejo que fornecem madeira de ipê certificada.

Page 6: Ciências da natureza 2

Azevinho

Caule:Tronco

Raiz:Subterrânea

Page 7: Ciências da natureza 2

O azevinho é um arbusto de folha (botânica) persistente da família das Aquifoliaceae, cultivado normalmente para efeitos ornamentais devido aos seus frutos vermelhos. Estes frutos também são denominados de azevinhos, ou de bagas.É uma das numerosas espécies do género Ilex, e a única que nasce espontaneamente na Europa, sendo bastante comum até aos 1500 m de altitude

Page 8: Ciências da natureza 2

O azevinho comum é um arbusto de crescimento muito lento, atingindo em adulto de quatro a seis metros de altura. Alguns pés chegam a formar autênticas árvores. Pode viver 100 anos ou mais.As folhas alternas, inteiras, possuem um pecíolo curto e um limbo de 5 a 7 cm de comprimento, coriáceo, de forma geral ovalada e bordo ondulado e espinhoso, por vezes liso em indivíduos idosos. De um verde brilhante escuro na face superior, mais claras na face inferior, possuem espinhos afiados. As folha (botânica)s persistem em geral três anos. A casca do tronco é cinzenta clara e lisa. Existem também azevinhos com folha (botânica)s bicolores ou variegadas, geralmente verde e branco ou verde e creme (ver foto ao lado).É uma espécie dióica (indivíduos masculinos e femininos distintos). Tem flores brancas, de pequena dimensão

Page 9: Ciências da natureza 2

As linhas dos troncos significam os anos que cada arvore tem

Uma das arvores mais antigas estão nas Montanhas Brancas que têm 4600 anos

Saída