CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS...

23
AVALIAÇÃO 3º s ANOS PROVA G1 2 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES FORMANDO PARA A VIDA Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju SE Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005 08/04/2017 (3º Ano) Formar para a vida INSTRUÇÕES Para cada questão a seguir, apenas uma alternativa estará correta. Portanto o aluno deverá marcar apenas uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA. ATENÇÃO Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 01 a 30 Questão 01 ================================ No mapa a seguir, encontra-se identificada uma das principais áreas de tensão do planeta na atualidade. Assinale a alternativa que apresenta uma das razões para o conflito entre Índia e Paquistão, pelo controle dessa região. (A) Disputa pelo controle das cidades consideradas sagradas por ambos os povos. (B) Existência de reservas de urânio, cobiçadas pelos dois países com capacidade nuclear. (C) Conflitos religiosos, onde budistas e muçulmanos já travaram três guerras e adotaram práticas de terrorismo. (D) Aspirações nacionalistas dos povos da Caxemira, que reivindicam a sua separação e independência do Paquistão. (E) Disputas territoriais decorrentes do processo de independência desses dois países, com o fim do domínio britânico. Questão 02 ================================ Observe o mapa a seguir. A Caxemira representa um dos mais importantes conflitos da atualidade que envolve diferenças étnicas e disputas pela divisão de fronteiras nacionais. Sobre o conflito étnico na Caxemira, é correto afirmar que o(a) (A) tensão entre hindus e muçulmanos imediatamente com o fim da Segunda Guerra Mundial. (B) região da Caxemira situa-se entre China, Índia e Paquistão. É uma área árida e montanhosa. (C) região é estratégica e o seu controle significa o controle das águas do curso médio do rio Indo. (D) controle da região tem preocupado o mundo, pois a região é grande produtora de petróleo e xisto betuminoso. (E) Após a independência, Índia e Paquistão foram à guerra em três ocasiões. Durante a primeira guerra indo-paquistanesa (1945), contando com apoio da URSS e EUA. Questão 03 ================================ Leia o texto abaixo: Uma oferta de 368 vagas de baixa qualificação no estado indiano de UttarPradesh, o mais povoado do país, atraiu 2,3 milhões de candidatos, segundo noticiaram os meios de comunicação locais. A população de UttarPradesh é de cerca de 200 milhões de habitantes, próxima da do Brasil. Enquanto os requisitos para a vaga pediam apenas educação primária completa e a capacidade de andar de bicicleta, 255 pessoas com doutorado, cerca de 25

Transcript of CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS...

Page 1: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

2 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

INSTRUÇÕES

Para cada questão a seguir, apenas uma alternativa estará correta. Portanto o aluno deverá marcar apenas uma alternativa no CARTÃO-RESPOSTA.

ATENÇÃO

Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Questões de 01 a 30

Questão 01 ================================

No mapa a seguir, encontra-se identificada uma das principais áreas de tensão do planeta na atualidade.

Assinale a alternativa que apresenta uma das razões para o conflito entre Índia e Paquistão, pelo controle dessa região.

(A) Disputa pelo controle das cidades consideradas sagradas por ambos os povos.

(B) Existência de reservas de urânio, cobiçadas pelos dois países com capacidade nuclear.

(C) Conflitos religiosos, onde budistas e muçulmanos já travaram três guerras e adotaram práticas de terrorismo.

(D) Aspirações nacionalistas dos povos da Caxemira, que reivindicam a sua separação e independência do Paquistão.

(E) Disputas territoriais decorrentes do processo de independência desses dois países, com o fim do domínio britânico.

Questão 02 ================================

Observe o mapa a seguir.

A Caxemira representa um dos mais importantes conflitos da atualidade que envolve diferenças étnicas e disputas pela divisão de fronteiras nacionais. Sobre o conflito étnico na Caxemira, é correto afirmar que o(a)

(A) tensão entre hindus e muçulmanos imediatamente com o fim da Segunda Guerra Mundial.

(B) região da Caxemira situa-se entre China, Índia e Paquistão. É uma área árida e montanhosa.

(C) região é estratégica e o seu controle significa o controle das águas do curso médio do rio Indo.

(D) controle da região tem preocupado o mundo, pois a região é grande produtora de petróleo e xisto betuminoso.

(E) Após a independência, Índia e Paquistão foram à guerra em três ocasiões. Durante a primeira guerra indo-paquistanesa (1945), contando com apoio da URSS e EUA.

Questão 03 ================================

Leia o texto abaixo:

Uma oferta de 368 vagas de baixa qualificação no estado indiano de UttarPradesh, o mais povoado do país, atraiu 2,3 milhões de candidatos, segundo noticiaram os meios de comunicação locais. A população de UttarPradesh é de cerca de 200 milhões de habitantes, próxima da do Brasil.

Enquanto os requisitos para a vaga pediam apenas educação primária completa e a capacidade de andar de bicicleta, 255 pessoas com doutorado, cerca de 25

Page 2: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida mil pós-graduados e uns 150 mil graduados, segundo o “International Business Times” se inscreveram para o posto. Entre as tarefas que serão desempenhadas estão preparar chá e transferir arquivos entre dependências administrativas, conforme noticiou a Reuters.

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/na-india-23-milhoes-se-candidatam-em-oferta-de-368-vagas-de-emprego-17545988#ixzz4ce3qFMx9 ; em Setembro de 2015

O texto apresenta uma realidade cada vez mais comum ao território Indiano, fato motivado pela excessiva população que ocupa o país e fatores existentes no capitalismo concorrencial. Dentre os fatores que justificam a ação das empresas na região, podemos listar:

(A) aceitação das diferenças culturais.

(B) adequação da posição geográfica.

(C) incremento do ensino superior.

(D) qualidade da rede logística.

(E) custo da mão de obra local.

Questão 04 ================================

O território em destaque no mapa - a Caxemira - tem sido alvo de disputas políticas e ações militares, envolvendo estados nacionais na Ásia Ocidental.

Assinale a opção que faz referência a uma causa desses confrontos.

(A) O crescimento da religião budista na Caxemira potencializou um forte movimento que contesta o domínio hindu na região. Esse movimento recebe a solidariedade diplomática e a proteção do exército do Nepal.

(B) A Caxemira, de maioria hindu e bengali, reclama sua autonomia diante do controle territorial exercido pelo Paquistão, reivindicação que recebe o apoio político e militar da índia.

(C) A presença de grandes jazidas de carvão e de petróleo são os elementos principais que estabelecem a disputa pelo controle territorial da Caxemira entre a Índia e a China.

(D) Por tratar-se de uma região fronteiriça entre países com regimes políticos e religiões muito diferentes, a Caxemira tornou-se um palco permanente de tensões e confrontos entre o Paquistão e a China.

(E) O controle da Caxemira, historicamente exercido pela Índia, é contestado pela maioria muçulmana. Por outro lado, o Paquistão, ao apoiar os grupos islâmicos separatistas, reivindica a sua anexação territorial.

Questão 05 ================================

Leia o texto abaixo e analise a imagem:

O mais correto é perguntar “o que eram” as castas, pois elas foram extintas por lei no fim da década de 1940, depois que a Índia tornou-se independente. As castas eram um sistema de organização social que classificava as pessoas segundo a cor da pele e o grupo em que nasciam. Acredita-se que as castas apareceram cerca de 3 500 anos atrás, quando o povo ariano chegou ao que hoje é a Índia. A primeira menção escrita às castas aparece num livro sagrado hindu, as Leis de Manu, possivelmente escrito entre 600 a.C. e 250 a.C. “Ali, define-se casta como um grupo social hereditário, onde as pessoas só podem casar-se com pessoas do próprio grupo, e que determina também sua profissão, hábitos alimentares, vestuário e outras coisas, induzindo à formação de uma sociedade sem mobilidade social”, diz o historiador Ney Vilela, da Unesp de Bauru (SP). Com o tempo, estabeleceram-se quatro castas principais e também os párias ou “intocáveis”, que não pertenciam a nenhuma casta e eram os mais oprimidos do sistema (veja abaixo). A oposição humanista nos séculos 19 e 20 derrubou esse sistema injusto, que mesmo extinto ainda influencia a sociedade do país.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/o-que-e-a-sociedade-de-castas-que-existe-na-india/ ; agosto de 2016

Page 3: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

4 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida Na civilização indiana, a estrutura social passou a ser organizada por meio do sistema de castas. Sobre esse sistema, é correto dizer que:

(A) os indivíduos passavam a pertencer a determinada casta a partir do momento em que era iniciado em rituais de purificação religiosa.

(B) os indivíduos estavam associados a castas de acordo com o seu nascimento.

(C) as castas eram definidas de acordo com o desempenho militar.

(D) as castas não tinham nenhuma relação com o sistema religioso hindu.

(E) nenhuma casta se considerava superior à outra.

Questão 06 ================================

Os climas japoneses sofrem influência de uma conjunção de fatores, como a latitude, a altitude, o regime de monções típico do continente Asiático e das correntes marítimas. Assinale a alternativa que indica as correntes marítimas que interferem no clima daquele país e suas principais áreas de atuação.

(A) Corrente quente do Japão (Kuroshivo), no norte, e corrente fria das Curilas (Oyashivo), no sul.

(B) Corrente quente do Golfo, no norte, e corrente fria das Curilas (Oyashivo), no sul.

(C) Corrente quente do Japão (Kuroshivo), no sul, e corrente fria de Humboldt, no norte.

(D) Corrente quente do Japão (Kuroshivo), no sul, e corrente fria das Curilas (Oyashivo), no norte.

(E) Corrente quente do Golfo, no sul, e corrente fria das Curilas (Oyashivo), no norte.

Questão 07 ================================

Sobre o Japão, analise as afirmativas abaixo:

I. O país localiza-se numa área geologicamente instável, daí a ocorrência de terremotos e vulcões ativos.

II. As riquezas naturais, a localização e a extensão territorial justificam a forte presença da indústria japonesa.

III. A população japonesa é marcada por um grande número de suicídios, normalmente provocados pelo excesso de trabalho, fenômeno conhecido como Karoshi.

IV. Diferente da indústria, a agricultura japonesa é pouco desenvolvida, apesar de haver grandes áreas para cultivar em sistema de grandes propriedades.

V. As regiões metropolitanas situam-se nas planícies litorâneas, com grande concentração populacional e industrial.

Estão corretas:

(A) I, III e V

(B) II, IV e V

(C) I e III

(D) I e V

(E) III, apenas.

Questão 08 ================================

A colonização inglesa nos EUA gerou a formação de duas realidades absolutamente distintas entre as chamadas 13 colônias. Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar:

(A) Baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as colônias do Norte e com o Caribe.

(B) Baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.

(C) Baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.

(D) Consolidou-se como o primeiro grande pólo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.

(E) Caracterizou-se pelo emprego de mão-de-obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.

Questão 09 ================================

Como e por que foram esculpidas as faces dos presidentes americanos no monte Rushmore?

As gigantescas esculturas, com mais de 18 metros de altura cada uma, foram feitas com o uso de muita dinamite. O curioso é que o monte Rushmore – no estado americano de Dakota do Sul – poderia ter

Page 4: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

5 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida recebido outras faces. Em 1923, o historiador Doane Robinson, da Sociedade Histórica de Dakota do Sul, teve a idéia de esculpir, no monte, a figura de várias personalidades do velho-oeste americano, como Búfalo Bill.

O escultor Gutzon Borglum – ex-aluno do grande escultor francês Auguste Rodin (1840 – 1917) – gostou do projeto mas propôs que a homenagem fosse feita a ex-presidentes do país, com o intuito de atrair a atenção e o apoio dos sempre patrióticos americanos. O conselho foi aceito e a construção das imensas faces de George Washington (presidente de 1789 a 1797), Thomas Jefferson (1801 a 1809), Abraham Lincoln (1861 a 1865) e Theodore Roosevelt (1901 a 1909) – quatro dos ex-presidentes mais importantes e conhecidos até então – começou em 1927. O granito do monte Rushmore está entre as pedras mais duras do mundo. Por isso, 90% das rochas, cerca de 450 mil toneladas, foram retiradas com dinamite.

Por Redação Mundo Estranho access_time18 abr 2011, 18h55 - Atualizado em 19 ago 2016, 17h17

Quanto às formas de relevo a América do Norte, em específico os EUA apresentam uma grande diversidade de feições geomorfológicas. Neste relevo há a predominância de:

(A) cadeias montanhosas do terciário a oeste e planícies sedimentares a leste.

(B) grandes planícies sedimentares na porção central e dobramentos recentes na porção oriental.

(C) cadeias montanhosas do terciário a oeste, planícies sedimentares no centro e escudos cristalinos a leste.

(D) grandes planícies sedimentares na porção central e planaltos erodidos na porção ocidental.

(E) escudos cristalinos a oeste e planaltos antigos a leste.

Questão 10 ================================

É o centro da polarização econômica dos Estados Unidos. Concentra metade da população do país e 80% do seu parque industrial, incluindo as gigantes automobilísticas e os grandes centros financeiros.

“Essa população, basicamente urbana forma o maior mercado consumidor mundial e constitui a maior concentração urbano-industrial do mundo.”

O trecho se refere:

(A) à região de Los Angeles.

(B) à grande região das Planícies Centrais.

(C) ao Sun Belt.

(D) à planície CENTRAL

(E) ao Nordeste do país.

Questão 11 ================================

"QUE PAÍS É ESTE?

Nas favelas, no Senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a Constituição

Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é este

No Amazonas, no Araguaia, na Baixada Fluminense

Mato Grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz.

Na morte eu descanso mas o sangue anda solto

Manchando os papéis, documentos fiéis

Ao descanso do patrão

Que país é este

Terceiro mundo se for

Piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico

Vamos faturar um milhão

Quando vendermos todas as almas

Dos nossos índios em um leilão

Que país é este"

Esta música foi escrita em 1978 e não se tornou obsoleta, superada. O texto da música fala de alguns dos problemas do país como

(A) a falta de cumprimento da Constituição tem pouca relação com a existência de injustiça social e do pleno desenvolvimento.

(B) o Brasil já faz parte do Primeiro Mundo tanto a nível dos direitos sociais quanto do desenvolvimento econômico.

(C) o respeito às minorias políticas, como os índios, não faz parte da luta pela democracia social e política do país.

(D) a falta de cumprimento à Constituição, a má distribuição da renda e das terras geram conflitos na cidade e no campo e o desenvolvimento fica comprometido sem o respeito aos direitos das minorias políticas, como os índios e direito de voto.

Page 5: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

6 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

(E) a violência na cidade e no campo não é fruto da concentração de renda e terras e da lentidão do Judiciário.

Questão 12 ================================

Decreto. Ao lado do ministro da justiça, Gama e Silva, o locutor Alberto Curi lê os termos do AI – 5.

O Ato Institucional nº 5, editado em dezembro de 1968, durante o governo de Costa e Silva, determinava que

(A) na área econômica, seria seguida, em linhas gerais, a orientação do governo de João Goulart, principalmente no setor agrícola.

(B) o Congresso Nacional seria colocado em recesso, eliminando, dessa forma, um dos poderes do Estado, o Poder Executivo.

(C) seria alterada a estrutura do Poder Judiciário e retirada do Supremo Tribunal a capacidade de arbitrar o conflito entre as leis.

(D) seriam restringidas às liberdades constitucionais dos cidadãos, mas permaneceria, contudo, o direito de habeas-corpus.

(E) seriam concedidos, ao Executivo, amplos poderes, inclusive o de poder legislar durante o recesso parlamentar.

Questão 13 ================================

O golpe militar em 1964 foi acompanhado por alterações na organização política do Brasil, como a cassação de direitos políticos, o fechamento de partidos e a censura. A partir de 1969, iniciou-se um período conhecido como "milagre" econômico brasileiro, em que predominaram os investimentos em bens de consumo duráveis, a exportação de manufaturados e a abertura do mercado ao capital estrangeiro. Foi também característica deste modelo econômico

(A) a criação da Companhia Siderúrgica Nacional.

(B) o investimento de capitais nas pequenas indústrias.

(C) a redução dos salários dos trabalhadores menos qualificados.

(D) a extinção do Sistema Financeiro da Habitação.

(E) a criação da SUDENE.

Questão 14 ================================

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES

Caminhando e cantando,

E seguindo a canção

Somos todos iguais,

Braços dados ou não.

Nas escolas, nas ruas,

Campos e construções,

Caminhando e cantando,

E seguindo a canção.

Geraldo Vandré

A letra desta música foi escrita no contexto do regime militar, iniciado com o Golpe de 1964.

Uma das medidas políticas reveladora do caráter autoritário desse regime está apresentada

(A) na instituição do AI Nº 2, extinguindo os partidos políticos existentes

(B) na promulgação da Constituição de 1967, abolindo a divisão de poderes

(C) na supressão do Poder Legislativo, gerando a institucionalização da ditadura

(D) na criação da Lei de Imprensa, impondo a estatização dos meios de comunicação

(E) na instituição do AI Nº 3, criando os partidos políticos hoje existentes

Questão 15 ================================

Ao chegar à Oban, fui conduzido à sala de interrogatórios. A equipe do capitão Maurício passou a acarear-me com duas pessoas. O assunto era o congresso da UNE em Ibiúna, em outubro de 1968. Queriam que eu esclarecesse fatos ocorridos naquela época. Apesar de declarar nada saber, insistiam para que eu "confessasse". Pouco depois levaram-me para o pau-de-arara. Dependurado, nu, com mãos e pés amarrados, recebi choques elétricos, de pilha seca, nos

Page 6: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

7 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida tendões dos pés e na cabeça. Eram seis os torturadores, comandados pelo capitão Maurício. Davam-se "telefones" (tapas nos ouvidos) e berravam impropérios. Isso durou cerca de uma hora.

Frei Betto. "Batismo de sangue: os dominicanos e a morte de Carlos Marighella". Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

O texto acima discorre sobre os procedimentos dos militares e demais grupos responsáveis pela repressão contra aqueles que lutavam contra a ditadura instaurada no Brasil em 1964. Sobre a ação do regime ditatorial, podemos afirmar que

(A) a suspensão dos direitos e garantias individuais serviu ao propósito de debelar a oposição com violência.

(B) a tolerância política dos generais-presidentes conteve os excessos dos simpatizantes da ditadura.

(C) a sociedade brasileira estava indiferente às questões da democracia e da justiça social.

(D) os tenentes foram os responsáveis pelo questionamento da ordem e exigiram medidas modernizadoras.

(E) o estabelecimento do Estado Novo garantiu a entrada do país na etapa da redemocratização política.

Questão 16 ================================

Leia os excertos da obra 100 textos de História Antiga, organizada por Jaime Pinsky, de 1980.

Código de Hamurabi

“Eu sou o rei que transcende entre os reis,

Minhas palavras são escolhidas,

Minha inteligência não tem rival”.

(Hamurábi, 1792-1750 a.C. Autopanegírico.)

Busto de Aristóteles. Cópia romana de uma escultura de Lísipo.

“O fundamento do regime democrático é a liberdade [...]. Uma característica da liberdade é ser governado e governar por turno [...]. Outra é viver como se quer; pois dizem que isto é resultado da liberdade, já que o próprio do escravo é viver como não quer”.

(Aristóteles, 384-322 a.C. Política.)

A partir dos textos, os diferentes sistemas políticos representam

(A) os fundamentos do poder político, que eram os mesmos para Hamurabi e Aristóteles.

(B) a democracia, que segundo Aristóteles, impôs o abandono do regime escravista.

(C) que Hamurabi considerava que o governante deveria ser escolhido entre os mais sábios.

(D) diferentes concepções sobre as relações entre governantes e governados.

(E) que a dinastia esclarecida, com doses de despotismo e liberdade, era defendida por ambos.

Questão 17 ================================

"Nunca temi homens que têm no centro de sua cidade um local para reunirem-se e enganarem-se uns aos outros com juramentos.”

Com estas palavras, Ciro insultou todos os gregos, pois eles têm suas ágoras [praças] onde se reúnem para comprar e vender; os persas ignoram completamente o uso de ágoras e não têm lugar algum com essa finalidade.

(Heródoto, Histórias, séc. V a.C.)

Page 7: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

8 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida O comentário de Heródoto sobre a fala do Imperador persa Ciro, expressa

(A) a inferioridade dos persas que, ao contrário dos gregos, não conheciam ainda a vida em cidades.

(B) a desigualdade entre gregos e persas, apesar dos mesmos usos que ambos faziam do espaço urbano.

(C) o caráter grego, fundamentado no uso específico do espaço cívico, construído em oposição aos outros.

(D) a incapacidade do autor olhar com objetividade os persas e descrever seus costumes diferentes.

(E) a complacência dos persas para com os gregos, decorrente da superioridade de seu poderio econômico e militar.

Questão 18 ================================

"Em verdade é maravilhoso refletir sobre a grandeza que Atenas alcançou no espaço de cem anos depois de se livrar da tirania... Mas acima de tudo é ainda mais maravilhoso observar a grandeza a que Roma chegou depois de se livrar de seus reis."

(Maquiavel, "Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio").

Nessa afirmação, o autor

(A) critica a liberdade política e a participação dos cidadãos no governo.

(B) celebra a democracia ateniense e a República romana.

(C) condena as aristocracias ateniense e romana.

(D) expressa uma concepção populista sobre a antiguidade clássica.

(E) defende a polis grega e o Império romano.

Questão 19 ================================

Analisando a tirinha abaixo, responda o que se pede:

(A) Os “bárbaros” eram os romanos que construíram um grande império no interior da Europa que deu origem a sociedade feudal.

(B) Os “bárbaros” eram feiticeiros condenados pela Igreja Católica que, dessa forma, fortalecia a religião na sociedade feudal.

(C) Os “bárbaros” eram os trabalhadores que tinham a obrigação de entregar parte de sua colheita, dando origem a servidão feudal.

(D) Os “bárbaros” eram os primeiros guerreiros que lutaram pelo Império Romano, assim transformando-se nos nobres da sociedade feudal.

(E) Os “bárbaros” eram povos que invadiram e destruíram o Império Romano provocando a fuga da população para o campo, fazendo surgir a sociedade feudal.

Questão 20 ================================

A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto... Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.

ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:

(A) Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas.

(B) Subverter a hierarquia social / centralização monárquica.

(C) Impedir a igualdade jurídica / revoluções burguesas.

(D) Controlar a exploração econômica / unificação monetária.

(E) Questionar a ordem divina / Reforma Católica.

Page 8: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

9 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida Questão 21 ================================

“O objetivo da vida política é o melhor dos fins, e essa ciência dedica o melhor de seus esforços a fazer com que seus cidadãos sejam bons e capazes de nobres ações.”

(Ética a Nicômaco, livro 1, capítulo 9).

A partir da inferência entre a tira e o texto é possível concluir a relação entre ética e vida política. Ambos poderiam ser resumidos em:

(A) Sem política haverá ética e por isso os cidadãos serão nobres e capazes.

(B) Sem ética haverá política da forma correta para a realização de ações nobres.

(C) Há uma incoerência entre ser político e servir aos outros conforme nos aponta o texto.

(D) A vida pública se volta para as nobres ações que em uma democracia se inicia pelo voto.

(E) Sem a política conseguiremos ser bons cidadãos e capazes de praticar nobres ações.

Questão 22 ================================

“Quando uma pessoa chega a convicção fundamental de que tem de ser comandada, torna-se ‘crente’; inversamente, pode-se imaginar um prazer e força na autodeterminação, uma liberdade da vontade, em que um espírito se despede de toda crença, todo o desejo de certeza, treinado que é em si equilibrar sobre tênues cordas e possibilidades e em danças até mesmo a beira de abismos. Um tal espírito seria o espírito livre por excelência”.

(NIETZSCHE, GC, § 347, p. 241)

Nietzsche ao analisar os valores da tradição judaico-cristã afirma que os mesmos eram nulos. No texto acima o filósofo analisou um fator referente a tal pensamento com a qual desejou mostrar que:

(A) Será preciso descobrir a verdade dos valores morais.

(B) A libertação dos valores morais dá ao espírito humano força para se auto determinar.

(C) A liberdade é uma corda tênue que o ser humano jamais vai conseguir se equilibrar.

(D) Os fracos deverão ser protegidos da vontade através da moral e da liberdade de espírito.

(E) A vontade de acreditar na moral é que determina nossa liberdade diante de todas as outras coisas.

Questão 23 ================================

Leia a Tirinha e depois responda:

Disponível em: blog.veritatis.com.br

Ao ler esta tirinha, é possível afirmar que no dia a dia:

(A) Bandidos e médicos possuem o mesmo código de ética.

(B) Só na periferia a ética e a moral são desrespeitados.

(C) A imoralidade e a falta de ética podem estar presentes, independente da classe social.

Page 9: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

10 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

(D) Não há nesta tirinha nenhuma conexão com ética e moral.

(E) A falta de moral é percebida em ambos os quadros, mas a falta de ética não.

Questão 24 ================================

De acordo com a charge é correto afirmar que:

(A) A reforma política está sendo encarada como uma necessidade para o povo brasileiro já que os conceitos éticos estão sendo respeitados, mas a aplicação das leis não.

(B) Todo o processo da reforma política trás benefícios sociais dirigidos aos partidos políticos e necessários à aplicação de uma ética nacional.

(C) Iniciativas inspiradas pelas políticas de bem-estar social podem ser adquiridas pela reforma política que implica em benefícios para os partidos políticos.

(D) Dentre as reformas sugeridas pelo Governo Federal, a política implica em mudanças morais na legislação que devem manter os benefícios dos partidos considerados menores.

(E) A proposta de reforma política deixa uma desconfiança na população, já que a mesma não implica em mudança de comportamento ético.

Questão 25 ================================

https://blogdoenem.com.br/o-super-homem-de-nietzsche-filosofia-enem/

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche fez um estudo a respeito do conceito de bom e mau. Por isso, ele propõe uma transvaloração dos valores, ou seja, não

refutá-los, mas reinterpretá-los, já que os valores são frutos de um processo histórico e assumir o papel de coordenar seus valores evoluindo dos valores da sociedade de então.

A partir dessas afirmações o que seria o conceito do 'super-homem" para o filósofo?

(A) O super-homem seria um homem que tem a coragem de lidar a cada segundo da sua vida com o conflito de sua escolha sem colocar a culpa em outra pessoa, ou no destino ou ainda, em Deus.

(B) A partir da transvaloração dos valores sociais esse homem seria capaz de vencer o comunismo implementado na Europa e estabelecer novos valores cristãos, até então desprezados.

(C) Os valores sociais e morais seriam esquecidos e criados novos valores a partir da tradição judaico-cristã.

(D) Nietzsche propõe uma nova visão acerca da moral que estaria sendo vivida de maneira equivocada, pois esquecera de enaltecer o homem filosófico estabelecido pelos filósofos gregos.

(E) O super-homem do filósofo supera apenas os conceitos políticos vivenciados pela classe burguesa da sociedade europeia do século XIX.

Questão 26 ================================

A sociologia ainda não ultrapassou a era das construções e das sínteses filosóficas. Em vez de assumir a tarefa de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova.

DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na

(A) vinculação com a filosofia como saber unificado.

(B) reunião de percepções intuitivas para demonstração.

(C) formulação de hipóteses subjetivas sobre a vida social.

Page 10: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

11 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

(D) adesão aos padrões de investigação típicos das ciências naturais.

(E) incorporação de um conhecimento alimentado pelo engajamento político.

Questão 27 ================================

Leia o texto a seguir:

Nas três primeiras décadas do século XX, embora a burguesia já mostrasse sem disfarces a sua faceta conservadora e belicista, defrontando-se com um movimento operário organizado, e testemunhasse também um acontecimento como a instalação do poder soviético na Rússia, conseguia, não obstante, controlar, até certo ponto, as ameaças dos movimentos e dos grupos revolucionários. Além disso, deve-se mencionar que a existência da monopolização das empresas e dos capitais daquelas décadas, embora consideráveis, evidentemente eram menos acentuadas do que são em nossos dias. Dessa forma, a burocratização do trabalho intelectual não era ainda uma realidade viva e concreta que aprisionava e inibia a imaginação dos sociólogos.

MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia? São Paulo: Brasiliense, 2006, pp. 76-77.

O texto faz referência a um período da história da Sociologia. Sobre esse período, podemos afirmar

(A) o conhecimento sociológico foi organizado com base no pensamento iluminista de Descartes.

(B) a escola sociológica francesa se tornou uma referência para os estudos da realidade social com base no pensamento de Durkheim.

(C) a visão sociológica ofereceria um conhecimento útil para consolidar a desorganização social após a Revolução Francesa e Industrial.

(D) a pesquisa de campo ganhou destaque com o pensamento positivista, orientando o caminho metodológico que o sociológico deveria seguir.

(E) o pensamento de Augusto Comte representou um importante papel na elaboração do conhecimento sociológico, fundamentado na valorização da economia e dos mitos como instrumento intelectual para compreender as relações sociais.

Questão 28 ================================

“Solidariedade orgânica” e “solidariedade mecânica” são conceitos propostos pelo sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) para explicar a 'coesão social' em diferentes tipos de sociedade. De acordo com as teses desse estudioso, nas sociedades ocidentais modernas, prevalece a 'solidariedade orgânica', onde os indivíduos se percebem diferentes embora dependentes uns dos outros. A lógica do mercado capitalista, entretanto, baseada na competição individualista em

busca do lucro, pode corromper os vínculos de solidariedade que asseguram a coesão social e conduzir a uma situação de 'anomia'.

De acordo com os postulados de Durkheim, é possível dizer que o conceito de “anomia” indica

(A) a necessidade de todos demonstrarem solidariedade com os mais necessitados.

(B) uma situação na qual aqueles indivíduos portadores de um senso moral superior devem se colocar como líderes dos grupos dos quais fazem parte.

(C) a condição na qual os indivíduos não se identificam como membros de um grupo que compartilha as mesmas regras e normas e têm dificuldades para distinguir, por exemplo, o certo do errado e o justo do injusto.

(D) o consumismo exacerbado das novas gerações, representado pelo aumento do número de shopping centers nas cidades.

(E) a solidariedade que as pessoas demonstram quando entoam cantos nacionalistas e patrióticos em manifestações públicas como os jogos das seleções nacionais de futebol.

Questão 29 ================================

Até o século XVIII, a maioria dos campos de conhecimento, hoje enquadrados sob o rótulo de ciências, era ainda, como na Antiguidade Clássica, parte integral dos grandes sistemas filosóficos. A constituição de saberes autônomos, organizados em disciplinas específicas, como a Biologia ou a própria Sociologia, envolverá, de uma forma ou de outra, a progressiva reflexão filosófica, como a liberdade e a razão.

Adaptado de: QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002. p.12.

Com base nos conhecimentos sobre o surgimento da Sociologia, que apresenta, corretamente, a relação entre conhecimento sociológico de Auguste Comte e as ideias iluministas.

(A) A ideia de desenvolvimento pela revolução social foi defendida pelo Iluminismo, que influenciou o Positivismo.

(B) A crença na razão como promotora do progresso da sociedade foi compartilhada pelo Iluminismo e pelo Positivismo.

(C) O Iluminismo forneceu os princípios e as bases teóricas da luta de classes para a formulação do

Page 11: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

12 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida Positivismo.

(D) O reconhecimento da validade do conhecimento teológico para explicar a realidade social é um ponto comum entre o Iluminismo e o Positivismo.

(E) Os limites e as contradições do progresso para a liberdade humana foram apontados pelo Iluminismo e aceitos pelo Positivismo.

Questão 30 ================================

Leia os textos

TEXTO 1

Toda maneira de agir, fixa ou não; suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então, ainda que seja geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independentemente das manifestações individuais que possa ter.

SILVA, José Otacílio da. Elementos da Sociologia Geral. 2. ed. Cascavel: Edunioeste, 2006, p. 102.

TEXTO 2

A interação entre torcedor e jogador constitui-se em um fenômeno social, pois seus agentes têm um ao outro como referência para seus atos. Do mesmo modo, podem ser tratadas todas as interações existentes no âmbito do esporte, que, no geral, tomam o comportamento do jogador como referência, orientando seus atos a partir desse parâmetro.

DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, p. 15.

Os estudos sociológicos se baseiam em vários objetos que são temas específicos de investigação.

Os objetos de estudos descritos nos textos 1 e 2 são, respectivamente,

(A) dialética e materialismo.

(B) fato social e ação social.

(C) fato social e materialismo.

(D) positivismo e funcionalismo.

(E) funcionalismo e sociologia compreensiva.

Page 12: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

13 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Questões de 31 a 40

Questão 31 ================================

A hemofilia é uma doença genética cuja herança é ligada ao sexo. Ao analisar e determinar os genótipos dos indivíduos neles contidos pode-se concluir para a hemofilia

(A) os indivíduos 1 e 2 são homozigotos normais.

(B) O indivíduo 14 pode ser homo ou heterozigoto.

(C) o indivíduo 8 é portador do gene para hemofilia.

(D) Todos os filhos e filhas do indivíduo 10 serão hemofílicos.

(E) Todos os filhos do indivíduo 6 serão obrigatoriamente hemofílicos.

Questão 32 ================================

Sabe-se que certo gene se situa no cromossomo Y e não tem correspondente no cromossomo X, portanto, pode-se afirmar que, se em um casal o homem for portador desse gene, o caráter se manifestará em

(A) todos os seus filhos, independentemente do genótipo da mulher.

(B) todas as suas filhas, independentemente do genótipo da mulher.

(C) todas as suas filhas, caso a mulher também seja portadora do gene.

(D) todos os seus filhos e filhas, independentemente do genótipo da mulher.

(E) todos os seus filhos e em algumas de suas filhas, caso a mulher também seja portadora do gene.

Questão 33 ================================

O gene recessivo h está localizado no cromossomo X e é responsável pela hemofilia na espécie humana.

Observando as informações contidas na árvore genealógica pode-se afirmar que se a mulher 4 casar com um homem normal e seu primeiro filho for um menino hemofílico, a probabilidade de que o próximo filho homem desse casal venha a ser hemofílico é

(A) 3/4.

(B) 1/3.

(C) 1/2.

(D) 1/4.

(E) 1/8.

Questão 34 ================================

Cerca de 64% dos norte-americanos brancos podem sentir o gosto da substância química feniltiocarbamida, e o restante não pode. A capacidade de sentir o gosto é determinada por um alelo dominante T, e a incapacidade de sentir o gosto é determinada por um alelo recessivo t.

Se a população está em Equilíbrio de Hardy-Weinberg, pode-se afirmar que as frequências alélicas nessa população é

(A) (p=0.40 : q=0.60).

(B) (p=0.60 : q=0.40).

(C) (p=0.06 : q=0.04).

(D) (0.16 : 0.48 : 0.36).

(E) (0.64 : 0.30 : 0.06).

Page 13: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

14 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida Questão 35 ================================

A frequência de recombinação entre os loci A e B é de 10%. Desta forma pode-se afirmar que o percentual esperado descendentes de genótipos AB // ab, a partir de progenitores com os genótipos mostrados na figura abaixo é de

(A) 5%.

(B) 10%.

(C) 20%.

(D) 45%.

(E) 90%.

Questão 36 ================================

Nos alvéolos pulmonares, um importante processo fisiológico ocorre: a hematose (conversão de sangue venoso em sangue arterial). Nesta transformação, o gás oxigênio passa, espontaneamente, do ar atmosférico alveolar para o sangue, enquanto o gás carbônico faz o trajeto inverso. Esse fluxo de gases caracteriza a

(A) osmose, em que o solvente atravessa a membrana a favor de um gradiente de concentração, sem gasto de energia.

(B) difusão, em que o soluto atravessa a membrana a favor de um gradiente de concentração, sem gasto de energia.

(C) bomba de sódio e potássio, em que o soluto atravessa a membrana contra um gradiente de concentração, com gasto de energia.

(D) osmose, em que o solvente atravessa a membrana contra um gradiente de concentração, com gasto de energia.

(E) difusão, em que o soluto atravessa a membrana contra um gradiente de concentração, com gasto de energia.

Questão 37 ================================

Leite – secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca, produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos. Alimento completo e único para filhotes desta classe de vertebrados nos estágios iniciais de vida, rico em diversos nutrientes, como proteínas e lipídios. No interior das células das glândulas mamárias, estas substâncias orgânicas são produzidas, empacotadas e secretadas nos ductos das glândulas. No processo intracelular de produção desses nutrientes,

(A) o retículo endoplasmático rugoso sintetiza as proteínas, enquanto o retículo endoplasmático liso sintetiza os lipídios. Essas substâncias são empacotadas por vesículas e seguem para o complexo de Golgi, onde são processadas e mais uma vez empacotadas em pequenas bolsas que se fundem com a membrana, secretando assim estes nutrientes.

(B) os ribossomos livres no citosol sintetizam as proteínas, enquanto o retículo endoplasmático rugoso sintetiza os lipídios. Essas substâncias são empacotadas por vesículas e seguem para o complexo de Golgi, onde são processadas e mais uma vez empacotadas em pequenas bolsas que se fundem com a membrana, secretando assim estes nutrientes.

(C) o retículo endoplasmático rugoso sintetiza as proteínas, enquanto o retículo endoplasmático liso sintetiza os lipídios. Essas substâncias são empacotadas por vesículas e seguem para o lisossomo, onde são processadas e mais uma vez empacotadas em pequenas bolsas que se fundem com a membrana, secretando assim estes nutrientes.

(D) o retículo endoplasmático liso sintetiza as proteínas, enquanto o retículo endoplasmático rugoso sintetiza os lipídios. Essas substâncias são empacotadas por vesículas e seguem para o complexo de Golgi, onde são processadas e mais uma vez empacotadas em pequenas bolsas que se fundem com a membrana, excretando assim estes nutrientes.

(E) os ribossomos livres no citosol sintetizam as proteínas, enquanto o retículo endoplasmático rugoso sintetiza os lipídios. Essas substâncias são empacotadas por vesículas e seguem para o lisossomo, onde são processadas e mais uma vez empacotadas em pequenas bolsas que se fundem com a membrana, secretando assim estes nutrientes.

Questão 38 ================================

Em uma aula de biologia, a professora trabalhou com dois aquários, um com água do mar e alguns exemplares de camarões marinhos, e outro com água de rio e alguns exemplares de camarões capturados nesse ambiente. A professora questionou os alunos sobre o que ocorreria com o equilíbrio hidrossalino nas células dos camarões se alguns deles fossem transferidos de um aquário para o outro. Sobre o experimento, é correto afirmar que:

(A) Tanto os camarões de água doce quanto os de água salgada, se trocados de aquário, irão equilibrar a concentração osmótica de suas células em relação ao meio no qual serão colocados, e se nele permanecerem sobreviverão sem problemas.

Page 14: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

15 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida

(B) Os camarões de água doce, se colocados em água salgada, nada sofrerão, pois suas células têm concentração osmótica superior à da água onde normalmente vivem e, portanto, estarão em um meio isotônico, em relação à concentração osmótica de suas células.

(C) Os camarões de água doce, se colocados em água salgada, não serão capazes de equilibrar a concentração osmótica de suas células em relação ao meio, e se nele permanecerem poderão morrer por perda de água para o meio no qual foram colocados.

(D) Os camarões de água salgada, se colocados em água doce, nada sofrerão, pois suas células têm concentração osmótica inferior à da água onde normalmente vivem e, portanto, estarão em meio isotônico em relação à concentração osmótica de suas células.

(E) Os camarões de água salgada, se colocados em água doce, nada sofrerão, pois suas células têm concentração osmótica superior à do meio onde serão colocados, e desse modo não perderão água de suas células para o meio.

Questão 39 ================================

A artrite reumatoide é uma doença sistêmica crônica. Por ser sistêmica, significa que ela pode afetar diversas partes do organismo (embora atinja principalmente as articulações); por ser crônica, não se consegue obter a sua cura (e sim o seu controle). Os principais sintomas são: dor, inchaço, rigidez e inflamação nas membranas sinoviais e nas estruturas articulares. Com a progressão da doença – e se esta não for tratada adequadamente –, os pacientes podem desenvolver incapacidade para a realização de suas atividades cotidianas. Seus sintomas debilitantes resultam da liberação de enzimas digestivas a partir de células do sistema imune, no interior da articulação, no líquido sinovial. Isso significa que, nas pessoas com essa doença, há uma falha no mecanismo de ação dos

(A) polissomos.

(B) cloroplastos.

(C) ribossomos.

(D) peroxissomos.

(E) lisossomos.

Questão 40 ================================

Um projeto (PL 5363/13) que está em análise na Câmara obriga hospitais, escolas, presídios e empresas a concederem um período de pelo menos 15 minutos de banho de sol aos pacientes internados, estudantes, presidiários e trabalhadores que ficam em ambiente fechado por pelo menos seis horas seguidas.

De acordo com a proposta, os períodos de sol obrigatório deverão ocorrer em, pelo menos, três dias da semana, sempre antes das quatro horas da tarde.

No caso dos presídios, a legislação do Brasil e tratados internacionais de direitos humanos já garantem o banho de sol para os detentos, mas, em muitos locais, isso não é respeitado.

O defensor público Patrick Cacicedo denuncia que, em certas penitenciárias, os presos têm sido punidos com a proibição do banho de sol, o que não está previsto em nenhuma lei. Ele também afirma que, embora já exista legislação sobre o banho de sol dos presos, o projeto do deputado Walter Feldman é necessário.

A razão biológica que ampara esse direito dos presidiários é o fato de que

(A) células fotoceptoras da retina precisam absorver raios luminosos para sintetizar vitamina A, a fim de prevenir a cegueira noturna.

(B) a pele precisa absorver raios infravermelhos do Sol a fim de sintetizar vitamina E, a qual é responsável por controlar o metabolismo do cálcio.

(C) células fotoceptoras da retina, do tipo bastonetes, precisam da vitamina A para funcionar, sendo esta produzida apenas na presença de luz.

(D) a pele necessita absorver raios ultravioletas do Sol para que possa sintetizar vitamina D, prevenindo assim a fraqueza óssea.

(E) a pele necessita absorver raios ultravioletas do Sol para que possa sintetizar vitamina A, prevenindo assim a cegueira noturna.

Page 15: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

16 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida Questão 41 ================================

TEXTO PARA A 41ª QUESTÃO:

A principal aplicação da Indução Magnética, ou Eletromagnética, é a sua utilização na obtenção de energia. Atualmente todas as usinas geradoras de energia elétrica utilizam os estudos de indução como forma de trabalho já que é uma forma eficiente e tem diversas formas de ser posta em prática.

Sobre o fenômeno de indução eletromagnética, apresentam-se três situações:

Situação 1:

Uma espira condutora gira em torno do eixo indicado, enquanto um ímã encontra-se em repouso em relação ao mesmo eixo.

Situação 2:

Uma espira condutora encontra-se em repouso em relação a um circuito elétrico no qual uma lâmpada pisca com uma frequência constante.

Situação 3:

Uma espira condutora se encontra em repouso em relação a um fio condutor retilíneo, ligado a um circuito

elétrico, no qual circula uma corrente elétrica i contínua e constante.

Verifica-se uma corrente elétrica induzida na espira condutora na(s) situação(ões)

(A) 1, apenas.

(B) 3, apenas.

(C) 1 e 2, apenas.

(D) 2 e 3, apenas.

(E) 1, 2 e 3.

Page 16: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

17 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida Questão 42 ================================

Um anel metálico cai verticalmente devido ao seu peso em uma região de campo magnético constante saindo perpendicularmente ao plano da folha, de acordo com a figura abaixo.

Assinale a alternativa CORRETA sobre a corrente induzida no anel.

(A) não existe corrente induzida no anel durante o percurso da queda, pois o campo é constante.

(B) a corrente induzida no anel é no sentido horário quando o anel entra na região do campo.

(C) a corrente induzida no anel é no sentido anti-horário quando o anel entra na região do campo.

(D) existe uma corrente induzida durante todo o instante de queda devido à variação da posição do anel em relação ao campo.

(E) existe uma corrente induzida somente quando o anel encontra-se totalmente imerso no campo.

Questão 43 ================================

Pela primeira vez, cientistas detectaram a presença de partículas de poluição que interferem no funcionamento do cérebro, podendo inclusive ser uma das causas de Alzheimer. A conexão entre esses materiais e o mal de Alzheimer ainda não é conclusiva.

Um desses materiais poluentes encontrados no cérebro é a magnetita, um óxido de ferro que constitui um ímã natural.

<http://tinyurl.com/hzvm3fh> Acesso em: 30.09.16. Adaptado.

Sobre o óxido citado no texto, é correto afirmar que ele apresenta

(A) dois polos magnéticos: norte e sul, e ambos atraem o ferro.

(B) dois polos magnéticos: norte e sul, mas apenas o polo sul atrai o ferro.

(C) dois polos magnéticos: norte e sul, mas apenas o polo norte atrai o ferro.

(D) quatro polos magnéticos: norte, sul, leste e oeste, e todos atraem o ferro.

(E) quatro polos magnéticos: norte, sul, leste e oeste, mas apenas o norte e o sul atraem o ferro.

Page 17: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

18 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida Questão 44 ================================

O forno micro-ondas foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, com o intuito não de aquecer alimentos, mas de detectar aeronaves inimigas.Como o próprio nome diz, esse forno emite radiações na forma de micro-ondas com frequência na faixa de 2,45 GHz. Essas micro-ondas eletromagnéticas geradas, eram emitidas de volta pelas aeronaves inimigas. Dessa forma, seu eco indicava exatamente a aproximação, localização, objeto, direção, entre outros detalhes sobre os meios de locomoção do inimigo.

Sobre o forno de micro-ondas atual,seu comprimento de onda estar mais próximo da faixa de:

(A) 0,12 m.

(B) 1,0 m.

(C) 1,2 m

(D) 1,0 x 1017 m

(E) 1,2 x 1017 m

Questão 45 ================================

Os raios ultravioletas são divididos em UVA, UVB e UVC esses raios provocam alterações estruturais no DNA das células, oxidam os lipídios, produzem perigosos radicais livres, causam inflamação, rompem a comunicação celular, modificam a expressão dos genes em contrapartida ao estresse e enfraquecem a resposta imune da pele. Além disso, os raios UV são causadores de envelhecimento precoce e câncer de pele.

Sobre a radiação ultravioleta UVA, UVB e UVC é correto afirmar que:

(A) a radiação UVC não é absorvida pela camada de ozônio.

(B) a radiação UVB não causa danos a pele, por ser absorvida pela camada de ozônio.

(C) a radiação UVA não é absorvida pela camada de ozônio, tendo incidência até em dias nublados.

(D) a radiação UVA é absorvida pela camada de ozônio.

(E) a radiação UVA, UVB e UVC tem baixa frequência comparadas com o infravermelho.

Page 18: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

19 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida Questão 46 ================================

A tabela a seguir mostra os principais eletrodomésticos e suas quantidades em uma residência com quatro pessoas, a potência elétrica de cada equipamento e o tempo mensal de funcionamento em horas. Supondo que a companhia de energia elétrica cobre R$ 0,50 por cada KWh consumido, determine o custo mensal da energia elétrica para essa residência.

(A) R$ 215,00

(B) R$ 178,25

(C) R$ 355,00

(D) R$ 329,30

(E) R$ 274,40

Questão 47 ================================

Entre as inúmeras recomendações dadas para a economia de energia elétrica em uma residência, destacamos as seguintes: Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. Evite usar o chuveiro elétrico com a chave na posição “inverno” ou “quente”. Acumule uma quantidade de roupa para ser passada a ferro elétrico de uma só vez. Evite o uso de tomadas múltiplas para ligar vários aparelhos simultaneamente. Utilize, na instalação elétrica, fios de diâmetros recomendados às suas finalidades. A característica comum a todas essas recomendações é a proposta de economizar energia através da tentativa de, no dia a dia, reduzir

(A) a potência dos aparelhos e dispositivos elétricos.

(B) o tempo de utilização dos aparelhos e dispositivos.

(C) o consumo de energia elétrica convertida em energia térmica.

(D) o consumo de energia térmica convertida em energia elétrica.

(E) o consumo de energia elétrica através de correntes de fuga.

Page 19: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

20 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida Questão 48 ================================

Uma bateria de automóvel pode ser representada por uma fonte de tensão ideal U em série com uma resistência r. O motor de arranque, com resistência R, é acionado através da chave de contato C, conforme mostra a figura a seguir.

Foram feitas as seguintes medidas no voltímetro e no amperímetro ideais:

CHAVE ABERTA:

CHAVE FECHADA:

V (Volts) 12 V 10 V

i (Ampéres) 0 A 100 A

I) Calcule o valor da diferença de potencial U.

II) Calcule r e R.

(A) U= 2V, r=0,20Ω e R=0,1Ω

(B) U=12V, r=0,01Ω e R=0,2Ω

(C) U=10V, r=0,01Ω e R=0,1Ω

(D) U=10V, r=0,02Ω e R=0,2Ω

(E) U=12V, r=0,02Ω e R=0,1Ω

Questão 49 ================================

Durante uma experiência de circuitos desenvolvida numa sala de aula, o grupo “Choque” efetuou uma associação de forma mista, assim usando três lâmpadas idênticas e uma fonte de tensão E. Com base nessa situação, analise as afirmações:

Page 20: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

21 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida I. Abrindo o circuito no ponto B, somente a lâmpada L3

apaga.

II. Abrindo o circuito no ponto A, todas as lâmpadas apagam.

III. Abrindo o circuito no ponto B, a lâmpada L1 diminui de brilho e a lâmpada L2 aumenta o brilho.

É (São) correta(s):

(A) apenas a afirmação I;

(B) apenas a afirmação II;

(C) apenas as afirmações I e II;

(D) apenas as afirmações II e III;

(E) todas as afirmações.

Questão 50 ================================

Uma bateria B, de força eletromotriz E=12V e resistência interna r desconhecida, é conectada a um circuito elétrico que contém um resistor de resistência R=3,5Ω e uma chave S.

Com o resistor imerso em 240g de água, a chave S é ligada, permitindo que o circuito seja atravessado por uma corrente elétrica de intensidade igual a 3,0 A. considerando que não há dissipação de energia nos fios de ligação e que a energia liberada no resistor é utilizada integralmente para aquecer a água, determine: (calor específico da água c=1cal/goC;1,0 J=0,24cal).

I) a resistência interna da bateria

II) a ddp nos terminais da bateria

III) a energia absorvida pela água durante os 10 minutos que sucedem a ligação de S.

(A) r = 0,5 Ω, U = 10,5 V e Q = 18,9kJ.

(B) r = 3,4 Ω, U = 12,0 V e Q = 60 kJ.

(C) r = 0,5 Ω, U = 12,0 V e Q = 60 kJ.

(D) r = 3,4 Ω, U = 10,5 V e Q = 24 kJ.

(E) r = 3,5 Ω, U = 12,0 V e Q = 18,9 kJ.

Page 21: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

22 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida Questão 51 ================================

Compostos orgânicos como o álcool, o vinagre, o éter, etc, são muito comuns e importantes em nossa vida. Devido ao elevado número de compostos existentes, eles foram agrupados segundo suas propriedades químicas comuns, constituindo, assim, as funções orgânicas. Uma das formas de representá-las é utilizando esferas para indicar os átomos, e pinos (cada pino representa uma ligação) para indicar as ligações químicas entre eles. Como exemplo, tem-se:

I II III IV V

Sobre as representações acima, é INCORRETO afirmar:

(A) A estrutura I representa um alcano.

(B) A estrutura II representa um aldeído.

(C) A estrutura III representa um álcool.

(D) A estrutura IV representa um ácido carboxílico.

(E) A estrutura V representa uma cetona.

Questão 52 ================================

Uma área emergente da Química contemporânea denominada Química Supramolecular se fundamenta em novas substâncias cujas propriedades são decorrentes da incorporação de subunidades moleculares ou iônicas com características específicas. Um exemplo é o composto Esferaplex, que se forma através da interação “hóspede-hospedeiro” entre o íon Li+ e a molécula do Esferando, conforme representação abaixo.

Acerca do Esferaplex é correto afirmar:

(A) apresenta em sua estrutura um éter misto.

(B) apresenta em sua estrutura centros quirais.

(C) pode sofrer reação do tipo adição eletrofílica.

(D) apresenta átomos com hibridação sp3, sp2 e sp.

(E) é formado através de um processo endotérmico.

Questão 53 ================================

TEXTO: Comum à questão: 53

Os compostos carbonílicos são emitidos diretamente para a atmosfera por fontes naturais e antropogênicas ou formados pela foto oxidação de hidrocarbonetos. São compostos muito reativos, principalmente por se constituírem na maior fonte de radicais livres. De forma direta ou indireta, o aumento de suas concentrações afeta a qualidade do ar.A presença de compostos carbonílicos no ar diminui o período de indução do “smog” fotoquímico e eleva a quantidade de ozônio na troposfera. Além disso, esses compostos também são os precursores de uma classe de poluentes secundários e de ácidos orgânicos atmosféricos os quais contribuem para a chuva ácida e a acidificação de lagos.Entre os componentes das emissões naturais de compostos carbonílicos, podem ser citados etanal, propanal, 2-metil propanal, 2-metil butanal, 3-metil butanal, propanona, butanona e 3-buten-2-ona, todos oriundos de formigas (Mymica rubra L). Já nas antropogênicas, destacam-se, principalmente, metanal e etanal, seguidos de uma fração menor (cerca de 10%) representada por propanal, propanona, acroleína (propenal) e benzaldeído (fenilmetanal), entre outros. As principais fontes dessas emissões são as indústrias, o uso de combustíveis, a incineração do lixo e as queimadas florestais.

ANDRADA, Marta V. A. S. de, et al. Compostos carbonílicos atmosféricos: fontes, reatividade, níveis de concentração e efeitos toxicológicos, Química Nova, Vol 25, número 6B, 2002 [adapt.].

Os compostos citados no texto como poluentes emitidos por fontes antropogênicas pertencem à função orgânica dos (das)

(A) aldeídos e ácidos carboxílicos, por apresentarem o grupo – COOH em suas estruturas.

(B) cetonas e fenóis, por apresentarem anel aromático em suas estruturas.

(C) álcoois e fenóis, por apresentarem hidroxila em suas estruturas.

(D) fenóis, por apresentarem dupla ligação e hidroxila em suas estruturas.

(E) aldeídos e cetonas, por apresentarem o grupo

C

O

Page 22: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

23 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida Questão 54 ================================

Diversas substâncias orgânicas são responsáveis pelos odores, os quais, na maioria dos casos, estão diretamente relacionados ao processo de reprodução de plantas (odor de flores e frutas), insetos (feromônios) e animais. Observe as estruturas abaixo e indique a alternativa que apresenta a nomenclatura correta.

CH3CHCH2CHCH CHCH3

CH3 OH

feromônio praga do coqueiro(Rhynchophorus palmarum)

CH3CH2CH2C

O

OCH2(CH2)3CH3aroma do morago

CH3C CHCH2CH2C

CH3

CHC

CH3 O

Hferomônio de trilha da formiga

(Trigona subterranea)

(A) 6,6-dimetil-2-hexen-4-ol, pentanoato de butila, 3,7-dimetil-2,6-octadienal.

(B) 6-metil-2-hepten-4-ol, butanoato de pentila, 3,7-dimetil-2,6-octadienal.

(C) 2-octen-4-ol, butanoato de pentila, 2,6-decadienal.

(D) 6-metil-2-hepten-4-ol, pentanoato de butila, 3,7-dimetil-2,6-octadienal.

(E) 6,6-dimetilexen-4-ol, butanoato de pentila, 2,6-decadienal.

Questão 55 ================================

Observe as estruturas a seguir.

O

O

I

OH

II

H3C CH3

III

Com referência às estruturas acima, pode-se afirmar:

(A) I é um éster e II não pode formar ligações de hidrogênio intermoleculares.

(B) II não possui elétrons pi em sua estrutura e III é um composto polar.

(C) I é um derivado de ácido carboxílico e II é um composto saturado.

(D) III é aromático e I possui um carbono com hibridação sp.

(E) Os três compostos são cíclicos e aromáticos.

Questão 56 ================================

Uma das missões envolvidas no envio do robô Curiosity pela NASA é a investigação da composição química do solo que constitui o planeta Marte, pois é sabido que metais como ferro (26Fe), alumínio (13Aℓ) e cobre (29Cu) são muito importantes para a manutenção e desenvolvimento de novas tecnologias. Assim, pesquisas de outras fontes minerais tornam-se estratégicas. Com relação à composição química da Terra, alguns elementos químicos não são encontrados em seu estado fundamental, o que requer o uso de processos físicos e/ou químicos para obtenção em estado puro. Exceto os gases nobres, que são formados por átomos isolados, os átomos dos demais elementos químicos atraem-se mutuamente formando os compostos químicos. Exemplos destes compostos são os minérios extraídos da natureza pelas indústrias deste setor, os mais comuns são a hematita (Fe2O3), a cuprita (Cu2O), e a alumina (Aℓ2O3). Baseado no texto, é correto afirmar que os elementos químicos:

(A) combinam-se entre si para adquirir uma configuração eletrônica estável.

(B) combinam-se entre si somente quando pertencem a um mesmo período da Tabela Periódica.

(C) representados pelos símbolos Fe, Cu e Aℓ se enquadram entre os representativos da Tabela Periódica.

(D) combinam-se entre si somente quando há transferência de elétrons entre eles.

(E) combinam-se entre si, através de ligação iônica, para formar o composto Aℓ2O3.

Questão 57 ================================

Em uma investigação química, as propriedades e transformações da matéria são parâmetros de estudos. A linguagem e os conceitos para descrever a união entre os átomos, ou seja, as ligações químicas, evoluíram de teorias muito simples para outras mais complexas, com base na mecânica ondulatória. Essas ligações podem ser classificadas em duas categorias gerais como: ligação iônica (eletrovalente) e ligação covalente. A seguir, são listadas quatro substâncias e algumas aplicações:

Aℓ2O3 – óxido de alumínio (alumina – usado como isolante térmico, elétrico etc.)

CCℓ4 – tetracloreto de carbono (líquido incolor – usado como solvente)

Page 23: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS2017.idfg.com.br/adm/resources/download_arquivo/bc9af9fe73d4191af... · AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1 3 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO

AVALIAÇÃO 3ºs ANOS – PROVA G1

24 INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES – FORMANDO PARA A VIDA

Praça Dom José Thomaz S/N - Aracaju –SE

Site: www.idfg.com.br Fone: 3241-5005

08/04/2017 (3º Ano)

Formar para a vida NH3 – amônia (gás incolor – usado em refrigeração)

LiF – fluoreto de lítio (usado na óptica ultravioleta de termoluminescência)

Os tipos de ligação química nesses compostos são, respectivamente:

Dados: 1H, 3Li, 6C,7N, 8O, 9F, 13Aℓ, 17Cℓ.

(A) covalente, covalente, iônica, iônica.

(B) covalente, iônica, covalente, iônica.

(C) covalente, iônica, iônica, covalente.

(D) iônica, iônica, covalente, covalente.

(E) iônica, covalente, covalente, iônica.

Questão 58 ================================

A amônia é um dos compostos químicos mais fabricados no mundo, com largo emprego na produção de fertilizantes nitrogenados que são importantes para a agricultura. Na produção industrial, pelo processo Haber-Bosch, os gases nitrogênio (N2) e hidrogênio (H2) reagem em condições controladas de pressão e temperatura, produzindo a amônia (NH3). Para ilustração dessa reação, considere a seguinte representação:

Com base nessas informações, conclui-se que a reação de produção da amônia está representada pelo esquema:

Dados: 1H, 7N.

Questão 59 ================================

Para fabricar um dispositivo condutor de eletricidade, uma empresa dispõe dos materiais cujos os números atômicos estão apresentados na tabela a seguir:

MATERIAL Número Atômico

I 6

II 16

III 33

IV 29

V 10

Sabe-se que a condutividade elétrica de um sólido depende do tipo de ligação interatômica existente em sua estrutura. Nos átomos que realizam ligação metálica, os elétrons livres são os responsáveis por essa propriedade. Assim, o material mais eficiente para a fabricação do dispositivo é representado pelo seguinte número:

(A) I.

(B) II.

(C) III.

(D) IV.

(E) V.

Questão 60 ================================

Os íons sódio e potássio são essenciais à vida. Por exemplo, nós precisamos de pelo menos 1,0 g de íons sódio por dia em nossa dieta. Entretanto, por causa da adição de sal nos alimentos, a ingestão dele, para muitas pessoas, é maior que cinco vezes este valor. Por outro lado, a ingestão excessiva de íons potássio é raramente um problema. De fato, a deficiência de potássio é muito mais comum; assim, é importante incluirmos em nossa dieta alimentos ricos em potássio, tais como banana e café. Assinale a alternativa correta.

Dados: 9F, 11Na, 19K.

(A) Tanto o sódio quanto o potássio são ametais localizados no 3º e 4º períodos, respectivamente.

(B) Os íons potássio e sódio têm raios maiores que os átomos de potássio e de sódio, respectivamente.

(C) O elemento sódio, quando reage com o gás flúor, forma o composto covalente NaF2.

(D) O elemento potássio perde seu elétron de valência mais facilmente que o elemento sódio.

(E) Os metais sódio e potássio são bastante reativos porque apresentam alta eletronegatividade.