Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter...

68
707 717 734 746 16 20 25 32 40 20 25 32 40 40 50, 63 80, 100 125, 140 160 ø16, ø20, ø25, ø32, ø40, ø50, ø63, ø80, ø100, ø125, ø140, ø160 701 É possível travar em ambas as direções. O travamento em qualquer lado do curso do cilindro também é possível. (O cilindro de travamento pode ser travado somente em uma direção.) • Travamento por pressão A força de retenção pode variar de acordo com a pressão de ar aplicada à porta. • Travamento por pressão A força de retenção pode variar de acordo com a pressão de ar aplicada à porta. • Destravamento Descarregar o ar faz com que a trava opere. Cilindros de trava fina/cilindro de travamento Série CL Página Curso padrão (mm) Diâmetro (mm) Travamento por mola e pneumático Travamento pneumático Travamento por mola Uma direção Ambas as direções Ambas as direções Ambas as direções Direção de travamento Com proteção sanfonada na haste Sensor magnético com anel magnético Variações padrão Haste simples Haste simples Haste simples Haste simples Cilindros com trava fina Variações da série Travamento por mola e pneumático Travamento pneumático • Destravamento Descarregamento faz com que a trava opere. Travamento por mola Caracterís- ticas Método de travamento 25 a 500 25 a 600 25 a 700 Até 1.000 Até 1.200 25 a 300 25 a 200 25 a 300 15 a 200 Método de travamento Haste Dupla ação Dupla ação Dupla ação Dupla ação Ação Série CL1 Cilindro com trava Série CLG1 Série CLM2 Série CLJ2 Série (Os cilindros de trava têm somente travamento da mola.)

Transcript of Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter...

Page 1: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

707

717

734

746

16

20253240

20

253240

4050, 63

80, 100125, 140

160

ø16, ø20, ø25, ø32, ø40, ø50, ø63, ø80, ø100, ø125, ø140, ø160

701

É possível travar em ambas as direções.O travamento em qualquer lado do curso do cilindro também é possível.(O cilindro de travamento pode ser travado somente em uma direção.)

• Travamento por pressão A força de retenção pode variar de acordo com a pressão de ar aplicada à porta.

• Travamento por pressãoA força de retenção pode variar de acordo com a pressão de ar aplicada à porta.

• DestravamentoDescarregar o ar faz com que a trava opere.

Cilindros de trava fina/cilindro de travamento

Série CL

PáginaCurso padrão(mm)

Diâmetro(mm)Travamento por

mola e pneumáticoTravamento pneumático

Travamento por mola

Uma direção

Ambas as

direções

Ambas as

direções

Ambas as

direções

Direção de travamento

Com proteção sanfonada na haste

Sensor magnético com anel magnético

Variações padrão

Haste simples

Haste simples

Haste simples

Haste simples

Cilindros com trava fina

Variações da série

Travamento por mola e pneumático

Travamento pneumático

• DestravamentoDescarregamentofaz com que a trava opere.

Travamento por mola

Caracterís-ticas

Método de travamento

25 a 50025 a 600

25 a 700

Até 1.000

Até 1.200

25 a 300

25 a 200

25 a 300

15 a 200

Método de travamentoHaste

Dupla ação

Dupla ação

Dupla ação

Dupla ação

Ação

Série CL1Cilindro com trava

Série CLG1

Série CLM2

Série CLJ2

Série

(Os cilindros de trava têm somente travamento da mola.)

Page 2: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

702

1. Construa de forma que o corpo humano não entre em contato direto com objetos impulsionados ou com as partes em movimento dos cilindros de travamento.

Se houver risco de contato, providencie medidas de segurança, tais como proteção, ou um sistema que use sensores que ativam uma parada de emergência antes que o contato seja feito.

2. Use um circuito de balanceamento no qual os solavancos sejam levados em consideração. Se a trava for aplicada a uma posição desejada de um curso e o ar comprimido for aplicado somente a um lado do cilindro, ocorrerá um tranco do pistão em alta velocidade no momento em que a trava for liberada. Nesta situação, há risco de ferimentos à equipe ou de danos ao equipamento. Para evitar os trancos do pistão, use um circuito balanceado, como o circuito pneumático recomendado (página 704). Se um cilindro de travamento hidropneumático fino for usado, opere a parte da trava com a pressão de ar. Nunca use óleo no cilindro de travamento porque ele é de um modelo sem lubrificação. O não cumprimento desta orientação pode causar mau funcionamento da trava.

Consulte os critérios a seguir para carga máxima no estado travado e as definições.

Força de retenção (carga estática máxima) indica a capacidade máxima de retenção de uma carga estática que não é acompanhada de vibração ou impacto em condições em que não há aplicação de carga. Portanto, ela não se refere a uma carga que não pode ser sustentada constantemente. Para garantir a força de frenagem, a carga máxima deve ser definida como descrito abaixo.1. Para cargas estáticas constantes, como

prevenção de queda:• Série de trava fina (série CLJ2/CLM2/ CLG1)

35% ou menos da força de retenção (carga estática máxima)Nota) Para aplicações como prevenção de queda, considere situações em que a fonte de ar esteja desligada e faça seleções com base na força de retenção no estado de travamento da mola. Não use o travamento pneumático para fins de prevenção de queda.

• Série de travamento (série CL1)50% ou menos da força de retenção (carga estática máxima).

2. Quando a energia cinética age em um cilindro no estado travado, como em uma parada intermediária, há restrições para a energia cinética admissível. Portanto, consulte a energia cinética admissível da respectiva série. Além disso, durante o travamento, o mecanismo deve suportar o empuxo do próprio cilindro, além de absorver a energia cinética. Por isso, mesmo com um nível de energia cinética admissível dado, há um limite para a altura da carga que pode ser sustentada.• Série de trava fina (série CLJ2/CLM2/ CLG1)

Carga máxima na montagem horizontal: 70% ou menos da força de retenção (carga estática máxima) para o travamento da molaCarga máxima na montagem vertical: 35% ou menos da força de retenção (carga estática máxima) para o travamento da mola

• Série de travamento (série CL1)Carga máxima na montagem horizontal: 50% ou menos da força de retenção (carga estática máxima)Carga máxima na montagem vertical: 25% ou menos da força de retenção (carga estática máxima)

3. No estado travado, não aplique impacto, vibrações fortes, forças rotacionais, etc.Não aplique impactos, vibrações fortes ou forças rotacionais de fontes externas, pois isso pode danificar ou reduzir a vida útil da unidade de travamento.

4. O travamento do cilindro de trava fina é direcional. Embora o cilindro de trava fina possa ser travado em ambas as direções, sua força de retenção é menor em uma das direções. CLJ2/CLM2/CLG1···· A força de retenção no lado estendido da haste do pistão diminui aproximadamente 15%.

5. O travamento do cilindro de trava é unidirecional.Como a direção de travamento do cilindro de trava é unidirecional, selecione a direção de travamento de acordo com as condições de operação específicas. Também é possível fabricar um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de sua construção, um cilindro de travamento tem um jogo de aproximadamente 0,5 mm a 1 mm na direção axial. Portanto, se um batente externo for usado para parar a haste do pistão e a trava for usada, a haste do pistão se moverá na quantidade equivalente à quantidade do jogo axial.

6. Para realizar uma parada intermediária, leve em consideração a precisão de parada do cilindro e o excesso.Como a trava é aplicada por meios mecânicos, o pistão não parará imediatamente em resposta a um sinal de parada, somente após um intervalo de tempo. Esse intervalo de tempo determina o excesso do curso do pistão. Portanto, a faixa das quantidades máxima e mínima do excesso é a precisão de parada.• Coloque o sensor de limite antes da posição

de parada desejada somente na quantidade do excesso.

• O sensor de limite deve ter um comprimento de detecção (comprimento auxiliar) da

quantidade de excesso + α.• A faixa de operação dos sensores magnéticos

da SMC é entre 8 e 14 mm. (Isso varia de acordo com o modelo do sensor.) Quando a quantidade de excesso ultrapassar a faixa, uma autorretenção do contato deve ser realizada no lado da carga do sensor.

∗ Para saber a precisão de parada, consulte a Série CLJ2 (página 709), Série CLM2 (página 720), Série CLG1 (página 736) e Série CL1 (página 747) respectivamente.

7. Para melhorar ainda mais a precisão de parada, o tempo do sinal de parada até a operação da trava deve ser diminuído o máximo possível. Para isso, use um dispositivo, como um circuito de controle elétrico altamente responsivo, ou uma válvula solenoide operada por corrente direta e coloque a válvula solenoide o mais próximo possível do cilindro.

8. A precisão de parada é influenciada por alterações na velocidade do pistão.A variação da posição de parada aumenta se houver mudanças na velocidade do pistão ou devido a flutuações de carga durante o movimento recíproco do pistão. Portanto, tome providências para garantir uma velocidade constante do pistão imediatamente antes da posição de parada. Além disso, as variações da posição de parada aumentam quando o pistão estiver em um curso amortecido ou durante a aceleração após o início do movimento.

9. Quando o destravamento for realizado, se o empuxo for aplicado ao pistão, o destravamento não será feito com facilidade. Para evitar isso, garanta que o destravamento seja realizado antes que o empuxo seja aplicado ao pistão.

Sinal de parada

Quantidade de excesso

Atenção

Atenção

Série CLPrecauções específicas do produto 1Leia antes do manuseio. As precauções nessas páginas são para cilindros de trava fina e cilindros de travamento. Para precauções gerais do atuador, consulte Precauções do Atuador nas páginas 3 a 7.

Seleção

Desenho do equipamento e do maquinário

Page 3: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

703

1. Conecte a extremidade da haste à carga com a trava liberada.• Se isso for feito com a trava ativada, uma

carga que excede a força rotacional ou a força de retenção admissíveis serão aplicadas à haste do pistão, o que pode danificar o mecanismo de travamento. A trava fina e a série CL1 com cilindros de ø40 a ø100 têm um mecanismo de destravamento manual integrado. Portanto, podem ser mantidas no estado destravado sem alimentação de ar. No entanto, é recomendado que a tubulação esteja conectada à porta de destravamento, que seja fornecida uma pressão de ar de 0,3 MPa ou mais e que o trabalho seja realizado no estado destravado. Na série CL1 com cilindros de ø125 a ø160, simplesmente conecte a tubulação à porta de travamento e forneça uma pressão de ar de 0,2 MPa ou mais para liberar a trava e fixar uma carga.

1. Não aplique cargas de contrabalanço na haste do pistão.• Preste atenção especial para alinhar o centro

de gravidade da carga com o centro axial do cilindro. Se houver um desvio grande, a haste do pistão pode ser usada de modo desigual ou ser danificada devido ao momento de inércia criado quando a haste do pistão for parada pela trava.

Nota) Pode ser usada se todo momento gerado for absorvido por uma guia eficaz.

1. Não gire a haste do pistão com a proteção sanfonada da haste travada.Ao girar a haste do pistão, solte a abraçadeira uma vez e não gire a proteção sanfonada da haste.

2. Defina o orifício de respiro na proteção sanfonada da haste para baixo ou na direção que evita a entrada de poeira ou água.

1. Coloque na posição travada. (Exceto a série CL1 ø125 a ø160.)• As travas são soltas manualmente quando os

cilindros são enviados de fábrica. Portanto, mude para o estado travado antes de usar os cilindros. Para saber os procedimentos para fazer essa mudança, consulte a página 599 para ver a série de trava fina. Saiba que a trava não operará adequadamente se a mudança não foi feita corretamente.

• Ajuste o equilíbrio de ar do cilindro. Quando uma carga estiver fixada no cilindro, libere a trava e ajuste a pressão de ar na extremidade dianteira e traseira do cilindro para obter um balanceamento da carga. Mantendo um equilíbrio de ar adequado, será possível evitar trancos na haste do pistão quando a trava for liberada.

2. Ajuste a posição de detecções, como as dos sensores magnéticos, etc. Para realizar uma parada intermediária, ajuste a posição de montagem da detecção do sensor magnético levando em consideração a quantidade de operação excessiva em relação à posição de parada desejada.

O centro de gravidade da carga e o centro de eixo do cilindro correspondem.

X O centro de gravidade da carga e o centro de eixo do cilindro não correspondem.

Cuidado

Cuidado

CuidadoAjuste

AtençãoMontagem

Série CLPrecauções específicas do produto 2Leia antes do manuseio. As precauções nessas páginas são para cilindros de trava fina e cilindros de travamento. Para precauções gerais do atuador, consulte Precauções do Atuador nas páginas 3 a 7.

Page 4: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

W

SOL.C SOL.BSOL.A

W

SOL.B SOL.C SOL.A

W

SOL.C SOL.B

W

SOL.C

SOL.B

SOL.A

W

SOL.B

SOL.C

SOL.A

W

SOL.B

SOL.A SOL.C

SOL.A

704

1. Use um circuito pneumático que aplicará uma pressão balanceada a ambos os lados do pistão em uma parada travada.

Para prevenir trancos do cilindro depois de uma parada, durante a reiniciali-zação ou o destravamento manual, um circuito deve ser usado para aplicar uma pressão equilibrada em ambos os lados do pistão, cancelando a força gerada pela carga na direção do movimento do pistão.

2. A área efetiva da liberação da trava da válvula solenoide deve ser de pe-lo menos 50% da área efetiva do cilindro que opera a válvula solenoide, e ela deve ser instalada o mais próximo possível do cilindro para ficar mais próxima que o cilindro que opera a válvula solenoide.

Se a área efetiva da liberação da trava da válvula solenoide for menor que a válvula solenoide de ativação do cilindro ou se ela estiver instalada afastada do cilindro, o tempo exigido para o escape de ar liberar a trava será maior, o que pode causar um retardo na operação de travamento.

O retardo na operação de travamento pode resultar em problemas como um aumento no tempo de operação após uma parada intermediária ou de emer-gência durante a operação, ou se a posição do estado parado, como na pre-venção de quedas, for mantida, as peças de trabalho podem ser derrubadas, dependendo do sincronismo da ação de carga no atraso de operação da tra-va.

3. Evite contrafluxo da pressão de escape quando houver a possibilidade de interferência do ar de escape, por exemplo, em um manifold de vál-vula de escape comum.

A trava pode não operar normalmente quando houver contrafluxo da pressão de escape do ar devido à interferência do escape de ar durante a liberação da trava. Recomenda-se o uso de um manifold de escape individual ou válvu-las individuais.

4. Permita pelo menos 0,5 segundo para uma parada travada (parada inter-mediária do cilindro) antes de liberar a trava.

Se o tempo de parada for muito curto, a haste do pistão (e a carga) podem dar um tranco com velocidade maior que a de controle da válvula reguladora de vazão.

5. Antes de reiniciar, controle o sinal do sensor para a válvula solenoide travada para que ela opere antes ou ao mesmo tempo que o cilindro que opera a válvula solenoide.

Se o sinal for atrasado, a haste do pistão (e a carga) podem dar um tranco com velocidade maior que a de controle da válvula reguladora de vazão.

6. Verifique cuidadosamente a condensação de orvalho devida à alimenta-ção e ao escape contínuos do travamento da válvula solenoide.

O curso de operação da peça de travamento é muito pequeno. Portanto, se a tubulação for longa e a alimentação e o escape de ar forem repetidos, a condensação de orvalho causada pela expansão adiabática acumula na pe-ça de travamento. Isso pode corroer as peças internas, causando falha na li-beração da trava ou vazamento de ar.

7. Circuito básico

1. Uma válvula solenoide de centro aberto positivo de 3 posições e um re-gulador com válvula de retenção podem ser substituídos por duas vál-vulas de 3 vias normalmente abertas e um regulador com função de li-beração.

Ação

Lado do cilindroLado do cilindro

Regulador com função de alívio

3 vias normalmente fechadas

3 vias normalmente abertas

[Exemplo]

1) [Horizontal]

Carga na direção da extensão da haste

Carga na direção da retração da haste

2) [Vertical]

Carga na direção da extensão da haste

Carga na direção da retração da haste

2) [Vertical]

0 a 0,5 s

0,5 s ou mais

0 a 0,5 s

0,5 s ou mais

Para frente

Parada travada

Destravada

Para frente

Para trás

Parada travada

Destravada

Para trás

Regulador com válvula de retenção

Centro aberto positivo

3 vias normalmente fechadas

Para trás

Para frente

1) [Horizontal]

Cuidado

SOL.C

DESL

DESL

DESL

DESL

LIG

DESL

DESL

LIG

SOL. B

LIG

DESL

DESL

LIG

DESL

DESL

DESL

DESL

SOL. A

LIG

DESL

LIG

LIG

LIG

DESL

LIG

LIG

AtençãoCircuito pneumático

∗ O símbolo para o cilindro de trava fina e do cilindro de travamento no circuito pneumático é o símbolo original da SMC. (Cilindro com trava fina)

Série CLPrecauções específicas do produto 3Leia antes do manuseio. As precauções nessas páginas são para cilindros de trava fina e cilindros de travamento. Para precauções gerais do atuador, consulte Precauções do Atuador nas páginas 3 a 7.

Page 5: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

705

A trava é solta manualmente quando o cilindro é enviado da fábrica. Como a trava não funcionará neste estado, troque para o estado travado antes da operação, depois de ajustar o centro axial para a instalação.

1. Série CLJ2, CLM2, CLG11) Afrouxe a porca de travamento.2) Gire a seção da chave de fenda plana do comando de destravamento

manual para a posição TRAVAR marcada na guia do comando.3) Mantendo a chave na posição, aperte a porca de travamento.Nota) O comando de destravamento manual será girado em

aproximadamente 180°. Não gire a chave excessivamente.

A trava de um cilindro de série de trava fina pode ser liberada manualmente com o procedimento descrito abaixo. Entretanto, destrave pneumaticamente a trava antes de operar o cilindro.Nota) A liberação manual da trava pode criar uma resistência de deslizamento

do cilindro maior que o destravamento pneumático da trava.

1. Série CLJ2, CLM2, CLG11) Afrouxe a porca de travamento.2) Forneça pressão de ar de 0,3 MPa ou mais para a porta de liberação da

trava.3) Gire a seção da chave de fenda plana do comando de destravamento

manual até que ela pare na posição TRAVAR marcada na guia do comando.

4) Mantendo a chave na posição, aperte a porca de travamento.

1. Nunca opere o comando de destravamento até que a segurança seja confirmada. (Não gire para o lado LIBERAR.)• Quando o destravamento é realizado com a aplicação de pressão de ar

para somente um lado do cilindro, as peças móveis do cilindro podem sofrer um tranco em alta velocidade, causando um sério risco.

• Quando o destravamento é realizado, confirme se a equipe não está no campo de movimento da carga e que não ocorrerão outros problemas se a carga for movida.

2. Antes de operar o comando de destravamento, libere qualquer pressão residual no sistema.

3. Tome precauções para evitar queda da carga quando o destravamento for executado.• Realize o trabalho com a carga na posição mais baixa.• Tome providências para a prevenção de queda com escoras, etc.Nota) Para obter detalhes sobre como destravar manualmente o cilindro de

travamento (ø40 a ø100) e mudar do estado destravado para o travado, consulte a página 750.

LIBERAR

“TRAVAR” e “LIBERAR” são marcados na guia do comando.Guia do came

Porca de pressão Pistão do freio

Mola do freioBraço do freioCame de destravamento manual

Atenção

Estado destravado manualmente

Estado travado

Destravamento manualComo mudar do estado destravado para o estado travado

Como soltar manualmente a trava e alterar do estado de destravado para travado

Série CLPrecauções específicas do produto 4Leia antes do manuseio. As precauções nessas páginas são para cilindros de trava fina e cilindros de travamento. Para precauções gerais do atuador, consulte Precauções do Atuador nas páginas 3 a 7.

Page 6: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

706

Travamento por mola (Travamento do escape)A força da mola aplicada ao pistão de freio cônico é ampliada pelo efeito de solda. Essa força é ampliada ainda mais pela força de AB/AC através da vantagem mecânica de uma alavanca e age sobre a sapata do freio que, por sua vez, aplica uma força grande para apertar e travar a haste do pistão. Para liberar a trava, uma pressão de ar é alimentada pela porta de destravamento, liberando assim a força da mola de freio.

Alimentação de ar pressurizadoEscape de pressão de arEscape de pressão de arAlimentação de ar pressurizado

Modelo travamento por mola e pneumático

Estado travadoEstado destravado

O pistão de freio é operado pela pressão de ar e pela força da mola.

Alimentação de ar pressurizado

Escape de pressão de ar

Escape de pressão de ar

Alimentação de ar pressurizado

Travamento pneumático

Estado travadoEstado destravado

O pistão de freio é operado pela pressão de ar.

Estado travadoEstado destravado

Escape de pressão de ar

Porta da trava pressurizada(Plugue com furo de respiro na trava por mola)

Mola do freio

Ponto de alimentação de energia BPonto de aplicação C

Alimentação de ar pressurizado

Fulcro A

(Eixo rotativo)

Porta de liberação

Sapata do freio

Braço do freio

Rolete

Pistão cônico do freio

Travamento por mola

Princípio de construção/Série aplicável: CLJ2, CLM2, CLG1, MLGC

Série CLAntes de usar

Page 7: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø16 15, 30, 45, 60, 75, 100, 125, 150, 175, 200

Nada

R

EPD

Nada

Nada

Sn

BLFD

CLJ2

CDLJ2

L

L

16

16

60

60

E

E

R

R M9BW C

——

24 V

24 V

5 V,12 V

12 V

5 V,12 V

12 V

5 V,12 V

12 V5 V,12 V

5 V

12 V

VVVVVVVvvvV

V

VVVVVV

VVVVVVVVVVV

V

VVVVVV

VVV—VVVvvv—

——————

vvvVvvvvvvv

—VVVV—

———V———————

———VV—

vvv—vvvvvvv

——————

M9NM9PM9BH7C

M9NWM9PWM9BW

M9NA∗∗

M9PA∗∗

M9BA∗∗

H7NF

A96

—A93A90

C73CC80C

M9NVM9PVM9BVJ79C

M9NWVM9PWVM9BWVM9NAV∗∗

M9PAV∗∗

M9BAV∗∗

A96V

A72A93VA90VA73CA80CA79W

M9NVM9PVM9BV

—M9NWVM9PWVM9BWVM9NAV∗∗

M9PAV∗∗

M9BAV∗∗

A96V

—A93VA90V

———

M9NM9PM9B

—M9NWM9PWM9BW

M9NA∗∗

M9PA∗∗

M9BA∗∗

F79F

A96

A72HA93A90———

1(M)

16 16 mm

0,5(nada)

5(Z)

3(L)

707

Nota) Este símbolo indica quando o sensor magnético tipo D-A9l ou M9l é especificado.Este suporte de montagem não se aplica a outros sensores magnéticos (D-C7� e H7�, etc.) (Nada)

(Com anel magnético)

3 fios(equivalente a NPN)

Comprimento do cabo (m)

Suporte de montagem do sensor magnético Nota)

Com sensor magnético

Como pedir

∗∗ Sensores magnéticos resistentes à água podem ser montados nos modelos acima, mas, neste caso, a SMC não pode garantir a resistência à água. Consulte a SMC para saber os tipos resistentes à água com os números de modelo acima.

∗ Sensores magnéticos de estado sólido marcados com um “�” são produzidos após o recebimento do pedido.∗ Os sensores magnéticos D-A9�, M9�, M9�W, A7��, A80�, F7��, J7�� são enviados juntos (mas não montados).

(No entanto, apenas suportes de montagem do sensor magnético são montados para montagem por abraçadeira antes do envio.)

∗ Há outros sensores magnéticos aplicáveis além dos listados, consulte a página 716 para obter detalhes.∗ Para obter detalhes sobre os sensores magnéticos com conector pré-cabeado, consulte as páginas 1960 e 1961.

∗ Símbolos de comprimento do cabo: 0,5 m ······ Nada (Exemplo) M9NW1 m ······· M (Exemplo) M9NWM3 m ······· L (Exemplo) M9NWL5 m ······· Z (Exemplo) M9NWZ

Nenhum ······· N (Exemplo) H7CN

Relé, CLP

Relé, CLP

Não

Sim

Não

Sim

Sim

Sim

Resistente à água(indicador de 2 cores)

Sen

sor

tip

o r

eed

Sen

sor

de

esta

do

lido

Entrada elétrica

Led

indi

cado

r

Função especial

Tipo

Sensores magnéticos aplicáveis/Consulte as páginas 1893 a 2007 para obter mais informações sobre sensores magnéticos.

Caso precise de um cilindro com anel magnético sem sensor, não há necessidade de preencher o campo referente ao sensor magnético.(Exemplo) CDLJ2B16-45-P

Modelo do cilindro com anel magnético

Diâmetro

CACC

Com sensor magnético

Montagem em trilhoMontagem por abraçadeira

3 fios (NPN)

3 fios (PNP)

2 fios

3 fios (NPN)

3 fios (PNP)

2 fios

3 fios (NPN)

3 fios (PNP)

2 fios

4 fios (NPN)

2 fios

200 V

100 V

100 V ou menos

24 V ou menos

Conector

Modelo de montagemModelo básico

Fixação por pés

Modelo flange dianteiro

Fixação oscilante traseira fêmea

∗ Consulte o modelo de sensor magnético aplicável na tabela abaixo.

Sem sensor magnético

Sensor magnéticoTravamento por mola (Travamento do escape)

Travamento pneumático (travamento por pressão)

Travamento por mola e pneumático

Operação de travamento

Perpendicular ao eixo

Direção axial

Localização da porta no cabeçote traseiro

Curso padrão (mm)

Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples

Série CLJ2ø16

2 pçs.

1 pç.

“n” pçs.

Quantidade de sensores magnéticos

Produzido sob encomendaConsulte a página 708 para obter detalhes.

Cabeamento(Saída)

Tensão da carga Modelo do sensor magnético

Indicação de diagnóstico(Indicador de 2 cores)

Com saída de diagnóstico (Indicador de 2 cores)

Indicação de diagnóstico(Indicador de 2 cores)

Grommet

Grommet

Grommet

Grommet

Conector

Em linhaPerpendicular Em linhaPerpendicularNenhum

(N)

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Conector pré-cabeado

Carga aplicável

Page 8: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

+ 1,00

(mm)

-XA�

708

∗ O pino e o anel de ajuste são fornecidos junto com a fixação oscilante traseira fêmea e o garfo.

∗ A produção de cursos intermediários em intervalos de 1 mm é possível. (Espaçadores não são usados.)

Consulte o curso mínimo para montagem do sensor magnético (página 715) para aqueles com sensor magnético.

Fornecido com um mecanismo de travamento compacto, é adequado para parada intermediária, parada de emergência e prevenção de queda.

Travamento em ambas as direções.A haste do pistão pode ser travada em qualquer direção do curso do seu cilindro.

Velocidade máxima do pistão:500 mm/sPode ser usado de 50 a 500 mm/s, contanto que esteja na faixa de energia cinética admissível.

∗ Restrições associadas à energia cinética admissível são impostas nas velocidades nas quais o pistão pode ser travado. A velocidade máxima de 750 mm/s pode ser acomodada se o pistão deverá ser travado no estado estacionário para fins de prevenção de queda.

Perpendicular ao eixo do cilindro ou em linha com o eixo do cilindro disponível para o modelo básico.

Sem sensor magnético: –10 a 70 °C (sem congelamento)Com sensor magnético: –10 a 60 °C (sem congelamento)

PerpendicularAxial

Localização da porta no cabeçote traseiro

Série CLJ2

EspecificaçõesSímbolo

Alteração no formato da extremidade da haste

∗ O suporte em T é usado com fixação oscilante traseira fêmea (D).

Referência

CLJ-L016B

CLJ-F016B

CJ-T016B

Suporte de montagem

Flange

Suporte em T∗

Referência do suporte de montagem

Fixação oscilante

traseira fêmea

Modelo flange dianteiro

Fixação por pés

Modelo básico

Porca de montagem

Porca da haste

Pino da fixação oscilante

Articulação simples

Garfo (com pino) ∗

Suporte em T

Opç

ãoE

quip

amen

to

padr

ão

Montagem

Suporte de montagem e acessório/Para obter detalhes, consulte a página 713.

Curso padrão

15, 30, 45, 60, 75, 100, 125, 150, 175, 200

Diâmetro (mm)

16

Curso padrão/

0,1 MPa ou mais

0,05 MPa ou mais

0,3 MPa ou mais

0,25 MPa ou menos

Ar

0,5 MPa

Ambas as direções

Travamento pneumático(Travamento de pressão)

Travamento por mola e pneumático

Travamento por mola(Travamento do escape)Operação de travamento

Fluido

Pressão máxima de trabalho

Pressão de destravamento

Pressão inicial de travamento

Direção de travamento

Especificações da trava fina

16

Dupla ação, Haste simples

Não requer (dispensa lubrificação)

Travamento por mola (Travamento do escape)Travamento pneumático (travamento por pressão)

Travamento por mola e pneumático

Ar

1,05 MPa

0,7 MPa

0,08 MPa

50 a 500 mm/s ∗

Amortecedor de borracha

Modelo básico, fixação por pésModelo de flange dianteira, fixação oscilante traseira fêmea

Diâmetro (mm)

Ação

Lubrificante

Operação de travamento

Fluido

Pressão de teste

Pressão máxima de trabalho

Pressão mínima de trabalho

Temperatura ambiente e do fluido

Velocidade do pistão

Amortecedor

Tolerância de comprimento do curso

Montagem

Especificações

Especificações produzidas sob encomenda(Para obter detalhes, consulte as páginas 2009 a 2152.)

Produzido sob

encomenda

• Curso mínimo para montagem do sensor magnético

• Posição adequada de montagem do sensor magnético (detecção

no fim do curso) e altura de montagem

• Faixa de operação

• Suporte de montagem do sensor magnético: Referência

Consulte as páginas 714 a 716 para obter informações sobre cilindros com sensores magnéticos.

Page 9: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

(g)

16320

6,5

27

21

10

(mm)

50

± 0,4

± 0,2

100

± 0,5

± 0,3

300

± 1,0

± 0,5

500

± 2,0

± 1,5

16

0,17

16

122

0 50 100 200 300 400 500

1

2

3

44,4

5

6

7

8

9

0

50

100

150

200

0,1 0,2 0,3 0,4 0,5

709

Para especificações detalhadas do cilindro de trava fina,

Série CLJ2 mencionada acima, consulte as páginas 702

a 705.

Força de retenção (carga estática máxima) indica a capacidade máxima de retenção de uma carga estática que não é acompanhada de vibração ou impacto em condições em que não há aplicação de carga. Portanto, ela não se refere a uma carga que não pode ser sustentada constantemente.Quando for usar (selecionar) este produto, verifique cuidadosamente os seguintes pontos.• Se a haste do pistão deslizar porque a força de retenção da trava foi excedida, a sapata do freio

pode ser danificada, resultando em uma força de retenção reduzida ou menor vida útil.• O limite superior da carga usado nas condições não associadas à energia cinética no travamento,

tais como prevenção de quedas, deve ser de 35% ou menos da força de retenção.• Não use o cilindro no estado travado para sustentar uma carga que envolva impacto.

1. Em termos de condições específicas de carga, essa energia cinética admissível é equivalente a uma carga de 3,7 kg de massa, e a uma velocidade do pistão de 300 mm/s. Portanto, se as condições de operação estiverem abaixo desses valores, os cálculos são desnecessários.

2. Use a fórmula a seguir para obter a energia cinética da carga. Ek: energia cinética da carga (J) m: massa da carga (kg) υ: velocidade do pistão (m/s)3. A velocidade do pistão excederá a velocidade média imediatamente antes do travamento.

Para determinar a velocidade do pistão para fins de obtenção de energia cinética da carga, use 1,2 vez a velocidade média como guia.

4. A relação entre a velocidade e a carga está indicada no diagrama abaixo. A área abaixo da linha é a faixa de energia cinética admissível.

5. Há um limite para o tamanho da carga que pode ser sustentada. Por isso, um cilindro montado na horizontal deve ser operado abaixo da linha sólida, e um cilindro montado na vertical deve ser operado abaixo da linha pontilhada.

Cuidado/Energia cinética admissível no travamento

Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples Série CLJ2

CuidadoCuidado ao travar

CuidadoSeleção/Circuito pneumático recomendado/Manuseie com cuidado

Força de retenção do travamento pneumático (carga estática máxima)

For

ça d

e re

tenç

ão (

N)

Pressão de ar aplicada à porta de travamento pressurizada (MPa)

Velocidade do pistão (mm/s)

Mas

sa d

a ca

rga

(kg)

Nota) A força de retenção no lado estendido da haste do pistão diminui em aproximadamente 15%.

Condição: carga: 2 kg Válvula solenoide: montagem na porta de travamento

Diâmetro (mm)

Força de retenção (N)

Força de retenção do travamento por mola (carga estática máxima)

Diâmetro (mm)

Energia cinética admissível (J)

Velocidade do pistão (mm/s)Tipo de travamento

Travamento por mola (Travamento do escape)

Travamento pneumático (travamento por pressão)Travamento por mola e pneumático

Precisão de parada (sem incluir a tolerância do sistema de controle.)

∗ Quando selecionar cilindros, consulte Precauções e energia cinética admissível no travamento na página 702, e depois selecione um cilindro.

∗ A porca de montagem e a porca da haste estão incluídas no peso básico.∗∗ A porca de montagem não está incluída no modelo fixação oscilante traseira fêmea.Cálculo: (Exemplo) CLJ2L16-60• Peso básico·················320 (ø16)• Peso adicional··········6,5/Curso de 15• Curso do cilindro·············Curso e 60• 320 + 6,5/15 x 60 + 27 = 373 g

Fixação por pés

Modelo flange dianteiro

Modelo de fixação oscilante traseira fêmea (com pino) ∗∗

Peso do suporte de montagem

Peso padrão∗

Peso adicional para cada 15 mm de curso

Diâmetro (mm)

Peso

12

Ek = – mυ2

Page 10: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

123456789101112131415161718192021

222324252627282930313233343536373839404142

710

Travamento por mola (Travamento do escape)Travamento por mola e pneumático

Travamento pneumático (travamento por pressão)

Série CLJ2

Trava da mola

(Tipo E)

Construção (Impossível desmontar)

Nota

Somente tipo E

MaterialAço laminado

Aço-carbono

Aço cromo-molibdênio

Aço

Aço cromo-molibdênio

Aço

Aço cromo-molibdênio

Aço

Bronze

Uretano

Resina

Latão

Aço laminado

NBR

NBR

NBR

NBR

NBR

NBR

NBR

NBR

DescriçãoArruela plana

Anel retentorParafuso sextavado interno

Arruela de pressão

Parafuso sextavado interno

Arruela de pressão

Parafuso sextavado interno

Arruela de pressão

Silenciador

Amortecedor

Anel de desgaste

Porca de montagem

Porca da haste

Vedação do pistão

Vedação da haste A

Vedação da haste B

Vedação do pistão do freio

Gaxeta do tubo do cilindro

Gaxeta da tampa intermediária

Gaxeta do came

Gaxeta do pistão

NotaAnodizado transparente

Anodizado transparente

Nitretado, revestido com

níquel cromado

Anodizado duro

Anodizado duro

Anodizado duro

Revestido com cromo duro

Cromado

Nitretado

Nitretado

Nitretado

Tratado termicamente

Zinco cromado

Nitretado

Nitretado, pintado em prata platina

MaterialLiga de alumínio

Liga de alumínio

Aço-carbono

Liga de alumínio

Liga de alumínio

Liga de alumínio

Aço inoxidável

Aço inoxidável

Liga de alumínio

Aço-carbono

Aço-carbono

Material de fricção especial

Aço-carbono

Aço-carbono

Aço-carbono

Aço

Liga de rolamento

Liga de rolamento

Aço cromo-molibdênio

Aço-carbono

Aço laminado

DescriçãoCabeçote dianteiro

Cabeçote traseiro

Tampa A

Tampa B

Tampa C

Tampa intermediária

Tubo do cilindro

Haste do pistão

Pistão

Pistão do freio

Braço do freio

Sapata do freio

Rolete

Pino

Anel retentor

Mola do freio

Bucha A

Bucha B

Comando de liberação manual da trava

Guia do came

Porca de travamento

NºNº

Partes componentes

Page 11: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø

ø

ø

ø

ø

ø

0–0,3

0 –0,3

0 –0,3

0–0,3

M14 x 1,0

M6 x 1,0

M6 x 1,0

2 x ø5,5

50,5

2,3

11,5

25,5

25,5

9,5

11,5 9,5

48,5

6,5

18,3

18,3

48,5

6,5

18,3

18,3

M14 x 1,0

CLJ2B16- -EDP

CLJ2L16- -EDP

711

Came de destravamento

manual

Travamento pneumático e travamento

por mola e pneumático

150 + Curso111 + Curso

M5 x 0,8

Conexão traseira

do cilindro

Porta do cabeçote traseiro na direção axial (R)

Conexão da tubulação M5 x 0,8

Trava da mola

Silenciador

M5 x 0,8Porta de travamento pressurizada

M5 x 0,8

Conexão dianteira do cilindro

Furo de

montagem

Largura entre faces 10

Largura entre faces 10

Porca de travamento

Came de destravamento manual

M5 x 0,8 porta de destravamento

Destravada quando pressurizada

Porta do cabeçote traseiro na direção axial (R)

Conexão da tubulação M5 x 0,8

150 + Curso111 + Curso

Porca de travamento

M5 x 0,8

Conexão traseira do cilindro

M5 x 0,8

Conexão dianteira do cilindro

Trava da mola

Silenciador

M5 x 0,8 porta de travamento pressurizada

Travamento pneumático e travamento por

mola e pneumático

M5 x 0,8 porta de destravamento

Destravada quando pressurizada

Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples Série CLJ2

Fixação por pés (L)

Modelo básico (B)

Page 12: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø8

ø

ø

ø

ø

ø

øø

0–0,3

–0 –0,3

0–0,3

0 –0,3

M5 x 0,8

M5 x 0,8

M5 x 0,8

M5 x 0,8

M14 x 1,0

M14 x 1,0

M6 x 1,0

M6 x 1,0

2 x ø5,5

25,5

11,5 9,5

48,5

6,5

18,3

18,3

11,5

25,5

9,5

27,5

6,5

48,5

6,5

18,3

18,3

CLJ2F16- -EDP

CLJ2D16- -EDP

712

Série CLJ2

∗ O pino da fixação oscilante e o anel retentor são enviados juntos.Modelo de fixação oscilante traseira fêmea (D)

Modelo flange dianteiro (F)

Pino da fixação oscilante

M5 x 0,8 porta de travamento pressurizada

Travamento pneumático e travamento por mola e pneumático

Conexão traseira do cilindro

Conexão dianteira do cilindro

Trava da mola

Silenciador

Came de destravamento

manual

Porca de travamento

168 + Curso160 + Curso

111 + Curso

Largura entre faces 10

M5 x 0,8 porta de destravamento

Destravada quando pressurizada

Conexão traseira do cilindro

Conexão dianteira do cilindro

M5 x 0,8 porta de travamento pressurizada

Travamento pneumático e travamento por mola e pneumático

150 + Curso111 + Curso

M5 x 0,8 porta de destravamento

Destravada quando pressurizada

Largura entre faces 10

Furo de montagem

Porca de travamento

Came de destravamento manual

Porta do cabeçote traseiro na direção axial (R)

Conexão da tubulação M5 x 0,8

Trava da mola

Silenciador

Page 13: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø 0,048

0,2

0,2

0,7

1,5 1,5

0,7

4,8

0,03

00,

060

22,718,3

4,8

21,9

0,7

1,5 1,5

0,7 0,03

00,

060

16,612,2

0,1

0,3

0,1

0,3

6,4

6,5

11,5

0,048

0,20,

2

ø

ø ø ø ø

ø

TZ

TC5,5

TDH10

5

TH35

TK20

TN6,4

TT2,3

TU14

TV48

TW28

TX38

TY16

TZ10+0,048

0

M14 x 1,0

M6 x 1,0

M6 x 1,0M6 x 1,0

4 x øTC

713

∗ O suporte em T inclui uma base de suporte em T, junta articulada simples, parafuso sextavado interno e arruela de pressão.

Cilindro de fixação oscilante traseira fêmea

Dimensões do suporte do acessório

∗ Os anéis de retenção são fornecidos juntos.∗ Os anéis de retenção são fornecidos juntos.

Material: Aço laminado

Diâmetro (mm)

16

Referência

CJ-T016B

Material: Latão

Porca de montagem: SNLJ-016B

Porca da haste: NT-015A

Material: Aço laminadoMaterial: Aço laminado

Material: Aço inoxidávelMaterial: Aço inoxidável

Pino da articulação: IY-J015APino da fixação oscilante: CD-Z015

Suporte em T: CJ-T016B

Garfo: Y-LJ016B∗ O pino da articulação e o anel retentor são fornecidos juntos.

Articulação simples: I-LJ016B

Material: Aço laminado

Série CLJ2Dimensões do suporte do acessório

Page 14: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

BA

16

BA

A

16

BBA

SMC

SMC

SMC

SMC

SM

C

SM

C

SM

C

SM

C

BA

16,5

24,5(22)

22(24)

BA

16,5

38,236,7

2926

Hs

Hs

Hs

Hs

HsHs

1616

16A3

B3

D-C7/C8D-C73CD-C80C

A2,5

B2,5

D-A9�(V)

A6,5

B6,5

D-M9�(V)D-M9�W(V)D-M9�A(V)

A2

B2

D-H7�D-H7CD-H7�WD-H7BAD-H7NF

(mm)

16Hs21

D-M9�(V)D-M9�W(V)D-M9�A(V)D-A9�(V)

Hs20,5

D-C7/C8D-H7�D-H7�WD-H7NFD-H7BA

Hs23

D-C73CD-C80C

Hs23,5

D-H7C

(mm)

D-A9�

D-C7�/C80

D-C73C�/C80C

D-H7�D-H7�WD-H7BAD-H7NF

D-H7C

D-M9�D-M9�AD-M9�W

~= ~=

~= ~=

~=~=

714

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Altura de montagem do sensor magnético

Diâmetro(mm)

Modelo do sensor

magnético

Diâmetro(mm)

Modelo do sensor

magnético

Posição adequada de montagem do sensor magnético

Sensor de estado sólido<Montagem por abraçadeira>

Sensor tipo reed <Montagem por abraçadeira>

( ): Para D-A96

Posição adequada de montagem do sensor magnético (Detecção no fim do curso) e sua altura de montagem

Posição adequada de montagem do sensor magnético (Detecção no fim do curso) e sua altura de montagem

Série CLJ2Montagem do sensor magnético 1

Nota) Ajuste o sensor magnético após confirmar as condições de operação na situação real.

( ): Para D-M9lA

Page 15: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

167

3

7

4

9

D-C7�/C80D-C73C/C80C

D-H7�/H7�W/H7BA/H7NFD-H7C

D-A9�D-M9�D-M9�W

12

(mm)

15 + 35 (n-2)2

15 + 35

(n = 2, 4, 6···) Nota 3)

(n-2)2

15 + 35

(n = 2, 4, 6···) Nota 3)

(n-2)2

10 + 35

(n = 2, 4, 6···) Nota 3)

(n-2)2

15 + 40

(n = 2, 4, 6···) Nota 3)

(n-2)2

15 + 45

(n = 2, 4, 6···) Nota 3)

(n-2)2

15 + 50

(n = 2, 4, 6···) Nota 3)

(n-2)2

45 + 15 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

35 + 25 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

35 + 25 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

35 + 25 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

50 + 20 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

60 + 22,5 (n – 2)(n = 2, 3, 4, 5···)

50 + 27,5 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

10

10

10

10

5

10

5

15

15

15

15

15

15

10

45

50

60

65

35

35

35

D-M9�/M9�W/M9�AD-A90/A93

B

A

D-M9�(V)D-M9�W(V)D-M9�A(V)

Nota 1) Nota 1)

Nota 1)

Nota 1)

D-H7�/H7�WD-H7BAD-H7NF

D-C7�D-C80

D-C73CD-C80CD-H7C

D-M9�D-M9�WD-M9�AD-A9�

D-M9�V

D-M9�WVD-M9�AV

D-A9�V

(mm)

715

O sensor magnético é montado deslocando-o levemente em uma direção (circunferência do tubo do cilindro externo) para que o sensor magnético e o cabo não interfiram um com o outro.

A posição de montagem do sensor magnético adequada é 5,5 mm para dentro da borda do suporte do sensor.A e B acima indicam valores para montagem por abraçadeira na tabela da página 714.

∗ Valores apenas para referência incluindo histerese, não significa que seja garantido (assumindo aproximadamente ±30% de d ispersão) . A var iação pode ser g rande, dependendo do ambiente.

Diâmetro (mm)Modelo do sensor magnético

Faixa de operação

Mesma face (1)Faces diferentes (1)

Sensor magnético

Com 2 sensores magnéticos

Modelo do sensor magnético

Modelo do sensor magnético

Montagem do sensor magnético

Curso mínimo para montagem do sensor magnético

Nota 1) Montagem do sensor magnético.

Nota 3) Quando “n” for um número ímpar, o número par imediatamente acima deve ser usado para o cálculo.

Nota 2) Curso mínimo para montagem de sensores magnéticos de modelos diferentes dos mencionados na Nota 1.

Curso abaixo de 55 Nota 2)

Curso abaixo de 50 Nota 2)

Curso abaixo de 20 Nota 2)

(n = 2, 4, 6···) Nota 3)

Faces diferentes

Montagem por abraçadeira

Mesma faceMesma face

Quantidade de sensores magnéticos montados

n (n: Quantidade de sensores magnéticos)

Faces diferentes

Montagem do sensor magnético Série CLJ2

Page 16: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

BJ2-010 BJ2-016

10 16D-M9�D-M9�VD-M9�WD-M9�WVD-A9�D-A9�VD-M9�AD-M9�AVD-C7�/C80D-C73C/C80CD-H7�/H7�WD-H7BA/H7NF

d

a

b

D-C73, C76

D-C80

D-H7A1, H7A2, H7B

D-H7NW, H7PW, H7BW

c

716

Nota 1) Defina a referência que inclui a abraçadeira de montagem do sensor magnético (BJ2-���) e o kit de suporte (BJ5-1/Suporte do sensor: Incolor). Como o suporte do sensor (de nylon) é afetado por álcool, clorofórmio, metilamina, ácido clorídrico ou ácido sulfúrico pulverizados, ele não pode ser usado neste tipo de ambiente. Consulte a SMC sobre outros produtos químicos.

Nota 2) Defina a referência que inclui a abraçadeira de montagem do sensor magnético (BJ2-���S) e o kit de suporte (BJ4-1/Suporte do sensor: Branco).

Nota 3) Para o sensor magnético tipo D-M9�A (V), não instale o suporte do sensor no led indicador.

∗ Para sensores de estado sólido, também estão disponíveis sensores magnéticos com conector pré-cabeado. Consulte detalhes nas páginas 1960 e 1961.∗ Sensores magnéticos de estado sólido normalmente fechado (N.F. = contato b) (tipos D-F9G/F9H) também estão disponíveis. Consulte a página 1911 para obter detalhes.

[Conjunto de parafusos de montagem fabricados em aço inoxidável]O seguinte conjunto de parafusos de montagem fabricados em aço inoxidável está disponível. Utilize de acordo com o ambiente de trabalho. (Peça o suporte de montagem do sensor magnético separadamente, pois ele não está incluído.) BBA4: Para tipos D-C7/C8/H7Nota 2) Consulte a página 1990 para obter detalhes do BBA4.O sensor magnético D-H7BAL é fixado, na fábrica, no cilindro com os parafusos de aço inoxidável acima. Quando um sensor magnético é fornecido independentemente, BBA4 está incluído.

Suporte do sensor

(Zinco fundido)

Retentor do sensor

(Resina)

Suporte de montagem do sensor magnético: Referência

Estado sólido

Reed

Além dos modelos listados em Como pedir, os sensores magnéticos a seguir são aplicáveis.

Consulte as páginas 1893 a 2007 para obter as especificações detalhadas.

Grommet (em linha)

Sem led indicador

Indicação de diagnóstico (indicador bicolor)

Entrada elétrica (Direção de atração) CaracterísticasReferênciaSensor magnético

(1) BJ2-��� é um conjunto de “a” e “b”.

(2) BJ�-1 é um conjunto de “c” e “d”.

(0) BJ4-1 (Suporte do sensor: Branco)

(0) BJ5-1 (Suporte do sensor: Incolor)

Parafuso de montagem do sensor magnético

Abraçadeira de montagem do sensor magnético

Nota 2)

BJ2-016Nota 2)

BJ6-010S

Nota 1)

BJ2-016Nota 1)

BJ6-010S

Montagem por

abraçadeira

Modelo do sensor magnético

Diâmetro (mm)Montagem do sensor

magnético

Série CLJ2Montagem do sensor magnético 2

Page 17: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

CLM2

CDLM2

L E

L

25

E M9BW25

100

100 C

Nil

JK

EPD

Nil

Nil

Sn

Nil

H

BLFGCD

TE

BZFZ

20253240

20 mm

25 mm

32 mm

40 mm

Nil

TNRc

NPT

——

24 V

24 V

5 V,12 V

12 V

5 V,12 V

12 V

5 V,12 V

12 V5 V,12 V

5 V

12 V

VVVVVVVvvvV

V

VVVVVV

VVVVVVVVVVV

V

VVVVVV

VVV—VVVvvv—

——————

vvvVvvvvvvv

—VVVV—

———V———————

———VV—

vvv—vvvvvvv

——————

M9NM9PM9BH7C

M9NWM9PWM9BW

M9NA∗∗

M9PA∗∗

M9BA∗∗

H7NF

A96

—A93A90

C73CC80C

M9NVM9PVM9BVJ79C

M9NWVM9PWVM9BWVM9NAV∗∗

M9PAV∗∗

M9BAV∗∗

A96V

A72A93VA90VA73CA80CA79W

M9NVM9PVM9BV

—M9NWVM9PWVM9BWVM9NAV∗∗

M9PAV∗∗

M9BAV∗∗

A96V

—A93VA90V

———

M9NM9PM9B

—M9NWM9PWM9BW

M9NA∗∗

M9PA∗∗

M9BA∗∗

F79F

A96

A72HA93A90———

1(M)

0,5(Nil)

5(Z)

3(L)

—3 fios

(equivalente a NPN)

Comprimento do cabo (m)

∗∗∗ Sensores magnéticos resistentes à água podem ser montados nos modelos acima, mas, neste caso, a SMC não pode garantir a resistência à água. Consulte a SMC para saber os tipos resistentes à água com os números de modelo acima.

∗ Os sensores magnéticos D-A9�(V)/M9�(V)/M9�W(V)/M9�A(V) são fornecidos juntos (não montados). (Apenas os suportes de montagem do sensor magnético são montados na fábrica.)

∗ Uma vez que há outros sensores magnéticos aplicáveis além dos listados, consulte a página 733 para obter detalhes.∗ Para obter detalhes sobre os sensores magnéticos com conector pré-cabeado, consulte as páginas 1960 e 1961.

∗ Símbolos de comprimento do cabo: 0,5 m ······ Nada (Exemplo) M9NW1 m ······· M (Exemplo) M9NWM3 m ······· L (Exemplo) M9NWL5 m ······· Z (Exemplo) M9NWZ

Nenhum ······· N (Exemplo) H7CN

Relé, CLP

Relé, CLP

Não

Sim

Não

Sim

Sim

Sim

Resistente à água(indicador de 2 cores)

Sen

sor

tip

o r

eed

Sen

sor

de

esta

do

lido

Entrada elétrica

Led

indi

cado

r

Função especial

Tipo

Sensores magnéticos aplicáveis/Consulte as páginas 1893 a 2007 para obter mais informações sobre sensores magnéticos.

CACCMontagem em trilhoMontagem por abraçadeira

3 fios (NPN)

3 fios (PNP)

2 fios

3 fios (NPN)

3 fios (PNP)

2 fios

3 fios (NPN)

3 fios (PNP)

2 fios

4 fios (NPN)

2 fios

200 V

100 V

100 V ou menos

24 V ou menos

Conector

Cabeamento(Saída)

Tensão da carga Modelo do sensor magnético

Indicação de diagnóstico(Indicador de 2 cores)

Com saída de diagnóstico (Indicador de 2 cores)

Indicação de diagnóstico(Indicador de 2 cores)

Grommet

Grommet

Grommet

Grommet

Conector

Em linhaPerpendicular Em linhaPerpendicularNenhum

(N)

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Conector pré-cabeado

Carga aplicável

717

∗ Os sensores de estado sólido marcados com “�” são produzidos após o recebimento do pedido.∗ Não indique o sufixo “N” para nenhum cabo nos modelos D-A3�A/A44A/G39A/K39A.

Tipo de rosca

Diâmetro

Modelo básico

Fixação por pés

Modelo flange dianteiro

Modelo flange traseiro

Modelo fixação oscilante traseira macho

Modelo fixação oscilante traseira fêmea

Modelo munhão traseiro

Modelo fixação oscilante integrada

Modelo básico com cabeçote traseiro plano

Flange com cabeçote traseiro plano

Modelo de montagem

Pneumático

Hidropneumático

Tipo

Quantidade de sensores magnéticos

Consulte “Curso padrão” na página 718.

Curso do cilindro (mm)

Travamento por mola (Travamento do escape)

Travamento pneumático (travamento por pressão)

Travamento por mola e pneumático

Operação de travamento

Nenhum

Lona de nylon

Lona resistente ao calor

Com proteção sanfonada na haste

Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples

Série CLM2ø20, ø25, ø32, ø40

Caso precise de um cilindro com anel magnético sem sensor, não há necessidade de preencher o campo referente ao sensor magnético.(Exemplo) CDLM2F32-100-P

Modelo do cilindro com anel magnético

Como pedir

Com sensor magnético

(Com anel magnético)Com sensor magnético

2 pçs.

1 pç.

“n” pçs.

Nota) Este símbolo indica quando o sensor magnético tipo D-A9l ou M9l é especificado.Este suporte de montagem não se aplica a outros sensores magnéticos (D-C7� e H7�, etc.) (Nada)

Suporte de montagem do sensor magnético Nota)

∗ Consulte o modelo de sensor magnético aplicável na tabela abaixo.

Sem sensor magnético

Sensor magnético

Produzido sob encomenda

Consulte a página 718 para obter

detalhes.

Page 18: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

J

K

70°C

110°C ∗

20253240

25, 50, 75, 100, 125, 150200, 250, 300

1000

1500

2000

2000

20 25 32 40

Rc 1/8 Rc 1/4

+1,40

718

Nota 1) Cursos intermediários diferentes dos acima serão produzidos mediante o recebimento do pedido. A produção de cursos intermediários em intervalos de 1 mm é possível. (Espaçadores não são usados.)

Nota 2) Ao exceder o curso 300, o comprimento máximo do curso permitido é determinado pela tabela de seleção de curso (dados técnicos).

Modelo básico, Modelo pé axial, Modelo flange dianteira, Modelo flange traseira, Oscilante traseira macho, Oscilante traseira fêmea, Modelo munhão traseiro, Modelo integrado de manilha, Modelo básico com cabeçote traseiro plano, Modelo de flange com saliência

Sem sensor magnético: –10 a 70 °C (sem congelamento)Com sensor magnético: –10 a 60 °C (sem congelamento)

Curso padrão (1)(mm)

Curso máximo(mm)

Diâmetro(mm)

Especificações da trava fina

∗ Consulte informações sobre energia cinética admissível no travamento, força de retenção no travamento da mola e precisão de parada na página 720.

Travamento por

mola e pneumático

0,1 MPa ou mais

0,05 MPa ou mais

0,3 MPa ou mais

0,25 MPa ou menos

Fluido

Pressão máxima de trabalho

Pressão de destravamento

Pressão inicial de travamento

Direção de travamento

Travamento por mola

(Travamento do escape)

Travamento pneumático(Travamento por pressão)

Operação de travamento

Ar

0,5 MPa

Ambas as direções

Diâmetro (mm)

Dupla ação, Haste simples

Cilindro pneumático

Travamento por mola (Travamento do escape)Travamento pneumático (travamento pressurizado), travamento por mola

e pneumático

Ar

1,5 MPa

1,0 MPa

0,08 MPa

Não requer (dispensa lubrificação)

50 a 500 mm/s ∗

Amortecedor de borracha (equipamento padrão)

Montagem

Ação

Tipo

Operação de travamento

Fluido

Pressão de teste

Pressão máxima de trabalho

Pressão mínima de trabalho

Temperatura ambiente e do fluido

Lubrificação

Velocidade do pistão

Amortecedor

Tolerância de comprimento do curso

Tubulação/tipo aparafusado

Especificações

∗ Temperatura ambiente máxima para a proteção da haste.

Lona de nylon

Lona resistente ao calor

Temperatura ambiente máxima

Material da sanfona de proteção da hasteSímbolo

Material da sanfona de proteção da haste

Série CLM2

Fornecido com um mecanismo de travamento compacto, é adequado para parada intermediária, parada de emergência e prevenção de queda.

Travamento em ambas as direções.A haste do pistão pode ser travada em qualquer direção do curso do seu cilindro.

Velocidade máxima do pistão:500 mm/sPode ser usado de 50 a 500 mm/s, contanto que esteja na faixa de energia cinética admissível.

-XA�EspecificaçõesSímbolo

Alteração no formato da extremidade da haste

Especificações produzidas sob encomenda(Para obter detalhes, consulte as páginas 2009 a 2153.)

Produzido sob

encomenda

• Curso mínimo para montagem do sensor magnético

• Posição adequada de montagem do sensor magnético (detecção

no fim do curso) e altura de montagem

• Faixa de operação

• Suporte de montagem do sensor magnético: Referência

Consulte as páginas 714 a 716 para obter informações sobre cilindros com sensores magnéticos.

∗ Restrições associadas à energia cinética admissível são impostas nas velocidades nas quais o pistão pode ser travado. A velocidade máxima de 750 mm/s pode ser acomodada se o pistão deverá ser travado no estado estacionário para fins de prevenção de queda.

Consulte o curso mínimo para montagem do sensor magnético (página 732) para aqueles com sensor magnético. Curso padrão/

Page 19: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø20 ø25 ø32 ø40

(mm)

0,55

0,70

0,61

0,53

0,59

0,60

0,59

0,54

0,60

0,04

0,07

0,06

0,07

0,06

0,02

200,87

1,03

0,96

0,85

0,91

0,93

0,94

0,85

0,94

0,06

0,07

0,06

0,07

0,06

0,02

250,94

1,10

1,03

0,93

0,98

0,99

1,00

0,92

1,01

0,08

0,14

0,06

0,07

0,06

0,02

321,30

1,57

1,42

1,26

1,39

1,43

1,40

1,27

1,39

0,13

0,14

0,23

0,20

0,06

0,03

40

(kg)

CLM2H

20 25 32 40CM-L020B

CM-F020B

CM-C020B

CM-D020B

CM-T020B

CM-L032B

CM-F032B

CM-C032B

CM-D032B

CM-T032B

CM-L040B

CM-F040B

CM-C040B

CM-D040B

CM-T040B

1,10 + 0,08 x 100/50 = 1,26 kg

719

• Peso básico................ 1,10 (pé, ø32)• Peso adicional............ 0,08/Curso de 50• Curso do cilindro........ Curso de 100

Cabeçote traseiro plano

A saliência do suporte do cabeçote traseiro foi eliminada e o comprimento total do cilindro foi reduzido.

Modelo de montagem� Modelo básico com cabeçote traseiro plano (BZ) � Modelo flange com cabeçote traseiro plano (FZ)

Cilindro hidráulico de baixa pressão de 1 MPa ou menosPelo uso simultâneo da unidade hidropneumática Série CC, é possível operar a uma velocidade constante ou baixa ou realizar uma parada intermediária, igual para uma unidade hidráulica, usando equipamento pneumático, como uma válvula.

∗ Capacidade para sensor magnético• Para ver um diagrama de dimensão externa para identificar os tipos de suporte de

montagem, consulte as páginas 722 a 726, pois as dimensões são idênticas às do padrão.

∗ Ao pedir suporte tipo pé, solicite 2 peças por cilindro.∗∗ O pino da fixação oscilante e o anel retentor (ø40: contrapino) são fornecidos

junto com um modelo de fixação oscilante traseira fêmea.

Opção

Diâmetro (mm)

Especificações

Montagem

Óleo de turbina (porção de travamento é pneumática)

Dupla ação, Haste simples

ø20, ø25, ø32, ø40

1,0 MPa

0,2 MPa

15 a 300 mm/s

Amortecedor de borracha (equipamento padrão)

Tipo parafusado

Modelo básico, fixação por pés, flange dianteiro

Flange traseiro, fixação oscilante traseira macho

Fixação oscilante traseira fêmea, munhão traseiro

Fixação oscilante integrada, cabeçote traseiro plano

Fluido

Ação

Diâmetro (mm)

Pressão máxima de trabalho

Pressão mínima de trabalho

Velocidade do pistão

Amortecedor

Tubulação

Hidropneumático

Proteção sanfonada na hasteCursoDiâmetroModelo de montagem

Hidropneumático

Comparação com a dimensão de comprimento total

(Em relação ao tipo padrão)

Pé axial ∗

Flange

Fixação oscilante traseira macho

Fixação oscilante traseira fêmea ∗∗

Munhão (com porca)

Diâmetro (mm)

Referência do suporte de montagem

Cálculo: (Exemplo) CLM2L32-100-E

Peso adicional para cada 50 mm de curso

Modelo básico

Fixação por pés

Modelo de flange

Fixação oscilante integrada

Fixação oscilante traseira macho

Fixação oscilante traseira fêmea

Modelo munhão

Modelo básico com cabeçote traseiro plano

Flange com cabeçote traseiro plano

Suporte da fixação oscilante (com pino)

Articulação simples

Garfo (com pino)

Suporte do pivô

Pino do suporte do pivô

Suporte opcional

Peso básico

Peso

Montagem

Proteção sanfonada na

haste

Pino (7) do suporte do pivô

Suporte do pivô (6)

Suporte do pivô da fixação

oscilante (4)

Pino da fixação

oscilante

Garfo (3)Articulação simples

Porca da haste

Porca de montagem

Equipamento padrãoAcessório

Com pinoCom pino

Modelo básico

Fixação por pés

Modelo flange dianteiro

Modelo flange traseiro

Fixação oscilante integrada

Fixação oscilante traseira macho

Fixação oscilante traseira fêmea (3)

Modelo munhão traseiro

Modelo básico com cabeçote traseiro planoFlange com cabeçote traseiro plano

Nota

Nota 1) A porca de montagem não está equipada com uma fixação oscilante macho e uma fixação oscilante fêmea.

Nota 2) As porcas munhão estão incluídas para o modelo munhão traseiro.Nota 3) O pino e o anel retentor (ø40: contrapino) são fornecidos junto com a fixação oscilante traseira

fêmea e o garfo.Nota 4) O pino e o anel retentor são fornecidos junto com o suporte do pivô da fixação oscilante. Nota 5) Os pinos da fixação oscilante são fornecidos com anéis retentores (contrapinos para ø40).Nota 6) Os suportes do pivô não são fornecidos com pinos e anéis retentores.Nota 7) Os pinos de suporte são fornecidos com anéis retentores.

Suporte de montagem e acessório

Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples Série CLM2

Page 20: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

20 ∗

±0,3

±0,15

50±0,4

±0,2

100±0,5

±0,3

300±1,0

±0,5

500±2,0

±1,5

(mm)

ø40

ø40

ø32

ø25ø20

ø32

ø25

ø20

ø40

ø32

ø25

ø20

20 25 32 40

0,26 0,42 0,67 1,19

12

0 50 100 200 400300 500

20

10

30

40

50

60

40

784

32

443

25

313

20

196

0

500

1000

0,1 0,2 0,3 0,4 0,5

720

Condições: Carga: 25% de força de propulsão a 0,5 MPaVálvula solenoide: montagem na porta de travamento

20 mm/s marcado com um asterisco no caso de acionamento hidráulico com tipo hidropneumático.

Para especificações detalhadas do cilindro de trava fina, série CLM2 mencionada acima, consulte as páginas 702 a 705.

1. Em termos de condições específicas de carga, a energia cinética admissível indicada na tabela acima é equivalente a uma taxa de carga de 50% a 0,5 MPa, e a uma velocidade do pistão de 300 mm/s. Portanto, se as condições d e o p e ra ç ã o e s t i ve r e m a b a i x o d e s s e s va l o r e s , o s c á l c u l o s s ã o desnecessários.

2. Use a fórmula a seguir para obter a energia cinética da carga.

3. A velocidade do pistão excederá a velocidade média imediatamente antes do travamento. Para determinar a velocidade do pistão para fins de obtenção de energia cinética da carga, use 1,2 vez a velocidade média como guia.

4. A relação entre a velocidade e a carga dos respectivos diâmetros de tubo é indicada no diagrama abaixo. Use o cilindro na faixa abaixo da linha.

5. Mesmo com um nível de energia cinética admissível dado, há um limite para a altura da carga que pode ser sustentada. Por isso, um cilindro montado na horizontal deve ser operado abaixo da linha sólida, e um cilindro montado na vertical deve ser operado abaixo da linha pontilhada.

∗ Quando selecionar cil indros, consulte Precauções e energia cinética admissível no

travamento, na página 702, e depois selecione um cilindro.

Força de retenção (carga estática máxima) indica a capacidade máxima de retenção de uma carga estática que não é acompanhada de vibração ou impacto em condições em que não há aplicação de carga. Portanto, ela não se refere a uma carga que não pode ser sustentada constantemente. Ao usar (selecionar) este produto, verifique cuidadosamente os seguintes pontos.• Se a haste do pistão deslizar porque a força de retenção da trava foi

excedida, a sapata do freio pode ser danificada, resultando em uma força de retenção reduzida ou menor vida útil.

• Não use o cilindro no estado travado para sustentar uma carga que envolva impacto.

• O limite superior da carga usado nas condições não associadas à energia cinética no travamento, tais como prevenção de quedas, deve ser de 35% ou menos da força de retenção.

• Instale uma proteção da haste sem torcer.Se o cilindro for instalado com a base torcida, o fole pode ser danificado.

Precauções com a operaçãoCuidado

Cuidado no travamentoCuidado

For

ça d

e re

tenç

ão (

N)

Pressão de ar aplicada na porta de travamento pressurizada (MPa)

Diâmetro

Força de retenção do travamento da mola (carga estática máxima)

Força de retenção (N)

Força de retenção do travamento por mola (carga estática máxima)

Nota) A força de retenção no lado estendido da haste do pistão diminui em aproximadamente 15%.

Diâmetro (mm)

Velocidade do pistão (mm/s)

Mas

sa d

a ca

rga

Ek: energia cinética da carga (J)m: massa da carga (kg)υ: velocidade do pistão (m/s)

Cuidado/Energia cinética admissível no travamento

Energia cinética admissível (J)

Diâmetro (mm)

Série CLM2

Seleção/Circuito pneumático recomendado/Manuseie com cuidadoCuidado

Velocidade do pistão (mm/s)Método de travamento

Travamento pneumático (travamento por pressão)

Travamento por mola e pneumático

Travamento por mola (Travamento do escape)

Precisão de parada (sem incluir a tolerância do sistema de controle.)

Page 21: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

1234567891011121314151617181920212223

242526272829303132333435363738394041424344

721

Construção (Impossível desmontar)

Somente tipo E

Somente tipo E

Aço

Aço cromo-molibdênio

Aço

Aço cromo-molibdênio

Aço

Uretano

Uretano

Resina

Resina

Aço-carbono

Bronze

NBR

NBR

NBR

NBR

NBR

NBR

NBR

NBR

Aço-carbono

Aço-carbono

Arruela de pressão

Parafuso sextavado interno

Arruela de pressão

Parafuso sextavado interno

Arruela de pressão

Amortecedor A

Amortecedor B

Anel de desgaste

Anel de desgaste

Plugue sextavado interno

Elemento

Vedação do pistão

Gaxeta do pistão

Vedação do pistão do freio

Vedação da haste A

Vedação da haste B

Gaxeta da tampa do meio A

Gaxeta da tampa do meio B

Gaxeta do came

Porca de montagem

Porca da haste

Anodizado incolor

Anodizado incolor

Nitretado, revestido com cromo

Anodizado duro

Revestido com cromo duro

Cromado

Nitretado

Nitretado

Tratamento anticorrosivo

Revestido com níquel

Nitretado, pintado

Liga de alumínio

Liga de alumínio

Aço-carbono

Liga de alumínio

Aço inoxidável

Aço-carbono

Liga de alumínio

Aço-carbono

Aço-carbono

Material de fricção especial

Aço-carbono

Aço-carbono

Aço-carbono

Aço

Liga do rolamento

Liga do rolamento

Aço inoxidável

Aço cromo-molibdênio

Aço-carbono

Aço laminado

Aço laminado

Aço-carbono

Aço cromo-molibdênio

Cabeçote dianteiro

Cabeçote traseiro

Tampa

Tampa intermediária

Tubo do cilindro

Haste do pistão

Pistão

Pistão do freio

Braço do freio

Sapata do freio

Rolete

Pino

Anel retentor

Mola do freio

Bucha

Bucha

Anel retentor

Comando de liberação manual da trava

Guia do came

Porca de pressão

Arruela plana

Anel retentor

Parafuso sextavado interno

NotaDescriçãoNº MaterialNotaDescriçãoNº Material

Partes componentes

Travamento pneumático (travamento por pressão)

Travamento por mola (Travamento do escape)Travamento por mola e pneumático

Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples Série CLM2

Page 22: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø

20253240

20253240

e f

K5

5,5

5,5

7

20253240

ZZ168

182

184

217

N15

15

15

21,5

68

72

72

77

81

85

85

90

93

97

97

102

106

110

110

115

131

135

135

140

12,5

12,5

12,5

12,5

25

25

25

25

37,5

37,5

37,5

37,5

50

50

50

50

75

75

75

75

AL15,5

19,5

19,5

21

A18

22

22

24

B2

26

32

32

41

B1

13

17

17

22

BN80

90

90

100,5

BC38

45

45

52

BQBP D8

10

12

14

20

26

26

32

BZ57,5

69

69

76

GA73,5

83,5

83,5

90,5

F13

13

13

16

GC8

9

9

8

GB8

8

8

11

GK3,5

4

4

4

GD55

64,5

64,5

70

GQ4

7

7

8

GL6

9

9

11

H41

45

45

50

GR4

7

7

7

H2

8

8

8

10

I28

33,5

37,5

46,5

H1

5

6

6

8

NA24

30

34,5

42,5

PH19,5

24

24

24

PL20

24

24

24

MMM8 x 1,25

M10 x 1,25

M10 x 1,25

M14 x 1,5

P PG22

27

27

29

S127

137

139

167

ZZ181

195

197

233

PW38

41

41

41

NNM20 x 1,5

M26 x 1,5

M26 x 1,5

M32 x 2

20253240

36

36

36

46

17

17

17

19

23,5

23,5

23,5

23,5

10,5

10,5

10,5

10,5

h

208

222

224

260

221

232

237

273

233

247

249

285

246

260

262

298

271

285

287

323

ZZ

0–0,033

0–0,033

0–0,033

0–0,039

E(mm)

(mm)

(mm)

1 81 81 81 8

1 81 81 81 4

1 81 81 81 8

CLM2B

JH

JWh

øe

f

88

ø

NA

NA

P (Rc, NPT)1,5 1,5

2 x NN

ø x

P (Rc, NPT)

l

l

l

l

722

Até 300

Até 300

Até 300

Até 300

Com proteção sanfonada na haste

Cabeçote traseiro planoDiâmetro (mm)

Diâmetro (mm)

Diâmetro (mm)

Variedade de cursos

Estilo padrão

Cabeçote traseiro plano Com proteção sanfonada na haste

Modelo básico (B)

Diâmetro Curso

ZZ + Curso

Conexão traseira do cilindro

S + CursoZZ + Curso

Largura entre faces B2

Largura entre faces B1

Came de destravamento manual

Porca de travamento

BP (Rc, NPT) porta de destravamento

BQ (Rc, NPT) porta de travamento para pressurização

Conexão dianteira do cilindro

ZZ + Curso

Diâmetro (mm) JH(Referência)

JW(Referência)1 a 50 51 a 100 101 a 150 151 a 200 201 a 300 1 a 50 51 a 100 101 a 150 151 a 200 201 a 300 1 a 50 51 a 100 101 a 150 151 a 200 201 a 300

(Tampa do plugue com porta de respiro na trava da mola)Destravada quando pressurizada

Série CLM2

Page 23: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø

ø x

2 x øLC

P (Rc, NPT)

P (Rc, NPT)2 x NN

4 x øLD

P (Rc, NPT)

ø

ø

x P (Rc, NPT)

ø40

ø x

A18

22

22

24

B1

13

17

17

22

AL15,5

19,5

19,5

21

B40

47

47

54

B2

26

32

32

41

BN80

90

90

100,5

BC38

45

45

52

BZ63,5

74,5

74,5

80

BP

K5

5,5

5,5

7

LH25

28

28

30

LC4

4

4

4

N15

15

15

21,5

NA24

30

34,5

42,5

LD6,8

6,8

6,8

7

LS167

177

179

213

LX40

40

40

55

LT3,2

3,2

3,2

3,2

LZ55

55

55

75

PH19,5

24

24

24

P PG22

27

27

29

PL20

24

24

24

S127

137

139

167

PW38

41

41

41

X20

20

20

23

Z21

25

25

27

Y8

8

8

10

ZZ196

210

212

250

MMM8 x 1,25

M10 x 1,25

M10 x 1,25

M14 x 1,5

NNM20 x 1,5

M26 x 1,5

M26 x 1,5

M32 x 2

BQ GK3,5

4

4

4

GQ4

7

7

8

GL6

9

9

11

GR4

7

7

7

H1

5

6

6

8

H41

45

45

50

H2

8

8

8

10

F13

13

13

16

D8

10

12

14

GA73,5

83,5

83,5

90,5

GC8

9

9

8

GB8

8

8

11

GD55

64,5

64,5

70

20253240

20253240

A18

22

22

24

AL15,5

19,5

19,5

21

B34

40

40

52

GC8

9

9

8

GD55

64,5

64,5

70

GK3,5

4

4

4

GL6

9

9

11

GQ4

7

7

8

GR4

7

7

7

H41

45

45

50

H1

5

6

6

8

H2

8

8

8

10

K5

5,5

5,5

7

P PG22

27

27

29

PH19,5

24

24

24

PL20

24

24

24

PW38

41

41

41

S127

137

139

167

ZZ181

195

197

233

Z172

186

188

222

MMM8 x 1,25

M10 x 1,25

M10 x 1,25

M14 x 1,5

NNM20 x 1,5

M26 x 1,5

M26 x 1,5

M32 x 2

N15

15

15

21,5

NA24

30

34,5

42,5

BQ BZ57,5

69

69

76

C1

30

37

37

47,3

D8

10

12

14

B2

26

32

32

41

B1

13

17

17

22

BC38

45

45

52

FD7

7

7

7

FT4

4

4

5

FX60

60

60

66

FZ75

75

75

82

FY—

36

GA73,5

83,5

83,5

90,5

BN80

90

90

100,5

BP GB8

8

8

11

F13

13

13

16

20253240

20253240

20

26

26

32

CLM2L

CLM2G

1 81 81 81 4

1 81 81 81 8

1 81 81 81 8

E0

–0,0330

–0,0330

–0,0330

–0,039

1 81 81 81 8

1 81 81 81 8

1 81 81 81 4

(mm)

(mm)

(mm)

(mm)

723

Furos de montagem

ZZ + CursoZ + CursoS + Curso

Largura entre faces lNA

ø20 a ø32

Largura entre faces B2Conexão traseira do

cilindro

Largura entre faces B1

Porca de travamento

Came de destravamento manual

Conexão dianteira do cilindro

(Tampa do bujão com porta de respiro na trava da mola)

BQ (Rc, NPT) porta de travamento para pressurização

Destravada quando pressurizada

BP (Rc, NPT) porta de destravamento

ZZ + CursoLS + Curso

S + CursoLargura entre faces lNA

Conexão traseira do cilindro

Conexão dianteira do cilindro

(Tampa do bujão com porta de respiro na trava da mola)

BQ (Rc, NPT) porta de travamento para pressurização

BP (Rc, NPT) porta de destravamento

Largura entre faces B2Largura entre faces B1

Porca de travamento

Came de destravamento manual

Destravada quando pressurizada

Furos de montagem

CursoDiâmetro

CursoDiâmetro

Modelo de flange traseiro (G)

Fixação por pés (L)

Diâmetro (mm)

Variedade de cursos

Até 300

Até 300

Até 300

Até 300

Diâmetro (mm)

Até 400

Até 450

Até 450

Até 500

Variedade de cursos

Diâmetro (mm)

Diâmetro (mm)

Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples Série CLM2

Page 24: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø

ø

ø

NA

NA

4 x øFD

P (Rc, NPT)

2 x øFD

P (Rc, NPT)

ø40

AL15,5

19,5

19,5

21

A18

22

22

24

B1

13

17

17

22

B34

40

40

52

H41

45

45

50

GR4

7

7

7

GQ4

7

7

8

GL6

9

9

11

H2

8

8

8

10

H1

5

6

6

8

K5

5,5

5,5

7

I28

33,5

37,5

46,5

NA24

30

34,5

42,5

N15

15

15

21,5

S127

137

139

167

PW38

41

41

41

ZZ181

195

197

233

Z37

41

41

45

PG22

27

27

29

PNNM20 x 1,5

M26 x 1,5

M26 x 1,5

M32 x 2

MMM8 x 1,25

M10 x 1,25

M10 x 1,25

M14 x 1,5

ZZ168

182

184

217

PL20

24

24

24

PH19,5

24

24

24

BC38

45

45

52

B2

26

32

32

41

GA73,5

83,5

83,5

90,5

FZ75

75

75

82

GC8

9

9

8

GB8

8

8

11

GK3,5

4

4

4

GD55

64,5

64,5

70

BPBN80

90

90

100,5

BZ57,5

69

69

76

BQ D8

10

12

14

C1

30

37

37

47,3

FD7

7

7

7

F13

13

13

16

FX60

60

60

66

FT4

4

4

5

FY—

36

20253240

20

26

26

32

20253240

20253240

CLM2F

0–0,033

0–0,033

0–0,033

0–0,039

E1 81 81 81 8

1 81 81 81 8

1 81 81 81 4

(mm)

(mm)

724

ZZ + Curso

Conexão traseira do cilindro

ZZ + CursoS + Curso

Largura entre faces B1

Largura entre faces B2

Porca de travamento

Came de destravamento manual

Furos de montagem

ø20 a ø32

Conexão dianteira do cilindro

(Tampa do bujão com porta de respiro na trava da mola)

BQ (Rc, NPT) porta de travamento para pressurização

Destravada quando pressurizada

BP (Rc, NPT) porta de destravamento

Furos de montagem

Cabeçote traseiro plano

Diâmetro

(mm)

Cabeçote traseiro plano

CursoDiâmetro

Modelo de flange dianteiro (F)

Variedade de cursos

Diâmetro (mm)

Diâmetro (mm)

Até 400

Até 450

Até 450

Até 500

Série CLM2

Page 25: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

øø

ø

øø ø

ø

ø

NA

NA

NA

NA

P (Rc, NPT)

1,50,058

0,10,2

1,5

0,058

0,20,1

P (Rc, NPT)

P (Rc, NPT)

P (Rc, NPT)

A18

22

22

24

AL15,5

19,5

19,5

21

B1

13

17

17

22

BC38

45

45

52

H41

45

45

50

GR4

7

7

7

H1

5

6

6

8

I28

33,5

37,5

46,5

N15

15

15

21,5

NA24

30

34,5

42,5

K5

5,5

5,5

7

L30

30

30

39

P PG22

27

27

29

PH19,5

24

24

24

PL20

24

24

24

PW38

41

41

41

RR9

9

9

11

S127

137

139

167

U14

14

14

18

Z198

212

214

256

ZZ207

221

223

267

MMM8 x 1,25

M10 x 1,25

M10 x 1,25

M14 x 1,5

NNM20 x 1,5

M26 x 1,5

M26 x 1,5

M32 x 2

BN80

90

90

100,5

BP BQ BZ57,5

69

69

76

CD9

9

9

10

CX10

10

10

15

F13

13

13

16

GA73,5

83,5

83,5

90,5

GB8

8

8

11

GC8

9

9

8

GD55

64,5

64,5

70

GK3,5

4

4

4

GL6

9

9

11

GQ4

7

7

8

D8

10

12

14

20253240

20253240

20

26

26

32

H41

45

45

50

GQ4

7

7

8

GR4

7

7

7

H1

5

6

6

8

I28

33,5

37,5

46,5

N15

15

15

21,5

NA24

30

34,5

42,5

K5

5,5

5,5

7

L30

30

30

39

P PG22

27

27

29

PH19,5

24

24

24

PL20

24

24

24

PW38

41

41

41

RR9

9

9

11

S127

137

139

167

U14

14

14

18

Z198

212

214

256

ZZ207

221

223

267

MMM8 x 1,25

M10 x 1,25

M10 x 1,25

M14 x 1,5

NNM20 x 1,5

M26 x 1,5

M26 x 1,5

M32 x 2

20253240

20253240

A18

22

22

24

AL15,5

19,5

19,5

21

B1

13

17

17

22

BC38

45

45

52

BN80

90

90

100,5

BP BQ BZ57,5

69

69

76

CD9

9

9

10

CX10

10

10

15

D8

10

12

14

GA73,5

83,5

83,5

90,5

GB8

8

8

11

GC8

9

9

8

GD55

64,5

64,5

70

GK3,5

4

4

4

GL6

9

9

11

F13

13

13

16

CZ19

19

19

30

CLM2C

E0

–0,0330

–0,0330

–0,0330

–0,039

1 81 81 81 8

1 81 81 81 8

1 81 81 81 4

CLM2D

20

26

26

32

E0

–0,0330

–0,0330

–0,0330

–0,039

1 81 81 81 4

1 81 81 81 8

1 81 81 81 8

(mm)

(mm)

725

Conexão dianteira do cilindro

(Tampa do bujão com porta de respiro na trava da mola)

BQ (Rc, NPT) porta de travamento para pressurização

Destravada quando pressurizada

BP (Rc, NPT) porta de destravamento

ZZ + CursoZ + CursoS + Curso

Conexão traseira do cilindroLargura entre faces B1

Porca de travamento

Came de destravamento manual

ZZ + CursoZ + CursoS + Curso

Conexão traseira do cilindroLargura entre faces B1

Conexão dianteira do cilindro

(Tampa do bujão com porta de respiro na trava da mola)

BQ (Rc, NPT) porta de travamento para pressurização

Destravada quando pressurizadaBP (Rc, NPT) porta de destravamento

Porca de travamento

Came de destravamento manual

∗ Pino da fixação oscilante e anel de encaixe (ø40: contrapino) são fornecidos juntos.

CursoDiâmetro

CursoDiâmetro

Modelo fixação oscilante traseira fêmea (D)

Fixação oscilante traseira macho (C)

Variedade de cursos

Até 300

Até 300

Até 300

Até 300

Diâmetro (mm)

Diâmetro (mm)

Variedade de cursos

Até 300

Até 300

Até 300

Até 300

Diâmetro (mm)

Diâmetro (mm)

Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples Série CLM2

Page 26: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø

ø

øø

ø

ø

øø

NA

NA

P (Rc, NPT)

P (Rc, NPT)

1,5

0,02

50,

061

1,5 0,058

0,1

P (Rc, NPT)

P (Rc, NPT)

A18

22

22

24

AL15,5

19,5

19,5

21

B1

13

17

17

22

BC38

45

45

52

B2

26

32

32

41

H41

45

45

50

GR4

7

7

7

H1

5

6

6

8

K5

5,5

5,5

7

PG22

27

27

29

PN15

15

15

21,5

NA24

30

34,5

42,5

PH19,5

24

24

24

PL20

24

24

24

PW38

41

41

41

S127

137

139

167

TD8

9

9

10

TT10

10

10

11

TY32

40

40

53

TX32

40

40

53

TZ52

60

60

77

Z173

187

189

222,5

ZZ183

197

199

233

MMM8 x 1,25

M10 x 1,25

M10 x 1,25

M14 x 1,5

NNM20 x 1,5

M26 x 1,5

M26 x 1,5

M32 x 2

BN80

90

90

100,5

BP BQ BZ57,5

69

69

76

F13

13

13

16

GA73,5

83,5

83,5

90,5

GB8

8

8

11

GC8

9

9

8

GD55

64,5

64,5

70

GK3,5

4

4

4

GL6

9

9

11

GQ4

7

7

8

D8

10

12

14

20253240

20253240

E

H41

45

45

50

GR4

7

7

7

H1

5

6

6

8

I28

33,5

37,5

46,5

N15

15

15

21,5

NA24

30

34,5

42,5

K5

5,5

5,5

7

L12

12

15

15

P PG22

27

27

29

PH19,5

24

24

24

PL20

24

24

24

PW38

41

41

41

RR9

9

12

12

S127

137

139

167

U11,5

11,5

14,5

14,5

Z180

194

199

232

ZZ189

203

211

244

MMM8 x 1,25

M10 x 1,25

M10 x 1,25

M14 x 1,5

NNM20 x 1,5

M26 x 1,5

M26 x 1,5

M32 x 2

20253240

20253240

A18

22

22

24

AL15,5

19,5

19,5

21

B1

13

17

17

22

BC38

45

45

52

BN80

90

90

100,5

BP BQ BZ57,5

69

69

76

CD8

8

10

10

CX12

12

20

20

F13

13

13

16

GA73,5

83,5

83,5

90,5

GB8

8

8

11

GC8

9

9

8

GD55

64,5

64,5

70

GK3,5

4

4

4

GL6

9

9

11

GQ4

7

7

8

D8

10

12

14

E

CLM2T

1 81 81 81 8

1 81 81 81 8

20

26

26

32

0–0,033

0–0,033

0–0,033

0–0,039

1 81 81 81 4

CLM2E

1 81 81 81 8

1 81 81 81 8

20

26

26

32

0–0,033

0–0,033

0–0,033

0–0,039

1 81 81 81 4

(mm)

(mm)

726

ZZ + CursoZ + CursoS + Curso

Conexão traseira do cilindro

Conexão dianteira do cilindro

(Tampa do bujão com porta de respiro na trava da mola)

BQ (Rc, NPT) porta de travamento para pressurização

Largura entre faces B1

Destravada quando pressurizada

BP (Rc, NPT) porta de destravamento

Porca de travamento

Came de destravamento manual

ZZ + CursoZ + CursoS + Curso

Largura entre faces lNA

Largura entre faces B2Conexão traseira do cilindroLargura entre faces B1

Conexão dianteira do cilindro

(Tampa do bujão com porta de respiro na trava da mola)

BQ (Rc, NPT) porta de travamento para pressurização

Destravada quando pressurizada

BP (Rc, NPT) porta de destravamento

Porca de travamento

Came de destravamento manual

CursoDiâmetro

CursoDiâmetro

Modelo fixação oscilante integrada (E)

Com munhão traseiro (T)

Variedade de cursos

Até 300

Até 300

Até 300

Até 300

Diâmetro (mm)

Diâmetro (mm)

Variedade de cursos

Até 300

Até 300

Até 300

Até 300

Diâmetro (mm)

Diâmetro (mm)

Série CLM2

Page 27: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

(mm)

I-020B/032B I-040B

U1

14

14

20

2025, 32

40

A46

48

69

A1

16

18

22

E1

20

20

24

L1

36

38

55

MMM8 x 1,25

M10 x 1,25

M14 x 1,5

9

9

12

NX9

9

16

NDH10 R1

10

10

15,5

+ 0,058 0+ 0,058 0+ 0,070 0

– 0,1– 0,2– 0,1– 0,2– 0,1– 0,3

Y-020B/Y-032B Y-040B

øø

ø

ø

ø

ø

NX1

øND MM

AU1

R2H

Z

(mm)

MM

A1 U1L1

øE

1

øND

NX

R1

A

øE

1

MM

A1

øND

R1

U1

L1

A NX

A18

22

24

H41

45

50

MMM8 x 1,25

M10 x 1,25

M14 x 1,5

9

9

12

NX1

9

9

16

U1

14

14

20

R2

10

10

14

Y11

14

13

Z66

69

92

NDH10

+ 0,058 0+ 0,058 0+ 0,070 0

– 0,1– 0,2– 0,1– 0,2– 0,1– 0,3

(mm)

MM

NX2

L

R2

U2

AH

Z

Axis d9

A18

22

24

H41

45

50

L25

25

49,7

MMM8 x 1,25

M10 x 1,25

M14 x 1,5

NX2

9

9

16

R2

10

10

13

U2

14

14

25

Y11

14

13

Z66

69

92

ND9

9

12

+ 0,2+ 0,1+ 0,2+ 0,1+ 0,3+ 0,1

MM

A1 U1

L1

A

øE

1

R1

NX

NZ L

MM

øE

1

A1 U1

L1

A

R1

NX

NZ L

A46

48

68

A1

16

18

22

E1

20

20

24

L25

25

49,7

L1

36

38

55

MMM8 x 1,25

M10 x 1,25

M14 x 1,5

NX NZ18

18

38

R1

5

5

13

U1

14

14

25

CDP-1

CDP-1

CDP-3

ND9

9

12

20

25, 32

40

9

9

16

+ 0,2+ 0,1+ 0,2+ 0,1+ 0,3+ 0,1

2 x ø3

(mm)

CDP-1 CDP-2

(mm)

CDP-1 CDP-3

2 x ø3

(mm)

727

Série CLM2Dimensões dos acessórios 1

(Mín.)

tamanho

∗ Os anéis retentores (contrapinos para ø40) estão incluídos.

Anel retentor: Tipo C9 para eixo

Furo passante

Diâmetro/ø40Diâmetro/ø20, ø25, ø32

Pino articulado duplo/Material: aço-carbono

∗ Os anéis retentores (contrapinos para ø40) estão incluídos.

Contrapinoø3 x 18 l

Contrapinoø3 x 18 l

Anel retentor: Tipo C9 para eixo

Diâmetro/ø40Diâmetro/ø20, ø25, ø32

Pino da fixação oscilante/Material: aço-carbono

Furo passante

∗ O pino da fixação oscilante e o anel retentor (contrapino para 40) estão incluídos.

Anel retentorContrapino

Referência dos pinos aplicáveis

Diâmetro aplicável

Tipo C 9 for para eixo

Tipo C 9 for para eixo

ø3 x 18 l

Referência

Y-020B

Y-032B

Y-040B

Eixo d9øND furo H10

Eixo d9øND furo H10

Diâmetro

20

25; 32

40

(Mín.)

øND furo H10Y (Máx.)

Junta articulada dupla

Diâmetro

20

25; 32

40

Junta articulada simples

Y (Máx.)

Material: Ferro fundido

Material: Aço laminado

Junta articulada dupla

Diâmetro aplicávelReferência

I-020B

I-032B

I-040B

Material: Aço com enxofre de corte fácil Material: Aço laminado

Junta articulada simples

Page 28: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

LR

LG

LLVLX

LFLE

LY

LT L

H

øD C

H B

d

øD C

H B

d

øD

øC

H

B

d

ød

øD

m m

tt LL1

2 x øLD

+ 0,15+ 0,05

– 0,040– 0,076

(mm)

(mm)

(mm)

(mm)

(mm)

2025, 32

40

B13

17

22

C15,0

19,6

25,4

D12,5

16,5

21,0

dM8 x 1,25

M10 x 1,25

M14 x 1,5

H5

6

8

2025, 32

40

B26

32

41

C30

37

47,3

D25,5

31,5

40,5

dM20 x 1,5

M26 x 1,5

M32 x 2,0

H8

8

10

2025, 32

40

B26

32

41

C28

34

45

D25,5

31,5

40,5

dM20 x 1,5M26 x 1,5M32 x 2

H10

10

10

CM-E020BCM-E032B

20, 2532, 40

Dd9

8

10

LD

6,8

9

LC

8

10

L

24,5

34

LE

22

25

LF

15

15

LG

30

40

LH

30

40

LR

10

13

LT

3,2

4

LX

12

20

LY

59

75

LV

18,4

28

CD-S02

CD-S03

CD-S02CD-S03

20, 2532, 40

d

7,6

9,6

L

24,5

34

L1

19,5

29

m

1,6

1,35

t

0,9

1,15

– 0,040– 0,076– 0,040– 0,076

TN-020BTN-032BTN-040B

NT-02NT-03NT-04

SN-020BSN-032BSN-040B

728

Eixo

Orifício øLC

Diâmetro aplicável

Nota) Os anéis retentores estão incluídos.

Referência do anel retentor

aplicávelReferência

Referência

Para informações sobre o suporte de montagem, acessório produzido em aço inoxidável (alguns não estão disponíveis), consulte a página 2048 para -XB12, cilindro em aço inoxidável externo.

Tipo C 8 para eixo

Tipo C 10 para eixo

Diâmetro aplicável

Diâmetro aplicável

Nota 1) Os pinos da fixação oscilante e os anéis retentores (contrapinos para ø40) estão incluídos.Nota 2) Não pode ser usado para modelo fixação oscilante macho (CM2C) e modelo fixação oscilante fêmea (CM2D).

Referência do pino aplicável

Referência

Diâmetro aplicável

Diâmetro aplicávelReferência

Referência

Material: Aço-carbono

Material: Aço-carbono

Material: Aço-carbono

Material: Placa de aço laminadoMaterial: Aço-carbono

Pino da fixação oscilante (para CLM2E)

Suporte da fixação oscilante (para CLM2E)

Porca de montagem

Porca do munhão

Porca da haste

Série CLM2Dimensões dos acessórios 2

Page 29: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

tt

m m

ød

øD

d9

L

L1

øCD

90°

ø6,8

6,8 x 3,47,520,5

4057

5140

3,2

LXLZ

CX

ø6,86,8 x 3,4

øCD

20,5

7,5 40

57

TX

LXLZ

3,2 40

51

±0,2

17

25

ø6,8

7,5 40

R3,4

3,4

R3,4

6,8

±0,2

17

25

ø6,8

7,540

R3,4

3,4

R3,4

6,8

+0,15+0,05øCD

57

28

3,2

5,2 40

R11 +0,15+0,05øCD

5728

3,25,240

R11

TX CD

CM-B020

CM-B032

CM-B040

173187189

222,5

20253240

32

40

53

8

9

10

LX

66

74

87

LZ

82

90

103

(mm)

A° + B° + 90°A°

2025, 32

40

252126

858186

200192202

CX CD

CM-B032

CM-B040

198212214256

20253240

10

15

9

10

LX

44

49

LZ

60

65

(mm)

CDCM-B020 (2)

CM-B032CM-B040

8910

(mm)

(mm) d

CDP-1CD-S03

Dd9

9–0,040–0,076

10–0,040–0,076

8,69,6

L

2534

L1

19,229

m

1,751,75

t

1,151,15

729

Nota 1) Os suportes pivô não são fornecidos com pinos de suporte pivô e anéis retentores.

Nota 2) Somente para tipo munhão

Referência

Z + Curso

Z + Curso

Tipo C 9 for para eixo

Tipo C 10 para eixo

20 a 3240

Referência do anel retentor

aplicável

Diâmetro aplicável

∗ 2 suportes por conjunto

Nota) Os pinos de suporte pivô são fornecidos com anéis retentores.

Referência

Pino do suporte pivô (para CM2C)Suporte pivô

CLM2C(Modelo de

fixação oscilante traseira macho)

Z + Diâmetro aplicávelReferênciaMontagem

Nota) Os suportes pivô não são fornecidos com pinos de suporte pivô e anéis retentores.

Diâmetro(mm)

Fixação oscilante traseira macho

Ângulo de rotação

Munhão traseiro

Z + Curso

CLM2T(Munhão traseiro)

Diâmetro aplicávelReferênciaMontagem

Nota) Os suportes pivô não são fornecidos com pinos de suporte pivô e anéis retentores.

Munhão traseiro

Dimensões dos suportes do acessório Série CLM2

Page 30: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

SMC

SMC

B≈ Hs

ABA≈ Hs

SMCSM

C

SMCSM

C

≈ Hs

22(24)

16.5

24.5(22)

16.5

8.5

8.5

8.5

≈ Hs

16

8.5

26A B

≈ Hs

16B29A

≈ Hs

24.5

12

15

A 6.533 B

≈ Hs

24.5

12

33A B

1 2G

49

A 36 B

≈ Hs

49

36A B

1 2G

≈ Hs

49.5

A 36

1 2G

B

≈ Hs

16

A 36.7 B

≈ Hs

16

38.2A B

D-M9�D-M9�AD-M9�W

D-A9�

D-C7/C8

D-B5/B6/B59W

D-A33A/A34A

D-A44A

D-C73C/C80C

D-H7�/H7�W/H7NF/H7BA

D-G5NTL

D-G39A/K39A

D-H7C

730

Série CLM2Montagem do sensor magnético 1

(Diâmetro externo do cabo ø6,8 a ø11,5)

(Diâmetro externo do cabo ø6,8 a ø11,5) (Diâmetro externo aplicável do cabo ø6,8 a ø9,6)

Sensor magnéticoSensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

( ): Para D-M9�A( ): Para D-A96

Sensor de estado sólidoSensor tipo reed

Posição adequada de montagem do sensor magnético (Detecção no fim do curso) e sua altura de montagem

Page 31: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

20253240

Hs22,5

25

28,5

32,5

Hs25,5

28

31,5

35,5

Hs25

27,5

31

35

Hs60

62,5

66

70

Hs69,5

72

75,5

79,5

D-B5�D-B64D-B59WD-G5NTD-H7C

D-A3�AD-G39AD-K39A

D-C73CD-C80C D-A44A

Hs23

25,5

29

33

D-M9�(V)D-M9�W(V)D-M9�A(V)D-A9�(V)

D-C7/C8D-H7�D-H7�WD-H7NFD-H7BA

A1

1

2

7

B0

0

1

6

A 4

4

5

10

B3

3

4

9

A0,5

0,5

1,5

6,5

B 0

0

0,5

5,5

A 6

6

7

12

B 5

5

6

11

A2,5

2,5

3,5

8,5

B1,5

1,5

2,5

7,5

D-B5D-B6

A 7

7

8

13

B 6

6

7

12

D-C7/C8D-C73CD-C80C

A10,5

10,5

11,5

17,5

B 9,5

9,5

10,5

15,5

D-M9�(V)D-M9�W(V)D-M9�A(V)

D-A9�(V) D-B59W

D-H7�D-H7CD-H7�WD-H7BAD-H7NF

D-G5NT

A 6,5

6,5

7,5

13,5

B 5,5

5,5

6,5

11,5

D-A3�AD-G39AD-K39AD-A44A

20253240

(mm)

(mm)

731

Montagem do sensor magnético

Altura de montagem do sensor magnético

Diâmetro

Nota) Ajuste o sensor magnético após confirmar as condições de operação na situação real.

Modelo do sensor

magnético

Diâmetro

Modelo do sensor

magnético

Posição adequada de montagem do sensor magnético

Posição adequada de montagem do sensor magnético (Detecção no fim do curso) e sua altura de montagem

Série CLM2

Page 32: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

A 15

B

3,5

D-M9�

D-M9�W

D-M9�A

D-A9�

D-M9�V

D-A9�V

12 n

5

10

10

5

5

5

10

5

10

15

10

15

20

20

20

25

15

20

15

20

20

25

30

25

30

35

55

55

60

50

35

25

35

60

70

80

70

75

110

55 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5…)

55 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5…)

60 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5…)

50 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5…)

35 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5…)

25 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5…)

35 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5…)

60 + 45 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5…)

70 + 45 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5…)

80 + 50 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5…)

70 + 50 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5…)

75 + 50 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5…)

110 + 100 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5…)

20 + 35

20 + 35

(n = 2, 4, 6…) Note 3)

25 + 35

(n = 2, 4, 6…) Note 3)

15 + 35

(n = 2, 4, 6…) Note 3)

20 + 35

(n = 2, 4, 6…) Note 3)

20 + 35

(n = 2, 4, 6…) Note 3)

20 + 45

(n = 2, 4, 6…) Note 3)

25 + 45

(n = 2, 4, 6…) Note 3)

30 + 50

(n = 2, 4, 6…) Note 3)

25 + 50

(n = 2, 4, 6…) Note 3)

30 + 50

(n = 2, 4, 6…) Note 3)

35 + 30

(n = 2, 3, 4, 5…)

15 + 35

(n = 2, 4, 6…) Note 3)

D-M9�D-M9�WD-M9�AD-A9� —

D-M9�WVD-M9�AV

D-C7�D-C80

D-H7�D-H7�WD-H7BAD-H7NFD-C73CD-C80CD-H7CD-B5�D-B64D-G5�D-K59�

D-B59W

D-A3�AD-G39AD-K39AD-A44A

(n – 2)2

(n – 2)2

(n – 2)2

(n – 2)2

(n – 2)2

(n – 2)2

(n – 2)2

(n – 2)2

(n – 2)2

(n – 2)2

(n – 2)2

(n – 2)2

(n – 2)2

732

Nota 3) Quando “n” for um número ímpar, o número par imediatamente acima deve ser usado para o cálculo.

O sensor magnético é montado deslocando-o levemente em uma direção (circunferência do tubo do cilindro externo) para que o sensor magnético e o cabo não interfiram um com o outro.

A posição de montagem do sensor magnético adequada é 3,5 mm para o interior da borda do suporte do sensor.

Nota 2) Curso mínimo para montagem de sensores magnéticos de modelos diferentes dos mencionados na Nota 1.

Quantidade de sensores magnéticos montados

Mesma faceFaces diferentes

Com 2 sensores magnéticos

Nota 1) Montagem do sensor magnético

Curso mínimo para montagem do sensor magnéticon: Quantidade de sensores magnéticos (mm)

Curso menor que 60 Nota 2)

Curso menor que 50 Nota 2)

Curso menor que 25 Nota 2)

Curso menor que 55 Nota 2)Curso menor que 20 Nota 2)

Modelo do sensor magnético

(n = 2, 4, 6···) Note 3)

Faces diferentes Mesma faceMesma faceFaces diferentes

Modelo do sensor magnético

Série CLM2Montagem do sensor magnético 2

Page 33: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

a

b

d

c

D-M9�V(V)D-M9�W(V)D-A9�V(V)

D-C7�/C80D-C73C/C80CD-H7�D-H7�WD-H7NFD-H7BA

D-B5�/B64D-B59WD-G5�/K59D-G5�W/K59WD-G5BA/G59FD-G5NTD-G5NB

D-A3�A/A44AD-G39A/K39A

D-M9�AV(V)

ø20

BA2-020

BM3-020

ø25

BA2-025

BM3-025

ø32

BA2-032

BM3-032

ø40

BA2-040

BM2-020A BM2-025A BM2-032A BM2-040A

BM3-040

20 25 32 6

3,5

7

8

12

4

7

8

6

3

8

8

12

4

8,5

9

6

3,5

8

9

13

4,5

9

9

40 6

3

8

9

13

5

10

9

D-C7�/C80D-C73C/C80C

D-B5�/B64D-A3�A/A44A

D-H7�/H7�W/H7BALD-G5NTL/H7NF

D-B59W

D-H7CD-G39A/K39A

D-A9�

D-M9�D-M9�W

(mm)

D-B53, C73, C76

D-C80

D-H7A1, H7A2, H7B

D-H7NW, H7PW, H7BW

D-G5NT

733

∗ Valores apenas para referência incluindo histerese, não significa que seja garantido (assumindo aproximadamente ±30% de dispersão). Pode variar substancialmente, dependendo do ambiente.

Nota 1) Defina a referência que inclui a abraçadeira de montagem do sensor magnético (BM2-���A) e o kit retentor (BJ5-1/Suporte do sensor: Incolor).Não use o suporte do sensor (de nylon) em um ambiente onde álcool, clorofórmio, metilamina, ácido clorídrico ou ácido sulfúrico são pulverizados, pois ele pode ser afetado. Consulte a SMC sobre outros produtos químicos.

Nota 2) Defina a referência que inclui a abraçadeira de montagem do sensor magnético (BM2-���AS/Parafuso de aço inoxidável) e o kit de suporte (BJ4-1/Suporte do sensor: Branco).

Nota 3) Para o sensor magnético tipo D-M9�A (V), não instale o suporte do sensor no led indicador.

[Conjunto de parafusos de montagem fabricados em aço inoxidável]O seguinte conjunto de parafusos de montagem fabricados em aço inoxidável está disponível. Utilize de acordo com o ambiente de trabalho. (Peça o suporte de montagem do sensor magnético separadamente, pois ele não está incluído.)

BBA4: Para tipos D-C7/C8/H7Nota 4) Consulte a página 1990 para obter detalhes do BBA4.

O sensor magnético “D-H7BA” é fixado no cilindro com os parafusos de aço inoxidável acima

na fábrica. Quando um sensor magnético é fornecido independentemente, BBA4 está incluído.

1 BJ�-1 é um conjunto de “a” e “b”.2 BM2-���A(S) é um conjunto de “c” e “d”.

A abraçadeira (c) é montada de forma que a peça projetada esteja no lado interno (lado de contato com o tubo).BJ4-1 (Suporte do sensor: Branco)BJ5-1 (Suporte do sensor: Incolor)

Abraçadeira de montagem do

sensor magnético

Parafuso de montagem do

sensor magnético

Retentor do sensor

(Zinco)

Sensor magnético

Suporte do sensor

(Resina)

∗ Para sensores de estado sólido, também estão disponíveis sensores magnéticos com conector pré-cabeado. Consulte as páginas 1960 e 1961 para obter detalhes.∗ Sensores magnéticos de estado sólido normalmente fechado (N.F. = contato b) (tipos D-F9G/F9H) também estão disponíveis. Consulte a página 1911 para obter detalhes.∗ Tipo de detecção de intervalo amplo, os sensores de estado sólido (tipo D-G5NB) também estão disponíveis. Consulte a página 1953 para obter detalhes.

Estado sólido

Reed

Grommet (Em linha)

Sem led indicador

Indicação de diagnóstico (indicador de 2 cores)

Com temporizador

Entrada elétrica (Direção de atração) CaracterísticasReferênciaSensor magnético

Além dos modelos listados em Como pedir, os sensores magnéticos a seguir são aplicáveis. Consulte as páginas 1893 a 2007 para obter as especificações detalhadas.

Suporte de montagem do sensor magnético: ReferênciaFaixa de operação

DiâmetroModelo do sensor magnético

Modelo do sensor magnético

Montagem do sensor magnético Série CLM2

Nota 2)

BM5-040S

Nota 2)

BM5-032S

Nota 2)

BM5-025S

Nota 2)

BM5-020S

Nota 1)

BM5-040

Nota 1)

BM5-032

Nota 1)

BM5-025

Nota 1)

BM5-020

Diâmetro (mm)

Page 34: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

24 V

24 V

5 V, 12 V

12 V

5 V, 12 V

12 V

5 V, 12 V

12 V

5 V, 12 V5 V

12 V

VVVVVVVVVVVVVvvvVVVVVVVVVV

VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV

V—V—V——V—V—V—vvv——————————

vvvvvvVvvvvvvvvvvv—V—V—VV—

——————V————————————————VV—

vvvvvv—vvvvvvvvvvv————————

M9N—

M9P—

M9B—

H7CM9NW

—M9PW

—M9BW

—M9NA∗∗∗M9PA∗∗∗M9BA∗∗∗

—H7NFA96A93A90B54B64

C73CC80CB59W

M9NV—

M9PV—

M9BV——

M9NWV—

M9PWV—

M9BWV—

M9NAV∗∗∗M9PAV∗∗∗M9BAV∗∗∗

——

A96VA93VA90V

—————

C

Nil

JK

20253240

20 mm

25 mm

32 mm

40 mm

CLG1CDLG1

100L EN 25100L EN 25 M9BW

BLFGUTD

3(L)

1(M)

5(Z)

——

0,5(Nil)

NA

Nil

TN

Rc

NPT

20

253240

25, 50, 75, 100, 125, 150, 200

25, 50, 75, 100, 125, 150, 200,

250, 300

EPD

Nil

Nil

Sn

734

100 V

100 V ou menos

100 V, 200 V

200 V ou menos

24 V ou menos

Função especial

Sensor magnético

Quantidade de sensores magnéticos

∗ Consulte o modelo de sensor magnético aplicável na tabela abaixo.

Sem sensor magnético

Símbolo do cilindro

Operação de travamentoTravamento por mola (Travamento do escape)

Travamento pneumático (travamento por pressão)

Travamento por mola e pneumático

∗ Curso intermediário também disponível.

Curso longo(mm)

Curso padrão(mm)

Diâmetro(mm)

Curso do cilindro (mm)

201 a 350

301 a 400301 a 450

301 a 800

Tipo de rosca

Sem lubrificação/amortecedor de borracha

Sem lubrificação/amortecimento a ar

Tipo

Caso precise de um cilindro com anel magnético sem sensor, não há necessidade de preencher o campo referente ao sensor magnético. (Exemplo) CDLG1FA32-100-P

Modelo de cilindro com anel magnético

∗ O suporte de montagem é fornecido junto (mas não montado).

∗ Uma vez que há outros sensores magnéticos aplicáveis além dos listados, consulte a página 745 para obter detalhes.∗ Para obter detalhes sobre os sensores magnéticos com conector pré-cabeado, consulte as páginas 1960 e 1961.∗ Os sensores magnéticos D-A9�(V)/M9�(V)/M9�W(V)/M9�A(V) são fornecidos juntos (não montados). (Apenas os suportes de montagem do sensor magnético são montados na fábrica.)

∗ Os sensores de estado sólido marcados com “�” são produzidos após o recebimento do pedido.∗ Símbolos de comprimento do cabo: 0,5 m ....... Nada (Exemplo) M9NW1 m ....... M (Exemplo) M9NWM3 m ....... L (Exemplo) M9NWL5 m ....... Z (Exemplo) M9NWZ

Nenhum ....... N (Exemplo) H7CN

∗∗ Sensores magnéticos tipo resistente à água podem ser montados nos modelos acima, mas, neste caso, a SMC não pode garantir a resistência à água.Um cilindro resistente a água é recomendado para uso em um ambiente que exija resistência a água. No entanto, entre em contato com a SMC para informações sobre produtos resistentes à água de ø20 e ø25.

Relé, CLP

Relé, CLP

Nenhum(N)

3 fios (equivalente a NPN)4 fios (NPN)

2 fios

2 fios

2 fios

2 fios

3 fios(PNP)

3 fios (PNP)

3 fios(PNP)

3 fios(NPN)

3 fios (NPN)

3 fios(NPN)

Não

Não

Não

Sim

Sim

Sim

Sim

Sim

Conector

Conector

Grommet

Grommet

Grommet

Grommet

Com saída de diagnóstico(indicador de 2 cores)

Resistente à água(indicador de 2

cores)

Indicação de diagnóstico(Indicador de 2 cores)

Indicação de diagnóstico

(indicador de 2 cores)

Conector pré-cabeado

Carga aplicável

Comprimento do cabo (m)Diâmetro aplicável

Perpendicular Em linha

Modelo do sensor magnéticoTensão da cargaCabeamento (Saída)

Led i

ndica

dor

Entrada elétrica

Sen

sor

de

esta

do

lido

Sen

sor

tip

o r

eed

TipoCACC

Modelo básico

Fixação por pés

Modelo flange dianteiro

Modelo flange traseiro

Modelo munhão dianteiro

Modelo munhão traseiro

Modelo fixação oscilante

Modelo de montagem

Como pedir

Diâmetro

Sem proteção sanfonada na haste

Lona de nylon

Lona resistente ao calor

Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples

Série CLG1ø20, ø25, ø32, ø40

Com sensor magnético

Com sensor magnético(Com anel magnético)

2 pçs.

1 pç.

“n” pçs.

Nota) Este símbolo indica quando o sensor magnético tipo D-A9l ou M9l é especificado.Este suporte de montagem não se aplica a outros sensores magnéticos (D-C7� e H7�, etc.) (Nada)

Suporte de montagem do sensor magnético Nota)

Sensores magnéticos aplicáveis/Consulte as páginas 1893 a 2007 para obter mais informações sobre sensores magnéticos.

Produzido sob encomendaConsulte a página 735 para

obter detalhes.

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Page 35: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

20 25 32 40

20

25

32

40

25, 50, 75, 100,

125, 150, 200

25, 50, 75, 100,

125, 150, 200,

250, 300

1500

(kg)

CLG1�NCLG1�A

20, 2532, 40

+1,4 0

+1,8 0

J

K

70°C

110°C ∗

200,61

0,72

0,73

0,62

0,66

0,11

0,08

0,05

0,05

0,05

0,01

0,01

0,97

1,10

1,15

0,99

1,05

0,13

0,09

0,09

0,09

0,07

0,01

0,01

1,06

1,22

1,23

1,09

1,21

0,20

0,17

0,09

0,09

0,09

0,02

0,02

1,35

1,57

1,58

1,40

1,58

0,27

0,25

0,10

0,13

0,15

0,02

0,03

25 32 40

• Curso mínimo para montagem do sensor magnético

• Posição adequada de montagem do sensor magnético (detecção

no fim do curso) e altura de montagem

• Faixa de operação

• Suporte de montagem do sensor magnético: Referência

Consulte as páginas 742 a 745 para obter informações sobre cilindros com sensores magnéticos.

735

Modelo básico, Fixação por pés, Flange dianteiro, Flange traseiro,

Munhão dianteiro, Munhão traseiro, Fixação oscilante (usado quando a

posição da porta é alterada em 90°.)

∗ Restrições associadas à energia cinética admissível são impostas nas velocidades nas quais o pistão pode ser travado. A velocidade máxima de 1.000 mm/s pode ser acomodada se o pistão deverá ser travado no estado estacionário para fins de prevenção de queda.

∗ O modelo de curso longo aplica-se ao modelo de fixação por pés e ao modelo de flange dianteiro.

∗ Curso intermediário também disponível. Espaçadores não são usados.

∗ Cursos longos aplicam-se ao modelo de fixação por pés e aos modelos flange dianteiro. Se forem utilizados outros suportes de montagem, ou se o comprimento exceder o limite de curso longo, o curso máximo deve ser determinado com base na tabela de seleção do curso (dados técnicos).

∗ O pino e o anel retentor são fornecidos junto com a junta articulada dupla.

Consulte o curso mínimo para montagem do sensor magnético (página 743) para aqueles com sensor magnético.

Travamento por mola

(Travamento do escape)

Material de proteção sanfonada na haste

Símbolo

∗ Temperatura ambiente máxima para a proteção sanfonada da haste.

Lona de nylon

Lona resistente ao calor

Temperatura ambiente máxima

Material da proteção sanfonada da haste

Curso máximo produzível(mm)

Curso longo(mm)

Curso padrão(mm)

Diâmetro (mm)

Curso padrão/

MontagemModelo fixação

oscilante

Modelo munhão traseiro

Munhão dianteiro

Modelo de flange

traseiro

Fixação por pés

Modelo flange

dianteiro

Porca da haste

Pino da fixação oscilante

Articulação simples

Garfo(Com pino)∗

Suporte do pivô

Proteção sanfonada na haste

Opção

Equipamento padrão

Modelo básico

Acessório

Cálculo: (Exemplo) CLG1LA20-100 (fixação por pés, ø20, curso de 100)

• Peso básico ........................................................... 0,72

• Peso adicional ....................................................... 0,05/50 st

• Curso do cilindro pneumático ................................ 100 st

• Peso adicional do amortecimento pneumático ...... 0,01 kg 0,72 + 0,05 x 100/50 + 0,01 = 0,83 kg

Suporte do pivô dianteiro

Suporte do pivô traseiro

Articulação simples

Garfo (com pino)

Peso adicional para cada 50 mm de curso

Peso adicional com amortecimento pneumático

Peso adicional para curso longo

Pes

o bá

sico

Modelo básico

Fixação por pés

Modelo de flange

Modelo de munhão

Modelo fixação oscilante

Diâmetro (mm)

Peso

301 a 400

301 a 450

301 a 800

201 a 350

Diâmetro (mm)

Especificações

Amortecedor

Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples Série CLG1

0,1 MPa ou mais

0,05 MPa ou mais

0,3 MPa ou mais

0,25 MPa ou menos

Ar

0,5 MPa

Ambas as direções

Travamento pneumático

(Travamento por pressão)

Travamento por mola e

pneumático

Fluido

Pressão máxima de trabalho

Pressão de destravamento

Pressão inicial de travamento

Direção de travamento

Operação de travamento

Especificações da trava fina

Montagem ∗∗

Fluido

Lubrificação

Pressão de teste

Pressão máxima de trabalho

Pressão mínima de trabalho

Temperatura ambiente e do fluido

Velocidade do pistão

Tolerância de comprimento do curso

Amortecedor

Até curso de mm a curso de mm

Amortecedor de borracha, amortecimento pneumático

50 a 500 mm/s *

Travamento por mola (Travamento do escape)Travamento pneumático (travamento por pressão)

Travamento por mola e pneumático

Operação de travamentoDiâmetro(mm)

Dispensa lubrificação

Ação

Dupla ação

Tipo

Amortecedor de borracha

Amortecimento pneumático

Série

Modelo

Ar

Não requer (dispensa lubrificação)

1,5 MPa

1 MPa

0,08 MPa

Fornecido com um mecanismo de travamento compacto, é adequado para parada intermediária, parada de emergência e prevenção de queda.

Travamento em ambas as direções.A haste do pistão pode ser travada em qualquer direção do curso do seu cilindro.

Velocidade máxima do pistão:500 mm/sPode ser usado de 50 a 500 mm/s, contanto que esteja na faixa de energia cinética admissível.

-XA�EspecificaçõesSímbolo

Alteração no formato da extremidade da haste

Especificações produzidas sob encomenda(Para obter detalhes, consulte as páginas 2009 a 2153.)

Produzido sob

encomenda

Sem sensor magnético: –10 a 70 °C (sem congelamento)

Com sensor magnético: –10 a 60 °C (sem congelamento)

Page 36: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø40

ø40ø32

ø25

ø32

ø25ø20

ø20

ø40

ø32ø25

ø20

20 25 32 400,26 0,42 0,67 1,19

50 100 300 500

0 50 100 200 400300 500

20

10

30

40

50

60

0

500

1000

0,1 0,2 0,3 0,4 0,5

20 25 32 40196 313 443 784

20CNG-L020CNG-F020CG-T020CG-D020

CNG-020-24CG-020-24A

25CNG-L025CNG-F025CG-T025CG-D025

CNG-025-24CG-025-24A

32CNG-L032CNG-F032CG-T032CG-D032

CNG-032-24CG-032-24A

40CNG-L040CNG-F040CG-T040CG-D040

CNG-040-24CG-040-24A

±0,2 ±0,3 ±0,5 ±1,5

±0,4 ±0,5 ±1,0 ±2,0

(mm)

736

∗ Quando selecionar cilindros, consulte Precauções e energia cinética admissível no travamento, na página 702, e depois selecione um cilindro.

1. Em termos de condições específicas de carga, a energia cinética admissível indicada na tabela acima é equivalente a uma taxa de carga de 50% a 0,5 MPa, e a uma velocidade do pistão de 300 mm/s. Portanto, se as condições de operação estiverem abaixo desses valores, os cálculos são desnecessários.

2. Use a fórmula a seguir para obter a energia cinética da carga.

3. A velocidade do pistão excederá a velocidade média imediatamente antes do travamento. Para determinar a velocidade do pistão para fins de obtenção de energia cinética da carga, use 1,2 vez a velocidade média como guia.

4. A relação entre a velocidade e a carga dos respectivos diâmetros de tubo é indicada no diagrama abaixo. Use o cilindro na faixa abaixo da linha.

5. Mesmo com um nível de energia cinética admissível dado, há um limite para a altura da carga que pode ser sustentada. Por isso, um cilindro montado na horizontal deve ser operado abaixo da linha sólida, e um cilindro montado na vertical deve ser operado abaixo da linha pontilhada.

Força de retenção (carga estática máxima) indica a capacidade máxima de retenção de uma carga estática que não é acompanhada de vibração ou impacto em condições em que não há aplicação de carga. Portanto, ela não se refere a uma carga que não pode ser sustentada constantemente.Quando for usar (selecionar) este produto, verifique cuidadosamente os seguintes pontos.• Se a haste do pistão deslizar porque a força de retenção da trava foi excedida, a sapata do

freio pode ser danificada, resultando em uma força de retenção reduzida ou menor vida útil.

• O limite superior da carga usado nas condições não associadas à energia cinética no travamento, tais como prevenção de quedas, deve ser de 35% ou menos da força de retenção.

• Não use o cilindro no estado travado para sustentar uma carga que envolva impacto.

1. Não opere a válvula de amortecimento no estado totalmente fechado ou totalmente aberto.O uso no estado totalmente fechado danificará a vedação. O uso no estado totalmente aberto danificará o conjunto da haste do pistão ou a tampa.

2. Opere dentro da velocidade especificada para o cilindro.Caso contrário, podem ocorrer danos ao cilindro e à vedação.

3. Verifique cuidadosamente o desempenho do amortecimento em uma faixa de baixa velocidade.O desempenho e o efeito a aproximadamente 50 mm/s podem variar depen-dendo das diferenças individuais de cada produto.

4. Se um cilindro for atuado em alta velocidade quando montado com um lado apertado e o outro livre (tipo básico, tipo flange, tipo montagem di-reta) o momento de curvatura pode agir no cilindro devido à vibração no fim do curso, danificando o cilindro. Nestes casos, instale um su-porte de montagem para evitar a vibração do corpo do cilindro de base ou reduza a velocidade do pistão até que o corpo do cilindro não vibre no fim do curso. Além disso, use um suporte de montagem para mover o corpo do cilindro ou para montar um cilindro de curso longo horizon-talmente com aperto de um lado.

1. Instale uma proteção da haste sem torcer.Se o cilindro for instalado com a base torcida, o fole pode ser danificado.

2. Aperte os parafusos de montagem do suporte da fixação oscilante com o torque de aperto correto a seguir.ø20: 1,5 N·m, ø25 a 32: 2,9 N·m, ø40: 4,9 N·m, ø50: 11,8 N·m, ø63 a 80: 24,5 N·m, ø100: 42,2 N·m

Para especificações detalhadas do cilindro de trava fina, Série CLG1 mencionadas acima, consulte as páginas 702 a 705.

∗ Ao pedir suporte tipo pé, solicite 2 peças por cilindro. ∗∗ Os pinos da fixação oscilante, os anéis retentores e os parafusos de montão estão

incluídos na fixação oscilante. ∗∗∗ Os parafusos de montagem são fornecidos junto com os modelos tipo pé e de flange.

Pé axial ∗

Flange

Pino do munhão

Fixação oscilante ∗∗

Suporte do pivô dianteiro

Suporte do pivô traseiro

Suporte de montagemDiâmetro (mm)

Referência do suporte de montagem

Cuidado

Atenção

CuidadoSeleção/Circuito pneumático recomendado/Manuseie com cuidado

Condições/carga: 25% de força de propulsão a 0,5 MPaVálvula solenoide: montagem na porta de travamento

Velocidade do pistão (mm/s)

Travamento pneumático (travamento por pressão)Travamento por mola e pneumático

Travamento por mola (Travamento do escape)

Método de travamento

Precisão de parada (sem incluir a tolerância do sistema de controle.)

Cuidado

Precauções com a operação

Cuidado ao travar

For

ça d

e re

tenç

ão (

N)

Pressão de ar aplicada à porta de travamento pressurizada (MPa)

Força de retenção do travamento pneumático (carga estática máxima)

Nota) A força de retenção no lado estendido da haste do pistão diminui em aproximadamente 15%.

Força de retenção do travamento por mola (carga estática máxima)

Força de retenção (N)

Diâmetro (mm)

Velocidade do pistão (mm/s)

Mas

sa d

a ca

rga

(kg)

Diâmetro (mm)

Energia cinética admissível (J)

Ek: energia cinética da carga (J)m: massa da carga (kg)υ: velocidade do pistão (m/s) (velocidade média x 1,2 vez)

Cuidado/Energia cinética admissível no travamento

Série CLG1

Page 37: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

øø

øø

JH

JWf

øIJ øe

x

x0,10,1

0,05 0,05 0,1

P (Rc, NPT)

15,519,519,5 27

18222230

13171719

38454552

91101102111

57,5696976

1416,52026

101216

121418

849495103

10101010

19202123

54626267

3,5444

5,59911

4778

4777

26313847

M5 x 0,8M6 x 0,75

M8 x 1M10 x 1,25

11111010

11111112

141151154169

38414141

20242424

19,5242424

33383944

1/81/81/81/8

2429

35,544

5668

35404050

178193196

30303535

18191919

55626270

198 (206)215 (223)218 (226)241 (250)

55

5,56

68

M8 x 1,25M10 x 1,25M10 x 1,25M14 x 1,5

20253240

20253240

AL A B1 BC BN BZ C D E GA GB GC GD GK GL GQ GR I J K KA MM

H1 NA P PG PH PL PW S TA TB TCH ZZ e

15,516,518,521,5

10,510,510,510,5

27323848

IJ f h l ZZ

8

251014

221

P (Rc, NPT)

h + l8 l

8

737

1/8 (Rc, NPT) porta de travamento para trava de pressão(Plugue com furo de respiro na trava por mola)

Conexão dianteira do cilindro

1/8 (Rc, NPT) porta de destravamento

Destravada quando pressurizada

Conexão traseira do cilindro

Came de destravamento manual

∗ Para curso longo, consulte a página 739,

∗∗ O curso mínimo para cilindros com proteção sanfonada na haste é de 20 mm.

M4 x 0,7 profundidade 7

M5 x 0,8 profundidade 7,5

M5 x 0,8 profundidade 8

M6 x 1 profundidade 12

Diâmetro(mm)

Variedade de cursos

Diâmetro(mm)

Variedade de cursos

ZZ + l + Curso

Com proteção sanfonada na hasteSem proteção

sanfonada na haste

ZZ + CursoS + Curso

Largura entre faces B1

Porca de pressão

Modelo básico: CLG1BN

CLG1 Com proteção sanfonada na haste(Suporte de montagem: modelo básico)

JW (Referência)JH (Referência)

1/4

Curso

Até 200 Até 300 Até 300 Até 300

Até 200 Até 300 Até 300 Até 300

Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples Série CLG1

Page 38: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

20253240

20253240

63,574,574,583

BZ

33,53,54

M

10101010

15151616,5

778

8,5

W X Y

4444

LC

6677

LD

25282833

LH

117127128142

3333

50576068

LS LT LX

62707484

LZ ZZ ZZ

20253240

20253240

20253240

20253240

TDe8 TR Z46515162

8

TS

515862,572,5

40474754

TZ

59,66875,785,7

–0,025–0,047

10–0,025–0,047

12–0,032–0,059

14–0,032–0,059

3,23,24,54,5

TT

43,44859,471,4

TZ

TR TS

394354,565,5

28334049

TDe8

8 –0,025–0,047

10 –0,025–0,047

12 –0,032–0,059

14 –0,032–0,059

29334049

11131518

CZ

14162022

L RRCDH10

8 +0,0580

10 +0,0580

12 +0,0700

14 +0,0700

TZ

47,653

67,778,7

20253240

B BZ FTFD FX FZFY

57,5696976

6778

5,55,56,66,6

52606066

38454552

65757582

25303036

4 x øLD

2 x øLC

4 x øFD

0,15

0,10

0,10

0,10

0,15

ZZ

ZZZ

ZZZ

ZZ

738

∗ Para curso longo, consulte a página 630.

∗ O pino da fixação oscilante e o anel retentor estão incluídos.

Modelo fixação oscilante

Modelo munhão traseiro

Modelo munhão dianteiro

Diâmetro(mm)

Diâmetro(mm)

Modelo flange traseiroDiâmetro

(mm)

Modelo flange dianteiro

Fixação por pés

∗ Para curso longo, consulte a página 630.

Com proteção sanfonada na hasteSem proteção sanfonada na haste

Com proteção sanfonada na hasteSem proteção sanfonada na haste

Com proteção sanfonada na haste

Sem proteção sanfonada na haste

Com proteção sanfonada na haste

Sem proteção sanfonada na haste

Diâmetro(mm)

Diâmetro(mm)

øCD H10(Diâmetro do furo)

2 x

øTD

e8(D

.E. d

o pi

no)

2 x

øTDe

8 (D

.E. d

o pi

no)

Faixa de montagem do suporte

Modelo munhão traseiro: CLG1TN

Faixa de montagem do suporte

Posição do pino do batentePosição do pino do batente

LS + Curso

Modelo fixação oscilante: CLG1DN

Modelo flange traseiro: CLG1GNModelo flange dianteiro: CLG1FN

Modelo munhão dianteiro: CLG1UN

Fixação por pés: CLG1LN

Com suporte de montagem

ZZ198 + Curso de 1,25

215 + Curso de 1,25

218 + Curso de 1,25

241 + Curso de 1,25

Z185 + Curso de 1,25

202 + Curso de 1,25

206 + Curso de 1,25

229 + Curso de 1,25

ZZ178 + Curso

193 + Curso

196 + Curso

221 + Curso

Z165 + Curso

180 + Curso

184 + Curso

209 + Curso

ZZ202 + Curso de 1,25

220 + Curso de 1,25

223 + Curso de 1,25

247 + Curso de 1,25

ZZ221 + Curso de 1,25

242 + Curso de 1,25

251 + Curso de 1,25

279 + Curso de 1,25

Z210 + Curso de 1,25

229 + Curso de 1,25

236 + Curso de 1,25

261 + Curso de 1,25

ZZ201 + Curso

220 + Curso

229 + Curso

259 + Curso

Com proteção sanfonada na haste

Z190 + Curso

207 + Curso

214 + Curso

241 + Curso

Sem proteção da haste

Z66 + Curso de 0,25

73 + Curso de 0,25

73 + Curso de 0,25

82 + Curso de 0,25

ZZ182 + Curso

198 + Curso

201 + Curso

227 + Curso

Diâmetro(mm)

Diâmetro(mm)

202 + Curso de 1,25

219,5 + Curso de 1,25

222,5 + Curso de 1,25

246 + Curso de 1,25

182 + Curso

197,5 + Curso

200,5 + Curso

226 + Curso

Série CLG1

Page 39: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

øø

JH

JW f

øIJ øe

x 0,1 0,1

0,05

0,05

h + l8 l

8

x

ø

ø

15,519,519,527

18222230

M5 x 0,8M5 x 0,8

1/81/8

33383944

19,5242424

20242424

38414141

154169

11111112

1111

M5 x 0,8M6 x 0,75M8 x 1

M10 x 1,25

869697106

5,5668

15151515

232528,533

35404050

27323848

15,516,518,521,5

178193196 221

13171719

38454552

91101102111

57,5696976

1416,52026

12141825

859595103

10101010

19202123

54626267

3,5444

5,59911

4778

4777

26313847

55,55,56

1014

M8 x 1,25M10 x 1,25M10 x 1,25M14 x 1,5

242935,544

20253240

20253240

A B1 BC BN BZ C D E GA GB GC GD GK GL GQ GR I J K KA MM NA

5668

H1AL

P PG PH PL PW S TA TB TC WA WW WB WHH ZZ IJ

30303535

e18191919

f55626270

198 (206)215 (223)218 (226)241 (250)

h10,510,510,510,5

l ZZ

8101216

68

141151

1010

12121213

149159162178

20253240

GB

186201204230

ZZ206223226250

ZZ11111112

TB

16161616

WBS

12121213

149159162178

20253240

GB

190205,5208,5235

ZZ210227,5230,5255

ZZS

125135136151

LS

12121213

149159162178

20253240

GB

186201204230

ZZ206223226250

ZZS

S + Stroke

P (Rc, NPT)

P (Rc, NPT)

739

Porca de pressão

ZZ + l + Curso

ZZ + CursoS + Curso

Largura entre faces B1 Conexão traseira do cilindro

Conexão dianteira do cilindro

1/8 (Rc, NPT) porta de travamento para trava de pressão

(Plugue com furo de respiro na trava por mola)1/8 (Rc, NPT) porta de destravamento

Destravada quando pressurizada

Came de destravamento manual

JW (Referência)JH (Referência)

Variedade de cursos

Diâmetro(mm)

Variedade de cursos

Diâmetro(mm)

Variedade de cursos

Diâmetro(mm)

Com proteção sanfonada na

haste

Sem proteção sanfonada na

haste

Com proteção sanfonada na

haste

Sem proteção sanfonada na

haste

Com proteção sanfonada na

haste

Sem proteção sanfonada na

haste

Modelo básico Fixação por pés Modelo flange dianteiro

ZZ + CursoS + Curso

Com amortecedor pneumático

ZZ + Curso

LS + Curso

ZZ + CursoS + Curso

Curso longo/Consulte as páginas 737 a 739 para ver as dimensões de montagem, exceto pela tabela abaixo.

∗ O curso mínimo para cilindros com proteção sanfonada na haste é de 20 mm.

Com proteção sanfonada na hasteSem proteção sanfonada na haste

M4 x 0,7 profundidade 7

M5 x 0,8 profundidade 7,5

M5 x 0,8 profundidade 8

M6 x 1 profundidade 12

Variedade de cursos

Diâmetro(mm)

Variedade de cursos

Diâmetro(mm)

CLG1 Com proteção sanfonada na haste(Suporte de montagem: modelo básico)

∗ Consulte a página 738 para ver os suportes de montagem, já que as dimensões são as mesmas, com a exceção de GA, P, WA, WB, WH, WW, Wq.

Modelo básico com amortecimento pneumático: CLG1BA

1/4 de

curso

201 a 350301 a 400301 a 450301 a 800

201 a 350301 a 400301 a 450301 a 800

201 a 350301 a 400301 a 450301 a 800

Até 200 Até 300 Até 300 Até 300

Até 200 Até 300 Até 300 Até 300

Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples Série CLG1

Page 40: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

gEjf

kl

PLU SQ I KRJT OMN

QI S

WV

d9 8 ba0eAcnm

hiop xB3 D4 Cu7DvwAF15q6yztrs2 HFG

CG1N20-PSCG1N25-PSCG1N32-PSCG1N40-PS

20253240

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041

424344454647484950515253545556575859

740

∗ Como a seção de travamento da série CLG1 normalmente é substituída por uma unidade, os kits são somente para a seção do cilindro. Eles podem ser solicitados com o número de pedido para cada diâmetro.

∗ O kit de vedação inclui uma embalagem de lubrificante (10 g).Solicite com a seguinte referência apenas quando o pacote de lubrificação for necessário.Referência do pacote de lubrificação: GR-S-010 (10 g)

Anodizado duro incolor

Anodizado duro

Anodizado

Anodizado

Zinco cromado

Revestido com níquel

Revestido com níquel

Revestido com níquel

Revestido com níquel

Anodizado duro incolor

Anodizado duro

Nitretado

Anodizado duro incolor

Cromado duro

Cromado

Nitretado

Nitretado

Nitretado

Tratado termicamente

Tratamento anticorrosivo: somente tipos C, E

Nitretado, revestido com níquel

Nitretado, pintado

Somente tipo E

Somente tipo E

NBR

Liga de alumínio

Liga de alumínio

Liga de alumínio

Liga de alumínio

Aço laminado

Aço cromo-molibdênio

Aço laminado

Aço laminado

Aço laminado

Aço inoxidável

Uretano

Uretano

NBR

NBR

NBR

NBR

NBR

Liga de alumínio

Liga de alumínio

Aço-carbono

Liga de alumínio

Aço-carbono

Liga de alumínio

Aço-carbono

Aço-carbono

Material de fricção especial

Aço-carbono

Aço-carbono

Aço-carbono

Aço

Liga de rolamento

Liga de rolamento

Aço cromo-molibdênio

Aço-carbono

Aço laminado

Aço laminado

Aço-carbono

Aço cromo-molibdênio

Aço

Aço cromo-molibdênio

Aço

Aço cromo-molibdênio

Aço

Uretano

Uretano

Aço inoxidável

Resina

Resina

Aço-carbono

Bronze

Aço laminado

NBR

NBR

NBR

NBR

NBR

NBR

NBR

Descrição

Nº NotaMaterial

Descrição NotaMaterial

Gaxeta do tubo do cilindro

Cabeçote traseiro

Tubo do cilindro

Anel de amortecimento A

Anel de amortecimento B

Retenção da vedação

Válvula de amortecimento A

Válvula de amortecimento B

Retenção da válvula

Porca de pressão

Anel retentor

Vedação do amortecimento A

Vedação do amortecimento B

Gaxeta do anel de amortecimento A

Gaxeta do anel de amortecimento B

Vedação da válvula A

Vedação da válvula B

Gaxeta de retenção da válvula

Cabeçote dianteiro

Tampa do tubo

Tampa

Tampa intermediária

Haste do pistão

Pistão

Pistão do freio

Braço do freio

Sapata do freio

Rolete

Pino

Anel retentor

Mola do freio

Bucha

Bucha

Comando de liberação manual da trava

Guia do came

Porca de pressão

Arruela plana

Anel retentor

Parafuso sextavado interno

Arruela de pressão

Parafuso sextavado interno

Arruela de pressão

Parafuso sextavado interno

Arruela de pressão

Amortecedor A

Amortecedor B

Anel retentor

Anel de desgaste

Anel de desgaste

Plugue sextavado interno

Elemento

Porca da haste

Vedação do pistão

Gaxeta do pistão

Vedação da haste A

Vedação da haste B

Vedação do pistão do freio

Gaxeta da tampa intermediária

Gaxeta do came

Partes componentes

Com amortecedor pneumático: CLG1BA

Com amortecedor de borracha: CLG1BN

Construção

Curso longo

Curso longo

Kits com os Nºs de ref. acima de 35, 38, 42

Diâmetro (mm) ConteúdoRef. do kit

Peças de reposição: Kit de vedação

Série CLG1

Page 41: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø ø

ø 0,10 0,100,10,

1

ø

ø

ø ø

ø

L

L1

L

L1

ø

ø

ø

ø ø

x x

ø

R1R

I-G02I-G03I-G04

2025, 32

40

344142

�16�20ø22

�16�20

ø22

8,510,514

M8 x 1,25M10 x 1,25M14 x 1,5

10,312,812

11,51414

+0,0580

–0,2–0,48 8–0,2–0,410–0,3–0,518

+0,0580 10

+0,0580 10

A MM R1 U1 NDH10 NX

2025, 3240

344142

8,510,516

253030

M8 x 1,25M10 x 1,25M14 x 1,5

10,312,812

11,51414

2125,641,6

162036

Y-G02Y-G03Y-G04

+0,0580 8

+0,0580 10

+0,0580 10

+0,4+0,28+0,4+0,210+0,5+0,318

NDH10A A1 E1 L1 MM U1 NX NZ L

IY-G02IY-G03IY-G04

A1 E1 L1

253030

R

CNG-020-24CNG-025-24CNG-032-24CNG-040-24

CNG-020-24CNG-025-24CNG-032-24CNG-040-24

CG-020-24ACG-025-24ACG-032-24ACG-040-24A

CG-020-24ACG-025-24ACG-032-24ACG-040-24A

20253240

20253240

13151721

3,23,24,54,5

21,221,325,626,3

47,854,857,465,4

42424856

26282836

28282830

5057

61,471,4

42485360

10101010

20253240

20253240

13151721

3,23,24,54,5

18,120,723,627,3

35,839,849,458,4

42424856

16202230

28282830

38,342,153,864,6

36435058

10101010

5,55,56,66,6

25303540

(29,3)(33,1)(40,4)(49,2)

5,55,56,66,6

3137

38,542,5

+0,0360 8 840

474755

+0,0360 10 10

+0,0430 12 12

+0,0430 14 14

TdH9TB

TR TT TU TV TW TX TY TZ

TE TF TH TN TdTB

TR TT TU TV TW TX TY TZ

TE TF TH TN

–0,040–0,076

8

–0,040–0,07610–0,050–0,09312–0,050–0,09314

B C D d H

NT-02NT-03NT-G04

2025, 32

40

131719

15,019,621,9

12,516,518

M8 x 1,25M10 x 1,25M14 x 1,5

568

IY-G02IY-G03IY-G04

2025, 3240

2125,641,6

7,69,69,6

16,220,236,2

1,51,551,55

0,91,151,15

Dd9 L L1 L L1Dd9d dm t tm

CD-G02CD-G25CD-G03CD-G04

20253240

43,448

59,471,4

7,69,611,513,4

38,642,65465

1,51,551,552,05

0,91,151,151,15

–0,040–0,076

8

–0,040–0,07610–0,040–0,07610

741

(Diâmetro do furo)

Material: Aço-carbono

Material: Aço-carbonoMaterial: Aço-carbono

ø20 a ø40Material: Aço laminado

ø20 a ø40Material: Aço laminado

Orifício do pino do batente

Orifício do pino do batente

Y-G04Material: Ferro fundido

Y-G02/G03Material: Aço laminado

I-G04Material: Ferro fundido

I-G02/G03Material: Aço laminado

Série CLG1Dimensões do suporte do acessório

Articulação simples Junta articulada dupla ∗ O pino da articulação e o anel retentor são embalados.

Pino da articulação Pino da fixação oscilante Porca da haste

Suporte do pivô traseiroSuporte do pivô dianteiro

∗ Anéis retentores incluídos.

∗ Anéis retentores incluídos.

Tipo C 8 para eixo

Tipo C 10 para eixo

Tipo C 12 para eixo

Tipo C 14 para eixo

Anel retentor aplicável

Anel retentor aplicável

Diâmetro aplicável

(mm)

Tipo C 8 para eixo

Tipo C 10 para eixo

Tipo C 10 para eixo

Referência

ReferênciaDiâmetro

aplicável (mm)

ReferênciaDiâmetro

aplicável (mm)

ReferênciaReferênciaDiâmetro

aplicável (mm)

Diâmetro aplicável

(mm)

Referência do pino

aplicável

Diâmetro

aplicável

(mm)Referência

Diâmetro aplicável

(mm)Referência

Diâmetro aplicável (mm)

Referência

Diâmetro aplicável (mm)Referência

Page 42: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

A B

A B

A B A B

A B

A B

22(24)

16,5

24,5(22)

16,5

≈ HS A B ≈ HS A B

20

25

32

40

D-A9�(V)

6,5

6,5

6,5

9,5

23(31)23

(31)25

(33)28

(37)

D-M9�(V)D-M9�W(V)D-M9�A(V)

10,5

10,5

10,5

13,5

27(35)27

(35)29

(37)32

(41)

7

7

7

10

23,5(31,5)23,5(31,5)25,5(33,5)28,5(37,5)

1

1

1

4

17,5(25,5)17,5(25,5)19,5(27,5)22,5(31,5)

4

4

4

7

20,5(28,5)20,5(28,5)22,5(30,5)25,5(34,5)

6

6

6

9

22,5(30,5)22,5(30,5)24,5(32,5)27,5(36,5)

2,5

2,5

2,5

5,5

19(27)19

(27)21

(29)24

(33)

D-B59WD-C7/C8D-C73CD-C80C

D-B5D-B6

D-H7�D-H7CD-H7�WD-H7BAD-H7NF

D-G5�WD-K59WD-G59FD-G5D-K5D-G5NTD-G5BA

AAA A A A ABBB B B B B

25

27,5

31

35,5

Hs

24,5

27

30,5

35

Hs

27

29,5

33

37,5

Hs

27,5

30

33,5

38

Hs

D-M9�(V)D-M9�W(V)D-M9�A(V)D-A9�(V)

20

25

32

40

D-C7/C8D-H7��D-H7�WD-H7NFD-H7BA

D-C73CD-C80C

D-B5/B6D-B59WD-G5/K5D-G5�WD-K59W

D-G5NTD-G59FD-H7CD-G5BA

D-C7/C8 D-G5NT

D-C73C/C80C

D-H7CD-B5/B6/B59W

D-M9�D-M9�AD-M9�W

D-A9�

D-H7�/H7�WD-H7NF/H7BA

(mm) (mm)

12

33

24,5

26

16

8,5

16

36,7

8,5

16

8,5

29

16

8,5

38,2

24,5

12

33

≈ HS≈ HS

≈ HS ≈ HS

≈ HS≈ HS

742

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

( ): Para D-M9�A( ): Para D-A96

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Modelo do sensor

magnético

Diâmetro(mm)

Altura de montagem do sensor magnético

Modelo do sensor

magnético

Diâmetro(mm)

Posição adequada de montagem do sensor magnético

∗ ( ): Valores para curso longoNota) Ajuste o sensor magnético após confirmar as condições de operação na situação real.

Sensor de estado sólidoSensor tipo reed

Posição adequada de montagem do sensor magnético (Detecção no fim do curso) e sua altura de montagem

Série CLG1Montagem do sensor magnético 1

Page 43: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

A

B

15

3,5

D-M9�

D-M9�W

D-M9�A

D-A9�

D-M9�V

D-A9�V

D-B59W

5

10

10

5

5

5

10

5

10

5

5

10

15

15

25

15

20

15

20

20

25

30

25

30

40

40

40

30

35

25

35

60

70

80

70

75

55 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

55 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

60 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

50 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

35 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

25 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

35 + 35 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

60 + 45 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

70 + 45 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

80 + 50 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

70 + 50 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

75 + 50 (n – 2)

(n = 2, 3, 4, 5···)

20 + 35(n – 2)

2

20 + 35

(n = 2, 4, 6···) Note 3)

(n – 2)2

25 + 35

(n = 2, 4, 6···) Note 3)

(n – 2)2

15 + 35

(n = 2, 4, 6···) Note 3)

(n – 2)2

20 + 35

(n = 2, 4, 6···) Note 3)

(n – 2)2

15 + 35

(n = 2, 4, 6···) Note 3)

(n – 2)2

20 + 35

(n = 2, 4, 6···) Note 3)

(n – 2)2

20 + 45

(n = 2, 4, 6···) Note 3)

(n – 2)2

25 + 45

(n = 2, 4, 6···) Note 3)

(n – 2)2

30 + 50

(n = 2, 4, 6···) Note 3)

(n – 2)2

25 + 50

(n = 2, 4, 6···) Note 3)

(n – 2)2

30 + 50

(n = 2, 4, 6···) Note 3)

(n – 2)2

D-M9�WVD-M9�AV

D-C7�D-C80

D-H7�D-H7�WD-H7BAD-H7NF

D-C73CD-C80CD-H7C

D-B5�D-B64D-G5�D-K59�

D-M9�AD-A9�

D-M9�D-M9�W

12 n

Note 1)

Note 1)

Note 1)

Note 1)

743

Nota 3) Quando “n” for um número ímpar, o número par imediatamente acima deve ser usado para o cálculo.

O sensor magnético é montado deslocando-o levemente em uma direção (circunferência do tubo do cilindro externo) para que o sensor magnético e o cabo não interfiram um com o outro.

A posição de montagem do sensor magnético adequada é 3,5 mm para o interior da borda do suporte do sensor.

Nota 1) Nota 1)

Montagem do sensor magnético Série CLG1

Nota 2) Curso mínimo para montagem de sensores magnéticos nos outros modelos de montagem mencionados na nota 1.

Nota 1) Montagem do sensor magnético

Mesma faceFaces diferentes

Com 2 sensores magnéticos

Modelo do sensor magnético

Faces diferentes

n: Quantidade de sensores magnéticos (mm)

Mesma faceMesma face

Quantidade de sensores magnéticos montados

Faces diferentes

Modelo do sensor magnético

Curso mínimo para montagem do sensor magnético

Curso abaixo de 55 Note 2)Curso abaixo de 20 Note 2)

Curso abaixo de 60 Note 2)

Curso abaixo de 50 Note 2)

Curso abaixo de 20 Note 2)

(n = 2, 4, 6···) Note 3)

Page 44: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

a

b

d

c

D-A9�20 257

4,5

8

8

13

4

7

4

35

6

5

10

10

13

4

8,5

4

40

328

4,5

9

9

14

4,5

9

4,5

40

408

5,5

10

10

14

5

10

5

45

D-C7�/C-80D-C73C/C-80C

D-M9�D-M9�W

D-H7�/H7�WD-H7BA/H7NF

D-B5�/B64

D-H7CD-G5NTD-G5NB

D-B59W

D-C7�/C80D-C73C/C80CD-H7�D-H7�WD-H7NFD-H7BAD-B5�/B64D-B59WD-G5�/K59D-G5�W/K59WD-G5BA/G59FD-G5NTD-G5NB

D-M9�(V)D-M9�W(V)D-A9�(V)

D-M9�A(V)

20 25

BMA2-020A BMA2-025A

32

BMA2-032A

BA-01 BA-02 BA-32

40

BMA2-040A

BA-04

(mm)

744

Nota 1) Defina a referência que inclui a abraçadeira de montagem do sensor magnético (BMA2-lllA) e o kit

retentor (BJ5-1/Suporte do sensor: Transparente).

Não use o suporte do sensor (de nylon) em um ambiente onde álcool, clorofórmio, metilamina, ácido

clorídrico ou ácido sulfúrico são pulverizados, pois ele pode ser afetado. Consulte a SMC sobre

outros produtos químicos.

Nota 2) Def ina a re ferênc ia que inc lu i a abraçadei ra de montagem do sensor magnét ico

(BMA2-���AS/Parafuso de aço inoxidável) e o kit de suporte (BJ4-1/Suporte do sensor: Branco).

Nota 3) Para o sensor magnético tipo D-M9�A (V), não instale o suporte do sensor no led indicador.

[Conjunto de parafusos de montagem fabricados em aço inoxidável]O seguinte conjunto de parafusos de montagem fabricados em aço inoxidável está disponível. Utilize de acordo com o ambiente de trabalho. (Peça o suporte de montagem do sensor magnético separadamente, pois ele não está incluído.)

BBA3: Para tipos D-B5/B6/G5/K5 BBA4: Para tipos D-C7/C80/H7

Os sensores magnéticos D-H7BA/G5BA são fornecidos instalados no cilindro com os parafusos de aço inoxidável acima. Quando um sensor magnético é fornecido independentemente, BBA3 ou BBA4 está incluído.

Nota 4) Consulte a página 1989 para obter detalhes sobre o BBA3.

(1) BJl-1 é um conjunto de “a” e “b”.BJ4-1 (Suporte do sensor: Branco)BJ5-1 (Suporte do sensor: Incolor)

(2) BMA2-���A(S) é um conjunto de “c” e “d”.A abraçadeira (c) é montada de forma que a peça projetada esteja no lado interno (lado de contato com o tubo).

Nota 1)

BMA3-040

Nota 1)

BMA3-032

Nota 1)

BMA3-025

Nota 2)

BMA3-040S

Nota 2)

BMA3-032S

Nota 2)

BMA3-025S

Nota 2)

BMA3-020S

Sensor magnético

Parafuso de montagem do

sensor magnético

Abraçadeira de montagem do sensor magnético

Retentor do sensor

Suporte do sensorDiâmetro (mm)Modelo do sensor magnético

Suporte de montagem do sensor magnético: Referência

Faixa de operação

Diâmetro (mm)Modelo do sensor magnético

∗ Valores apenas para referência incluindo histerese, não significa que seja

garantido (assumindo aproximadamente ±30% de dispersão).

A variação pode ser grande, dependendo do ambiente.

Nota 1)

BMA3-020

Série CLG1Montagem do sensor magnético 2

Page 45: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

D-A9�D-M9�D-M9�W

D-C7�/C80

D-C73C/C80C/H7CD-B5�/B64/G5NTD-B59W

D-H7�/H7�WD-H7BA/H7NF

D-B53, C73, C76

D-C80

D-H7A1, H7A2, H7B

D-H7NW, H7PW, H7BW

D-G5NT

745

∗ Para sensores de estado sólido, também estão disponíveis sensores magnéticos com conector pré-cabeado. Consulte detalhes nas páginas 1960 e 1961.∗ Sensores magnéticos de estado sólido normalmente fechado (N.F. = contato b) (tipos D-F9G/F9H) também estão disponíveis. Consulte a página 1911 para obter detalhes.∗ Tipo de detecção de intervalo amplo, os sensores de estado sólido (tipo D-G5NB) também estão disponíveis. Consulte a página 1953 para obter detalhes.

Lado da conexãoLado da conexãoLado da conexão

Montagem do sensor magnético Série CLG1

Estado sólido

Reed

Além dos modelos listados em Como pedir, os sensores magnéticos a seguir são aplicáveis. Consulte as páginas 1893 a 2007 para obter as especificações detalhadas.

Grommet (Em linha) ø20 a ø40

Diâmetro aplicável—

Sem led indicador

Indicação de diagnóstico (indicador de 2 cores)

Com temporizador

Entrada elétrica (Direção de atração) CaracterísticasReferênciaSensor magnético

Munhão

2(Mesma face)

2(Faces diferentes)

1(Cabeçote dianteiro)

2(Mesma face)

2(Faces diferentes)

1(Cabeçote dianteiro)

Básico, Pé, Flange, Fixação oscilante

Modelo do sensor

Superfície de montagem do sensor

Quantidade de sensores magnéticos

Suporte de montagem

st: Curso (mm)

Suporte do cilindro/curso: superfície de montagem do sensor magnético

Curso de 50 ou mais

Curso de 60 ou mais

Curso de 65 ou mais

Curso de 75 ou mais

Curso de 75 ou mais

Cursos de 15 a 49

Cursos de 15 a 59

Cursos de 15 a 64

Cursos de 15 a 74

Cursos de 20 a 74

Curso de 10 ou mais

Curso de 10 ou mais

Curso de 10 ou mais

Curso de 10 ou mais

Curso de 15 ou mais

Curso de 50 ou mais

Curso de 60 ou mais

Curso de 65 ou mais

Curso de 75 ou mais

Curso de 75 ou mais

Cursos de 15 a 49

Cursos de 15 a 59

Cursos de 15 a 64

Cursos de 15 a 74

Cursos de 20 a 74

Curso de 10 ou mais

Curso de 10 ou mais

Curso de 10 ou mais

Curso de 10 ou mais

Curso de 15 ou mais

Curso de 10 ou mais Cursos de 15 a 44 Curso de 45 ou maisCurso de 45 ou maisCursos de 15 a 44Curso de 10 ou mais

Page 46: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

405063

40 mm50 mm63 mm

80 mm100 mm125 mm

140 mm160 mm

80100125

140160

CL1

CDL1

L

L

200

200

NilSn

NilJKNRHNil

JN

JN

100

100

F

F

BLFG

CDT

FB

M9BWNil

NilTNTF

RcNPT

G

PLCA33C∗∗∗A34C∗∗∗A44C∗∗∗

G39CK39C

P4DW∗∗∗5 V

100 V

100 V, 200 V

100 V, 200 V

100 V, 200 V

12 V

5 V,12 V

12 V

12 V

12 V

5 V,12 V

12 V

5 V, 12 V

5 V, 12 V

24 V

24 V

24 V

3(L)

1(M)

5(Z)

0,5(Nil)

Nil

F ∗1

G59∗∗∗

G5P∗∗∗

K59∗∗∗

K59∗∗∗

G5PW∗∗∗

K59W∗∗∗

G5BA∗∗∗G59F∗∗∗

B54∗∗∗B64∗∗∗

B59W∗∗∗

G39K39

A33A34A44

M9N

M9P

M9B

J51

M9NW

M9PW

M9BW

M9NA∗∗∗∗M9PA∗∗∗∗M9BA∗∗∗∗

F59F

A96∗∗A93∗∗A90∗∗A54A64

A59W

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

746

O cilindro de travamento da Série CL1 é do tipo com travamento automático que contém um anel que é inclinado pela força de uma mola, que depois é inclinado pela carga aplicada ao cilindro, travando a haste do pistão. O cilindro é ideal para paradas intermediárias, paradas de emergência e prevenção de quedas.

∗ Consulte o modelo de sensor magnético aplicável na tabela abaixo.

∗ Quando dois ou mais cilindros forem aplicáveis, indique-os em ordem alfabética.

3 fios (NPN)

Com anel magnéticoMaterial do tubo

Tubo de alumínio

Sem anel magnéticoMaterial do tubo

Tubo de alumínio

Tubo de alumínio (curso de 1.000 ou menos)

Tubo de aço (curso de 1.001 ou mais)

Tubo de alumínio (curso de 1200 ou menos)

Tubo de aço (curso de 1.201 ou mais)

Tubo de aço

Diâmetro

40 a 100

125;140

160

40 a 160

Símbolo

∗ Como há outros sensores magnéticos aplicáveis além dos listados, consulte a página 766 para obter detalhes.∗ Para obter detalhes sobre os sensores magnéticos com conector pré-cabeado, consulte as páginas 1960 e 1961.∗ Os sensores magnéticos D-A9�/M9�/M9�W/M9�A são fornecidos juntos (não montados). (Apenas os suportes de montagem do sensor magnético para os modelos listados acima são montados no momento do envio.)

∗∗∗∗ Sensores magnéticos resistentes à água são compatíveis para montagem nos modelos acima, mas, neste caso, a SMC não pode garantir a resistência à água. Consulte a SMC sobre os tipos resistentes à água com os números de modelo acima.

∗ Os sensores de estado sólido marcados com “�” são produzidos após o recebimento do pedido.∗∗ D-A9�/A9lV não podem ser montados em ø50.∗∗∗ Os seguintes sensores magnéticos não podem ser montados em ø125 a ø160.D-G39C, K39C, A3lC, A44C, G5l, K59, G5lW, K59W, G5BA, G59F, G5NT, B5l, B64, B59W, P4DW.

∗ Símbolos de comprimento do cabo: 0,5 m ······ Nada (Exemplo) M9NW1 m ······· M (Exemplo) M9NWM3 m ······· L (Exemplo) M9NWL5 m ········· Z (Exemplo) M9NWZ

Resistente a campos magnéticos(Indicador de 2 cores)

Com saída de diagnóstico(Indicador de 2 cores)

Resistente à água(Indicador de 2

cores)

Indicação de diagnóstico (indicador de 2 cores)

Indicação de diagnóstico

(Indicador de 2 cores)

Sen

sor

de

esta

do

lido

Sen

sor

tip

o r

eed

Conector do terminal

Conector do terminal

Grommet

Grommet

Grommet

Grommet

Não

NãoSim

Sim

Sim

Sim

3 fios(equivalente a NPN)

2 fios

2 fios

2 fios (não polar)

2 fios

2 fios

3 fios (PNP)

3 fios (PNP)

4 fios (NPN)

3 fios (NPN)

3 fios (NPN)

2 fios

3 fios (PNP)

3 fios (NPN)

Relé, CLP

Relé, CLP

Relé, CLP

Conector pré-cabeado

Carga aplicável

Comprimento do cabo (m)Montagem por abraçadeiraMontagem em tirante

Modelo do sensor magnéticoTensão da cargaCabeamento

(Saída)Led ind

icadorEntrada

elétricaFunção especial

Tipo

∗ 1 Os sensores magnéticos não estão disponíveis com tubos de aço.

Material do tubo

Modelo de fixação oscilante traseira macho

Modelo de fixação oscilante traseira fêmea

Modelo de munhão central

Modelo básico

Suporte tipo pé

Modelo flange dianteiro

Modelo de flange traseiro

Modelo de montagem

Curso do cilindro (mm)Consulte detalhes na página 745.

Tipo de rosca

Travamento da extensão do pistão

Travamento da retração do pistão

∗ Para trava em ambos os lados, consulte Produzido sob encomenda “-X51”.

Direção de travamento

Se um cilindro com anel magnético sem um sensor magnético for necessário, não há necessidade de inserir o símbolo para o sensor magnético.(Exemplo) CDL1L40-100F

Modelo de cilindro com anel magnético

Sem proteção da haste

Lona de nylon

Lona resistente ao calor

Sem amortecedor

Com amortecedor dianteiro

Com amortecedor traseiro

Com amortecimento em ambas as extremidades

Com proteção/amortecimento na haste

Sem sensor magnético

Sensor magnético

Como pedir

Terminal DIN

200 V ou menos

100 V ou menos

ø40 a ø100 ø125 a ø160 ø40 a ø100 ø125 a ø160CC CA

Amortecedor

Proteção na haste

Diâmetro interno do tubo do cilindro

DiâmetroSímboloDiâmetroSímboloDiâmetroSímbolo

Cilindro com trava de dupla ação, haste simples

Série CL1ø40, ø50, ø63, ø80, ø100, ø125, ø140, ø160

Com sensor magnético

Com sensor magnético(Com anel magnético)

Quantidade de sensores magnéticos

2 pçs.

1 pç.

“n” pçs.

Produzido sob encomenda

Consulte a página 745 para obter detalhes.

Sensores magnéticos aplicáveis/Consulte as páginas 1893 a 2007 para obter mais informações sobre sensores magnéticos.

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Circuito de circuito integrado

Page 47: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

-XA��-XC3-XC14

-X50-X51

40 588

294

1230

50 981

490

1920

631470

735

3060

802450

1230

4930

1003820

1910

7700

125 6010

3000

12100

140 7540

3770

15100

160 9850

4920

19700

50 mm/s

100 mm/s

200 mm/s

0,6 mm

1,2 mm

2,3 mm

1 mm

2 mm

3 mm

40

CL-40

50

CL-50

63

CL-63

80

CL-80

100

CL-100

40

50, 63

80, 100

25, 50, 75, 100, 125, 150, 175, 200,

250, 300, 350, 400, 450, 500

25, 50, 75, 100, 125, 150, 175, 200,

250, 300, 350, 400, 450, 500, 600

25, 50, 75, 100, 125, 150, 175, 200,

250, 300, 350, 400, 450, 500, 600, 700

800

1200

ø80: 1400,

ø100: 1500

125, 140160

125, 140160

+–

+–

+–

+–

+–

+–

Sem sensor magnético 0 a 70 °CCom sensor magnético 0 a 60 °C

(Sem congelamento)

747

Consulte o curso mínimo para montagem do sensor magnético (páginas 760 e 762) para aqueles com sensor magnético.

Consulte o curso mínimo para montagem do sensor magnético (páginas 760 e 762) para aqueles com sensor magnético.

∗ Opere o cilindro de forma que a velocidade do pistão não ultrapasse 200 mm/s durante o travamento.

∗ A velocidade máxima de 500 mm/s pode ser acomodada se o pistão for travado no estado estacionário para prevenção de queda.

∗ A força de retenção (carga estática máx.) indica a capacidade máxima para reter uma carga estática sem cargas, vibração ou impacto. Isso não indica que uma carga possa ser sustentada em condições normais.A carga máxima é limitada dependendo da orientação de montagem.Consulte as Precauções específicas do produto 1 da série CL na página 702 para selecionar cilindros.

Nota 1) Cursos diferentes dos acima serão produzidos mediante o recebimento do pedido. Espaçadores não são usados para cursos intermediários.

Nota 2) Cursos longos são aplicáveis ao modelo de fixação por pés e ao modelo de flange dianteiro. Se forem utilizados outros suportes de montagem, ou o comprimento exceder o limite de curso longo, o curso máximo deve ser determinado com base na tabela de seleção do curso (dados técnicos).

Série CL1

Especificações produzidas sob encomenda(Para obter detalhes, consulte as páginas 2009 a 2152.)

Montagem horizontal

Montagem vertical

Carga máxima

(N)

Sem sensor magnético –10 a 70 °CCom sensor magnético –10 a 60 °C

(Sem congelamento)

Montagem

Pressão de teste

Pressão máxima de trabalho

Pressão mínima de trabalho

Velocidade do pistão

Temperatura ambiente e do fluido

Lubrificação

Amortecedor

Tolerância de comprimento do curso

Diâmetro(mm)

Diâmetro(mm)

Diâmetro aplicável (mm)

Referência da unidade de travamento

Precisão de parada(Tolerância do sistema de controle não incluída)

Uma direção (A direção de travamento pode ser alterada.)

Direção de travamento

Pressão inicial de travamento

Pressão de liberação de travamento

0,05 MPa ou menos

0,2 MPa ou mais(sem carga)

Até 1.400

Até 1.400

Até 1.000

Até 1.200

Curso do cilindro/Cilindro com sensor magnético (com anel magnético)

Modelo pé, modelo flange dianteiro

Modelo pé, modelo

flange dianteiro

Modelo básico, Modelo flange traseiro, Modelo

fixação oscilante traseira macho, Modelo fixação

oscilante traseira fêmea, Modelo munhão central

Modelo básico, Modelo flange traseiro, Modelo fixação oscilante traseira macho, Modelo fixação oscilante traseira fêmea,

Modelo munhão central

Modelo básico, Modelo flange traseiro, Modelo fixação oscilante traseira macho,

Modelo munhão central, Modelo pé, Modelo flange dianteiro

Até 1.600

Até 1.600

Até 1.000

Até 1.200

Unidade: mm

Unidade: mm

Até 1.000

Até 1.200

125 a 16040 a 100

Material do tubo Liga de alumínio Tubulação de aço-carbono

Curso do cilindro (ø125 a ø160)

Força de retenção (carga estática máxima) (N)

Curso longo (somente L, F)Curso padrão (mm)Diâmetro (mm)

Curso do cilindro (ø40 a ø100)/

Modelo de unidade de travamento

Diâmetro (mm)Velocidade do pistão

Especificações da unidade de travamento

Diâmetro (mm)

Máx. Força de retenção da carga e de travamento (carga estática máxima)

0,08 MPa

50 a 200 mm/s

Não requer (dispensa lubrificação)

Amortecimento pneumático

Até 250 , 251 a 1.000 , 1.001 a 1.500 1501 a 1.600

Modelo básico, fixação por pés, modelo flange dianteiro

Modelo flange traseiro, Modelo de fixação oscilante traseira macho

Modelo de fixação oscilante traseira fêmea, Modelo de munhão central

ø125 a ø160

1,57 MPa

0,97 MPa

ø40 a ø100

1,5 MPa

1,0 MPa

Diâmetro (mm)

Especificações

Trava da molaOperação travada

EspecificaçõesSímbolo

Cilindro com trava de grande diâmetro (ø180 a ø300)

Cilindro com trava em ambas as direções

EspecificaçõesSímboloAlteração no formato da extremidade da haste

Localização especial da porta

Alteração na posição de montagem do suporte de munhão (somente ø40 a 100)

Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples

+1,0 0

+1,4 0

+1,8 0

+2,2 0

Especificações produzidas sob encomenda(Para obter detalhes, consulte as páginas 767 a 768.)

Produzido sob

encomenda

• Curso mínimo para montagem do sensor magnético

• Posição adequada de montagem do sensor magnético (detecção

no fim do curso) e altura de montagem

• Faixa de operação

• Suporte de montagem do sensor magnético: Referência

Consulte as páginas 760 a 766 para obter informações sobre cilindros com sensores magnéticos.

Page 48: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

(kg)

40

0,76

1,66

1,83

2,06

2,09

1,93

1,92

2,26

0,44

0,23

0,37

50

1,23

2,55

2,75

3,15

3,29

3,00

2,98

3,30

0,56

0,26

0,43

63

2,05

4,12

4,42

5,08

5,16

4,88

4,90

5,47

0,74

0,26

0,43

80

3,04

6,56

7,36

8,40

8,51

7,94

7,94

8,90

1,04

0,66

0,87

100

4,40

9,49

10,43

11,81

12,06

11,80

11,82

13,02

1,30

0,83

1,27

125

16,93

30,88

32,21

33,65

34,35

36,02

35,83

35,77

1,77

0,91

1,37

140

21,46

38,25

40,83

43,28

44,32

45,46

45,17

46,09

1,90

1,16

1,81

160

32,31

55,72

59,09

60,95

62,98

65,45

64,28

63,86

2,39

1,56

2,48

40

CA-L04

CA1-L04

CA-F04

CA1-F04

CA1-C04

CA1-D04

50

CA-L05

CA1-L05

CA-F05

CA1-F05

CA1-C05

CA1-D05

63

CA-L06

CA1-L06

CA-F06

CA1-F06

CA1-C06

CA1-D06

80

CA-L08

CA1-L08

CA-F08

CA1-F08

CA1-C08

CA1-D08

100

CA-L10

CA1-L10

CA-F10

CA1-F10

CA1-C10

CA1-D10

125

CS1-L12

CS1-FL12

CS1-F12

CS1-C12

CS1-D12

140

CS1-L14

CS1-FL14

CS1-F14

CS1-C14

CS1-D14

160

CS1-L16

CS1-FL16

CS1-F16

CS1-C16

CS1-D16

∗70°C

110°C

748

∗ Quando pedir suporte tipo pé para 1 cilindro, peça 1 suporte tipo pé para cada lado dianteiro e traseiro para ø40 a ø100 e 2 suportes tipo pé para ø125 a ø160. ∗∗ Modelos de flange dianteiro de ø125 a ø160 usam flanges de curso longo da Série CS1.∗∗∗ O pino da fixação oscilante, a arruela plana e o contrapino são enviados junto com o modelo de fixação oscilante traseira fêmea.

Cálculo: (Exemplo) CL1L125-500F• Peso básico·················32,21 (modelo pé, ø125)• Peso adicional .........1,77/curso de 100

32,21 + 1,77/100 x 500 = 41,06 kg∗ Adicione o peso da unidade de travamento para tubos de aço de

ø40 a ø100 e de ø125 a ø160 ao peso da unidade do cilindro das séries CA2 e CS1 listadas em Best Pneumatics nº 2.

∗ Temperatura máxima ambiente para a proteção da haste.

Temperatura ambiente máximaMaterial de proteção da haste

Lona de nylon

Lona resistente ao calor

Símbolo

J

K

Material de proteção da haste

Modelo de flange dianteiro ∗∗

Modelo de flange traseiro

Fixação oscilante traseira macho

Fixação oscilante traseira fêmea ∗∗∗

Dianteiro

TraseiroSuporte tipo pé ∗

Diâmetro (mm)

Referência do suporte de montagem

Peso adicional para cada 100 mm de curso

Tubo de alumínio

Modelo básico

Suporte tipo pé

Modelo flange dianteiro

Modelo de flange traseiro

Modelo de fixação oscilante traseira macho

Modelo de fixação oscilante traseira fêmea

Modelo munhão

Articulação simples

Garfo (com pino)

Diâmetro (mm)

Massa da unidade travada

Supo

rte do

ac

essó

rioP

eso

bási

co

Material do tubo

Peso

∗ ø125 a ø160: Opcional

Modelo de fixação

oscilante traseira fêmea

Suporte tipo pé

Modelo de munhão central

Modelo de fixação oscilante traseira macho

Modelo de flange traseiro

Modelo flange dianteiro

Modelo básico

Porca da haste ∗

Pino da fixação oscilante

Junta articulada simples

Junta articulada dupla(com pino)

Proteção da haste

Opção

Produtos padrão

Montagem

Acessório

Série CL1

Page 49: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

749

Cuidado

3. Vire a unidade para o lado oposto, para que o lado sem raspador esteja voltado para o cabeçote dianteiro do cilindro. Depois, insira a unidade com segurança dentro da porção com saliência do cabeçote dianteiro.

4. Instale quatro tirantes, com a parte menor da rosca direcionada para o cabeçote dianteiro e aperte-os com um torque uniforme. Não retire o parafuso de destravamento (ou solte a pressão de ar) até que a instalação e os ajustes estejam finalizados.

Os processos descritos acima finalizam a substituição da direção travada. Antes de usar o cilindro, verifique se o travamento está funcionando adequadamente.

1. Solte as porcas do tirante e retire os quatro tirantes.

2. Aplique uma pressão de ar de 0,2 MPa a 0,3 MPa para soltar a trava e retire a unidade travada da haste do pistão.

3. Remova a placa de retenção da unidade travada e instale-a no lado oposto. Aplique novamente a pressão de ar e, com o lado que continha a placa voltada para o cilindro até agora, insira a haste do pistão e encaixe-a na parte com saliência do cabeçote dianteiro.

4. Instale os quatro tirantes, com a parte menor da rosca direcionada para o cabeçote dianteiro e aperte-os com um torque uniforme. Mantenha a aplicação da pressão de ar até que a instalação e os ajustes estejam finalizados e nunca acione a trava nesse intervalo.

Quando a unidade de travamento não estiver presa pelos tirantes, a pressão de ar aplicada na porta de travamento deverá ser entre 0,2 MPa e 0,3 MPa. Nunca aplique uma pressão de ar maior, isso pode danificar o equipamento.

O travamento é unidirecional. No entanto, a direção do travamento pode ser facilmente alterada. Para alterar a direção, preste atenção especial às seguintes etapas:Soltar os tirantes para alterar a direção pode também afrouxar as porcas do lado do cilindro. Portanto, antes de montar a unidade verifique se as porcas não estão soltas. Aperte-as novamente, se preciso, e, enquanto gira a haste do pistão, aplique uma pressão baixa de 0,08 MPa para garantir que ela opere suavemente nas direções de extensão e retração.1. Solte as porcas do tirante e retire os quatro

tirantes.

2. Abra a tampa de borracha e coloque o parafuso de destravamento fornecido como acessório. Depois, aplique uma pressão de 0,2 MPa a 0,3 MPa para soltar a trava e inserir o parafuso. (A operação a seguir pode ser executada de modo fácil e adequado com a aplicação de pressão de ar.) Após verificar se o parafuso foi inserido corretamente, puxe a unidade da haste. Em seguida, solte os três parafusos na placa de prensa do raspador para remover a placa e o raspador. Instale o raspador e a placa da prensa, nessa ordem, no lado oposto.

Alimentação de ar pressurizado

Saliência da extremidade

Retentor

Parafuso da tampa Alimentação de ar

pressurizado

Unidade de travamentoAlimentação

de ar pressurizado

Tirante

Escape de pressão de ar

Pistão de liberação

Anel travado

Direção de operação da haste do pistão

Direção de operação da haste do pistão

Mola

Alimentação de ar pressurizado

Estado travadoEstado destravado

CuidadoCuidado ao alterar a direção de travamento

Princípio de construção

ø125 a ø160

ø40 a ø100

Série CL1Cilindro com trava fina de dupla ação, haste simples

Page 50: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

750

Durante o ajuste da instalação, realize a operação aplicando pressão de ar somente na porta de travamento.

(Em cilindros de ø125 a ø160, a trava não pode ser solta manualmente.)

Cuidado

A trava é solta manualmente quando o cilindro é enviado da fábrica. Como a trava não funcionará neste estado, troque para o estado travado antes da operação, depois de ajustar o centro axial para a instalação. (Somente ø40 a ø100)

Cuidado

1. Não destrave manualmente até que a segurança seja confirmada.2. Realize o destravamento após o escape da pressão residual dentro do sistema.3. Tome providências para evitar a queda da carga quando o destravamento for realizado.

• Realize o trabalho com a carga na posição mais baixa.• Tome providências para a prevenção de queda com escoras, etc.

Atenção

Cuidado Cuidado Cuidado

1. Flutuações de carga durante o movimento recí-proco do pistão podem causar alterações na ve-locidade do pistão. Uma alteração na velocidade do pistão pode aumentar muito a variação da posição de parada do pistão. Portanto, tome as medidas adequadas para que a velocidade do pistão seja constante durante o movimento recí-proco, em especial logo antes de parar.

2. Durante um curso do amortecedor, ou quando o pistão estiver na região de aceleração logo após o início da operação, há uma grande alteração de velocidade. Por isso, a variação da posição de parada também será grande. Portanto, para realizar um movimento em etapas no qual o cur-so do início da operação até a próxima posição seja curto, saiba que pode não ser possível manter a precisão.

3. Precauções sobre o travamento após o pistão ser parado com um batente externo:Para aplicar o travamento após o pistão ser pa-rado com um batente externo ao mecanismo tra-vado, incluindo parada pelo fim do curso do cilin-dro, fique atento às questões descritas abaixo.Devido à natureza do mecanismo de travamen-to, há um jogo do eixo de cerca de 0,5 a 1,0 mm. Além disso, devido às condições da tubulação, se levar mais tempo para o ar escapar pela por-ta de travamento do que para a pressão de equi-líbrio estabilizar, causando um atraso no trava-mento, a haste do pistão se moverá uma distân-cia equivalente a “jogo + retardo”.

4. Imediatamente antes da parada de travamento, diminua

a velocidade do pistão para 200 mm/s ou menos com o

sensor da válvula reguladora de vazão (para o circuito de

desvio). Em seguida, opere o travamento.

1. DescargaAntes de conectar a tubulação, os tubos devem ser totalmente soprados com ar (limpeza) ou la-vados para remover lascas, óleo de corte e ou-tros resíduos do interior.

2. A carga na haste do pistãoUse o cilindro no estado em que a carga para a haste do pistão esteja sempre aplicada na dire-ção axial. Isso deve ser seguido mais à risca do que com cilindros de ar normais. Além disso, use um guia para controlar o movimento da car-ga, a fim de não causar vibração ou distorção.

3. Uma força rotacional contra a haste do pistãoEvite aplicar uma força rotacional contra a haste do pistão. A aplicação de uma força rotacional deve ser especialmente evitada no estado trava-do.

4. Proteção da parte deslizante da hasteTome cuidado para não arranhar ou amassar a parte deslizante da haste da guia, pois isso pode danificar as vedações e causar vazamentos ou travamentos incorretos.

5. LubrificaçãoNão é preciso lubrificar a série CL, pois o mode-lo dispensa lubrificação. Nunca o lubrifique, pois isso resultará em um travamento incorreto.

Para saber os circuitos pneumáticos recomenda-dos, consulte a página 704.1. Como operar o circuito pneumático

Em vez de um circuito de cilindro de ar recíproco convencional, use um cilindro pneumático como o cilindro recomendado no qual medidas sejam tomadas para evitar trancos do pistão após a li-beração da trava.

ø125 a ø160Para cilindros de ø40 a ø100, verifique a portion

estampada na tampa da trava.3. Velocidade máxima com carga máxima

Nunca trave um cilindro com energia cinética superior que exceda a velocidade máxima ou a carga máxima indicada nas especificações.

2. Direção de travamentoO travamento é unidirecional. A direção de tra-vamento segue a posição da porta da trava, co-mo mostrado na figura abaixo.

Para liberar manualmente a trava, execute as etapas a seguir:1. Abra a tampa de borracha.2. Aplique uma pressão de ar de 0,2 MPa a 0,3

MPa na porta de travamento e coloque o anel inclinado na posição vertical.

3. Insira um parafuso de tamanho adequado na rosca do anel.O tamanho do parafuso é de M5 para ø40 e ø50, e de M6 para ø63, ø80, e ø100.

Série CL1

Porta travada

Travamento da extensão

Travamento da retração

Velocidade do pistão acima de 200 mm/s

(No travamento)

Circuito pneumático recomendadoCuidado ao manusearPrecisão de parada

Para seleção/circuito pneumático recomendado, precisão de parada e cuidado ao manusear, consulte as páginas 702 a 705.

Circuito pneumático recomendado/Manuseie com cuidado

ø40 a ø100

Unidade de travamento Cilindro

Porta travada

TampaParafuso

Liberação da trava manual (ø40 a ø100)

Page 51: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

m

d i 05po a7ecblkq f

9 81h43g62j n

12345678910111213141516171819202122232425

123456789101112131415161718192021222324252627

100125140160

40506380

CL100-PS

CL125-PS

CL40-PS

CL50-PS

751

� ���� � ����� �� ���������� �� ����� ��1 ����������� � ����������� ���� ��� �������, �� ���� ��� ������� ���� � ����� �� ��������. ���� ����� ��� ����������� ��� � ������ �� ������ ���� ���� ��������.

� � ��� �� ������� ������ �� ������ �� ������������ (�40, �50: 10 �, �63, �80: 20 �, �100: 30 �, �125 � �160: 40 �).

�������� ��� � �������� ���������� ������ ������ � ������ ��

Cilindro com trava de dupla ação, haste simples Série CL1

Peças de reposição:

Placa de aço laminado

Placa de aço laminado

Aço-carbono

Placa de aço laminado

Aço-carbono

Aço

Uretano

Ferro fundido

Liga do rolamento

Aço-carbono

Aço-carbono

Aço laminado

Aço cromo-molibdênio

Aço cromo-molibdênio

Aço cromo-molibdênio

Tubo de aço-carbono

Aço laminado

Aço-carbono

Aço laminado

Ferro fundido

BC metalizado sinterizado

NBR

NBR

NBR

NBR

NBR

Pintado de preto

Pintado de preto

Tratado termicamente

Zinco cromado

Tratado termicamente

Zinco cromado

Pintado de preto

Série CS1lN

Interior: revestido em cromo duro

Zinco cromado

Cromado

Pintado de preto

Pintado de preto

Corpo

Tampa

Anel travado

Pistão de liberação

Pivô

Mola

Batente

Placa de retenção

Bucha

Pino da mola

Pino da mola

Porca de borboletaParafuso sextavado interno de fixação da unidade

Parafuso sextavado internoParafuso de cabeça escareada sextavado interno

Cilindro de ar não lubrificado

Tubo de freio

Luva

Tirante de sustentação da unidade

Espaçador

Placa de retenção

Elemento

Anel de limpeza

Gaxeta da placa de retenção

O-ring

O-ring

Vedação da haste

Pintado de preto

Pintado de preto

Tratado termicamente

Zinco cromado

Tratado termicamente, Zinco

cromado

Zinco cromado

Zinco cromado preto

Série CA1�N

Pintado de preto

Cromado

Liga de alumínio

Liga de alumínio

Aço-carbono

Aço laminado geral

Aço-carbono

Aço

Uretano

Aço laminado

Liga do rolamento

Aço-carbono

Aço-carbono

Aço laminado

Aço cromo-molibdênio

Aço laminado

Aço cromo-molibdênio

Nylon

Aço laminado

Aço cromo-molibdênio

Liga de alumínio

Aço-carbono

NBR

NBR

NBR

NBR

Corpo

Tampa

Anel travado

Pistão de liberação

Pivô

Mola

Batente

Placa de retenção

Bucha

Pino da mola

Pino da mola para antigiro

Porca de borboletaParafuso sextavado interno de fixação da unidade

Parafuso de fenda para metaisParafuso de cabeça escareada sextavado interno

Cilindro pneumático não lubrificado

Tampa

Parafuso de retenção

Parafuso de liberação

Espaçador

Tirante de retenção da unidade

Raspador

O-ring

O-ring

Vedação da haste

Lista de peças: CL1ø125 a ø160NotaMaterialDescriçãoNotaMaterialDescriçãoNº Nº

Partes componentes: CL1ø40 a ø100

Construção

CL1ø40 a ø100

CL1ø125 a ø160

Diâmetro Diâmetro Ref. do kitRef. do kit

Page 52: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

A

S + StrokeZZ + Stroke

B

A

B

2 x P (Rc. NPT. G) 4 x J

4 x J

h + l

h + l

2 x P (Rc. NPT. G)

(mm)

40506380

100125140160

A

3035354040505056

AL

2732323737474753

B

607086102116145161182

B1

2227273241———

BX

5967737785

112,5121133

BY

69788492100141,5150167

C

4452647892115128144

D

1620202530363640

EA

4050556580909090

EB

3240405252———

F

6,56,06,08,08,0434343

FA

—————141414

GA

15171721211616

18,5

GB

15171721211616

18,5

GC

11111111111616

18,5

H1

811111316———

J

M8 x 1,25M8 x 1,25M10 x 1,25M12 x 1,75M12 x 1,75M14 x 1,5M14 x 1,5M16 x 1,5

K

6771111151517

KA

1418182226313136

40506380

100125140160

M

1111141717272730,5

MM

M14 x 1,5M18 x 1,5M18 x 1,5M22 x 1,5M26 x 1,5M30 x 1,5M30 x 1,5M36 x 1,5

N

2730313740353539

S

8490981161269898106

W

80000———

H5158587172110110120

ZZ215237254296315376,5385423,5

e3645456060757575

f16,516,016,018,018,0404040

h5966668081133133141

ZZ223245262305324399,5408444,5

lP

BP

1 4

1 4

1 41 41 4

3 4

1 21 2

1 4

1 2

3 83 81 2

3 4

1 21 2

1 4

1 4

1 41 41 4

1 5

1 51 5

752

Nota) Ao instalar um cilindro pneumático, quando um furo precisar ser feito para acomodar a parte da haste, usine um furo que seja maior do que o diâmetro da proteção “øe”.

ZZ + l + Curso

S + CursoZZ + Curso

Largura entrefaces KA

BP (Rc. NPT. G) porta travada

BP (Rc. NPT. G) porta travada, Destravada quando pressurizada

S + CursoZZ + Curso

Destravada quando pressurizada

BP (Rc. NPT. G) porta travada

Largura entre faces B1

Largura entre faces KA

Destravada quando pressurizada

BP (Rc. NPT. G) porta travada

ZZ + Curso

CursoCursoCursoCursoCursoCursoCursoCurso

Trava A no avanço do pistão Trava B no recuo do pistão

ø125 ø ø160

Com proteção sanfonada na haste

ø40 a ø100

Com proteção sanfonada na haste

Modelo básico (B)

Com proteção sanfonada na haste

20 a 50020 a 60020 a 60020 a 75020 a 750

30 a 1.00030 a 1.00030 a 1.200

Sem proteção sanfonada da haste

Até 500Até 600Até 600Até 750Até 750

Até 1.000Até 1.000Até 1.200

Com proteção sanfonada na hasteSem proteção sanfonada da hasteDiâmetro

(mm)

Variedade de cursos (mm)Diâmetro(mm)

Série CL1

Page 53: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø ø ø

l

ø

øøø

l

ø

x

x

x

A B

A

B

h + l

2 x P (Rc. NPT. G)

2 x P (Rc. NPT. G)

4 x J

h + l

40506380

100125140160

A

3035354040505056

AL

2732323737474753

B

607086102116145161182

B1

2227273241———

BX

5967737785112,5121133

BY

69788492100141,5150167

C

4452647892115128144

D

1620202530363640

EA

4050556580909090

EB

3240405252———

F

6,56,06,08,08,0434343

FA

—————141414

GA

1517172121161618,5

GB

1517172121161618,5

GC

1111111111161618,5

H1

811111316———

K

6771111151517

KA

1418182226313136

LD

99

11,513,513,5191919

LH

404550657585100106

J

M8 x 1,25M8 x 1,25M10 x 1,25M12 x 1,75M12 x 1,75M14 x 1,5M14 x 1,5M16 x 1,5

40506380

100125140160

LS

207222250296312329,5338373

LT

3,23,23,24,56,0899

LX

4250597692100112118

LY

708093116133157,5180,5197

MM

M14 x 1,5M18 x 1,5M18 x 1,5M22 x 1,5M26 x 1,5M30 x 1,5M30 x 1,5M36 x 1,5

N

2730313740353539

S

8490981161269898106

W

80000———

X

2727344443454550

YA

1313162122203025

YB

1313161617203025

H5158587172110110120

ZZ244266290339358414,5433468

e3645456060757575

f16,516,016,018,018,0404040

h5966668081133133141

ZZ252274298348367437,5456489

lP

BP

40

50

63

80

100

125140160

RT

——30—40—45—50363640

RY

——76—92—112—136164184204

1 4

1 4

1 41 41 4

3 4

1 21 2

1 4

1 4

1 41 41 4

1 5

1 51 5

1 4

1 2

3 83 81 2

3 4

1 21 2

(mm)

753

Nota) ø125 a ø160 com tipo sensor magnético não está disponível.

ø40 a ø100

ZZ + l + CursoZZ + CursoLS + Curso

Curso longoS + Curso

BP (Rc. NPT. G) porta travada

BP (Rc. NPT. G) porta travada, Destravada quando pressurizada

Largura entre faces KA

CursoCursoCursoCursoCursoCursoCursoCurso

ø125 a ø160

Com proteção sanfonada na haste

Com proteção sanfonada na haste

20 a 50020 a 60020 a 60020 a 75020 a 750

30 a 1.40030 a 1.40030 a 1.400

Sem proteção sanfonada da haste

Até 500Até 600Até 600Até 750Até 750

Até 1.400Até 1.400Até 1.400

Com proteção sanfonada na hasteSem proteção sanfonada da hasteDiâmetro

(mm)

Variedade de cursos (mm)Diâmetro(mm)

Quando o curso exceder 1.000 mm, monte com anel de suporte do tirante.

ZZ + CursoLS + Curso

S + Curso

BP (Rc. NPT. G) porta travada

Largura entre faces KA

Largura entre faces B1

ZZ + l + Curso

Destravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Destravada quando pressurizada

Trava A no avanço do pistão Trava B no recuo do pistão

Fixação por pés (L)

ø50 a ø100

Curso longo

Com proteção sanfonada na haste

Curso longo

501 a 800 601 a 1.0001.001 a 1.200 601 a 1.0001.001 a 1.200 701 a 1.0001.001 a 1.400 701 a 1.0001.001 a 1.5001.401 a 1.6001.401 a 1.6001.401 a 1.600

Variedade de cursos (mm)

Diâmetro(mm)

Cilindro com trava de dupla ação, haste simples Série CL1

Page 54: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø ø ø

l

ø

ø

ø ø ø

l

ø

x

x x

x (Rc. NPT. G)

(Rc. NPT. G)

A

A

B

B

4 x J

4 x J

h + l

h + l

40506380

100125140160

A

3035354040505056

AL

2732323737474753

B

607086102116145161182

B1

2227273241———

BF

7181101119133145160180

BX

5967737785112,5121133

BY

69788492100141,5150167

C

4452647892115128144

D

1620202530363640

EA

4050556580909090

EB

3240405252———

F

6,56,06,08,08,0434343

FA

—————141414

FD

9,09,011,513,513,5191919

FT

1212151818142020

FX

8090105130150190212236

FY

4250597692100112118

FZ

100110130160180230255275

FV

607086102116———

GA

1517172121161618,5

GB

1517172121161618,5

GC

1111111111161618,5

H1

811111316———

40506380

100125140160

J

M8 x 1,25M8 x 1,25M10 x 1,25M12 x 1,75M12 x 1,75M14 x 1,5M14 x 1,5M16 x 1,5

K

6771111151517

KA

1418182226313136

MM

M14 x 1,5M18 x 1,5M18 x 1,5M22 x 1,5M26 x 1,5M30 x 1,5M30 x 1,5M36 x 1,5

N

2730313740353539

S

8490981161269898106

W

80000———

H5158587172110110120

ZZ216238255297316363,5378413

e3645456060757575

f16,516,016,018,018,0404040

h5966668081133133141

ZZ224246263306325386,5401434

lP

BP

1 4

1 4

1 41 41 4

3 4

1 21 2

1 4

1 4

1 41 41 4

1 5

1 51 5

1 4

1 2

3 83 81 2

3 4

1 21 2

(mm)

754

Largura entre faces KA

BP (Rc. NPT. G) porta travada

ZZ + CursoS + Curso

ZZ + CursoS + Curso

Destravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Largura entre faces KA

ZZ + l + Curso

ZZ + l + Curso

Largura entre faces B1

Destravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Destravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Modelo de flange traseiro (G)

CursoCursoCursoCursoCursoCursoCursoCurso

Trava A no avanço do pistão Trava B no recuo do pistão

ø125 a ø160

Com proteção sanfonada na haste

ø40 a ø100

Com proteção sanfonada na haste

Com proteção sanfonada na haste

20 a 50020 a 60020 a 60020 a 75020 a 750

30 a 1.00030 a 1.00030 a 1.200

Sem proteção sanfonada da haste

Até 500Até 600Até 600Até 750Até 750

Até 1.000Até 1.000Até 1.200

Com proteção sanfonada na hasteSem proteção sanfonada

da hasteDiâmetro(mm)

Variedade de cursos (mm)Diâmetro(mm)

Série CL1

Page 55: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø ø ø

l

ø

ø

ø ø ø ø

l

x

x

A

2 x P (Rc. NPT. G)

B

A B

2 x P (Rc. NPT. G)

h + l

h + l

4 x J

4 x J

40506380

100125140160

A

3035354040505056

AL

2732323737474753

B

607086102116145161182

B1

2227273241———

BF

7181101119133145160180

BX

5967737785112,5121133

BY

69788492100141,5150167

C

4452647892115128144

D

1620202530363640

EA

4050556580909090

EB

3240405252595959

F

—————434343

FD

9,09,011,513,513,5191919

FT

1212151818142020

FX

8090105130150190212236

FY

4250597692100112118

FZ

100110130160180230255275

FV

607086102116———

GA

1517172121161618,5

GB

1517172121161618,5

GC

1111111111161618,5

40506380

100125140160

J

M8 x 1,25M8 x 1,25M10 x 1,25M12 x 1,75M12 x 1,75M14 x 1,5M14 x 1,5M16 x 1,5

H1

811111316———

K

6771111151517

KA

1418182226313136

M

1111141717302426

M1

—————221922

MM

M14 x 1,5M18 x 1,5M18 x 1,5M22 x 1,5M26 x 1,5M30 x 1,5M30 x 1,5M36 x 1,5

N

2730313740353539

S

8490981161269898106

W

80000———

H5158587172110110120

ZZ215237254296315379,5382419

e3645456060757575

f16,516,016,018,018,0404040

h5966668081133133141

ZZ223245262305324402,5405440

lP

BP

1 4

1 4

1 41 41 4

3 4

1 21 2

1 4

1 2

3 83 81 2

3 4

1 21 2

(mm)

755

CursoCursoCursoCursoCursoCursoCursoCurso

1 4

1 4

1 41 41 4

1 5

1 51 5

Modelo de flange dianteiro (F)

ø125 a ø160

ø40 a ø100

20 a 50020 a 60020 a 60020 a 75020 a 75030 a 1.40030 a 1.40030 a 1.400

501 a 800601 a 1.000601 a 1.000751 a 1.000751 a 1.000

Até 500Até 600Até 600Até 750Até 750

Até 1.400Até 1.400Até 1.400

Com proteção sanfonada na haste

Sem proteção sanfonada da haste

Com proteção sanfonada na hasteSem proteção sanfonada

da hasteDiâmetro(mm)

Variedade de cursos longos

(mm)Diâmetro

(mm)

Trava A no avanço do pistão Trava B no recuo do pistão

Cilindro com trava de dupla ação, haste simples Série CL1

Com proteção sanfonada na haste

Destravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Destravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Largura entre faces KA

Largura entre faces B1

ZZ + CursoS + Curso

ZZ + l + Curso

ZZ + Curso

S + Curso

ZZ + l + Curso

Largura entre faces KA

BP (Rc. NPT. G) porta travadaDestravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Com proteção sanfonada na haste

Variedade de cursos (mm)

Page 56: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

A B

2 x P (Rc. NPT. G)

A B

2 x P (Rc. NPT. G)

h + l

h + l

4 x J

4 x J4 x øFD

4 x øFD

506380

100125140160

A

35354040505056

AL

32323737474753

B

7086102116145161182

B1

27273241———

BF

88105124140145160180

BX

67737785112,5121133

BY

788492100141,5150167

C

52647892115128144

D

20202530363640

EA

50556580909090

EB

40405252595959

F

————434343

FD

9,011,513,513,5191919

FT

20232829142020

FX

120140164180190212236

FY

586484100100112118

FZ

144170198220230255275

GA

17172121161618,5

GB

171721211616

18,5

GC

111111111616

18,5

H1

11111316———

J

M8 x 1,25M10 x 1,25M12 x 1,75M12 x 1,75M14 x 1,5M14 x 1,5M16 x 1,5

K

77

1111151517

KA

18182226313136

506380

100125140160

M

6101212302426

M1

————221922

MM

M18 x 1,5M18 x 1,5M22 x 1,5M26 x 1,5M30 x 1,5M30 x 1,5M36 x 1,5

N

30313740353539

RT

30404550363645

RY

7692112136164184204

S

90981161269898106

W

0000———

H67718789110110120

ZZ241263307327379,5382419

e45456060757575

f16,016,018,018,0404040

h66668081133133141

ZZ240258300319402,5405440

lP

BP

1 4

1 2

1 41 41 4

3 4

1 2

1 4

1 4

1 41 4

1 5

1 51 5

1 2

3 83 81 2

3 4

1 21 2

(mm)

Trava A no avanço do pistão Trava B no recuo do pistão

756

Porca de montagem

Nota) Diâmetro ø40 e diâmetros ø125 a ø160 com sensor magnético não estão disponíveis.

CursoCursoCursoCursoCursoCursoCurso

Modelo de flange dianteiro (F)/Curso longo

ø125 a ø160

ø50 a ø100

Com proteção sanfonada na hasteSem proteção sanfonada da haste

1.001 a 1.2001.001 a 1.2001.001 a 1.4001.001 a 1.5001.401 a 1.6001.401 a 1.6001.401 a 1.600

1.001 a 1.2001.001 a 1.2001.001 a 1.4001.001 a 1.5001.401 a 1.6001.401 a 1.6001.401 a 1.600

Variedade de cursos (mm)

Diâmetro(mm)

Variedade de cursos (mm)

Diâmetro(mm)

Série CL1

BP (Rc. NPT. G) porta travada

Largura entre faces KA

Destravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Com proteção sanfonada na haste

Largura entre faces B1

ZZ + CursoS + Curso

ZZ + l + Curso

Largura entre faces KA

BP (Rc. NPT. G) porta travada

Destravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Com proteção sanfonada na haste

ZZ + CursoS + Curso

ZZ + l + Curso

Page 57: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

ø ø ø

l

ø ø ø

l

A

2 x P (Rc. NPT. G)

B

2 x P (Rc. NPT. G)B

A

h + l

h + l

4 x J

4 x J

40506380

100125140160

A

3035354040505056

AL

2732323737474753

B

607086102116145161182

B1

2227273241———

BX

5967737785

112,5121133

BY

69788492100141,5150167

C

4452647892115128144

CD

1012162025252832

CT

—————171720

D

1620202530363640

EA

4050556580909090

F

6,56,06,08,08,0434343

FA

—————141414

GA

1517172121161618,5

GB

1517172121161618,5

GC

1111111111161618,5

H1

811111316———

40506380

100125140160

J

M8 x 1,25M8 x 1,25M10 x 1,25M12 x 1,75M12 x 1,75M14 x 1,5M14 x 1,5M16 x 1,5

K

6771111151517

KA

1418182226313136

L

3035404858657580

MM

M14 x 1,5M18 x 1,5M18 x 1,5M22 x 1,5M26 x 1,5M30 x 1,5M30 x 1,5M36 x 1,5

N

2730313740353539

RR

1012162025293236

S

8490981161269898106

U

1619232836354045

W

8000————

H5158587172110110120

Z234261280327356414,5433473

ZZ244273296347381443,5465509

e3645456060757575

f16,516,016,018,018,0404040

h5966668081133133141

Z242269288336365437,5456494

ZZ252281304356390466,5488530

lP

BP CX

1 4

1 4

1 41 41 4

3 4

1 21 2

1 4

1 2

3 83 81 2

3 4

1 21 2

15,018,025,031,535,532,036,040,0

–0,1–0,3–0,1–0,3–0,1–0,3–0,1–0,3–0,1–0,3–0,1–0,3–0,1–0,3–0,1–0,3

1 4

1 4

1 41 41 4

1 5

1 51 5

(mm)

757

Eixo d9

Eixo d9Largura entre faces KA

øCD furo H10

Z + CursoZ + l + Curso

øCD furo H10

CursoCursoCursoCursoCursoCursoCursoCurso

Fixação oscilante traseira macho (C)

ø125 a ø160

ø40 a ø100

Com proteção sanfonada na haste

20 a 50020 a 60020 a 60020 a 70020 a 700

30 a 1.00030 a 1.00030 a 1.200

Sem proteção sanfonada da haste

Até 500Até 600Até 600Até 700Até 700

Até 1.000Até 1.000Até 1.200

Com proteção sanfonada na hasteSem proteção sanfonada da hasteDiâmetro(mm)

Variedade de cursos (mm)Diâmetro(mm)

Cilindro com trava de dupla ação, haste simples Série CL1

Trava A no avanço do pistão Trava B no recuo do pistão

Destravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Largura entre faces KA

Destravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Com proteção sanfonada na haste

Largura entre faces B1

ZZ + l + Curso

Z + l + Curso

ZZ + l + Curso

ZZ + Curso

S + Curso

Z + CursoZZ + Curso

S + Curso

Com proteção sanfonada na haste

BP (Rc. NPT. G) porta travadaDestravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Page 58: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

l

ø ø ø

l

ø ø ø

4 x J

h + l

x

h + l

A

2 x P (Rc. NPT. G)

B

U

RR2

U

40506380

100125140160

A

3035354040505056

AL

2732323737474753

B

607086102116145161182

B1

2227273241———

BX

5967737785

112,5121133

BY

69788492100141,5150167

C

4452647892115128144

CD

1012162025252832

CT

—————171720

CZ

29,538496164

D

1620202530363640

EA

4050556580909090

F

6,56,06,08,08,0434343

FA

—————141414

GA

15171721211616

18,5

GB

15171721211616

18,5

40506380

100125140160

J

M8 x 1,25M8 x 1,25M10 x 1,25M12 x 1,75M12 x 1,75M14 x 1,5M14 x 1,5M16 x 1,5

GC

11111111111616

18,5

H1

811111316———

K

6771111151517

KA

1418182226313136

L

3035404858657580

MM

M14 x 1,5M18 x 1,5M18 x 1,5M22 x 1,5M26 x 1,5M30 x 1,5M30 x 1,5M36 x 1,5

N

2730313740353539

RR1

1012162025293236

RR2

16192328

23,5———

S

8490981161269898106

U

1619232836354045

W

80000———

H5158587172

110110120

Z234261280327356414,5433473

ZZ244273296347381443,5465509

e3645456060757575

f16,516,016,018,018,0404040

h5966668081

133133141

Z242269288336365437,5456494

ZZ252281304356390466,5488530

P

BP

647280

CX

A

2 x P (Rc. NPT. G)

B

1 4

1 4

1 41 41 4

3 4

1 21 2

1 4

1 2

3 83 81 2

3 4

1 21 2

15,018,025,031,535,532,036,040,0

+0,3+0,1+0,3+0,1+0,3+0,1+0,3+0,1+0,3+0,1+0,3+0,1+0,3+0,1+0,3+0,1

0–0,2

0–0,2

0–0,2

l1 4

1 4

1 41 41 4

1 5

1 51 5

(mm)

758

Eixo d9

Sem proteção sanfonada da haste

Até 500Até 600Até 600Até 700Até 700

Até 1.000Até 1.000Até 1.200

øCD furo H10

Z + Curso

Eixo d9øCD furo H10

Fixação oscilante traseira fêmea (D)

∗ O pino da fixação oscilante, a arruela plana e o contrapino estão incluídos.

CursoCursoCursoCursoCursoCursoCursoCurso

ø125 a ø160

ø40 a ø100

Com proteção sanfonada na haste

20 a 50020 a 60020 a 60020 a 70020 a 700

30 a 1.00030 a 1.00030 a 1.200

Com proteção sanfonada na hasteSem proteção sanfonada da hasteDiâmetro(mm)

Variedade de cursos (mm)Diâmetro(mm)

Série CL1

Trava A no avanço do pistão Trava B no recuo do pistão

Com proteção sanfonada na haste Destravada quando pressurizada

BP (Rc. NPT. G) porta travada

Largura entre faces KA

Destravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Largura entre faces B1

ZZ + Curso

S + Curso

Z + CursoZZ + Curso

S + Curso

ZZ + l + CursoZ + l + Curso

ZZ + l + CursoZ + l + Curso

BP (Rc. NPT. G) porta travadaDestravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travadaCom proteção

sanfonada na hasteLargura entre faces KA

Page 59: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

øe

ø ø

l

ø

ø

øø øø

l

h + l

h + l

A B

2 x P (Rc. NPT. G) 4 x J

4 x JB

2 x P (Rc. NPT. G)A

40506380

100125140160

A

3035354040505056

AL

2732323737474753

B

607086102116145161182

B1

2227273241———

BX

5967737785

112,5121133

BY

69788492100141,5150167

C

4452647892115128144

D

1620202530363640

EA

4050556580909090

EB

3240405252———

F

6,56,06,08,08,0434343

FA

—————141414

GA

1517172121161618,5

GB

15171721211616

18,5

GC

11111111111616

18,5

H1

811111316———

J

M8 x 1,25M8 x 1,25M10 x 1,25M12 x 1,75M12 x 1,75M14 x 1,5M14 x 1,5M16 x 1,5

K

6771111151517

KA

1418182226313136

40506380

100125140160

MM

M14 x 1,5M18 x 1,5M18 x 1,5M22 x 1,5M26 x 1,5M30 x 1,5M30 x 1,5M36 x 1,5

M

—————191922

N

2730313740353539

R

—————1,01,51,5

S

8490981161269898106

TT

2222283440505560

TX

8595110140162170190212

TY

627490110130164184204

TZ

117127148192214234262292

W

80000———

H5158587172110110120

Z162181191221235300,5309340

ZZ209232246286306368,5377415

e3645456060757575

f16,516,016,018,018,0404040

h5966668081133133141

Z170189199230244323,5332361

ZZ217240254295315391,5400436

lP

BP

TDe8

1 4

1 2

3 83 81 2

3 4

1 21 2

1 4

1 4

1 41 41 4

3 4

1 21 2

1515182525323640

–0,032–0,059–0,032–0,059–0,032–0,059–0,040–0,073–0,040–0,073–0,050–0,089–0,050–0,089–0,050–0,089

1 4

1 4

1 41 41 4

1 5

1 51 5

(mm)

759

Z + 1/2 curso

S + CursoZZ + Curso

S + CursoZZ + Curso

Z + 1/2 curso

ZZ + l + Curso

ZZ + l + Curso

Z + l + 1/2 curso

Z + l + 1/2 curso

Tipo munhão central (T)

CursoCursoCursoCursoCursoCursoCursoCurso

ø125 a ø160

ø40 a ø100

Com proteção sanfonada na haste

20 a 50020 a 60020 a 60020 a 70020 a 700

30 a 1.00030 a 1.00035 a 1.200

Sem proteção sanfonada da haste

Até 500Até 600Até 600Até 700Até 700

25 a 1.00030 a 1.00035 a 1.200

Com proteção sanfonada na hasteDiâmetro(mm)

Variedade de cursos (mm)Diâmetro(mm)

Cilindro com trava de dupla ação, haste simples Série CL1

Trava A no avanço do pistão Trava B no recuo do pistão

Destravada quando pressurizada

BP (Rc. NPT. G) porta travada

BP (Rc. NPT. G) porta travada

Largura entre faces KA

Largura entre faces KA

Destravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Destravada quando pressurizadaBP (Rc. NPT. G) porta travada

Com proteção sanfonada na haste

Com proteção sanfonada na haste

Largura entre faces B1

Sem proteção sanfonada da haste

Page 60: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

35100

10 15

100 + 100(n – 2)(n = 2, 3, 4 ···)

35 + 30(n – 2)(n = 2, 3, 4 ···)

D-A9�V

n

n

n

n

n

n

n

nn

n

n

n

n

n

15 + 40(n – 2)

2

15 15D-M9�D-M9�W

D-M9�VD-M9�WV

D-M9�A

D-M9�AV

D-A9�

15 + 40(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

10 + 30(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

10 + 30(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

15 + 40(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

20 + 40(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

10 + 30(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

15 + 30(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

15 + 40(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

15 + 40(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

10 + 30(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

10 + 30(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

15 + 55(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

25 + 55(n – 2)

2 15 + 40(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

25 + 55(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

35 + 55(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

20 + 55(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

25 + 55(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

10 10

15 20

10 15

15 15

10 10

15 25

25 35

20 25

D-F5�/J5�D-F5�W/J59WD-F5BA/F59FD-A5�/A6�

D-F5NT

D-A59W

D-A44

D-G39D-K39D-A3�

3555

10 15

55 + 50(n – 2)(n = 2, 3, 4 ···)

35 + 30(n – 2)(n = 2, 3, 4 ···)

20100

10

—20 + 30(n – 2)(n = 2, 3, 4 ···)

20 + 30(n – 2)(n = 2, 3, 4 ···)

55 + 50(n – 2)(n = 2, 3, 4 ···)

15 + 50(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

75 + 50(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

20 + 50(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

10 + 30(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

20 + 45(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

15 + 65(n – 2)

2(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

75 + 50(n – 2)(n = 2, 3, 4 ···)

100 + 100(n – 2)(n = 2, 3, 4 ···)

D-G39CD-K39CD-A3�C

D-Y59�/Y7PD-Y7�WD-Z7�/Z80

D-Y69�/Y7PVD-Y7�WV

D-Y7BA

D-P4DW

15

10

20

15

D-A44C

2055

10

1575

10

D-B59W

D-G5�/K59D-G5�WD-K59WD-G5BAD-G59FD-G5NTD-B5�/B64

2075

10

2

1

n

2

1

n

2

1

n

2

1

n

2

1

n

2

1

760

(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

Mesma face

Faces diferentes

Faces diferentesMesma face

Mesma face

Faces diferentes

Faces diferentesMesma face

Mesma face

Faces diferentes

Faces diferentesMesma face

Mesma face

Faces diferentes

Faces diferentesMesma face

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, Mesma face)

1

2 (Faces diferentes, Mesma face)

1

2 (Faces diferentes, Mesma face)

1

Série CL1Montagem do sensor magnético 1

Mesma face

Faces diferentes

Faces diferentesMesma face

Suportes para modelos diferentes do modelo do munhão centralQuantidade de sensores magnéticos montados

Modelo do sensor magnético

n: Quantidade de sensores magnéticos

Nota 1) Sensores tipo reed D-A9�/A9�V não podem ser montados em ø50.Nota 2) Os seguintes sensores magnéticos não podem ser montados em ø125 a ø160. D-G39C, K39C, A3�C, A44C, G5�, K59, G5�W, K59W, G5BA, G59F, G5NT, B5�, B64, B59W, P4DW.

Nota 3) Quando “n” for um número ímpar, o número par imediatamente acima deve ser usado para o cálculo.

ø125 a ø160ø40 a ø100

2 (Faces diferentes, Mesma face)

1

2 (Faces diferentes, Mesma face)

1

2 (Faces diferentes, Mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

Suportes para modelos diferentes do modelo do munhão central

ø125 a ø160ø40 a ø100

Mesma face

Faces diferentes

Faces diferentesMesma face

Modelo do sensor

magnéticoQuantidade de sensores magnéticos montados

Modelo aplicável: Suportes CDL1 para modelos diferentes do modelo do munhão central

Curso mínimo para montagem do sensor magnético

Page 61: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

75100

1 75

ø40

D-A9�V

n

n

n

n

n

n

n

n

n

n

80 + 40

80D-M9�D-M9�W

D-M9�VD-M9�WV

D-M9�A

D-M9�AV

D-A9�

55

80

60

75 + 40(n – 4)

2

75

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

50 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

50

90

110

90

ø50 ø63

85 + 40(n – 4)

2

85

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

90 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

95 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

105 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

85 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

95 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

100 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

115 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

110 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

115 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

80 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

85 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

90 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

100 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

105 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

110 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

100 + 55(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

110 + 55(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

120 + 55(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

125 + 55(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

120 + 55(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

130 + 55(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

140 + 55(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

145 + 55(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

100 + 55(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

110 + 55(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

120 + 55(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

125 + 55(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

60 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

65 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

70 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

80 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

65 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

70 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

75 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

90 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

85 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

90 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

55 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

60 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

65 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

75 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

80 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

85 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

60

85

65

80

55

100

120

100

90

65

95

70

85

60

110

130

110

95

70

100

75

90

65

120

140

120

105

80

115

90

100

75

125

145

125

110

85

120

95

105

80

135

155

135

115

90

110

85

ø80 ø100 ø125 ø140 ø160

D-F5�/J5�D-F5�W/J59WD-F5BA/F59FD-A5�/A6�

D-F5NT

D-A59W

D-A44

D-G39D-K39D-A3�

75

1 75

90100

90

90 + 30(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

110 + 30(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

110 + 30(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

110 + 50(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

100 + 100(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

90

90

110

110

110

110

80100

80

80 + 30(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

90 + 30(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

80 + 30(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

90 + 50(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

80 + 50(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

80

80

n

(n – 4)2

55 + 30

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

(n – 4)2

80 + 40

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

(n – 4)2

60 + 30

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

(n – 4)2

120 + 40

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

(n – 4)2

95 + 30

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

(n – 4)2

135 + 55

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

(n – 4)2

155 + 55

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

(n – 4)2

135 + 55

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

(n – 4)2

90 + 55

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

(n – 4)2

90 + 55

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

75 + 30(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

75 + 30(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

75 + 50(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

(n – 4)2

110 + 55

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

(n – 4)2

2

2

761

Modelo aplicável: CDL1 somente para modelo com munhão central

Montagem do sensor magnético Série CL1

Modelo de munhão centralQuantidade de sensores

magnéticos montados

n: Quantidade de sensores magnéticos

Curso mínimo para montagem do sensor magnético

Nota 1) Sensores tipo reed D-A9�/A9�V não podem ser montados em ø50.Nota 2) Quando “n” for um número ímpar, um múltiplo de 4 imediatamente acima deste número ímpar será usado para o cálculo.Nota 3) Quando “n” for um número ímpar, o número par imediatamente acima deve ser usado para o cálculo.

Mesma face

Faces diferentes

Faces diferentesMesma face

Mesma face

Faces diferentes

Faces diferentesMesma face

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

Modelo do sensor

magnético

(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

Page 62: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

75100

1 75

100 + 100(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···)

ø40

n

n

n

n

80D-Y59�/Y7PD-Y7�WD-Z7�/Z80

D-Y69�/Y7PVD-Y7�WV

D-Y7BA

D-P4DW

85

65

95

120

ø50 ø63

90

75

100

130

95

80

105

140

105

90

110

— — —

110

95

120 125

115

100

ø80 ø100 ø125 ø140 ø160

D-A44C

D-G39CD-K39CD-A3�C

75

1 75

——

——

80100

80

80 + 35(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

80

80

D-G5�/K59D-G5�WD-K59WD-G5BAD-G59FD-G5NTD-B5�/B64D-B59W

90

1 90

90100

90

90 + 35(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

75 + 35(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

80 + 35(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

90 + 35(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

75 + 50(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

80 + 50(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

90 + 50(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

90 + 50(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

100 + 50(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

110 + 50(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

90

90

110

110

—— —

100

100

90 + 50(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

65 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

95 + 45(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

90 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

110 + 50(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

105 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

110 + 45(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

120 + 65(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

140 + 65(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

100 + 50(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

110 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

115 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

80 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

85 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

90 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

75 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

80 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

95 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

100 + 30(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

100 + 45(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

130 + 65(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

120 + 45(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

125 + 45(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

105 + 45(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

95 + 40(n – 4)

2(n = 4, 8, 12, 16 ···) Note 2)

n

2

n

2

n

2

762

Nota 1) Os seguintes sensores magnéticos não podem ser montados em ø125 a ø160. D-G39C, K39C, A3�C, A44C, G5�, K59, G5�W, K59W, G5BA, G59F, G5NT, B5�, B64, B59W, P4DW.Nota 2) Quando “n” for um número ímpar, um múltiplo de 4 imediatamente acima deste número ímpar será usado para o cálculo.Nota 3) Quando “n” for um número ímpar, o número par imediatamente acima deve ser usado para o cálculo.

Mesma face

Faces diferentes

Faces diferentesMesma face

Mesma face

Faces diferentes

Faces diferentesMesma face

Mesma face

Faces diferentes

Faces diferentesMesma face

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

2 (Faces diferentes, mesma face)

1

Modelo de munhão central

n: Quantidade de sensores magnéticosModelo aplicável: CDL1 somente para modelo com munhão central

Curso mínimo para montagem do sensor magnético

75 + 35(n – 2)(n = 2, 4, 6, 8 ···) Note 3)

Série CL1Montagem do sensor magnético 2

Modelo do sensor

magnético

Quantidade de sensores

magnéticos montados

Page 63: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

A B

BA

BA

HwBA

BA

HwBA

A

A

BA

BA

SMC

SMC

24,5

≅Hs

24,5

1433

≅Hs

≅Ht≅H

t

30

≅Ht

49

36

≅Hs

≅Ht≅H

t

32

≅Ht

49,5

36

≅Hs

56

36

34,5

≅Hs

56 34

36

49

≅Hs

1533

≅Hs

� Ht� H

t

≅Hs

� Ht� H

t

33

20

D-A9�/A9�VD-M9�/M9�VD-M9�W/M9�WVD-M9�A/M9�AV

D-Z7�/Z80D-Y59�/Y69�/Y7P/Y7PVD-Y7�W/Y7�WVD-Y7BA

D-B5�/B64D-B59W

D-A3�D-G39/K39

D-A5�/A6�D-A59W

D-A3�CD-G39C/K39C

D-F5�/J5�D-F5NTD-F5�W/J59WD-F5BA/F59F

D-A44C

D-P4DW

D-G5�/K59D-G5�W/K59WD-G5BAD-G59F/G5NT

D-A44

763

G1/2

(Diâmetro externo aplicável do cabo

ø6,8 a ø9,6)

G1/2(Diâmetro externo do cabo aplicável ø6,8 a ø11,5)

G1/2(Diâmetro externo do cabo aplicável ø6,8 a ø11,5)

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

G1/2(Diâmetro externo do cabo aplicável ø6,8 a ø9,6)

<Montagem por abraçadeira> ø40 a ø100 <Montagem em tirante> ø40 a ø100

Posição adequada de montagem do sensor magnético (Detecção no fim do curso) e sua altura de montagem

Montagem do sensor magnético Série CL1

Page 64: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

B

A

B

A

BA

B

A

B

A

34,5

36

30

(33)30

≅Hs

≅Ht≅H

t

≅Hs56 34

49

36

≅Hs

≅Ht≅H

t

≅Hs

≅Ht≅H

t

33

33

≅Hs

≅Ht≅H

t

D-M9�D-M9�WD-M9�AD-A9�

D-M9�VD-M9�WVD-M9�AV

D-A9�V

D-Y59�D-Y7PD-Y7�WD-Y7BAD-Z7�D-Z80

D-Y69�D-Y7PVD-Y7�WV

D-F5�D-J5�D-F59FD-F5�WD-J59WD-F5BAD-F5NT

D-A5�D-A6�D-A59W

D-G39D-K39D-A3�

D-A44 D-P4DWD-G39CD-K39CD-A3�C

D-A44C

D-G5�D-K59D-G59FD-G5�WD-K59WD-G5BAD-G5NTD-B5�D-B64D-B59W

30 34 41 49,557 69 76 85

Hs40506380

100125140160

30 34 41 49 56 69,576 85

35 39 46 54 62,571,577,586

30 34 41 49 56 69,576 85

32 36,543,551,559,569 76 85

30 34 41 49 56 69,576 85

Ht30 34 41 49,558,569 76 85

Hs30 34 41 48,556 69,576 85

Ht30,535 42,551 59 69 76 85

Hs30 34 41 48,556 69,576 85

Ht38,542,548 54 62 74,580 88

Hs31 35 42 50 57,570 76,587,5

Ht40 43,549 55,563 75,581 89

Hs31 35 42 50 57,569,576,587,5

HtHs Ht Hs Ht Hs Hs Hs Ht Hs Ht HsHtHs 72,578 85

93,5104 116 124 134,5

73 78,5 85,594

104———

33,538 44 52 59———

80,586 93

101,5112 126 134 144,5

4347536067———

69 77 91107121———

81 86,5 93,5102 112———

69 77 91107121———

38 43,550,559 69,5———

D-M9�D-M9�VD-M9�WD-M9�WVD-M9�AD-M9�AV

D-A9�D-A9�V

D-Y59�D-Y69�D-Y7PD-Y7PVD-Y7�WD-Y7�WVD-Y7BAD-Z7�D-Z80

10 10 12,516 17,5

888

A40506380

100125140160

8 8

11,514 16,5

8 8 8

6 6

8,512 13,5

4 4 4

4 4

7,510 12,5

4 4 4

3,5 3,5 6 9,511 1,5 1,5 1,5

1,5 1,5

5 7,510 1,5 1,5 1,5

B

D-F5�D-J5�D-F59FD-F5�WD-J59WD-F5BA

6,5 6,5

9 4

14 4,5 4,5 4,5

A 4,5 4,5

8 10,513 4,5 4,5 4,5

B

D-F5NT

11,511,514 17,519 9,5 9,5 9,5

A 9,5 9,513 15,518 9,5 9,5 9,5

B

D-G39D-K39D-A3�D-A44D-A5�D-A6�

0 0 2,56 7,50 0 0

A0 0 1,54 6,50 0 0

B4 4

6,510 11,5

2 2 2

A2 2

5,58

10,52 2 2

B3 3

5,59

10,5———

A11479———

B0 0 2,56 7,5———

A0 0 1,54 6,5———

BA B A B A B A B BA

D-G39CD-K39CD-A3�CD-A44C

0,50,53 6,58———

0 0 3,56 8,5———

2 2 4,58 9,5———

0 0 2 4,57———

3,5 3,5

6 9,511———

1,5 1,5

5 7,510———

D-A59W D-B5�D-B64 D-B59WD-P4DW

D-G5�D-K59D-G59FD-G5�WD-K59WD-G5BAD-G5NT

D-Y7�/Z80/A9�/A9�VD-Y59�/Y69�/Y7P/Y7PV/M9�/M9�VD-Y7�W/Y7�WV/F9�W/F9�WVD-Y7BA/M9�A/M9�AV

D-A3�D-G39/K39

D-A44

D-F5�/J5�/D-F5NTD-F5�W/J59WD-F5BA/F59F

D-A5�/A6�D-A59W

(mm)

(mm)

764

Sensor magnético

G1/2

(Diâmetro externo do cabo aplicável ø6,8 a ø9,6)

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

Sensor magnético

<Montagem por abraçadeira> ø125 a ø160 <Montagem em tirante> ø125 a ø160

Posição adequada de montagem do sensor magnético (Detecção no fim do curso) e sua altura de montagem

Modelo do sensor

magnético

Diâmetro(mm)

Modelo do sensor

magnético

Diâmetro(mm)

Nota 2) D-A9�/A9�V não podem ser montados em ø50.Nota 3) Os seguintes sensores magnéticos não podem ser montados em ø125 a ø160.

D-G39C, K39C, A3�C, A44C, G5�, K59, G5�W, K59W, G5BA, G59F, G5NT, B5�, B64, B59W, P4DW.

Altura de montagem do sensor magnético

Posição adequada de montagem do sensor magnético

Nota 1) Ajuste o sensor magnético após confirmar as condições de operação na situação real.

Série CL1Montagem do sensor magnético 3

Page 65: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

D-M9�/M9�VD-M9�W/M9�WVD-M9�A/M9�AVD-Y59�/Y69�D-Y7P/Y7�VD-Y7�W/Y7�WVD-Y7BAD-F5�/J5�/F59FD-F5�W/J59WD-F5BA/F5NTD-G5�/K59/G59FD-G5�W/K59WD-G5BA/G5NTD-G39/K39D-G39C/K39CD-P4DWD-A9�/A9�VD-Z7�/Z80D-A3�/A44D-A3�C/A44CD-A5�/A6�D-B5�/B64D-A59WD-B59W

4,5

8

4

5

9

4 7 8

9

13 14

5

7

4

6

9

4— 7

10

1314

5,5

5,5

4,5

6,5

10

4,59 9

11

14 17

5

6,5

4,5

6,5

10

4 9

9,5

11

14 16

6

6,5

4,5

7

11

4,59

10,5

11

15 18

40 50 63 80 100

7

12

5

11——121410—10—17—

125

6,5

13

5

11 ——

12,514,510 —

10 —

17 —

140

6,5

7

5,5

10 ——

11,513 10 —

10 —

17 —

160

BA7-080

ø100

BA7-080

ø80

BA7-063

ø63

BA7-040(1)

ø50

BA7-040

ø40D-M9�/M9�VD-M9�W/M9�WVD-M9�A/M9�AVD-A9�/A9�V

BA4-080BA4-080BA4-063BA4-040BA4-040

BAP2-080BAP2-080BAP2-063BAP2-040BAP2-040

D-G39C/K39CD-A3�C/A44C(2), (3)

BT-08BT-08BT-06BT-04BT-04

D-F5�/J5�D-F5�W/J59WD-F5BA/F59F/F5NTD-A5�/A6/A59W

BA3-100BA3-080BA3-063BA3-050BA3-040

D-Y59�/Y7P/Y7�WD-Y69�/Y7PV/Y7�WVD-Y7BAD-Z7�/Z80D-P4DW(2)

BA-10BA-08BA-06BA-05BA-04

ø100ø80ø63ø50ø40

BD1-10M

BS5-125

ø125

BS4-125

BT-12

ø125

BS1-125

BS5-125

ø140

BS4-125

BT-12

ø140

BS1-140

BS5-160

ø160

BS4-160

BT-16

ø160

BS1-160BD1-08MBD1-06MBD1-05MBD1-04MD-G39/K39D-A3�/A44D-G5�/K59D-G5�W/K59WD-G5BA/G59F/G5NTD-B5�/B64/B59W(2)

(mm)

765

Nota 1) D-A9�/A9�V não podem ser montados em ø50.Nota 2) Os seguintes sensores magnéticos não podem ser montados em ø125 a ø160.

D-G39C, K39C, A3�C, A44C, G5�, K59, G5�W, K59W, G5BA, G59F, G5NT, B5�, B64, B59W, P4DW.

Nota 3) Suportes de montagem de sensor magnético são fixados no D-G39C/K39C/A3�C/A44C.Quando for pedir, especifique a referência, como segue, de acordo com o tamanho do cilindro. (Exemplo) ø40: D-A3�C-4, ø50: D-A3�C-5

ø63: D-A3�C-6, ø80: D-A3�C-8ø100: D-A3�C-10

Se forem necessários suportes de montagem de sensor magnético, peça-os com a referência acima.

Nota 4) A espessura do tubo do cilindro varia de acordo com o tipo de cilindro. Tome providências quando o modelo do cilindro for alterado quando sensores magnéticos com montagem em abraçadeira forem usados.

Nota 1) D-A9�/A9�V não podem ser montados em ø50. Os seguintes sensores magnéticos não podem ser montados em ø125 a ø160.Nota 2) D-G39C, K39C, A3�C, A44C, G5�, K59, G5�W, K59W, G5BA, G59F, G5NT, B5�,

B64, B59W, P4DW.

∗ Como o range de operação é fornecido como uma diretriz, incluindo histerese, ele não pode ser garantido (assumindo aproximadamente ±30% de dispersão). Pode variar substancialmente, dependendo do ambiente.

[Conjunto de parafusos de montagem fabricados em aço inoxidável]O seguinte conjunto de parafusos de montagem fabricados em aço inoxidável está disponível. Utilize de acordo com o ambiente de operação.(Peça o suporte de montagem do sensor magnético separadamente, pois ele não está incluído.) BBA1: Para tipos D-F5/J5/A5/A6 BBA3: Para tipos D-G5/K5/B5/B6Nota 5) Consulte as páginas 1989 e 1997 para obter detalhes sobre o BBA1 e o BBA3.

Os sensores magnéticos D-F5BA/G5BA são fornecidos instalados no cilindro com os parafusos de aço inoxidável acima. Quando um sensor magnético é fornecido independentemente, BBA1 ou BBA3 estão incluídos.

Nota 6) Quando usar o modelo D-M9�A/Y7BA, não use os parafusos de aço incluídos com os suportes de montagem do sensor magnético acima (BA7-���, BA4-���, BS5-���, BS4-���). Solicite o conjunto de parafusos de aço inoxidável (BBA1) separadamente e selecione e use os parafusos de aço inoxidável M4 x 6L incluídos no BBA1.

• As imagens acima mostram o exemplo de montagem do D-A9�(V)/M9�(V)/ M9�W(V)/M9�A(V).

Sensor magnéticoDiâmetro (mm)

<Montagem por abraçadeira>

Sensor magnéticoDiâmetro (mm)

<Montagem em tirante>

Modelo do sensor magnético

Diâmetro (mm)

Faixa de operação

Suporte de montagem do sensor magnético: Referência

Montagem do sensor magnético Série CL1

Page 66: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

D-M9NV, M9PV, M9BV

D-Y69A, Y69B, Y7PV

D-M9NWV, M9PWV, M9BWV

D-Y7NWV, Y7PWV, Y7BWV

D-M9NAV, M9PAV, M9BAV

D-Y59A, Y59B, Y7P

D-F59, F5P, J59

D-Y7NW, Y7PW, Y7BW

D-F59W, F5PW, J59W

D-F5BA, Y7BA

D-F5NT

D-G5NT

D-P5DW

D-A93V, A96V

D-A90V

D-A67, Z80

D-A53, A56, Z73, Z76

D-B53

766

∗ Para sensores de estado sólido, os sensores magnéticos com um conector pré-cabeado também estão disponíveis. Consulte detalhes nas páginas 1960 e 1961.∗ Sensores de estado sólido normalmente fechado (N.F. = contato b) (tipos D-F9G/F9H/Y7G/Y7H) também estão disponíveis. Consulte detalhes nas páginas 1911 e 1913.∗ Tipo de detecção de intervalo amplo, os sensores de estado sólido (tipo D-G5NB) também estão disponíveis. Consulte a página 1953 para obter detalhes.

Estado sólido

Reed

Além dos modelos listados em Como pedir, os sensores magnéticos a seguir são aplicáveis.Consulte as páginas 1839 a 2007 para obter as especificações detalhadas.

Grommet (perpendicular)

Grommet (em linha)

Grommet (perpendicular)

Grommet (em linha)

ø40 a ø160

ø40 a ø100

ø40 a ø160

ø40 a ø100

Diâmetro aplicável

Indicação de diagnóstico (indicador de 2 cores)

Resistente à água (indicação bicolor)

Indicação de diagnóstico (indicador de 2 cores)

Resistente à água (indicador de 2 cores)

Com temporizador

Resistente a campos magnéticos (indicador de 2 cores)

Sem led indicador

Entrada elétrica (Direção de atração) CaracterísticasReferênciaSensor magnético

Série CL1Montagem do sensor magnético 4

Page 67: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

BA

BX

BY

BA

-X501

CL1 X50 ø180, ø200, ø250, ø300

180

12250

6125

24500

200

14700

7350

29400

250

24000

12000

48000

300

29400

14700

58800

180200250300

BA

18,5

18,5

23

23

BP3

43

4

1

1

BX

142

149

184

220

BY

180

191

235

280

X

461

472

577,5

652,5

mm

(N)

767

Este é um cilindro travado com sistema de travamento automático que pode ser montado em um cilindro pneumático de grande diâmetro (série CS1) de ø180 a ø300 e que contém um anel inclinado pela força de uma mola, que depois é inclinado pelo empuxo do cilindro para travar a haste do pistão com segurança.

∗ O cilindro pode ser usado à metade ou abaixo da sua força de retenção somente se uma carga estacionária for aplicada, para prevenção de queda.

Nota) Produzido após a recepção ou sob encomenda. Para obter detalhes, entre em contato com a SMC.

Fixação oscilante traseira fêmea, Munhão central

Flange traseiro, fixação oscilante traseira macho

∗ Para ver as dimensões de acordo com o modelo de montagem, consulte a série CS1. ∗ Comprimento BY adicionado para a dimensão do comprimento total.

Diâmetro (mm)

X + Curso

(B) Trava na retração(A) Trava na extensão

Posição da porta travada

(B) Rc BP porta travadaDestravada quando pressurizada

(A) Rc BP porta travada

Destravada quando pressurizada

Montagem vertical

Montagem horizontal

Carga máxima de acordo com a orientação de montagem

Força de retenção (N)

Diâmetro (mm)

Carga máxima e força de retenção do travamento (Carga estática máx.)

Modelo básico, fixação por pés, flange dianteiro

Unidirecional (Direção de travamento selecionável)

0,05 MPa ou menos

0,2 MPa ou mais (sem carga)

Velocidade máxima travada

Montagem

Direção de travamento

Pressão inicial de travamento

Pressão de liberação de travamento

Pressão máxima de trabalho

Diâmetro aplicável

Dimensões

200 mm/s

0,97 MPa

EspecificaçõesSufixoCurso Direção de travamentoDiâmetroModelo de montagem

Série CL1Produzido sob encomenda: Especificações individuais 1Entre em contato com a SMC para obter informações detalhadas sobre dimensões, especificações e prazo de entrega.

Cilindro com trava de grande diâmetroSímbolo

Produzido sob

encomenda

Page 68: Cilindros de trava fina/cilindro de travamento · um cilindro de trava bidirecional. Para obter detalhes, consulte "Produzido sob encomenda", na página 2126. Devido à natureza de

BU BW

BX

BP

BU

BXBY

BY

-X512

X

X

40506380

100

BU

48

56

62

66

74

BW

31

30

30

34

34

BX

59

67

73

77

85

BY

137

153

165

181

197

X283

312

335

385

412

125140160

BU

95,5

104,5

112,5

BP

3/8

3/8

3/8

BX

191

209

225

BY

220

238

259

X455

473

515,5

CL1 X51

0,08 MPa

588

294

1230

981

490

1920

1470

735

3060

2450

1230

4930

3820

1910

7700

6010

3000

12100

7540

3770

15100

9850

4920

19700

1,0 MPa

0,97 MPa

40 50 63 80 100 125 140 160

(mm)

(mm)

768

∗ A velocidade máxima de 500 mm/s pode ser acomodada se o pistão for travado no estado estacionário para prevenção de queda.Garanta que a velocidade do pistão não ultrapasse 200 mm/s durante o travamento.

∗ O cilindro pode ser usado à metade ou abaixo da sua força de retenção somente se uma carga estacionária for aplicada, para prevenção de queda, por exemplo.

Um modelo de cilindro pneumático série CA1 (ø40 a ø100) e série CS1 (ø125 e ø160), é um cilindro travado bidirecional no qual duas unidades de travamento unidirecionais foram montadas afastadas uma da outra.

∗ Para ver as dimensões de acordo com o modelo de montagem, consulte a série CL1.

∗ Para ver as dimensões de acordo com o modelo de montagem, consulte a série CS1. ∗ Comprimento BY adicionado para a dimensão do comprimento total.

Porta travada: ø40 a ø100 — 2 posições, ø125 a ø160 — 1 posição. No caso de liberação da trava de ø40 a ø100, forneça ar a ambas as portas travadas e libere a trava.

Nota)

Diâmetro (mm)

Diâmetro (mm)

Montagem vertical

Montagem horizontal

Carga máxima de acordo com a orientação de montagem (N)

Força de retenção (N)

Diâmetro (mm)

Carga máxima e força de retenção do travamento (carga estática máxima)

200 mm/s

Ambas as direções

0,05 MPa ou menos

0,2 MPa ou mais (sem carga)

Velocidade máxima travada

Direção de travamento

Pressão inicial de travamento

Pressão de liberação de travamento

Equipado

Dupla ação

Amortecedor

Velocidade do pistão ∗

Ação

Pressão mínima de trabalho

Pressão máxima de trabalho

ø125 a ø160

ø40 a ø100

ø125 a ø160

ø40 a ø100

50 a 200 mm/s

Especificações da unidade travada

Especificações do cilindroSufixoCursoDiâmetro

Construção/Dimensões

+ Curso

+ Curso

Cilindro com trava em ambas as direçõesSímbolo

Série CL1Produzido sob encomenda: Especificações individuais 2Entre em contato com a SMC para obter informações detalhadas sobre dimensões, especificações e prazo de entrega.

Produzido sob

encomenda

Modelo de montagem