CIM Aldeias Web

25
Guia das Aldeias Portugal de Vale do Minho

description

Aldeias

Transcript of CIM Aldeias Web

Page 1: CIM Aldeias Web

Guia das Aldeias

Portugal

de

Vale do Minho

Page 2: CIM Aldeias Web

FICHA TÉCNICA

Coordenação e Edição: ADRIMINHO - Associação de

Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho

Conteúdos: ADRIMINHO e Municípios do Vale do Minho

Design: Infoportugal

Ano: 2013

Tiragem: 1.000 exemplares

Contactos:

e-mail: [email protected] / [email protected]

Site: www.adriminho.pt

Guia das Aldeias

Portugal

de

Vale do Minho

Page 3: CIM Aldeias Web

2 3

Mensagem do Presidente

Caro (a) visitante, seja bem vindo ao território do Vale do Minho... Se vem pela primeira vez, certamente voltará! Se já é repetente por estas terras, um dia, quem sabe, cá viverá!O Vale do Minho é natureza, cultura, história, tradições, gastronomia e vinhos, população afável e acolhedora, ... Esta é sem dúvida uma região que merece ser visitada e calcorreada de uma forma calma para absorver toda a história e identidade de um povo imbuída numa natureza exuberante.As aldeias do Vale do Minho são locais verdadeiramente inigualáveis e de uma excelência paisagística e cultural inolvidável! Estas terras, com o carimbo das Aldeias de Portugal, são sem dúvida um bom mote para planear uns bons dias de descanso...Visite-nos e certamente levará consigo uma mão cheia de experiên-cias e boas recordações!

António Rui Esteves SolheiroPresidente da Direção da ADRIMINHO

Page 4: CIM Aldeias Web

4 5

Como Chegar ao Vale do Minho

Se quer visitar o Vale do Minho certamente as acessibilidades não serão um problema, dado que este território é servido por diversas alternativas de ligação.Se prefere o conforto e liberdade do seu automóvel:

• A A3/IP1 que faz a ligação deste território à Área Metropolitana do Porto, a Braga e a Espanha;• A ligação do Vale do Minho ao litoral e a Viana do Castelo é as-segurada pela A28 (Porto - Vila Nova de Cerveira) e pela EN13;• A A27 estabelece a ligação entre a A3/IP1 e a A28.Se prefere transportes públicos, os transportes ferroviários são uma boa opção para cá chegar! O Vale do Minho é servido pela Li-nha do Minho, com estações em Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença (existindo entre estas diversos apeadeiros), a qual asse-gura o transporte de passageiros entre este território e as Áreas Metropolitanas do Porto e Vigo.

dos seus rios, e pela riqueza da biodiversidade natural e rural, tornando assim esta região num espaço com caraterísticas sin-gulares.As artes militares, a arquitetura sacra, militar e civil, erudita ou vernacular, as artes plásticas, as artes da pesca, as artes e os ofí-cios tradicionais, as artes da boa mesa: artes de viver em tempos históricos conturbados, das pro-fundezas do tempo até aos dias de hoje determinam bem o ca-ráter desta comunidade na luta pelo seu futuro e pelo valor do seu território!

Nota de Boas Vindas ao Territó-rio do Vale do Minho

Este guia das “Aldeias de Portu-gal” localizadas no Vale do Minho é um convite à visita de um ter-ritório que abrange seis conce-lhos, mais concretamente pela ordem que segue o curso do rio, de montante para jusante: Mel-gaço, Monção, Paredes de Cou-ra, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha. Encontra-se num território bafejado pelos deuses: boa mesa, bom vinho, um pa-trimónio valioso, com tradições singulares, uma paisagem sem-pre variada, em que a calma pre-domina, e que muitas vezes nos deslumbra quando descemos das alturas das serras d’Arga e da Peneda, até sentirmos o mar no horizonte.

Mas o melhor deste território são as pessoas que os habitam e que nos acolhem. Esta comu-nidade raiana soube defender com engenho e determinação o seu território sucessivamente ameaçado e que se destacou sempre pelo seu desassombro na procura do que é diferente e novo, muito para além das fron-teiras físicas, administrativas e mentais. Uma identidade que se constrói, feita de cruzamentos e diversidade. Acrescente-se-lhe uma localização invejável pela beleza da paisagem, muito marcada pelo curso dinâmico

1- Trabalhos agrícolas no Vale do Minho 2- Observação de avifauna no Vale do Minho

EN13

A28

A28

A27

EN103

EN101

EN202

EN101

EN203

EN101

EN103

A3

IC28

EN202

A3

EN304

EN302

EN202 EN202-3

EN307

EN304

EN304

EN308

EN201 Oc

ea

no

At l â

nt i c o

Rio

R io Coura

Minho

ES

PA

NHA

!P

Monção

Valença

Melgaço

Caminha

VilaVerde

Pontede Lima

Ponteda Barca

Vieira doMinho

Terrasde Bouro

Paredesde Coura

Arcos deValdevez

V. N. deCerveira

VIANA DOCASTELO

bicocovas

branda daaveleira

porreiras

aldeias daserra d’arga

Vigo(35 km)

Braga/Porto

Porto

3 0Km

castrolaboreiro

Aeroporto Sá Carneiro Porto - 50 kmPorto de Leixões 52 km

Aeroporto de Vigo 27.8 kmAeroporto de Santiago de Compostela - 118 km

Page 5: CIM Aldeias Web

76

1 – Povoado de Cossourado 2 – Lampreio do Rio Minho 3 – Truta do Rio Coura 4 – Fumeiro e Vinho da Casta Alvarinho 5 e 6 – Sável do Rio Minho

proximidades, a possibilidade de ficar alojado numa casa de traça tradicional, saborear a gastrono-mia típica, adquirir artesanato e desfrutar das mais diversas ex-periências de turismo ativo!

As Aldeias de Portugal consti-tuem a rede nacional de aldeias rurais singulares inspiradas em paisagens edílicas, preservando um passado de tradições ex-presso no seu património, nas suas gentes, cultura, usos e cos-tumes, que por sua vez integram a rede europeia Aldeias de Tradi-ção/Villages of Tradition, definida pelos mesmos princípios.Para obter mais informações sobre esta rede Europeia sugeri-mos-lhe que consulte a seguinte página na internet:

www.aldeiasdeportugal.com.pt

A Marca Aldeias de Portugal

Privilegiando o contacto com a natureza, com as populações e com os modos de viver mais an-cestrais, com as delícias gastro-nómicas e o artesanato regional, as Aldeias de Portugal propõem-nos um turismo alternativo. Este conceito convida-nos a conhecer locais de sonho, onde o recreio e lazer, a tranquilidade e ao bem-estar estão sempre presentes! A isto acrescente-lhe a possibilida-de de conhecer e viver experiên-cias verdadeiramente profundas e autênticas.Aldeias rurais singulares envol-vidas por paisagens edílicas, preservando um passado de tra-dições expresso no seu patrimó-nio construído, nas suas gentes, cultura, usos e costumes.

As Aldeias de Portugal preten-dem proporcionar-lhe uma des-coberta de um Turismo diferente e único – o Turismo no Espaço Rural! Assim, está desde já con-vidado para uma estadia de total independência, numa casa rural e em plena harmonia com a natureza. Este cenário é propício a desfrutar de um alojamento típico de Turismo de Aldeia e ao mesmo tempo conhecer, viver e interpretar as paisagens naturais e rurais.As aldeias que pertencem à rede de Aldeias de Portugal foram cuidadosamente selecionadas e preparadas para o convidarmos a contemplar, num ambiente natural, o património edificado e cultural da herança rural, as artes, tradições e ofícios da sua população, a atividade agrope-cuária, a paisagem e os produtos da terra.Para que possa apreciar, na sua plenitude, tudo o que estas aldeias têm para oferecer, as Al-deias de Portugal garantem, quer na própria aldeia ou nas suas

1

2

3 4 6

5

Page 6: CIM Aldeias Web

8 9

Vista panorâmica sobre a Serra da Peneda (PNPG)

O território do Vale do Minho

O Vale do Minho, representa um rico e diverso mosaico de paisagens, correspondendo a uma significativa área de Rede Fundamental de Conservação da Natureza. Ao longo da área de influência do rio Minho, desde que entra em Portugal até à sua foz, encontramos duas áreas protegidas, das quais uma é o único Parque Nacional do país (Parque Nacional da Peneda-Gerês), também classificado como reserva da Biosfera pela UNESCO desde 2009, e ainda a Paisagem Protegida do Corno do Bico.

O rio Minho, fronteira natural com Espanha, é um dos rios que apresenta menor implantação

de empreendimentos hidráuli-cos, sendo a sua bacia hidrográ-fica, uma das mais importantes para a conservação de espécies piscícolas migradoras, onde hoje em dia é possível ainda observar inúmeros pesqueiras tradicio-nais.

As montanhas que delimitam o vale, albergam unidades ve-getais riquíssimas e de elevada biodiversidade, que por sua vez suportam uma importante co-munidade animal. Veja-se a títu-lo de exemplo o corredor ecoló-gico que passando pelo Corno do Bico liga o Parque Nacional Peneda-Gerês à Serra d’Arga, tornando esta no local mais a Noroeste do país com território favorável para a ocorrência de lobo.

Pretende-se que este Guia das Aldeias do Vale do Minho, com-preendido pelos concelhos de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, funcione

como um guia de consulta rápi-da, permitindo a quem visita este território uma melhor interpreta-ção e compreensão das Aldeias Rurais aqui localizadas.

Falar da paisagem do Vale do Minho é também falar da sua população, da sua etnografia, que influenciou e foi influenciada, que unificou e complementou, até se consubstanciar no binó-mio que hoje conhecemos. O património impar que represen-tam as veigas, as brandas e in-verneiras ou os socalcos e terra-ços, de elevado valor etnográfico e paisagístico, está intimamente ligado à ocupação humana do território.

Page 7: CIM Aldeias Web

1110

Paisagem em socalcos das Aldeias do Vale do Minho

As Aldeias do Vale do Minho

As Aldeias do Vale do Minho, inseridas da rede de Aldeias de Portugal, possibilitam além do alojamento em casas em-blemáticas a possibilidade de contactar com as tradições, gastronomia e cultura das al-deias abrangidas. As Aldeias do Vale do Minho pretendem proporcionar-lhe a descoberta de uma forma de Turismo dife-rente, convidando-o para uma estadia independente, calma e em plena comunhão com a natureza. Será certamente uma oportunidade para desfrutar das paisagens naturais e de um am-biente sereno, aliando o contacto entre o Homem, a Natureza e as atividades e saberes do mundo rural. Estas Aldeias de tradição,

adquirem um sentido e profundi-dade no mundo rural do Vale do Minho que, sem dúvida, o levará à descoberta das profundas e recônditas origens deste terri-tório.

As brandas e as Inverneiras do Vale do MinhoNas Serras do Soajo e da Pene-da existe um povoamento muito típico: as Brandas e Invernei-ras. São núcleos habitacionais temporários cuja origem se prende com a necessidade das populações utilizarem os pastos localizados na serra para ali-mentar o gado. Este processo de transumância relaciona-se com a garantia de alimentos e, con-sequentemente, com a sobre-vivência humana. A Inverneira, como o nome indica, é a aldeia onde a família passa o Inverno. Localizam-se em vales, ou seja, em altitudes baixas. No princípio do Outono, as pessoas descem para a Inverneira permanecen-do aí até Março. Nessa altura, sobem para a Branda, onde se

fazem as sementeiras e onde se passa a maior parte do ano.Hoje em dia, nas poucas aldeias que mantêm a tradição, as pes-soas apenas levam os animais e alguns haveres, ao contrário de antigamente, em que as pes-soas levavam até a mobília. As Brandas e Inverneiras são, sem dúvida, um elemento importante da cultura da população do Vale do Minho.

Definição popular de Brandeiros:

“Caminheiros de olhos cheios de memó-rias e pensamentos lavados pela aragem”

As aldeias do Vale do Minho, que atual-mente integram a rede de Aldeias de Por-tugal, são seis espaços verdadeiramente rurais e autênticos que representam de forma impar a diversidade de paisagens, tradições e cultura deste território.

Page 8: CIM Aldeias Web

12 13

Page 9: CIM Aldeias Web

14 15

As Aldeias do Vale do Minho

Aldeia de Bico (Paredes de Coura)

Aldeia de Branda da Aveleira (Melgaço)

Aldeia de Castro Laboreiro (Melgaço)

Aldeia de Covas (Vila Nova de Cerveira)

Aldeia de Porreiras (Paredes de Coura)

Aldeias de Serra d’Arga (Caminha)

}}

}}

}}}}}}}}

}}

}} }} }}}}}}

}}

}}}}

}}

}}}}}} }} }}

}} }}

}}

}}}}

}}

}}

}}

}} }} }} }} }} }} }} }} }}

}}}}

}} }} }} }} }} }} }} }}

}} }}}} }}

}}

}}

}} }}}} }}

}}

}} }} }}

}}

}}}} }}

}}

}} }}

}}}} }}

}}}}}}}}

}}}}}}

}}}}

}}}}

}}

}}

}} }} }}}}}} }}

}}}}

}}}}

}}}}

}}}}}}}}}}

}}}}

}}}}}}

}}

}}}}

}}}}

}}}}

}}

}}}}

}} }} }}

}}

}}

}}}}

}}}}

}} }}}} }} }} }} }} }}

A3

EN13

EN304 EN202

A28

A27

EN202-3

EN103

EN101

EN307

EN306

EN201

EN308-1

EN302

EN104-1

EN308

EN203

EN204

EM530

EN202

EN101

EN203

EN101EN305

EN304

EN103

EN305

EN201

EN304

EN308

A3

EN306

EN201

IC28

EN202

Oc

ea

no

At l â

nt i c

o

Rio

Minho

Rio Coura

Rio

Minho

ESPANHA

ParqueNatural da

PenedaGerês

RioMinho

LitoralNorte

Estuáriosdos RiosMinho eCoura

P.P. doCôrno

de Bico

!P

Monção

Amares

Valença

Melgaço

Caminha

VilaVerde

Pontede Lima

Ponteda Barca

Vieira doMinho

Terrasde Bouro

Paredesde Coura

Arcos deValdevez

V. N. deCerveira

VIANA DOCASTELO

vilameã

castrolaboreiro

Dem

Sopo

Arão

SagoPias

Lara

Bela

Gave

Taião

Trute

Luzio

Badim

CunhaCoura

Penso

Paços

Fiães

Gondar

CornesCampos

Ganfei

Gandra

Cerdal

BoivãoTangil

Segude

Podame

Merufe

AnhõesAbedim

Parada

Cousso

Venade

Seixas

Moledo

Gondar

Lovelhe

Portela

Resende

Roussas

Paderne

Remoães

Orbacém

Azevedo

Sapardos

Gondarém

Gondomil

Friestas

Fontoura

Barbeita

S. PaioAlvaredo

Chaviães

Lanhelas

Pinheiros

Messegães

Agualonga

Cristoval

Vilarelho Romarigães

CossouradoMentrestido

LongosVales

CristeloCovo

Riba deMouro

Lamasde Mouro

Paradado Monte

S. Pedroda Torre

V. Praiade Âncora

Argela

Moreira

Troporiz

Vilar deMouros

Barroçase Taias

Cubalhão

bicocovas

branda daaveleira

porreiras

aldeias daserra d’arga

"

"

"

Vigo(35 km)

3 01,5 Km

Page 10: CIM Aldeias Web

17

1-Cultura do minho2-Posto de Vigia3-Paisagem agrícola4-Garrano (pequeno cavalo das serras do Norte de Portugal)

5-Trilho das Varandas do Coura6-Trilho dos Miradouros7-Observatório de aves8-Truta do Rio Coura 9-Broa de Minho

Aldeia de Bico Paredes de Coura

Bico é uma das freguesias mais extensas e a maior altitude do concelho de Paredes de Coura, que teima em preservar certos usos e costumes, sendo ainda conhecida pelo seu genuíno fol-clore e pela hospitalidade da sua população.Estende-se desde a encosta da Serra do Corno de Bico - um notável miradouro natural onde pode vislumbrar uma bela pai-sagem, pertencente à Rede NATURA 2000, designadamente: da Paisagem Protegida de Corno de Bico até às margens do rio Coura, que tem nesta freguesia, segundo alguns, a sua origem, mais concretamente no Ribeiro dos Cavaleiros.

A presença do Homem nestas paragens remonta ao Neolítico e subsistem ainda nos montes do Corno de Bico e na Chã de Lamas vestígios de algumas Mamoas ou monumentos funerários, datados de há 5.000 anos. Mas o patrimó-nio construído da aldeia inclui a igreja paroquial, as capelas de Santa Luzia, em Vencemal, e de S. Bento, em Vilares, e ainda a igreja paroquial, a Capela de Santo Antó-nio e a Casa do Paço, em Vascões.

Em termos gastronómicos, a aldeia de Bico distingue-se pela sopa de mel, feijoada à moda de Bico, papas de milho-miúdo, ro-jões, trutas e belouras de milho. Para uma visita mais demorada aconselhamos-lhe o alojamen-to na Casa Sonho da Seara, na Casa das Cerejas ou na Casa Corno de Bico, em Lameiras.Quanto aos percursos pedestres, propomos-lhe diversas alterna-tivas: o da Varanda do Coura, de Corno de Bico, dos Miradouros, dos Moinhos e Megalítico de Vascões.

16

Aldeia de Bico O acesso à aldeia de Bico faz-se pela EN 303 (Arcos de Valdevez/Paredes de Coura) e EN 306 (Ponte de Lima/Casta-nheira).

Coordenadas GPS 41°53’37’’N // 8°31’ 39’’W 41.8937 // -8.5276 Altitude (500 m)

“Bico é uma das freguesias mais extensas

e a maior altitude do concelho de Paredes de

Coura“

1 2 3

54 6

7 8 9

Page 11: CIM Aldeias Web

1918

1-Paisagem Protegida de Corno de Bico2-Miradouro de Corno de Bico

A Paisagem Protegida de Corno de Bico , consagrada também com o estatuto de Sítio de Im-portância Comunitária da Rede NATURA 2000, localiza-se no limite sudoeste do concelho com uma área de cerca de 2.175 hec-tares. Esta Paisagem Protegida obteve o reconhecimento da sua importância ecológica e a sua classificação, essencialmente de-vido, à presença de um extenso e bem conservado coberto flores-tal: com especial destaque para as florestas de carvalho alvarinho e de carvalho-negral. Aqui pode ainda encontrar vidoeiros e bétu-las. Os azevinhos, uma espécie protegida, destacam-se por entre as manchas de carvalhos, invo-cando a harmonia e o respeito pela natureza que sempre carate-rizou as gentes do Vale do Minho.

Nesta Aldeia rural, tão repleta de opções para passar o tempo, desde caminhadas relaxantes que permitem absorver a paisa-gem, até atividades repletas de adrenalina, no final da jornada, certamente, precisará de um local requintado para retemperar forças e repousar. Em Bico surgem alguns pro-postas que provavelmente o farão decidir ficar mais um dia em plena harmonia com a natureza...

Alojamentos na Aldeia de Bico

Sonho da Seara, Turismo Rural e Lazer, Lda. Lugar da Seara – BicoTelefone: +351 935 698 687e-mail: [email protected] Site: www.sonhodaseara.com

Casa das Cerejas Lugar da Cascalha – BicoTelefone: +351 251 788 102e-mail: [email protected]: www.casadascerejas.com

Albergue de Peregrinos S. Pedro de RubiãesTelefone: +351 917 164 476 Site: www.cm-paredes-coura.pt

Experiências de “Natureza”

Rotas do Xisto Insalde Telefone: +351 934 743 509 e-mail: [email protected] Site: www.casadoxisto.com

Greencoura Largo Hintze Ribeiro, n. 40 P. de Coura Telefone: +351 251 788 407 e-mail: [email protected] Site: www.greencoura.com

EN30

3

EM519

EM520

EN303

paisagem

protegida do

corno de bico

Bico

Paredes de Coura(15 km)

Largo Pe.Casimiro J.R. B. de Sá

100 050 m

BicoMAPA1-Igreja Paroquial de São João Baptista2-Junta de Freguesia de Bico3-Parque Infantil de Igreja4-Polidesportivo de Bico5-Trilho Corno de Bico

Não pode por isso deixar de visi-tar o Centro de Educação e Inter-pretação de Corno de Bico (CEIA), instalado numa pequena colina da Colónia Agrícola, a cerca de 11 kms da vila. Para além da opor-tunidade de ficar a conhecer um pouco mais sobre a Paisagem, poderá ainda participar em ate-liers artísticos e realizar algumas experiências. Se viajar com crian-ças, tem ainda mais um motivo para visitar o CEIA, podendo mesmo pernoitar em camaratas ou na Casa do Professor recupe-rada para o efeito.

2

1

Page 12: CIM Aldeias Web

21

1 e 2 – Branda da Aveleira3 – Pormenor da fachada de uma casa rústica4 – Trilho do Brandeiro

5 – Fumeiro de Melgaço6 e 7 – Cabrito à moda das terras Altas do Minho

Aldeia de Branda da Aveleira Melgaço

Situada na entrada do Parque Na-cional da Penêda-Gerês, Branda da Aveleira, na freguesia de Gave, concelho de Melgaço, representa a tipicidade da região e o “modus vivendi” de uma época. Caraterizada por uma paisagem e um conjunto arquitetónico de enorme beleza, a aldeia é o testemunho de uma tradi-ção agrícola e cultural de grande va-lor antropológico, que a torna muito especial e singular. A transumância de pessoas e animais, de acordo com as estações do ano, obrigou as gentes desta aldeia a ter dois lares - a branda para os Verões e a inver-neira para os Invernos.Branda da Aveleira é constituída por um conjunto de casas rústicas, muito típicas, designadas por car-

denhas, tendo sido algumas delas recuperadas para turismo (Azevi-nho, Fonte, Covinha, Castanheiro, Cova dos Anhos, Bica, Piorno, Rio e Fonte do Carvalinho), mantendo a sua traça original e decoradas com mobiliário rústico.A diversidade paisagística da al-deia resulta de diferentes conjun-tos arbóreos, como o castanheiro, o vidoeiro e o carvalho, resistindo ainda exemplares do antigo sub-bosque da floresta primitiva, como o amieiro, o loureiro e o aze-vinho. A morfologia é caraterizada por outeiros e leiras com alguns afloramentos rochosos de granito e xisto, atravessados por alguns cursos de água que vão iniciar e dar consistência ao rio Vez.Toda esta variedade paisagística pode ser apreciada pelos visitantes que optem por fazer uma caminha-da no percurso megalítico ou no trilho do Brandeiro. Depois, podem recuperar as forças com a gastro-nomia local, em que se destaca a broa de milho, o cabrito à moda das terras Altas do Minho, os vinhos da casta Alvarinho e o fumeiro.

20

Aldeia de Branda da Aveleira acesso a Branda da Aveleira pode ser feito a partir dos concelhos de Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez, através das estradas municipais que ligamà EN 202-3.

Coordenadas GPS 41°59’41’’N // 8°16’ 49’’W 41.9946 // -8.2803 Altitude (1050 m)

“A Branda da Aveleira representa a tipicidade da região

e o “modus vivendi” de uma época”

1 2 3

5

4 6 7

Page 13: CIM Aldeias Web

2322

1 – Paisagem granítica – Parque Nacional Peneda Gerês2 – Interior da Porta de Lamas de Mouro (PNPG)

Criado em 1971, o Parque Na-cional da Peneda-Gerês (PNPG) detém o estatuto de Protecção mais elevado em Portugal, e com uma área de cerca de 70.290 hectares abrange, para além de Melgaço, os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Monta-legre. O PNPG destaca-se pela variedade da sua fauna e flora e pela presença de um consi-derável número de espécies protegidas, das quais se salienta a presença do lobo ibérico, es-pécie em vias de extinção em Portugal, e do corço, símbolo do Parque e que tem aqui uma vas-ta população.

A Branda da Aveleira – Aldeia Turística é composta por cerca de 9 casas rurais e cortelhas antigas que foram devidamente recuperadas e equipadas, tendo em conta o contexto paisagístico e cultural, transfor-mando-as em alojamentos de qualidade impar onde certamente passará momentos de verdadeiro lazer e conforto...Retenha na sua memória estes nomes: cas-tanheiro, covinha, azevinho, fonte do carva-lhinho, rio, piorno, cova dos anhos, fonte e bica! Assim, e de acordo com a capacidade de cada casa que é apelidada pelos nomes que já sabe, poderá escolher uma delas de acordo com as suas necessidades.

Poderá obter mais informações através:

Branda da Aveleira - Aldeia Turística - Associação de Promotores Turísticos 4960 - 160 Gave - Melgaço – Portugal Telefone: +351 933 894 259 e-mail: [email protected] Site : www.brandadaaveleira.com

Experiências de “Natureza”

Melgaço Radical Rua da OliveiraVila de MelgaçoTelefone: +351 251 402 155 e-mail: [email protected] Site: www.melgacoradical.com

Draftzone Rua de S. Tiago, 24Vila de MelgaçoTelefone: +351 965 065 024 e-mail: [email protected] Site: www.draftzone.pt

Emoções e Adrenalina Rua da Carvalheira, 145Roussas MelgaçoTelefone: +351 938 372 097e-mail: [email protected] Site: www.kart-cross-portugal.com

Branda daAveleira

EM503

EM503

Melgaço(20 km)

100 050 m

Branda da Aveleira

MAPA1-Santuário de Senhora da Guia 2-Capela da N. S. da Guia e Festa do Brandeiro3-Ponte da Branda da Aveleira4-Cardenhas5-Mamoa do Batateiro6-Trilho do Glaciar e Trilho da Aveleira7-Trilho do Brandeiro8-Trilho do Megalítico

O PNPG foi também classifica-do em 2009 como Reserva da Biosfera pela UNESCO.Se tiver oportunidade, visite Castro Laboreiro e aproveite para conhecer, no seu habitat, o cão de Castro Laboreiro, uma espécie autóctone que se afir-mou como o símbolo da região; e ainda a freguesia de Lamas do Mouro, onde se situa a Porta de Lamas do Mouro do Parque Nacional.

Esta é uma das cinco ‘portas’ do Parque: mais do que uma entra-da, a Porta de Lamas do Mouro, é uma estrutura de receção e informação para quem pretende visitar a Peneda- Gerês e todo o território do concelho.

2

1

Page 14: CIM Aldeias Web

25

1-Núcleo Museológico2-Igreja Matriz3-Castelo4-Necrópole Megalítica5-Ponte da Cava da Velha

6-Fumeiro7-Bacalhau com Broa8-Branda de Portos9-Trilho Castrejo

Aldeia de Castro Laboreiro Melgaço

A aldeia de Castro Laboreiro, loca-lizada na freguesia com o mesmo nome, para além de integrar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que por si só já é um atrativo turístico, apresenta um tipo próprio de construções castrejas e está na origem de uma raça canina com a mesma designação, conhecida mundialmente: o cão de Castro Laboreiro. A aldeia possui ainda um milenar e riquíssimo legado histó-rico, arqueológico e arquitetónico, designadamente os monumentos megalíticos, o Castelo de Castro Laboreiro, classificado como monumento nacional, as pontes e igrejas medievais, os fornos co-munitários, os moinhos, a atividade agro- pastoril e as singulares bran-

das, inverneiras e lugares fixos, tes-temunhos, também aqui, da prática da transumância.As florestas da região são domi-nadas por frondosos carvalhos. Encontram- se também o me-dronheiro, o azevinho, o azereiro, o pinheiro e o vidoeiro. Os matos arbustivos são caraterísticos de zo-nas mais elevadas e são constituí-dos principalmente por tojos, urzes e giestas. As espécies animais com maior representatividade são o ja-vali, o veado, o texugo e a lontra.A oferta gastronómica é variada, com pratos típicos que incluem carne de cabrito, bifes de presun-to, enchidos, broa centeia e broa milha. Há ainda dois doces típi-cos: o bucho doce e a sopa seca de pão duro.Para uma boa digestão e um con-tacto mais ativo com a natureza, sugere- se o percurso, feito a pé ou em viatura todo-o-terreno, que inclui passagens por Rodeiro, Alto da Portela de Pau, Pedra Mourisca, Alto dos Cepos Alvos, Portos, Var-ziela e, de novo, Castro Laboreiro.

24

Aldeia de Castro Laboreiro O acesso à aldeia faz-se a partir da EN 202 - Melgaço/Castro Laboreiro (distan-do cerca de 20 km, a nascente da sede do concelho de Melgaço).

Coordenadas GPS 42°01’39’’N // 8°09’ 37’’W 42.0275 // -8.1603 Altitude (950 m)

“Castro Laboreiro possui um milenar e riquíssimo legado

histórico, arqueológico e arquitetónico”

1 2 3

54 6

7 8 9

Page 15: CIM Aldeias Web

2726

A Branda de Portos

A região de Castro Laboreiro impressiona não só pela beleza paisagística, mas também pelo típico de casario. A cerca de 1.100 metros de altitude surge uma das mais caraterísticas brandas de Castro Laboreiro: a Branda de Portos!

As brandas são lugares de po-voamento concentrado e sazo-nal, normalmente localizadas em zonas de planalto. Com cons-truções rurais constituídas por rés-do-chão e primeiro andar, construídas em granito e com telhados em colmo, marcam a paisagem de forma sublime e integrada.

Se visitar o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, poderá ad-mirar uma réplica ali existente de

Propostas de Alojamento

Hotel Castrum Villae Telefone: +351 251 460 010e-mail: [email protected] Site: http://www.castrumvillae.com

Villas do Laboreiro Telefone: +351 922 119 433e-mail: [email protected] Site: www.villasdolaboreiro.com

Casa das Falagueiras Telefone: +351 964 600 220e-mail : [email protected] Site: www.castrolaboreiro.com

Recantos de Castro Casa João Alvo e Casa BarreiroTelefone : +351 939 775 577e-mail: [email protected] Site: www.recantosdecastro.com

Fábrica de Chocolate Telefone: +351 938 708 005

Albergaria Mira Castro Telefone: +351 251 460 020e-mail: [email protected] Site: www.albergariamiracastro.com

Moinho do Poço Verde Telefone: +351 938 708 005

Experiências de “Natureza”

Ecotura Lugar do QueimadeloTelefone: +351 967 442 217 e-mail: [email protected] Site: www.ecotura.com

Montes Laboreiro Parque de Campismo de Lamas de Mouro Telefone: +351 251 466 041e-mail: [email protected]: www.montesdelaboreiro.pt

Vertigem Trilhos e-mail: +351 251 466 037Site: [email protected]

!

!!

!

!!!

9

87

5

3

2

1

16

14

13

12

10

6

15 11

CM

1160

EN202-3

EN202-3

EN202-3

parque

nacional

da peneda

gerês

100 050 m

CastroLaboreiro

Castro Laboreiro

MAPA1-Área de Lazer de Veigas2-Biblioteca de Castro Laboreiro / Extensão da Biblioteca Municipal de Melgaço3-Branda da Portela4-Castelo de Castro Laboreiro5-Extensão de Saúde de Castro Laboreiro6-Homenagem Padre Anibal Rodrigues7-Igreja Matriz de Castro Laboreiro / Igreja de Santa Maria da Visitação8-Junta de Freguesia de Castro Laboreiro9-Miradouro de Castro Laboreiro10-Núcleo Museológico de Castro Laboreiro11-Pelourinho de Castro Laboreiro12-Ponte da Veiga13-Ponte Velha de Castro Laboreiro14-Posto de Correios de Castro Laboreiro15-Posto de Turismo de Castro Laboreiro16-Trilho Curro da Velha / Castro Laboreiro

uma destas casas castrejas.A Branda de Portos mantém o seu encanto e merece uma atenta e prolongada caminhada. Calcorreie os caminhos, vagueie pelos caraterísticos lameiros, dispostos segundo o relevo do terreno e destinados à pastagem e produção de feno.

Para terminar, encha os pulmões de ar puro, olhe à sua volta e contemple uma inigualável vis-ta panorâmica para a Serra da Peneda, uma visão que nos toca pela sua nobreza e beleza pura!

Page 16: CIM Aldeias Web

29

1-Pormenor da capela de São Gregório2.-Casa de Covas3-Trilho Interpretativo da Ribeira de Covas4-Pormenor de “engenhos” da Central

Hidroelétrica 5-Áreas de Lazer6-A caminho do Central Hidroelétrica 7-Truta da Ribeira de Covas 8-Cozido à Portuguesa

Aldeia de Covas Vila Nova de Cerveira

Covas, aldeia e freguesia do con-celho de Vila Nova de Cerveira, teve a sua fundação em tempos medievais e terá sido ocupada por diversos povos da antiguida-de. No Monte Furado foram en-contrados indícios de um castro agrícola, povoado fortificado da Idade do Ferro, onde são vaga-mente reconhecíveis restos de uma muralha. Foram também descobertos fragmentos de “terra sigillata” e vidro correspon-dentes a uma provável “villa”, e ainda vestígios de um complexo mineiro da época romana.Mais tarde, a aldeia foi abadia da apresentação dos descenden-tes de D. Manuel de Azevedo e Ataíde, agraciada com duas co-

mendas da Ordem de Cristo, que eram atribuídas pelos duques de Caminha e que passaram para a Casa do Infantado.

No livro “Inventário Coletivo dos Arquivos Paroquiais” refere-se que, já em 1258, Covas é citada na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, pertencendo ao bispado de Tui.É num amplo e verdejante vale situado no sopé das serras de Covas e Arga, por onde correm as águas do rio Coura, que se situa a aldeia de Covas. Do Alto das Broas e da Lapa Grande terá acesso a uma magnífica panorâ-mica geral da região. O rio Coura, com as Azenhas de Pagade, o parque de merendas e a exube-rância da vegetação que ladeia as suas margens, complementa este quadro de rara beleza natu-ral de que as gentes locais tanto se orgulham. Em termos de pa-trimónio edificado, merecem a sua visita o complexo mineiro da época romana, a Casa do Car-boal, dez capelas (uma das quais

28

Aldeia de Covas O acesso à aldeia faz-se pela EN 301 - Covas/Paredes de Coura e Covas/Vilar de Mouros; pela EN 302 - Covas/Cande-mil/V. N. de Cerveira; EM 516 - Covas/Sopo/V. N. de Cerveira; EM 524 - Covas/Cabração/Ponte de Lima e EM Covas/Arga (Caminha).

Coordenadas GPS 41°53’07’’ // N 8°41’ 49’’W41.8853 // -8.6969Altitude (130 m)

“Do Alto das Broas e da

Lapa Grande terá acesso a uma magnífica

panorâmicageral da região”

1 2 3

5

4

6

7 8

Page 17: CIM Aldeias Web

3130

1 – Pormenor da folhagem de um amieiro2 – Troço do Percurso Interpretativo da Ribeira de Covas

de origem romana) e a igreja paroquial.A tradição gastronómica de Co-vas assenta nas trutas e no cozi-do à portuguesa.

Não é muito dado a conhecer igrejas e monumentos? Prefere programas mais em contacto com a natureza? Então, sugeri-mos-lhe o Trilho Interpretativo da Ribeira de Covas , um encan-tador caminho caraterizado pela proximidade com os rios Coura e Minho.

Este percurso pedestre conduz-nos por cerca de 4,5 quilómetros através de locais verdejantes de grande beleza natural e interesse histórico Nacional. Ao longo do percurso não deixe de reparar na riqueza da flora – com as suas

Se é um verdadeiro amante da natureza e adepto de um alojamento totalmente envol-to em espaços naturais propomos-lhe uma experiência diferente: um parque de campis-mo de montanha inserido em espaço rural!

Parque de Campismo de Covas Lugar de Pereiras - Covas 4920-042 Vila Nova de CerveiraTelefone: + 351 251 941 555Telemóvel:+ 351 964 857 480e-mail: [email protected]: www.parquecampismocovas.com

Aliado a esta aldeia de montanha sugeri-mos-lhe ainda um conjunto de experiencias de natureza, desde as tranquilas caminha-das até às agitadas descidas de rio!

Experiências de “Natureza”

Animaminho Parque de Lazer do CastelinhoVila Nova de CerveiraTelefone: +351 962 892 606e-mail: [email protected]: www.animaminho.eu

Clube Celtas do Minho Vila Nova de CerveiraTelefone: +351 251 822 130e-mail: [email protected] Site: http://celtasdominho.blogspot.pt/

EN301

EN302

EN301

CM10

43

EM516

EN30

2

Rio Coura

Vila Nova de Cerveira

(20 km)

140 070 m

Covas

Covas

MAPAS1-Barragem de Covas2-Camping de Covas3-Casa de Covas4-Cruzeiro do Anjo da Guarda5-Extensão de Saúde de Covas6-Igreja Matriz de Covas7-Junta de Freguesia de Covas8-Polidesportivo de Covas9-Trilho Interpretativo da Ribeira de Covas10-Zona de Lazer de Covas

árvores e arbustos endémicos a oferecer sobra, e da fauna – se caminhar em silêncio quiçá te-nha sorte e aviste uma lontra!

Passará, certamente, por parte de uma antiga levada que con-duzia a água desde a barragem até à antiga central, atualmente em recuperação. Esta Central Hidroelétrica, a 2ª a ser construí-da em Portugal, reveste-se as-sim de uma grande importância.

Aproveite também o parque de merendas para terminar o dia, que de certo será muito bem passado e recordado!

2

1

Page 18: CIM Aldeias Web

33

1-Núcleo de Moinhos de Porreiras 2-Réplica de uma Mamoa 3, 4-Espigueiros – Eira Comunitária 5-Parque de Lazer

6-Truta do Rio Coura7-Pormenor do interior de um moinho 8-Terras Altas da “Boalhosa”

Aldeia de Porreiras Paredes de Coura

Porreiras é uma aldeia tipicamen-te rural localizada a 7Km da Vila de Paredes de Coura. Também conhecida por “Celeiro do Minho” esta pequena aldeia com cerca de 125 habitantes detêm uma eira comunitária e cinco moinhos comunitários em cascata requali-ficados e a funcionar.A origem do nome desta aldeia de Porreiras não é consensual! Contudo, parece estar associado à forma de pagamento de impostos “por eiras”. Em tempos remotos Porreiras foi também denomina-da por São Miguel de Rabel.

Rabel ou Rabil, era um instrumen-to musical rústico, de 3 cordas, que usavam os pastores. Por ser

uma terra de ricos pastoreios ou de muita prática silvo pastorícia, não seria de estranhar que esta Aldeia em tempos remotos se tenha designado por Rabel, cer-tamente em memória desse ins-trumento utilizado pelos pastores dessa época.O Ex Libris desta aldeia de mon-tanha é sem dúvida a sua Eira Comunitária.

A Eira Comunitária das Porreiras materializa um exemplo particular de comunitarismo e de entreajuda nos trabalhos agrícolas que ou-trora caraterizava o dia a dia nas comunidades serranas do Alto Mi-nho. Na época das colheitas fun-cionava como local de passagem obrigatória, de trabalho árduo mas também de convívio e de namoro. Durante o resto do ano era o celei-ro onde se guardava o sustento da comunidade.

Recentemente recuperada esta eira devolveu à aldeia um ponto fulcral da sua identidade. A sua lo-calização é estratégica, a montan-

32

Aldeia de Porreiras O acesso à aldeia faz-se pela Autoestra-da A3 (direção Porto – Valença), saindo em direção a Paredes de Coura/Vila Nova de Cerveira pela estrada nacional N303. Daí, siga em direção à Vila de Paredes de Coura e após percorrer 13 Km encon-trará uma sinalização municipal que lhe indicará os poucos metros que lhe faltam para encontrar esta Aldeia.

Coordenadas GPS 41°57’6”N // 8°33’16”W41.95148, -8.55454Altitude (500 m)

“O Ex Libris desta aldeia de montanha é sem dúvida a sua Eira

Comunitária.”

1 2 3

54

6 7 8

Page 19: CIM Aldeias Web

3534

1 – Eira Comunitária de Porreiras 2 – Moinhos de Porreiras.

te do casario e convenientemente exposta a sul em local arejado e soalheiro, ideal para conservar as colheitas, o suor, o sustento da comunidade. Os 9 espigueiros e 4 alpendres que compõe esta eira ainda hoje são utilizados para con-versar o milho.

Dado que para aqui chegar o mais provável é que tenha feito uma confortável viagem de auto-móvel, propomos-lhe agora uma caminhada saudável para assim conhecer os melhores recantos desta típica aldeia alto minhota.

Assim sendo bastará utilizar um calçado confortável e uma garrafa de água fresca para se aventurar pelo percurso pedestre do pastor...Esteja atento às marcas amarelas e vermelhas e durante cerca de 11

Nesta Aldeia e nas aldeias vizinhas várias são as propostas de alojamento em espaço rural, escolha com uma certeza absoluta:

Será sempre acolhido com um sorriso nos lábios!

Propostas de Alojamento

Solar de Rivalago Chão do AbadeBoavista, FormarizTelefone: +351 251 788 278e-mail: [email protected] tSite: www.solarderivalago.com

Quinta da Chanca Val - Ferreira, Paredes de CouraTelefone: +351 251 788 041e-mail: [email protected]

Casa do Paço de Ferreira Paço - Ferreira, Paredes de CouraTelefone: + 351 251 782 542

Casa Paz do Outeiro Venade - Ferreira, Paredes de CouraTelefone: +351 251 782 404e-mail: [email protected] Site: www.casapazdoouteiro.com

Experiência de “Natureza”

Rotas do Xisto Boalhosa 4940-344 InsaldeParedes de CouraTelefone: +351 934 743 509e-mail: [email protected] Site: www.casadoxisto.com

GreenCoura Largo Hintz Ribeiro, 40Paredes de Courae-mail: [email protected]

!

!

!!

!!

!

!

!

!

!

!

!

!7

6 5

43

2

1

CM1068

CM1068

Paredes deCoura(8 km)

40 020 m

Porreiras

Porreiras

MAPA1-Capela da Senhora do Pilar2-Eira Comunitária e Moinhos de Porreiras3-Igreja Matriz de Porreiras (São Miguel)4-Junta de Freguesia de Porreiras5-Parque de Merendas de Outeiro6-Polidesportivo de Porreiras7-Trilho do Pastor

km poderá apreciar os diversos aglomerados rurais que compõe esta paisagem silvo pastoril.

Imagine-se um verdadeiro pastor em plena serra… para tal bastará fechar os olhos, sentir a brisa da montanha e ouvir o típico som dos rebanhos de ovelhas e cabras à solta pela serra.

Aproveite ainda esta oportunida-de para dar uma espreitadela ao interior de um dos 5 moinhos que encontrará quando percorrer este trilho.

2

1

Page 20: CIM Aldeias Web

37

1-Arga de Baixo 2-Arga de São João 3-Arga de Cima 4-Mosteiros de S. João d’Arga

5-Interior do mosteiro6-Albergue dos Romeiros

Aldeias da Serra d’Arga Caminha

As Aldeias da Serra d’Arga reco-nhecidas como aldeias de Portu-gal englobam as três Argas: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de S. João.A presença do Homem marcou profundamente a paisagem destas aldeias e em particular a atividade da pastorícia moldou todo este território associado à Serra d’Arga que para além da beleza natural, alberga valores naturais que justificaram a sua classificação como sítio da Rede NATURA 2000.As comunidades rurais de monta-nha destas Aldeias souberam gerir os recursos rurais desta Serra. Apesar das adversidades que os territórios de montanha encerram,

estes povoados trabalharam as suas encostas, abriram caminhos carreteiros, construíram inúmeras pontes para atravessar os rios e ribeiras da Serra, mantiveram a fertilidade dos solos através da incorporação de matéria orgânica e protegeram as suas proprie-dades com muros. Estas Aldeias são um convite para conhecer os esforços dos nossos antepassa-dos em manter e conservar todos estes recursos para as gerações vindouras. Situado em plena Serra d’ Arga, o Mosteiro de São João acolhe a mais famosa e genuína romaria do Alto Minho, a romaria de São João d’Arga. Nos dias 28 e 29 de agosto, milhares de peregrinos sobem à Serra e cumprem a tradi-ção de dar três voltas à capela do Mosteiro, seguindo-se a entrega de duas esmolas: uma ao santo...e outra ao diabo.O albergue dos romeiros construí-do em redor da capela acolhe to-dos quantos aproveitam a grande festa da noite de 28 para 29 para assistirem às cantigas ao desafio

36

Aldeias da Serra d’Arga O acesso às aldeias da Serra d’Arga faz-se facilmente através da Vila de Caminha pela estrada nacional N301, seguindo depois em direção à Serra d’Arga pela estrada municipal M552) durante cerca de 12 Km.

Coordenadas GPS 41°50’12”N 8°41’51”W41.83623, -8.69768Altitude (540 m)

“A atividade da pastorícia moldou todo este território

associado à Serra d’Arga”

1 2

43

5 6

Page 21: CIM Aldeias Web

3938

Centro de Interpretação da Serra d’Arga

e para provarem as especialidades locais, a aguardente com mel, a broa, o chouriço, o cabrito e o vi-nho verde. É, sem dúvida, a roma-ria mais genuína do concelho de Caminha, que merece ser visitada!Com uma paisagem esplêndida para a serra e uma zona envolven-te fresca e verdejante, o Mosteiro de São João d’Arga é um ponto de visita obrigatório numa viagem ao Alto Minho! O Centro de Interpretação da Serra d’Arga (CISA) é o ponto de partida ideal para todos os que preten-dem descobrir os encantos desta serra. Situado numa antiga casa de guarda-florestal, na entrada da freguesia de Arga de Baixo, uma aldeia onde as marcas da ruralida-de continuam bem vivas.O Centro de Interpretação da Serra d`Arga disponibiliza um conjunto

Alojamento Rural

Casa do Torno - Casa de Campo Largo do Torno, Arga de Cimaemail: [email protected]

Casa das Pires Arga de S. João

Experiências de Natureza

Parque de Aventura “Casa na Árvore” Lugar do Marco, 35CaminhaTelefone: +351 916 052 220e-mail: [email protected] Site: www.casanaarvore.pt

MinhAventura Apartado 1004910-909 CaminhaTelefone: +351 962 023 674e-mail: [email protected] Site: www.minhaventura.com

Serra d’Arga - Descubra o Minho Rua da Devesa, 161 Espantar 4925-481 Montaria Telefone: +351 969 220 704e-mail: [email protected] Site: serradearga.com

MAPA1-Centro de Interpretação da Serra d’Arga2-Igreja Matriz de Arga de Baio3-Junta de Freguesia de Arga de Baixo4-Mosteiro de São João d’Arga5-Parque de Aventura “Casa na Árvore”6-Parque Infantil de Arga de Baixo7-Passeio pela Serra d’Arga8-Trilho da Chã da Franqueira

diversificado de atividades, com destaque para os percursos pe-destres e interpretativos, as visitas de estudo, os ateliês de educação ambiental, a mini biblioteca e a venda de materiais promocionais, produtos locais e oficinas temá-ticas, que dão a conhecer todo o património natural da Serra d’Arga.Este equipamento está orientado para o desenvolvimento de ativi-dades de educação ambiental, di-vulgação, valorização e promoção do património ambiental e cultural da Serra d’Arga, bem como para o turismo de natureza.Sobre os percursos pedestres, dei-xamos o convite: em plena Serra d’Arga há quatro disponíveis - o trilho da Pedra Alçada, o trilho da Chã Grande, o trilho Cabeço do Meio- Dia e o trilho Chã da Fran-queira.

9

8

7

6

5

4

3

2

1

17

16

15

14

1312

1110

EN552

EN552

EN55

2V. N. deCerveira

SERRA D’ARGA

Arga deCima

Arga deBaixo

Arga deSão João

Caminha(15 km)

240 0120 m

Aldeias daSerra D'Arga

9-Vistas da Serra d’Arga10-Capela de Arga de Cima11-Igreja Matriz de Arga de Cima12-Junta de Freguesia de Arga de Cima13-Parque de Merendas de Arga de Cima14-Trilho do Cabeço do Meio Dia15-Área Recreativa de Arga de São João16-Igreja Paroquial de Arga de São João17-Junta de Freguesia de Arga de São João

Page 22: CIM Aldeias Web

40 41

Page 23: CIM Aldeias Web

42 43

Page 24: CIM Aldeias Web

Informações Úteis

Caminha Câmara Municipal de Caminha Largo Calouste Gulbenkian Caminha / 4910-113 [email protected]‘41°52’’35.49”N’ / ‘8°50’’19.19”W

Centro de Interpretação da Serra d’Arga Arga de Baixo / Caminha / 4910 [email protected]‘41°50’’33.04”N’ / ‘8°42’’51.24”W’

Melgaço Câmara Municipal de Melgaço Largo Hermenegildo Solheiro / Melgaço / 4960-551 [email protected]‘42°6’’46.02”N’ / ‘8°15’’33.27”W’

Centro de Informação de C. Laboreiro Castro Laboreiro / Melgaço 4960-061 [email protected]‘42°1’’48.05”N’ / ‘8°9’’30.34”W’

Branda da Aveleira - Aldeia TurísticaAssociação de Promotores Turísticos Melgaço / 4960 – 160 933 894 [email protected] 41°59’40.88”N / 8°16’49.05”W

Paredes de Coura Câmara Municipal de P. de Coura Apartado 6 Paredes de Coura / 4941-909 [email protected]‘41°54’’42.87”N’ / ‘8°33’’36.17”W

CEIA - Centro de Educação e Interpretação Ambiental Chã de Lamas Vascões / Paredes de Coura 4940-710 [email protected] ‘41°54’’48.45”N’ / ‘8°29’’33.36”W

Vila Nova de Cerveira Câmara Municipal de V. Nova de Cerveira Praça do MunicípioVila Nova de Cerveira / [email protected] 41°56’’21.53’’N / 8°44’’38.70’’W

Loja de Turismo de Vila Nova de Cerveira Praça do Município Vila Nova de Cerveira [email protected] 41°56’’21.53’’N / 8°44’’38.70’’W

Page 25: CIM Aldeias Web

Ares da raya d’Hespanha, da raya de Portugal,

ungi do rio à montanhao meu berço e o meu coval,

o lindo rincão aonde,entre um ai! E uma alalá

a minha alminha se esconde e o corpo repoisará

José Vale (João Verde) (1866-1934)