Cineclubismo Em Goiás

4
O movimento cineclubista em Goiás começou na década de 1960, mais precisamente em junho 1966, com a criação do Centro de Cultura Cinematográfica (CCC). As apresentações eram feitas na antiga sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no setor central, em Goiânia. Além de mostras, discussões o CCC promoveu, já em 1966, um cursos de cinema (com temas como “técnica e linguagem cinematográfica” e “história e teorias estéticas do cinema”). O CCC foi extinto em 1969, em virtude das perseguições políticas sofridas por seus membros durante o regime militar.

description

Cineclubismo em Goiás

Transcript of Cineclubismo Em Goiás

Page 1: Cineclubismo Em Goiás

• O movimento cineclubista em Goiás começou na década de 1960, mais precisamente em junho 1966, com a criação do Centro de Cultura Cinematográfica (CCC).

• As apresentações eram feitas na antiga sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no setor central, em Goiânia.

• Além de mostras, discussões o CCC promoveu, já em 1966, um cursos de cinema (com temas como “técnica e linguagem cinematográfica” e “história e teorias estéticas do cinema”).

• O CCC foi extinto em 1969, em virtude das perseguições políticas sofridas por seus membros durante o regime militar.

Page 2: Cineclubismo Em Goiás

Com a retomada do movimento cineclubista nos anos de 1970, surge em Goiás o Cineclube Antônio das Mortes (CAM).

Cineclube João Bennio foi fundado em 1984.

Cineclube Cenarte.

Page 3: Cineclubismo Em Goiás

Outras tentativas de criação de cineclubes que não lograram sucesso, como o Cineclube Nuestra América, criado em 1983 (na antiga Escola técnica federal de Goiás, atual IFG).

Em 2004 é criado o Cineclube Cenarte.

Em 2005 é criado o Cineclube Paradiso (responsável pela realização do projeto “Café com Cinema”, promovido pelo Clube do Professor organizado pela C.A.R.A Vídeo em Aparecida de Goiânia.

Page 4: Cineclubismo Em Goiás

• O ano de 2006 foi um marco para o movimento cineclubista em Goiás. A ABD-GO e o CNC ministrou uma oficina de cineclube, como parte dos eventos do II Festcine . Surge naquele momento o Cineclube Kalunga, que depois adotou o nome de Cineclube Laranjeiras (dos alunos do curso de audiovisual da UEG); Cineclube Mosteiro da Anunciação (Cidade de Goiás); Estação Anhanguera Cineclube (Uni-Anhanguera); Cineclube Pirineus (Pirenópolis); Cineclube do Centro Cultural Eldorado dos Carajás; Cineclube do Ponto de Cultura República do Cerrado. Na ocasião foi criada a ASCINE-GO (associação de cineclubistas de Goiás. Existe de fato mas não legalmente)

• Em 2009 foi criado o Cine Cascavel da ABD-GO.