Circo

6
26/03/2014, quarta-feira Indaiatuba FOLHA DA EMEB "PROFESSOR NÍZIO VIEIRA" CADERNO DA CRIANÇA DIA DO CIRCO 27 DE MARÇO http://www.google.com.br/imgres No Brasil, o Dia do Circo é comemorado em 27 de março em homenagem ao Palhaço Piolin, que nasceu nesta data, no ano 1897, na cidade de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. A história do circo passou por diversas transformações até chegarmos ao circo da atualidade. As primeiras apresentações de circo aconteceram na China para divertir a Monarquia com as Os espetáculos circenses acontecem com os shows de malabaristas, equilibristas, trapezistas, contorcionistas, mágicos, palhaços, atirador de facas, adestrador de animais, etc... Entre todas as artes demonstradas no circo, com certeza, a mais característica e marcante é a do palhaço, que com sua graça e simpática, encanta, diverte e anima o público.

description

Neste jornal foi desenvolvido um texto coletivo com o 5º ano A da EMEB do Complexo Educacional "Professor Nízio Vieira" - Unidade Fundamental, trazendo um breve resgate da História do Circo, depois uma biografia resumida de três importantes palhaços brasileiros e, em seguida, alguns passatempos para as crianças.

Transcript of Circo

Page 1: Circo

26/03/2014, quarta-feira                                                                                                                                  Indaiatuba

FOLHA DA EMEB "PROFESSOR NÍZIO VIEIRA"CADERNO DA CRIANÇA

DIA DO CIRCO27 DE MARÇO

http://www.google.com.br/imgres

No Brasil, o Dia do Circo é comemorado em 27 de março em homenagem ao Palhaço Piolin, que nasceu nesta data, no ano 1897, na cidade de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo.

A história do circo passou por diversas transformações até chegarmos ao circo da atualidade. As primeiras apresentações de circo aconteceram na China para divertir a Monarquia com as apresentações de contorcionismo e equilibrismo. Em Roma, os Plebeus reuniam-se para assistir as apresentações preparadas pelas autoridades imperiais no "Circo Máximo".

Outro momento importante da história do circo , surge na Idade Média

Os espetáculos circenses acontecem com os shows de malabaristas, equilibristas, trapezistas, contorcionistas, mágicos, palhaços, atirador de facas, adestrador de animais, etc...

Entre todas as artes demonstradas no circo, com certeza, a mais característica e marcante é a do palhaço, que com sua graça e simpática, encanta, diverte e anima o público.

Temos no Brasil, muitos palhaços que deixaram sua marca na História do Circo, como: o Palhaço Arrelia, o Carequinha, o Bozo, o Torresmo, que ficaram décadas animando a garotada.

Atualmente, temos outros palhaços muito conhecidos pelas crianças:

Page 2: Circo

com os Saltimbancos, artistas que vagueavam pela cidade demonstrando suas habilidades extraordinárias em troca de contribuições espontâneas.

Apenas em 1768, com o inglês Philip Astley, que realizava acrobacias com cavalos, o espetáculo circense ficou mais próximo do que temos hoje, com apresentações diversificadas e público pagante.

Atchim, Espirro, Patati, Patata, etc...

Texto produzido coletivamente pelos alunos do 5º ano A da EMEB do Complexo Educacional

“Professor Nízio Vieira”

26/03/2014, quarta-feira                                                                                                                                  Indaiatuba

BIOGRAFIA DE ALGUNS PALHAÇOS BRASILEIROS

CAREQUINHAGeorge Savalla Gomes nasceu numa família circense, na cidade de Rio Bonito, interior do estado do Rio de Janeiro. Seus pais eram os trapezistas Elisa Savalla e Lázaro Gomes (George literalmente nasceu no circo, pois sua mãe grávida estava fazendo performance de trapézio quando entrou em trabalho de parto em pleno picadeiro). Deu início à sua carreira como palhaço Carequinha aos cinco anos de idade, no circo de sua família, quando este estava em apresentação em Carangola, cidade do interior do estado de Minas Gerais. Aos 12 era palhaço oficial do Circo Ocidental, pertencente ao seu padrasto. Apresentou programas de televisão no Rio de Janeiro, Curitiba e Minas Gerais.

Na Globo, participou do programa Escolinha do Professor Raimundo e da novela As Três Marias. Seu último trabalho na televisão foi na Rede Globo, uma participação na minissérie Hoje é dia de Maria em 2005. Aos noventa anos, o artista morreu em sua casa em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Durante a madrugada, ele queixou-se de falta de ar e dores no peito, e morreu antes de receber atendimento médico. Durante anos, o artista expressou publicamente (em entrevistas para jornais e para a televisão) sua intenção de ser enterrado com a cara pintada - segundo ele, para "alegrar os mortos". Seu desejo não foi atendido pela família, que exigiu que ele fosse enterrado com a cara limpa. No entanto, permitiram que ele fosse sepultado vestindo uma roupa de palhaço.

Page 3: Circo

Texto adaptado do site: www.letras.com.br/biografia/carequinha

ARRELIANasceu numa família circence, seu avô era francês de origem nobre e se apaixonou por uma equilibrista. Seu pai mudou para o Brasil e consagou-se como o palhaço de circo Pinga Pulha. Chegou a cursar Direito na Faculdade Nacional de Direito no Rio de Janeiro. Começou no circo por acaso quando durante as férias escolares foi maquiado e empurrado para os palcos e acabou se esborrachando no chão para delírio da platéia iniciando assim uma das mais vitoriosas carreiras de palhaço de circo do Brasil.

Faleceu no Rio de Janeiro, de pneumonia aos 99 anos de idade. http://www.dicionariompb.com.br/arrelia/biografia

26/03/2014, quarta-feira                                                                                                                                  Indaiatuba

PIOLIN

Seu pai Galdino Pinto, circense brasileiro, nasceu no interior do estado de São Paulo, de pais fazendeiros. Estudou na cidade de Rezende no Rio de Janeiro, e foi nesta cidade, durante um espetáculo circense que assistiu, que se apaixonou por uma atriz. O resultado é que acabou por ir embora com o circo, tornando-se mais tarde ele próprio um homem de circo. Tornou-se proprietário do Circo Americano, onde teve início sua dinastia.A dinastia Galdino Pinto tem como seu membro mais ilustre seu filho Abelardo Pinto, o famoso Palhaço Piolim. Nasceu em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo em 27 de março de 1897. Abelardo Pinto viveu sua infância dentro do circo, envolvido nas mais diferentes atividades. Seu treinamento teve início desde muito cedo, e aprendeu as modalidades de ciclista, saltador, casaca de ferro, acrobata e contorcionista, tendo se destacado nesta última enquanto criança. Aos oitos anos de idade

Page 4: Circo

apresentava-se no circo de seu pai como “o menor contorcionista do mundo”. Em entrevista dada ao Jornal Folha de São Paulo em 1957, diz:“Não fui como os outros meninos, que entravam no circo por baixo do pano. Nasci dentro dele e levava uma vida que causava inveja aos outros garotos. Eu, do meu lado, tinha inveja deles. Eles tinham uma casa, tinham seus brinquedos comuns e podiam ir diariamente à escola. Eu começava a frequentar um colégio e o circo se transferia. Lá ficava eu sem escola”.Revela ainda ao mesmo jornal que seu sonho era ser engenheiro. O circo Americano estava sem seu principal numero: o palhaço havia ido embora. Então, o Sr. Galdino Pinto foi a São Paulo com o intuito de tentar conseguir um substituto. O filho Abelardo, diante dessa situação, resolveu assumir a profissão de palhaço e, a partir deste momento, o Circo Americano adquire um artista que seria, mais tarde, aclamado como “O Imperador do Riso”.O “Palhaço Piolim” – apelido dado por uns artistas espanhóis que, ao verem o pequeno trabalhador Abelardo, diziam que ele parecia um “piolim” (barbante muito fino) – surgiu em 1918. Texto adaptado do site: http://www.iar.unicamp.br/docentes/luizmonteiro/piolim.htm

26/03/2014, quarta-feira                                                                                                                                  Indaiatuba

PASSATEMPO

Page 5: Circo

https://www.google.com.br/imgres