Circuito Cultural Praça da Liberdade

44
CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE

Transcript of Circuito Cultural Praça da Liberdade

CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE

1894 - É criado o projeto do Palácio Presidencial, iniciando-se a concepção da Praça da Liberdade.

1895 - Propõe-se a criação de três Secretarias de Estado: do Interior, das Finanças e da Agricultura.

1897 - Belo Horizonte é inaugurada tendo a Praça da Liberdade como o marco principal.

1905 - A Praça da Liberdade ganha um novo projeto paisagístico, que incluiu a sequência de palmeiras imperiais, e transforma-se em um espaço de vivência coletiva.

DÉCADA DE 20 - A Praça da Liberdade ganha novos e sofisticados jardins, consolidando-se definitivamente como cartão postal de Belo Horizonte.

DÉCADA DE 30 - Iniciam-se as obras da Secretaria de Segurança e a antiga Secretaria da Polícia tem seus serviços ampliados, passando a chamar-se Secretaria de Segurança e Assistência Pública.

1937 - É inaugurado o Palácio Episcopal que inovou a estética da paisagem local, introduzindo a arquitetura Art Déco.

DÉCADA DE 50 - O modernismo chega à Praça da Liberdade. A estrutura dos palácios começa a não suportar as necessidades das funções do Estado, levando a administração pública a buscar novos prédios.

1954 - Iniciam-se as obras da Biblioteca Pública e do Edifício Niemeyer, ambos projetos do arquiteto.

DÉCADA DE 60 - A Praça da Liberdade torna-se palco de manifestações políticas. Ao mesmo tempo, a modernização do sistema administrativo evidencia a inadequação dos palacetes para o exercício das funções de Estado.

1961 - O edifício do Ipsemg começa a ser construído.

1964 - Acentua-se a tendência da descentralização dos órgãos públicos com a administração do Estado sendo deslocada para diversos pontos da cidade.

1969 - A Praça da Liberdade passa a sediar a Feira Semanal de Artes e Artesanato, aos domingos.

1977 - O conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade é tombado pelo Iepha-MG.

1981 - A Praça da Liberdade passa a receber a Feira de Flores e Plantas, nas noites de sexta-feira e, mais tarde, a Feira de Antiguidades e Comidas Típicas, aos sábados.

DÉCADA DE 90 - As feiras são erradicadas da Praça da Liberdade, que passa por um processo de recuperação.

2003 - O Circuito Cultural Praça da Liberdade foi definido como um dos projetos estruturadores do Plano Plurianual de Ação Governamental pelo então governador Aécio Neves.

2009 - O Governo de Minas inaugura a exposição Praça da Liberdade: Circuito Cultural – Arte e Conhecimento na Alameda Travessia, na Praça, e apresenta o projeto do maior conjunto integrado de cultura do Brasil.

2010 - Inauguração da Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais, retirando da Praça da Liberdade os órgãos públicos que ainda eram alocados em seu conjunto arquitetônico.

2011 - Com seis espaços em funcionamento e mais seis em reforma, o Circuito Cultural Praça da Liberdade já é reconhecido como um centro importante de cultura, lazer e entretenimento. Um corredor cultural que tem na arte, cultura e cidadania uma janela entre Minas e o mundo.

Museu das Minas e do Metal

Centro Cultural Banco do Brasil

Centro de Arte Popular Cemig

Memorial Minas Gerais

Arquivo Público Mineiro

Biblioteca Pública Luiz de Bessa

Museu Mineiro

Casa Fiat de Cultura

PALÁCIO DA LIBERDADE

ESPAÇO TIM DO CONHECIMENTO