Circuito Horizontal

7
CURSO DE MONITOR NIVEL 1 AULA 9 O circuito Horizontal O circuito horizontal é responsável pela a excitação do fly-back. Antigamente os circuitos osciladores horizontais eram compostos por transistores. Hoje quase todos foram substituídos por circuito integrados. Na figura acima podemos ver o integrado oscilador horizontal que é alimentado com a fonte B3. Esta fonte pode variar de 8 a 12V dependendo do monitor e do circuito integrado utilizado pelo mesmo. Esta alimentação é fixa para os monitores

Transcript of Circuito Horizontal

Page 1: Circuito Horizontal

CURSO DE MONITOR NIVEL 1

AULA 9

O circuito Horizontal

O circuito horizontal é responsável pela a excitação do fly-back. Antigamente os circuitos osciladores horizontais eram compostos por transistores. Hoje quase todos foram substituídos por circuito integrados.

Na figura acima podemos ver o integrado oscilador horizontal que é alimentado com a fonte B3. Esta fonte pode variar de 8 a 12V dependendo do monitor e do circuito integrado utilizado pelo mesmo. Esta alimentação é fixa para os monitores antigos. Nos monitores modernos a mesma é chaveada, isto é pode ser cortada pelo micro-controlador do monitor dependendo da programação do computador. Por exemplo, se o computador está programado para desligar o monitor após 5 minutos sem uso, o micro do monitor recebe o comando e corta a tensão + B3, fazendo o oscilador parar e consequentemente sumir o brilho na tela. Note que neste tipo de configuração a fonte do secundário

Page 2: Circuito Horizontal

CURSO DE MONITOR NIVEL 1

do chopper não é desligada, somente o fly-back vai parar de funcionar. Quando o integrado oscilador horizontal recebe a tensão +B3, o mesmo gera uma onda quadrada, que é aplicada na base de Q1. Com isso, uma corrente circula no primário do TR1, driver horizontal, aparece uma corrente no secundário com uma forma de onda que é aplicada entre base e emissor de Q2 (transistor de saída horizontal). A função do driver é casar a impedância. No primário temos uma forma de onda com amplitude maior do que no secundário, porém com menor corrente. Já no secundário teremos uma forma de onda com amplitude menor, porém com corrente de cerca de 1 ampere. Esta corrente é necessária para excitar o transistor de saída horizontal.

É importante lembrar que alguns monitores não cortam somente a tensão de alimentação do oscilador horizontal no modo destand-by, mas também várias fontes provenientes do chopper.

Características do transistor Q1

A função de Q1 no monitor da figura acima é driver horizontal. Hoje em dia existem muitos códigos de transistores por isso vamos tentar simplificar suas caraterísticas de modo que você possa saber que transistor equivalente usar caso não encontre um original.

Existem monitores em que a tensão + B é baixa, cerca de 15 a 25v. Neste caso R1 também será um resistor de baixo valor, da ordem de 100 a 220R. Neste caso você pode substituir Q1 por um transistor BC337.

Existem monitores em que a tensão +B é alta, cerca de 60 a 75v. Neste caso R1 será um resistor de valor mais alto, cerca de 2k7 a 10k. Quando for assim você deve substituir Q1 por um transistor BF422.É importante observar os terminais dos transistor ao substituir pois muitos possuem distribuição diferente de B – C – E.Alguns monitores utilizam transistor tipo FET como driver horizontal. Nesse caso não se aplica a regra acima.

Page 3: Circuito Horizontal

CURSO DE MONITOR NIVEL 1

Caso o horizontal esteja inoperante devemos primeiro ver se existe uma forma de onda saindo do integrado oscilador. Caso não exista esta forma de onda, deveremos ver se o integrado está alimentado. Se o mesmo estiver alimentado e não tiver oscilando provavelmente estará com defeito.

Se você encontrar a onda quadrada saindo do integrado, deverá checar se existe outra forma de onda no coletor de Q1. Se não houver, deverá verificar se a mesma chega até a base de Q1. O problema pode ser Q1 ruim ou R1 aberto. R1 estará aberto quanto houver 0v no coletor de Q1 e não houver aquecimento sobre o mesmo.

Esse tipo de excitador horizontal é usado na maioria dos monitores. Entretanto vale lembrar que alguns trabalham com transistor FET tanto na saída horizontal quanto no driver. Outros também dispensam o driver horizontal, injetando o sinal diretamente no Gate do FET de saída horizontal. Esse tipo de excitação será estudado em aulas futuras.

Page 4: Circuito Horizontal

CURSO DE MONITOR NIVEL 1

Questionário

1- O coletor de Q1 trabalha com 18V, em caso de troca desse transistor, qual pode

ser usado ?

2- O coletor de Q1 trabalha com 60V. Em caso de troca desse transistor , qual devemos usar ?

3- Qual a diferença das correntes de primário e secundário do driver horizontal ?

4- Na base de Q1 encontramos 2,5v, onde está o defeito ?

5- Temos +B3 Ok alimentando o oscilador horizontal, porém não temos a onda quadrada saindo do mesmo. Onde provavelmente está o defeito ?

Page 5: Circuito Horizontal

CURSO DE MONITOR NIVEL 1