Circulação Diária ANO XXVI - Nº 1200 Telefax: 35 3332-1008 ... · O evento é uma corrida de...

8
Diretor Presidente: Márcio Muniz Fernandes [email protected] Terça-feira, 28 de agosto de 2018 Circulação Diária ANO XXVI - Nº 1200 Telefax: 35 3332-1008 La Mision Brasil em Passa Quatro A corrida de trekking de montanha contou com a presença de centenas de atletas chamadas Passa Quatro comemora 130 anos Página 08 Atividades do segundo trimestre da Câmara Municipal Páginas 06 e 07 Página 03 Nos dias 17,18 e 19 de agosto, Passa Quatro re- cebeu centenas de atle- tas, que movimentaram a cidade, para participarem do La Mision Brasil 2018. O evento é uma corrida de montanha autossufi- ciente realizada na Serra Fina, onde alcança o 4º pico mais alto do Brasil, com a Pedra da Mina, tendo 2.798m de altura e Capim Amarelo, com 2.491m. A La Mision é uma corrida livre, sem para- das obrigatórias, e os corredores podem cor- rer ou caminhar, parar e descansar onde e quan- do quiserem. Pontos de paradas, com suporte e apoio para atletas, fa- miliares e amigos foram distribuídos entre todos os percursos. 10ª Festival Passa Quatro Gastronomia foi um sucesso Em sua 10ª edição, o Festival Passa Quatro Gastronomia 2018 movi- mentou e agitou a cidade, atraindo centenas de visi- tantes e empreendedores. O evento, que já faz parte do calendário oficial do município, sempre traz os mais saborosos pratos da culinária local. E, neste ano, trouxe ainda mais no- vidades com a programa- ção gastronômica e even- tos para todas as idades, tendo atividades culturais, apresentações musicais e artísticas, workshops, pa- lestras, produtos caseiros e artesanais da cidade e região, além de incentivar a sustentabilidade, empre- endedorismo, produção e desenvolvimento econômi- co e rural da cidade. E os pratos vencedores dessa edição, segundo a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e De- senvolvimento Econômico foram: “Leitão à Pururuca”, vencedor da categoria “Bares e Restaurantes” e a sobremesa “Brigadeiro Trufado Romeu e Julieta” obteve o maior número de votos na categoria “Empó- rios, Cafés e Docerias”. Foto: Márcio Muniz Foto: Wladimir Togumi

Transcript of Circulação Diária ANO XXVI - Nº 1200 Telefax: 35 3332-1008 ... · O evento é uma corrida de...

Page 1: Circulação Diária ANO XXVI - Nº 1200 Telefax: 35 3332-1008 ... · O evento é uma corrida de montanha autossufi-ciente realizada na Serra Fina, onde alcança o 4º pico mais alto

Diretor Presidente: Márcio Muniz Fernandes [email protected]

Terça-feira, 28 de agosto de 2018

Circulação Diária

ANO XXVI - Nº 1200 Telefax: 35 3332-1008

La Mision Brasil em Passa QuatroA corrida de trekking de montanha contou com

a presença de centenas de atletas

chamadasPassa Quatro comemora 130 anos

Página 08

Atividades do segundo trimestre da Câmara Municipal

Páginas 06 e 07

Página 03

Nos dias 17,18 e 19 de agosto, Passa Quatro re-cebeu centenas de atle-tas, que movimentaram a cidade, para participarem do La Mision Brasil 2018. O evento é uma corrida de montanha autossufi-ciente realizada na Serra Fina, onde alcança o 4º pico mais alto do Brasil, com a Pedra da Mina, tendo 2.798m de altura e Capim Amarelo, com 2.491m.

A La Mision é uma corrida livre, sem para-das obrigatórias, e os corredores podem cor-rer ou caminhar, parar e descansar onde e quan-do quiserem. Pontos de paradas, com suporte e apoio para atletas, fa-miliares e amigos foram distribuídos entre todos os percursos.

10ª Festival Passa Quatro Gastronomia foi um sucesso

Em sua 10ª edição, o Festival Passa Quatro Gastronomia 2018 movi-mentou e agitou a cidade, atraindo centenas de visi-tantes e empreendedores. O evento, que já faz parte do calendário oficial do município, sempre traz os mais saborosos pratos da culinária local. E, neste ano, trouxe ainda mais no-vidades com a programa-ção gastronômica e even-tos para todas as idades, tendo atividades culturais, apresentações musicais e artísticas, workshops, pa-lestras, produtos caseiros e artesanais da cidade e região, além de incentivar a sustentabilidade, empre-endedorismo, produção e desenvolvimento econômi-co e rural da cidade.

E os pratos vencedores

dessa edição, segundo a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e De-senvolvimento Econômico

foram: “Leitão à Pururuca”, vencedor da categoria “Bares e Restaurantes” e a sobremesa “Brigadeiro

Trufado Romeu e Julieta” obteve o maior número de votos na categoria “Empó-rios, Cafés e Docerias”.

Foto: Márcio Muniz

Foto: Wladimir Togumi

Page 2: Circulação Diária ANO XXVI - Nº 1200 Telefax: 35 3332-1008 ... · O evento é uma corrida de montanha autossufi-ciente realizada na Serra Fina, onde alcança o 4º pico mais alto

Pág 2 :: Correio do Papagaio Terça-feira, 28 de agosto de 2018 Opinião e Atos

......................................................................O Jornal Correio do Papagaio é filiado ao SINDIJORI - Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais.

.......................................................É expressamente proibida a reprodução integral ou parcial de quaisquer textos aqui publica-dos sem prévia autorização do Jornal Correio do Papagaio,

........................................................A Diretoria não se responsabiliza por conceitos, opiniões e coerência das matérias assinadas que são de inteira responsabilidade de seus autores.........................................................

Circulação no Sul de Minas em mais de 30 cidades Aiuruoca, Alagoa, Andrelândia, Arantina, Baependi, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Mi-nas, Campanha, Carmo de Minas, Cambuquira, Carvalhos, Carrancas, Caxambu, Concei-ção do Rio Verde, Cristina, Cruzília, Dom Viçoso, Itajuba, Itamonte, Itanhandu, Jesuânia, Liberdade, Lima Duarte, Lambari, Madre de Deus de Minas, Maria da Fé, Minduri, Olímpo Noronha, Passa Quatro, Passa Vinte, Pouso Alto, Santa Rita de Jacutinga, São Lourenço, São Sebastião do Rio Verde, São Thomé das Letras, São Vicente de Minas, Seritinga, Serranos, Soledade de Minas, Três Corações, Varginha e Virgínia.

O Jornal Correio do Papagaio é uma publicação de:JCP Edições de Jornais e Eventos Ltda - CNPJ: 11.458.016/0001-69 Rua Ledo, 250 - Centro - São Lourenço-MG - Cep 37470-000

Diretor PresidenteJornalista ResponsávelMárcio Muniz Fernandes

MTB 0020750/MGRedação

Mayara SoaresMariana Menezes

Diagramação Mayara Soares e Márcio Muniz

Circulação DiáriaTerça a Sexta

TiragemEdição Cor: 5.000 a 8.000Edição P&B: 1.000 a 3000

Impressão:O Tempo Serviços Gráficos

31-2101.3807 Gráfica Novo Mundo

35-3339.3333

Telefones: (35) 3332-1008 / 98875-4635 E-mail: [email protected]

Portal: www.correiodopapagaio.com.brFacebook: Correio do Papagaio

A comprovação do sucesso do associativismo e simples, bastando observar os núme-ros relacioandos ao mercado farmacêutico. A Federação Brasileira das Redes Asso-ciativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar),em relação à participação de mer-cado cresceu 5,5% em número de lojas e sua participação no faturamento teve alta de 9,2%, representando 10,7% do mer-cado total, em dados referentes ao mês de abril.

De acordo com a IQVIA o mercado farmacêutico nacional aumentou 13,2% em uma com-paração de 12 meses findados em abril de 2018, em compara-ção com o mesmo período do ano anterior, mas o crescimento na Febrafar foi de 20,2%.

Mas, o que é associativis-mo, e por que possibilita tantos benefícios? O associativismo é uma metodologia aplicável em empresas de qualquer seg-mento econômico, desde que utilizem a mesma matéria-pri-ma, comercializem os mesmos produtos ou prestem o mesmo tipo de serviço.

Para tal, é necessário um grupo mínimo de empresas que, após estudos de viabilida-de econômica, possa suportar os custos de implantação e de manutenção de uma central de negócios, marketing e serviços, apresentando-se, assim, como uma solução inovadora para resolver os problemas das pe-quenas e médias empresa.

“De maneira geral, empre-sas sozinhas não conseguem enfrentar a concorrência das grandes corporações. Por isso, o associativismo surge

para fortalecer os pequenos e médios negócios, tornando-os competitivos, a fim de elevar o padrão de qualidade de seus produtos e serviços, minimi-zando custos e possibilitando seu acesso a novos mercados consumidores”, explica o pre-sidente da Febrafar, Edison Tamascia.

O dito popular “a união faz a força” se encaixa perfeita-mente na definição do que é associativismo – colaboração entre empresas com interes-ses em comum, a fim de obter vantagens econômicas e de gerenciamento, por meio de auxílio mútuo.

Juntos, os associados tra-balham para reduzir os custos operacionais, obter melhores condições de prazo e preço, estratégias de vendas e es-timular o desenvolvimento técnico e profissional dos cola-boradores e empresários

Para entender melhor como funciona o associativismo, Ta-mascia levantou os principais pontos relacionados ao tema:

• União– o Associati-vismo proporciona uma união capaz de fazer os empresários pensar coletivamente e permite a troca de experiências que os faz crescer conjuntamente.

• Aculturamento– os empresários com perfil asso-ciativista têm ganhos significa-tivos no que se refere à cultura empreendedora.

• Compra Conjunta– a realização de compras conjun-tas proporciona aos empresá-rios maior poder de barganha e acesso a grandes fornecedores do mercado.

Fixação da Marca – a utili-

zação de uma marca forte na fachada e nas dependências do estabelecimento associa o negócio à Rede.

• Capacitação de Pes-soal– a qualificação dos em-presários e seus funcionários proporciona melhoras na ges-tão do negócio, na qualidade do trabalho e no atendimento aos clientes.

Lucratividade – a aplica-ção de melhores margens de comercialização faz com que as empresas apresentem um aumento considerável em seu faturamento.

• Parcerias– as parce-rias com os fornecedores são essenciais para a implemen-tação de ações promocionais nos estabelecimentos. Mas fortalecê-las é fundamental para o desenvolvimento de uma rede associativista.

• Conceito de Loja– as recomendações da rede quanto ao visual dos estabelecimentos têm proporcionado uma melho-ria significativa no “conceito de loja” dos empresários, desde a fachada, o layout interno e externo, passando pela unifor-mização e aparência dos fun-cionários até a informatização e modernização de processos.

• Competitividade– ao comprar bem e barato, maxi-mizar e diversificar o mix de produtos, entender as reais ne-cessidades dos clientes, superar suas expectativas, capacitar-se gerencialmente, viabilizar treina-mentos para a equipe de cola-boradores e organizar melhor o estabelecimento como um todo, as lojas tornam-se mais compe-titivas e ganham visibilidade no mercado.

9 pontos que mostram que o associativismo é a alternativa para

pequenas e médias empresas

*Por Fernanda Andrade

Um dos maiores erros de um profissional é não planejar a sua carreira. Ir se deixando levar pelas situações é o pri-meiro passo para a construção de uma carreira sem grandes perspectivas. É óbvio que so-mos obrigados a fazer escolhas muito importantes quando ain-da somos muitos jovens, como é o caso da universidade. No entanto, para não se tornar um profissional frustrado no futuro, é preciso que todas as decisões sejam tomadas com muita convicção e clareza.

É por esse motivo que muitos jovens recorrem à ajuda de profissionais especializados em busca de orientação voca-cional. O autoconhecimento é fundamental nessa fase. É pre-ciso descobrir suas habilidades e competências, bem como suas qualificações pessoais e profissionais. É preciso se conhecer para dar um sentido à vida profissional, buscando um propósito capaz de satisfazer suas necessidades, expectati-vas materiais e realizações.

Muitos jovens acabam sen-do influenciados pela família. São induzidos a seguir a mes-ma carreira dos pais ou avós. Nem sempre isso significa sa-tisfação. Na ânsia por atender às expectativas dos outros, muitos acabam se frustrando e perdendo um tempo precioso na construção de uma carrei-ra que verdadeiramente faça sentido. Por isso, é sempre im-portante buscar experimentar a futura profissão. Conversar com quem já atua na área, entender a rotina. É preciso se imaginar exercendo aquela atividade.

Passada essa desafiadora etapa inicial, o profissional pre-cisa continuar se planejando. Uma vez escolhido o curso, é preciso buscar oportunidades de estágio e trainee que este-

jam alinhadas às suas expecta-tivas de carreira. O profissional precisa fazer exercícios que vislumbrem onde ele estará dentro de cinco anos, dez, quinze, vinte anos. Traçar uma rota é fundamental para não deixar as escolhas à deriva, à mercê do acaso. Cada pessoa precisa ser o protagonista da sua própria carreira.

Alguns dos elementos mais fundamentais nessa trajetória são o foco e a determinação. O profissional precisa entender que é caminhando que se faz o caminho. Cada passo é muito importante nessa jornada. Por isso, eles precisam ser pensa-dos, calculados, para que as decisões sempre corroborem para o objetivo principal. Como dizem, para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve. Um profissional de sucesso sempre sabe onde quer ir e, principalmente, o que vai precisar fazer para chegar lá.

Logicamente, é preciso manter a mente aberta para possíveis mudanças de rota. Ao longo do tempo, muitas coisas vão mudando, e é preciso estar atento a isso. Muitas vezes, a pessoa busca uma carreira por um determinado motivo. Depois, conhece outras possi-bilidades dentro daquela mes-

ma profissão que lhe agradam mais. E não há nada de mal em mudar. Pelo contrário. Somos seres em constante evolução e, mudar de ideia, muitas vezes, significa amadurecimento. No entanto, é importante que as decisões sejam sempre muito bem pensadas.

É necessário ainda que os profissionais consigam um bom equilíbrio entre satisfação e recursos financeiros. De nada adianta um ótimo salário para um profissional infeliz. O mes-mo acontece para uma carreira de muita realização e escassa em retorno financeiro. O equi-líbrio é fundamental.

Por fim, o único grande erro em uma trajetória profissional é o de não planejar. Deixar suas escolhas para o acaso é o pior comportamento que um profissional pode ter. Carreira pressupõe protagonismo e, quando o profissional não se achar preparado para assumir isso sozinho, deve contar com a ajuda de um coach. Amigos e familiares podem opinar, porém o auxílio de um profis-sional sempre será bem vindo para auxiliar na tomada de decisões.

*Fernanda Andrade é Geren-te de Hunting e Outplacement da NVH - Human Intelligence.

Como planejar uma carreira de sucesso?

CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEISCOMARCA DE BAEPENDI/MG

Isaias Faria Pagliarini, Oficial do Cartório de Registro de Imóveis desta Comarca de Baependi/MG, na forma da Lei, etc....

Faz público para ciência dos interessados, nos termos dos artigos 19, parágrafo 3.º da Lei n.º 6.766, de 19/12/1979, que Empreendimen-tos Imobiliários Ltda., inscrita no CNPJ., sob o nº. 18.737.322/0001-83, com sede na cidade de Belo Horizonte, MG, na Rua Cesário Alvim, nº. 610 – sala 05 – Bairro Padre Eustáquio, depositou neste Cartório, sito na Av. Major José Izalino, 98, centro, Baependi/MG, projeto de loteamento aprovado e demais documentos exigidos pela legislação pertinente, com relação a propriedade localizada nas Ruas José Albino Calisto e Izabel Bernadina de Jesus, Bairro Capelinha, Baependi/MG, com a denominação de “Residencial Santa Isabel”, composto de 56 lotes. Decorridos o prazo de 15 dias após a publicação deste edital, não havendo impugnação, será efetivado o registro na forma legal. Baependi, 23/08/2018. O Oficial, Isaias Faria Pagliarini

EDITAL DE INTIMAÇÃOO Oficial Interino do Serviço Registral de Imóveis da Comarca de São

Lourenço/MG, com endereço na Rua Dr. Melo Viana, n° 307, Centro, inscrito no CNPJ n° 21.409.354/0001-34, com base no parágrafo 4°, do Art. 26 da Lei n°. 9.514/97, vem INTIMAR FABIANO JOSE GONCALVES REIS, brasileiro, casado, empresário, inscrito no CPF n° 647.020.306-04, não encontrado no endereço indicado (Alameda Mariquita Peres, 08 – Bairro Capim – Valadares – MG – CEP: 35.024-830), para, no PRAZO DE 15 DIAS, comparecer nesta Serventia e efetuar o pagamento das prestações com vencimentos em 11/01/2018 a 11/03/2018, perfazendo até a data de 05/04/2018 o montante de R$129.528,60 (Valor fornecido pelo credor), bem como as vincendas, acrescidas de juros, correção, encargos contratuais e despesas cartorárias, cujo valor total será apurado na data do efetivo paga-mento. A presente dívida é oriunda do Instrumento Particular de Compra e Venda de Bem Imóvel, Financiamento com Garantia de Alienação Fiduciária de Imóvel e Outras Avenças datado de 24 de julho de 2014, contrato n° 110116606000023700, Alienação Fiduciária em Garantia celebrado entre B2X TRANSPORTE E LOGISTICA LTDA - EPP, situada na Rua Santo Elói 380/400 – Bairro Nossa Senhora de Fátima – São Lourenço – MG e CAIXA ECONOMICA FEDERAL, com sede em Governador Valadares – MG, na Praça Serra Lima, n° 637 – Centro, inscrito no CNPJ n° 00.360.305/0001-04, para compra do imóvel de n° 380, com a área construída

de 404,00m², situado na Rua Santo Eloi, nesta cidade, e seu respec-tivo terreno, devidamente matriculado nesta Serventia, no Livro 02, sob o n° 26.893. O não comparecimento no prazo estipulado, observadas as exigências legais, acarretará a CONSOLIDAÇÃO DA PROPRIEDADE em nome do credor fiduciário, ou seja, CAIXA ECONOMICA FEDERAL. Caso já tenha efetuado o pagamento ou celebrado algum acordo junto ao credor fiduciário, favor comparecer nesta Serventia, no mesmo prazo, e apresentar os comprovantes de pagamento e/ou acordo para que possamos tomar as devidas providencias. São Lourenço / MG, 22 de agosto de 2018.

JÚLIO CÉSAR CÍRIO NOGUEIRAOFICIAL INTERINO

EDITAL DE USUCAPIÃO ADMINISTRATIVAO Oficial Substituto do Cartório do Registro de Imóveis da Comarca de Andrelândia, Estado de Minas Gerais, faz público para ciência das partes interessadas, em cumprimento ao disposto no artigo 216-A da Lei 6.015/73 e 1.018-F, do Provimento nº 260/CGJ/2013 (Código de Normas), que Luiz Paulo da Silva, brasileiro, aposentado, CPF: 330.553.786-87, RG: MG-14.108.371, casado com Lucia de Fátima da Silva, brasileira, aposentada, CPF: 026.812.056-03, residentes nesta cidade, depositou em Cartório, nesta cidade e Comarca de Andrelândia/MG, à Rua Joaquim José de Andrade Carvalho, nº 280, um requerimento de Usucapião Administrativa de uma casa residen-cial com área construída de 54,60 m2 e lote de terreno com área de 150,00 m2, situada à Rua F, nº 182, Bairro Santa Teresa, nesta cidade, sendo requerida a Usucapião Ordinária, com o tempo de posse alega-do de mais de 30 anos. Documentos à disposição dos interessados. Decorrido o prazo de 15 (quinze) dias contados da publicação deste, proceder-se-á o registro. DADO E PASSADO nesta Cidade e Comarca de Andrelândia, aos 22 de agosto de 2018 (22/08/2018). Eu, Júlio César Meireles de Andrade, Oficial Substituto do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Andrelândia-MG, digitei e assino.

Em Minas Gerais, 70% dos pequenos negócios utilizam o WhatsApp, aplicativo de servi-ço para troca de mensagens, para se comunicar com seus clientes. É o que diz a pesquisa Transformação Digital nas MPE encomendada pelo Sebrae, que mostra a informatização das Micro e Pequenas Empre-sas (MPE) e Microempreende-dores Individuais (MEI) e como estão envolvidos no processo de transformação digital.

De acodo com o levan-tamento, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos pequenos negócios mineiros. A ferramenta é mais usada para a divulgação das informações sobre os produtos e serviços da empresa (57%), atendimento

online ao cliente (53%) e ven-das (42%). “Os entrevistados do setor de serviços foram os que mais afirmaram fazer o uso desse aplicativo”, diz a analista do Sebrae Minas Bár-bara Alves.

Depois do WhatsApp, o Facebook é o segundo no ranking dos apps mais acessa-dos pelos pequenos negócios mineiros. Porém, apenas 36% das empresas tinham página nesta rede social, e desses 14% vaziam vendas por este canal digital.

Além disso, apenas 25% dos entrevistados disseram ter um site da empresa. Dos que tinham uma página, apenas 11% faziam vendas pela Inter-net. Notamos que os pequenos

negócios usam ferramentas como facebook e site mais para divulgarem produtos e serviços do que propriamente para reali-zar vendas”, justifica Bárbara.

Ainda de acordo com a pesquisa, 77% dos pequenos negócios mineiros têm acesso a Internet. Desses, 85% dos entrevistados dissseram ter acesso a rede pelo celular. A Internet é usada principalmente para: uso do email (68%), pes-quisa de preço e de fornecedo-res (60%), acesso a serviços bancários (55%), compra de insumos ou mercadorias (52%) e divulgação institucional da empresa (45%).

Acesse o l ink da pes-quisa completa: https://goo.gl/27o8Q8

Pesquisa do Sebrae mostraque 77% dos estabelecimentos

têm acesso a Internet

Aviso de Licitação. Processo n° 120/2018, Pregão Pres. nº 067/2018. Objeto: Contrata-ção de microempresas - ME, empresas de pequeno porte - EPP e equiparadas para fornecimento de serviços de internet via fibra óptica, para acesso à internet sem franquia de dados e intranet exclusiva

interligando TODOS os pon-tos da Prefeitura. Entrega de Envelopes e Sessão Pública dia 11/09/2018, com início às 08:00 horas. Informações, e-mail [email protected] ou Tel.: (035) 3325-1432. Pregoeira: Aline de A. Rizzi- Andrelândia -MG, 24/08/2018.

Prefeitura Municipalde Andrelândia

Page 3: Circulação Diária ANO XXVI - Nº 1200 Telefax: 35 3332-1008 ... · O evento é uma corrida de montanha autossufi-ciente realizada na Serra Fina, onde alcança o 4º pico mais alto

Correio do Papagaio :: Pág 3Terça-feira, 28 de agosto de 2018 Turismo

Nos dias 17,18 e 19 de agosto, Passa Quatro recebeu centenas de atletas, que movimentaram a cidade, para participarem do La Mision Brasil 2018. O evento é uma corrida de montanha autos-suficiente realizada na Serra Fina, onde alcança o 4º pico mais alto do Brasil, com a Pedra da Mina, tendo 2.798m de altura e Capim Amarelo, com 2.491m.

A prova, organizada pela Tambo Great Explorers, teve sua origem lendária na corrida La Mision, evento que acontece na cidade de San Martin de Los Andes, localizada na região da Patagônia do Norte, Argentina. Inspirada no trekking de monta-nha, a prova, com largada e che-gada em Passa Quatro, contou com quatro distâncias: 80 Km (Ultra Half Mision), com duração de percurso de no máximo 25 horas, encerrando-se as 10h do dia 19 de agosto; 50 Km (Longa Short Mision), com duração de 15 horas; 35 Km (Média) com dura-ção de 10 horas e 15 Km (Curta) com até 6 horas de duração.

A prova é anual, tendo sua primeira edição em 2013. No Brasil, esse evento só ocorre em Passa Quatro e está em sua 5º edição, já que no ano de 2016 não houve a corrida.

Segundo Paulo Lamin, orga-nizador do evento, foram quase 700 atletas inscritos na edição de 2018. “A prova é um dos princi-pais eventos do Brasil de corrida de montanha e um dos percur-sos, se não for o mais desafiador, estamos com certeza entre os percursos mais difíceis de prova de montanha do Brasil. Por isso atraímos atletas de mais de 140 cidades do Brasil, de 14 estados e do Distrito Federal, além de participantes de alguns países, como Estados Unidos, França, Argentina”, conta Paulo.

A La Mision é uma corrida livre, sem paradas obrigatórias, e os cor-redores podem correr ou caminhar, parar e descansar onde e quando quiserem. Pontos de paradas, com suporte e apoio para atletas, fami-liares e amigos foram distribuídos entre todos os percursos.

O trajeto escolhido, a Serra Fina, está localizada na Serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo os principais acessos pela cidade de Passa Quatro. Considerado por muitos um dos trekkings mais belos e difíceis do Brasil, percorre as mais altas montanhas da Serra da Mantiqueira em paisagens de campos de altitude, muita nature-za e visuais deslumbrantes.

A programação começou na sexta-feira (17/08) com as entre-gas de kits, um passeio no Trem da Serra, que levou os partici-pantes para uma viagem muito animada da Estação central de Passa Quatro a estação de Co-ronel Fulgêncio. Houve também palestra com o tema “O que nos tornou os maiores corredores de

Passa Quatro recebeu La Mision Brasil, entre os dias

17,18 e 19 de agosto

longa distância?”, uma mesa re-donda com treinadores e atletas e um Congresso Técnico.

No sábado a corrida come-çou às 09 horas e no domingo de manhã aconteceu a premiação dos participantes.

Célio Augusto da Rosa, de São Bento do Sapucaí, foi o campeão dos 80 km com o tempo 11:56:12. Cleverson del Secchi foi o segundo colocado percorrendo o trajeto após 12h30 de prova. E o terceiro lugar ficou com o pas-saquatrense Wellington Noronha com o tempo de 12:39:21.

Na corrida feminina Patrícia Honda foi a campeã dos 80 km percorrendo o trajeto no tempo de 15:42:30, seguida de pertinho por Lúcia Magalhães, que teve o tempo de 15:42:46 e em terceiro a atleta Maria Cecília Ramos Cruz com 16:31:14.

Na categoria de 50km mas-culino o atleta Moisés Gomes dos Santos Almeida ficou em primeiro lugar com o tempo de 06:31:45 e na feminina a campeã foi Silvia Durigon com o tempo de 07:07:29.

Na distância de 35km Matheus Caetano da Silva foi o primeiro a cruzar a linha de chegada com o tempo de 04:14:49 e Leticia da Silva Saltori com 04:42:01.

Nos 15km Francisco das Chagas Teles da Rocha foi o cam-peão com o tempo de 01:30:06 e Elizangela Aparecida Constantino de Mello com 01:57:04.

E para integrar e incentivar as crianças, foi desenvolvido a La Mision Brasil Kids, disponibi-lizando 50 vagas para crianças entre 5 e 14 anos, divididas nas categorias: SUB 8: 5 a 8 anos de idade, percurso de até 500 metros e SUB 15: 9 a 15 anos de idade, percurso de até 1Km.

E o ano que vem tem mais. A organização já informou que no dia 17 de agosto de 2019 acon-tecerá a 6ª edição do La Mision Brasil, que promete ser um even-to ainda melhor e maior.

A corrida de trekking de montanha contou com apresença de centenas de atletas

Trajetos de 80,50,35 e 15 km foram percorridos pelos atletas

Fotos: Wladimir Togumi

Congresso Técnico com palestra e roda de conversa para os atletas

Organizadores apresentam o evento

O evento começou com um passeio de Maria FumaçaPatrícia venceu a prova nos metros finais

A prova seguiu por toda a madrugada

Page 4: Circulação Diária ANO XXVI - Nº 1200 Telefax: 35 3332-1008 ... · O evento é uma corrida de montanha autossufi-ciente realizada na Serra Fina, onde alcança o 4º pico mais alto

Pág 4 :: Correio do Papagaio Terça-feira, 28 de agosto de 2018

10º Festival Gastronômico deEm sua 10ª edição, o Festi-

val Passa Quatro Gastronomia 2018 movimentou e agitou a cidade, atraindo centenas de visitantes e empreendedores. O evento, que já faz parte do calendário oficial do mu-nicípio, sempre traz os mais saborosos pratos da culinária local. E, neste ano, trouxe ainda mais novidades com a programação gastronômica e eventos para todas as idades, tendo atividades culturais, apresentações musicais e ar-tísticas, workshops, palestras, produtos caseiros e artesanais da cidade e região, além de incentivar a sustentabilidade, empreendedorismo, produção e desenvolvimento econômico e rural da cidade.

E os pratos vencedores dessa edição, segundo a Se-cretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico foram: “Leitão à Pururuca”, vencedor da cate-goria “Bares e Restaurantes” e a sobremesa “Brigadeiro Trufado Romeu e Julieta” ob-teve o maior número de votos na categoria “Empórios, Cafés e Docerias”.

Ao todo, 16 sabores pas-saquatrenses concorreram no festival, sendo 11 pratos na categoria “Bares e Res-taurantes” e seis sabores na categoria “Empórios, Cafés e Docerias”.

Tipicamente mineiro e mui-to bem servido, o prato Leitão a Pururuca, do restaurante Ponto Quatro, obteve 29% dos votos válidos. Já o arte-sanal e gourmet “Brigadeiro Trufado, da Brigadeiro à Bes-sa, feito com Queijo d’Alagoa envolvendo uma Trufa de Chocolate Belga Branco re-cheada de goiabada cremosa, o Romeu e Julieta” conquistou 23% dos votos válidos.

Neste ano, o Festival con-tou com uma curadoria técnica especializada em gastronomia do renomado chefe Rafa Bocaina e, segundo a cola-boradora do evento Edriane Monteiro (Drica), Assessora Jurídica do Município,

O festival teve a missão de orientar o resgate da iden-tidade gastronômica de Passa Quatro, aproximando e incluin-do o produtor rural no circuito interno da gastronomia, fazen-do um elo entre produtos, es-tabelecimentos e consumidor final. “Na edição de 2018, o festival de gastronomia teve como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e rural do município. Para isso, seguiu a tendência mundial de buscar pela produção local e, assim, promover a inclusão de produtores rurais no cir-cuito interno da gastronomia, tornando-se o elo entre o produtor, o estabelecimento gastronômico e o consumidor final”, explica Drica.

O festival foi dividido em duas etapas e cada partici-pante criou um prato exclu-sivo, com ingredientes que trazem a cultura de Passa Quatro e região, para o even-to. A primeira fase aconteceu em junho e julho nos restau-rantes, cafés, bares e doce-rias do município e o público pode experimentar, avaliar a criação e criatividade culiná-ria, avaliar o estabelecimento, atendimento e cortesia do lo-cal. Já a segunda fase, acon-teceu entre os dias 06 a 15 de julho, na Praça de Eventos da cidade. Nessa fase tiveram shows, palestras, workshops,

cursos e muita comida boa e alegria. As atrações musicais ficaram por conta de cantores e bandas da cidade e região, de vários estilos e segmentos da música, além de nomes renomados no cenário nacio-nal, como a banda O Teatro Mágico, – Circo, Voz e Violão que subiu ao palco no dia 12 de julho.

Durante o evento também foram aplicadas algumas pesquisas de satisfação e mé-tricas de resultados que serão usados para posteriormente nortear ações que fomentem o desenvolvimento econômico e rural de Passa Quatro.

Dentro da programação de workshops e palestras gran-des nomes da culinária na-cional e empreendedores do segmento alimentício estive-ram presentes. Houve oficina com o curador do evento Rafa Bocaina, sobre “Linguiças artesanais – Uma abordagem básica da Charcutaria artesa-nal”. Para os empreendedores da área de laticínios houve a apresentação do Programa de Queijo Artesanal em Minas Gerais, feita pelo engenheiro agrônomo Júlio César Fle-ming Seabra, mestre em Tec-nologia do Leite e derivados; e a degustação comentada de Queijos Artesanais Mineiros Harmonizados com Cachaças e Cervejas Locais, realizada pelo jornalista especializado em gastronomia, Eduardo Girão, que recentemente ga-nhou o Prêmio Eduardo Friei-ro, o maior reconhecimento da gastronomia mineira.

Chefs conceituados ainda ministraram oficinas ensinan-do novas e exclusivas técni-cas culinárias, como: Paula Carvalho (proprietária do Viver Integral), com a oficina Culi-nária Vegana adaptada para Ambiente Outdoor; Ivan Ach-car (chef de cozinha, pesqui-sador gastronômico e criador do Instituto de Negócios da Gastronomia), com o prato Nhoque Crocante de Mandio-quinha com Molho de Frango Caipira; Flávio Trombino (co-mandante do Restaurante Xapuri, referência da Culinária Mineira), com a oficina sobre Reaproveitamento e Alternati-vas de Uso de Alimentos; Ma-riana Cristina Oliveira Gontijo (finalista do quadro “Fecha a Conta”, programa “Mais Você”, da Rede Globo, e chef do Armazém Roça Grande), com a oficina Passagem da Tropa – A Cozinha Volante dos Tropeiros.

Representantes da gastro-nomia local e regional também fizeram parte da programação do festival de gastronomia, como o cozinheiro Cido Ferrei-ra e as empresárias do ramo da culinária, Luciana Nilo e Johana Rocha.

Acessem Passa Quatro em nosso portal online

Turismo e Gastronomia

Público elegeu Leitão à Pururuca e Brigadeiro TrufadoFotos: Márcio Muniz

Público experimentou os melhores pratos da culinária mineiro durante o evento

Poison Gas tocou os melhores clássicos do rock

A banda Aranhas de Marte encerrou a programação no sábado

A Quatro Vozes levou para o palco o melhor da música brasileira

Muito blues e clássicos do rock com o Trio Salve Jorge

A banda Sinestesia tocou clássicos do reggae, rock, pop rock e MPB

A banda de jovens animou o público

Page 5: Circulação Diária ANO XXVI - Nº 1200 Telefax: 35 3332-1008 ... · O evento é uma corrida de montanha autossufi-ciente realizada na Serra Fina, onde alcança o 4º pico mais alto

Correio do Papagaio :: Pág 5Terça-feira, 28 de agosto de 2018

Fotos: Márcio Muniz

Turismo e Gastronomia

Passa Quatro foi um sucessoRomeu e Julieta como os melhores pratos do Festival

www.correiodopapagaio.com.br/passaquatro

Estande do Museu da Cachaça Restaurante Irmãs Silva

Restaurante Esfiha.com Restaurante Forneria Antônios

Lanchonete Brigadeiro à Bessa Lanchonete La Mota

Cafeteria Grão da Serra Restaurante Recanto do Charlô

Dodo Doces Caseiros Defumados Naia

Apiário Redenção Neri Diniz e sua equipe de som coordenam os shows

Degustação comentada de Queijos Artesanais Mineiros Harmonizados com Cachaças e Cervejas Locais

Artesãos do município de Estande de artesanatos locais

Page 6: Circulação Diária ANO XXVI - Nº 1200 Telefax: 35 3332-1008 ... · O evento é uma corrida de montanha autossufi-ciente realizada na Serra Fina, onde alcança o 4º pico mais alto

Pág 6 :: Correio do Papagaio Terça-feira, 28 de agosto de 2018

Pelo Vereador Samuel de Oliveira - Samuel da Farmácia

Pelo Vereador Juarez Castilho - Dara

Vereador José Reinaldo Gonçalves - Reinaldo Gonçalves

Vereador José Luiz Batista de Oliveira - Zé da Padoca

Pelo Vereador Elói Martins Ferreira - Calói

Vereador Benedito Lázaro Guedes - Dito Aleixo

Vereador Aldo Pietro Giuseppe Greco - Pardal

Câmara Municipal de Passa QuatroINDICAÇÕES

ATIVIDADES DO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Legislativo

Indicação 84/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar manutenção na nova rede de esgoto.

Indicação 85/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar conserto da rede de esgoto na Rua Francisco de Barros.

Indicação 86/2018: solicita ao Executivo Mu-nicipal providenciar reparos no encanamento de água que abastece a Fazenda Hortelã.

Indicação 87/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar troca de manilhas na Estrada da Jurema.

Indicação 88/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar retirada de estacas que estão impedindo o trânsito na via de acesso à Toca do Lobo.

Indicação 93/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar limpeza na Av.

Francisco de Barros e na estrada de aces-so à Caixa d’água I.

Indicação 111/2018: solicita ao Executivo providenciar colocação de braços de luz em postes próximos à Estação de Trem.

Indicação 112/2018: solicita ao Execu-tivo providenciar calçamento no bairro Registro.

Indicação 73/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar serviços para o Bairro Vila Tereza.

Indicação 74/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar calçamento da Es-trada do Cajuru.

Indicação 75/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar limpeza na Rua Pro-jetada e na Travessa Juvenal Caetano.

Indicação 97/2018: solicita ao Executivo

providenciar contenção de vazamento de água em rua do Pinheirinhos.

Indicação 98/2018: solicita ao Executivo providenciar calçamento e limpeza da Rua Francisco de Barros.

Indicação 107/2018: solicita ao Executivo providenciar reparos na Rua Dona Lolota.

Indicação 108/2018: solicita ao Executivo providenciar ampliação em bueiro na Rua Onorinda Gonçalves.

Indicação 109/2018: solicita ao Executivo providenciar melhoria no abastecimento de água e iluminação na rua Bela Vista.

Indicação 113/2018: solicita ao Executivo providenciar limpeza de córrego no Bairro Rio das Pedras.

Indicação 117/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar instalação sanitária e contratação de eletricista como medidas preparatórias para a realização do Festival Gastronômico de 2018.

Indicação 91/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar elevação dos que-bra-molas na Av. Francisco de Barros.

Indicação 92/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar corte de mato em trecho da Av. Francisco de Barros.

Indicação 118/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar calçamento da Rua Projetada do loteamento Vila Isabel, bairro São Francisco.

Indicação 79/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar retirada de terra da estrada do Registro e roçada da via.

Indicação 80/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar capina e limpeza na Rua Odete Rocha.

Indicação 81/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar reparos em rua do bairro Santa Terezinha.

Indicação 82/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar limpeza de ruas que menciona no bairro Alto da Feira.

Indicação 83/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar limpeza do córrego

e da passagem de pedestre na Rua Salgado Scarpa.

Indicação 100/2018: solicita ao Executivo providenciar manilhamento do córrego na Vila de Casas Populares em Tronqueiras.

Indicação 101/2018: solicita ao Executivo providenciar operação tapa-buraco na Rua Luzia Sarmento.

Indicação 102/2018: solicita ao Executivo providenciar desassoreamento do riacho no bairro São Francisco.

Indicação 103/2018: solicita ao Execu-tivo providenciar construção de bueiro e manilhamento na rua D, na Vila Lola/

Rio das Pedras.

Indicação 104/2018: solicita ao Executivo providenciar calçamento de trecho no Pé do Morro.

Indicação 110/2018: solicita ao Executivo providenciar conserto da calçada da Rua Tenente Viotti.

Indicação 114/2018: solicita ao Executivo providenciar melhoria na iluminação da Pra-ça Floriano Cancela e arredores.

Indicação 119/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar contenção da passa-gem de veículos na escadaria da Igreja Matriz, além de sinalização adequada no local.

Indicação 78/2018: solicita ao Execu-tivo Municipal providenciar contratação de vigia para os eventos realizados pela Secretaria de Turismo e colocação de pla-cas nos banheiros existentes no coreto da Praça dos Leões.

Indicação 89/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar construção de ponto

de ônibus coberto no bairro Sapé.

Indicação 90/2018: solicita ao Execu-tivo Municipal providenciar construção de ponto de ônibus coberto no bairro Fazenda Velha.

Indicação 99/2018: solicita ao Executivo providenciar conserto da rede de esgoto

na Rua Cruzeiro.

Indicação 105/2018: solicita ao Executivo providenciar instalação de academia ao ar livre no bairro Quilombo.

Indicação 106/2018: solicita ao Executivo providenciar construção de vestiário no Estádio Municipal.

Indicação 95/2018: solicita ao Execu-tivo providenciar manutenção do calça-mento da Rua Lua Cheia.

Indicação 94/2018: solicita ao Execu-tivo providenciar fiscalização e limpeza do terreno localizado na Rua Capitão Nicolau Mota.

Indicação 96/2018: solicita ao Executivo providenciar medidas necessárias para proi-bição de estacionamento em um dos lados da Rua Osvaldo Orlando da Costa.

Indicação 76/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar limpeza do córre-go no bairro Copacabana.

Indicação 77/2018: solicita ao Executivo Municipal providenciar colocação de tri-

lhos para impedir trânsito de motocicletas na Ponte do Leite.

Indicação 115/2018: solicita ao Execu-tivo Municipal providenciar manutenção na estrada do Registro.

Indicação 116/2018: solicita ao Execu-tivo Municipal providenciar manutenção na estrada do Jurema.

Page 7: Circulação Diária ANO XXVI - Nº 1200 Telefax: 35 3332-1008 ... · O evento é uma corrida de montanha autossufi-ciente realizada na Serra Fina, onde alcança o 4º pico mais alto

Correio do Papagaio :: Pág 7Terça-feira, 28 de agosto de 2018

Vereador José Luia Batista de Oliveira (Zé da Padoca)

Câmara Municipal de Passa Quatro

REQUERIMENTOSATIVIDADES DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

3190.11.00 Vencimentos e Vantagens Fixas – Pessoal Civil ................................................................... 264.862,883190.13.00 Obrigações Patronais (INSS) ................................................................................................ 27.697,313191.13.00 Obrigações Patronais (IMSS) ................................................................................................ 23.555,623350.00.00 Contribuições (IBAM) ............................................................................................................. 3.500,003390.14.00 Diárias – Pessoal Civil ........................................................................................................... 755,003390.30.00 Material de Consumo ............................................................................................................. 2.519,093390.33.00 Passagens e Despesas com Locomoção .............................................................................. 200,183390.35.00 Serviços de Consultoria ......................................................................................................... 0,003390.36.00 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Física ...................................................................... 2.440,003390.39.00 Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica ................................................................... 20.974,583390.46.00 Auxílio-Alimentação ............................................................................................................... 11.979,733390.49.00 Auxílio-Transporte .................................................................................................................. 5.616,803390.92.00 Despesas de Exercícios Anteriores ....................................................................................... 526,954490.52.00 Equipamentos e Material Permanente ................................................................................... 3.538,20 TOTAL .................................................................................................................................... 368.166,34

RECEBIMENTOS DE DUODÉCIMOS76.000,00 X 6 MESES ....................................................................................................................................... 456.000,00

4490.52.00 – EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE01 computador core I5, 8 gb de memória, 1 tb de hd, 12 mb de ssd, leitor de cd/dvd, teclado, mouse, cxsde som e 1 monitor de 19,5 polegadas ............................................................................................................. 3.538,20

Requerimento 7/2018: solicita ao Presidente que encaminhe à Assessoria Jurídica da Câmara pedido de parecer jurídico acerca da criação da Secretaria Municipal de Agricultura.

PROJETOS DE LEI ORDINÁRIA12/18: Institui no Município de Passa-Quatro a “Semana Municipal da

Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio” e dá outras providências. (Autoria: Vereador José Reinaldo Gonçalves)

1ª votação: PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE

2ª votação: PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE

14/18: Cria a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Am-biente e dá outras providências. (Autoria: Prefeito Municipal)

1ª votação: PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE

2ª votação: PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE

15/18: Abre crédito adicional especial por anulação total e parcial de dota-ção orçamentária e dá outras providências. (Autoria: Prefeito Municipal)

1ª votação: PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE

2ª votação: PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE

16/18: Abre crédito adicional especial por anulação total e parcial de dota-ção orçamentária e dá outras providências. (Autoria: Prefeito Municipal)

1ª votação: PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE

2ª votação: PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE

PROJETOS DE LEI COMPLEMENTAR

2/18: Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e dá outras providências. (Autoria: Prefeito Municipal)

2ª votação: PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE

PROJETOS DE RESOLUÇÃO

PROJETOS DE LEI COMPLEMENTAR

1/18: Acrescenta parágrafo único ao artigo 18 da Resolução nº 326, de 08/12/2013, referente às atribuições da função de chefia. (Autoria: Mesa Diretora da Câmara: Vereador Aldo Pietro Giuseppe Greco (Presidente), Vereador Marco Antonio Torres (Vice-Presidente), Vereador José Reinaldo Gonçalves (1º Secretário) e Vereador Juarez Castilho (2º Secretário))

1ª e única discussão e votação: APROVADO POR UNANIMIDADEPROJETOS DE DECRETO LEGISLATIVO

1/18: Que aprova o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE-MG, referente às contas do Município de Passa-Quatro no Exercício de 2015. (Autoria: Comissão Permanente de Finanças: Vere-

ador Juarez Castilho (Presidente), Vereador José Luiz Batista de Oliveira (Relator) e Vereador Elói Martins Ferreira (Membro))

1ª e única discussão e votação: APROVADO POR UNANIMIDADE

2/18: Que reprova o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE-MG e aprova as contas do Município de Passa-Quatro no Exercício de 2014. (Autoria: Comissão Permanente de Finanças: Vere-ador Juarez Castilho (Presidente), Vereador José Luiz Batista de Oliveira (Relator) e Vereador Elói Martins Ferreira (Membro))

1ª e única discussão e votação: APROVADO POR UNANIMIDADE

2/18: Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e dá outras providências. (Autoria: Prefeito Municipal)2ª votação: PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA CÂMARA DE PASSA-QUATROPERÍODO DE 01/01/2018 A 31/03/2018

RESUMO DA REALIZAÇÃO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA

Legislativo

Page 8: Circulação Diária ANO XXVI - Nº 1200 Telefax: 35 3332-1008 ... · O evento é uma corrida de montanha autossufi-ciente realizada na Serra Fina, onde alcança o 4º pico mais alto

Pág 8 :: Correio do Papagaio Terça-feira, 28 de agosto de 2018Turismo

130 anos de história de Passa QuatroNo dia 1º de setembro, a

cidade de Passa Quatro, no Sul de Minas Gerais, comemora 130 anos de emancipação polí-tica. Mais de um centenário de muitas histórias e alegrias.

A cidade pertence ao Circui-to Terras Altas da Mantiqueira e possui cerca de 15 mil habi-tantes que, com a tradicional e charmosa hospitalidade minei-ra, recebe centenas de turistas oferecendo inúmeros atrativos e opções para passeios .

A história da cidade tem mais de 300 anos. Começou como um distrito, sendo a principal rota de ligação entre as vilas do Rio de Janeiro e de São Paulo para os núcleos de mineradores, que seria mais tarde chamada de Caminho Ve-lho da Estrada Real. Pertencia a Pouso Alto, mas foi emancipada em 1.888 pela Lei 3.657 de 1º de setembro, passando esse dia a ser feriado municipal.

Ao longo dos anos, vá-r ios acontecimentos mar-caram a história da cidade. Vamos re lembrar a lguns principais momentos:

Tudo começou noSéculo XVII

22 de junho de 1674: O famoso caçador de esmeral-das da bandeira Fesrnão Dias Pais de São Paulo passou com sua expedição pelos “Sertões das Gerais”, entran-do na região pela Garganta do Embaú. Teve sua localiza-ção descrita em documentos que dão origem ao nome da cidade. No brasão da cidade consta a data de 1.673.

Século XVIII1° de novembro de 1717:

O Conde de Assumar passa pela região de Passa Quatro, durante sua viagem do Rio de Janeiro a Mariana, para assumir o cargo de primeiro governador da capitania de Minas Gerais.

1733: Domingos Rodrigues Correia pede ao governador da Capitania das Minas uma sesmaria, alegando ter sido o primeiro povoador das terras ao sul onde vivia “com mulher e filhos e mais família. Em 2 de outubro do mesmo ano a concessão é feita pela Coroa Portuguesa, dando-lhe posse de “meia légua de terra” no sítio então já denominado Passa Quatro.

1750: Construção da primei-ra igreja no local.

Século XIX2 de março de 1822: Chega-

da à região da missão científica do naturalista Auguste de Saint-Hilaire.

1850: Fundação do arraial de Passa Quatro pelo casal José Ribeiro Pereira e Ana Mota Pais.

11 de maio de 1853: Ins-tituição canônica da primeira capela.

24 de maio de 1854: Cria-ção do distrito de Passa Qua-tro, pertencente ao município de Baependi e estabelecimen-to de suas divisas territoriais pela Lei Provincial n° 693, art. 2° e art. 5°.

13 de julho de 1868: Criada a paróquia de São Sebastião de Passa Quatro, pela Lei Ministe-rial n° 1.493, tendo o padre José Narciso da Silva Soares, como o primeiro vigário.

19 de dezembro de 1874: A freguesia de Passa Quatro é incorporada ao município de Pouso Alto pela Lei Pro-vincial n° 2.461

11 de junho de 1876: Cria-ção da primeira escola pública de instrução primária, aberta exclusivamente para o sexo masculino, pela Lei Provincial n° 2.301.

21 de abril de 1881: Início da construção da Estrada de Ferro Minas e Rio, ligando Cruzeiro (São Paulo) a Três Corações do Rio Verde (Minas Gerais).

5 de maio de 1883: Inaugu-ração do túnel da Mantiqueira, ligando São Paulo a Minas Ge-rais, contando com a presença da comitiva imperial, que foi fotografada por Marc Ferrez.

14 de junho de 1884: Inau-guração da Estrada de Ferro Minas e Rio pelo Imperador D. Pedro II

25 de junho de 1888: Envio de um abaixo-assinado pela população passaquatrense à

Assembleia Legislativa da Pro-víncia, solicitando a criação do município.

7 de junho de 1888: Emis-são de um ofício da câmara municipal de Pouso Alto à As-sembleia Legislativa Provincial com moção de aprovação e apoio à pretensão do povo da cidade.

1º de setembro de 1888: Criação do município de Passa Quatro pela Lei Provincial n° 3.657.

13 de dezembro de 1890: Instalação da Câmara Municipal de Passa Quatro.

31 de janeiro de 1892: Pri-meira eleição para a câmara municipal.

19 de março de 1892: Inauguração do cemitério municipal.

Século XX1907: Inauguração do pri-

meiro estabelecimento co-mercial destinado a ser um cinema.

1908: Instalação do Sistema de águas e esgotos da cidade com apoio técnico do Dr. Arlindo Gomes Ribeiro da Luz e do Dr. Paulo de Frontin.

1911: Inauguração do pri-meiro estabelecimento ban-cário.

15 de novembro de 1911: Inauguração da Usina Hidroe-létrica da Gomeira que passou a fornecer energia elétrica à cidade.

29 de junho 1912: Inaugu-ração do Posto Meteorológico, ainda em funcionamento, e que faz parte, atualmente, da Rede de monitoramento meteorológi-co do INMET.

1912: Passa Quatro recebe a presença de várias persona-lidades e uma missão cientí-fica composta por estudiosos brasileiros e estrangeiros para observação de um eclipse solar total. Naquela época a cidade foi considerada a melhor loca-lização para a observação do fenômeno. Entre as autoridades presentes se encontravam: o presidente da República, marechal Hermes da Fonseca, o vice-presidente, Venceslau Brás e o diretor do Observatório Nacional, Prof. Henrique Char-les Morize.

1925: Elevação da vila de Passa Quatro à categoria de cidade.

14 de julho de 1932: Tropas constitucionalistas paulistas invadem a cidade e explodem a ponte ferroviária nas proximida-des da Rua Tenente Viotti.

29 de julho de 1935: Criação da comarca de Passa Quatro, conforme o decreto Estadual n° 155. Foi instalada no ano seguinte.

1968: Pavimentação asfálti-ca da rodovia MG-158, ligando Passa Quatro a Itanhandu e o alto da Serra, onde passa a se denominar SP-52.

1º de setembro de 1988: Centenário da criação do município com festejos e a adoção oficial da data come-morativa da criação.

Século XXI2008: Tombamento do Nú-

cleo Histórico da cidade, de acordo com a Lei Municipal n. 1.766/07

Passa Quatro, além de ter uma rica história, também conta com diversos atrativos turísti-cos, como:

Cidade é repleta de atrativos naturais, culturais e religiosos

Casa da Cultura e Biblio-teca Pública Municipal - é um belo exemplo da arquitetura eclética do início do século passado, construído pela Fa-mília Hespanha. Já foi sede do Banco Hypotecário e da Prefeitura Municipal e após ser reformado, o prédio foi adap-tado para receber a Biblioteca Municipal e a Casa da Cultura. Atualmente o local também é sede do Patrimônio Histórico Municipal. Em 2000 o imóvel foi tombado, passando a ser o primeiro bem imóvel legalmente protegido da cidade.

Trem da Serra da Manti-queira (Maria Fumaça) - o trem é conduzido por uma locomoti-

va “Maria Fumaça” da marca Baldwin de 1929 e de número 332 que era utilizada rotineira-mente nas viagens ferroviárias do século passado. Atualmente conduz uma composição num passeio turístico cujo roteiro inicia na histórica estação de Passa Quatro, com uma para-da para compras na Estação do Manacá, seguindo até à Estação Cel. Fulgêncio, no alto da Serra da Mantiqueira, junto à entrada do túnel na divisa de MG/SP. Esta ferrovia foi inaugu-rada por D. Pedro II, no século XIX. O cenário é deslumbrante: uma floresta de Mata Atlântica e muitas montanhas, vales e riachos. A viagem tem um tom especial já que é embalada por

Fotos: Christophe Marie

Passa Quatro oferece inúmeros atrativos e opções para passeios

As belezas naturais da cidade

Estação da Maria Fumaça

Vista do Pico do Capim Amarelo

Floresta Nacional de Passa Quatro

uma dupla de violeiros.

Túnel Ferroviário da Serra da Mantiqueira - inaugurado por D. Pedro II em 1881. Foi palco da Revolução de 1930 e 1932.

Brasil Nota 10 - fundado em 15/01/2007, com iniciativa do Instituto Real de Profissio-nalização para o Trabalho, visa mostrar a estudantes e turistas, de forma agradável e através de Maquetes pedagógicas em escala 1/87-HO, cenas repre-sentativas de espaços e tempos ocorridos no curso da história de nosso país desde o Brasil Colônia.

Um projeto social onde as obras são elaboradas por estu-dantes de Passa Quatro, com objetivo cultural, artístico e educacional, contando também com salas museológicas e de projeção de vídeo.

Casa do Artesão - espaço destinado à demonstração e vendas de artesanatos realiza-dos por artesãos locais.

Fontes de água mineral - Passa Quatro oferece diversas fontes de água potável espalha-das por toda a cidade.

Cachoeira da Gomeira - fica escondida em uma proprie-dade privada, porém os visitan-tes são bem-vindos. O acesso é por trilha fácil e termina em uma forte e revigorante ducha. É formada por várias quedas, a maior delas com 40 m, e possui um cenário de rara beleza. É ideal para prática do rappel. Suas águas tocaram as turbinas da primeira usina hidroelétrica da cidade, uma das primeiras do Brasil, em 1911.

Cachoeira e Poço do Qui-lombo - o Rio do Quilombo é um dos afluentes do Rio Passa Quatro, tem uma pequena queda com bastante água, for-mando um grande poço. Trilha íngreme com obstáculos até sua chegada, o que dificulta o acesso ao atrativo.

Cachoeira do Mato Den-tro - possui duas quedas que proporcionam um relaxante banho de cachoeira, sendo que a última forma um poço onde se pode nadar. Por estar ao lado da estrada, dispensa caminhadas, mas o acesso merece cuidados.

Circuito Caminho dos An-jos - um percurso de 235km, do seu jeito: Bike, Trekking ou Off Road. O Circuito inicia-se em Passa Quatro passando por Itamonte, Alagoa, Aiuruoca, Bae-pendi, Caxambu, São Lourenço e retornando a Passa Quatro.

Floresta Nacional de Pas-sa Quatro (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICMBio) - administrado pelo IBAMA até 2007 e agora pelo Instituto Chico Mendes, a Floresta foi criada em 1948. São 332 hectares de matas nativas e exóticas. Possui um pequeno museu, auditório e biblioteca especializada em ciências ambientais, além de fonte de água, lago, Cachoeira do Iporã e viveiros de mudas que são comercial izadas. Acesso todo asfaltado. Não cobra taxa de entrada.

Ingazeiro - entre a estrada da Toca do Lobo e a margem do Rio Quilombo, um presente centenário da natureza: uma enorme árvore, o ingazeiro. Pertence à família das legu-minosas, cujos galhos têm di-mensões de troncos, formando uma copa de 30 m de diâmetro. Convite para um piquenique ou um simples descansar.

Pedra da Mina - é o 4° pico mais alto do Brasil com 2.798,39 m de altitude, localizada na Ser-ra Fina, que é constituída por um conjunto de montanhas com 12 picos acima dos 2.600m de altitude. É uma região pouco explorada e pouco conhecida. Normalmente, se realiza uma travessia de 3 dias pela crista da Serra com longas e intensas subidas e descidas. São mais de 10 km de dificuldades que exigem preparo físico, equipa-mentos adequados e condições

técnicas adequadas.

Pico do Itaguaré - com alti-tude de 2.308m, situa-se entre os municípios de Passa Quatro/MG e Cruzeiro/SP. Trekking de 4 horas até o topo onde a divisa dos estados se faz por meio de uma fenda na montanha. Trilha selvagem, com 2 horas dentro de mata e outras duas a céu aberto. Paisagem indescritível do Vale do Paraíba de um lado e do outro o município de Passa Quatro e arredores, formando extensos vales e um intermi-nável “mar de montanhas” cobertas por matas e campos. A melhor época para este passeio é de abril a setembro.

Pico dos Marins - situado no Município de Piquete/SP, possui altitude de 2.380m. Trekking de 3 horas e meia a céu aberto em meio a pedras, com uma visão muito pareci-da da que se tem do Pico do Itaguaré (vide acima). Melhor época abril a setembro.

ravessia Marins-Itaguaré - este passeio se caracteriza por ser um trekking que dura dois dias. A melhor forma é iniciar pelo Pico dos Marins, trekking de 6 horas, acampar no meio do caminho após a Pedra Re-donda. No dia seguinte, mais 6 horas de caminhada e chega-se ao Pico do Itaguaré. Para descer até a base da montanha gasta-se 2 horas.

Travessia da Serra Fina - são quatro dias de trekking pesado. Primeiro dia: inicia-se a travessia pela Toca do Lobo (1.550m) e depois de 5 horas de caminhada chega-se no Pico do Capim Amarelo (2.491m). Acampar. Segundo dia: Pico Capim Amarelo para o Pico da Pedra da Mina (2.797m) ponto máximo da travessia. São 7 horas de caminhada. Acampar. Terceiro dia: Pico Pedra da Mina para o Pico dos 3 Esta-dos (2.656m). Divisa entre os três estados Minas, São Paulo e Rio. Caminhada de 7 horas. Acampar. Quarto e Ultimo dia: Pico dos 3 Estados para o sitio do Pierre (1.800 m), no muni-cípio de Itamonte, próximo da divisa Minas e Rio, na Garganta do Registro. São 6 horas de descida. Neste passeio é ne-cessário acompanhamento de guias especializados.

Poço da Boa Vista - pe-queno poço encravado numa grande laje de pedra, entre morros contornados por matas. Formado por um pequeno rio que desce por um verde vale repleto de quaresmeiras.

Poço do Manacá - belíssi-mo “cannion” esculpido pelas águas do Rio Passa Quatro, onde as pedras côncavas, num desfiladeiro de aproxi-madamente 50 m, formam pequenas grutas, poços e cachoeiras. Por haver muita sedimentação, suas águas tem uma coloração barrenta.

Rio Verde - um dos atra-tivos mais bonitos de Passa Quatro é o Rio Verde. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina (2.797 m), formando um caudaloso rio com águas frias e cristalinas, que corre entre imensas pedras, em meio à mata nativa. Sua coloração esverdeada é impressionante. Distante 8 e 12km da estrada que liga a cidade a Floresta Nacional de Passa Quatro. As trilhas no meio de pastos, matas e descidas íngremes dificultam o acesso.

De São Paulo - De Carro: Airton Sena, Carvalho Pinto e Via Dutra - Saída para MG: km 46 - Canas | Km 39 - Cachoeira Paulista | Km 34 - Cruzeiro

Do Rio de Janeiro - De Carro: Via Dutra até km 22, Lavrinhas, Cruzeiro, Passa Quatro

De Belo Horizonte - De Carro: Fernão Dias até Três Co-rações, Caxambu, Pouso Alto, Itanhandu, Passa Quatro

De São Lourenço - para Passa Quatro: Viação Cidade do Aço (Distância: 49,8 Km)