Citologia

10
CITOLOGIA CITOLOGIA Membrana Plasmática Membrana Plasmática

Transcript of Citologia

Page 1: Citologia

CITOLOGIACITOLOGIA

Membrana PlasmáticaMembrana Plasmática

Page 2: Citologia

Citologia – Ciência que estuda as células e suas funções.Homeostasia – Equilíbrio das funções vitais do organismo.

Características da membrana plasmática•Responsável pela entrada e saída de substâncias;•Seleção do que entra e sai da célula (permeabilidade seletiva);•Manter a concentração celular adequada às atividades;•É flexível e regenera-se.

Composição química da membrana plasmáticaLipoprotéica – lipídios (fosfolipídios e colesterol) e proteínas.

Page 3: Citologia

Modelo Mosaico FluídoMembrana plasmática é constituída por uma bicamada de lipídios, com dois grupos de proteínas dissolvidos nessa bicamada.Essas proteínas são classificadas de acordo com sua posição na membrana:•Proteínas integrais: localizadas no interior da camada dupla de lipídios;•Proteínas periféricas: localizadas na periferia da membrana.

As proteínas e os lipídios deslocam-se lateralmente produzindo um efeito dinâmico na estrutura. Algumas proteínas integrais entram em contato simultâneo com o meio externo (extracelular) e o citoplasma (intracelular), transportando substâncias para dentro e para fora da célula.

Page 4: Citologia

Na célula animal, além de lipídios e proteína, observa-se na face externa uma cobertura formada por glicoproteínas (carboidratos + proteínas), chamada glicocálix, que desempenha as seguintes funções:•Proteção;•Adesão;•Reconhecimento celular;•Inibição por contato.

PAREDE CELULAREnvolve a célula. Nos vegetais é constituída basicamente de celulose. Bactérias e fungos também possuem. Nos fungos é constituída principalmente por quitina. Plasmodesmos: pontes citoplasmáticas que permitem a comunicação entre citoplasmas de células vizinhas. Lamela média: ponto de encontro de paredes celulares de células vizinhas.

Page 5: Citologia
Page 6: Citologia

ATIVIDADES PÁGINA 4

Page 7: Citologia

FISIOLOGIA DA MEMBRANA IDe acordo com a diferença de concentração, substâncias atravessam a membrana celular.Meio mais concentrado -> HipertônicoMeio menos concentrado -> HipotônicoMesma concentração -> IsotônicoSolução = Soluto (em menor quantidade e é dissolvido) + Solvente (maior quantidade e dissolve)

Transporte Passivo

Maior gradiente de concentraçãoMenor gradiente de concentração

Transporte Ativo

Menor gradiente de concentraçãoMaior gradiente de concentração

Page 8: Citologia

Transporte passivo1.Difusão simplesOcorre em moléculas solúveis em lipídios que passam pela bicamada de lipídios sem auxílio das proteínas. Ex.: O2 e CO2.

2.Difusão facilitadaOcorre com moléculas que não são solúveis em lipídios que passam pela membrana através de proteínas carreadoras (permeases). Ex.: glicose.

Page 9: Citologia

3. OsmosePassagem de água (solvente) através da membrana, do meio de menor concentração

(hipotônico) para o de maior concentração (hipertônico), sem gasto de energia. Nas células é realizado por proteínas especiais chamadas aquaporinas.

Em células vegetais, a parede celular impede o rompimento da membrana, mesmo em ambientes muito hipotônicos. Plasmólise – redução do volume interno.Deplasmólise – aumento do volume interno.

Page 10: Citologia

Transporte AtivoMovimento de partículas contra o gradiente de concentração (hipotônico -> hipertônico), com gasto de energia.No meio intracelular, a concentração do íon potássio (K+) é maior do que no extracelular. No meio extracelular a concentração do íon sódio (Na+) é maior do que no intracelular. Eles tendem a realizar difusão simples. Para manter a diferença de concentração, há o uso de transporte ativo, chamado de bomba de sódio-potássio, em que a proteína transmembrana ATP-ase bombeia constantemente o sódio para fora e o potássio para dentro da célula, gastando energia (ATP) proveniente da respiração celular.