Citologia

10
CITOLOGIA CITOLOGIA Membrana Plasmática Membrana Plasmática

Transcript of Citologia

CITOLOGIACITOLOGIA

Membrana PlasmáticaMembrana Plasmática

Citologia – Ciência que estuda as células e suas funções.Homeostasia – Equilíbrio das funções vitais do organismo.

Características da membrana plasmática•Responsável pela entrada e saída de substâncias;•Seleção do que entra e sai da célula (permeabilidade seletiva);•Manter a concentração celular adequada às atividades;•É flexível e regenera-se.

Composição química da membrana plasmáticaLipoprotéica – lipídios (fosfolipídios e colesterol) e proteínas.

Modelo Mosaico FluídoMembrana plasmática é constituída por uma bicamada de lipídios, com dois grupos de proteínas dissolvidos nessa bicamada.Essas proteínas são classificadas de acordo com sua posição na membrana:•Proteínas integrais: localizadas no interior da camada dupla de lipídios;•Proteínas periféricas: localizadas na periferia da membrana.

As proteínas e os lipídios deslocam-se lateralmente produzindo um efeito dinâmico na estrutura. Algumas proteínas integrais entram em contato simultâneo com o meio externo (extracelular) e o citoplasma (intracelular), transportando substâncias para dentro e para fora da célula.

Na célula animal, além de lipídios e proteína, observa-se na face externa uma cobertura formada por glicoproteínas (carboidratos + proteínas), chamada glicocálix, que desempenha as seguintes funções:•Proteção;•Adesão;•Reconhecimento celular;•Inibição por contato.

PAREDE CELULAREnvolve a célula. Nos vegetais é constituída basicamente de celulose. Bactérias e fungos também possuem. Nos fungos é constituída principalmente por quitina. Plasmodesmos: pontes citoplasmáticas que permitem a comunicação entre citoplasmas de células vizinhas. Lamela média: ponto de encontro de paredes celulares de células vizinhas.

ATIVIDADES PÁGINA 4

FISIOLOGIA DA MEMBRANA IDe acordo com a diferença de concentração, substâncias atravessam a membrana celular.Meio mais concentrado -> HipertônicoMeio menos concentrado -> HipotônicoMesma concentração -> IsotônicoSolução = Soluto (em menor quantidade e é dissolvido) + Solvente (maior quantidade e dissolve)

Transporte Passivo

Maior gradiente de concentraçãoMenor gradiente de concentração

Transporte Ativo

Menor gradiente de concentraçãoMaior gradiente de concentração

Transporte passivo1.Difusão simplesOcorre em moléculas solúveis em lipídios que passam pela bicamada de lipídios sem auxílio das proteínas. Ex.: O2 e CO2.

2.Difusão facilitadaOcorre com moléculas que não são solúveis em lipídios que passam pela membrana através de proteínas carreadoras (permeases). Ex.: glicose.

3. OsmosePassagem de água (solvente) através da membrana, do meio de menor concentração

(hipotônico) para o de maior concentração (hipertônico), sem gasto de energia. Nas células é realizado por proteínas especiais chamadas aquaporinas.

Em células vegetais, a parede celular impede o rompimento da membrana, mesmo em ambientes muito hipotônicos. Plasmólise – redução do volume interno.Deplasmólise – aumento do volume interno.

Transporte AtivoMovimento de partículas contra o gradiente de concentração (hipotônico -> hipertônico), com gasto de energia.No meio intracelular, a concentração do íon potássio (K+) é maior do que no extracelular. No meio extracelular a concentração do íon sódio (Na+) é maior do que no intracelular. Eles tendem a realizar difusão simples. Para manter a diferença de concentração, há o uso de transporte ativo, chamado de bomba de sódio-potássio, em que a proteína transmembrana ATP-ase bombeia constantemente o sódio para fora e o potássio para dentro da célula, gastando energia (ATP) proveniente da respiração celular.