Classes de incêndio

3

Click here to load reader

Transcript of Classes de incêndio

Page 1: Classes de incêndio

A A

CLASSES DE INCÊNDIO Cada produto tem características próprias de inflamabilidade, de teor combustível (poder calorífico) e de liberação de produtos ao queimar (fumaças e gases). A classificação dos combustíveis visa agrupar aqueles que apresentam comportamento similar durante a combustão, de forma a facilitar a aplicação de técnicas e agentes extintores para obter uma extinção eficiente e rápida do fogo. De acordo com a Norma NR 23 do Ministério do Trabalho e NBR 12.693, adota-se no Brasil as seguintes classes de incêndio: CLASSE A Materiais sólidos que queimam em superfície e em profundidade, deixando como resíduos, brasas e/ou cinzas. Exemplos: madeira, tecido, papel, fibras, borracha, plásticos. A extinção do fogo se faz por resfriamento e umidificação com água ou solução aquosa, ou recobrindo com agente extintor de ação múltipla. CLASSE B Materiais denominados de líquidos “inflamáveis” e/ou “combustíveis”, queimam somente na superfície, sem deixar resíduos. Exemplos: graxas, tintas, vernizes, gasolina, álcool, parafina e óleos não comestíveis. São incluídos nesta classe de fogo os gases inflamáveis, dado a similaridade do processo de combustão, tais como, acetileno, butano, GLP, GNP (gás natural de petróleo), propano e etc. A extinção se obtém por abafamento, reduzindo o teor de oxigênio do ar, ou por ação química que interrompa a reação química em cadeia. B B

Page 2: Classes de incêndio

CLASSE C Fogo proveniente de equipamentos ou instalações energizadas, que ofereçam risco adicional de choque elétrico durante o seu combate. Exemplos: quadro de distribuição, tomadas, interruptores, transformadores, computadores, televisores e etc. A extinção se faz com emprego de agente não condutor elétrico, mas cujo emprego não cause maiores danos aos equipamentos. Quando interrompido a passagem elétrica, torna-se Classe A. CLASSE D Fogo em metais, também denominados de materiais pirofóricos, tais como Magnésio, Zircônio, Titânio, Alumínio, Sódio, Potássio, Zinco, Bário, Cálcio e Lítio. A extinção se faz com emprego de agentes extintores especiais, entre outros o Cloreto de Sódio que em contato com a alta dissipação de calor do incêndio, compacta formando uma camada que isola o metal do ar.

D D

CC

Page 3: Classes de incêndio

CLASSES DE INCÊNDIO CITADAS EM NORMAS INTERNACIONAIS

• CLASSE E

Incêndio que envolve material redioativo e químico, oferecendo riscos adicionais a saúde do homem e a integridade do meio ambiente, exigindo para o seu controle, equipamentos especiais e pessoal altamente treinado.

• CLASSE K

Fogo envolvendo gordura animal e óleo vegetal, no estado líquido ou sólido, tendo como exemplo de ambiente as cozinhas comerciais e industriais.

Esta classe de incêndio foi adotada em 1998 pela NFPA 10, extintores de incêndio portáteis. Aqui no Brasil ainda é pouco conhecida, não possuindo norma especifica sobre o assunto.

Para a extinção de fogos nessa classe podemos empregar extintores de incêndio com base alcalina (Bicarbonato de Sódio e Bicarbonato de Potassio ), BC, tendo excelete desempenho os extintores a base de acetato de potássio diluído em água, desenvolvido para combater incêndio especifico em óleos e gorduras comestíveis.

K