classes gramaticais-revisão

3
Escola: Língua Portuguesa Nome: Série: Data: / / Escolha um dos artigos dos parênteses e complete: 1. Era ______ (a / uma) vez ______ (o / um) menino que gostava muito de histórias de fantasmas. Ele vivia assustando _______ (os/uns) colegas da classe. Contava _______ (os / uns) casos horripilantes, dizendo que tinham acontecido com ele. ______ (os/uns) colegas acreditavam. Todos tinham certeza que ele já tinha visto ______ (a / uma) mula sem cabeça, que ela já tinha ficado cara a cara com ______ (o / um) lobisomem, enfim, ninguém desconfiava que ele só lia _______ (as / umas) histórias e saía contando por aí, como se tivesse vivido todas elas. Isso porque ele não era apenas _______ (o / um) bom contador de histórias, mas ______ (o / um) melhor contador de histórias que já tinha aparecido naquela escola. 2. _______ (os / uns) dinossauros viveram há muitos milhões de anos. Ninguém sabe ao certo o que causou ______ (o / um) desaparecimento deles, mas há muitas teorias. _____ (a / uma) delas supõe que _______ (o / um) grande meteoro tenha atingido o planeta e provocado ______ (a / uma) profunda alteração do clima e ______ (a / uma) extinção de várias espécies. Grife os substantivos no texto abaixo e dê sua classificação: Desde os primeiros tempos, o ser humano vem buscando explicações para os fenômenos da natureza, para o funcionamento do universo e para a sua própria razão de existir. Os homens da chamada Pré-história fizeram dos elementos da natureza seus deuses: o deus da água, o do fogo, o deus-trovão e o da tempestade. Havia também o deus-sol, que trazia a vida e a luz. Progressivamente, o pensamento místico, que sempre acompanhou os homens, foi tornando-se mais complexo e diversificado. Hoje existem milhares de seitas, religiões e crenças, que vão desde as mais simples superstições (como não cruzar com um gato preto ou não passar debaixo de uma escada) e rituais mágicos, previsões, vidência, leitura de cartas, búzios, mapas astrológicos, até as religiões institucionalizadas, com regras e cultos definidos e obrigatórios a todos os fiéis. Religiões que controlam redes de televisão, bancos, terras e Estados. (Cisalpino, Murilo. Religiões. Ed. Scipione. São Paulo. 2004.pág.08) Etiene Peixoto Língua Portuguesa/ Leitura e Produção de Textos – Ensino Fundamental 2

Transcript of classes gramaticais-revisão

Page 1: classes gramaticais-revisão

Escola:Língua Portuguesa

Nome: Série: Data: / /

Escolha um dos artigos dos parênteses e complete:

1. Era ______ (a / uma) vez ______ (o / um) menino que gostava muito de histórias de fantasmas. Ele vivia assustando _______ (os/uns) colegas da classe. Contava _______ (os / uns) casos horripilantes, dizendo que tinham acontecido com ele. ______ (os/uns) colegas acreditavam. Todos tinham certeza que ele já tinha visto ______ (a / uma) mula sem cabeça, que ela já tinha ficado cara a cara com ______ (o / um) lobisomem, enfim, ninguém desconfiava que ele só lia _______ (as / umas) histórias e saía contando por aí, como se tivesse vivido todas elas. Isso porque ele não era apenas _______ (o / um) bom contador de histórias, mas ______ (o / um) melhor contador de histórias que já tinha aparecido naquela escola.

2. _______ (os / uns) dinossauros viveram há muitos milhões de anos. Ninguém sabe ao certo o que causou ______ (o / um) desaparecimento deles, mas há muitas teorias. _____ (a / uma) delas supõe que _______ (o / um) grande meteoro tenha atingido o planeta e provocado ______ (a / uma) profunda alteração do clima e ______ (a / uma) extinção de várias espécies.

Grife os substantivos no texto abaixo e dê sua classificação:

Desde os primeiros tempos, o ser humano vem buscando explicações para os fenômenos da natureza, para o funcionamento do universo e para a sua própria razão de existir. Os homens da chamada Pré-história fizeram dos elementos da natureza seus deuses: o deus da água, o do fogo, o deus-trovão e o da tempestade. Havia também o deus-sol, que trazia a vida e a luz.

Progressivamente, o pensamento místico, que sempre acompanhou os homens, foi tornando-se mais complexo e diversificado. Hoje existem milhares de seitas, religiões e crenças, que vão desde as mais simples superstições (como não cruzar com um gato preto ou não passar debaixo de uma escada) e rituais mágicos, previsões, vidência, leitura de cartas, búzios, mapas astrológicos, até as religiões institucionalizadas, com regras e cultos definidos e obrigatórios a todos os fiéis. Religiões que controlam redes de televisão, bancos, terras e Estados.

(Cisalpino, Murilo. Religiões. Ed. Scipione. São Paulo. 2004.pág.08)

Grife os adjetivos no texto abaixo e dê sua classificação:

Em crônica recente, o jornalista e escritor Carlos Heitor Cony falou dos vexames, cômicos e patéticos, causados por um grupo de brasileiros, gente importante das artes e da cultura, tentando se explicar em bom espanhol num programa de televisão de Madri.

Saiu, diz o grande romancista, puro portunhol, aqui e ali uma pitada de “espanguês”, mas, no final, tudo muito ruim. Por isso ele, Cony, que confessa conhecer só umas três palavras no máximo do idioma de Cervantes, ataca sempre de português brasileiro puro onde estiver, sobretudo em países do continente.

Para quem usa o portunhol na fronteira brasileira ou quem viaja a países como o México, o choque lingüístico pode pesar mais que qualquer outro impacto cultural que por acaso possa o turista sentir.

Falar a própria língua pode, portanto, ser recurso recomendável aos brasileiros que chegam a países latino-americanos. Encantados com a perigosa semelhança de vocabulário, sintaxe e até fonética de dois idiomas da mesma raiz, cometem gafes constrangedoras.

(Revista Língua Portuguesa no. 3)

Etiene Peixoto Língua Portuguesa/ Leitura e Produção de Textos – Ensino

Fundamental 2

Page 2: classes gramaticais-revisão

Grife os pronomes no texto abaixo e classifique-os. Se possível, indique a que termo se referem:

Você já notou como vários produtos se assemelham? Caso misturemos sabonetes, desprovidos de seus rótulos, em uma gôndola de supermercado, qual deles você escolhe? Uma tarefa difícil, pois se perde o referencial que os identifica: a marca e todo o conceito formado para diferenciá-la dos seus concorrentes.

A publicidade cumpre a função de comunicar valores; de construir uma imagem positiva de produtos e serviços, brigando pelo que se denomina share of mind, o pedaço do cérebro, em português. Ou seja, quando a promessa ou imagem que uma marca transmite é aceita, ela passa a ocupar um espaço na cabeça dos consumidores, sendo lembrada e ganhando a preferência do público-alvo, normalmente levando-o à compra.

(Brengel, Fernando. No fio da Navalha in Revista Discutindo a Língua Portuguesa, no. 1, 2005, pág. 35)

Grife as preposições nos textos abaixo:

A correspondência comercial sempre foi contaminada pelo burocratês, filho do causidiquês ou juridiquês, provindo da comunicação oficial. Desde os tempos de D. Pedro II, os funcionários do governo eram advogados, e a maioria deles utiliza até hoje um jargão inchado por expressões antigas e latinismos.

A herança dessa linguagem pomposa, pretensiosa e artificial dos bacharéis contaminou a correspondência comercial por muito tempo. Hoje, ela começa a libertar-se da carga. Há um esforço para evitar as fórmulas feitas. Elas não significam nada, principalmente as de exagerada cortesia, que soam hipócritas ou ridículas. Ou ambas.

(Revista Língua Portuguesa, no. 3, 2005, pág 38)

Grife as conjunções:

Apesar do boicote americano, as reuniões da 33a. Conferencia Geral da Unesco terminaram com um “sim” para o tratado que defende a diversidade cultural. Foram 151 votos a favor e dois contra – dos Estados Unidos e de Israel. Líderes do projeto, França e Canadá querem assegurar, no papel, o direito de um governo promover e proteger os bens culturais da competição internacional. No caso, a hegemonia americana.

Com o aval da Unesco, um país pode, por exemplo, cobrar taxas sobre filmes estrangeiros sem ser acusado de violar regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). Mas, na opinião de alguns especialistas, para que o texto tivesse força, seria importante o consenso. E isso os EUA bloquearam – não sem mal-estar.

(Carta Capital, 26/10/2005, pág.23)

Grife os verbos no texto abaixo e classifique-os:

Na época da colheita, um asno carregava para o campo uma carga de boa comida de todos os tipos, para o dono e o ceifeiro se alimentarem. No caminho, encontrou um capim-de-burro bonito e grande, e, estando com muita fome, começou a comê-lo. Enquanto o mastigava, meditou: quantos epicureus1 gulosos se sentiriam felizes com tanta comida gostosa que carrego agora! Mas, para mim, este capim-de-burro amargo é mais saboroso e agradável do que o banquete mais fino e abundante.

Etiene Peixoto Língua Portuguesa/ Leitura e Produção de Textos – Ensino

Fundamental 2