Classificacao Global de Produtos GPC

22
Classificação Global de Produtos (GPC) A Linguagem Global para Classificação de Mercadorias Introdução Fundamentos Básicos Sem a educação e o apoio eficientes à implementação, a GPC, como padrão básico, poderia ser uma barreira para a precisão de dados. Por que classificamos coisas? Quase todos os aspectos de nossas vidas estão sujeitos à classificação. Classificamos quase tudo, dividindo nosso mundo em uma série de categorias arbitrárias. Diferentes povos classificam coisas de diferentes formas. Algumas pessoas colocam suas meias numa gaveta; outras separam meias brancas das meias coloridas. No universo dos negócios, a classificação é uma necessidade. Mesmo numa base bilateral quando vendedor e comprador estão negociando, as definições comuns se tornam necessárias. Eles não discutem GTINs de produtos individuais, mas usam grupamentos comuns de produtos. Um fabricante de laticínios e um varejista do setor de mercearias fazem negócios baseados nas categorias de laticínios. Nenhum sistema de classificação é inerentemente “melhor” que o outro. A única medida de sucesso de um sistema de classificação é o seu valor. Diferentes pessoas têm diferentes necessidades; assim, o que é bom para uma pessoa pode não ser bom para outra. Entretanto, esta falta de universalidade não nos tira o ânimo de elaborar um sistema certo para todos os nossos propósitos. Por mais que tentemos, não podemos evitar o agrupamento ou ordem, a organização e a classificação. Por que precisamos de um sistema de classificação flexível, aceito globalmente, adaptável e com manutenção constante? A filosofia básica por trás da separação do produto dentro de uma loja varejista de produtos alimentícios historicamente baseou-se numa estrutura departamental de uma organização. Esta estrutura foi estabelecida com os seguintes critérios: habilidades do funcionário, temperatura de

Transcript of Classificacao Global de Produtos GPC

  • Classificao Global de Produtos (GPC) A Linguagem Global para Classificao de Mercadorias

    Introduo

    Fundamentos Bsicos

    Sem a educao e o apoio eficientes implementao, a GPC, como padro bsico, poderia ser uma barreira para a preciso de dados.

    Por que classificamos coisas?

    Quase todos os aspectos de nossas vidas esto sujeitos classificao. Classificamos quase tudo, dividindo nosso mundo em uma srie de categorias arbitrrias. Diferentes povos classificam coisas de diferentes formas. Algumas pessoas colocam suas meias numa gaveta; outras separam meias brancas das meias coloridas.

    No universo dos negcios, a classificao uma necessidade. Mesmo numa base bilateral quando vendedor e comprador esto negociando, as definies comuns se tornam necessrias. Eles no discutem GTINs de produtos individuais, mas usam grupamentos comuns de produtos. Um fabricante de laticnios e um varejista do setor de mercearias fazem negcios baseados nas categorias de laticnios.

    Nenhum sistema de classificao inerentemente melhor que o outro. A nica medida de sucesso de um sistema de classificao o seu valor. Diferentes pessoas tm diferentes necessidades; assim, o que bom para uma pessoa pode no ser bom para outra. Entretanto, esta falta de universalidade no nos tira o nimo de elaborar um sistema certo para todos os nossos propsitos. Por mais que tentemos, no podemos evitar o agrupamento ou ordem, a organizao e a classificao.

    Por que precisamos de um sistema de classificao flexvel, aceito globalmente, adaptvel e com manuteno constante? A filosofia bsica por trs da separao do produto dentro de uma loja varejista de produtos alimentcios historicamente baseou-se numa estrutura departamental de uma organizao. Esta estrutura foi estabelecida com os seguintes critrios: habilidades do funcionrio, temperatura de

  • armazenamento, fonte e similaridade do produto. A estrutura de compra, por outro lado, concentrou-se no fornecedor como base para agrupar os produtos. Aos compradores foram designados fornecedores com produtos similares. Isto foi feito para obter mxima eficincia de transporte do produto. Se uma pessoa simples controlava toda a faixa de produtos de um fornecedor, o custo do frete e o estoque poderiam ser minimizados. Os fornecedores tambm mantiveram sua prpria estrutura de categoria e esta estrutura empregou de forma mais livre algumas associaes de atributos do produto. Isto variou de fornecedor a fornecedor.

    Com o advento da Administrao da Categoria, muitos desses critrios dentro da comunidade varejista ficaram intactos. A nova estrutura ainda era muito parecida com a forma como o produto foi agrupado dentro da loja e a filosofia na qual ela foi construda. Nesse nterim, os suprimentos continuaram os mesmos, talvez at melhores com base no advento de estruturas independentes como ACNIELSEN, IRI, GFK, etc.

    Tradicionalmente, para muitos varejistas, quando um novo item lanado, ele designado para a estrutura de categoria usada pelo varejista. No passado, um dos principais problemas ao comunicar eletronicamente novos itens era a impossibilidade de o EDI atingir um determinado representante com a organizao varejista. O EDI tambm no tinha nenhuma forma que permitisse ao varejista responder comunicao declarando o aceite do item e dos dados relativos ao item. Ao contrrio de outra transmisso mais popular como Fatura, Preo, Promoo que j tinham um link conectado no back end do varejista, este link para novos itens precisava ser ajustado manualmente. Esta conexo era estabelecida pelo varejista quando o item era designado a um comprador particular, usualmente em um Novo Formulrio de Itens.

    Na dcada de 1990, a UCCNET introduziu o conceito de sincronizao. Esta era a soluo para os dois problemas inerentes a soluo EDI. Primeiro ele era centrado em uma srie de respostas definidas extradas das aplicaes do legado do varejista e fornecia um mecanismo para mirar dentro da organizao varejista. A utilizao de uma estrutura comum de categoria foi empregada para comunicar um novo item entre um vendedor e um comprador. Contudo, isto forava fornecedor e varejista a optar entre empregar a nova estrutura internamente e mapear sua estrutura existente para a nova. Dependendo do grau de fechamento das duas estruturas, o nvel de esforo variava. O mapeamento tornou-se uma situao comum de onde freqentemente diversos compradores recebiam as informaes. Contudo, no optar pelo mapeamento criou uma situao onde era necessrio adotar dois sistemas usando diferentes estruturas para manter as mesmas pessoas, papis e capacidades.

    Embora no existam formas certas e erradas de classificar coisas, o ideal seria que os parceiros comerciais usassem uma linguagem comum para agrupar produtos. Juntamente com seus sistemas de classificao de legados, a linguagem comum simplificaria da mesma forma como a lngua inglesa aceita e usada como a lngua comum nos negcios internacionais.

    A experincia mostra que existem trs tipos de organizao com relao classificao:

    Organizaes com mais de um sistema adequado de classificao (30%) Organizaes que tm apenas um sistema adequado de classificao (~27%) Organizaes que no tm nenhum sistema adequado de classificao (~40%).

  • Os fabricantes precisam ter a habilidade de traar o perfil dos produtos em conceitos diversos, para maximizar a exposio de seleo aos varejistas. Eles devem tambm alinhar tudo isso aos os seus prprios sistemas de classificao que podem ser baseados nos departamentos de informaes, produo ou vendas.

    Uma linguagem comum para classificao de produtos traz muitos benefcios para as cadeias / redes de suprimento:

    Melhora a preciso da informao sobre o produto

    Elimina atividades suprfluas e reduz custo de lanamento e manuteno de itens

    Permite mapeamento para diferentes parceiros comerciais ou conceitos de provedores terceirizados de solues, reduzindo custos

    Oportunidade de agrupar produtos com atributos especficos de categorias

    Simplifica os processos de publicao e subscrio

    Permite mecanismos simples de defesa com resultados consistentes

    Os varejistas precisam ter meios para alinhar produtos a diversas estruturas internas, como: por comprador, pela forma como o produto comercializado ou pela forma como o produto transportado. Alm disso, os varejistas tm diferentes estruturas de classificao, exclusivas para suas prprias organizaes.

    2. GS1 Classificao Global do Produto

    Por que GPC?

    Varejistas e fabricantes tentaram estabelecer uma forma comum de classificar produtos por vrias e vrias vezes, por diversos anos. Globalmente, os sistemas de classificao no foram adotados com sucesso ou por serem muito rgidos ou muito detalhados; bons demais para relatrios estatsticos ou financeiros, mas no adequados ao comrcio.

    A Iniciativa Global de Comrcio (GCI) um grupo de usurios globais composto pelos maiores fabricantes, varejistas e provedores de servio multinacionais concordou com as regras comerciais para instalao de um modelo globalmente padronizado: o Esquema Global de Classificao de Produtos (GPC). O objetivo era melhorar o desempenho da cadeia de suprimento entre fabricantes e varejistas pela adoo voluntria dos padres industriais para identificao do grupo de produtos. A comunidade GS1 possui o Esquema GPC. A GS1 nomeou a ACNIELSEN como o provedor de servio para hospedar e administrar o Esquema de Classificao GS1 em nome da indstria.

    Fabricantes e varejistas trocam uma srie de informaes. Historicamente, os fabricantes fornecem catlogos aos varejistas contendo descries detalhadas das ofertas de produtos. Os varejistas ento fazem suas pesquisas atravs dos catlogos de todos os fornecedores potenciais. As informaes do produto so expressas em termos e formatos especficos, no permitindo comparaes fceis entre as diferentes ofertas de fornecedores. Este processo de analisar diversos catlogos ineficiente e enfadonho tanto para fabricantes como para varejistas.

  • A GPC permite que os parceiros comerciais se comuniquem de forma mais eficiente e precisa em todas as atividades de sua cadeia de suprimento. Desenvolver sistemas prprios de codificao que no podem ser usados para comunicao externa oneroso para as empresas. Uma conveno individual de codificao universal age como um elo economicamente vivel na cadeia de suprimentos, mesmo que as empresas customizem este cdigo para finalidades especficas.

    Os cdigos de classificao so necessrios para pesquisas eficientes de produtos e servios, para identificar onde os gastos so despendidos e para promover produtos a compradores potenciais. A Sincronizao Global de Dados depende dos parceiros comerciais que usam o mesmo esquema global de classificao padro de produtos para possibilitar a busca e conceito de produtos, e atividades de subscrio e publicao.

    Qual a base para o GPC como padro industrial? Especialistas dentro da indstria desenvolvem a GPC. A atual especialidade de mercadorias foi usada onde possvel. O problema determinar qual a especialidade local em um ambiente global. Existem solues nos dias de hoje em todo o mundo e todas so diferentes. As recomendaes dos especialistas da indstria tm de ser combinadas por um grupo de trabalho da indstria antes de serem implementadas. Este grupo desenvolveu as regras sobre as quais o sistema opera.

    Qual o sistema de classificao usado na Rede Global de Sincronizao de Dados (GDSN) O sistema de classificao usado na GDSN o GPC. Somente os itens classificados de acordo com o GPC sero cadastrados no Registro Global, isto , o brick GPC obrigatrio no GDSN.

    Qual a diferena entre um Atributo do Dicionrio Global de Dados (GDD) e Atributo de brick GPC?

    No h sobreposio entre os atributos GDD e GPC. Eles so mantidos em duas diferentes bases de dados, separadamente.

    GTIN como uma chave identifica o produto individual. Os Atributos GDD descrevem os produtos individuais (por exemplo: nome comercial, fabricante, comprimento, largura, altura, preo, cor etc.). O cdigo Brick GPC a chave para identificar o grupo de produto.

    Os Atributos de Brick e os Valores do Atributo de Brick fornecem a granularidade necessria para descrever detalhes do Brick. Segmento, Famlia e Classe so os componentes da hierarquia juntamente como o Brick. Cada GTIN deve ser designado para um Brick GPC. Aquele Brick pode ser caracterizado tambm com um conjunto de Atributos de Brick e os valores correlatos do Atributo de Brick. O pacote padro GS1 permite o uso consistente destes padres globalmente. O uso de chaves especficas e seus transportadores de dados correlatos so suportados por regras de alocao. As especificaes de cdigos de barras ou freqncia de rdio e outros regulamentos. Chaves individuais de identificao, como GTIN ou GLN, so usadas para fazer a identificao exclusiva para um produto. Existe um relacionamento um a um entre o produto e as chaves. Portanto, os cdigos de

  • identificao no podem ser agregados ou usados para finalidades de relatrios ou anlise da categoria e no permitem comparaes entre fabricantes diferentes. Em um catlogo tpico, os fornecedores identificam o GTIN, GLN e tambm descrevem produtos com componentes adicionais denominados Atributos. Atributos so caractersticas compartilhadas por produtos dentro de um grupo.

    Quais os benefcios de ter o GPC no GDSN: O GPC fornece um sistema comum para classificar itens globalmente. O sistema de classificao suporta os processos de subscrio de publicao, validao e busca no GDSN.

    Os benefcios fornecidos pelo GPC no GDSN so relacionados abaixo: o OGC permite processos de sincronizao interna, externa e de rede organizando e validando dados.

    Permite o posicionamento globalmente padronizado de produtos, indicando o tipo de produto.

    Simplifica a combinao dos dados de publicao com os dados de subscrio.

    Permite anlise da categoria e suporte de planejamento. Elimina atividades suprfluas e melhora a preciso da instalao e manuteno do item.

    Permite o mapeamento para diferentes parceiros ou provedores terceirizados de solues reduzindo os custos.

    Melhora a integridade dos dados. Fornece uma oportunidade para produtos do grupo com atributos especficos do grupo de produtos.

    Permite a granularidade e agregao interna, dentro de uma empresa e entre parceiros comerciais.

    Uma propriedade importante das classificaes que esses grupos podem ser agregados com outros para criar uma hierarquia, isto , qualquer grupo dentro de uma classificao pode ser dividido em grupos menores baseados nas caractersticas comuns.

    As diferenas entre identificao e descrio de Produtos Individuais e identificao e descrio de Grupos de Produtos so relacionadas na tabela acima.

    Classificao junto ao GPC o ato de dizer: Este produto pertence a este Brick, este Brick tem componentes hierrquicos (segmento, famlia e classe), e este brick pode ser descrito tambm como um conjunto de Atributos de Brick e valores associados do Atributo de Brick.

  • 3. Formato e Estrutura GPC

    Princpios Gerais do sistema GPC:

    Modularidade e flexibilidade da classificao

    Grupamento lgico de Bricks. A lgica por trs do esquema transparente.

    Universalmente aplicvel e no culturalmente influencivel.

    Inicialmente publicado na Oxford English.

    Facilita a coleta de informaes relevantes sobre classificao aceitveis na indstria.

    Princpios de Esquema

    O esquema GPC fornece uma hierarquia opcional de quatro nveis: Segmento, famlia, Classe e Brick.

    Cada nvel do esquema determinado pelas regras e/ou princpios, bem como pela deciso da indstria. Contudo, as regras aplicadas diferem, dependendo da classificao Segmento, Famlia, Classe, Brick, Atributos de Brick e Valores de Atributo de Brick.

    Cada Brick designou um ou mais Atributos de Brick; por sua vez, cada Atributo de Brick tem um conjunto de Valores associados de Atributo de Brick.

    Exemplo de um Brick e Atributos de Brick e Valores de Atributo de Brick associados.

    4. Criao do Esquema Colaborao da Indstria Construdo numa base de regras, em equilbrio com a realidade (o que exigido pela indstria).

    Regras comerciais genricas GPC

    Aplicao de estruturao clara e consistente.

    Uso de termos e ortografia no influenciados culturalmente.

    Aplicao de uma conveno de nomes padronizados.

    Garantir que cada Segmento, Famlia, Classe e Brick, tenham a cobertura e a esfera de ao necessria, com a habilidade de adicionar novos valores prprios conforme identificados.

    Evitar ambigidade atravs de definies claras e concisas.

    Fornecer um esquema genrico e padronizado garantindo que todos os produtos sejam colocados de forma exclusiva.

    Um Brick deve,ser for prtico, conter produtos que possam ser caracterizados pelo mesmo conjunto de tipos de atributos relevantes para o produto.

  • Produtos agrupados e vendidos juntos (excluindo kits) sero classificados como pacotes de variedades. Isto se aplica de acordo com a hierarquia da Classe, Famlia e Segmento. Os pacotes de variedade s devem ser criados onde necessrios.

    O esquema permitir a criao de um Brick de classe especfica para captar produtos que no possam ser imediatamente colocados em um Brick existente ou a indstria determina que ele no deva ser desfeito. Esses Bricks so denominados outros.

    Grupamento de produtos baseados em seu aspecto fsico.

    Regras de Hierarquia GPC

    Os Bricks resultantes devem ser agrupados de forma coerente e lgica.

    As informaes categorizadas devem ser reconhecidas globalmente.

    Os grupamentos hierrquicos devem ser relevantes e adequados para todas as funcionalidades de busca.

    Fornecimento de uma classificao flexvel. A hierarquia deve ser criada descrevendo os tipos de produtos e no em qual canal / vertical eles sero vendidos. Isto ir garantir com que os produtos disponveis em diferentes canais / verticais possam ser facilmente classificados e identificados.

    Regras para Brick GPC

    A lista abaixo uma classificao pormenorizada de regras que foram usadas para Bricks ao longo das verticais. Essas regras no so gerais significando que no so apropriadas para todos os segmentos. Elas devem ser usadas onde forem relevantes e so aplicadas tambm nos segmentos relevantes.

    Ampla rea de Diferenciao Ampla rea de Aplicao Produtos servem para finalidades e usos comuns

    Processados para mtodos similares

    Produtos usados e aplicados de forma similar e com material tambm similar

    Produtos de forma e material similares

    Diviso entre produtos de acionamento mecnico x manual

    As peas de reposio sero classificadas em um Brick por Classe

    Armazenamento e Conservao

    Pacotes de variedades

    Outros | Aplicao e Funo

  • Regras do Atributo de Brick

    Devem ser globalmente aplicveis e no influenciados para uma regio, cultura ou pas.

    Devem ser reconhecidos, fceis de entender e relevantes para a indstria, em termos de classificao do produto.

    Devem ser exclusivos (inteno, formato, detalhes tcnicos), objetivos e mutuamente exclusivos incluem Atributos de Brick e suas opes de valores de atributo de Brick.

    Devem ser baseados na lgica objetiva, e no devem ser subjetivos ou emotivos. Um exemplo de atributo de no classificao seria um conceito de mercado. Por exemplo:

    indulgncia.

    Os atributos de Brick no devem estar relacionados com os requisitos de legislao globais, regionais e locais. Eles so pea de informao exigida globalmente, mas sero regidos / legislados localmente. Por exemplo: se orgnicos, Reclamaes da Qualidade do Alimento / Garantia do Alimento etc.

    Os atributos de Brick devem ser padronizados em termos de ttulos ou nomes.

    Descritor de alto nvel O usurio exigiria ou esperaria para pesquisar, subscrever ou publicar a informao atravs deste conceito? O melhor mtodo para coleta no necessariamente como o usurio publicaria, isto , o mtodo ideal de coleta pode exigir mais granularidade.

    Lista de cdigo individual, pormenorizada e completa.

    Nenhuma ambigidade em quaisquer palavras / termos usados

    Todos os atributos de Brick sero descritos para mostrar quais as informaes que eles esto procurando identificar

    Nenhuma variante de Brick ser usada

    Nmero de atributos de Brick deve ser o mnimo de um e uma mdia de 3 a 4 e com meta para 7.

    Os atributos de Brick devem se referir ao descritor de classificao de alto nvel (Brick) de grupos de produtos ao invs de descrever o produto individual em questo.

    Um exemplo de atributo de no classificao seria a Marca, uma vez que ela diz respeito especificamente a uma unidade ou pequeno grupo de produtos.

    Valores do Atributo de Brick

    Valor normalizado da lista de seleo. Somente um Valor de Atributo de Brick poderia ser povoado por cada Brick.

    Os Atributos de Brick devem conter um valor padro em casos de informaes ilimitadas ou no-viabilidade de aplicao no classificado e no identificado.

    Os Atributos de Brick devem possuir uma lista de cdigos pormenorizada e completa.

  • Os Valores dos Atributos de Brick devem ser administrados e mantidos pelo Provedor de servios e, onde necessrio, o Grupo de Tarefa GPC (GPCTG).

    No permitido duplicar os Valores dos Atributos de Brick; todos os valores devem ser definidos de forma nica.

    No dever haver nenhuma abreviao dentro dos Valores dos Atributos de Brick.

    Os Valores dos Atributos de Brick devem estar em ordem alfabtica, e criada base de palavras chaves.

    Termos ou palavras contenciosos usados como um valor ou dentro de um valor devem ser adicionados ao glossrio, juntamente com uma definio concisa.

    Sistema de Numerao do Esquema

    Todos os nmeros so nmeros inteiros no negativos e de 8 dgitos.

    Identificao exclusiva

    Constante, isto , a descrio pode mudar, mas o nmero permanece o mesmo.

    Numerao do Brick

    Campo passvel de repetio

    O cdigo sempre comea com um 2. Reutilizvel contra outro Brick.

    Onde aplicvel:

    Nmero temporrio do Brick GPC

    Projetado pela GPCTG em conjunto com o grupo de tarefa GDSN. Raiz de uso obrigatrio do GPC no Cadastro Global e a necessidade de registrar itens no

    cobertos atualmente pelo GPC.

    Cdigo do Brick: 99999999.

    Nome do Brick: Temporrio.

    Classificao:

    Definio do Brick: GPC temporrio

    Cdigo do Brick

    Normas GPC para controle dos cdigos

  • 5. Principais reas de Uso Sincronizao de Dados O Brick GPC foi utilizado como a classificao comum a ser usada no GDSN. H 3 principais reas onde sua funo crtica como uma das quatro chaves fundamentais (juntamente com GTIN e Mercado Alvo)

    As reas so:

    Publicao (isto , fornecedores indicam qual o tipo de produto) Subscrio (o varejista determina os tipos de produtos que eles querem receber). A subscrio

    possvel pelo GTIN, GLN, Mercado Alvo, cdigo do Brick GPC e qualquer combinao dessas quatro chaves, exceto o GTIN com o cdigo de Brick GPC, que so mutuamente exclusivos.

    E validao (todas as partes garantem que a classificao est correta e todos os atributos associados so fornecidos).

    Observe que o Grupo de Tarefa GPC est recomendando comunidade GDSN o uso de critrios adicionais de subscrio no futuro no somente o cdigo de Brick GPC, mas tambm o Cdigo de Brick GPC juntamente com os Tipos de Atributos de Bloco e Valores dos Atributos de Brick.

    Subscrio do nvel de classe

    Subscrio do nvel de famlia

    Subscrio do nvel de segmento

    Projetos de Administrao da Categoria O GPC usado como uma linguagem comum qual os participantes fazem o mapeamento de seus esquemas de legado e atravs deste processo podem entender facilmente como comparar cada uma das classificaes locais.

    Programas de compra Busca de Produtos

    O GPC usado como linguagem comum para procurar novos produtos em diferentes ambientes (isto , catlogos e pool de dados) onde anteriormente no existia nenhuma classificao comum. Atravs de um mapa entre as categorias de compra e o GPC o comprador pode determinar os requisitos para devolver os produtos apropriados.

  • Benchmarking e Roteamento Internos e Externos

    O GPC atua como uma linguagem comum entre as organizaes internas e externas (atravs da funo, unidade de negcio ou pas) e fornece uma viso simples contra a qual o desempenho da empresa pode ser medido. Essas informaes tambm podem ser usadas nos projetos de cdigos de origem onde os varejistas querem comparar produtos similares. Abastece uma estrutura para centralizao de sistemas, fornecendo uma classificao comum contra a qual os produtos podem ser PIMs (Gerenciador de Atributos de Produto) armazenados etc. e podem facilitar o roteamento automtico de informaes.

    6. Ciclo de Vida GPC

    Criao / Validao de informaes

    Aplicvel a:

    Fornecedores (eles possuem o produto) Varejistas (que detm um lote de informaes de legado) Terceiros (que ajudam a criar, ou tambm detm as informaes).

    Trs formas de abordar este tema (seja centralizado ou com suporte): Identificar as informaes GPC em nvel atmico, isto , associando-as com produtos individuais

    ou grupos similares de produtos.

    Criao de um mapa entre o esquema local / prprio e o GPC, e depois associando as informaes GPC para produtos via algoritmo do sistema.

    Cruzar metadados de referncia de terceiros que podem identificar as informaes GPC em nome do fornecedor ou varejista.

    Antes de mapear Entender a Lgica

    Como guia: procurar as regras primrias e secundrias usadas para construir o GPC e o seu esquema.

    Em alguns casos, a lgica pode no ser imediatamente aparente, especialmente se a hierarquia tiver sido usada com base subjetiva neste cenrio, pode ser difcil mapear o esquema.

  • Mapeamento

    Os mapas podem variar:

    Um Brick pode alinhar-se para um grupo de clientes

    Um Brick pode alinhar-se para mais de um grupo de clientes

    Muitos Bricks podem alinhar-se para um grupo de clientes

    Combinaes Alinhamento atravs do uso de diferentes nveis, isto , bricks e atributos, e nveis disponveis dentro do esquema do cliente, Atributos GDD e informaes especficas do cliente.

    Dependem da fonte de dados

    Profundidade / granularidade

    Subjetividade Natureza classificao x descrio

    Tendncia da Tecnologia!

    Exemplos de Mapeamento

    Um Brick = Um Grupo de Clientes

    Brick = Sanduches-recheados e embalados (perecveis) (10000255) Cliente = Sanduches frios prontos para consumo, frescos.

    Um Brick = Mais de um Grupo de Clientes

    Brick Fruta Preparada e processada (Congeladas 10000204) Cliente = Fruta Famlia de Ma / Pra - congelada

    Congelados

    Frutas Ctricas Congeladas

    Muitos Bricks = Um Grupo de Clientes

    Brick = Extratos (1000050) + sopas preparadas (estveis na prateleira) (10000262) Cliente sopa / Bouillon / caldos

  • Ambiente

    Combinaes dentro do GPC:

    Cliente - cerveja estrangeira Pilsner mapear para Brick = Cerveja (10000159) Atributo do Brick Tipo da cerveja (30003232)

    Combinaes com GDD e outros

    Cliente Cerveja Premium Pilsner mapear para Brick = Cerveja (10000159) Atributo do Brick Tipo de cerveja (20000170) Pilsner (30003232) Atributo GDD Marca ou Preo para determinar Premium

    Transmitir/Armazenar Informaes

    Placeholders so exigidos:

    Como atributos (Bricks e Atributos do Brick) (possvel hierarquia) E como um esquema no sistema

    Validao

    um campo normalizado, portanto pode ser verificado automaticamente e usado quando as informaes forem carregadas para os sistemas e catlogos (pools de dados)

    O campo acionar campos especficos de categorias, Ex.: % lcool.

    Publicao

    Manter as informaes em estado de prontido para serem enviadas no GDSN

    Garantir que o canal de informao pode administrar o GPC

    Pode ser que as informaes sejam convertidas ao longo do caminho e a qualidade perdida o que enviado no recebido!

    Encorajar todos quanto ao uso do GPC e todos os demais padres para colocar os fundamentos no lugar, por ex.: EANCOM

  • Uso da Informao

    Com parte do processo de publicao / subscrio

    Fornecer uma categorizao comum para subscrever-se

    Inicialmente usando Brick.e, depois usando a hierarquia e os Atributos de Brick. Se sofrer referncia cruzada com a categoria local, o comprador pode selecionar a categoria local e subscrever (o sistema converter e enviar a subscrio).

    Como parte do GDS para varejistas Usar os padres para automatizar os fluxos internos de processo e tambm tratar os problemas

    de qualidade ao mesmo tempo

    Vamos observar um fluxo de processo tpico

    Como uma linguagem comum

    Administrao da categoria

    Reduzir o trabalho de mapeamento

    Reduzir custos

    Permitir mais alinhamento

    Aumentar a flexibilidade para criar novos conceitos

    Benchmarking e roteamento internos

    Usados para agrupar produtos similares para exerccios de cdigos de origem

    Comparar classificaes e desempenho entre pases

    Medir o desempenho da empresa com base nas categorias

    Uso de uma chave para rotear informaes automaticamente nas organizaes.

  • 7. Exemplos Prticos de Implementao

    O que ela pode me oferecer?

    Se eu sou um fabricante

    Todas as comunicaes voltadas para o exterior que fazem referncia aos dados do produto usaro GPC. Para uso interno, eles podem continuar a usar sua classificao patenteada. Especificaes do produto.

    Listas de Preo

    Relatrios de expedio e distribuio

    Posies de estoque

    Administrao da imagem do produto

    Administrao da categoria

    Dados do ponto de venda

    Dados de prateleira (planogramas) Planos de Negcios Conjuntos Pedido de compras e Posio de carregamento

    Resposta do consumidor

    Melhor integrao de pesquisa de mercado

    Melhor administrao de categoria

    Grupamento de produtos especficos da categoria

    Mapeamento de dados de fontes mltiplas

    Comunicao eficiente

    Resposta mais direta ao padro comportamental do consumidor

    Menos falta em estoque

  • Se eu sou Varejista

    Melhor conceito de dispndio de compras melhoramentos da eficincia de compras Cdigo de Origem / Aquisio, Privativo.

    Administrao do rtulo, Administrao de bens Digitais, Catlogo de Compra.

    Melhoramento da eficincia com reduo da complexidade

    Melhor administrao da categoria

    Atacadistas e varejistas usam GPC para apoiar suas atividades de merchandising.

    Prioridade na horizontal x vertical, representao em curto prazo crtica; outros desenvolvimentos verticais ou especficos da indstria acrescentaro novas funcionalidades.

    Aplicaes B2B:

    Pedidos on-line para No revenda.

    Sincronizao de dados, administrao das relaes do vendedor.

    Pragmtico, troca intensa de dados, portanto o GS1 GPC administrvel e utilizvel.

    Projetos de desenvolvimentos de negcios juntos aos fabricantes: Projetos de administrao da categoria.

    Se eu sou um Provedor de Servios:

    reas chaves a observar: Identificar que cdigos GPC so relevantes para quais produtos

    Entender seu papel como linguagem central e como ela se relaciona com (no substituir) as categorizaes locais.

    Execuo de referncias cruzadas detalhadas com os conceitos locais para entender na prtica como eles podem alinhar-se.

    Posso automatizar processos, como um roteamento para um comprador

  • Facilitar as comparaes cruzadas de categorias

    Designar automaticamente (ou pelo menos de forma facilitada) os cdigos GPC ou categorizaes internas usando o padro

    Integrao da GPC nos fluxos de negcios e sistemas

    Identificar onde os sistemas iro manter a GPC

    Processo para criar, manter e distribuir a GPC

    Processos de administrao de mudanas contnuas.

    8. Consideraes de alinhamento GPC e UNSPSC A GPC tem regras comerciais rgidas e bem comprovadas; administrada atravs do THE GSMP e tem suporte de GCI, a comunidade GS1, provedores de solues, pools de dados e Cadastro Global.

    A UNSPSC cobre muitas verticais, incluindo produtos e servios e uma marca globalmente reconhecida.

    A UNSPSC e GPC so complementares. No so concorrentes; GPC fornece classificao essencial detalhada e informaes sobre atributos.

    A necessidade potencial do comrcio em relao ao alinhamento da GPC e UNSPSC requer validao. Foi apresentada uma Solicitao de Mudanas e que poderia acionar todo o processo. O componente mais crtico o alinhamento dos diferentes modelos de controle. Sem esta disposio, GPC e UNSPSC s podem ser alinhados atravs de modo mais esttico. H ocasies em que pode haver alinhamento entre Mercadoria e Bricks, s vezes o Brick pode substituir Mercadoria, s vezes Bricks podem ficar acima de Mercadoria em nvel e Classe e s vezes onde no existe mapa entre Mercadoria e o Brick. Ser necessrio um plano de projeto de integrao para trabalhar a partir do desenvolvimento de um roteiro para o desenvolvimento de atividades detalhadas.

    Benefcios potenciais do Alinhamento

    Usurios:

    Melhor comunicao

    Acesso aos dois esquemas

    Melhoramento da eficincia com a reduo da complexidade

    GPC

    ligado a um padro global mais amplo Estabelece um papel na UNSPSC para definir commodities

  • Permite uma classificao mais elevada ou rool-up de Bricks

    UNSPSC poderia:

    Permitir que a comunidade UNSPSC elevasse o conhecimento do GPC para melhorar / manter o cdigo

    Fornecer aos usurios maior especificidade ou drill-down para mercadorias

    9. Controle da GPC

    A pergunta sobre Quem administra a GPC deve ser desdobrada em duas perguntas: Quem administra o desenvolvimento da GPC? E quem administra a implementao da GPC? Quando expressa dessa forma, a resposta torna-se aparente, o grupo de tarefa GPC responsvel pelo desenvolvimento, comunicao, educao, diretriz e controle da estrutura; enquanto o grupo GDSN responsvel por sua comunicao e implementao dentro da rede.

    Alinhamento da Verso GPC GDSN

    Para simplificar o processo de mudana e minimizar o impacto sobre os parceiros apenas uma verso simples ser empregada por vez.

    A teoria slida sobre a liberao da verso (Modificao-M; Adio=A; cancelamento-D) limitando a quantidade de trabalho de cancelamentos para duas vezes ao ano, enquanto M e A podem ser atualizadas com mais freqncia. Mas isto atende necessidade da GPC?

    A GPCTG considera o esquema como um desenvolvimento contnuo, que no deve estar sujeito s restries da verso GDSN. Sugeriu-se que um snapshot completo do esquema seja liberado para o GDSN a cada trimestre que o GDSN deva integrar.

    O GDSN usar seu prprio identificador para a verso publicada dentro do GDSN.

    O desenvolvimento do esquema e assim da verso ser um exerccio contnuo e pode estar disponvel atravs de outras fontes como o site da GS1. As publicaes GPC identificaro a verso do esquema GPC no contexto de sua data publicada a partir de.

    Ciclo de Desenvolvimento e Implementao

    Processo de Desenvolvimento da GPC acionado por Solicitaes de Mudana

    A metodologia-chave usada para fornecer um esquema de qualidade que possa atuar como linguagem comum, permitindo sua ligao aos conceitos locais de categoria. (Portanto, a granularidade e o mtodo de bloco de construo). Uma pessoa apresenta uma Solicitao de Mudana via processo GSMP

    Esta Solicitao de Mudana roteada para o Grupo de Tarefa GPC (GPCTG)

  • ACNIELSEN coleta os esquemas existentes e sugestes relevantes da indstria. Esta base d incio ao processo de reviso (Strawman)

    As informaes so ento analisadas e assinadas por uma subequipe de desenvolvimento de GPC um grupo industrial de especialistas em categoria, que inclui fornecedores, varejistas e mais recentemente outros grupos de pesquisa de mercado. Se o grupo acreditar que o Esquema GPC no atende s necessidades da indstria, eles fornecem feedback e sugerem mudanas (Verso 0).

    O esquema ento apresentado indstria para anlise aberta. O esquema analisado pela indstria, o feedback recebido e as mudanas so efetuadas.

    A subequipe de desenvolvimento GPC desenvolve os atributos e os valores associados (Verso 1).

    O Esquema ento apresentado outra vez indstria para anlise aberta por mais uma vez; o feedback recebido e as mudanas so efetuadas (verso 2).

    O grupo de tarefa GPC ento vota e o prope como padro para a administrao da GS1.

    A administrao da GS1 confirma e o esquema torna-se um padro GS1.

    10. Situao Atual do Desenvolvimento da Classificao GPC O desenvolvimento de futuros esquemas de classificao depende da demanda do mercado. Em um trabalho conjunto dentro do GSMP, Varejistas e Fabricantes desenvolvem todos os esquemas. Desde o lanamento da GPC, foram desenvolvidos os seguintes esquemas atravs do GSMP:

    Alimentos, bebidas e tabaco (FBT) FMCG No Alimento (Cuidados do beb, tratamento de beleza, cuidados e higiene pessoais,

    tratamento de sade, cuidados domsticos, artigos de tratamento e alimentos para animais de estimao)

    Segmento cruzado

    Mercadorias em geral. Artes e trabalhos manuais / audiovisual / vesturio / comunicaes / computao / calados / mveis / artigos para cozinha / instrumentos musicais / acessrios pessoais / livros / mercadorias esportivas / materiais de escritrio / brinquedos e jogos.

    Hardlines: DIY- faa voc mesmo / utenslios domsticos / automotivos

    Principais figuras no progresso da GPC at o momento:

    Tendncias projetadas 26 a 30 segmentos. 72 a 90 Famlias; 464 a 600 Classes; 5 a 9.000 Bricks; 20 a 36.000 Atributos; 40 a 70.000 Valores.

    Com nfase sobre as categorias de varejo do FMCG.

  • Entregas de esquema por fases:

    Regras e princpios atualizados e publicados

    Comprometimento de membros da subequipe

    (15 GM + 3 subequipes hardlines) Presidente(s) Conference calls, workshops

    Populao das subequipes participao insuficiente por parte da indstria

    Trs tipos de Solicitaes de Mudanas (Change Request - CRs) GPC. CRs para desenvolvimento de novos esquemas, RCs para manuteno contnua dos esquemas existentes, feedback CRs da indstria Solicitao de Servios

    11. Nova Oferta

    Mtodo projetado para suporte ao usurio. Novo modelo de negcios e oportunidade para pools de dados e MOs. uma oportunidade de desenvolver respostas uniformes globalmente, e suporte s necessidades locais. O modelo suporta educao, acesso e uso.

    Motivao de Negcios - Organizao Membro GS1 (MO) Sem custo de distribuio e/ou desenvolvimento. Os MOs podem ser os Agentes de Vendas de servios GPC para usurios no GDSN. Servios e oportunidades de traduo de valor agregado. Eles tambm podem facilitar as Solicitaes de Mudana e fornecer helpdesk a sua comunidade de usurios.

    Motivao de Negcios - Pool de Dados

    Para que usurios do GDSN possam fornecer acesso interativo atravs de interface de um usurio para facilitar a instalao do item, publicao /subscrio e pesquisa. Facilitar a Solicitao de Mudana; viabilizar a administrao da mudana ajustando a tarefa de classificao. Helpdesk.

    O que acontece com os dados no cobertos pela GPC?

    Todos os itens sero cobertos pela GPC. Novos produtos podem ser classificados como Classificao temporria (Brick nmero 99999999) at que a classificao seja definida e publicada pelo grupo de tarefa GPC.

  • O jogo completo de esquemas GPC publicado para: Alimentos, bebidas e tabaco

    FMCG No Alimento (Cuidados do beb, tratamento de beleza, cuidados e higiene pessoais, tratamento de sade, cuidados domsticos, artigos de tratamento de animais e alimentos para animais de estimao)

    Outros esquemas disponveis para anlise por parte da indstria:

    Hardlines (Faa Voc Mesmo [DIY]; utenslios domsticos, automotivos). Mercadorias em geral (roupas, calados, acessrios pessoais, comunicao, computao,

    artigos esportivos, brinquedos e jogos, artes e trabalhos manuais; mveis e fornecimento de materiais; itens de cozinha, materiais impressos e de referncia; materiais de escritrio; camping; msica; audiovisual).

    Haver um plano para migrar dos diversos sistemas de classificao para o GPC?

    Os parceiros comerciais so responsveis pela migrao de seu sistema atual de classificao para a GPC.

    Muitos pools de dados e Organizaes membros do GS1 podem dar assistncia a seus usurios na execuo desta tarefa.

    Acesso aos Esquemas de Trabalho GPC em Andamento

    HTTP//eroom.uc.council.org/eRoom/facility/AlignDataBusinessModelingGroupBMG/0_33e9b.

    Se este link no funcionar, tente o seguinte: http://eroom.uc.council.org.

    GSMP Align Data Business Requirement Group (BRG). Work Teams and Task Groups. Global Product.

    Login: guest Senha: guest

  • 12. Concluso

    Por que as classificaes so importantes? A GPC uma ferramenta poderosa e uma parte-chave da linguagem comum para facilitar as relaes comprador-vendedor. Embutida nas infra-estruturas de trabalho, ela se torna relativamente invisvel sem perder nenhum de seus poderes. Neste folheto, demonstramos que a classificao deve ser reconhecida como uma parte significativa do pacote de padro global GS1.

    De um modo geral, a GPC pode ser resumida da seguinte forma:

    Um padro global GS1 Fundamental, baseado em um conjunto de normas que descrevem o grupo de produtos ao qual um determinado produto pertence, e no o prprio produto.

    Linguagem global de negcios de classificao, mas dentro de um relacionamento comercial bilateral e multilateral, mas no necessariamente substituindo qualquer sistema de classificao local.

    Facilidade de publicao, processos de validao e subscrio como parte dos campos obrigatrios na rede Global de Sincronizao de Dados (GDSN).

    Suportes a programas de vendas/compra pesquisa de alto nvel e drill down

    Um Manual Eletrnico de cdigos e definies globais

    Seus usurios: grandes ou pequenos parceiros (fabricantes, varejistas, distribuidores), catlogos, pools de dados e o cadastro

    Observe que o PPC e UNSPSC sero alinhados

    Melhoram a qualidade de informaes do produto

    Eliminam atividades suprfluas e reduzem o custo de instalao e manuteno de itens

    Empregam anlises, uso de produtos padronizados, conduzem iniciativas de racionalizao do fornecedor

    Benchmark padres de compra contra os seus pares e as empresas concorrentes

    Executam anlises de mercado. Permitem mapear para diferentes conceitos do provedor de solues parceiros comerciais ou terceirizados, reduzindo os custos.

    Oportunidade para agrupar produtos com atributos especficos da categoria

    Possibilita a agregao de catlogos eletrnicos por grandes organizaes de compra.

    Defendemos que a chave para o futuro produzir uma classificao flexvel e globalmente adaptvel, cujos usurios tenham conscincia de suas dimenses, e que explicitamente retenha vestgios de sua construo. No melhor de todos os mundos possveis, num determinado momento, a nica boa classificao uma classificao de vida. A GPC um grande exemplo de classificao de vida.

    2009 - GS1 Brasil. Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo total ou parcial sem a prvia autorizao da GS1 Brasil, Associao Brasileira de Automao.