clipping 23 maio - São Paulo · Diário de Guarapuava FolhaPress Por Eduardo Geraque O número de...

9
SÃO PAULO, 23 DE MAIO DE 2013

Transcript of clipping 23 maio - São Paulo · Diário de Guarapuava FolhaPress Por Eduardo Geraque O número de...

Page 1: clipping 23 maio - São Paulo · Diário de Guarapuava FolhaPress Por Eduardo Geraque O número de motoristas que não fizeram a inspeção veicular em São Paulo subiu 8% no mês

SÃO PAULO, 23 DE MAIO DE 2013

Page 2: clipping 23 maio - São Paulo · Diário de Guarapuava FolhaPress Por Eduardo Geraque O número de motoristas que não fizeram a inspeção veicular em São Paulo subiu 8% no mês

Morador quer mais verde em residência

Jardins verticais permitem o cultivo de plantas em espaços menores, como em salas e varandas de apartamentos

De acordo com paisagista, a tendência é a de qualidade de vida em residência; custos devem ser avaliados

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O sonho da publicitária Tathiana Ostorero, 31, sempre foi comprar uma casa com jardim. Assim, quando ela e o marido, com medo da violência, optaram por um apartamento, procuraram uma forma de se manterem próximos à natureza.

Com a ajuda de uma paisagista, Ostorero montou um jardim vertical na varanda de seu apartamento, no Campo Belo, zona sul de São Paulo.

O projeto permite dispor vasos e plantas em espaços pequenos, apoiados nas paredes. "Eu cresci em fazenda, sempre fui muito ligada a planta, mato, bicho", afirma a publicitária.

Desde então, cuidar do pequeno jardim tornou-se seu "hobbie" e a varanda do apartamento passou a ser um dos cômodos onde ela e o marido passam mais tempo.

Page 3: clipping 23 maio - São Paulo · Diário de Guarapuava FolhaPress Por Eduardo Geraque O número de motoristas que não fizeram a inspeção veicular em São Paulo subiu 8% no mês

O caso de Ostorero enquadra-se em uma nova tendência de projetos residenciais, que é a da busca de mais qualidade de vida no lar, afirma o paisagista Benedito Abbud.

INTIMISTA

"A gente procura fazer locais mais intimistas", diz Abbud. A ideia é criar espaços de convivência, estimulando conversas entre os membros de uma família, por exemplo. Mas também salas reservadas, que permitam um tempo de meditação ou reflexão pessoal.

"O ambiente ficou mais saudável. Traz um ar diferente, uma proximidade do mato", diz Ostorero.

TEMPERATURAS

A paisagista Patrícia Maia, autora do projeto, afirma que o jardim vertical também melhora o conforto térmico do ambiente. A concepção do projeto foi feita para ambientes menores, cada vez mais comuns nos centros urbanos.

A instalação de um metro quadrado desse tipo de jardim sai por volta de R$ 150 na capital paulista.

Já Abbud, em seus projetos, procura utilizar espécies nativas e frutíferas, para atrair pássaros. No Rio, foi responsável pelo paisagismo do condomínio Cidade Jardim, na Barra da Tijuca, que tem praças e ruas arborizadas e um cinturão verde que envolve o empreendimento. Além disso, a água da chuva é armazenada e reaproveitada para regar plantas.

CUIDADOS

Milton Figueiredo, presidente do grupo Sustentax, consultoria em sustentabilidade em construções, afirma que o empreendimento deve observar os custos operacionais desse tipo de ação.

Muitas vezes, afirma Figueiredo, a manutenção dos equipamentos --como painéis de energia solar-- é cara e eles acabam sendo desligados, o que representa uma perda do investimento feito.

O problema, de acordo com o especialista, ocorre porque a administração de prédios residenciais não costuma ser profissionalizada e não está preparada para fazer o planejamento financeiro desses projetos.

Figueiredo diz que só há benefícios se os projetos forem mantidos adequadamente ao longo do tempo. (CR)

Page 4: clipping 23 maio - São Paulo · Diário de Guarapuava FolhaPress Por Eduardo Geraque O número de motoristas que não fizeram a inspeção veicular em São Paulo subiu 8% no mês

Aumenta o número de motoristas que deixam de fazer a inspeção veicular

Diário de Guarapuava FolhaPress

Por Eduardo Geraque

O número de motoristas que não fizeram a inspeção veicular em São Paulo subiu 8% no mês de abril, se comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Controlar, concessionária do serviço público, o aumento da evasão pode estar relacionado com a confusão que existe ao redor do programa. O que estaria desestimulando os donos de carro a fazerem a inspeção de seus veículos.

O embate administrativo entre a Prefeitura de São Paulo e a empresa começou há 15 dias. A gestão Haddad (PT) enviou um ofício à Controlar dizendo que o contrato de prestação de serviço havia terminado. Ontem, conforme a reportagem apurou, a concessionária enviou sua defesa à prefeitura, discordando totalmente do cálculo do poder público.

Todo o imbróglio administrativo gira ao redor do início do contrato da inspeção. A atual gestão começou a contar o período do acordo em 1997. Mesmo ele tendo sido interrompido pela Justiça várias vezes, o entendimento é que o prazo de 10 anos acabou agora, neste ano. Mas, o departamento jurídico da Controlar, calçado em vários documentos, tem uma outra leitura dos fatos.

A ordem de serviço para o início de operação, segundo eles, é de 2008, portanto, o contrato só terminaria em 2018, para a empresa. Além disso, durante a gestão Kassab, encerrada em dezembro, todos os documentos oficiais da secretaria do Verde e do Meio Ambiente, pasta responsável pela inspeção na prefeitura, sempre determinaram o fim do contrato como sendo em 2018.

A discussão sobre o fim ou não do contrato é apenas o primeiro round entre a prefeitura e a Controlar. Existem outros questionamentos que serão feitos pela prefeitura no futuro. Como possível irregularidade na integralização do capital da empresa e a proibição de contratar, por ter sido condenada, em segunda instância, por improbidade administrativa.

Page 5: clipping 23 maio - São Paulo · Diário de Guarapuava FolhaPress Por Eduardo Geraque O número de motoristas que não fizeram a inspeção veicular em São Paulo subiu 8% no mês

Mudanças A prefeitura, em nota, reitera que todos devem continuar fazendo a inspeção veicular normalmente.

E que as regras para devolução da taxa de R$ 47,44 deste ano, apenas para os veículos aprovados, ainda não tem data para serem divulgadas. A partir do ano que vem, pagarão a taxa apenas os veículos reprovados e aqueles emplacados fora da cidade de São Paulo. As mudanças na inspeção foram aprovadas pelos vereadores em março e foram sancionadas pelo prefeito.

O projeto de nova inspeção também prevê que, a partir de 2014, veículos com até três anos de fabricação não precisam fazer a inspeção. Já aqueles com idade entre quatro e nove anos terão vistoria a cada dois anos.

A partir de dez anos de fabricação, e todos os veículos movidos a diesel (independente do ano), terão de passar por inspeção todos os anos.

Page 6: clipping 23 maio - São Paulo · Diário de Guarapuava FolhaPress Por Eduardo Geraque O número de motoristas que não fizeram a inspeção veicular em São Paulo subiu 8% no mês

Viva a Mata promove oficina e passeio ciclístico neste sábado

O Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica trará na sua programação o debate sobre o uso consciente da bicicleta e a segurança aos ciclistas. Para isto, o Instituto Aromeiazero e a Escola Bike Anjo (EBA) realizarão oficinas de arte e de aprendizado para pedalar, além de um passeio ciclístico. Haverá ainda exposições de parceiros do Instituto, como o projeto de fotos de ciclistas Transite e das peças da Alforjaria. Organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, o Viva a Mata acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio, das 9h às 18h, no auditório do MAM e na Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

No dia 25/05, das 9h às 12h, a Escola Bike Anjo realizará um passeio ciclístico para um grupo de no máximo 40 pessoas, visando a interação delas com pontos turísticos do Parque Ibirapuera. Os interessados em participar devem se encontrar em frente ao caminhão do projeto A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante, da SOS Mata Atlântica, que estará estacionado na Marquise do Parque Ibirapuera para preencher uma ficha de inscrição e deverão lembrar de levar os equipamentos de segurança, como capacete, luva e sinalizadores (luzes na frente e atrás, ou refletor) que serão de uso obrigatório. Ainda no sábado (25/5), das 15h às 18h, a organização realizará uma oficina interativa que propõe a reunião de adultos e crianças com voluntários, que passarão

Page 7: clipping 23 maio - São Paulo · Diário de Guarapuava FolhaPress Por Eduardo Geraque O número de motoristas que não fizeram a inspeção veicular em São Paulo subiu 8% no mês

orientações sobre suas primeiras pedaladas e dicas para fazer isso de maneira fácil e descontraída.

No dia 26/05 , o Instituto Aromeiazero realizará a mostra e oficina interativa Bike Arte. Trata-se de uma exposição de arte voltada para temas relacionados à bicicleta. Fotografias, esculturas, quadros e intervenções de estilização de bicicletas fazem parte da programação do evento, que promove novos artistas paulistanos. A iniciativa tem como objetivo utilizar a arte como meio para tratar da mobilidade e cidades sustentáveis.

Veja a programação completa do Viva a Mata, outros detalhes e se agende, aqui: http://www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/edicao-2013/.

Page 8: clipping 23 maio - São Paulo · Diário de Guarapuava FolhaPress Por Eduardo Geraque O número de motoristas que não fizeram a inspeção veicular em São Paulo subiu 8% no mês

Conhece a Árvore da Participação? É uma árvore em pleno jardim do Principe Real, onde os cidadãos são convidados a deixar propostas para melhorar a vida na cidade. Uma verdadeira incubadora de ideias plantada para estimular a cidadania participativa, com propostas de intervenções a realizar pelo município.

Em cada santo de papel, cada cidadão é convidado a escrever o que lhe vai na alma sobre a cidade, com propostas que, depois de analisadas, passam a projetos sujeitos a votação numa assembleia participativa um pouco diferente do habitual.

A vereadora Graça Fonseca, que entre outros pelouros é responsável pela descentralização, garante que as ideias escritas não são palavras ao vento no jardim e que contam mesmo para o executivo camarário.

Preços de habitação mais baixos ou a construção de um polo cultural no antigo hospital do Desterro são algumas das propostas penduradas por um fio na magnólia das ideias.

TSF/João Alexandre

Árvore da Participação, Principe Real

A Árvore da Participação vai estar no Príncipe Real, em Lisboa, até dia 16 de junho, num espaço onde já é possível respirar muitas ideias.

Page 9: clipping 23 maio - São Paulo · Diário de Guarapuava FolhaPress Por Eduardo Geraque O número de motoristas que não fizeram a inspeção veicular em São Paulo subiu 8% no mês