Clipping do Varejo 18072011

11
Clipping do Varejo

Transcript of Clipping do Varejo 18072011

Page 1: Clipping do Varejo 18072011

Clipping do Varejo

Page 2: Clipping do Varejo 18072011

Caros LeitoresCaros Leitores,

Anotem por favor:- Os Programas de Extensão em Varejo começam no dia 12 de setembro! São 4 programas, sendo 3 novos. São eles:

1 - E-Commerce (30hs): já tradicional em seu 3o. ano, tem nova turma prevista as 4as’Fs. Programa atualizado!2 - Shopper Marketing (30hs), novo! Será oferecido `as 2as’Fs. Novidade para o pessoal de Trade!3 - Marketing para Franquias (30hs), novo! Oferecido `as 4as’Fs. Para todos que querem crescer com o formato de franquias.4 - Avançado em Varejo (90hs), novo! Oferecido `as 2as e 4as’Fs. Serão 30 hs de Compras e Negociações, 30hs de Marketing de Varejo e outras 30hs de Operações, incluindo Pessoas e Finanças:

- Imperdível!

Em breve, mais detalhes sobre cada um dos nossos programas de extensão em varejo.Obs.: também oferecidos como programas fechados para empresas.

Abraços e boa leitura!Prof. Ricardo Pastore

Ricardo Pastore, Prof. Msc

Coordenador do Núcleo de

Estudos do Varejo - ESPM

Page 3: Clipping do Varejo 18072011

Super & Hiper

Coop quer elevar em 15% vendas de produtos para dia dos pais Nesta semana, a Coop (Cooperativa de Consumo) iniciou a campanha direcionada as vendas para o Dia dos Pais. Batizada de “Pai é para essas coisas”, a ação acontecerá até o dia 14 de agosto nos setores de Bazar, Eletro e Confecção.De acordo com o gerenciador de produtos da Coop, Franz Zimmerhansl, a expectativa é elevar em 15% o fornecimento de produtos dessas categorias. “Durante o período da campanha haverá tablóide exclusivo com diversas sugestões de presentes. Nos setores de Eletro, Confecção e Bazar, o cooperado poderá pagar suas aquisições em até 18 parcelas fixas ou em 12 vezes sem juros com o cartão private label Coop Fácil”, explica Zimmerhansl.Pelo segundo ano consecutivo, a Coop utilizará também na Campanha do Dia dos Pais, personagens reais de cooperados com seus filhos.(Supermercado Moderno – 15/07/2011)

Page 4: Clipping do Varejo 18072011

Super & Hiperpresidente do Walmart Brasil afirma que Carrefour pode ser uma oportunidade Após o fracasso entre a fusão do Pão de Açúcar com o Carrefour, a bola da vez é o Walmart. Diante das especulações de que a varejista norte-americana poderá assumir as operações brasileiras do Carrefour, o presidente do Walmart no Brasil, Marcos Samaha, disse quinta-feira, dia 15, que uma eventual proposta de aquisição só pode ser feita por meio da matriz dos Estados Unidos. Ele afirmou ainda que não prevê compras no mercado nacional em 2011, mas que oportunidades poderão ser analisadas.Samaha disse que a rede fez duas aquisições entre 2004 e 2005 muito bem calculadas e estruturadas. “Para valer a pena, tem de agregar valor suficiente. Outras compras desse tipo podem ser estudadas no futuro”, observou. Com a rede francesa, o Walmart se tornaria líder no mercado de varejo no Brasil. Mas, certamente, a operação enfrentaria forte resistência nos órgãos de defesa da concorrência, devido à concentração do setor.(Correio Braziliense – 15/07/2011)

Page 5: Clipping do Varejo 18072011

Vai viajar?Aproveite para passar na livraria LASELVA de qualquer aeroporto do Brasil e compre o 1º livro mundial sobre“Marcas Próprias”.O livro é do professor da ESPM, Roberto Nascimento, que conta sua experiência sobre o assunto como Diretor e fundador da maior empresa de Varejo do mundo, o Walmart.“Gestão Estratégica de Marcas Próprias” mostra técnicas de negociação, branding, controle de qualidade, precificação, merchandising, design, planejamento, endomarketing, hábitos e comportamento do consumidor, entre outros temas relevantes e curiosos. Aproveite e boa viagem!

Informações sobre o livro, acesse http://www.brasport.com.br/index.php?dispatch=products.view&product_id=125.

Mas, quem não for viajar, aproveite o curso de férias da ESPM, com o mesmo nome do livro, que será ministrado pelo autor e professor Roberto.Inscrições: http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Cursos/Pages/DetalheCurso.aspx?codCurso=131&Ferias=1&CodUnidade=1&NivelEnsino=6.

Page 6: Clipping do Varejo 18072011

Mercado

Cade diz que fusão entre sadia e perdigão não está garantida Apesar de ter sido o grande articulador do acordo promovido entre o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a BRF, que garantiu a manutenção da fusão das empresas Sadia e Perdigão, o conselheiro Ricardo Ruiz reconhece que só saberá se a decisão tomada na quarta-feira, dia 13, foi a correta dentro de alguns meses. Para o conselheiro agora é que começa um período crítico: garantir que as exigências sejam cumpridas. Ruiz é claro ao afirmar que a decisão será revertida se BRF descumprir o que está no acordo.E pelo acordo, costurado ao longo dos últimos 30 dias, a BRF terá que vender um pacote de ativos que inclui 12 marcas menores, dez fábricas, oito centros de distribuição, quatro abatedouros, quatro fábricas de ração, 12 granjas de matrizes de frangos e dois incubatórios de aves. Para Ruiz, a grande preocupação é saber se todos esses negócios serão transferidos para alguém com capacidade para se tornar um vice-líder de verdade nesse mercado.(O Estado de São Paulo – 15/07/2011)

Page 7: Clipping do Varejo 18072011

Mercado

Cade vai suspender de forma temporária a fusão gol/WeBjet O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deverá determinar que a Gol e a Webjet assinem um acordo para garantir que as operações das duas empresas sejam mantidas separadas até a análise da fusão. Segundo a Folha apurou, pelo tamanho do negócio e pela exígua quantidade de concorrentes, a tendência é que o conselho exija a assinatura de um Apro (Acordo de Preservação da Reversibilidade da Operação).Esse tipo de acordo é firmado em operações que incluem empresas com grande participação de mercado. Foi feito, por exemplo, na compra da Sadia pela Perdigão. O documento é a forma de o conselho manter as duas empresas funcionando separadamente até a análise final. No caso Gol/Webjet, a preocupação do Cade é com os slots (horários e locais para pouso e decolagem), ativos concorridos nos principais aeroportos do país. A incorporação dos slots da Webjet poderá dar um grande poder de mercado para a Gol.O negócio foi anunciado na última sexta. Endividada, mesmo valendo R$ 310,7 milhões a Webjet foi vendida a R$ 96 milhões. A Gol passaria a ter 40,55% do mercado, ante 44,43% da TAM.(FolhaOnline – 15/07/11)

Page 8: Clipping do Varejo 18072011

Sustentabilidadepopulação do rj deixa de Consumir 600 milhões de saColas plástiCas após um ano de lei Em um ano de vigência da Lei 5.502/09, que desestimula o uso de sacolas plásticas no estado (sem proibir), a população fluminense deixou de consumir 600 milhões de sacolas - número que representa redução de cerca de 25% em relação as 2,4 bilhões de sacolas que eram distribuídas anualmente.Os dados foram levantados pela Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e divulgados nesta sexta-feira, 15 de julho, pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, que ficou satisfeito com o resultado. No entanto, ele ressaltou que é preciso intensificar a campanha e criar novas ações para estimular o consumo consciente da população fluminense.O secretário visitou alguns supermercados na capital para ver se os estabelecimentos estão cumprindo a lei e dando o desconto de 3 centavos por sacola não utilizada, viabilizando alternativas e informando com cartazes sobre o desconto e os males ao meio ambiente que esse tipo de embalagem traz. Durante a operação foram entregues também folhetos para incentivar a sociedade a mudar de comportamento. Para o presidente da Asserj, Aylton M. Fornari, a lei vingou.(EcoD - 16/07/2011)

Page 9: Clipping do Varejo 18072011

Canal Farma

venda de antiBiótiCos despenCa

A exigência de receita médica para a compra de antibióticos no Brasil reduziu significantemente os volumes de venda desses medicamentos entre dezembro e maio. A queda é da ordem de 27%, considerando a média mensal comparada a novembro, último mês antes da entrada em vigor da medida da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que aconteceu no dia 28 daquele mês. O levantamento foi feito pelo Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo), com base nos 50 principais antibióticos consumidos no país.(Valor Econômico – 15/07/2011)

sandoz e medley se unem na distriBuição A Sandoz, controlada pela suíça Novartis, fechou um acordo comercial com a Medley, que pertence à francesa Sanofi-Aventis, no segmento de antibióticos no Brasil, em que a Medley passa a fazer a distribuição de oito medicamentos (em 21 apresentações) da multinacional em todo o país. Esse acordo, que passou a vigorar no fim de junho, faz parte da estratégia de crescimento da Sandoz no Brasil, de acordo com comunicado da empresa. A Sandoz ressaltou ainda que todos os antibióticos que fazem parte desse tratado continuam sendo produzidos pela companhia.(Valor Econômico – 15/07/2011)

Page 10: Clipping do Varejo 18072011

Marketing Mix

itauteC destaCa produtos no ponto de venda A Itautec quer estreitar os laços com os parceiros do trade. Para isso, a empresa desenvolveu modelos de ilhas e estantes que reforçam a presença da marca nos pontos de venda. A iniciativa dá mais destaque aos notebooks da Itautec e pretende aumentar as vendas destes produtos. Outra intenção da empresa é proporcionar uma experiência diferenciada aos consumidores com a marca. O primeiro parceiro a receber as peças criadas pela Átomo Comunicação foi o Magazine Luiza. Até o fim de 2011, o projeto será ampliado para outras redes que comercializam produtos da Itautec. (Mundo do Marketing - 12/07/2011)

Page 11: Clipping do Varejo 18072011

Este informativo é destinado à comunidade de

interesse sobre varejo, formada por alunos, ex

alunos, professores e funcionários de empresas

parceiras do Retail Lab, o laboratório de Varejo

do Núcleo de Estudos de Varejo da ESPM.

Produzido por:

João do Carmo

Tatiana Fagundes

Coordenação:

Prof. Ricardo Pastore

18/07/2011