CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

54

description

Clipping de notícias selecionadas com assuntos sobre CT&I no Estado do Amazonas.

Transcript of CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Page 1: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013
Page 2: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – D24Am Editoria: Pag: Assunto: Em Manaus, programa de formação em Engenharia certifica 60 jovens

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Em Manaus, programa de formação em Engenharia certifica 60 jovens17 Dez 2013 . 21:54 h . Redação . [email protected]

Os programas têm por finalidade suscitar talentos para as áreas de exatas e favorecer o surgimento de profissionais de referência em engenharias e no segmento das tecnologias da informação

Manaus - Um grupo de 60 jovens, estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual foi certificados, nesta terça-feira, pelos programas estratégicos de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias) e de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI).

Os programas têm por finalidade suscitar talentos para as áreas de exatas e favorecer o surgimento de profissionais de referência em engenharias e no segmento das tecnologias da informação (TI).

Os 60 estudantes que receberam a certificação representam a primeira turma de formandos dos dois cursos, que abrirão vagas para a participação de novos alunos em 2014, conforme anunciado pela diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão. “Os programas terão continuidade e serão aprimorados. O governo do Estado já está trabalhando na formatação do novo edital de seleção e já destinou 2 milhões de reais para o desenvolvimento das futuras atividades”, anunciou Maria Olívia Simão.

Sim

Não

Sim Não

Page 3: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Durante a cerimônia de certificação, a diretora-presidente da Fapeam destacou a motivação e a perseverança dos estudantes em concluir os trabalhos. “Colocamos em prática este projeto-piloto que foi muito bem sucedido em sua primeira etapa de desenvolvimento. Recebendo um acompanhamento especializado, a participação no Pró-Engenharias e no RH-TI faz de cada um dos participantes um diferencial para o ingresso no Ensino Superior e, futuramente, para a inserção no mercado”, disse Maria Olívia.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Odenildo Sena, destacou o caráter inovador dos programas estaduais e parabenizou os primeiros formandos. “Há de se destacar que esta experiência é inédita no Brasil e posiciona o Amazonas como Estado precursor no fomento ao surgimento de engenheiros e profissionais de TI”, afirmou.

http://www.d24am.com/noticias/tecnologia/em-manaus-programa-de-formacao-em-engenharia-certifica-60-jovens/102543

Page 4: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Seduc Editoria: Pag: Assunto: Governo do Estado certifica a primeira turma de estudantes beneficiados

pelos programas “Pró-Engenharias” e “RH-TI”

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Governo do Estado certifica a primeira turma de estudantes beneficiados pelos programas “Pró-Engenharias” e “RH-TI”16:20 - 17/12/2013IMG_4853

Um grupo de 60 jovens, estudantes do ensino médio da rede pública estadual foi certificados, nesta terça-feira (17) pelos programas estratégicos de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias) e de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI).

Oportunizados pelo Governo do Estado de forma inédita no Brasil e sendo coordenados conjuntamente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), os dois programas têm por finalidade suscitar talentos para as áreas de exatas e favorecer o surgimento de profissionais de referência em engenharias e no segmento das tecnologias da informação (TI).

Os 60 estudantes que receberam a certificação representam a primeira turma de formandos dos dois cursos, que abrirão vagas para a participação de novos alunos em 2014, conforme anunciado pela diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão. “Os programas terão continuidade e serão aprimorados. O Governo do Estado já está trabalhando na formatação do novo edital de seleção e já destinou dois milhões de reais para o desenvolvimento das futuras atividades”, anunciou Maria Olívia Simão.Programas beneficiaram 60 estudantes da rede pública estadual no biênio 2012-2013.

Sim

Não

Sim Não

Page 5: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Programas beneficiaram 60 estudantes da rede pública estadual no biênio 2012-2013.

Durante a cerimônia de certificação, a diretora-presidente da Fapeam destacou a motivação e a perseverança dos estudantes em concluir os trabalhos. “Colocamos em prática este projeto-piloto que foi muito bem sucedido em sua primeira etapa de desenvolvimento. Recebendo um acompanhamento especializado, a participação no Pró-Engenharias e no RH-TI faz de cada um dos participantes um diferencial para o ingresso no ensino superior e, futuramente, para a inserção no mercado”, apontou Maria Olívia.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Odenildo Sena, destacou o caráter inovador dos programas estaduais e parabenizou os primeiros formandos. “Há de se destacar que esta experiência é inédita no Brasil e posiciona o Amazonas como Estado precursor no fomento ao surgimento de engenheiros e profissionais de TI”, destacou o secretário.

Odenildo Sena citou também que, por meio dos dois programas, o Estado do Amazonas aponta uma solução para o que ele chama de ‘crise’ brasileira. “É notável o déficit de engenheiros. Com os dois programas, o Amazonas faz frente a esse desafio”, mencionou o secretário.

A secretária adjunta Pedagógica da Seduc, Magaly Portela Régis, parabenizou os 60 estudantes que concluíram os programas e os motivou a dar continuidade aos estudos. “Parabenizamos a todos e enfatizamos que ainda há uma longa jornada para ser seguida por cada um. Integrando a primeira turma dos dois programas, vocês foram privilegiados e cabe a cada um colocar em prática, agora no ensino superior, as orientações recebidas pela equipe técnica que os acompanhou”, apontou Magaly Régis.

Aprendizado

Bianca Gomes é estudante do Colégio Amazonense Dom Pedro II e conclui a formação em RH-TI. Satisfeita com o aprendizado adquirido, a jovem revela que pretende dar continuidade aos estudos e ingressar no ensino superior. “Participando do programa crescei muito, como estudante e como pessoa. Confesso que não tinha muito interesse pela área (de exatas), mas a formação ampliou minhas perspectivas e hoje pretendo ingressar no ensino superior e buscar uma maior qualificação”, mencionou.Formanda Bianca Gomes recebeu o certificado das mãos da secretária adjunta Pedagógica da Seduc, Magaly Régis.

Formanda Bianca Gomes recebeu o certificado das mãos da secretária adjunta Pedagógica da Seduc, Magaly Régis.

Para Sandro de Oliveira, que é aluno da escola estadual Francisco das Chagas Albuquerque e concluiu o Pró-Engenharias, a certificação é só o ‘primeiro passo’ de uma jornada que terá continuidade. “O certificado que hoje recebemos é apenas o começo. Estamos motivados e temos pela frente: faculdade, mestrado e doutorado. Os frutos, com certeza, colheremos em um futuro próximo”, disse Sandro.Formando Sandro de Oliveira e secretário de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena.

Formando Sandro de Oliveira e secretário de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena.

Pioneirismo

Lançados de forma pioneira no país, os programas Pró-Engenharias e RH-TI asseguraram aos

Page 6: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

estudantes um acompanhamento especializado.

Participando dos programas, desenvolvidos no espaço do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), os alunos contaram com uma equipe de professores, responsáveis por ministrar os conteúdos programados, esclarecer dúvidas, acompanhar pedagogicamente o desenvolvimento das ações e desenvolver projetos em prol do aprendizado.

Inseridos nos programas, cada um dos 60 estudantes recebeu um netbook, uniformes, tiveram acesso a refeições diárias e também a uma bolsa de incentivo, mensal, no valor de R$ 196,00.

Os jovens que participantes foram selecionados tendo como base as maiores médias obtidas no Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Conforme a coordenação de ambos os programas, logo que ingressaram no ensino superior, os estudantes que integraram o Pró-Engenharias e o RH-TI continuarão sendo assessorados pela equipe e também receberão, ao longo da graduação, uma bolsa de estudo associada a atividades de pesquisa.

http://www.educacao.am.gov.br/2013/12/governo-do-estado-certifica-a-primeira-turma-de-estudantes-beneficiados-pelos-programas-pro-engenharias-e-rh-ti/

Page 7: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – G1.Globo Editoria: Pag: Assunto: Pesquisadores da USP criam raio X digital que reduz a radição em até 80%

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Pesquisadores da USP criam raio X digital que reduz a radição em até 80%Equipamento foi desenvolvido para o uso em consultórios odontológicos.Qualidade das imagens geradas é melhor e auxilia trabalho dos dentistas.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, desenvolveram o protótipo do primeiro raio X digital com tecnologia totalmente brasileira. O aparelho melhora a qualidade das radiografias e reduz a radiação em até 80%. O equipamento foi desenvolvido para uso em consultórios odontológicos e deve entrar no mercado em 2016.

Dentista há 16 anos, Julio Cesar Pedro sempre se preocupou com a permanência excessiva de radiação. Ele segue a risca todas as normas de segurança. “Pode causar problemas de articulação, ósseos, na pele. Essa radiação é cumulativa e pode ser perigosa”, afirmou.

Pensando em diminuir a radiação, uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Física da USP desenvolveu um protótipo de raio X digital, após 18 meses de trabalho. “Os métodos tradicionais de radiologia terão que ser substituídos por essa tecnologia nova, por questões deProteção ambiental, facilidade, preço e disponibilidade”, disse o pesquisador da USP Vanderlei Bagnato.A universidade ficou responsável pela ótica mecânica e o Instituto de Pesquisa do Ceará, o Atlântico, desenvolveu os componentes eletrônicos e o programa de processamento. Um chip é fixado em uma placa, onde a imagem é gravada. O raio X é acionado e, sem seguida, a placa é colocada no equipamento e o resultado vai para a tela do computador. Os detalhes são nítidos. “Ela tem uma resolução muito maior, eu posso ver detalhes que eu não veria no convencional”, afirmou

Sim

Não

Sim Não

Page 8: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Bagnato.Aparelho de raio X digital da USP São Carlos melhora a qualidade das radiografias e reduz a radiação em até 80% (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)Aparelho de raio X digital melhora a qualidade ereduz a radiação (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)

O equipamento para capturar a imagem é o mesmo usado atualmente nos consultórios odontológicos. A principal vantagem é que a nova tecnologia reduz os níveis de radiação entre 50% e 80%. Isso pode diminuir o risco de exposição não só para os profissionais da área da saúde, mas também para pacientes.

O raio X digital usado atualmente nos consultórios do país é importado. Há um ano, a dentista Claudia Soares comprou o equipamento de um fabricante americano. Ela eliminou os produtos químicos usados na revelação e está feliz com os resultados. “Consigo ver coisas que na radiografia normal a gente não consegue. Ela é muito pequena e às vezes precisa de lupa. Com o raio x digital eu vejo na hora. Consigo ampliar alguma lesão, anatomia dentro do canal, que eu não conseguiria ver no raio x normal”, afirmou.

O protótipo desenvolvido na USP só deve chegar ao mercado em 2016. O próximo passo é desenvolver um aparelho para ser usado na área de ortopedia. Os pesquisadores também querem que a tecnologia chegue rapidamente à rede pública de saúde.

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/12/pesquisa-da-usp-cria-raio-x-digital-que-reduz-radicao-em-ate-80-sao-carlos.html

Page 9: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Estudos e resultados serão apresentados no Fórum de Gestores

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Estudos e resultados serão apresentados no Fórum de GestoresCIÊNCIAEMPAUTA, POR MARLÚCIA SEIXASPostado em 17/12/2013Uma apresentação sobre o mercado de trabalho dos engenheiros na Região Norte e um estudo de caracterização das incubadoras de empresas do Amazonas serão apresentados durante a 9ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa.

As duas pesquisas foram realizadas pelo Departamento de Relações Interinstitucionais e Indicadores de CT&I (DIN), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e, agora, começam a ser disponibilizadas também na versão impressa, na série intitulada Cadernos de CT&I Amazonas.

A primeira edição foi lançada no último dia 05, no Fórum de Inovação, e tratou da caracterização das incubadoras. O lançamento da próxima edição, sobre a empregabilidade dos mestres na Região Norte, está previsto para janeiro.

Ainda no campo das engenharias, durante o Fórum também será apresentado o artigo “Programa estratégico da indução à formação de recursos humanos em engenharias no Amazonas Pró-Engenharias”. O trabalho foi desenvolvido pelo coordenador do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Engenharias (Pró-Engenharias), Disney Douglas, em parceria com as coautoras Rosângela Fernandes e Cristiane Lima, pedagogas participantes do processo de formação dos alunos.

PRÓ-ENGENHARIAS

Sim

Não

Sim Não

Page 10: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

O Pró-Engenharias é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da SECTI-AM, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O objetivo é desenvolver as engenharias a partir do estímulo ao ingresso em cursos da área de Exatas. O programa é direcionado a estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Os alunos que fazem parte do Pró-Engenharias participam de diversas atividades extracurriculares como visitas técnicas, palestras, oficinas e grupos de estudo.

No período de 25 a 27 de novembro, um grupo composto por professores e alunos visitou cinco instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação no Estado de São Paulo: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Catavento Cultural e Educacional; Museu da Língua Portuguesa; Universidade de São Paulo (USP) e Aquário de São Paulo.As redes fito visam articular parcerias no campo da biodiversidade brasileira. Foto: reprodução

As redes fito visam articular parcerias no campo da biodiversidade brasileira. Foto: Reprodução

REDES FITO

Com o intuito de promover a Rede Fito Amazônia, Fabiana Frickmann, do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) da Fiocruz apresentará uma palestra sobre o funcionamento das redes de fitoterápicos, bem como tratará da importância de parcerias para garantir o acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos no País.

As redes fito atuam com o objetivo de articular com diversos segmentos a formação de parcerias no campo da biodiversidade brasileira, de acordo com os biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata atlântica e Pampa.

A reunião ordinária do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa será realizada na próxima quarta-feira (18), a partir das 14h no auditório da Faculdade La Salle, à avenida Dom Pedro, 1.151, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus.

Acesse a programação completa aqui.

CIÊNCIAemPAUTA, por Marlúcia Seixas

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/12/estudos-propostas-e-resultados-serao-apresentados-na-ultima-reuniao-de-2013-do-forum-de-gestores/

Page 11: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Ministros lançam edital do Plano Inova Telecom

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Ministros lançam edital do Plano Inova TelecomPostado em 17/12/2013Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, das Comunicações, Paulo Bernardo, e da Saúde, Alexandre Padilha, lançam nesta quarta-feira (18), o edital do Plano Inova Telecom. O evento ocorre às 13h30, no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), na Rodovia Dom Pedro I (SP-65), em Campinas (SP).

Voltado para operadoras e fornecedores do setor de telecomunicações, o programa vai apoiar projetos nas áreas temáticas de comunicações ópticas, comunicações digitais sem fio; redes de transporte de dados; comunicações estratégicas e telessaúde.

Os recursos serão destinados por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério da Saúde.

O Inova Telecom integra o Plano Inova Empresa, lançado pelo Governo Federal em março com um total de R$ 32,9 bilhões para 2013 e 2014.

Fonte: Finep

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/12/ministros-lancam-edital-do-plano-inova-telecom/

Sim

Não

Sim Não

Page 12: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Mercúrio encolheu quatro vezes mais do que pensavam os cientistas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Mercúrio encolheu quatro vezes mais do que pensavam os cientistasPostado em 18/12/2013Mercúrio, o planeta do Sistema Solar que está mais próximo do Sol, vem encolhendo a uma intensidade que surpreende cientistas. O fato é tema de pesquisa desenvolvida pelo Instituto para Ciência Carnegie, de Washington (DC), Estados Unidos.

Astrônomos envolvidos na pesquisa afirmam que o encolhimento do planeta é da ordem de 11,4 quilômetros em seu diâmetro, e que ele teria diminuído desde a criação do Sistema Solar, 4,5 bilhões de anos atrás.

Dados de pesquisas anteriores apontavam um encolhimento em apenas dois ou três quilômetros em seu diâmetro.

O encolhimento pode ser identificado a partir da observação do relevo de Mercúrio, repleto de longas fileiras de montanhas curvilíneas. Vistas de cima, essas montanhas tornam o planeta similar a uma maçã em processo de apodrecimento, com “rugas” em sua superfície.

O estudo identificou que há mais dessas montanhas do que se imaginava anteriormente, um indicativo de que o encolhimento do planeta ocorre de forma mais intensa do que se pensava.MASSA COBERTA POR LENÇOL

O encolhimento, de acordo com os pesquisadores, ocorre devido à composição pouco usual do planeta, descrito pelo astrônomo Paul Byrne, envolvido no estudo, como “uma massa de núcleo flutuando no espaço coberta apenas por um fino lençol”.

Sim

Não

Sim Não

Page 13: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

O esfriamento da superfície do planeta (algo que ocorre mesmo com ele próximo do Sol) é que provoca o surgimento dessas “rugas” em sua superfície e, consequentemente, seu encolhimento em relação a suas medidas originais.

O estudo usou dados obtidos pelo equipamento Messenger, da Agência Espacial Norte Americana (Nasa), que desde 2004 orbita o Mercúrio, fotografando e fazendo medições de sua topografia.

Fonte: UOL

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/12/mercurio-encolheu-quatro-vezes-mais-do-que-pensavam-os-cientistas/

Page 14: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Cientistas brasileiros isolam neurotoxina da carambola

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Cientistas brasileiros isolam neurotoxina da carambolaPostado em 17/12/2013Cientistas brasileiros conseguiram isolar e caracterizar uma neurotoxina presente na carambola, que atua no sistema nervoso quando não filtrada pelo rim. A neurotoxina recebeu o nome de caramboxina.

O trabalho, que mereceu a capa da revista científica Angewandte Chemie International, foi publicado por pesquisadores da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, ambas da USP.

“Se uma pessoa sadia ingere a carambola, a toxina é absorvida pela digestão, filtrada pelo rim e eliminada na urina. Mas em pacientes com problemas renais, como o funcionamento do rim está comprometido, a toxina, que é um aminoácido modificado, cai na corrente sanguínea,” explica o professor Norberto Peporine Lopes.

Se chegar à corrente sanguínea, a caramboxina liga-se a receptores do sistema nervoso central “e inicia uma sequência de eventos que incluem soluços, confusão mental, agitação psicomotora, convulsões e até a morte“, explica Norberto.

Segundo o pesquisador, mesmo pessoas sem histórico de problemas renais devem consumir a fruta moderadamente, já que a carambola possui também ácido oxálico, que pode causar cálculos renais.

A eventual intoxicação com a carambola é tratada com bastante sucesso com hemodiálise se o

Sim

Não

Sim Não

Page 15: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

diagnóstico for precoce.

Quanto à neurotoxina caramboxina, sua concentração na fruta é bastante baixa. Para conseguir 0,3 miligrama da substância foram necessários 20 quilos de carambolas, colhidas de árvores que não passaram por tratamentos com pesticidas.

Os pesquisadores também confirmaram que a neurotoxina sofre degradação quando misturada e conservada por um longo período em água.

Fonte: Agência USP

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/12/cientistas-brasileiros-isolam-neurotoxina-da-carambola/

Page 16: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Finep e Espanha renovam acordo de cooperação tecnológica

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Finep e Espanha renovam acordo de cooperação tecnológicaPostado em 17/12/2013Uma parceria de cooperação tecnológica de mais de 15 anos será mantida por ainda mais tempo entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), da Espanha.

A assinatura da renovação aconteceu na última quinta-feira (12), em São Paulo (SP). O protocolo vai promover a inovação nas empresas, centros tecnológicos e universidades das duas nações, além do intercâmbio de conhecimento entre as instituições.

Tanto a Finep quanto o CDTI firmaram intenções para financiar organizações que desenvolvam projetos de interesse comum. O aporte de cada um será definido de acordo com a disponibilidade orçamentária e de acordo com as regulamentações internas de cada um. As prioridades para investimentos serão as de energias renováveis e biocombustíveis, tecnologias da informação e comunicação, tecnologias agroalimentares e da saúde, e tecnologias industriais.

Para receber os investimentos das instituições brasileira e espanhola, as propostas devem contemplar os seguintes critérios: grau de inovação de cada um dos países; capacidade financeira dos sócios para desenvolver o projeto; grau de compromisso dos participantes; e o impacto que o desenvolvimento do projeto poderá ocasionar na economia de cada nação.

Fonte: Finep

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/12/finep-e-espanha-renovam-acordo-de-cooperacao-tecnologica/

Sim

Não

Sim Não

Page 17: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Incubadora do Ifam é a única do Amazonas a ser aprovada em edital do

CNPq

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Incubadora do Ifam é a única do Amazonas a ser aprovada em edital do CNPqPostado em 17/12/2013A incubadora de empresas Ayty, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) foi aprovada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no edital referente à inovação tecnológica para investimento em Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas.

A Ayty foi a única contemplada no Amazonas e receberá aporte financeiro de aproximadamente R$ 400 mil reais.

A Incubadora Ayty vem proporcionando aos alunos e docentes do Ifam a elaboração de empreendimentos (projetos e empresas), tanto no apoio à concepção do Plano de Negócios, como na fase de estruturação e estabilização para fins de desenvolvimento empresarial.

A proposta submetida ao edital do CNPQ nº 61/2013, tem como intuito a estruturação de um laboratório de desenvolvimento de software da incubadora. A ideia é que esse espaço sirva para utilização de empresas incubadas e, possibilite aos professores e alunos na pré-incubação, ferramentas de pesquisa e busca de soluções tecnológicas.

De acordo com a Gestora da Empresa Ayty, professora Maria Goretti Falcão de Araújo, o laboratório além de apoiar pesquisas do instituto dará subsídios também às empresas parceiras de outras instituições.

“Esse recurso financeiro será aplicado na construção de um laboratório de software que vai servir

Sim

Não

Sim Não

Page 18: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

como banco de ideias para incubadoras e alunos. Sendo assim, futuros empreendedores que possuem uma ideia e ainda não tem local para desenvolvê-la, a Ayty dará o apoio na infraestrutura e nos recursos tecnológicos”, disse.

A previsão é que o laboratório entre em funcionamento em 2014 nas dependências do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI).

COMO E QUEM PODE PARTICIPAR?

Para participar da pré-incubação de empresas (projetos que ainda necessitam de consolidação do plano de negócio e da tecnologia a ser desenvolvida) é necessário ser aluno, docente do Instituto ou já possuir pré-incubação em outra instituição parceira do Ifam. No site da Incubadora está hospedado um edital público para submissão de projetos.

Para outras informações pelo telefone: (92) 3621-6721

CHAMADA CNPq

A Chamada do CNPQ que apoia projetos de parques tecnológicos e incubadoras teve como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro, com recursos não reembolsáveis, a projetos de apoio a inovação, caracterizados como habitats de inovação, os quais compreendem as Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica e os Parques Tecnológicos existentes no país, que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

Fonte: Ifam

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/12/incubadora-do-ifam-e-a-unica-do-amazonas-a-ser-aprovada-em-edital-do-cnpq/

Page 19: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Jovens Cientistas recebem premiação em Brasília

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Jovens Cientistas recebem premiação em BrasíliaPostado em 17/12/2013A presidenta da República, Dilma Rousseff, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, entregaram nesta segunda-feira (16), ao lado de parceiros da iniciativa privada o 27º Prêmio Jovem Cientista.

“O prêmio é destinado àqueles que têm coragem de enfrentar desafios, que se inquietam e saem em busca de soluções, os inovadores e os que ousam criar e inventar, os que sabem unir o inconformismo e a inquietação da juventude com o zelo pelo método e pela experimentação, realizando, com essa bendita aliança, aquilo que é a essência do verdadeiro cientista”, declarou a presidenta.

A iniciativa contempla os três melhores projetos de pesquisa em três categorias: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio. “Gustavo, Cláudia, Rodrigo, José Leôncio, Osvaldo, Nícolas, Edivan, Thaís e Breno, todos vocês são motivos de orgulho para nós e para o nosso País”, afirmou Dilma ao parabenizar os nove vencedores. “Esse prêmio é a perfeita tradução de um Brasil pelo qual lutamos e que estamos construindo, mais culto, educado e capaz de enfrentar os desafios da era do conhecimento”.

Na categoria Mérito Institucional, a Escola Técnica Estadual Monte Mor e a Universidade de São Paulo (USP) foram premiadas como as instituições de ensinos médio e superior com o maior número de trabalhos inscritos. O especialista em engenharia hidráulica e saneamento da USP, Eugênio Foresti, foi agraciado com a distinção de Mérito Científico, que reconhece doutores com trajetória destacada no tema da edição – “Água: desafios da sociedade”.

Em 2013, o prêmio bateu recorde de participação, com 3.226 projetos. “Isso revela que a

Sim

Não

Sim Não

Page 20: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

competição foi grande”, avaliou Raupp. “Portanto, para se tornarem vencedores, os trabalhos tiveram que apresentar foco muito bem apurado no tema do concurso, rigor metodológico exemplar e qualidade científica indiscutível. Eles merecem o nosso reconhecimento, por fazerem ciência com qualidade e com ênfase nas necessidades dos brasileiros e da humanidade”.

COLABORAÇÃO

O ministro usou as parcerias com a Fundação Roberto Marinho, Gerdau e GE para ilustrar o potencial de energias conjugadas entre Governo e empresas. Ele as classificou como imprescindíveis para a ciência, principalmente quando há necessidade de o conhecimento científico resultar em desenvolvimento tecnológico e inovação.

ÁGUA: DESAFIOS DA SOCIEDADE

De acordo com o presidente do CNPq, o tema das pesquisas premiadas nesta 27ª edição se alinha com a Política Nacional de Recursos Hídricos, do Governo federal, e está em sintonia com o fato de 2013 ter sido promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

Representando os premiados, o primeiro lugar da categoria Mestre e Doutor, Gustavo Meirelles, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), justificou a escolha do tema em meio às abundantes reservas de água doce do País. “Basta nos lembrarmos dos diversos problemas recorrentes em nosso cotidiano, como os alagamentos nas épocas de chuvas intensas, a proliferação de doenças devido à falta de saneamento básico, a poluição dos nossos mananciais superficiais e dos aquíferos, a seca em regiões áridas, os questionamentos feitos à nossa matriz de energia elétrica, dentre outros”.

Glaucius Oliva recordou que a próxima edição do Prêmio Jovem Cientista tem como mote a segurança alimentar. “Trata-se de um tema desafiador e abrangente para o Brasil e para o mundo, com o qual convidamos todos os jovens brasileiros a participar do concurso”, ponderou.

FINANCIAMENTO

Para Oliva, a ciência nacional e os jovens premiados estão prontos para servir ao desenvolvimento brasileiro. “Como exemplo disso, destaco que no ano de 2013 o CNPq investiu mais de R$ 3,2 bilhões, lançando mais de 90 chamadas públicas para projetos de pesquisa, das quais mais de 50 em parceria com outros ministérios da Esplanada”, declarou o presidente da agência. O valor, segundo o minstro Raupp, foi cerca de cinco vezes maior que o aplicado em 2002.

A presidenta destacou os investimentos crescentes do Governo Federal em educação, com iniciativas como o programa Ciência sem Fronteiras. “Um dos alunos premiados que não compareceu aqui [à cerimônia de premiação] é beneficiário do programa e está estudando lá fora”, destacou Dilma. Dados do programa mostram que já foram concedidas cerca de 50 mil bolsas pra jovens brasileiros estudarem em universidades de 39 países do mundo.

Fonte: MCTI

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/12/jovens-cientistas-recebem-premiacao-em-brasilia/

Page 21: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Portal do Governo do Estado do Amazonas

Editoria: Pag:

Assunto: Governo do Estado certifica a primeira turma de estudantes beneficiados

pelos programas ‘Pró-Engenharias’ e ‘RH-TI’Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Governo do Estado certifica a primeira turma de estudantes beneficiados pelos programas ‘Pró-Engenharias’ e ‘RH-TI’17:39 - 17/12/2013Um grupo de 60 jovens, estudantes do ensino médio da rede pública estadual foi certificados, nesta terça-feira (17 de dezembro) pelos programas estratégicos de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias) e de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI).

Oportunizados pelo Governo do Estado de forma inédita no Brasil e sendo coordenados conjuntamente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), os dois programas têm por finalidade suscitar talentos para as áreas de exatas e favorecer o surgimento de profissionais de referência em engenharias e no segmento das tecnologias da informação (TI).

Os 60 estudantes que receberam a certificação representam a primeira turma de formandos dos dois cursos, que abrirão vagas para a participação de novos alunos em 2014, conforme anunciado pela diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão. “Os programas terão continuidade e serão aprimorados. O Governo do Estado já está trabalhando na formatação do novo edital de seleção e já destinou dois milhões de reais para o desenvolvimento das futuras atividades”, anunciou Maria Olívia Simão.

Durante a cerimônia de certificação, a diretora-presidente da Fapeam destacou a motivação e a perseverança dos estudantes em concluir os trabalhos. “Colocamos em prática este projeto-piloto que foi muito bem sucedido em sua primeira etapa de desenvolvimento. Recebendo um

Sim

Não

Sim Não

Page 22: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

acompanhamento especializado, a participação no Pró-Engenharias e no RH-TI faz de cada um dos participantes um diferencial para o ingresso no ensino superior e, futuramente, para a inserção no mercado”, apontou Maria Olívia.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Odenildo Sena, destacou o caráter inovador dos programas estaduais e parabenizou os primeiros formandos. “Há de se destacar que esta experiência é inédita no Brasil e posiciona o Amazonas como Estado precursor no fomento ao surgimento de engenheiros e profissionais de TI”, destacou o secretário.

Odenildo Sena citou também que, por meio dos dois programas, o Estado do Amazonas aponta uma solução para o que ele chama de ‘crise’ brasileira. “É notável o déficit de engenheiros. Com os dois programas, o Amazonas faz frente a esse desafio”, mencionou o secretário.

A secretária adjunta Pedagógica da Seduc, Magaly Portela Régis, parabenizou os 60 estudantes que concluíram os programas e os motivou a dar continuidade aos estudos. “Parabenizamos a todos e enfatizamos que ainda há uma longa jornada para ser seguida por cada um. Integrando a primeira turma dos dois programas, vocês foram privilegiados e cabe a cada um colocar em prática, agora no ensino superior, as orientações recebidas pela equipe técnica que os acompanhou”, apontou Magaly Régis.

Aprendizado - Bianca Gomes é estudante do Colégio Amazonense Dom Pedro II e conclui a formação em RH-TI. Satisfeita com o aprendizado adquirido, a jovem revela que pretende dar continuidade aos estudos e ingressar no ensino superior. “Participando do programa crescei muito, como estudante e como pessoa. Confesso que não tinha muito interesse pela área (de exatas), mas a formação ampliou minhas perspectivas e hoje pretendo ingressar no ensino superior e buscar uma maior qualificação”, mencionou.

Para Sandro de Oliveira, que é aluno da escola estadual Francisco das Chagas Albuquerque e concluiu o Pró-Engenharias, a certificação é só o ‘primeiro passo’ de uma jornada que terá continuidade. “O certificado que hoje recebemos é apenas o começo. Estamos motivados e temos pela frente: faculdade, mestrado e doutorado. Os frutos, com certeza, colheremos em um futuro próximo”, disse Sandro.

Pioneirismo - Lançados de forma pioneira no país, os programas Pró-Engenharias e RH-TI asseguraram aos estudantes um acompanhamento especializado.Participando dos programas, desenvolvidos no espaço do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), os alunos contaram com uma equipe de professores, responsáveis por ministrar os conteúdos programados, esclarecer dúvidas, acompanhar pedagogicamente o desenvolvimento das ações e desenvolver projetos em prol do aprendizado.Inseridos nos programas, cada um dos 60 estudantes recebeu um netbook, uniformes, tiveram acesso a refeições diárias e também a uma bolsa de incentivo, mensal, no valor de R$ 196,00.Os jovens que participantes foram selecionados tendo como base as maiores médias obtidas no Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).Conforme a coordenação de ambos os programas, logo que ingressaram no ensino superior, os estudantes que integraram o Pró-Engenharias e o RH-TI continuarão sendo assessorados pela equipe e também receberão, ao longo da graduação, uma bolsa de estudo associada a atividades de pesquisa.

http://www.amazonas.am.gov.br/2013/12/governo-do-estado-certifica-a-primeira-turma-de-estudantes-beneficiados-pelos-programas-pro-engenharias-e-rh-ti-2/

Page 23: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – A Crítica Editoria: Pag: Assunto: Exposição no Museu da Amazônia mostra relação do homem amazônico

com os peixes

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Exposição no Museu da Amazônia mostra relação do homem amazônico com os peixes

Mitos, costumes, armadilhas de caça e utensílios de cozinha indígena estão entre os itens da exposição ‘Peixe e Gente’, que fica aberta de terça a domingo, no Jardim Botânico da Reserva Adolpho DuckeManaus (AM), 17 de Dezembro de 2013ANA CELIA OSSAMEPara montar um cacuri (armadilha usada na pesca), é preciso seguir regras como silêncio, restrições alimentares e abstinência sexual (Erica Melo)

A relação entre ser humano e natureza não acontece só por meio de ferramentas e instrumentos usados para caçar, pescar ou colher alimentos. Ela é permeada por mitos e conceitos cosmológicos relacionados à origem dos peixes e suas relações com o homem e envolvem conhecimentos como a construção do cacuris, armadilhas para pescar usadas no Rio Tiquié, na região do Alto rio Negro. Algumas dessas armadilhas construídas e usadas pelo povo Tukano estão na exposição denominada “Peixe e Gente”, organizada pelo Museu da Amazônia (Musa), no Jardim Botânico, situado na Reserva Adolpho Ducke.

Além de mostrar uma cozinha tipicamente indígena, inspirada nas comunidades Pirarara (Médio Tiquié) e Caruru (Alto Tiquié), a exposição desperta a atenção por trazer as armadilhas semelhantes às usadas nas comunidades Caruru, São Domingos, Bela Vista, São Paulo (etnia Tukano) e São Pedro (Tuyuka, Yebamasã). Tratam-se, segundo Antônia Barroso, uma das coordenadoras do jardim botânico, de jequis variados, imihnó (cacuri portátil), esteiras (grandes e pequenas), matapis, caiás e

Sim

Não

Sim Não

Page 24: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

puçás, nomes dados aos instrumentos utilizados na captura de peixes.

Em depoimento registrado no livro elaborado para marcar a exposição, Luciano Barbosa, da etnia yebamasã, José Pimentel Tenório, da etnia tuyuka, contam os segredos profundos da floresta, dos peixes e da pesca. Segundo eles, o trabalho na armadilha não é apenas técnico, mas também mágico. Fala-se que, ao se levantar um cacuri, também se constrói o corpo de uma mulher. Isso é possível através de benzimentos. As partes do wairo coincidem com a anatomia de uma mulher sentada à beira do rio, com pernas, costelas, coluna, cabelo e vagina.

ArmadilhasEssa construção exige também um esforço coletivo que demanda tempo, técnica, habilidade e paciência. A maior delas, o caiá, é uma grande esteira (jirau) de paxiúba suspensa no nível superior de uma cachoeira, apoiada em estrutura grande e sólida, que suporta o peso de vários homens adultos. A armação, que suporta o jirau de paxiúba, é feita com esteios e varas, amarrados com cipó, explicam os construtores.

A mais simples de fazer e a mais utilizada, é a matapi, que tem a forma cônica, tendo a entrada semelhante a um grande funil e o fundo estreito e amarrado. Tem a abertura colocada a favor da correnteza, encaixada em cercado rústico de varas entrelaçadas com galhos e folhas. O cercado chega a ter 20 ou mais metros e nas paredes internas em ângulo que conduz os peixes à entrada da armadilha. Os peixes entram quando estão descendo com a correnteza. Para os pescadores e construtores, compartilhar esses segredos, mais do que abrir a guarda de um fazer único e especial, mostra a importância da preservação de uma cultura milenar.

VisitaçãoO Museu da Amazônia funciona, a partir das 9h30, no Jardim Botânico, Avenida Uirapuru, bairro Cidade de Deus, Zona Leste. O horário de visitação é de terça a domingo, das 8h às 17horas. A exposição, organizada com recursos provenientes da Lei Rouanet, integrados pelas empresas Bemol e Fogás, e das seguintes instituições: Fundo Amazônia (BNDES), CNPq, Fapeam, UEA e Secti.

http://acritica.uol.com.br/vida/Exposicao-Museu-Amazonia-amazonico-peixes_0_1049295069.html

Page 25: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Amazônia na Rede Editoria: Pag: Assunto: Formada primeira turma de beneficiados pelos programas “Pró-

Engenharias” e “RH-TI”

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Formada primeira turma de beneficiados pelos programas “Pró-Engenharias” e “RH-TI”Publicado em Quarta, 18 Dezembro 2013 09:04Um grupo de 60 jovens, estudantes do ensino médio da rede pública estadual foi certificados, nesta terça-feira (17 de dezembro) pelos programas estratégicos de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias) e de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI).

Oportunizados pelo Governo do Estado de forma inédita no Brasil e sendo coordenados conjuntamente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), os dois programas têm por finalidade suscitar talentos para as áreas de exatas e favorecer o surgimento de profissionais de referência em engenharias e no segmento das tecnologias da informação (TI).

Os 60 estudantes que receberam a certificação representam a primeira turma de formandos dos dois cursos, que abrirão vagas para a participação de novos alunos em 2014, conforme anunciado pela diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão. “Os programas terão continuidade e serão aprimorados. O Governo do Estado já está trabalhando na formatação do novo edital de seleção e já destinou dois milhões de reais para o desenvolvimento das futuras atividades”, anunciou Maria Olívia Simão.

Durante a cerimônia de certificação, a diretora-presidente da Fapeam destacou a motivação e a perseverança dos estudantes em concluir os trabalhos. “Colocamos em prática este projeto-piloto que foi muito bem sucedido em sua primeira etapa de desenvolvimento. Recebendo um acompanhamento especializado, a participação no Pró-Engenharias e no RH-TI faz de cada um dos participantes um diferencial para o ingresso no ensino superior e, futuramente, para a inserção no mercado”, apontou Maria Olívia.

Sim

Não

Sim Não

Page 26: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Odenildo Sena, destacou o caráter inovador dos programas estaduais e parabenizou os primeiros formandos. “Há de se destacar que esta experiência é inédita no Brasil e posiciona o Amazonas como Estado precursor no fomento ao surgimento de engenheiros e profissionais de TI”, destacou o secretário.

Odenildo Sena citou também que, por meio dos dois programas, o Estado do Amazonas aponta uma solução para o que ele chama de ‘crise’ brasileira. “É notável o déficit de engenheiros. Com os dois programas, o Amazonas faz frente a esse desafio”, mencionou o secretário.

A secretária adjunta Pedagógica da Seduc, Magaly Portela Régis, parabenizou os 60 estudantes que concluíram os programas e os motivou a dar continuidade aos estudos. “Parabenizamos a todos e enfatizamos que ainda há uma longa jornada para ser seguida por cada um. Integrando a primeira turma dos dois programas, vocês foram privilegiados e cabe a cada um colocar em prática, agora no ensino superior, as orientações recebidas pela equipe técnica que os acompanhou”, apontou Magaly Régis.

Aprendizado - Bianca Gomes é estudante do Colégio Amazonense Dom Pedro II e conclui a formação em RH-TI. Satisfeita com o aprendizado adquirido, a jovem revela que pretende dar continuidade aos estudos e ingressar no ensino superior. “Participando do programa crescei muito, como estudante e como pessoa. Confesso que não tinha muito interesse pela área (de exatas), mas a formação ampliou minhas perspectivas e hoje pretendo ingressar no ensino superior e buscar uma maior qualificação”, mencionou.

Para Sandro de Oliveira, que é aluno da escola estadual Francisco das Chagas Albuquerque e concluiu o Pró-Engenharias, a certificação é só o ‘primeiro passo’ de uma jornada que terá continuidade. “O certificado que hoje recebemos é apenas o começo. Estamos motivados e temos pela frente: faculdade, mestrado e doutorado. Os frutos, com certeza, colheremos em um futuro próximo”, disse Sandro.

Pioneirismo - Lançados de forma pioneira no país, os programas Pró-Engenharias e RH-TI asseguraram aos estudantes um acompanhamento especializado.Participando dos programas, desenvolvidos no espaço do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), os alunos contaram com uma equipe de professores, responsáveis por ministrar os conteúdos programados, esclarecer dúvidas, acompanhar pedagogicamente o desenvolvimento das ações e desenvolver projetos em prol do aprendizado.Inseridos nos programas, cada um dos 60 estudantes recebeu um netbook, uniformes, tiveram acesso a refeições diárias e também a uma bolsa de incentivo, mensal, no valor de R$ 196,00.Os jovens que participantes foram selecionados tendo como base as maiores médias obtidas no Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).Conforme a coordenação de ambos os programas, logo que ingressaram no ensino superior, os estudantes que integraram o Pró-Engenharias e o RH-TI continuarão sendo assessorados pela equipe e também receberão, ao longo da graduação, uma bolsa de estudo associada a atividades de pesquisa.http://www.amazonianarede.com.br/mais-noticias/ci%C3%AAncia-e-tecnologia/10239-formada-primeira-turma-de-beneficiados-pelos-programas-%E2%80%9Cpr%C3%B3-engenharias%E2%80%9D-e-%E2%80%9Crh-ti%E2%80%9D

Page 27: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Confap Editoria: Pag: Assunto: CONFAP mobiliza parlamentares em prol da aprovação da PEC 290/2013

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

CONFAP mobiliza parlamentares em prol da aprovação da PEC 290/2013

Na próxima terça-feira, 17 de dezembro, deve ser votada, no Plenário da Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição nº 290/2013 (para vê-la clique em PEC-290/2013), apresentada pela Deputada Margarida Salomão. A proposta acrescenta à Carta Magna termos para estimular a inovação e a parceria científica entre os setores públicos e privados, flexibilizando a atividade do pesquisador nas empresas, por citar algumas de suas contribuições.Audiência Pública da Comissão de Ciência e Tecnologia - (c) Andifes

Audiência Pública da Comissão de Ciência e Tecnologia – (c) Andifes

A aprovação da proposta seria o primeiro passo para a criação de um novo marco legal para Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no Brasil e atende às expectativas de importantes entidades do setor, por exemplo, representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisas tecnológicas e Inovação (ABIPTI), do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que participaram das audiências públicas promovidas sobre o assunto.

Finalmente, no último dia 11 de dezembro, um debate na Comissão Especial que analisa a PEC culminou com a votação e aprovação – por unanimidade – do parecer do relator, Deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), à PEC 290/13. Por fim, o Deputado Sibá Machado (PT-AC) anunciou que a proposta será votada na próxima terça-feira (17).

Sim

Não

Sim Não

Page 28: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Vale lembrar que a referida PEC é um desmembramento do Projeto de Lei (PL nº 2.177/2011), que previa a criação de um Código Nacional de CT&I. Devido à dificuldade que o projeto enfrentaria para ser aprovado devido aos temas polêmicos tratados nele, foi decidido dividir o texto em quatro partes. O CONFAP acompanhou todo o processo, como representante das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e membro de Comitês e Comissões do MCTI – entre outras atribuições.

Ao saber que a votação da PEC está prevista para terça-feira (17/12), encaminhou ofício a parlamentares federais, não só para aprovar a PEC 290/2013 ainda neste ano, mas também para pedir a eles que façam contatos com seus companheiros de bancada - em especial os membros da Comissão Especial – pedindo que venham a Brasília na próxima semana para garantir o quórum necessário à votação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FAPESC

http://www.confap.org.br/confap-mobiliza-parlamentares-em-prol-da-aprovacao-da-pec-2902013/

Page 29: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Editoria: Pag:

Assunto: Inpa fará estudo de viabilidade para construção do parque tecnológicoCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Inpa fará estudo de viabilidade para construção do parque tecnológico17/12/2013 - 15:53O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) foi contemplado no edital n 61/2013 que selecionou propostas para a elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (Evte) parques tecnológicos. O Inpa fará o levantamento para a construção do primeiro empreendimento deste tipo no Amazonas.

A unidade de pesquisa foi contemplada com R$ 300 mil. Os recursos, que serão repassados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), compõem o Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e aos Parques Tecnológicos (PNI).

Na opinião do diretor substituto do Inpa, Estevão Monteiro de Paula, a verba precisa ser bem aplicada. “É um investimento relativamente caro quando se trata de implantar um parque tecnológico. O Inpa vai realizar os estudos de viabilidade para ver se é viável ou não [construir o parque tecnológico no amazonas] para depois fazer a tomada de decisão”, ponderou.

A coordenadora de Extensão de Tecnológica e Inovação do intituto, Rosangela Bentes, explica que a proposta contemplada visa alinhar os planos de operação do parque às características da região. “A estratégia de ação da região e parceiros é a valorização do que mais temos de valioso, que é a biodiversidade, utilizando-a de forma sustentável e agregando o conhecimento científico e tecnológico de forma competitiva para o mercado com a marca Amazônia”, ressaltou.

Segundo a coordenadora, o EVTE proposto pelo Inpa demonstra o compromisso da instituição com a região amazônica na geração de resultados de pesquisas científica e tecnológica e a consequente

Sim

Não

Sim Não

Page 30: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

transformação desse conhecimento em produtos inovadores.

Os parques tecnológicos são ambientes especializados e cooperativos que promovem e oportunizam a cultura da inovação e do empreendedorismo entre empresas e instituições de pesquisa, estimulando novos negócios e a criação de empresas inovadoras de base tecnológica por meio da Incubadora. “Isso possibilita de forma efetiva a interação de uma instituição pública com o setor produtivo e com resultados econômicos e sociais, sobretudo, na geração emprego e renda para a região”, frisa Rosangela.

Recursos FinanceirosO MCTI anunciou o repasse de mais R$ 21 milhões ao CNPq e à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para aumentar o investimento em parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico do MCTI, Álvaro Prata, com o aporte extra, o investimento por parte do governo federal nesses ambientes inovadores chegará a aproximadamente R$ 1 bilhão.

Texto: Ascom do Inpa

http://www.mcti.gov.br/index.php/content/view/351939/Inpa_fara_estudo_de_viabilidade_para_construcao_do_parque_tecnologico.html

Page 31: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Editoria: Pag:

Assunto: Pesquisa percorre rio para estimar população de botos na AmazôniaCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Pesquisa percorre rio para estimar população de botos na Amazônia18/12/2013 - 11:25O Instituto Mamirauá realizou a primeira expedição para estimativa da abundância de botos no lago e rio Tefé, um afluente do Rio Solimões, no estado do Amazonas. A expedição científica é parte de um esforço de colaboração entre a instituição brasileira e a Fundação Omacha, da Colômbia, com o objetivo de avaliar e monitorar as populações de boto vermelho (Inia geoffrensis) e tucuxi (Sotalia fluviatilis) na América do Sul, nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco.

“A ideia é obter estimativas populacionais de golfinhos amazônicos [o boto vermelho e o tucuxi] na Amazônia”, explica a bióloga Catarina Gomez, da Fundação Omacha. “Com esses dados, nós poderemos comparar a densidade populacional entre as áreas amostradas, pois até recentemente pouco se sabia sobre essas estimativas. Em alguns anos, vamos poder dizer se a população desses animais está aumentando ou diminuindo e propor estratégias para a conservação em áreas prioritárias.”

Segundo a pesquisadora Heloíse Pavanato, do Instituto Mamirauá, de 3 a 12 dezembro a equipe percorreu aproximadamente 900 quilômetros, a bordo de um barco regional. “Nós avistamos cerca de 400 grupos, entre boto vermelho e tucuxi. Resultados parciais indicam que na região do rio e Lago Tefé há mais boto vermelho”, informou.

Texto: Eunice Venturi – Ascom do Instituto Mamirauáhttp://www.mcti.gov.br/index.php/content/view/351970/Pesquisa_percorre_rio_para_estimar_populacao_de_botos_na_Amazonia.html

Sim

Não

Sim Não

Page 32: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Editoria: Pag:

Assunto: TI Maior apoiará cinco centros de pesquisa e desenvolvimentoCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

TI Maior apoiará cinco centros de pesquisa e desenvolvimento17/12/2013 - 16:30Cinco centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) receberão apoio do Programa Estratégico de Software e Serviços em Tecnologia da Informação (TI Maior). São R$ 6,2 milhões em bolsas, que constituem contrapartida do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), aos R$ 21,9 milhões de investimento com que as empresas selecionadas se comprometeram em suas propostas.

Os projetos selecionados foram das seguintes empresas e institutos: IBM Research Brasil, em São Paulo; Intel Semicondutores, no Rio de Janeiro; ITVale, em Belém; e CPqD e Freescale, ambos em Campinas (SP).

As áreas de aplicação contempladas são educação, energia (petróleo e gás), transporte/logística, tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e mineração e meio ambiente.

Além do fortalecimento das atividades de P&D nesse setor no Brasil, o edital de seleção teve como objetivos a geração de pesquisa aplicada de alto nível, novos produtos e serviços, novas empresas de base tecnológica, integração entre indústria e academia, a inserção profissional dos alunos do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e o fomento à geração de patentes e outras formas de propriedade intelectual, além de maior projeção internacional para as tecnologias desenvolvidas no país.

Aperfeiçoamento

Sim

Não

Sim Não

Page 33: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

“As bolsas permitirão o aperfeiçoamento de profissionais de perfil variado”, explica o secretário de Política de Informática (Sepin) do MCTI, Virgílio Almeida. “São várias modalidades de bolsas contempladas, que vão desde estágios de desenvolvimento tecnológico até a atração de pós-doutores.” As bolsas deverão ser usadas entre 2014 e 2016.

O investimento por parte dos cinco centros deverá ocorrer também ao longo desses três anos, na forma de capital (equipamentos e infraestrutura), custeio e remuneração de recursos humanos.

Um novo edital com os mesmos objetivos está previsto para 2014. “Faremos alguns ajustes, principalmente do ponto de vista da divulgação com relação ao proponente do edital, de forma a apoiar projetos com um perfil semelhante ao destes”, diz o diretor de Políticas de TIC da Sepin, Rafael Moreira.

A atração de centros de P&D é um dos eixos do TI Maior. Quatro estruturas desse tipo alinhadas ao programa já estão instaladas ou em instalação no país.

Texto: Pedro Biondi – Ascom do MCTI

http://www.mcti.gov.br/index.php/content/view/351940/_TI_Maior_apoiara_cinco_centros_de_pesquisa_e_desenvolvimento.html

Page 34: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Agência Gestão CT&I Editoria: Pag: Assunto: MCTI terá orçamento de R$ 9,3 bilhões com recuo de recursos para

projetos científicos

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

MCTI terá orçamento de R$ 9,3 bilhões com recuo de recursos para projetos científicos

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) terá um orçamento de R$ 9,3 bilhões em 2014, um avanço de 2,5% sobre os valores de 2013. Os dados constam da Proposta Orçamentária da União (PLOA), em tramitação no Congresso Nacional. Porém, a parte de investimentos da pasta de CT&I terá perda de 11,6%, situando em R$ 1,227 bilhão no próximo ano, ante R$ 1,387 bilhão no orçamento de 2013.

O orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a principal fonte de recursos do ministério para o fomento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, terá ligeiro recuo de 0,7%, passando de R$ 3,403 bilhões, na PLOA de 2013, para R$ 3,380 bilhões na proposta do ano seguinte.

O que chama a atenção no relatório da PLOA é a destinação de grande parte dos recursos aos programas de capacitação de recursos humanos, no âmbito do programa de CT&I. Por exemplo, o orçamento do Programa de Formação, Capacitação e Fixação de Recursos Humanos Qualificados para CT&I (o qual abrange o Programa Ciência sem Fronteiras, principal bandeira do governo federal na educação superior) quase duplicou. De R$ 1,386 bilhão, em 2013, para R$ 2,155 bilhões no ano seguinte, crescimento de 55,47%.

Por outro lado, as maiores perdas de recursos são verificadas no programa de Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento em Áreas Básicas e Estratégicas, cujo orçamento caiu 45,4%, para R$ 673,9

Sim

Não

Sim Não

Page 35: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

milhões, ante R$ 1,234 bilhão em 2013. Outra perda considerável é nos recursos do programa Fomento a Projetos de Implantação e Recuperação da Infraestrutura de Pesquisa das Instituições Públicas (CT-Infra),de 24,6%, passando de R$ 404,9 milhões para R$ 305 milhões, na mesma comparação.

Alterações

O relatório da PLOA destaca que a Lei nº 12.858, de 9 de setembro de 2013, que dispõe sobre a destinação de recursos para as áreas de educação e saúde de parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural, começou a surtir efeito na distribuição de fontes no âmbito do MCTI.

Nesse caso, o relatório enfatiza a inexistência de recursos oriundos de compensações financeiras pela exploração de petróleo e gás natural (Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural, o CT-Petro) no orçamento de 2014. Esse fundo era a maior fonte de recursos do FNDCT. No orçamento de 2013, por exemplo, os recursos do CT-Petro somaram R$ 1,294 bilhão, posição zerada no orçamento do próximo ano.

Segundo o documento, mais da metade do orçamento previsto para o ministério em 2014 será proveniente de "Recursos Ordinários", correspondentes a R$ 4,78 bilhões, permanecendo como a principal fonte de recursos do ministério.

(Agência Gestão CT&I com informações do MCTI)

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4958:mcti-tera-orcamento-de-r-93-bilhoes-com-recuo-de-recursos-para-projetos-cientificos&catid=1:latest-news

Page 36: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Agência Gestão CT&I Editoria: Pag: Assunto: Prorrogado prazo para entrega de resumos de trabalhos para o Congresso

ABIPTI 2014

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

Prorrogado prazo para entrega de resumos de trabalhos para o Congresso ABIPTI 2014A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) prorrogou até 30 de janeiro o prazo para entrega de resumos de trabalhos para o Congresso ABIPTI 2014. O formulário de inscrição e o regulamento estão disponíveis neste link.

O evento acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 6 e 8 de maio, com o tema “Ambiente Inovador no Brasil: Desafios para o Desenvolvimento Socioeconômico”. Pesquisadores, gestores, técnicos e dirigentes atuantes nos setores público ou privado podem apresentar propostas nos formatos de trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses), além de modelos de relatos de experiências ou projetos executados.

Trabalhos cujo conteúdo trate de experiências exitosas na implementação de projetos fruto da interação entre academia, institutos de pesquisa tecnológica e empresa que têm a inovação como foco terão atenção especial da comissão julgadora.

Os trabalhos deverão se enquadrar em um dos quatro subtemas propostos no Congresso ABIPTI 2014: contribuição das instituições científicas e tecnológicas (ICTs) para a competitividade das empresas; a proteção do conhecimento no âmbito das ICTs; o uso das tecnologias sociais para o desenvolvimento regional e sustentável; e inovação em saúde para o bem-estar social.

O conteúdo dos trabalhos inscritos deve relatar e expor os esforços e resultados alcançados nos últimos cinco anos.

Sim

Não

Sim Não

Page 37: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Congresso ABIPTI 2014

Até 31 de março de 2014, as inscrições para participar da 8ª edição Congresso ABIPTI podem ser feitas neste link. A taxa de inscrição é de R$ 350 para estudantes e associados e R$ 700 para não associados. A partir do dia 1° de abril de 2014, o investimento será de R$ 440 e R$ 880, respectivamente.

Informações pelo site www.abipti.org.br/congresso2014/

Até 31 de março de 2014, as inscrições para participar da 8ª edição Congresso ABIPTI podem ser feitas neste link.

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4964:prorrogado-prazo-para-entrega-de-resumos-de-trabalhos-para-o-congresso-abipti-2014&catid=1:latest-news

Page 38: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag: Assunto: 2. SBPC apoia a exposição Túnel da Ciência Max Planck

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

2. SBPC apoia a exposição Túnel da Ciência Max Planck

Mostra será realizada no Centro Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, entre os dias 29 de janeiro e 21 de fevereiroPara celebrar a Temporada da Alemanha+Brasil 2014, a Sociedade alemã Max Planck realizará a exposição científica multimídia “Túnel da Ciência Max Planck”, que abordará os grandes temas da pesquisa básica mostrando as possibilidades científicas e tecnológicas para as inovações. A mostra acontecerá entre os dias 29 de janeiro e 21 de fevereiro, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.Os detalhes da vinda da exposição para o Brasil foram discutidos hoje (17/12) em reunião realizada com a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, o coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo, Marcio Weichert, e o cônsul para Assuntos Culturais e Científicos da Alemanha, Ralf Heinkele.

Helena comemorou a vinda da exposição que já visitou 20 países nos cinco continentes e recebeu mais de 9 milhões de pessoas em suas três versões. A versão 3.0, que será apresentada no Brasil é a mais recente,lançada na Rússia em 2013, está distribuída em oito módulos de conteúdo extenso e profundo, todos no limite dos conhecimentos científicos atuais: Universo; Matéria; Vida; Complexidade; Cérebro; Saúde; Energia; e Sociedade. “É preciso aproveitar esta oportunidade única, junto ao governo alemão. Esta exposição está correndo o mundo e deve permanecer conosco por um mês e depois parte para diferentes cidades da China e Japão”, disse Helena.

Sim

Não

Sim Não

Page 39: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Além da SBPC, a exposição tem como apoiadores a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre outros.No dia 29 de janeiro, uma cerimônia oficial abrirá a exposição ao público em geral, com uma palestra do prêmio Nobel em 1991, o pesquisador da Sociedade Max Planck, Erwin Neher.

“Túnel da Ciência Max Planck”Local: Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, Consolação)Período: De 29 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014Entrada: gratuitaPara mais informações: www.mpg.de/sciencetunnel

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=91286

Page 40: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag: Assunto: 13. Dilma fala sobre consumo consciente de água, durante entrega do

Prêmio Jovem Cientista

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

13. Dilma fala sobre consumo consciente de água, durante entrega do Prêmio Jovem Cientista

O 27° Prêmio Jovem Cientista - que teve como tema Água: Desafios da Sociedade, informa a agência BrasilAo participar hoje (16) da entrega do 27° Prêmio Jovem Cientista - que teve como tema Água: Desafios da Sociedade, a presidenta Dilma Rousseff falou sobre o desafio do consumo sustentável da água e lembrou que o Nordeste enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos. Segundo ela, embora não seja possível combater a seca, é preciso criar mecanismos para minimizar seus efeitos.

"Mesmo sendo o país com a maior reserva de água doce do planeta a água se distribui de forma desigual pelo território e isso explica por que uma das principais regiões do país, o Nordeste, está atravessando a pior seca dos últimos 50 anos", disse.Neste ano, o Prêmio Jovem Cientista teve o recorde de 3.226 inscrições. O maior número de inscritos (2.541) foi na categoria estudante do ensino médio. No concurso são premiadas as categorias: mestre e doutor, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio e mérito institucional. Há ainda um prêmio de mérito científico para pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema.Durante a entrega dos prêmios, a presidenta Dilma destacou a importância da inovação produzida pelos jovens cientistas e contou que vai pedir à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para entrar em contato com o vencedor do prêmio na categoria ensino médio, o estudante José Leôncio de Almeida Silva, que desenvolveu projeto de irrigação, para avaliar a viabilidade de aplicação da iniciativa. "Fica claro como é possível, neste Prêmio Jovem Cientista,

Sim

Não

Sim Não

Page 41: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

um projeto ter destinação praticamente imediata", disse Dilma.O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, enfatizou a importância do conhecimento científico e da tecnologia como fatores fundamentais para impulsionar o crescimento do país. "Sabemos todos que esta é uma necessidade premente para o Brasil: precisamos melhorar nossa produtividade e aumentar nossa competitividade e a ciência, a tecnologia e a inovação são instrumentos indispensáveis para isso", disse.Os prêmios totalizam mais de R$ 700 mil, entre valores em dinheiro e laptops, além das bolsas de estudo concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Prêmio Jovem Cientista foi criado pelo CNPq em 1981 e conta com parceria da Fundação Roberto Marinho, Gerdau e General Eletrics.

(Yara Aquino e Thais Araujo/Agência Brasil)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=91275

Page 42: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag: Assunto: 19. A Ciência da Informação sob a ótica de Tefko Saracevic

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

19. A Ciência da Informação sob a ótica de Tefko SaracevicO pesquisador croata concedeu entrevista ao blog Dissertação sobre Divulgação CientíficaNo mês em que completa dois anos, o blog Dissertação Sobre Divulgação Científica entrevistou um dos fundadores e principais estudiosos da Ciência da Informação (CI). O pesquisador croata Tefko Saracevic, 83 anos, falou sobre a realidade, as tendências e as inquietações contemporâneas da CI, assim como a respeito da contribuição do Brasil para a área e a experiência dele como docente no país, entre outros assuntos.

Professor da Escola de Comunicação e Informação da Rutgers, Universidade Estadual de Nova Jersey, nos Estados Unidos, Saracevic é formado em engenharia elétrica, com mestrado e doutorado em CI. Os trabalhos dele contemplam os seguintes assuntos, entre outros: bibliotecas digitais e sistemas de recuperação da informação; noção de relevância na CI; aspectos relacionais entre humano e computador; análise de desempenho dos motores de busca na Web.

(http://dissertacaosobredc.blogspot.com.br/2013/12/a-ciencia-da-informacao-sob-otica-de.html)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=91281

Sim

Não

Sim Não

Page 43: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – CNPq Editoria: Pag: Assunto: TI Maior apoiará cinco centros de pesquisa e desenvolvimento

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/2013

TI Maior apoiará cinco centros de pesquisa e desenvolvimento17 Dez 2013 17:07:00 -0200Cinco centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) receberão apoio do Programa Estratégico de Software e Serviços em Tecnologia da Informação (TI Maior). São R$ 6,2 milhões em bolsas, que constituem contrapartida do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), aos R$ 21,9 milhões de investimento com que as empresas selecionadas se comprometeram em suas propostas.

Os projetos selecionados foram das seguintes empresas e institutos: IBM Research Brasil, em São Paulo; Intel Semicondutores, no Rio de Janeiro; ITVale, em Belém; e CPqD e Freescale, ambos em Campinas (SP).

As áreas de aplicação contempladas são educação, energia (petróleo e gás), transporte/logística, tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e mineração e meio ambiente.

Além do fortalecimento das atividades de P&D nesse setor no Brasil, o edital de seleção teve como objetivos a geração de pesquisa aplicada de alto nível, novos produtos e serviços, novas empresas de base tecnológica, integração entre indústria e academia, a inserção profissional dos alunos do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e o fomento à geração de patentes e outras formas de propriedade intelectual, além de maior projeção internacional para as tecnologias desenvolvidas no país.

Aperfeiçoamento - “As bolsas permitirão o aperfeiçoamento de profissionais de perfil variado”, explica o secretário de Política de Informática (Sepin) do MCTI, Virgílio Almeida. “São várias modalidades de bolsas contempladas, que vão desde estágios de desenvolvimento tecnológico até a atração de pós-doutores.” As bolsas deverão ser usadas entre 2014 e 2016.

Sim

Não

Sim Não

Page 44: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

O investimento por parte dos cinco centros deverá ocorrer também ao longo desses três anos, na forma de capital (equipamentos e infraestrutura), custeio e remuneração de recursos humanos.

Um novo edital com os mesmos objetivos está previsto para 2014. “Faremos alguns ajustes, principalmente do ponto de vista da divulgação com relação ao proponente do edital, de forma a apoiar projetos com um perfil semelhante ao destes”, diz o diretor de Políticas de TIC da Sepin, Rafael Moreira.

A atração de centros de P&D é um dos eixos do TI Maior. Quatro estruturas desse tipo alinhadas ao programa já estão instaladas ou em instalação no país.

Texto: Pedro Biondi – Ascom do MCTI

http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/1647313

Page 45: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – CNPq Editoria: Pag: Assunto: Programa Ciência Sem Fronteiras e AstraZeneca incentivam o pós-

doutorado de brasileiros no exterior

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/201

Programa Ciência Sem Fronteiras e AstraZeneca incentivam o pós-doutorado de brasileiros no exterior

Seg, 16 Dez 2013 18:47:00 -0200 Programa Ciência Sem Fronteiras e AstraZeneca incentivam o pós-doutorado de brasileiros no exterior

O programa Ciência sem Fronteiras, por meio do CNPq e da Capes, e a empresa biofarmacêutica AstraZeneca levarão 30 profissionais brasileiros com diploma de doutorado para cursarem pós-doutorado em centros da unidade Medlmmune, braço global de pesquisa e desenvolvimento biológico da AstraZeneca.

O acordo foi assinado, nesta segunda-feira (16/12), pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, e pelo diretor executivo de Relações Governamentais e Desenvolvimento de Negócios da AstraZeneca, Jorge Mazzei, em cerimônia na sede do CNPq, em Brasília.

As áreas farmacêuticas contempladas na cooperação incluem oncologia, respiratória, inflamatória, autoimune, cardiovascular, doenças metabólicas, doenças infecciosas e vacinas, ciência translacional, concepção de anticorpos e construção de proteína, desenvolvimento biofarmacêutico e biosuperiores.

Das 30 vagas oferecidas, aproximadamente dez já estarão disponíveis para o primeiro trimestre de 2014. Os inscritos passarão por um processo de seleção, sendo necessário encaminhar currículo

Sim

Não

Sim Não

Page 46: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

atualizado na Plataforma Lattes e carta de apresentação para realização do pós-doutorado. É indispensável ter proficiência em inglês para se candidatar.

Os interessados devem contatar a AstraZeneca pelo telefone (11) 3737-4220 ou email: [email protected]

AstraZeneca - AAstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global,voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição nas seguintes linhas terapêuticas: cardiovascular, metabólicas, respiratórias, inflamação, autoimunes, oncologia, infecções e neurociência.

A Astra Zeneca opera em mais de 100 países, com medicamentos usados por milhões de pacientes em todo o mundo. A MedImmune é o braço da AstraZeneca, pioneiro em pesquisas inovadoras, que explora novas formas de tratamento em diversas áreas terapêuticas.

Ciência sem Fronteiras - O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento, CNPq e CAPES.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Mais informações: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br

Coordenação de Comunicação Social Fotos: Claudia Marins

http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/1645728

Page 47: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Jornal Brasil Editoria: Pag: Assunto: TI Maior apoiará cinco centros de pesquisa e desenvolvimento

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/201

TI Maior apoiará cinco centros de pesquisa e desenvolvimento

17/12/2013 Terça-Feira, Dia 17 de Dezembro de 2013 as 16Cinco centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) receberão apoio do Programa Estratégico de Software e Serviços em Tecnologia da Informação (TI Maior). São R$ 6,2 milhões em bolsas, que constituem contrapartida do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), aos R$ 21,9 milhões de investimento com que as empresas selecionadas se comprometeram em suas propostas.

Os projetos selecionados foram das seguintes empresas e institutos: IBM Research Brasil, em São Paulo; Intel Semicondutores, no Rio de Janeiro; ITVale, em Belém; e CPqD e Freescale, ambos em Campinas (SP).

As áreas de aplicação contempladas são educação, energia (petróleo e gás), transporte/logística, tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e mineração e meio ambiente.

Além do fortalecimento das atividades de P&D nesse setor no Brasil, o edital de seleção teve como objetivos a geração de pesquisa aplicada de alto nível, novos produtos e serviços, novas empresas de base tecnológica, integração entre indústria e academia, a inserção profissional dos alunos do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e o fomento à geração de patentes e outras formas de propriedade intelectual, além de maior projeção internacional para as tecnologias desenvolvidas no país.

Aperfeiçoamento

“As bolsas permitirão o aperfeiçoamento de profissionais de perfil variado”, explica o secretário de

Sim

Não

Sim Não

Page 48: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Política de Informática (Sepin) do MCTI, Virgílio Almeida. “São várias modalidades de bolsas contempladas, que vão desde estágios de desenvolvimento tecnológico até a atração de pós-doutores.” As bolsas deverão ser usadas entre 2014 e 2016.

O investimento por parte dos cinco centros deverá ocorrer também ao longo desses três anos, na forma de capital (equipamentos e infraestrutura), custeio e remuneração de recursos humanos.

Um novo edital com os mesmos objetivos está previsto para 2014. “Faremos alguns ajustes, principalmente do ponto de vista da divulgação com relação ao proponente do edital, de forma a apoiar projetos com um perfil semelhante ao destes”, diz o diretor de Políticas de TIC da Sepin, Rafael Moreira.

A atração de centros de P&D é um dos eixos do TI Maior. Quatro estruturas desse tipo alinhadas ao programa já estão instaladas ou em instalação no país.

Fonte: Ascom do MCTI

Page 49: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Jornal Brasil Editoria: Pag: Assunto: Ministérios e Fapesp anunciam apoio a pesquisas sobre a internet

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/201

Ministérios e Fapesp anunciam apoio a pesquisas sobre a internet17/12/2013 Terça-Feira, Dia 17 de Dezembro de 2013 as 16Os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Comunicações (MiniCom) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) firmarão convênio de cooperação para apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que contribuam para o desenvolvimento da internet no Brasil.A assinatura do convênio será nesta quarta-feira (18), às 10h30, na sede da Fapesp. Estarão presentes os ministros Marco Antonio Raupp (MCTI) e Paulo Bernardo (MC); o presidente da Fapesp, Celso Lafer; o secretário de Política de Informática do MCTI e coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Virgilio Almeida, e o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz.O valor a ser destinado a projetos corresponde aos recursos remanescentes do período em que a Fapesp, por delegação do CGI.br, geriu as atividades de registro de domínio e alocação de endereços IP no país, entre 1998 e dezembro de 2005. Os recursos serão distribuídos entre projetos apresentados por pesquisadores de todo o país.ServiçoO quê: Assinatura de convênio para apoiar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento da internet no BrasilData: 18/12/2013Hora: 10h30Local: Fapesp – R. Pio XI, 1500 – Alto da Lapa – São Paulo (SP)Fonte: Ascom do MCTIhttp://www.jornalbrasil.com.br/index.php?pg=desc-noticias&id=116350&nome=Minist%E9rios%20e%20Fapesp%20anunciam%20apoio%20a%20pesquisas%20sobre%20a%20internet

Sim

Não

Sim Não

Page 50: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Jornal do Brasil Editoria: Pag: Assunto: Revista Science explica como as doenças se propagam pelo mundo

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/201

Revista Science explica como as doenças se propagam pelo mundoJornal do BrasilMatéria da revista Science aborda como as doenças são disseminadas em todo o mundo. A revista afirma que a disseminação global de infecções pode ser entendida como um processo de reação-difusão simples através da rede de transporte.

Quando uma infecção emergente aparece, as pessoas se perguntam se ela virá para onde elas vivem e quanto tempo vai demorar a chegar. As doenças infecciosas há muito tempo se espalham com as viagens e o comércio, como a disseminação da SARS em 2003 e da gripe H1N1 em 2009. A rede global de aviação tornou-se um propagador potente de infecções pelo mundo. No entanto, a distância geográfica não pode explicar a propagação global de infecções, porque há muitas viagens de longa distância em toda a rede de viagens aéreas. Para superar este problema, Brockmann e Helbing definiram a distância de aeroportos na rede de transporte global. Simulações concluíram que as epidemias emergentes podem chegar a qualquer lugar a partir de um ponto específico.

A matéria da revista diz ainda que as infecções são impulsionadas pela proporção de pessoas que deixam um aeroporto para ir para outro. Uma vez que as distâncias efetivas entre os aeroportos foram definidas, a propagação da infecção em toda a rede global da aviação reduz a um processo de reação-difusão simples, com ondas de propagação da infecção através de um conjunto de caminhos de uma cidade para outra. A nova definição de distância explica com bastante precisão a velocidade com que a SARS e a gripe H1N1 se espalhou para diversos países ao redor do mundo.

Uma das ideias desta análise é que o tempo de chegada de uma nova infecção de um local para o outro é o produto de dois componentes: a distância efetiva entre elas e a velocidade da frente de

Sim

Não

Sim Não

Page 51: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

onda. A primeira delas depende apenas da rede de viagem subjacente estática, ela não é alterada pelos parâmetros específicos que definem o quão rápido uma determinada doença pode se espalhar. Em contraste, a velocidade de propagação depende apenas de parâmetros epidemiológicos de doenças específicas.

Tratar sobre este problema complexo envolve algumas hipóteses simples. O número de passageiros que voam para fora de um aeroporto é proporcional ao tamanho da população atendida por esse aeroporto. Embora seja uma hipótese plausível, não é apoiada por todos os dados em Brockmann e papel de Helbing. Essa hipótese precisa de testes com dados específicos sobre o tráfego de passageiros em vários aeroportos e os tamanhos das populações que servem.

A revista finaliza a matéria afirmando que nos últimos anos, as teorias de rede têm sido amplamente aplicadas para explicar a propagação de doenças. Esses estudos assumem frequentemente (como fazem Brockmann e Helbing) que a rede de transmissão subjacente é fixa. Para muitas redes, tais como as interações sociais entre os indivíduos, essa suposição é totalmente restritiva. Talvez uma das razões para que a teoria de Brockmann e Helbing de redes de epidemias funcione tão bem. Dado o crescimento projetado de número de passageiros durante as próximas décadas, essa teoria pode ser capaz de eliminar o quanto antes as próximas SARS ou H1N1.

http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2013/12/18/revista-science-explica-como-as-doencas-se-propagam-pelo-mundo/

Page 52: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Site – Agência Fapesp Editoria: Pag: Assunto: Curta sobre físico de Porto Alegre vence Prêmio Especial do Minuto Ciência

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/201

Curta sobre físico de Porto Alegre vence Prêmio Especial do Minuto Ciência17/12/2013

Por Karina Toledo

Agência FAPESP – Em apenas 43 segundos, o vídeo O homem que conserta estrelas narra a história do físico Ary Nienow, o mais antigo funcionário do Planetário de Porto Alegre (RS). Dirigido pela gaúcha Denise Marchi, de 27 anos, o curta recebeu o Prêmio Especial do concurso Minuto Ciência 2013 – organizado pelo Festival do Minuto com apoio da FAPESP.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, com o objetivo de despertar a curiosidade e incentivar o interesse em ciência na população, o concurso recebeu entre os dias 1º de abril e 20 de novembro as inscrições de 160 vídeos, dos quais 90 foram considerados válidos.

De acordo com Marcelo Masagão, diretor do Festival do Minuto, a distribuição etária dos participantes foi mais uniforme nesta edição em comparação a 2012, quando 47% do participantes eram menores de 18 anos. Além disso, aumentou o número de participantes estrangeiros.

“Houve um efetivo interesse de pessoas de todas as idades e de 12 países diferentes, além do Brasil. A qualidade dos vídeos aumentou consideravelmente em relação a 2012. Isso mostra que estamos atingindo nosso objetivo de começar a criar uma cultura do tema relacionado às ciências dentro do Festival do Minuto. As pessoas de fato começaram a usar a linguagem audiovisual para falar sobre ciência, muitas vezes tendo como ponto de vista a sua aplicação no dia a dia”, avaliou Masagão.

Sim

Não

Sim Não

Page 53: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Os trabalhos ganhadores foram escolhidos por uma curadoria do Festival do Minuto, por representantes da FAPESP e receberam votos do público pelo Facebook e pelos sites do Festival do Minuto e do Minuteen – edição do concurso voltada para jovens entre 10 e 14 anos.

Vencedor na categoria “Prêmio Especial”, O homem que conserta estrelas receberá o Troféu Minuto e mais R$ 4 mil. Em entrevista à Agência FAPESP, Marchi contou que o trabalho é uma síntese de um documentário de mesmo nome também dirigido por ela.

“Dirigi e roteirizei um documentário de 15 minutos sobre a história do Ary Nienow para concorrer no concurso “Histórias Curtas 2013”, organizado pela rede de TV RBS. Decidi então fazer uma versão mais curta, com a ajuda do montador Daniel Laimer, para concorrer no Festival do Minuto e ajudar na divulgação do filme”, contou a diretora.

Nienow trabalha há cerca de 40 anos no Planetário de Porto Alegre, onde ingressou como estagiário. Ainda hoje é o responsável pela manutenção do equipamento.

Na categoria “Melhor Vídeo”, o vencedor foi The beauty of mathematics, que receberá o Troféu Minuto e um prêmio de R$ 2 mil. Produzido pelos franceses Yann Pineill e Nicolas Lefaucheux, ambos de 25 anos e recém-graduados em design gráfico pela faculdade ESAG Penninghen, de Paris, o vídeo mostra complexas equações matemáticas por trás de elementos do cotidiano, como uma luz acendendo, a neve caindo, ou um peão girando.

“Não somos matemáticos. O vídeo originalmente foi um projeto da graduação que tinha como tema a beleza. Mas este é um tópico muito subjetivo e procuramos uma forma de ser o mais objetivo possível. A ciência foi a resposta”, contou Pineill.

Os estudantes do colégio Móbile Fernanda Daudén, Felipe Noronha, Mariana Guerra e Nicolle Libbos venceram na categoria “Melhor Vídeo” do concurso Minuteen com o curta Aquecimento global segundo hipótese não antrópica. Eles também receberão o Troféu Minuto e um prêmio de R$ 2 mil.

Na categoria “Escolha do Público”, com votação realizada pelo Facebook, o vencedor foi o vídeo Perspective, produzido pelo ilusionista Emerson Ambrosio, de 41 anos, morador de São Bernardo do Campo.

“Quando vi o tema ciência eu pensei em fazer algo que parecesse mágica, mas que ficasse provado que era apenas algo baseado na ciência mesmo”, contou Ambrosio, que também recebeu menção honrosa com o trabalho na categoria “Melhor vídeo”.

Outros participantes que receberam menção honrosa e o Troféu Minuto foram: Jacques Sanfilippo (Brasília), com o vídeo Chinelotron; Anna Celarek (Alemanha), com Scale; e Fernanda Mendes de Rezende (Taboão da Serra), com Herba transmutatio. http://agencia.fapesp.br/18378

Page 54: CLIPPING FAPEAM - 18.12.2013

Veículo: Jornal – A Crítica Editoria: Cidades Pag: C4Assunto: Visitação

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 18/12/201

Sim

Não

Sim Não