CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

53

description

Clipping de notícias selecionadas com assuntos sobre CT&I no Estado do Amazonas.

Transcript of CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Page 1: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013
Page 2: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Ciência na Feira é destaque na zona oeste de Manaus

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Ciência na Feira é destaque na zona oeste de ManausPostado em 29/08/2013

A popularização da ciência sempre esteve presente nas ações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), desde a sua criação. Diversas iniciativas têm sido executadas pela Instituição para levar a ciência até a sociedade, entre elas: o Ciência na Feira. O programa esteve presente no bairro da Compensa (zona Oeste de Manaus), onde feirantes e populares puderam conhecer pesquisas desenvolvidas com o apoio da Fundação.

Em sua segunda edição, o Ciência na Feira é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fapeam, e visa informar e incentivar a população sobre a importância do consumo dos alimentos regionais, além de apresentar pesquisas que tenham impacto na vida das pessoas e que tenham recebido recursos financeiros da FAP para serem desenvolvidas.

Quatro projetos foram destaque nessa edição do evento, foram eles: Dieta Amazônica da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade Estadual do Amazonas (UnATI/UEA); Levantamento Epidemiológico da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); Cupumax (amêndoa do Cupuaçu) da empresa Capuama e a Caneta Falante da empresa Pen Top do Brasil, ambos contemplados pelo Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas-Pape Subvenção/Finep Amazonas.

POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NA FEIRA

Segundo a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, o Ciência na Feira é uma iniciativa que se esforça para levar às pessoas, que circulam em um espaço popular como a feira, o que as empresas produzem no âmbito da ciência. O objetivo é incentivar as pessoas a agregarem alimentos saudáveis na sua mesa e a entenderem os investimentos e desenvolvimentos feitos aqui na região.

Sim

Não

Sim Não

Page 3: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Segundo Maria Olívia, os alimentos aqui produzidos passam por um processo de inovação. “Temos que nos dar conta de que são alimentos industrializados que passam por um processo de inovação de qualidade feito por pessoas do Estado do Amazonas. A feira é o espaço mais popular para divulgá-los, pois temos um conjunto representativo da sociedade”, ressaltou.

DESTAQUES DA CIÊNCIA

A empresa Pentop do Brasil, que desenvolveu a caneta falante para leitura de materiais didáticos, traz uma novidade para a Copa de 2014: o Amazonas terá o primeiro guia turístico sonorizado pela caneta. O representante da Pen Top, Ismael Monteiro, afirmou que a caneta faz a leitura dos conteúdos do guia em idiomas como o Inglês, Português, Espanhol e Chinês.

A representante da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade Estadual do Amazonas (UnATI/UEA), que desenvolveu o livro Dieta Amazônica, Juliane Gomes, destacou a importância do fruto do guaraná, comumente consumido na região. Ela disse que o guaraná não é somente energético, mas possui propriedades nutritivas e até anti-inflamatórias. “Para buscar uma alimentação saudável não precisamos ir muito longe. Basta aproveitarmos os frutos que a nossa região oferece”, afirmou.

Fonte: Agência Fapeam, por Isiane Chaves

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/08/ciencia-na-feira-e-destaque-na-zona-oeste-de-manaus/

Page 4: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Semana de Informática recebe submissão de trabalhos científicos

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Semana de Informática recebe submissão de trabalhos científicosPostado em 29/08/2013

Professores e acadêmicos da área de informática ou de áreas afins têm até o dia 20 de setembro para submeter trabalhos científicos a 7ª Semana de Informática. Os trabalhos devem estar relacionados com os temas: formação de professores, políticas e práticas, tecnologia da informação aplicada aos sistemas educacionais e novas tecnologias, sociedade e meio ambiente.

A Semana de Informática acontecerá no período de 21 a 24 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Financiado pelo Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), o evento tem como objetivo divulgar as atividades em pesquisas científicas dos cursos de informática. A Semana foi contemplada pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).

Durante a Semana de Informática, serão ministradas palestras, minicursos e mesas-redondas, que contarão com a participação de convidados nacionais e internacionais. Os debates visam oportunizar aos participantes, professores e acadêmicos acesso a novos conhecimentos, conceitos e tecnologias, além de promover atividades relacionadas à informática para a comunidade itacoatiarense das escolas públicas e privadas.

De acordo com o professor da UEA/Itacoatiara, João da Mata Libório Filho, coordenador do

Sim

Não

Sim Não

Page 5: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

evento, a interação entre universidade e comunidade no âmbito da informática é necessária para ambas as partes. “O evento proporcionará experiência aos nossos acadêmicos, uma vez que esses vão além do ambiente interno da universidade e ao mesmo tempo oportuniza à comunidade experimentar novas tecnologias, neste caso, relacionadas à informática na educação”, finalizou.

APOIO DA FAPEAM

Para Libório Filho, o apoio da Fapeam é fundamental para a realização do evento. “Graças a esse apoio será possível trazermos palestrantes de universidades de renome nacional. Também foi possível adquirirmos todo material necessário para divulgação e distribuição no dia do evento. Agradecemos à FAPEAM pelo apoio”, concluiu o professor.

As inscrições para as atividades do evento serão online e estarão disponíveis a partir do dia 15 de setembro.

Para mais informações, clique www.seminfo.net.br

SOBRE O POP CT&I

O Programa de Apoio de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado, via Fapeam, que visa apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência e tecnologia, em locais públicos, organizados por temas, campos ou áreas do conhecimento, voltados para o público em geral, especialmente para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.

Fonte: Agência Fapeam, por Jéssica Fernandes

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/08/semana-de-informatica-recebe-submissao-de-trabalhos-cientificos/

Page 6: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Terra da gente Editoria: Pag: Assunto: Livro explica sistema que monitora a biodiversidade

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Livro explica sistema que monitora a biodiversidadeO modelo Rapeld foi adotado como padrão para projetos que envolviam venda de carbono na Rio+20

29/08/2013 - 09:26

Terra da Gente, com info INPA

Alterar o tamanho da letraA-A+

Já está disponível a versão on-line do livro “Biodiversidade e Monitoramento Ambiental Integrado”, que traz informações sobre o sistema Rapeld de monitoramento da biodiversidade. Desenvolvido por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em colaboração com pesquisadores de diversas instituições, o modelo tem o objetivo de preservar o meio ambiente.

A publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e com a EU-BOM da União Europeia, pode ser acessada em inglês e português.

De acordo com Wiliam Magnusson, pesquisador do Inpa, a publicação tem como público-alvo pessoas interessadas na questão ambiental e, principalmente, responsáveis por gerir Unidades de Conservação (UCS). “O livro foi lançado com base nas experiências dos pesquisadores e pode ser usado em parques, reservas ou qualquer área que queiram fazer uma avaliação ou um monitoramento”, comenta.

Sim

Não

Sim Não

Page 7: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

A obra aborda vários aspectos do sistema, como infra-estrutura de campo, parcelas de amostragem, trilhas, capacitação das pessoas, e relações entre órgãos de pesquisa e financiamento. “Explicamos o que será feito depois da coleta de dados pelo órgão que utilizará o sistema Rapeld. Também falamos dos cuidados que as pessoas precisam tomar quando estiverem fazendo o levantamento, pois pequenos deslizes no planejamento podem gerar dados sem valor”, explica Magnusson.

O Rapeld já vem sendo adotado por órgãos como o Ibama e por programas como o de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio). Na conferência Rio +20, que ocorreu em 2012 no Rio de Janeiro (RJ), o modelo foi anunciado como o sistema padrão a ser adotado pelas instituições que realizam a venda de carbono.

http://www.terradagente.com.br/NOT,0,0,875955,Livro+explica+sistema+que+monitora+a+biodiversidade.aspx

Page 8: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – A Crítica Editoria: Pag: Assunto: Embrapa divulga resultado de seleção de bolsistas para Programa de

Iniciação Científica

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Embrapa divulga resultado de seleção de bolsistas para Programa de Iniciação CientíficaAs novas bolsas de Iniciação Científica disponibilizadas neste processo complementam as outras 41 que já haviam sido concedidas para o período 2013-201429 de Agosto de 2013ACRÍTICA.COM

No campo experimental da Embrapa Amazônia Ocidental, onde se desenvolve, por exemplo, pesquisa com terra preta de índio, vários problemas são denunciados

No campo experimental da Embrapa Amazônia Ocidental, onde se desenvolve, por exemplo, pesquisa com terra preta de índio, vários problemas são denunciados (Ney Mendes )

Foi divulgado, nesta quarta-feira (28), o resultado do Processo Seletivo Complementar que selecionou bolsistas para o Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM).

A lista com os nomes dos estudantes selecionados, além dos prazos e procedimentos que devem ser cumpridos para registro e assinatura de contrato no Setor de Gestão de Pessoas (SGP) da Embrapa Amazônia Ocidental podem ser consultados através do site da empresa. As novas bolsas foram gerenciadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Programa de Iniciação Científica

Sim

Não

Sim Não

Page 9: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

O Programa, que recebe acadêmicos provenientes de instituições públicas e privadas, conta com pesquisadores-orientadores nas seguintes áreas: entomologia, horticultura, sistemas agroflorestais e recuperação de áreas degradadas, melhoramento genético da seringueira, agroecologia, sociologia rural, fitopatologia, recursos genéticos da mandioca, gestão ambiental e recursos genéticos e melhoramento genético do dendezeiro.

A iniciação científica possibilita ao estudante os primeiros contatos com a ciência. É neste momento que o bolsista exerce práticas científicas como a escrita, apresentação de resultados em eventos, sistematização de ideias e de referenciais teóricos, além de outras atividades envolvendo o ofício de pesquisador.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Manaus-amazonas-Amazonia-Embrapa-resultado-Programa-Iniciacao-Cientifica_0_983301692.html

Page 10: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Agência Gestão CT&I Editoria: Pag: Assunto:Encontro de investidores ocorre nesta quinta-feira (29), em Manaus

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Encontro de investidores ocorre nesta quinta-feira (29), em ManausQui, 29 de Agosto de 2013 14:11A Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) realiza, nesta quinta-feira (29), na Cervejaria Fellice, em Manaus, um encontro de investidores. O objetivo é incentivar a formação de uma associação desses profissionais locais. “Queremos uma interação entre eles, com a troca de informações e com a possibilidade de parcerias para a realização de investimentos em novos projetos e concretização de futuros empreendimentos”, afirmou o coordenador da Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT), Euler Guimarães.

De acordo com Euler, durante o encontro, não haverá apresentação de empreendedores ou de novos projetos. “O objetivo é reunir investidores atuantes e potenciais investidores em um ambiente descontraído. Queremos fazer com que elas interajam entre si de uma maneira mais natural e sem nenhum tipo de pressão”, disse. Serão oferecidas 50 vagas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: [email protected] .

O encontro conta com a participação de investidores, gestores de incubadoras, representantes da Fundação, representantes de entidades que fazem parte do sistema local de inovação, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Além da presença de investidores da entidade sem fins lucrativos “Anjos do Brasil”, criada para fomentar o crescimento do investimento-anjo em todo o território nacional, apoiando o desenvolvimento do empreendedorismo de inovação.

“Os representantes dessa entidade vão falar da importância de investimento em negócios com

Sim

Não

Sim Não

Page 11: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

possibilidades reais de crescimento, do tempo que o investidor precisa esperar para conseguir o retorno esperado”, explicou o coordenador. Atualmente, a Anjos do Brasil não tem nenhum representante na região Norte do País.

Euler afirmou ainda que o perfil de projetos que atraem o interesse desses investidores são negócios com possibilidade de crescimento, que já tenha um protótipo funcionando, e que seja de total domínio do empreendedor. “Além disso, precisa ter diferenciais significativos, fugindo do segmento tradicional. Os empresários precisam entender que os investidores querem injetar dinheiro em inovadores e que terão importante reconhecimento no mercado”, afirmou.

Incubadora

Na FIT, os novos empresários encontram consultoria qualificada a respeito do estudo de mercado para a implantação do produto ou serviço, consultoria em registro de patentes, suporte tecnológico, criação de identidade visual, consultoria financeira, facilitação no contato com futuros investidores, além de outros serviços.

Ao contratar os serviços da incubadora, os novos empresários terão a sua disposição uma infraestrutura de alta qualidade, com a possibilidade de trabalhar em uma sala ampla, onde pode montar escritório, receber clientes, com segurança de seu material e nas suas informações.

(Agência Gestão CT&I com informações da Fucapi)

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4422:encontro-de-investidores-ocorre-nesta-quinta-feira-29-em-manaus&catid=144:noticias

Page 12: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Portal Flagrante Editoria: Pag: Assunto:Bionegócios vai reunir empresários e investidores do Amazonas e da França

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Bionegócios vai reunir empresários e investidores do Amazonas e da Françaquinta-feira, 29 de agosto de 2013O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), promove no dia 12 (quinta-feira) de setembro, o Encontro de Bionegócios Amazonas-França. O evento será realizado das 8h30 às 17h, no Salão Boto Vermelho, no Hotel Quality Manaus (avenida Mário Ypiranga Monteiro, n° 1.090, Adrianópolis, zona centro-sul). O evento é direcionado a empresários e investidores do ramo de bionegócios, gestores de ciência, tecnologia e inovação de instituições do Estado, pesquisadores e estudantes de biotecnologia. Coordenado pela Secti-AM, o encontro conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam), da Embaixada da França, no Brasil, do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Institut de Recherche pour le Développement (IRD) – Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento.Entre os objetivos propostos está contribuir para o crescimento do setor de bionegócios no Estado, bem como estimular a interação entre empresas e instituições de pesquisa e inovação do Amazonas e da França, notadamente na área de biotecnologia aplicada à produção de fármacos, cosméticos e alimentos, para a formação de parcerias estratégicas.

Durante o evento também serão apresentadas as estratégias e ações de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas e instituições da França e do Amazonas nas áreas de biotecnologia, bem como os resultados de investimentos públicos e privados em P&D nas áreas de biofármacos, biocosméticos e alimentos.

http://www.portalflagranteam.com.br/2013/08/bionegocios-vai-reunir-empresarios-e.html

Sim

Não

Sim Não

Page 13: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – ZooNews Editoria: Pag: Assunto:Resultado de Processo Seletivo para novas bolsas de iniciação científica é

divulgado pela Embrapa

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Resultado de Processo Seletivo para novas bolsas de iniciação científica é divulgado pela EmbrapaPublicação: 29/08/2013 14:55

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) divulgou, nesta quarta-feira (28/08/2013), o resultado do Processo Seletivo Complementar que selecionou bolsistas para o Programa de Iniciação Científica da instituição. As novas bolsas de Iniciação Científica disponibilizadas neste processo complementam as outras 41 que já haviam sido concedidas para o período 2013-2014.

A lista com os nomes dos estudantes selecionados, além dos prazos e procedimentos que devem ser cumpridos para registro e assinatura de contrato no Setor de Gestão de Pessoas (SGP) da Embrapa Amazônia Ocidental podem ser consultados através do site da empresa (www.cpaa.embrapa.br). Dúvidas podem ser esclarecidas com a analista do SGP da Embrapa Amazônia Ocidental, Deise Souza, através do telefone 3303 7853 ou do [email protected].

As novas bolsas foram disponibilizadas através do Paic/AM (Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas), gerenciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O mesmo programa já viabiliza outras 30 bolsas na Embrapa Amazônia Ocidental. O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), através do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), também apoia o Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental, com a disponibilização de outras 11 bolsas.

Programa de Iniciação Científica

Sim

Não

Sim Não

Page 14: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

O Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental busca proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas da pesquisa. Também é objetivo do trabalho estimular pesquisadores a orientar estudantes de graduação, iniciando-os na produção do conhecimento; preparar clientela qualificada para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo, reduzindo o tempo médio de titulação de mestres e doutores; e contribuir para que diminuam as disparidades regionais na distribuição da competência científica no país.

A iniciação científica possibilita ao estudante os primeiros contatos com a ciência. É neste momento que o bolsista exerce práticas científicas como a escrita, apresentação de resultados em eventos, sistematização de ideias e de referenciais teóricos, além de outras atividades envolvendo o ofício de pesquisador.

Embrapa Amazônia OcidentalFelipe Rosa - Jornalista MTb -14406/RS

http://www.zoonews.com.br/noticiax.php?idnoticia=229505&a=view

Page 15: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – G1.Globo Editoria: Pag: Assunto:Estudo sugere que perda de memória por idade pode ser reversível

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Estudo sugere que perda de memória por idade pode ser reversívelEvidências apontam que patologia tem causa diferente do mal de Alzheimer.Deterioração da memória pode estar associada a falta de proteína.

A falta de uma proteína desempenha um papel-chave no declínio da memória com a idade, um fenômeno reversível e diferente do mal de Alzheimer, segundo estudo publicado nesta quarta-feira (28) que podem abrir o caminho para novos tratamentos.

A carência da proteína RbAp48 na parte do cérebro conhecida como hipocampo é um fator importante da perda de memória associada com o envelhecimento, descobriram cientistas da faculdade de Medicina da Universidade de Columbia em Nova York, chefiados por Eric Kandel, co-ganhador do prêmio Nobel de Medicina no ano 2000.

Seu estudo, feito sobre células cerebrais humanas retiradas de cadáveres, assim como de camundongos, é a indicação mais forte até agora de que a deterioração da memória com a idade e o mal de Alzheimer são patologias diferentes.

Enquanto a primeira parece ser reversível quando tratada a falta da proteína em questão, a segunda continua sendo incurável, explicam os autores dos trabalhos, publicados na revista americana Science Transnational Medicine.

"Estes resultados têm implicações potenciais no diagnóstico e no tratamento dos problemas de memória", destacou Kandel em um comunicado.

Até agora, os cientistas consideravam que a perda da memória era um dos primeiros sintomas do

Sim

Não

Sim Não

Page 16: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

mal de Alzheimer, mas cada vez mais indícios levam a crer que se trata de um fenômeno que afeta o giro denteado, uma subárea do hipocampo.

Para realizar o estudo, os autores fizeram uma análise genética das células que provêm do giro denteado de oito pessoas falecidas entre os 33 e os 88 anos, nenhuma das quais sofria de doença cerebral.

Os cientistas constataram que o gene RbAp48, que permite produzir a proteína com o mesmo nome, viu decair seu funcionamento com a idade em todos os indivíduos. Os cientistas testaram, então, este mesmo gene em camundongos para determinar seu papel na perda de memória.

Assim, quando bloquearam geneticamente a expressão deste gene no cérebro das cobaias jovens e saudáveis, elas experimentaram os mesmos problemas de memória que seus similares mais velhos, como demonstrado em testes de labirinto.

Uma vez restabelecida a função do gene, a memória dos jovens camundongos voltava à normalidade. Finalmente os cientistas reativaram o gene para que se expressasse no cérebro dos camundongos mais velhos que, segundo eles, recuperaram a memória da juventude.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/08/estudo-sugere-que-perda-de-memoria-por-idade-pode-ser-reversivel.html

Page 17: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto:Inpa realiza sexta edição do Circuito da Ciência de 2013 neste sábado (31)

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Inpa realiza sexta edição do Circuito da Ciência de 2013 neste sábado (31)2013-08-29 - 11:46:42

O evento, que acontece geralmente todo final de mês, é realizado no Bosque da Ciência do Inpa, localizado na Rua Otávio Cabral, Bairro Petrópolis, Zona Centro Sul de Manaus (AM)

Por Clarissa BacellarO Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza neste sábado (31), à partir das 8h, a sexta edição de 2013 do Projeto Circuito da Ciência. O Bosque da Ciência receberá cerca de 300 estudantes das escolas municipais Roberto da Silva Peixoto (bairro Nossa Senhora de Fátima) e Sen. Álvaro Botelho Maia (bairro Cidade de Deus); e das escolas estaduais Cid Cabral da Silva (bairro Cidade Nova) e Arthur Araújo (bairro Nossa Senhora das Graças), todas de Manaus (AM).

O evento, que acontece todo final do mês, tem a missão de levar o conhecimento científico para as comunidades por meio de oficinas, jogos educativos e exposições científicas, visando a popularização da ciência.

De acordo com o coordenador do Bosque da Ciência e também do evento, Jorge Lobato, durante os 14 anos do Circuito foram realizadas 135 edições, envolvendo cerca de 180 escolas municipais e estaduais, num total aproximado de 50 mil pessoas entre crianças e jovens. "As conquistas da atividade devem ser consideradas devido ao apoio institucional e, principalmente, de várias pessoas envolvidas voluntariamente na causa. Diante dos resultados positivos, pode-se dizer que o sucesso do projeto se deve às instituições e empresas que apóiam as atividades e que estão preocupadas com a responsabilidade social e, consequentemente, com a preservação do meio ambiente na Amazônia”,

Sim

Não

Sim Não

Page 18: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

enfatiza.

Na sexta edição as boas-vindas serão realizadas no Auditório da Ciência (localizado no Bosque da Ciência, Campus I do Inpa), seguidas pelo circuito de atividades sócioambientais que incluem oficinas educativas e exposições, como: Malária e Dengue; Leishmaniose; Invertebrados Terrestres Vivos e Fungos do Solo; Abelhas das Orquídeas; Insetos Aquáticos; Jogos Educativos do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa); Herbário e Carpoteca – A Floresta em uma Biblioteca; Recursos Hídricos; Saúde Bucal (UEA-UFAM); Clube de Ciências (UFAM); Sala de Ciências (SESC); Gestão de Resíduos (MOTO HONDA); Com Posição Certa (UNINILTONLINS); Com Postura (FAMETRO); Exposição de Produtos Reaproveitáveis e Jogos Ambientais (SEMMAS); Coleta Seletiva (SEMULSP); Manaus Ambiental; Grupo Suçuarana ONG (Noções de Resgate na Selva); Projeto: Despertando a Consciência (UNINORTE); Pirogravuras em Papel Reciclado; Grupo de Escoteiro Amazonas; e Projeto Ciência na Escola: “Caracterização da temperatura relativa do ar na Zona Leste de Manaus, Amazonas” – CEMEJA Profº Samuel Isaac Benchimol.

No intervalo das atividades os estudantes receberão orientações sobre cuidados com o meio ambiente durante caminhada nas trilhas e lanche.

O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com patrocínio da PETROBRAS e MOTO HONDA DA AMAZÔNIA e com o apoio do Governo do Estado do Amazonas (SEDUC), Prefeitura de Manaus (SEMED, SEMULSP, SEMMAS), LAPSEA, Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), SESC, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS), Faculdade Literatus (UNICEL), Centro Universitário do Norte/ Laureate Internacional (UNINORTE), Magistral e Brothers.

Foto da chamada: Eduardo Gomes (Acervo Ascom Inpa)

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=2905

Page 19: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto:Exposição de pesquisas aproxima ciência e comunidade

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Exposição de pesquisas aproxima ciência e comunidadeCIÊNCIAemPAUTA, por Filipe AugustoPostado em 29/08/2013

A ciência está em todos os lugares e nas ações mais simples do ser humano. Vivenciamos a ciência de várias formas e em vários lugares, até mesmo em uma feira. Prova disso é a exposição Ciência na Feira, evento promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que tem como finalidade popularizar pesquisas. Confira na videorreportagem o que acontece na Feira Municipal da Compensa, até sexta-feira (30).

CIÊNCIAemPAUTA, por Filipe Augusto

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/08/exposicao-de-pesquisa-aproxima-ciencia-e-comunidade/

Sim

Não

Sim Não

Page 20: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto:MCTI e TIM assinam parcerias para monitoramento de chuvas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

MCTI e TIM assinam parcerias para monitoramento de chuvasPostado em 30/08/2013O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a operadora de telefonia TIM Brasil assinaram essa semana um termo de parceria que prevê a instalação de plataformas de coleta de dados pluviométricos em Estações Rádio Base (ERB) localizadas nas proximidades de áreas de risco de desastres naturais. Numa primeira fase, a expectativa é instalar pluviômetros automáticos em cerca de 200 antenas da TIM. Algumas delas já foram aprovadas para a instalação do equipamento, nos estados do Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nesta parceria, a instalação e a manutenção dos equipamentos serão de responsabilidade de técnicos do Cemaden, enquanto a TIM oferece, além do local para a instalação do pluviômetro, os chips para a transmissão dos dados. “Com os dados, será possível registrar, a cada cinco minutos, a quantidade de chuva sobre as áreas de risco de deslizamentos e de inundações bruscas, a fim de oferecer mais segurança às comunidades que vivem nessas áreas”, afirma o Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre.

Atualmente, o governo federal, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do MCTI, monitora mais de 340 municípios, enviando alertas de risco de deslizamento e inundação. A meta do governo é instalar um total de 2.800 pluviômetros automáticos em todo o País, além de ampliar para 821 o número de municípios monitorados, até o final de 2014.

Para o presidente da TIM Brasil, Rodrigo Abreu, este tipo de iniciativa é um marco para TIM e para

Sim

Não

Sim Não

Page 21: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

o setor. “A telefonia móvel e sua infraestrutura podem contribuir muito para a melhoria da vida das pessoas e para o desenvolvimento do País. Continuaremos a investir em ações como estas”, afirmou o executivo.

Observação virtual

Outra parceria a ser firmada na cerimônia, com a presença do ministro Marco Antonio Raupp e do presidente da TIM, Rodrigo Abreu, é um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação inédito na América Latina que será realizado em parceria com a o Planetary Skin Institute (PSI) e com instituições líderes em P&D, parceiras do MCTI e da TIM. O PSI é uma organização global, independente, de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos que visa aprimorar o desenvolvimento de plataformas nacionais para a gestão proativa de riscos de desastres naturais e de gestão sustentável de recursos naturais.

Nesta parceria, a TIM irá liberar para o PSI e para o CEMADEN/MCTI os dados dos links de rádio da operadora para o desenvolvimento de uma capacidade inovadora de observação pluviométrica virtual em todo o país, sem a necessidade de uma cobertura alta de estações meteorológicas físicas. Com as informações coletadas pela rede móvel de telefonia, será possível criar mapas pluviométricos em alta resolução, em tempo real.

“Nossa expectativa é aproveitar os dados dos links de micro-ondas da rede celular da TIM, neste primeiro ano de parceria de pesquisa e desenvolvimento, para criar e validar as aplicações inovadoras de uma Estação Meteorológica Virtual com cobertura nacional, priorizando as áreas com alto risco de desastres naturais”, explica Juan Carlos Castilla-Rubio, presidente do Planetary Skin Institute (PSI). De acordo com o executivo, a expectativa é que o acordo sirva de exemplo de melhores práticas internacionais e seja replicado no tempo para outros países da América Latina, de África e do Sudeste Asiático.

Fonte: ACritíca OnLine

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/08/mcti-e-tim-assinam-parcerias-para-monitoramento-de-chuvas/

Page 22: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto:Amazonas concorrerá a edital para construção de um Parque Tecnológico

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Amazonas concorrerá a edital para construção de um Parque TecnológicoCIÊNCIAEMPAUTA, POR DANYELLE SOARESPostado em 29/08/2013O projeto pode ser viabilizado por meio do edital de Apoio a Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, do CNPq. Foto: Anália Barbosa O projeto pode ser viabilizado por meio do edital de Apoio a Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, do CNPq. Foto: Anália Barbosa

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) está articulando a criação de um grupo de trabalho para elaborar proposta de construção de um Parque Tecnológico, no Amazonas.

O projeto pode ser viabilizado por meio do edital de Apoio a Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, lançado na última sexta-feira (23), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os recursos vão de R$ 150 mil a R$ 600 mil e têm o objetivo de incentivar com financiamentos não reembolsáveis estudos de viabilidade técnica e econômica para a implantação de incubadoras.

Após a aprovação do projeto pelo CNPq, o grupo de trabalho composto por representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação (CDTI), Agência de Inovação e SECTI-AM será responsável pela apresentação da proposta para realização do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE).

Sim

Não

Sim Não

Page 23: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

O documento deve ser encaminhado até o dia 7 de outubro. Para adiantar os trabalhos, uma reunião já está agendada para a próxima terça-feira (03), na Incubadora de Negócios da UEA.

“Essa proposta da construção do Parque prevê a união entre o conhecimento das universidades e das empresas para o desenvolvimento tecnológico. Lá, será possível oferecer suporte para incubadoras, laboratórios e centros de pesquisas. Se formos contemplados, o Parque Tecnológico vai permitir que tecnologias e soluções inovadoras sejam ampliadas no Estado”, encerrou o chefe do Departamento de Apoio à Inovação (DAT), Domingos Sávio Oliveira.

PARQUES TECNOLÓGICOS E INCUBADORAS

Os Parques Tecnológicos são complexos de desenvolvimento econômico e tecnológico que visam fomentar e promover sinergias nas atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação entre as empresas e instituições científicas e tecnológicas, públicas e privadas, com apoio dos governos federal, estadual e municipal, comunidade local e setor privado.

Os parques contribuem para levar ao mercado novas ideias e tendências tecnológicas, além de contribuir para o desenvolvimento local e setorial da inovação. Criam um ambiente cooperativo e fornecem infraestrutura para o desenvolvimento e interação de empresas, universidades e institutos de pesquisa.CIÊNCIAemPAUTA, por Danyelle Soares

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/08/amazonas-concorrera-a-edital-para-construcao-de-um-parque-tecnologico/

Page 24: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto:Especialista diz que CT&I tem papel importante na melhoria da mobilidade

urbana

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Especialista diz que CT&I tem papel importante na melhoria da mobilidade urbanaPostado em 29/08/2013A ciência, tecnologia e a inovação são elementos importantes na reestruturação da mobilidade urbana do Brasil. A afirmação foi feita pela professora do curso de pós-graduação em transportes da Universidade de Brasília (UnB), Yaeko Yamashita, durante o 7º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência, em Brasília (DF), dia 21 de agosto. Segundo ela, as soluções para este setor são a criação de políticas estratégicas e uma mudança cultural.

“Precisamos de novos modelos de gestão que contemplem mudanças do projeto jurídico e a criação de novos desenhos de contrato”, afirmou. “Os institutos de pesquisa precisam contribuir com projetos paisagísticos mais harmoniosos e que agreguem mais valor”.

Segundo Yaeko, o governo abriu os olhos para o problema em decorrência das manifestações públicas em junho deste ano. A docente, no entanto, explica que ações pontuais não podem ser as únicas formas de combate.

“Atos isolados não deixarão um grande legado. Precisamos de um plano amplo com ações rápidas e concretas para evitar ou mitigar o colapso da mobilidade urbana. É necessário investir em programas estruturantes de infraestrutura, políticas públicas e projetos de investimentos produtivos da iniciativa privada”.

ACADEMIA

Sim

Não

Sim Não

Page 25: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

De acordo com a professora da UnB, as universidades devem auxiliar na mudança cultural do setor privado e público em relação aos desafios da ciência para a mobilidade urbana como deixar o veículo na garagem, por exemplo. Mas ressalta que para isso é necessário melhorar a qualidade do sistema público de transporte.

“Sabemos que um dos principais problemas das grandes metrópoles é o transporte de massa. Não é preciso fazer um plano diretor para entender. No novo modelo, o cidadão precisa saber o horário de chegada e de saída do transporte, além de como deve utilizá-lo”.

Fonte: Agência Gestao CT&I, por Leandro Duarte

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/08/especialista-diz-que-cti-tem-papel-importante-na-melhoria-da-mobilidade-urbana/

Page 26: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto:Cientistas conseguem reverter perda de memória em ratos idosos

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Cientistas conseguem reverter perda de memória em ratos idososPostado em 28/08/2013

Um estudo divulgado nesta quarta-feira na revista especializada Science Translational Medicine indica que a perda de memória na velhice está ligada à falta de uma proteína específica, chamada de RbAp48, na região cerebral do hipocampo. Segundo os cientistas, as descobertas mostram que a perda de memória em idade avançada, que era tida como um sinal inicial do mal de Alzheimer, é um problema totalmente distinto desta doença.

“Nosso estudo provê fortes evidências de que a perda de memória relacionada à idade é uma síndrome própria, diferente de Alzheimer. Em conjunto com as implicações de estudos, diagnósticos e tratamentos de desordens de memória, estes resultados têm consequências para a saúde pública”, diz Eric R. Kandel, professor da Universidade de Columbia e líder do estudo. Kandel ganhou o Nobel de medicina em 2000 por descobertas relacionadas aos princípios moleculares da memória.

Durante o estudo, os pesquisadores analisaram os cérebros de oito pessoas que morreram com idades entre 33 e 88 anos e que não tiveram nenhum tipo de doença neurológica. Os cientistas descobriram 17 “genes candidatos”, que poderiam ter relação com a perda de memória. O mais influente era o RbAp48, que se expressava muito menos conforme a idade avançava.

A segunda parte da pesquisa foi passar para o modelo animal: ratos. Os cientistas inibiram o funcionamento do gene em alguns dos ratos e, quando fizeram testes de reconhecimento de novos objetos e em labirintos, descobriram que os animais que foram modificados geneticamente tinham

Sim

Não

Sim Não

Page 27: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

perda de memória similar ao de roedores idosos. Quando o gene foi “religado”, o problema acabou.

Com o uso de vírus, os pesquisadores ainda testaram o efeito contrário. Eles aumentaram a expressão do gene e descobriram que a memória dos ratos melhorava e era comparável até a de animais jovens.

“O fato de que conseguimos reverter a perda de memória em ratos é muito encorajador”, diz Kandel. “Claro que é possível que outras mudanças no DG (giro denteado, área do hipocampo afetada pela perda de memória na velhice) contribuam para esta forma de perda de memória. Mas, pelo menos, isso mostra que esta proteína é um fator maior e que mostra o fato de que perda de memória relacionada à idade ocorre devido a uma mudança funcional de algum tipo nos neurônios. Ao contrário de Alzheimer, não há perda significativa de neurônios.”

O ultimo dado que a pesquisa indica é que a proteína RbAp48 media os efeitos da perda de memória através da via de sinalização (grupos de moléculas que controlam funções das células) PKA-CREB1. Segundo o estudo, terapias que foquem na proteína e na via de sinalização podem ter resultados positivos em humanos.

Fonte: Terra

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/08/cientistas-conseguem-reverter-perda-de-memoria-em-ratos-idosos/

Page 28: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Amazonas Notícias Editoria: Pag: Assunto:Resultado de Processo Seletivo para novas bolsas de iniciação científica é

divulgado pela Embrapa

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Resultado de Processo Seletivo para novas bolsas de iniciação científica é divulgado pela EmbrapaPublicado: Quinta, 29 Agosto 2013 08:44

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) divulgou, nesta quarta-feira (28/08/2013), o resultado do Processo Seletivo Complementar que selecionou bolsistas para o Programa de Iniciação Científica da instituição. As novas bolsas de Iniciação Científica disponibilizadas neste processo complementam as outras 41 que já haviam sido concedidas para o período 2013-2014.

A lista com os nomes dos estudantes selecionados, além dos prazos e procedimentos que devem ser cumpridos para registro e assinatura de contrato no Setor de Gestão de Pessoas (SGP) da Embrapa Amazônia Ocidental podem ser consultados através do site da empresa (www.cpaa.embrapa.br). Dúvidas podem ser esclarecidas com a analista do SGP da Embrapa Amazônia Ocidental, Deise Souza, através do telefone 3303 7853 ou do [email protected].

As novas bolsas foram disponibilizadas através do Paic/AM (Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas), gerenciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O mesmo programa já viabiliza outras 30 bolsas na Embrapa Amazônia Ocidental. O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), através do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), também apoia o Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental, com a disponibilização de outras 11 bolsas.

Sim

Não

Sim Não

Page 29: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Programa de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental busca proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas da pesquisa. Também é objetivo do trabalho estimular pesquisadores a orientar estudantes de graduação, iniciando-os na produção do conhecimento; preparar clientela qualificada para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo, reduzindo o tempo médio de titulação de mestres e doutores; e contribuir para que diminuam as disparidades regionais na distribuição da competência científica no país.

A iniciação científica possibilita ao estudante os primeiros contatos com a ciência. É neste momento que o bolsista exerce práticas científicas como a escrita, apresentação de resultados em eventos, sistematização de ideias e de referenciais teóricos, além de outras atividades envolvendo o ofício de pesquisador.

http://www.amazonasnoticias.com.br/not%C3%ADcias/3127-resultado-de-processo-seletivo-para-novas-bolsas-de-inicia%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica-%C3%A9-divulgado-pela-embrapa.html

Page 30: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Confap Editoria: Pag: Assunto:PCE lança projeto “Espiral da Ciência” no parque Mindú em Manaus

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

PCE lança projeto “Espiral da Ciência” no parque Mindú em ManausGarantir a excelência do processo de alfabetização científica no Amazonas é a missão do Programa Ciência na Escola (PCE), pensando nisto o PCE apresenta à comunidade o Projeto Espiral da Ciência. O evento será realizado no Parque Municipal do Mindú, localizado na zona Centro-Sul de Manaus e contará com presenças importantes do cenário intelectual do Amazonas, como o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Odenildo Sena e a jornalista Cassandra Castro.

O projeto tem como principal objetivo aproximar estudantes da educação básica de escolas públicas de cientistas que atuam nas mais distintas linhas de pesquisa. O primeiro tema a ser desenvolvido será ‘’Língua Portuguesa e suas Diversas Modalidades’’.

Visando ainda realizar parcerias entre cientistas de carreira e pesquisadores júnior, serão realizadas oficinas temáticas, mesas redondas, debates, dinâmicas de grupo, atividades culturais e exposições, contribuindo assim com a socialização de extremos da cadeia produtiva da ciência.Os convidados debaterão com os jovens cientistas assuntos inseridos no dia a dia da pesquisa, como O Ato de Ler e de Escrever, Poesia, Contos e Crônicas e Jornalismo no Âmbito Escolar.O evento que acontece a partir das 9 horas e se estende até às 17 horas, será promovido em parceria com a Secretaria de Estado e Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas.Fonte: Núcleo de Comunicação – Programa Ciencia na Escola – PCE Amazonas

http://www.confap.org.br/pce-lanca-projeto-espiral-da-ciencia-no-parque-mindu-em-manaus/

Sim

Não

Sim Não

Page 31: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Confap Editoria: Pag: Assunto:Bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras relatam experiência de

estudos no exterior

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras relatam experiência de estudos no exterior

Bolsistas de doutorado e graduação sanduíche na Universidade de Alberta, no Canadá, compartilham, em depoimentos relatados pelos próprios estudantes, as experiências de estudos no exterior por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. Em uma revista eletrônica “Brasileiros sem Fronteiras na Universidade de Alberta”, produzida pela própria instituição de ensino, os bolsistas descrevem a boa adaptação aos estudos no país canadense. Seus relatos revelam um pouco da preparação e experiência acadêmica dos estudantes da pós-graduação que recebem bolsas do doutorado pleno e sanduíche, além de bolsistas da graduação sanduíche.

Para a estudante de doutorado na área de Educação Física/Neurofisiologia, Priscila Marques Dias Corrêa, apesar do Brasil estar se desenvolvendo na área e possuir pesquisadores de renome, ainda não chegou ao nível de pesquisa dos países de primeiro mundo, como o Canadá. “Pesquisadores aqui possuem maior acesso a recursos financeiros e tecnológicos, além das universidades proporcionarem mais oportunidades de freqüentar palestras ou encontros com outros pesquisadores de ponta da área. Outra vantagem que vejo no Canadá é o constante incentivo à colaboração entre diferentes laboratórios”, destaca a pesquisadora.

Outra diferença destacada pelos bolsistas é o clima. Muitos estudantes que decidem estudar na Universidade de Alberta chegam com um certo receio em relação ao inverno que pode ser um desafio para os brasileiros. A cidade de Edmonton é considerada uma das mais frias capitais canadenses, com variações climáticas drásticas. As temperaturas podem oscilar entre 35 C no verão a -40 C no inverno.

Sim

Não

Sim Não

Page 32: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Os estudantes também deixam dicas de como se inscrever para as oportunidades de bolsas e como se adaptar à estadia em um novo país. Pesquisar mais sobre a cidade escolhida, como clima, comida, moradias, cultura, universidade e custo de vida, organização para cumprir os prazos, e estabelecer contatos com outras pessoas que fazem parte de um programa da pós-graduação na universidade para qual queira ir, são algumas das dicas que os bolsistas relatam.

Iniciativa - A revista eletrônica “Brasileiros sem Fronteiras na Universidade de Alberta” é produto de uma iniciativa do Serviço para Estudantes Internacional (International Student Services) da Universidade de Alberta para relatar as experiências dos estudantes brasileiros que têm bolsas da graduação ou pós-graduação administradas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Ascom do CNPq

http://www.confap.org.br/bolsistas-do-programa-ciencia-sem-fronteiras-relatam-experiencia-de-estudos-no-exterior/

Page 33: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Confap Editoria: Pag: Assunto:Funcap aprova 26 propostas para o Programa Pesquisa para o SUS

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Funcap aprova 26 propostas para o Programa Pesquisa para o SUSplano_de_saude_medicos

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) divulgou hoje (29) o resultado da Chamada nº 07/2013 – Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde (PPSUS), realizada em parceria com Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). No total, foram aprovadas 26 propostas.

O número de propostas submetidas no Sistema Informatizado do PPSUS, página do Ministério da Saúde, foi 117, totalizando uma demanda de R$ 13.252.668,28. No entanto, 11 não entregaram a documentação necessária e não foram validadas. Das 106 restantes, 50 foram desenquadradas na etapa de pré-qualificação, que verifica o enquadramento da proposta aos termos do edital.

As propostas submetidas estavam assim distribuídas entre as instituições: 59 da Universidade Federal do Ceará (UFC); 14 da Universidade Estadual do Ceará (Uece); 11 da Universidade de Fortaleza (Unifor); 4 do Instituto do Câncer do Ceará (ICC); 2 da Universidade Regional do Cariri (Urca); 2 da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); 2 do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce); 2 da Fundação Oswaldo Cruz; 1 da Sesa; 1 da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE); 1 do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar; 1 da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); 1 do Hospital Infantil Albert Sabin; 1 da Associação de Estudos e Pesquisa Técnico-Científica (Apec); 1 da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ); 1 do Centro de Referência e Dermatologia Dona Libânia; 1 do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e 1 do Hospital São José de Doenças Infecciosas.

Sim

Não

Sim Não

Page 34: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

As propostas que passaram para a segunda etapa de avaliação do Edital estavam assim distribuídas: 34 da UFC; 8 da Uece; 5 da Unifor; 2 do ICC; 1 da FMJ; 1 da Urca; 1 da Apec; 1 da ESP-CE; 1 do HSJ; 1 da Unilab e 1 do Hemoce.

As 56 propostas pré-qualificadas foram analisadas por pareceristas ad-hoc e, em seguida, por um comitê formado por especialistas, que recomendou a aprovação de 30 entre elas. A última etapa foi a avaliação do Comitê Gestor, quando 26 propostas foram aprovadas, totalizando R$ 3.187.615,63 em investimentos em pesquisas.

A chamada visa apoiar a execução de projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Estado do Ceará no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), representando significativa contribuição para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Ceará. Em breve, um novo edital será lançado no valor de R$ 1,3 milhão.

Confira o resultado:http://montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/resultados/179.pdf

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento

http://www.confap.org.br/funcap-aprova-26-propostas-para-o-programa-pesquisa-para-o-sus/

Page 35: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Consecti Editoria: Pag: Assunto:Projeto inovador estuda clima e plantas em regiões tropicais

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Projeto inovador estuda clima e plantas em regiões tropicais

Um dos ramos mais antigos das ciências naturais, a fenologia consiste no estudo dos eventos cíclicos de plantas e animais e sua relação com o clima.

É um trabalho artesanal que começa com a marcação de árvores no campo e depois todos os meses a observação do aparecimento de folhas, botões, flores e frutos, diz a professora Patrícia Morellato, coordenadora do Laboratório de Fenologia do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro, para a Revista Pesquisa Fapesp.

Na fenologia tradicional, os dados coletados são relacionados com a dispersão de sementes por animais frugívoros ou insetos polinizadores que usam recursos florais. Para ir mais além e analisar a influência do clima nas plantas, é preciso um estudo sistemático de campo que leva, em média, de três a cinco anos.

É um trabalho cansativo, que envolve várias pessoas durante um bom período de tempo, diz Patrícia, que desde 2010 coordena um projeto inovador de fenologia remota em áreas tropicais, chamado de e-fenologia, financiado pela Fapesp e Microsoft Research Institute.

Além de uma câmera digital instalada no topo de uma torre a 18 metros do solo em área de cerrado em Itirapina, no interior de São Paulo, softwares e outras ferramentas foram desenvolvidos para a observação remota e a análise das informações coletadas. São parceiros no projeto o laboratório de Fenologia da Unesp de Rio Claro e o laboratório Reasoning for Complex Data (Recod) do Instituto de Computação da Unicamp, onde atua o professor Ricardo Torres, que também participa da pesquisa.

Sim

Não

Sim Não

Page 36: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

A partir de agosto cinco câmeras serão instaladas em diferentes vegetações, como campo, cerrado, caatinga, floresta semidecidual e mata atlântica. Vamos fazer um estudo para avaliar quanto fica o valor do monitoramento remoto de fenologia em diferentes tipos de vegetação em comparação com a observação tradicional, diz Torres.

A proposta dos pesquisadores para uma nova fase do projeto, uma extensão do atual, é usar imagens obtidas a partir de aviões não tripulados, os Vants, para cobrir uma área bem maior de vegetação. Queremos levantar novas questões para analisar o impacto de mudanças climáticas nas florestas de regiões tropicais, diz Torres. O projeto abriu o campo de pesquisas em fenologia remota de áreas tropicais na América do Sul. Não há muitas câmeras nos trópicos e nenhuma publicação sobre o assunto até o momento, diz Patrícia.

A professora Patrícia informa ainda que e-phenology continua, já que a equipe que coordena foi selecionada, em julho, na 6ª Chamada de Propostas de pesquisa, lançada em dezembro de 2012, no âmbito do Instituto Virtual de Pesquisas FAPESP-Microsoft Research, mantido pelas instituições.

O objetivo da chamada é explorar as aplicações da Ciência da Computação aos desafios de pesquisa básica, em áreas relacionadas a Mudanças Climáticas e outras disciplinas ligadas ao Meio Ambiente.

Fonte: Agência Fapesp

http://www.consecti.org.br/destaques/projeto-inovador-estuda-clima-plantas-regioes-tropicais/

Page 37: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Editoria: Pag:

Assunto:Bolsista do CsF é premiado em congresso internacional de medicinaCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Bolsista do CsF é premiado em congresso internacional de medicina29/08/2013 - 10:09Bolsista de graduação sanduíche na Universidade de Medicina da Coreia do Sul, o estudante Augusto Schmidt participou, neste mês, do 29th International Congress of the Medical Women's Association, em Seul, e foi premiado.

Augusto apresentou quatro banners, realizados com base em estudos feitos em sua instituição de ensino de origem, a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UnoChapecó), de Santa Catarina. Um deles é o resultado do seu trabalho de conclusão de curso, com o título "Representações sociais do consumo de álcool e masculinidade em universitários brasileiros".

O estudante recebeu o Travel Grant Award, um incentivo para pesquisadores de outros países que tiveram participação ativa e de destaque. “Adorei a programação científica, os diversos debates e apresentações. Foi muito proveitosa a experiência de apresentar trabalhos em uma língua estrangeira para um público tão distinto do ponto de vista profissional”, relata o bolsista do programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Ele conta, ainda, que durante o congresso teve a oportunidade de conhecer médicos e pesquisadores de outros países, com os quais pôde ter uma troca de experiências interessante para sua vida profissional. “Encontrei lá a presidente da Associação Médica de Mulheres do Brasil e outra participante da associação, além de professoras da Universidade de São Paulo [USP]. Foi tudo muito válido”, complementa o estudante.

O congresso internacional ocorre a cada três anos em diferentes lugares do mundo e tem como

Sim

Não

Sim Não

Page 38: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

objetivo reduzir a discriminação de gênero no campo da medicina e melhorar a liderança para médicos jovens. Busca, ainda, promover o intercâmbio e o contato entre médicos interessados em uma sociedade mais igualitária, bem como discutir assuntos científicos e temas médicos relacionados a questões sociais, políticas e culturais.

Texto: Ascom do CsF, com informações da UnoChapecó

http://www.mcti.gov.br/index.php/content/view/349390/Bolsista_do_CsF_e_premiado_em_congresso_internacional_de_medicina.html

Page 39: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Editoria: Pag:

Assunto:Grupo apresenta ao MCTI projetos no setor de petróleo e gásCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Grupo apresenta ao MCTI projetos no setor de petróleo e gás29/08/2013 - 18:45O secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias, recebeu nesta quinta-feira (29), em Brasília, o presidente da BG Brasil, Paulo Macedo, que apresentou estratégias da empresa para o desenvolvimento de tecnologia e inovação no Brasil para o setor de petróleo e gás.

Os planos, que incluem a construção de um centro global de tecnologia no Rio de Janeiro, foram detalhados pelo diretor de Tecnologia da BG Group, Olivier Wambersie. Ele explicou que o objetivo do grupo no Brasil é desenvolver tecnologias que possam ajudar na sustentabilidade das ações realizadas no país.

“Para isso vamos investir 1% do nosso produto em P&D [pesquisa e desenvolvimento], tornando o Brasil nosso centro global de pesquisa. Vamos também tentar melhorar os investimentos nas operações existentes, minimizando os custos de perfuração e o impacto ambiental das nossas operações”, afirmou. “Além disso, temos outro grande desafio que é encontrar mão de obra capacitada que saiba imaginar ideias sem perder o senso da realidade, e dessa forma conseguir materializar produtos”, enfatizou.

Para Elias, a empresa tem um diferencial em relação aos outros centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que estão no país. “A particularidade deles é o compartilhamento, a forma cooperada. Eles não estão preocupados em apropriar o conhecimento pela via da propriedade intelectual, mas sim em compartilhar o conhecimento e melhorar a sua produtividade. Essa é uma mudança conceitual muito significativa”, comentou.

Sim

Não

Sim Não

Page 40: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Contratações

O secretário executivo do MCTI também destacou, entre os benefícios dos investimentos previstos pela empresa, a contratação de engenheiros brasileiros em larga escala. “Isso para nós é muito importante especialmente na área de petróleo e gás”, disse.

Olivier Wambersie avaliou que o desafio do século é a energia, e que nesse contexto é preciso atrair mais pessoas para o mundo do petróleo e do gás. Ele citou o programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, como um grande incentivo. “O programa dá ao estudante brasileiro a oportunidade de estudar, fazer doutorado sanduíche, receber material necessário para fazer a pesquisa.

No futuro ele pode voltar para trabalhar nos institutos brasileiros, ou para a nossa empresa”, observou. “Nós queremos muito que alguns deles escolham a nossa empresa para trabalhar, porque nós temos um futuro crescendo aqui no Brasil.”

Texto: Amanda Mendes – Ascom do MCTI

http://www.mcti.gov.br/index.php/content/view/349411/Grupo_apresenta_ao_MCTI_projetos_no_setor_de_petroleo_e_gas.html

Page 41: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Agência Gestão CT&I Editoria: Pag: Assunto:Especialista diz que CT&I tem papel importante na melhoria da mobilidade

urbana

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Especialista diz que CT&I tem papel importante na melhoria da mobilidade urbanaQui, 29 de Agosto de 2013 15:03Escrito por Leandro DuarteProfessora defende a criação de plano estratégico para mitigar colapso da mobilidade urbana. Crédito: Emília Silberstein/UnB AgênciaProfessora defende a criação de plano estratégico para mitigar colapso da mobilidade urbana. Crédito: Emília Silberstein/UnB AgênciaA ciência, tecnologia e a inovação são elementos importantes na reestruturação da mobilidade urbana do Brasil. A afirmação foi feita pela professora do curso de pós-graduação em transportes da Universidade de Brasília (UnB), Yaeko Yamashita, durante o 7º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência, em Brasília (DF), dia 21 de agosto. Segundo ela, as soluções para este setor são a criação de políticas estratégicas e uma mudança cultural.

“Precisamos de novos modelos de gestão que contemplem mudanças do projeto jurídico e a criação de novos desenhos de contrato”, afirmou. “Os institutos de pesquisa precisam contribuir com projetos paisagísticos mais harmoniosos e que agreguem mais valor”.

Segundo Yaeko, o governo abriu os olhos para o problema em decorrrência das manifestações públicas em junho deste ano. A docente, no entanto, explica que ações pontuais não podem ser as únicas formas de combate.

“Atos isolados não deixarão um grande legado. Precisamos de um plano amplo com ações rápidas e concretas para evitar ou mitigar o colapso da mobilidade urbana. É necessário investir em programas estruturantes de infraestrutura, políticas públicas e projetos de investimentos produtivos

Sim

Não

Sim Não

Page 42: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

da iniciativa privada”.

Academia

De acordo com a professora da UnB, as universidades devem auxiliar na mudança cultural do setor privado e público em relação aos desafios da ciência para a mobilidade urbana como deixar o veículo na garagem, por exemplo. Mas ressalta que para isso é necessário melhorar a qualidade do sistema público de transporte.

“Sabemos que um dos principais problemas das grandes metrópoles é o transporte de massa. Não é preciso fazer um plano diretor para entender. No novo modelo, o cidadão precisa saber o horário de chegada e de saída do transporte, além de como deve utilizá-lo”.

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4432:especialista-diz-que-ctai-tem-papel-importante-na-melhoria-da-mobilidade-urbana&catid=1:latest-news

Page 43: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Agência Gestão CT&I Editoria: Pag: Assunto:Edital apoia projetos voltados a parques tecnológicos e incubadoras

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Edital apoia projetos voltados a parques tecnológicos e incubadoras

Qui, 29 de Agosto de 2013 14:29O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lança, junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), chamada pública para projetos voltados para a pesquisa de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Estão disponíveis recursos de R$ 12 milhões, divididos em três faixas.

As propostas devem ser cadastradas até o dia 7 de outubro, na Plataforma Carlos Chagas, na página do CNPq. A divulgação dos resultados ocorrerá a partir de outubro e o início do apoio às propostas, a partir de novembro. A chamada objetiva selecionar propostas para apoio financeiro, com recursos não reembolsáveis, a projetos de apoio a inovação, caracterizados como habitats de inovação, os quais compreendem as incubadoras de empresas de base tecnológica e os parques tecnológicos existentes no País.

Faixas

A primeira será de apoio à infraestrutura de incubadoras de empresas em estágio de operação para prestação de serviços às empresas de base tecnológica, com aporte de R$ 8 milhões. A segunda consiste na elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para incubadoras de empresas, cujo valor estimado é de R$ 2 milhões. Por fim, os projetos de apoio à elaboração de

Sim

Não

Sim Não

Page 44: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para parques tecnológicos receberão investimento de R$ 2 milhões.

Veja o edital neste link.

(Agência Gestão CT&I com informações do CNPq)

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4427:edital-apoia-projetos-voltados-a-parques-tecnologicos-e-incubadoras&catid=1:latest-news

Page 45: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag: Assunto:25. FUCAPI inaugura um dos mais modernos laboratórios de produção em

madeira da região

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

25. FUCAPI inaugura um dos mais modernos laboratórios de produção em madeira da região

Com sede em Manaus, projeto ocupa espaço de mil metros quadrados

A Fundação Centro de Análise, Pequisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI) inaugura na próxima sexta-feira, dia 30 de agosto, às 8h30, o Laboratório de Produtos Florestais, um espaço de produção e desenvolvimento de produtos feitos por meio de insumos florestais da região. A sede do Laboratório fica na Portaria 3, da FUCAPI, na Av.Gov. Danilo de Mattos Areosa, 38, Distrito Industrial.

"O Laboratório está dentre os mais preparados da região em relação à infraestrutura e equipamentos. Esta conquista proporcionará não somente o aumento na produção como também a oportunidade de repassar o conhecimento adquirido aos parceiros do projeto.", afirmou o líder do Núcleo Design Tropical da FUCAPI, Robervando Gonçalves.

De acordo com Gonçalves, que é tecnólogo na indústria da madeira, o laboratório está vinculado ao projeto de Design Tropical, desenvolvido pela FUCAPI. "Por meio desse projeto, desenvolvemos produtos com madeiras certificadas e manejadas, expressando assim as possibilidades econômicas da região. O laboratório virá contribuir como uma ferramenta a mais para esta estratégia", afirmou.

O novo laboratório ocupa um espaço de mil metros quadrados, e vai contar com equipamentos capazes de serem utilizados nos mais diversos tipos de madeiras, além de uma estufa para secagem e salas de treinamento.

Sim

Não

Sim Não

Page 46: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

"Teremos equipamentos apropriados para confecção dos mais distintos produtos e atender aos mais diversificados clientes. A FUCAPI tem vasta experiência em projetos e treinamentos envolvendo madeira e agora está construindo um laboratório à altura para executar essas atividades", afirmou.

Sobre o Laboratório

O Laboratório visa ampliar a atuação do Núcleo de Design, tanto no aspecto de capacidade produtiva para atender as demandas crescentes, quanto em transferir o conhecimento adquirido pelo Núcleo e sua equipe por meio de parcerias com o Curso de Design da FUCAPI, por intermédio de oficinas e aulas, e projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com instituições de pesquisa.

Essa estratégia está alinhada com a visão institucional que busca a excelência na geração e difusão de conhecimento e promoção de inovações tecnológicas.

(Ascom da Funcapi)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=89016

Page 47: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag: Assunto:2. Código Nacional de Ciência e Tecnologia: deputados decidem fatiar texto

por temas para facilitar votação

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

2. Código Nacional de Ciência e Tecnologia: deputados decidem fatiar texto por temas para facilitar votação

A proposta prevê, entre outras medidas, a isenção de impostos de importação para materiais de pesquisa, informa reportagem da Agência Câmara Notícias

A Comissão Especial que analisa o Código Nacional de Ciência e Tecnologia realiza, nesta quinta-feira, seminário na Universidade de Brasília para discutir o tema. Para falar sobre o assunto, foi convidado o autor do requerimento para realização do seminário, deputado Izalci, do PSDB do Distrito Federal.A proposta do código, de autoria do deputado Bruno Araújo, do PSDB de Pernambuco, e outros deputados, prevê entre outras medidas, a isenção de impostos de importação para materiais de pesquisa; facilita o acesso à biodiversidade brasileira para fins de pesquisa biológica e flexibiliza a lei de licitações para as compras e contratações no setor.Vão participar do debate, deputados e representantes de instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação, como o INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Agência Espacial Brasileira, Embrapa e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UNB.(Agência Câmara Notícias)http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/COM-A-PALAVRA/450600-CODIGO-NACIONAL-DE-CIENCIA-E-TECNOLOGIA-DEPUTADOS-DECIDEM-FATIAR-TEXTO-POR-TEMAS-PARA-FACILITAR-VOTACAO.html

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=88993

Sim

Não

Sim Não

Page 48: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Site – Jornal Brasil Editoria: Pag: Assunto:Pesquisadores da USP identificam a mais velha estrela gêmea do Sol

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Pesquisadores da USP identificam a mais velha estrela gêmea do Sol

29/08/2013 Quinta-Feira, Dia 29 de Agosto de 2013 as 10Pesquisadores da USP identificam a mais velha estrela gêmea do Sol Um grupo internacional de astrônomos liderados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificou na constelação de Capricórnio a mais velha estrela gêmea do Sol já conhecida: a HIP 102152.

Além de dar pistas sobre como a nossa estrela vai ficar quando envelhecer, o trabalho mostrou que há uma forte correlação entre o teor de lítio existente nesse tipo de astro e sua idade, ajudando a solucionar um velho mistério da astronomia.

A HIP 102152 está situada a 250 anos-luz da Terra e tem idade estimada em 8,2 bilhões de anos – quase o dobro do Sol, que tem 4,6 bilhões de anos. Para observá-la, a equipe – que conta com cientistas dos Estados Unidos, da Austrália, da Alemanha, do Reino Unido e de Portugal, além dos brasileiros – utilizou o Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), localizado no norte do Chile.

Parte do trabalho foi realizada durante o pós-doutorado de TalaWanda Rose Monroe, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, com apoio da FAPESP. Os resultados já estão disponíveis na versão on-line da revista Astrophysical Journal Letters.

Sim

Não

Sim Não

Page 49: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

“Como a existência humana é curta demais para estudar a evolução do Sol, uma das formas de fazer isso é observar estrelas similares em diferentes fases de evolução. Esta estrela HIP 102152 nos dá uma oportunidade sem precedentes de saber como o Sol será daqui a 4 bilhões de anos”, disse Monroe em uma entrevista coletiva convocada pelo IAG no dia 28 de agosto para anunciar as descobertas.

A pesquisadora explicou que as gêmeas solares são estrelas muito raras, que possuem massa, gravidade, temperatura e composição química muito semelhantes às do Sol. Para analisar as propriedades da HIP 102152 e de outra gêmea solar mais jovem – a 18 Scorpii, cuja idade foi estimada em 2,9 bilhões de anos –, a equipe usou o espectrógrafo UVES, que pertence ao ESO.

“A espectroscopia é uma técnica poderosa que permite quebrar a luz da estrela nas diversas cores que a compõem. Isso nos permite observar com detalhes os elementos químicos que estão presentes na atmosfera estelar, assim como inferir sua massa, idade e metalicidade”, explicou Monroe.

Segundo Jorge Luis Meléndez Moreno, que supervisionou a pesquisa de Monroe no IAG, o resultado das análises revela que, assim como o Sol, a HIP 102152 tem uma composição química que permite a formação de planetas rochosos em torno dela.

“Pesquisas anteriores mostraram que no Sol, quando comparado a estrelas similares, há deficiência de elementos químicos que são abundantes em meteoritos, asteroides e em planetas rochosos como a Terra, Marte e Mercúrio. Esse material faltante no Sol provavelmente foi empregado na formação dos planetas terrestres do nosso sistema solar. Como a HIP 102152 tem esse mesmo padrão de deficiência de elementos, há forte possibilidade de ela ter também originado planetas como a Terra”, explicou Meléndez.

De acordo com o pesquisador, desde 2011 pesquisas vêm sendo conduzidas no Observatório Europeu Austral em busca desses planetas rochosos, mas nenhum foi encontrado até o momento orbitando a HIP 102152.

“Isso é bom, pois os planetas mais fáceis de serem encontrados são os gigantes gasosos, como Júpiter. E, se um planeta desse tipo existisse nas regiões mais internas da órbita da estrela, a chamada zona habitável, ele desestabilizaria completamente a órbita de um provável planeta rochoso”, disse Meléndez.

No entanto, ponderou o pesquisador, encontrar planetas rochosos com massa tão pequena quanto à da Terra não seria possível com os equipamentos hoje existentes.

“Vamos continuar procurando esses planetas até 2015, mas conseguiremos apenas detectar superterras, ou seja, planetas com massa cinco ou dez vezes maior que a nossa. Mas também pretendemos procurar gêmeos da Terra no futuro, com o auxílio de novos instrumentos mais precisos que estão sendo desenvolvidos no ESO, caso a entrada do Brasil no Observatório seja confirmada pelo congresso”, contou.

Mistério solucionado

O estudo coordenado por Monroe também ajudou a compreender um antigo mistério que intriga os astrônomos há cerca de 60 anos: por que algumas estrelas têm teores maiores de lítio que outras e, principalmente, por que o teor de lítio do Sol é tão menor que a maioria das gêmeas solares já detectadas.

Page 50: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

“O estudo de meteoritos revelou que a quantidade de lítio presente no Sol quando o Sistema Solar estava em formação era cerca de 160 vezes maior. Ninguém sabia explicar ao certo o que tinha acontecido com esse elemento. É um mistério na teoria clássica de evolução estelar”, disse Meléndez.

Na HIP 102152, por outro lado, o volume de lítio encontrado foi ainda menor que o do Sol. Já a 18 Scorpii, mais jovem, apresentou teores mais altos que os da nossa estrela. De acordo com a equipe da USP, esses resultados indicam que, à medida que a estrela envelhece, o teor de lítio diminui.

“Esse achado é muito importante não só porque permite usar esse elemento químico para determinar a idade da estrela como também porque acrescenta novos ingredientes ao modelo de como evoluem as estrelas. Pode ajudar os astrofísicos a entenderem os mecanismos que permitem o transporte do lítio de regiões mais externas do astro para as mais internas, onde será então destruído”, disse Meléndez.

A primeira gêmea solar foi encontrada em 1997 e, desde então, poucas outras estrelas do gênero foram identificadas.

O artigo High precision abundances of the old solar twin hip 102152: Insights on li depletion from the oldest sun (doi: 10.1088/2041-8205/774/2/L32) pode ser lido em http://iopscience.iop.org/2041-8205/774/2/L32/pdf/2041-8205_774_2_L32.pdf.

Fonte: Agência FAPESP

http://www.jornalbrasil.com.br/index.php?pg=desc-noticias&id=101129&nome=Pesquisadores%20da%20USP%20identificam%20a%20mais%20velha%20estrela%20g%EAmea%20do%20Sol

Page 51: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Jornal – Jornal do Commercio Editoria: Negócios Pag: B4Assunto:Fucapi recebe comitiva da Samsung

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Sim

Não

Sim Não

Page 52: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Jornal – Jornal do Commercio Editoria: Negócios Pag: B5Assunto:Circuito da Ciência

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Sim

Não

Sim Não

Page 53: CLIPPING FAPEAM - 30.08.2013

Veículo: Jornal – Jornal do Commercio Editoria: Negócios Pag: B4Assunto: (Semana da Informática) Trabalhos passam por submissão

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 30/08/2013

Sim

Não

Sim Não