Clipping sebrae 04 07

21
Data Veículo Página Tamanho 04.07.2014 Novo Jornal Economia05 135 cm CONTINUA

description

 

Transcript of Clipping sebrae 04 07

Page 1: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

04.07.2014 Novo Jornal Economia– 05 135 cm

CONTINUA

Page 2: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

04.07.2014 Novo Jornal Economia– 05 135 cm

FIM

Page 3: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

04.07.2014 Novo Jornal Conecte-se– 06 11,5 cm

Page 4: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

04.07.2014 Tribuna do Norte Negócios e Finanças– 06 10cm

Page 5: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Jornal de Hoje Hoje na Economia– 07 13 cm

Page 6: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Jornal de Hoje Cidade-13 90 cm

Page 7: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

04.07.2014 Gazeta do Oeste Mossoró-02 100 cm

Page 8: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

04.07.2014 Gazeta do Oeste Cidades-01 51 cm

Page 9: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

04.07.2014 O Mossoroense Gerais- 04 100 cm

Page 10: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

04.07.2014 O Mossoroense Cidades- 06 40 cm

Page 11: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Portal no Ar

Sala do Empreendedor facilita abertura de novos negócios

Espaço foi inaugurado nesta quinta-feira (3) e disponibilizará serviços como a abertura e regularização de

empreendimentos

Por Agência Sebrae

O desafio de estimular o empreendedorismo tendo como base as potencialidades locais parece não ser uma tarefa difícil em uma cidade rica em belas paisagens naturais. Mas apesar das características que apontam para vocação turística, o município de Tibau ainda convive com o turismo sazonal e a baixa diversificação de negócios que movimentem a economia local. Na busca por reverter este cenário, o Sebrae no Rio Grande do Norte e a prefeitura municipal acabam de inaugurar a Sala do Empreendedor, instrumento que agiliza o processo de implantação de micro e pequenos negócios. O espaço, inaugurado nesta quinta-feira (3), funcionará na sede do executivo municipal.

A inauguração da Sala do Empreendedor faz parte das ações promovidas pelo Sebrae-RN, por meio do Escritório Regional do Oeste, de Mossoró, durante todo o dia no município praiano. No local serão oferecidos acessos aos serviços para abertura e regularização de empreendimentos. Antes, para abrir um negócio era necessário ir a Mossoró.

Serão oferecidos acessos aos serviços para abertura e regularização de empreendimentos (Foto:

Divulgação/Fred Veras)

“Estamos realizando esta parceria para oferecer condições favoráveis e facilitar a vida de quem deseja empreender. Queremos incentivar o empreendedorismo no município, que tem muitas potencialidades a serem exploradas, principalmente no turismo”, destaca João Hélio Cavalcanti Júnior, diretor Técnico do Sebrae-RN.

CONTINUA

Page 12: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Portal no Ar

Para o prefeito Josinaldo Marques, as ações do Sebrae-RN representam uma excelente oportunidade para estímulo à criação de novos negócios e geração de alternativas para crescimento da economia local. “Estou muito feliz com esta parceria, muito bem vinda e que vai trazer muitos benefícios para a economia de Tibau. Precisamos de parcerias, e ter a marca do Sebrae-RN como parceira é sinal de que estamos no caminho certo”, opina.

Programação

A inauguração da Sala do Empreendedor é apenas uma das ações realizadas pelo Sebrae-RN no município de Tibau nesta quinta-feira. Ao longo de todo o dia, a equipe técnica do Escritório Regional do Oeste promoveu uma série de atividades em diversos pontos as cidade. Entre elas, duas Oficinas Sei, destinadas a Microempreendedor Individual (MEI), além palestra e seminário, que discutiram temas “Turismo como oportunidade de negócio” e ações do Sebrae-RN no Agronegócio, com apresentação de casos de sucesso. Solaneide Maria da Silva é consultora de uma empresa de cosméticos, mas pretende abrir uma loja para comercializar os produtos. Aproveitou a realização da Oficina Sei Planejar para melhor se preparar para o mercado. “Estou buscando mais conhecimento. Trabalho como informal e pretendo formalizar meu negócio e abrir minha lojinha. Esta está sendo uma grande oportunidade de aprendizado e orientação”, avalia.

http://portalnoar.com/sala-empreendedor-facilita-abertura-de-novos-negocios/

FIM

Page 13: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Portal no Ar

Futuro do Augusto Severo gera discussão entre empresários e governadora

Para empresários, antigo terminal de passageiros deve ser utilizado pelos potiguares, já que reforma recente foi

viabilizada por financiamento do Prodetur.

Por Sílvia Ribeiro Dantas

Empresários e governadora debatem futuro do aeroporto Augusto Severo. (Foto: Alberto Leandro)

O futuro do terminal de passageiros do recém-desativado aeroporto Augusto Severo e da área de 42 hectares no entorno da estrutura, em Parnamirim, gerou uma discussão entre o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Silvio Bezerra, e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini. Na manhã desta quinta-feira (3), os dois integrantes da entidade que representa empresários potiguares questionaram a governadora sobre o assunto.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Rio Grande do Norte e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) estão à frente de um estudo sobre a área, que está sendo planejado pela empresa de consultoria Macroplan.

Na ocasião, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae afirmou à governadora ter tomado conhecimento de que o aeroporto já foi entregue à Aeronáutica e que a ação é irreversível, ao mesmo tempo em que deixou claro lamentar esse fato. Sílvio Bezerra ressaltou repetidas vezes que o interesse dos empresários fica restrito ao terminal de passageiros e o governo deve tomar uma atitude, para que a área seja aproveitada.

O superintendente do Sebrae, Zeca Melo, reiterou a posição de Bezerra, lembrando que recentemente foi realizada uma grande reforma no terminal aeroportuário, na qual foram empregados cerca de R$ 40 milhões. Melo advertiu que o financiamento foi viabilizado a partir do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e questionou se o Governo do Estado ficaria apenas com a conta da modificação na estrutura.

De acordo com a governadora, existe a intenção de transformar o terminal de passageiros em um centro tecnológico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mas que ela ainda não tem informações precisas do uso que a área terá. Ela explicou que a área já pertencia à Infraero, assim não houve qualquer tipo de doação por parte do poder público estadual.

http://portalnoar.com/futuro-augusto-severo-gera-discussao-entre-empresarios-e-governadora/

Page 14: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Portal no Ar

Prêmio MPE Brasil 2014 entra na reta final de inscrições

Empresários que desejam participar da premiação têm até o dia 1º de agosto para se inscrever pela internet ou

nos pontos de atendimentos do Sebrae

Por Redação

Uma dos mais importantes premiações que reconhece o esforço de proprietários de empresas de pequeno porte para otimizar produção aliando conceitos de excelência na gestão, produtividade e sustentabilidade, o Prêmio MPE Brasil 2014, continua com as inscrições abertas. O prazo para se inscrever termina no dia primeiro de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 1º de agosto pela internet através do site http://www.mbc.org.br/mpe/, na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte, em Natal, ou nos escritórios regionais no interior. O MPE Brasil é uma iniciativa do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

A premiação foi criada com o objetivo de reconhecer conceitos inovadores e boas práticas de gestão em diversos setores da economia. No ciclo passado, cinco empresas potiguares sagraram-se campeãs da etapa estadual em categorias distintas. Artemodas (Mossoró), Fic Fardamentos (Mossoró), Center Car (Currais Novos), Única Master Universidade da Criança e do Adolescente (Currais Novos) e o Laboratório Tertuliano Soares (Assú) ficaram com os troféus de vencedores da competição no Rio Grande do Norte.

Neste ciclo 2014, as empresas inscritas serão avaliadas pela qualidade da administração e capacidade inovadora, a partir do questionário de autoavaliação, tendo como base o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da FNQ. Mais do que ter o amadurecimento do seu negócio quantificado, a participação no Prêmio promove o incentivo à adesão a análises mercadológicas e a visualização de oportunidades em diferentes nichos.

Além de receber um relatório personalizado, com os pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão, os empreendimentos inscritos participam de seminários de excelência, a serem realizados em seu estado, além de terem a oportunidade de aumentar a competitividade e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua própria comunidade.

Critérios

Estão aptas a concorrer ao prêmio as empresas com receita bruta anual de até R$ 3.600.000. Elas podem se inscrever em oito categorias: indústria, comércio, agronegócio, turismo, TI, saúde, educação e serviços, além dos destaques em responsabilidade social e em inovação.

Para participar, é preciso preencher o questionário de autoavaliação, através de uma metodologia padronizada nacionalmente. Após concluir o processo, as organizações com melhor desempenho recebem a visita de avaliadores e são submetidas a uma banca técnica. Se premiadas em seu estado, passam a disputar com organizações de todo o Brasil em cada categoria. As premiadas ganham o direito de utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e passam a ser reconhecidas como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelências mundiais.

http://portalnoar.com/premio-mpe-brasil-2014-entra-na-reta-final-de-inscricoes/

Page 15: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Portal no Ar

Monitoramento de empresas e condomínios pode integrar estrutura do Ciosp

Estrutura da Secretaria Estadual de Segurança foi apresentada a empresários na manhã desta quinta-feira (3).

Por Sílvia Ribeiro Dantas

Secretário de segurança apresenta Ciosp a empresários. (Foto: Sílvia Ribeiro Dantas)

Uma das promessas do legado da Copa do Mundo para o Rio Grande do Norte foi apresentada na manhã desta quinta-feira (3) para entidades que representam os empresários potiguares, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que vem abrigando o “cérebro” da segurança e defesa durante o mundial de futebol e vai passar a abrigar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) a partir de 18 de julho. Na ocasião, foi sugerido que empresas e condomínios interliguem os seus sistemas de monitoramento à central da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

O titular da Sesed, Eliéser Girão, apresentou dados da atuação do efetivo voltado à segurança desde o início da Copa do Mundo, deixando claro que a avaliação do governo tem sido positiva em relação ao centro de operações. Para que o monitoramento da capital seja mais eficaz, o secretário disse achar importante que o órgão atue em conjunto com os empresários.

De acordo com Girão, interligar as câmeras de monitoramento de estabelecimentos comerciais e condomínios ao Ciosp deverá fazer com que os índices de violência em Natal sofram forte redução. “Será um ganho enorme, porque um policial pode monitorar 6 câmeras e a partir de movimentações suspeitas, aciona-se a patrulha para ir ao local. No caso de condomínios, os porteiros também podem entrar em contato com a polícia”, detalhou.

CONTINUA

Page 16: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Portal no Ar

Os representantes dos empresários que estavam presentes demonstraram interesse na possibilidade de integrar os sistemas de monitoramento. Essa medida, além de beneficiar a população como um todo, poderia possibilitar a redução de custos, uma vez que os investimentos em segurança privada vêm aumentando bastante ao longo dos últimos anos.

O superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, contou que a iniciativa surgiu em uma reunião no Sebrae e disse ter ficado encantado com a estrutura que está sendo montada. “A gente precisa dar um passo adiante e manter os ladrões presos”, ressaltou.

Entre as entidades que foram conhecer a central de monitoramento estavam representantes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomércio), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), instituições financeiras e sindicatos.

Superintendente do Sebrae disse ter aprovado estrutura apresentada. (Foto: Alberto Leandro)

http://portalnoar.com/sistemas-de-monitoramento-de-empresas-e-condominios-podem-integrar-estrutura-ciosp/

FIM

Page 17: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Portal De Fato

Organização da Festa do Bode espera comercializar 1,5 mil animais

Foto: Assessoria

A abertura oficial da 16ª edição da Festa do Bode será às 20h, no dia 7 de agosto, no Centro de Comercialização de Animais e segue até o dia o dia 10, com a expectativa de que aproximadamente 1,5 animais sejam comercializados.

No último dia 2, foi realizado o primeiro encontro entre a Subsecretaria e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró (ASCOM) e a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), parceiros do evento.

A reunião foi para definir e planejar a realização da festa. De acordo com o subsecretario Rondinelli Carlos, a Festa do Bode é uma oportunidade de fortalecer o mercado de criadores do município e região, sendo uma das principais estratégias discutidas para a edição deste ano.

Uma das atividades mais esperadas pelos criadores é o Leilão Terra da Liberdade, que será realizado na noite do sábado, 9. Rondinelli Carlos disse que criadores e expositores de estados como Ceará, Paraíba, Pernambuco, além de comerciantes de todo o Rio Grande do Norte.

Ainda complementando as atividades da festa, serão disponibilizados cursos, palestras e seminários com o tema voltado ao desenvolvimento do trabalho rural. A tradicional feira de artesanato e o espaço de gastronomia terão local garantido no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá. Além disso, os artistas da terra serão valorizados entre as atrações culturais. As noites do evento contarão com a participação de emboladores, declamadores, repentistas, entre outras atrações musicais.

http://www.defato.com/noticias/37085/organizaa-a-o-da-festa-do-bode-espera-comercializar-1-5-mil-animais

Page 18: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Portal De Fato

Projeto Mãos Virtuosas é lançado em Mossoró pela Apae

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) lançou mais um projeto social. O "Mãos Virtuosas" vai promover a capacitação de familiares de usuários da entidade, proporcionando-lhes o desenvolvimento de uma renda, qualificando e apoiando acompanhantes e responsáveis, através de cursos de estamparia, corte e costura voltados para o trabalho manual.

No total, 13 máquinas estão sendo adquiridas para o módulo de corte e costura. O projeto será desenvolvido em uma área de 27m ². As obras do galpão que fica anexo ao prédio estão a todo vapor, e para isso, a associação conta com a ajuda de parceiros como a Petrobras e tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A presidente da Apae, Janaína Montenegro, enfatiza que a associação conta com 260 famílias e que muitas dessas famílias vivem em prol das crianças atendidas e não tem condições de pagar por um curso de capacitação, por exemplo. A iniciativa surgiu a dois anos na própria entidade, porém não possuía estrutura para o desenvolvimento das atividades. O projeto vai contemplar, principalmente, as mães da cidade de Mossoró ou dos demais municípios de onde são oriundos os usuários da Apae. PETROBRAS

A empresa é a responsável desde a contratação do instrutor até a do coordenador, além da construção do galpão disponibilizado pela instituição e aquisição do maquinário.

SEBRAE/RN

Para estimular o espírito empreendedor das pessoas contempladas, repassar as orientações e motivar o público-alvo, a Apae conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

http://www.defato.com/noticias/37071/projeto-ma-os-virtuosas-a-lana-ado-em-mossora-pela-apae

Page 19: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Portal De Fato

Rio Grande do Norte terá mais de 600 unidades do PAIS até 2015

Passados nove anos da instalação das primeiras unidades da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) no Rio Grande do Norte, o número de famílias que reencontraram no campo uma fonte de renda e a melhoria da qualidade de vida já chega a mais de 360. A meta para 2014 é a conclusão da tecnologia em mais 200 propriedades rurais, e, até 2015, a finalização do programa em outras 100 unidades, totalizando 3,3 mil pessoas atendidas pelo programa somente no estado. Hoje, 20 municípios potiguares já têm unidades implantadas, além de outras 13 cidades, onde o projeto está em instalação. A intenção é que a tecnologia possa ser expandida nos próximos anos para as regiões do Alto Oeste e Agreste Potiguar.

Implementado por meio de uma parceria entre Sebrae e Fundação Banco do Brasil, a Tecnologia Social (TS) visa apoiar e financiar a implantação de hortas em formato circular em pequenas propriedades sem uso de agrotóxicos e adubos químicos. A técnica foi desenvolvida pelo agrônomo senegalês Aly N'diaye que buscou utilizar princípios agroecológicos com o objetivo de diversificar a produção, garantindo assim o aumento na renda e fortalecendo o processo de inclusão social e segurança alimentar dos envolvidos.

“Devolvemos o conceito de viver bem para aqueles que não tinham oportunidade. O sonho de muito dos produtores rurais era vender a terra e sair do campo. Agora, eles têm uma riqueza. Também cresceu o número de formalização dos familiares envolvidos no programa. Muitos se tornaram Microemprendedores Individuais para poder comercializar os produtos”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcanti.

No Rio Grande do Norte, o município de Assu lidera a quantidade de unidades instaladas, totalizando 43 propriedades, seguido por Mossoró que possui 30 instaladas e outras 30 em implantação, assim como, a cidade de Ipanguaçu que tem o mesmo número de propriedades. Os municípios de Jucurutú, São José do Seridó e Caicó serão os próximos a receber a tecnologia social.

O Sebrae conduz a seleção, implantação e acompanhamento do programa. Durante 30 meses, técnicos e agrônomos acompanham as unidades. A prioridade são os municípios com disponibilidade de água e que possuam baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), estatística composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB per capita recolhidos a nível nacional.

“A tecnologia tem movimentado e fortalecido o desenvolvimento local dos municípios. Os produtores rurais deixaram de comprar e passaram a produzir os alimentos. Há uma economia na renda familiar e uma geração de renda”, afirma o diretor técnico do Sebrae-RN.

CONTINUA

Page 20: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Portal De Fato

Hortaliças Os principais alimentos produzidos nas unidades do PAIS no Rio Grande do Norte são hortaliças, frutas como caju e mamão, galinhas e ovos. Além de fornecer e suprir os mercados locais e programas do governo, uma vez por semana os produtores participam de feiras agroecológicas. No estado são realizadas semanalmente 22 delas.

“O objetivo inicial da tecnologia era a segurança alimentar dessas famílias e proporcioná-las uma renda. Mas vimos que seria uma boa oportunidade de inserí-las no mercado. Foi quando criamos as primeiras feiras agroecológicas no estado. Dessa forma, há a venda desses alimentos pelos próprios produtores com um preço justo”, esclarece o diretor técnico.

Além da geração de trabalho e renda que chega ao campo, o produtor rural passou a aprender como lidar de forma sustentável com a terra, proporcionando uma melhor qualidade dos alimentos produzidos e um olhar consciente sob o meio ambiente. Um ganho também para consumidor final. “Fomos os primeiros a certificar as feiras agroecológicas. Não é só agroecológica, é orgânico. São produtos com o selo orgânico”, afirma João Hélio Cavalcanti.

* Fonte: Sebrae/RN

http://www.defato.com/noticias/37070/rio-grande-do-norte-tera-mais-de-600-unidades-do-pais-ata-2015

FIM

Page 21: Clipping sebrae 04 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Natal Press

Novas viaturas serão entregues a PM e Polícia Civil nesta quinta

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN) receberá nesta quinta-feira (3), às 8h, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), as novas 60 motos BMW de 650 cilindradas, além de mais 40 carros Renault Duster que serão usados para patrulhamento da Policia Civil e Militar.

Esta aquisição de motos e automóveis faz parte da Matriz de Responsabilidade do Governo, compromisso da Governadora Rosalba Ciarlini, com a Segurança Pública do Estado, que designou R$ 37 milhões em equipamentos.

Além da entrega será realizada a apresentação das estruturas do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (Ciccr/RN) aos representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), além da classe empresarial do Estado do Rio Grande do Norte.

O Ciccr é o novo equipamento de segurança do Governo do RN que será disponibilizado para a sociedade norte-rio-grandense funcionando como central de monitoramento, além de teleatendimento, gerenciando crises e operações conjuntas e especiais pertinentes à Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil Estadual e Municipal, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, SAMU, entre outros.

http://www.natalpress.com.br/site/index.php/seguranca/4774-novas-viaturas-serao-entregues-a-pm-e-policia-

civil-nesta-quinta