Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de...

14
Clique para seguir

Transcript of Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de...

Page 1: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

Clique para seguir

Page 2: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

VolleyballDescrição• Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de

equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige um bom preparo físico para que haja uma alta performance.

• 2 equipes, uma rede com “antenas” uma quadra dividida ao meio por uma rede suspensa 145 ou 125cm (masculina e feminina, respectivamente) delimitada por 4 linhas (2 laterais, 1 a 3 metros da rede e outra no fundo, onde existe a zona de sac/serviço.

• Cada equipe é composta por 6 jogadores

Page 3: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

Volleyball

4

4

5

5

6 6

1

12

2

3 3

Defe

sa

Defe

sa

Ataque

Ataque

Saída de rede

Sac/se

rviço

Entrada de rede

3metros

3metros

Entrada de rede

Saída de rede

Sac/se

rviço

Distribuição/posição dos elementos das equipes

Page 4: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

Volleyball

4

4

5

5

6 6

1

12

2

3 3

Sac/se

rviço

3metros

3metros

Sac/se

rviço

Táticas:4x2- Levantador/passador (3) no centro

(4 atacantes/batedoresx2passadores/levantadores)

Page 5: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

Volleyball

4

2

5

5

6 6

1

13

2

3 4

Sac/se

rviço

3metros

3metros

Sac/se

rviço

Táticas:4x2- Levantador/passador (3) na saída de rede*

(4 atacantes/batedoresx2passadores/levantadores)

* É a minha favorita

Page 6: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

Volleyball

4

2

5

5

6 6

1

13

2

3 4

Sac/se

rviço

3metros

3metros

Sac/se

rviço

Táticas:

5x1- Levantador/passador (3) no centro

(5 atacantes/batedoresx1passadores/levantadores)

Page 7: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

Volleyball

4

2

5

5

6 6

1

13

2

3 4

Sac/se

rviço

3metros

3metros

Sac/se

rviço

Táticas:5x1- Levantador/passador (3) na saída de rede

(5atacantes/batedoresx1passadores/levantadores)

Page 8: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

Posicionamento para receber o Serviço/SAC

4

4

5

5

6 6

1

12

2

3 3

Defe

sa

3metros

3metros

Sac/se

rviço

Equipe A no serviço: Os 3 atacantes (2,3e4)sobem junto a rede, o defesa esquerdo (5) sobe um pouco, o defesa direito após sacar avança para próximo da linha dos 3 metros, mas atrás

Equipe B vai fazer a recepção: o defesa centro (6) sobe, assim como os defesa esquerdo (5) e direito (1) sobem ligeiramente, o atacante de saída de rede (2 ) desce ligeiramente, o atacante centro sobe junto à rede na entrada de rede e o atacante de entrada de rede (4) desce até a linha dos 3 metros.

Page 9: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

Posicionamento para receber “Ataque”e Contra-Ataque

4

4

5

5

6 6

1

12

2

3

3

3metros

3metros

Equipe A no Contra-ataque: Os atacantes (3e4) sobem junto a rede para fazer o bloqueio ao atacante da equipe B (2), o defesa esquerdo (5) sobe em diagonal, o defesa direito (1) avança em diagonal, o defesa centro (6) recua para cobrir o fundoa, o atacante de saída de rede (2) avança para o centro (entre a posição que ocuparia o defesa centro e o atacante centro)

Equipe B recepciona para o pasador/levantador (3) que passa para o atacante de saída de rede (2) que finaliza a jogada em diagonal na frente do defesa centro da equipe A (6) os defesa esquerdo (5) e direito (1) avança para cobrir o rebate

do “block”, o atacante de entrada de rede

(2) avança para o centro para cobrir o rebate do “block”

1

Page 10: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

Quadras onde joguei volley• Quadra externa:

UERJ UFRJAterro do Flamengo Complexo turístico de TróiaCasa do Pessoal Hospital São Teotônio

• Pavilhão desportivo

UERJ UFRJForte da Urca ACM Engenho de DentroACM Lapa CDULFaculdade de Ciências de Lisboa AjudaEstrela Escola Carlos AmaranteLiceu Sá de Miranda EsmorizCDUP ESE EB2 de São mamede Nave de Espinho ASERT- Tondela Liceu André Soares- Viseu

Inatel Viseu FonteloACM- Coimbra

Escola secundária de Albufeira Escola secundária de Porto Santo

Page 11: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

Torneios relevantes» Torneio Lubrax- "Ekiproblema“- 1985 Rio de Janeiro « Olimpíadas dos Triãngulos (Comandante do Triângulo Branco, capitã da

equipe feminina de voley)- Campeã 1986 _ Rio de Janeiro » 5ºs Jogos de Lisboa -1990 » Jogos médicos 1996- Equipe feminina "Vitaminas VV" - 1º lugar

» Jogos Médicos 1997 - Equipe mista "Puchanços"- 2º lugar» Jogos Médicos 1998- Equipe mista "Puchanços"-3º lugar» Jornadas médico desportivas de Espinho- Equipe mista "Puchanços"-1998

» Jogos Médicos 1999- Equipe mista "Puchanços"- 4º Lugar e "equipe seleção norte"» Jornadas médico desportivas de Espinho- Equipe mista "Puchanços"-1999

» voley de praia da Acadêmica de São Mamede- Equipe feminina "victória"- 1999» Encontro Nacional dos trabalhadores da Saúde - Equipe feminina 2º lugar) e  equipe mista (1º lugar)delegação de Viseu- Albufeira - 2004» Encontro Nacional dos trabalhadores da Saúde - Equipe feminina (1º lugar) e  equipe mista (1º lugar) delegação de Viseu- Porto Santo- 2005» Torneio de dupla volley de praia  feminino- Ana Lúcia+ Céu - Oliveira de Frades- 2006- 1º lugar» Torneio de dupla volley de praia  feminino- Ana Lúcia+ Céu - Oliveira de Frades- 2008- 1º lugar

Page 12: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

Conclusão• O volleyball é um desporto completo, se bem jogado,

mostra um espetáculo maravilhoso que une técnica, táctica, preparo físico e muita criatividade por parte dos jogadores.

• É um desporto de equipe, onde todos colaboram, estão atentos, confiam no valor técnico de cada elemento, na posição em que este ocupa e aceitam as falhas ou limitações que possam existir, em cada um, dependendo do momento e da situação.

• Não é um conjunto de estrelas individuais.

Page 13: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

sugestão Se você vive no norte ou centro de Portugal e gosta de jogar voley fique

atento aos torneios: • Voley (pavilhão):    Inatel Braga: torneio de primavera; Torneio de Outono e torneio de Inverno• Voley de praia:   Junho - Acadêmica de São Mamede (Porto), INATEL Braga (torneio de

verão) Julho – Vila do Conde   Agosto - Caldas de Aregos; Viana do Castelo; Moledo

• Região Centro: Voley de praia Outubro – Oliveira de Frades

Julho – Oliveira de Frades

• Vigo (Espanha) Beach Volleyball: Julho -

Bom Jogo! :)Assinado: "fominha de voley"

PS: Se souber de algum torneio mais, ou se quiser trocar idéias a cerca de volley, por favor mande-me um mail:

[email protected]

Page 14: Clique para seguir Volleyball Descrição Desporto elegante, criativo, que depende do espírito de equipe, sem violência ou contacto físico, mas que exige.

Música: Aquarela do Brasil

Voz Voz

Gal CostaGal Costa

Fotografia: Internet

Texto: Céu