Clonagem Diferenciacao

3
Página 1 de 2 1. No ano de 1997, um grupo de investigadores anunciou o nascimento da ovelha Dolly, considerada o primeiro clone de mamífero gerado artificialmente. Um dos objetivos desta pesquisa foi a melhoria da pecuária, através da formação de rebanhos homogéneos. Clones, no entanto, ocorrem naturalmente no quotidiano. 1.1. Explica a desvantagem biológica de um rebanho de clones. 1.2. Dá um exemplo de clones que ocorrem naturalmente. Justifica. 1.3. Transcreve a letra da opção que completa corretamente a afirmação seguinte: Um organismo que se reproduz de forma assexuada normalmente produz descendentes...  A. com maior polimorfismo do que os descendentes originados por reprodução sexuada. B. mais competitivos do que os descendentes originados por reprodução sexuada. C. geneticamente idênticos. D.com maiores possibilidades de sobreviver em ambientes diferentes. 2. Realizaram-se algumas experiências científicas em que se efetuou o transplante dos núcleos de células embrionárias de rã para ovos de rã, aos quais se havia retirado anteriormente os núcleos. Os embriões aos quais se retirou o núcleo das células encontram-se representados na figura 7. O gráfico da figura 8 representa a percentagem de ovos que não rejeitaram o núcleo transplantado. 2.1. Transcreve a letra da opção que completa corretamente a frase seguinte:  A explicação para a diferença de valores refletida no gráfico deve-se ao facto de...  A. os núcleos da mórula estarem num estádio em que todos os genes estão reprimidos. B. os núcleos de mórula serem geneticamente distintos dos outros núcleos em questão. C. os núcleos de blástula e gástrula não receberem os estímulos citoplasmáticos necessários para o desenvolvimento do embrião. D. os núcleos da gástrula já se encontrarem num estádio de diferenciação. 2.2. As rãs utilizadas nos transplantes pertenciam à espécie Rana catesbeiana, cujo 2n = 26 cromossomas. 2.2.1. Transcreve a Letrada opção que completa corretamente a frase seguinte: O número de cromossomas desta espécie, durante a profase, era d e ___ e o número de cromatídios ___. No decorrer da telofase, o número de cromossomas era de ___ e o de cromatídios de ___.  A. 13 … 26 13 13 C. 26 26 13  13 B. 26 52 13 26 D. 26 52 26 ... 26 BIOLOGIA E GEOLOGIA   11º ANO OFICINA DE EXAMES  CLONAGEM E DIFERENCIAÇÃO NOME _______ ___ N º  ____ TURMA ____

Transcript of Clonagem Diferenciacao

Page 1: Clonagem Diferenciacao

7/25/2019 Clonagem Diferenciacao

http://slidepdf.com/reader/full/clonagem-diferenciacao 1/2

Página 1 de 2 

1.  No ano de 1997, um grupo de investigadores anunciou o nascimento da ovelha Dolly, considerada o primeiro clone demamífero gerado artificialmente. Um dos objetivos desta pesquisa foi a melhoria da pecuária, através da formação de rebanhoshomogéneos. Clones, no entanto, ocorrem naturalmente no quotidiano.

1.1. Explica a desvantagem biológica de um rebanho de clones.

1.2. Dá um exemplo de clones que ocorrem naturalmente. Justifica.1.3. Transcreve a letra da opção que completa corretamente a afirmação seguinte:

Um organismo que se reproduz de forma assexuada normalmente produz descendentes...

 A. com maior polimorfismo do que os descendentes originados por reprodução sexuada.B. mais competitivos do que os descendentes originados por reprodução sexuada.C. geneticamente idênticos.D.com maiores possibilidades de sobreviver em ambientes diferentes.

2. Realizaram-se algumas experiências científicas em que se efetuou o transplante dos núcleos de células embrionárias de rãpara ovos de rã, aos quais se havia retirado anteriormente os núcleos. Os embriões aos quais se retirou o núcleo das célulasencontram-se representados na figura 7. O gráfico da figura 8 representa a percentagem de ovos que não rejeitaram o núcleo

transplantado.

2.1. Transcreve a letra da opção que completa corretamente a frase seguinte:

 A explicação para a diferença de valores refletida no gráfico deve-se ao facto de...

 A. os núcleos da mórula estarem num estádio em que todos os genes estão reprimidos.B. os núcleos de mórula serem geneticamente distintos dos outros núcleos em questão.C. os núcleos de blástula e gástrula não receberem os estímulos citoplasmáticos necessários para o desenvolvimento doembrião.D. os núcleos da gástrula já se encontrarem num estádio de diferenciação.

2.2. As rãs utilizadas nos transplantes pertenciam à espécie Rana catesbeiana, cujo 2n = 26 cromossomas.

2.2.1. Transcreve a Letrada opção que completa corretamente a frase seguinte:

O número de cromossomas desta espécie, durante a profase, era de ___ e o número de cromatídios ___. No decorrer da telofase,o número de cromossomas era de ___ e o de cromatídios de ___.

 A. 13 … 26 … 13 … 13 C. 26 … 26 … 13 … 13B. 26 … 52 … 13 … 26 D. 26 … 52 … 26 ... 26

BIOLOGIA E GEOLOGIA – 11º ANOOFICINA DE EXAMES – CLONAGEM E DIFERENCIAÇÃO 

NOME  _________________________________________________________ Nº ____ TURMA  ____

Page 2: Clonagem Diferenciacao

7/25/2019 Clonagem Diferenciacao

http://slidepdf.com/reader/full/clonagem-diferenciacao 2/2

Página 2 de 2 

2.3. Foram retiradas algumas células ao embrião quando este seencontrava no estado de gástrula e efetuadas com elas algumaspreparações para observação microscópica. O resultado dessasobservações encontra-se na figura 9.

2.3.1. Identifica cada uma das fases mitóticas (A, B, C e D). 

2.3.2. Caracteriza a fase mitótica representada pela letra B.

2.3.3. Ordena temporalmente as fases mitóticas (A, B, C e D).

4. A figura à esquerda representa esquematicamente algumas observações efetuadas por um grupo de alunos numa aula práticade Biologia e Geologia sobre mitose. A figura à direita representa graficamente a variação do teor de DNA durante o ciclo celular. 

4.1. Identifica, ao nível do gráfico, cada uma das fases (A a F) do ciclo celular.

4.2. Efetua a correspondência entre as observações efetuadas pelos alunos (Ia IV) e a variação do teor de DNA durante o ciclocelular (A a F).4.3. Justifica a variação do teor de DNA entre os momentos T2 e 13.4.4. Indica duas funções da mitose.

5. Analisa a figura que representa dois estádios mitóticos de uma célula. 

5.1. Identifica os estádios mitóticos A e B.

5.2.Justifica a identificação efetuada para a célula B.

5.3. Com base na figura e na chave seguinte, classifica as afirmações:

Chave Afirmações

I. Célula A

II. Célula BIII. Células A e BIV. Nenhuma célula

 A. Ocorre redução do número de cromossomas.B. Os cromossomas-filhos migram para os polos.

C. A cromatina encontra-se condensada.D. Ocorre clivagem do centrómero.E. O DNA reduz o seu teor a metade.F. O número cromossómico é 4.G. Os centrómeros definem o plano equatorial.

6. Transcreve a letra da opção que completa corretamente a afirmação seguinte:Durante o período S ocorre a __ do __. duplicando, deste modo, o valor de __'

 A. transcrição … JDNA … DNA C. transcrição … RNAm … cromossomasB. replicação … DNA … DNA D. replicação ... DNA ... cromossomas

7. Transcreve a letra da opção que completa corretamente a afirmação seguinte:

 A mitose, nos seres vivos que se reproduzem sexuadamente, é importante porque... A. introduz variabilidade genética, o que permite a adaptação destes seres ao meio.B. mantém as características genéticas, o que permite a adaptação destes seres ao meio.C. permite o aumento do número de células e, assim, a formação de estruturas multicelulares.D. permite um rápido aumento do número de seres vivos dessa espécie.