Clone+

5
TEST REPORT 02-03/2011 46 TELE-satellite — Global Digital TV Magazine 02-03/2011 www.TELE-satellite.com Cardsplitter Operação simples, Incrivelmente poderoso! Cardsplitter Clone+ • Canais de TV por Assinatura Facilmente Distribuídos em Sua Casa • Alimente Até Oito Receptores Apenas Com Um Cartão • Suporta Vários Sistemas • Característica Especial: É Possível Ter Dois Sistemas de TV por Assinatura Cardsplitter Clone+ Distribuição Simples para dois provedores de TV por assinatura até oito receptores de uma habitação Está a aumentar consis- tentemente o número de televisões em média por casa. Começamos por ter na sala de estar e, em seguida, expandiu-se para o quarto do miúdo percorrendo todo o caminho até chegar ao quarto e à cozinha, e neste momento praticamente não há nenhum lugar da casa que não tem um televisor. Há bem pouco tempo, quando o HDTV era uma entidade des- conhecida, chegava apenas ter um receptor central que fornecia para todos os televi- sores da casa através de um sinal enviado por um cabo coaxial ou por rede sem fios. Mas estava limitado a ver um ao mesmo tempo um canal de TV em todas as televisões, mas não era preciso muito para ter uma instalação como esta.

Transcript of Clone+

Page 1: Clone+

TEST REPORT

02-03/2011

46 TELE-satellite — Global Digital TV Magazine — 02-03/2011 — www.TELE-satellite.com

Cardsplitter

Operação simples, Incrivelmente poderoso!

Cardsplitter Clone+

•CanaisdeTVporAssinaturaFacilmenteDistribuídosemSuaCasa

•AlimenteAtéOitoReceptoresApenasComUmCartão

•SuportaVáriosSistemas

•CaracterísticaEspecial:ÉPossívelTerDoisSistemasdeTVporAssinatura

Cardsplitter Clone+Distribuição Simples para dois provedores de TV por assinatura até oito receptores de uma habitação

Está a aumentar consis-tentemente o número de televisões em média por casa. Começamos por ter na sala de estar e, em seguida, expandiu-se para o quarto do miúdo percorrendo todo o caminho até chegar ao quarto e à cozinha, e neste momento praticamente não há nenhum lugar da casa que não tem um televisor. Há bem pouco tempo, quando o

HDTV era uma entidade des-conhecida, chegava apenas ter um receptor central que fornecia para todos os televi-sores da casa através de um sinal enviado por um cabo coaxial ou por rede sem fios. Mas estava limitado a ver um ao mesmo tempo um canal de TV em todas as televisões, mas não era preciso muito para ter uma instalação como esta.

Page 2: Clone+

Available online starting from 28 January 2011

TELE-satellite World www.TELE-satellite.com/...

Arabic العربية www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1103/ara/clone+.pdfIndonesian Indonesia www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1103/bid/clone+.pdfGerman Deutsch www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1103/deu/clone+.pdfEnglish English www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1103/eng/clone+.pdfSpanish Español www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1103/esp/clone+.pdfFrench Français www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1103/fra/clone+.pdfHebrew עברית www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1103/heb/clone+.pdfChinese 中文 www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1103/man/clone+.pdfPolish Polski www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1103/pol/clone+.pdfPortuguese Português www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1103/por/clone+.pdfRussian Русский www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1103/rus/clone+.pdfTurkish Türkçe www.TELE-satellite.com/TELE-satellite-1103/tur/clone+.pdf

Download this report in other languages from the Internet:

48 TELE-satellite — Global Digital TV Magazine — 02-03/2011 — www.TELE-satellite.com

Assim que apareceu a imagem em HDTV, natural-mente que o cliente final também queria ser capaz de assistir aos seus programas favoritos na melhor qualidade possível. Mas surgiu um pro-blema: o conteúdo HD não pode ser distribuído atra-vés do cabo coaxial ou atra-vés de um sistema sem fios e os cabos HDMI que ligam o receptor ao televisor são limitados a uma distância de poucos metros.

Para um agregado familiar médio, isto significava que seriam necessários vários receptores - um receptor para cada televisor. É fácil distribuir os sinais de um único sistema de recepção via satélite para todos estes receptores desde que fique limitado a ver televisão de acesso livre, ou seja, canais sem criptografia, não vai ter qualquer tipo de problema. Mas o que dizer sobre a TV por assinatura?

Infelizmente, isto não parece nada bom; um forne-cedor de TV por assinatura geralmente fornece apenas

um SmartCard para um cliente e, portanto, o con-teúdo de TV por assinatura apenas pode ser recebido e decifrado penas num recep-tor. Existem alguns provedo-res de TV por assinatura que oferecem cartões adicionais, mas é óbvio que isso tem um custo mensal adicional e isso realmente é uma excepção e não uma regra. O cliente final tem o problema de decidir se pretende ter no mesmo local várias assinaturas de TV por assinatura - uma solução que para a maioria dos clientes de TV por assinatura é ini-cialmente um problema e que também é um problema financeiro: quem é que gosta da ideia de ter que pagar o dobro ou o triplo? - Ou vai ter que procurar outra solução.

O Sistema Clone+ da empresa Polaca PYCH Inter-national Electronics é precisa-mente uma dessas soluções e funciona desta forma: o cartão original do provedor de TV por assinatura é inse-rido numa unidade leitora de cartões que funciona com um transmissor integrado. Em vez de termos um cartão

de saber como ele iria traba-lhar, considerando que existe algum tempo sistemas seme-lhantes de uma variedade de fabricantes, mas nesses casos era frequente esses sistemas terem de lidar com uma série de bugs no sof-tware e apenas poderiam ser utilizados com um sistema de criptografia ou o processador não poderia ter mais de dois receptores em simultâneo. A embalagem que recebemos com o Clone+ veio com a secção do transmissor jun-tamente com duas placas de recepção. E começamos logo a trabalhar.

A secção do transmissor é uma caixa preta muito ele-gante com 2,5 x 9,5 x 11 cen-tímetros e é muito fácil de manusear. No painel frontal vemos que tem o slot para o leitor de cartões interno, na parte de trás podemos ver uma interface USB e uma tomada para receber energia DC da fonte de alimentação externa que vem incluída. Na parte superior vemos cinco LEDs que apresentam o status actual do sistema,

original, temos um cartão de recepção especial que é colo-cado nos receptores (supor-tada até oito caixas), cria uma ligação sem fios para a secção do transmissor do sistema Clone+. Se estiver a usar um receptor ligado e se mudar para um canal encrip-tado, o cartão Clone+ comu-nica com o servidor Clone+ e recebe as informações de descodificação necessárias para que possa desfrutar do seu programa seleccionado.

E assim é possível usar apenas um cartão de TV por assinatura e operar até oito receptores de forma inde-pendente um do outro. Uma vez que a escala da secção do transmissor dentro da casa é de apenas cerca de 30 metros, o provedor de TV por assinatura não precisa de se preocupar com os outros, de estarem a usar o cartão de TV por assinatura ilegal-mente.

Quando recebemos o sistema Clone+ no nosso laboratório de testes da TELE--satélite, estávamos curiosos

Twin Slot Interface - permite assistir a diferentes canais digitais de TV por assinatura digital de 2 cartões de assinaturas diferentes

Page 3: Clone+

2

3

4

5

1

50 TELE-satellite — Global Digital TV Magazine — 02-03/2011 — www.TELE-satellite.com

bem como a qualidade do sinal da ligação sem fios.

Os cartões para recepção são pretos feitos de plástico e têm seis LEDs pequenos de status que indicam o estado operacional e a força do sinal. Porque é preciso a secção do receptor bem como a parte electrónica para processar os sinais de entrada, estes car-tões são um pouco mais com-pridos que os SmartCards estandardizados. Podemos ligar num leitor de cartões interno de um receptor ou num módulo CI, mas prova-velmente não vai ser capaz de fechar a tampa do painel frontal do receptor nem o módulo CI. É uma desvanta-gem visual que o fabricante reconhece e por isso oferece uma interface soft opcional. Isto envolve o uso de um for-mato de SmartCard standard que desaparece completa-mente no receptor com leitor de cartões ou numa slot CI e assim permite fechar a tampa do receptor. A parte elec-trónica do SmartCard está separada por um único cabo fino que liga as duas peças. A Interface Soft não fazia parte do pacote que recebemos para testarmos por isso não foi possível colocá-la à prova.

Para o nosso relatório de ensaio, o Clone+ incluía um adaptador duplo para a secção do transmissor para que pudéssemos usar duas placas de TV por assinatura e até oito receptores diferen-tes. Mais à frente falaremos sobre isso.

Ficamos muito impressio-nados com o sistema Clone+. O manual do utilizador inclu-ído fornecia informações para a instalação e operação do sistema, é apresentado ao pormenor e responde a todas as perguntas possíveis. O CD incluído e cabo USB pode ser usado para carregar um fir-mware novo para a secção do transmissor Clone+, isto vai servir para que o fabricante consiga enviar melhorias para o sistema bem como adicionar novos sistemas de

criptografia ou reagir a outras mudanças no sistema.

A PYCH Electronics reco-menda que a secção do trans-missor seja conectada a um PC com sistema MS Windows, através do cabo USB e assim conseguir enviar o firmware para que o sistema seja ele-vado até ao nível mais actual mesmo antes do sistema seja usado pela primeira vez. Tal como o funcionamento geral do sistema Clone+, este pro-cedimento de actualização é feito de forma simples e sem qualquer tipo de proble-mas. Assim que o sistema é ligado a um PC e o software arranca, os drivers actuais são descarregados a partir do servidor do fabricante atra-vés da Internet. Depois são automaticamente instalados e activados.

O Sistema Clone+ pode funcionar em dois modos diferentes, A e B, cada um com o seu próprio firmware. O modo A é o modo de fun-cionamento normal para o Clone+, o fabricante integrou um modo B, que é um modo de compatibilidade que deve ser activado apenas quando temos um problema com o SmartCard. Nos nossos testes utilizamos uma varie-dade de placas de TV por assinatura e descobrimos que não era necessário activar o modo B. A transferência para o firmware mais recente foi automática, não tivemos difi-culdades e demorou apenas alguns segundos.

Assim que o processo de actualização ficar conclu-ído com êxito, o cliente final não vai precisar de fazer mais nada porque o sistema é muito fácil de instalar e configurar. O primeiro passo é inserir o cartão de TV por assinatura na ranhura da secção do transmissor e ligar o aparelho. O sistema Clone+ reconhece automaticamente o sistema de criptografia usado pelo cartão, lê mais uns parâmetros e depois prepara os cartões de recepção com as configurações necessá-

1. Com apenas um clique do rato a secção do transmissor Clone+ faz o download automaticamente para o firmware mais recente a partir dos servidores do fabricante e instala na unidade.2. O modo Standard A para funcionar com a maioria das placas de TV por assinatura3. O modo Compatibilidade para aqueles cartões que não podem ser usados no modo A. A utilização deste modo não foi necessária em nossos testes.4. Até mesmo os drivers necessários para o MS Windows o download é feito automaticamente com a actualização de software.5. A Interface Soft instala comodamente os cartões de recepção deixando fechar a aba CI.

Page 4: Clone+

51www.TELE-satellite.com — 02-03/2011 — TELE-satellite — Global Digital TV Magazine

rias. Assim que concluir este processo - nos nossos testes demorou apenas um segundo - o LED “Ready” acende--se para avisar que a secção do transmissor Clone+ está pronta para funcionar.

A única tarefa que precisa de fazer é configurar os car-tões de recepção. Para isso é removida a placa de TV por assinatura original e todas as placas de recepção que vamos utilizar são momenta-neamente inseridas no leitor de cartões. O LED “upgrade” da placa de recepção começa a piscar indicando que as configurações necessárias estão a ser transferidas para o cartão. Assim que este pro-cesso estiver concluído com sucesso, o LED “Upgrade” apaga-se e apenas perma-

nece aceso o LED “Ready”.

Esta etapa da programação é absolutamente necessária, porque os cartões de recep-ção devem ser preparados e activados deste modo. Se decidir usar um SmartCard diferente, então este processo de programação deve ser repetido porque cada sistema de criptografia e cada tipo de cartão exige configurações diferentes. Nos nossos testes a placa de recepção foi pro-gramada e ficou pronta para usar, este processo demorou apenas cerca de oito segun-dos. Assim que este processo estiver concluído para cada placa de recepção a ser utili-zada, a placa de TV por assi-natura original é novamente inserida na ranhura do leitor de cartões e os cartões de

recepção são inseridos em cada receptor ou módulo CI. Neste momento a instalação de todo o sistema está con-cluída.

Assim que os cartões de recepção recebem ener-gia através do receptor ou do módulo CI é criado uma hiperligação através da secção do transmissor Clone+. Podemos ver a inten-sidade do sinal através dos LEDs nos cartões de recep-ção, bem como na secção do transmissor. Quando a luz verde “Link” acender nos cartões de recepção é feita uma conexão bem-sucedida para com o servidor Clone+. Chegou o momento de poder desfrutar dos canais de TV por assinatura ininterrupta-mente e com vários recepto-res.

Segundo o fabricante o sis-tema Clone+ é compatível com sistemas de codificação Conax, Crptoworks, Irdeto, Seca Mediaguard e Viaccess. Durante o nosso processo de testes, pudemos usar múlti-plos SmartCards, até mesmo placas de última geração e verificamos que o sistema Clone+ funcionou perfeita-mente. O fabricante incluiu um total de três cartões de recepção para o nosso sis-

tema de testes, por isso fomos capazes de seleccio-nar três receptores para o nosso teste: dois receptores com slots CI e um com um leitor de cartões integrado. Foi inserido um cartão de recepção na slot CI ou num leitor de cartões interno em todos os três receptores e começamos a fazer zapping através de todos os canais de TV por assinatura. Por muito que tentássemos não conseguimos perturbar o sis-tema Clone+, decifrou todos os canais seleccionados em todos os três receptores, sem quaisquer problemas ou interrupções. E não impor-tava se eram canais em HD ou SD.

Ficamos impressionados com o desempenho da liga-ção. Dependendo do tipo de construção, pode ser usado dentro de casa num alcance de 30 metros. Analisamos fora do raio de acção e verifi-camos que conseguiu alcan-çar até 150 metros, apesar dos 100 metros ser mais rea-lista, desde que tenhamos uma linha em aberto entre o emissor e o receptor.

O sistema Clone+ não é afectado pelo router sem fios ou outro dispositivo sem fios (como um auricular sem fios)

Page 5: Clone+

DATATECHNICAL

Manufacturer Pych International Electronics Sp. z.o.o.ul. Lipkowska 21, 04-801 Warsaw, Poland

Phone +48 22 2442831

Fax +48 22 2442847

Email [email protected]

Model Clone+

Supported CAS systems Irdeto, Seca Mediaguard, Viaccess, Cryptoworks, Conax

Max. receivers 8

Max. distance outdoor: max. 150m indoor: 30m

Transmission band RF 868-915 MHz, BW 150 kHz, GFSK, NRZ 38.4 Kbps

Transmitter power variable from -20 to 5 dBm

Power supply 9-12V DC

Power consumption ~ 1.2W

Thomas HaringTELE-satellite

Test CenterAustria

52 TELE-satellite — Global Digital TV Magazine — 02-03/2011 — www.TELE-satellite.com

+Incrivelmente simples e operação confiável

e ainda tem a possibilidade de usar ao mesmo tempo dois cartões inteligentes. Com apenas 1,2 W, o uso de energia do sistema Clone+ é insigni-ficante.

-Os sistemas de encriptação Nagravision e

NDS Videoguard não são suportados.

Especialista No Assuntoe funciona sem qualquer tipo de interrupções. Testamos isso configurando um router sem fios com a sua maior potência possível, e coloca-mos em estreita proximi-dade com o sistema Clone+. E também usamos ao mesmo tempo dois auriculares sem fios.

Mas a cereja no bolo seria uma interface Twin Slot com dois SmartCards diferentes usados em simultâneo. Testa-mos este recurso usando um cartão ORF Austríaco (Cryp-toworks) e um cartão para TV SRG Suíça (Viaccess). De início tínhamos dúvidas de que ambos os cartões pudes-sem ser utilizados ao mesmo tempo, especialmente con-siderando que o sistema Clone+ teria que funcionar com dois sistemas de codifi-cação totalmente diferentes. Mas as nossas dúvidas foram rapidamente colocadas em

teste! O sistema Clone+ com a interface Twin Slot conse-guiu com facilidade funcionar com ambos os sistemas de criptografia e sem problemas. E até mesmo neste modo a constante mudança de canais e a operação de três cartões de recepção não conseguiu perturbar o sistema.

Gostamos imenso de testar o sistema clone+ da PYCH Electronics. É um sistema sofisticado e funcionou sem problemas com os siste-mas de criptografia especi-ficados pelo fabricante. Este sistema é muito fácil de ins-talar e operar, o cliente final não deverá ter qualquer tipo de problemas. Os LEDs de estado nos cartões de recep-ção e no sector de transmis-são destacam o estado actual do sistema operacional e também são um instrumento de orientação valioso.